Vous êtes sur la page 1sur 6

Exposio conhecer para preservar: fauna e flora regional o museu como espao educativo no formal e sua contribuio para

a a socializao do conhecimento
Geodeli Adelita Penz Corra Graduanda em Cincias Biolgicas/UNIJU, Bolsista PET/MEC/SESu (geodelli@yahoo.com.br) Maria Cristina Pansera de Arajo Docente do curso de Cincias Biolgicas/UNIJU (pansera@unijui.edu.br) Geraldo Ceni Coelho Docente do curso de Cincias Biolgicas/UNIJU (cenicoelho@gmail.com) Mara Lisiane Tissot-Squalli Houssaini Docente do curso de Cincias Biolgicas/UNIJU (tissot@unijui.edu.br) Ana Claudia Escaio Graduanda em Cincias Biolgicas/UNIJU, Bolsista PET/MEC/SESu (acescaio@gmail.com)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo relatar as experincias vivenciadas durante a exposio temporria Conhecer para preservar: fauna e flora regional quanto sua contribuio para a socializao do conhecimento em um espao educativo no formal. A exposio foi realizada no Museu Antropolgico Diretor Pestana (MADP/FIDENE), no perodo de 18 de maio a 03 de julho de 2009, sendo organizada e monitorada por bolsistas do Programa de Educao Tutorial (PET/MEC/SESu Biologia), demais acadmicos do curso, professores coordenadores do Departamento de Biologia e Qumica da UNIJU e funcionrios do MADP. Esta exposio surgiu como um desafio de disponibilizar o acervo do Departamento de Biologia e Qumica e resultados de pesquisas sobre a fauna e flora regionais a fim de trabalhar junto s escolas da regio a preservao ambiental. A visitao foi bastante expressiva, envolvendo desde estudantes e professores das escolas pblicas e privadas de educao bsica e do ensino superior, bem como, visitantes da comunidade em geral. Mais de 3.000 pessoas visitaram a mostra, tendo a oportunidade de interagir, conhecer e aprender um pouco mais sobre a biodiversidade regional. A educao que acontece fora da esfera escolar com o propsito do ensinar cincias proporciona novas experincias aos alunos, e o aumento do seu gosto pela cincia, o que, certamente, ter repercusses na sua preparao cientfica. Quando a universidade se articula s escolas e aos museus num esforo educativo comum, expande o campo de aprendizagem dos alunos e propicia acesso a uma diversidade de materiais que enriquecem os contextos em que ela se processa. Nesta oportunidade, conceitos puderam ser discutidos, reavaliados, reformulados proporcionando momentos agradveis e ao mesmo tempo interessantes aos visitantes e aos monitores.

Palavras chave: Museu. Espaos educacionais no formais. Formao docente inicial e continuada.

1 Introduo: Espaos educacionais como museus, que se dedicam divulgao da atividade cientfica e tecnolgica, tm sido muito bem aceitos tanto pelos adultos quanto pelos mais jovens. Tal aceitao deve-se em grande parte ao modo como as exposies so organizadas, criando um ambiente agradvel, no qual o jovem convidado a experimentar os objetos expostos. Para Marandino (2005), a socializao do conhecimento cientfico implica em inmeras questes, que exigem posicionamentos ticos e crticos quanto a sua repercusso. Segundo Vasconcelos e Souto (2003), ao ensinar cincias importante no privilegiar apenas a memorizao, mas promover situaes que possibilitem a formao cognitiva do aluno. Isso ocorre atravs da compreenso de fatos e conceitos fundamentais. Espaos no formais, onde so transmitidos contedos de cincias, podem favorecer a aquisio de tal bagagem cognitiva.
Se entendermos o museu como um local de divulgao e educao, torna-se central a questo da transposio do conhecimento nele ocorrida. No que se refere s exposies dos museus de cincias, o processo relaciona-se tanto com a necessidade de tornar as informaes apresentadas em textos, objetos e multimdias acessveis ao pblico visitante, quanto a proporcionar momentos de prazer e deleite, ludicidade e contemplao. (Marandino, 2005, p. 10 ).

As exposies temticas desempenham uma dupla funo: estimular a curiosidade do visitante e despertar o gosto pela investigao pessoal. Assim, desenvolve-se uma modalidade no formal de ensinar cincias, que ocorre paralelamente ao ensino escolar. O professor acompanha a visita e interage com o monitor, complementando e questionando as explicaes dadas. A aprendizagem do aluno assim facilitada j que, em contato com objetos que em geral no fazem parte do universo escolar, ele assimila as explicaes na prtica e experimenta a contextualizao de conceitos cientficos. Estes espaos podem tambm suprir algumas das carncias escolares, como a falta de laboratrios (Vieira; Bianconi; Dias, 2005, p.25). Visando transformar o museu em um espao educacional diferenciado, onde os conhecimentos pudessem ser discutidos no somente pelas escolas da regio, mas tambm, pela comunidade em geral, foi planejada e executada uma exposio

temporria denominada Conhecer para preservar: fauna e flora regional nas dependncias do Museu Antropolgico Diretor Pestana (MADP/FIDENE) na cidade de Iju, RS.

2 A experincia: A exposio temporria Conhecer para preservar: fauna e flora regional, em sua segunda edio, foi promovida pelo Programa de Educao Tutorial (PET Biologia) e o Departamento de Biologia e Qumica da UNIJU, em parceria como o Museu Antropolgico Diretor Pestana (MADP/FIDENE), no perodo de 18 de maio a 03 de julho de 2009. A exposio recebeu a visita de mais de 3.000 pessoas, dentre elas, estudantes e professores da rede pblica e privada da educao bsica at o ensino superior, bem como integrantes da comunidade em geral. Esta exposio surgiu como um desafio de expor materiais sobre a fauna e a flora regionais contidas no acervo do Departamento de Biologia e Qumica da UNIJU, a fim de se trabalhar junto s escolas da regio a preservao ambiental. Para isso, o planejamento e execuo da exposio necessitaram de muitas pesquisas acerca da temtica proposta, alm de contar, nesta edio, com a participao e organizao dos bolsistas PET- Biologia e outros acadmicos do curso, dos funcionrios do MADP/FIDENE e dos professores coordenadores do projeto O Museu de Cincias Naturais como Espao Educacional. Durante a montagem da exposio, procurou-se criar ambientes similares aos naturais para evidenciar as relaes ecolgicas neles existentes. Ainda, foram elaborados materiais de divulgao como folders, psteres, cartazes e painis com fotografias da fauna e flora regionais e textos informativos. Os objetos expostos na mostra apresentavam-se ora integrados em recriaes do ambiente natural de onde haviam sido retirados, ora fazendo parte de conjuntos organizados, como forma de traduzir conceitos e enquadr-los, relacionando-os aos aspectos do cotidiano. Durante a mostra, os visitantes foram orientados por acadmicos do curso de Cincias Biolgicas, que explanaram sobre as interaes ecolgicas e a importncia dos seres vivos e ecossistemas representados, bem como sobre a necessidade de preservao dos mesmos e do meio em que vivem. Complementando a exposio, os visitantes eram conduzidos ao espao externo do Museu, visitando parte de um bosque estruturado como uma trilha ecolgica. Neste existiam garrafas, papis e

outros materiais colocados propositalmente para suscitar a percepo do que faz ou no parte do ambiente natural. Alm disso, o visitante era convidado a experimentar os materiais expostos. Para os indivduos em idade escolar, Chagas (1993, p.54) destaca que, a ida ao museu tornase uma experincia peculiar, em que aquilo que aprendem na escola adquire uma dimenso mais prxima, mais agradvel. Os visitantes da exposio conhecer para preservar, tambm, se sentiram vontade para satisfazer sua curiosidade natural e manipular os objetos expostos numa tentativa de responder s questes suscitadas. Tanto as perguntas quantos as respostas partilhadas mais a anlise dos questionrios respondidos pelos professores permitiram as compreenses construdas sobre a importncia deste tipo de trabalho.

3 Resultados alcanados: A visitao de mais de 3.000 pessoas, durante o perodo de realizao da mostra, revela a importncia da utilizao de espaos no formais no processo de ensino/aprendizagem. Enquanto a visita era conduzida, a troca de experincias entre monitores e visitantes contribua para a socializao dos conhecimentos adquiridos no s em sala de aula da universidade ou da escola, mas, tambm, no cotidiano vivido pelos sujeitos em interao. Conceitos foram discutidos, reavaliados e reformulados proporcionando momentos agradveis de aprendizagem e significao do conhecimento pelos visitantes e monitores. A exposio temporria desenvolvida nas dependncias do MADP tambm proporcionou a construo de novos saberes, pois muitos dos materiais expostos eram praticamente desconhecidos dos visitantes, que pouco sabiam sobre o que estava sendo divulgado. Foi possvel perceber o interesse deles tanto em aprender sobre o desconhecido quanto ampliar e aprofundar os aspectos j conhecidos. Os questionamentos acerca dos objetos e exemplares de seres vivos conservados e mostrados foram os mais diversos, o que revelou graus de conhecimentos variados sobre o tema. Ainda, os monitores puderam construir novos conhecimentos sobre a fauna e flora regionais, ao dialogarem e interagirem com as pessoas que observaram a exposio. As conversas com estudantes e pessoas da comunidade evidenciara o quanto foi estimulante esta visita orientada para a busca de novas respostas a questes cotidianas,

em que a interao entre os sujeitos e destes com o ambiente possibilitou a formao de uma nova conscincia (saber que sabe) (Vigotski, 1998, 2001), sobre a preservao da fauna e da flora regional bem como do ambiente que nos cerca. A educao no-formal processa-se fora da esfera escolar com o propsito do ensinar cincia a um pblico heterogneo (Chagas, 1993, p.55). Aps a visitao, os professores realizaram trabalhos complementares em sala de aula, que reforaram as significaes construdas pelos estudantes sobre o tema da mostra, conforme colocado nos questionrios respondidos pelos professores. Mais uma vez, a importncia deste modo de educao em espaos alternativos para os estudantes da educao bsica e na formao continuada de professores das redes pblica e privada ressalta-se. A colaborao estabelecida no trabalho conjunto entre museu e escolas proporcionou novas vivncias e experincias aos alunos, e incrementa uma relao significativa com a cincia, de maneira que o sujeito percebe a sua responsabilidade nas interaes com a natureza. Isto, certamente, repercutir na sua preparao cientfica e na compreenso da realidade. Deste modo, a universidade, por meio do museu, proporciona s escolas e comunidade, num esforo educativo comum, um espao privilegiado de intercmbio, que expande o campo de aprendizagem formal e noformal, alm de constituir o profissional na produo de inmeros saberes na interao entre os sujeitos. Os alunos passam assim a viver experincias, que ultrapassam as paredes da escola (Chagas, 1993, p.57) e acessam uma diversidade de materiais que enriquecem os contextos em que a aprendizagem se processa. Este tipo de ao contribui para a formao cidad agregando conhecimento e auxiliando na constituio da conscincia ecolgica das novas geraes. Estimula o desenvolvimento sustentvel e a preservao da biodiversidade como um todo e, como diz Segura (2001, p87. ): Alm da forma de lidar com o conhecimento, matria prima da educao, a questo ambiental motiva a postura participativa e a cidadania. E, as observaes, anlises e discusses propiciadas pela visita a exposio, de modo formal ou informal, ou seja no museu ou no retorno a sala de aula, como relatada pelos monitores e professores da educao bsica, expandiram as percepes dos estudantes, professores e comunidade que visitaram a exposio quanto as relaes estabelecidas com ambiente.

5 Referncias:

Chagas, I. Aprendizagem no formal/formal das cincias: relaes entre museus de cincia e escolas. Revista de Educao, Lisboa, v. 3, n.1, 51-59, 1993. Marandino, M. A pesquisa educacional e a produo de saberes nos museus de cincia. Histria, Cincias, Sade, Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 161-81, 2005. Segura, D.S.B. Educao Ambiental na Escola Pblica: da curiosidade ingnua conscincia crtica. So Paulo: Annablume: Fapesp, 2001. 214 p. Vasconcelos, S.D.; Souto, E. O livro didtico de cincias no ensino fundamental proposta de critrios para anlise do contedo zoolgico. Cincia & Educao, So Paulo, v. 9, n. 3 p. 93-104, 2003. Vieira, V.; Bianconi, M.L.; Dias, M. Espaos no-formais de ensino e o currculo de cincias. Cincia e Cultura, So Paulo, v. 57, n. 4, p. 21-23, out./dez. 2005. Vigotski, L.S. A Construo do Pensamento e da Linguagem. 1 ed. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Martins Fontes, 2001. Vigotski, L.S. A Formao Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. 6 ed. Trad. Jos C. Neto, Lus S.M. Barreto e Solange C. Afeche. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Vous aimerez peut-être aussi