Vous êtes sur la page 1sur 5

A CONTRIBUIO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO AO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUO CIVIL

Luiz Antonio do NASCIMENTO


Mestrando pela Escola Politcnica da USP. Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, n 83, CEP 05508-900 So Paulo (SP) Brasil - Correio eletrnico: luiz.denascimento@poli.usp.br

Eduardo Toledo SANTOS


Doutor, Eng., Professor da Escola Politcnica da USP. Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, n 83, CEP 05508-900 So Paulo (SP) Brasil - Correio eletrnico: eduardo.toledo@poli.usp.br

RESUMO
A indstria da Construo Civil considerada tradicional e conservadora, com a popularizao da Internet, a globalizao e com o aumento da competitividade no setor tem procurado inovar para obter maior produtividade, qualidade e reduo dos custos. Com os avanos tecnolgicos nos ltimos anos, principalmente em Tecnologia da Informao, trouxeram mudanas no setor. Neste artigo as principais mudanas ao longo do tempo so delineadas com vistas a mostrar um panorama atual e as tendncias do uso de Tecnologia da Informao no processo de projeto de empreendimentos do setor da Construo Civil.

1. CONCEITOS BSICOS
1.1 Definio de projeto O termo projeto pode ser definido de vrias maneiras de acordo com o contexto em que est inserido. Projeto pode ser definido como a idia que se tem em executar ou realizar algo de forma que atenda da melhor maneira possvel as necessidades dos clientes em conformidade com seus requisitos. Para Nobre (1999) projeto definido em vrias acepes como: Acepo popular: inteno de realizar algo. Acepo em economia: conjunto de informaes internas e/ou externas Empresa, obtidas com o objetivo de analisar uma deciso de investimento. Acepo na Construo Civil: conjunto de informaes (desenhos, especificaes, etc.) que instruem a implantao de um empreendimento.

Em Tzortzopoulos (1999) projeto definido em diferentes contextos por vrios autores como em Cross (1994) que entende que qualquer coisa a nossa volta que no seja parte da natureza foi projetada por algum. No mesmo trabalho, menciona-se que projeto foi definido por Lawson (1983) como a produo de uma soluo (nfase no produto) e tambm como a resoluo de problemas (nfase no processo). Associao Brasileira de Escritrios de Arquitetura (1992) define a palavra projeto como intento, desgnio, empreendimento e, em sua acepo tcnica, um conjunto de aes caracterizadas e quantificadas, necessrias a concretizao de um objetivo; Conforme a NBR 13.531 (ABNT, 1995), a elaborao de projeto de edificao se entende como a determinao e representao prvias dos atributos funcionais, formais e tcnicos de elementos de edificao a construir, a pr-fabricar, a montar, a ampliar, etc., abrangendo os ambientes exteriores e interiores e os projetos de elementos da edificao e das instalaes prediais.

De maneira geral o ciclo de vida do processo de um projeto possui uma evoluo tpica conforme a figura 1 onde I Planejamento, II Programao, III Execuo, IV Verificao e V Manuteno.
Consumo de recursos

II

III

IV

Tempo

Figura 1 - Ciclo de vida de um projeto. Adaptado de Nobre (1999) 1.2 Definio de tecnologia de informao Tecnologia da Informao (TI) o termo usado para o conjunto dos conhecimentos que se aplicam na utilizao da informtica envolvendo-a na estratgia da empresa para obter vantagem competitiva. Segundo Laurindo (1995) o termo trata das relaes complexas entre sistemas de informao, o uso e inovao de hardware, sistemas de automao, software, servios e usurios. Scheer et. al. (2001) mencionam as aplicaes da TI abrangem as atividades da sociedade, onde a interao do cidado com o meio ambiente passa a ser intensivamente mediada por computao e comunicao das informaes. TI pode contribuir para a soluo de problemas empresariais, gerando informao efetivamente oportuna ou conhecimento e tendo como objetivos o auxilio aos processos de tomada de deciso da empresa, determinar fatores diferenciais de negcio e proporcionar lucratividade e competitividade (Rezende et.al, 2000).

2. TECNOLOGIA DA INFORMAO NA CONSTRUO CIVIL


A indstria da Construo Civil apesar de ser constituda de uma gama heterognea de atividades que vo desde o tipo fabril (edificaes) at as tercirias de prestao de servios (consultoria e projetos) e quase financeiras (incorporaes), possuem automatizao com caractersticas semelhantes. De forma geral vrios autores de diversos paises e segmentos da Construo Civil estimaram que com o uso de TI pode-se reduzir 30% do custo de projetos, (Micali, 2000). O mesmo autor destaca que uma grande vantagem do uso da TI na integrao dos diversos agentes da Construo Civil. O setor tem sido forado a inovar devido globalizao e grande competitividade, apesar de ainda haver grande atraso tecnolgico em relao outras industrias, decorrente principalmente do conservadorismo e da lentido em que ocorrem as mudanas na Construo Civil. Outro problema na introduo de TI na Construo Civil segundo Toledo et. al. (2000) que os riscos em inovaes tecnolgicas so grandes comparados com outros setores, principalmente pelo fato que eles so patrocinados pelo consumidor final, que ter que incentivar e ter um comprometimento com a inovao. Em Villagarcia et. al. (1999) a Tecnologia da Informao classificada em 3 trs categorias:

Comunicaes: abrangendo telecomunicaes...

redes

de

computadores,

correio

eletrnico,

Acessibilidade aos dados: abrangendo Eletronic Data Interchange (EDI), Computer Aided Design (CAD)... Sistemas comuns de processamento de dados: abrangendo sistemas especialistas, conferencia eletrnica ...

Para Love et. al. (1998), os impactos da TI na indstria da Construo Civil, dependendo da estratgia da empresa, pode: aumentar a centralizao do gerenciamento da empresa porque aumenta a capacidade do processamento de informaes de gerentes, permitido ento centralizar mais decises; aumentar a descentralizao porque reduz o custo de comunicao e coordenao, enquanto permite decises serem compartilhadas; diminuir a hierarquia organizacional da empresa automatizando algumas funes da empresa e facilitando a comunicao entre os nveis; permitir aumentar a profundidade das hierarquias da empresa pela reduo das demoras e distores proporcionadas pelo fluxo de informaes entre os nveis; ocasionar grande melhoria na coleta, armazenamento, anlise e transmisso da informao.

3. MUDANAS NO PROCESSO DE PROJETO DA CONSTRUO CIVIL COM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO


A diviso clssica do projeto em etapas seqenciais com nveis de detalhamento crescente tem mudado nos ltimos anos com o uso ferramentas da Tecnologia da Informao. Neste texto foram analisadas as contribuies que a TI deram no processo de projeto na Construo Civil. As pocas no so exatamente iguais comparadas com outros setores da indstria. A anlise feita a partir da dcada de 80 pois consideramos que no houve contribuies significativas da TI no processo de projeto em pocas anteriores (com a utilizao principalmente de rotinas administrativas e financeiras com computadores de grande porte em grandes empresas e eventualmente clculo estrutural). A partir da dcada de 80 com a utilizao da micro informtica houve uma contribuio no processo de projeto com a automatizao de tarefas especificas. Estas automatizaes tornavam as atividades j existentes do processo de projeto mais rpidas e eficientes alm de permitir um aumento do fluxo de informaes a serem processadas. No comeo essas ferramentas eram genricas como planilhas eletrnicas, sistemas de banco de dados e editores de texto. Posteriormente foram utilizadas ferramentas especializadas para ajudar no desenvolvimento de desenhos (CAD), na elaborao de oramentos e no gerenciamento de projetos. Foram criadas ento as chamadas ilhas de automao onde diversas ferramentas eram utilizadas de forma independente em departamentos ou em empresas distintas. Na dcada de 90 as contribuies da TI no processo de projeto da Construo Civil permitiram que vrios sistemas comeassem a se integrar. Sistemas CAD, por exemplo, eram comunicveis atravs de um formato neutro (DXF). Os softwares genricos tambm possuam opes de vinculao e incorporao de objetos (OLE-Object Linking and Embedding) onde, por exemplo, um editor de texto poderia incluir partes de um arquivo de planilha eletrnica e grficos criados em programa grfico. Os departamentos foram comunicveis atravs de redes de computadores e sistemas cliente/servidor. Neste estgio os vrios intervenientes do processo de projeto podiam trocar mais facilmente seus dados. Algumas empresas implantaram projetos de reengenharia onde ao invs de se apenas informatizar os processos, elas abandonavam a forma como vinham operando e recriavam-lo completamente a fim de melhorar o processo utilizando a TI de forma eficaz.

Atualmente com os avanos na rea de comunicaes e computao distribuda e a popularizao da Internet, os vrios sistemas operacionais, administrativos e de gerenciamento, so integrveis e colaborativos. Com isso pode-se aplicar a engenharia simultnea no processo de projeto onde os sistemas permitem a troca e o gerenciamento das informaes dos diversos parceiros e diminuio no tempo de projeto com desenvolvimento de trabalhos em paralelo por vrios agentes. Com essas tecnologias h um grande aumento no nvel de comunicao entre os agentes ficando assim mais fcil integrar o projeto ao processo de produo pois podem ser discutidos antecipadamente todas as etapas e elementos do ciclo de vida da construo, desde o conceito inicial do projeto, tendo em vista qualidade, tempo e os requisitos dos clientes finais. Neste contexto no necessrio terminar uma etapa para comear outra e apesar de evitadas, as mudanas nos projetos podem ser feitas de acordo com as circunstncias na obra. Para isto, necessria a nfase no planejamento, controle, e no trabalho em equipe, para possibilitar o desenvolvimento de atividades interdependentes e conduzidas por diferentes disciplinas. Desta forma, o empreendimento deve ser desenvolvido de forma simultnea e iterativa, objetivando-se integrar reas separadas no espao e no tempo.

4. PERSPECTIVAS DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO NA CONSTRUO CIVIL


Acreditamos que uma das contribuies da TI ser nos processos de Gesto do Conhecimento nas empresas. Sendo que a Gesto do Conhecimento no uma tecnologia e sim uma filosofia de trabalho que deve estar ligada estratgia da empresa a partir de algum programa existente (TI, Qualidade, Reengenharia, etc.). O apoio da Tecnologia da Informao poder ajudar na coleta, armazenamento e distribuio do conhecimento. Acreditamos ainda que ser popularizado e consolidado a utilizao de extranets de Projetos para o gerenciamento eletrnico dos agentes do processo de projeto atravs da Internet e acreditamos tambm que ser pratica mais comum a utilizao de e-marketplaces e e-procurements. As extranets de Projetos so sistemas que fornecem uma memria construtiva para toda a cadeia e no apenas para a construtora, podendo ainda padronizar o relacionamento entre os agentes e retroalimentar o desenvolvimento de projetos futuros. As extranets possuem vrios recursos que ajudam na comunicao, coordenao e tomada de deciso rpida e oportuna. Estes sistemas so baseados em tecnologias Business to Business que viabilizam a realizao de transaes comerciais entre empresas atravs da Internet, prestao de servios, troca de informaes estratgicas e a substituio de prticas como as de tirar fotocpias, envio de fax e uso de correio. Nestes sistemas, os documentos de projetos e o fluxo de trabalho so gerenciados, compreendendo desde suas etapas iniciais de verificao de viabilidade at o trmino da obra, proporcionando informaes aos intervenientes vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. O funcionamento do sistema est baseado no fato de existir um ambiente exclusivo para o projeto, onde tanto o gerenciador quanto os vrios intervenientes multidisciplinares (arquitetos, engenheiros, fornecedores e construtores), podero armazenar, visualizar e alterar arquivos relacionados ao projeto. As extranets de projetos so meios que permitem centralizar, administrar, controlar o fluxo de informaes e tornar acessvel, via navegador de web sites, o resultado do trabalho dos diversos profissionais e empresas envolvidos no processo. As extranets permitem integrar empresas com clientes, parceiros e fornecedores e permitem uma reduo no tempo e esforos necessrios para a transferncia de informaes atravs da aproximao virtual dos intervenientes do processo. Resolve o problema dos longos perodos de espera por informaes durante o processo de projeto que pode ser atribudo ao fato que, algumas vezes, o produto de cada subprocesso enviado ao prximo subprocesso em grandes lotes. Resolve tambm os problemas das perdas ao longo do processo pela incompatibilidade entre as ferramentas computacionais utilizadas por diferentes projetistas que causam transtorno entre agentes pela necessidade de adequao manual de dados causando perda de tempo e retrabalho. Nas extranets possvel a visualizao e alterao de vrios tipos de arquivos. O e-marketplace um mercado virtual criado a partir de um portal na Internet que funciona como ponto de encontro entre fornecedores e empresas de um mesmo segmento, que podem competir

entre si e agregar valor aos negcios. Nos e-marketplaces toda a cadeia produtiva fica reunida em um mesmo ambiente virtual facilitando e agilizando as transaes entre parceiros. O e-procurement parecido com o e-marketplace porm focado em fornecedores. Neste sistema atravs dos servios de um site na Internet eliminada a grande quantidade de papelada e ligaes telefnicas nos processos de compra permitindo a cotao de vrios produtos e servios na Web pelas melhores condies e preos. Outras tecnologias que acreditamos que sejam aprimoradas e que tenha seu uso intensificado em um prazo mais longo so a robtica, o CAD Inteligente (sistema paramtrico e variacional), modelagem 4D, e-business intelligence, redes neurais, lgica fuzzy, sistemas especialistas, Machine Learning, Data Warehouse e Data Mining.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AVISON, D.; EARDLEY, A.; LEWIS, T.; POWELL, P. The linkage between IT and business strategy in competitive systems: a reappraisal of some classic cases using a competition analysis framework. International Jornal of Technology Management. v.11 n.3/4. p. 396411. 1996. LAURINDO, F. J. B. Estudo sobre o impacto da estruturao da Tecnologia da Informao na organizao e administrao das empresas. Escola Politcnica da USP, So Paulo, 1995 (Dissertao de Mestrado). LOVE, P. E. D.; MC SPORRAN, C.; TUCKER, S. N. The application of information technology by australian contractor: toward process re-engineering. A Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO), Victoria, 1998. MICALI, J. F. M. Um modelo para a integrao da indstria da Construo Civil. Escola Politcnica da USP, So Paulo, 2000 (Tese de Doutorado). NOBRE, S. Gerncia de Projetos. Universidade Paulista, So Paulo, 1999. REZENDE, D. A.; ABREU, A. F.; PEREIRA, R. O. Gerao de informaes oportunas ou conhecimento para auxiliar nos processos decisrios empresariais das organizaes que utilizam Tecnologia da Informao. Laptec 2000 l Congresso de lgica aplicada tecnologia, So Paulo, 2000. SCHEER, S.; MENDES JUNIOR, R.; GIANDON, A.C.; ZAMPARONI, R. Gerenciamento Eletrnico de Documentos: uma aplicao na indstria da construo civil. 4. Seminrio Internacional de Gesto do Conhecimento/Gesto de Documentos. ANAIS. Curitiba, agosto, 2001. TOLEDO, R.; ABREU, A.; JUNGLES, A. E. A difuso de inovaes tecnolgicas na indstria da Construo Civil. Anais do ENTAC 2000, Bahia, 2000. TZORTZOPOULOS, P. Contribuies para o desenvolvimento de um modelo do processo do processo de projeto de edificaes em empresas construtoras incorporadoras de pequeno porte. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999. (Dissertao de Mestrado). VILLAGARCIA ZEGARRA, S L; FRIGIERI Jr., V; CARDOSO, F. F. A tecnologia da informao e a indstria da construo de edifcios. In: Simpsio Brasileiro de Gesto da Qualidade e Organizao do Trabalho, 1. Recife, 1999. A competitividade da construo civil no novo milnio: anais I SIBRAGEQ, Recife : GEQUACIL/UPE, 1999.v. 1, p. 71-80.

Vous aimerez peut-être aussi