Vous êtes sur la page 1sur 15

Ideologia e Dominao Social

Organizado pela Professora de Filosofia Fabiana Souza de Oliveira Bessegatto Agosto de 2009.

Ideias, ideias, ideias. Estamos sempre tendo, recebendo, repetindo, reproduzindo ideias. Seja nas ruas, na escola, nos bares ou em casa. Seja trabalhando, estudando ou nos divertindo, conversando, lendo ou assistindo a um filme. s vezes percebemos que algumas ideias tomam vida prpria e passam a nos dominar. Na maioria das vezes, porm, elas nos conduzem sem que tenhamos conscincia disso. Mal sabemos o imenso poder que elas tm sobre ns quando estamos desatentos ou quando pensamos que pensamos.

Na verdade, pensamos aquilo que os outros querem que pensemos. A publicidade se utiliza maravilhosamente desse princpio: uma mentira dita cem vezes acaba virando verdade. Mas nem tudo est perdido. Com conscincia crtica, todos ns podemos elaborar nossas prprias concepes, sem passividade, sem a escravido aos desejos externos. A mesma ideia que prende pode nos libertar-nos das prises ideolgicas. Afinal, todos os homens so filsofos, como dizia Gramsci.

Ideologia
A palavra ideologia pode assumir diversos significados. Criada pelo filsofo francs Destutt de Tracy (1754-1836), queria dizer cincia das ideias, compreendendo o estudo da origem e do desenvolvimento das ideias. Posteriormente, o termo passou a significar as ideias prprias de certos grupos sociais e polticos. Assim que se fala em ideologia liberal, ideologia de esquerda, ideologia burguesa, etc.

Por influncia do pensamento de Karl Marx, a palavra ideologia tornou-se largamente utilizada na filosofia e nas cincias humanas de nossa poca com um significado mais especfico. Designa os sistemas de ideias que elaboram uma compreenso da realidade para ocultar ou dissimular o domnio de um grupo social sobre outro.

Nesse sentido, a ideologia tem funes como a de preservar a dominao de classes apresentando uma explicao apaziguadora para as diferenas sociais. Seu objetivo evitar um conflito aberto entre opressores e oprimidos. A ideologia , portanto, uma forma de conscincia da realidade, mas uma conscincia parcial, ilusria e enganadora que se baseia na criao de conceitos e preconceitos como instrumentos de dominao.

Segundo Marilena Chau, podemos resumir a noo de ideologia nos seguintes traos gerais:

Anterioridade: a ideologia funciona como um conjunto de ideias, normas e valores destinados a fixar e prescrever, de antemo, os modos de pensar, sentir e agir das pessoas. Em razo de sua anterioridade, a ideologia predetermina o pensamento e a ao, desprezando a histria e a prtica na qual cada pessoa se insere, vive e produz.

Generalizao: a ideologia tem com finalidade produzir um consenso coletivo, um senso comum (aceitao geral) em torno de certas teses e valores. Com isso, generaliza para toda a sociedade aquilo que corresponde aos interesses especficos dos grupos ou classes dominantes. O bem de alguns difundido como se fosse o bem comum. Alm disso, a generalizao visa ocultar a origem dos interesses sociais especficos que nascem da diviso da sociedade em classes.

Lacuna: a ideologia desenvolve-se sobre uma lgica construda na base de lacunas, de omisses, de silncios e de saltos. Uma lgica montada para ocultar em vez de revelar, falsear em vez de esclarecer, esconder em vez de descobrir. A eficincia de uma ideologia depende de sua capacidade para ocultar sua origem, sua lacuna e sua finalidade. Suas verdades devem parecer naturais, plenamente justificadas, vlidas para todos os homens e para todo o sempre.

Vejamos um exemplo de utilizao de um conceito ideolgico: querer poder.

No h dvidas de que, para exercer poder, toda pessoa deve antes querer faz-lo. Mas basta apenas querer para se poder? Muitas pessoas consideradas otimistas afirmam que para se vencer na vida e ganhar dinheiro preciso muita fora de vontade, trabalho e garra. No entanto, se essa frmula trouxe bons resultados para algumas pessoas, no se pode deduzir que ela dar certo para todas. Na sociedade dividida em classes, para cada um que vence h necessariamente muitos derrotados. O sucesso de uns depende do fracasso de outros.

A generalizao da afirmativa querer poder oculta o peso enorme das desigualdades sociais que separam os homens em termos de alimentao, educao, trabalho e capital. Enquanto uns lutam a vida inteira para sobreviver, outros, por herana, j nascem em bero de ouro. A ideologia do querer poder costuma ser utilizada para explicar as desigualdades entre homens, passando longe da problemtica da opresso social. Considerando o fato de que a maioria das pessoas nascidas pobres no consegue prosperar na vida, tal ideologia aponta como causa do fracasso dessas pessoas a ausncia de garra, de fora de vontade, de querer. Assim, pretende convencer os fracassados de que eles so os nicos culpados pelo prprio fracasso.

O que essa ideologia no explica como um homem do povo pode desenvolver um querer, um projeto de prosperidade, se, desde a infncia, est condenado subnutrio, falta de escola, moradia precria, ao desamparo educacional e dos servios de sade e ausncia de perspectiva no trabalho.

A realidade histrico-social exerce grande influncia sobre a vida e a vontade das pessoas. Assim, o problema da fora de vontade no uma simples questo da qualidade subjetiva, algo inato, dos indivduos. A vontade motivada ou bloqueada tambm pelo meio e as circunstncias em que vivem as pessoas.

Exerccio:
Discuta quais so os valores ideolgicos dominantes da sociedade em que voc vive a respeito de temas como: casamento, trabalhador, desemprego, fome e violncia.

BIBLIOGRAFIA:
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia ser, saber e fazer. Editora Saraiva.

Vous aimerez peut-être aussi