Vous êtes sur la page 1sur 4

Histrico

Instituda pelo Decreto n 21.175, de 21 de maro de 1932 e posteriormente regulamentada pelo Decreto n. 22.035, de 29 de outubro de 1932" a Carteira de Trabalho e Previdncia Social tornou-se documento obrigatrio para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de servio a outra pessoa, seja na indstria, no comrcio, na agricultura, na pecuria ou mesmo de natureza domstica. A Carteira de Trabalho e Previdncia Social hoje, por suas anotaes, um dos nicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefcios previdencirios e FGTS. Em seus 74 anos de existncia, a carteira de trabalho sofreu vrias modificaes. No incio surgiu como carteira profissional em 1932, sucedendo a carteira de trabalhador agrcola, instituda por decretos assinados nos anos de 1904 a 1906. J a Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS, que substituiu a carteira profissional, foi criada pelo decreto-lei n. 926, de 10 de outubro de 1969. A CTPS contm informaes sobre a qualificao e a vida profissional do trabalhador e anotaes sobre sua filiao ao Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. A histria mais antiga. Em 1891, o Presidente da Repblica, Marechal Deodoro da Fonseca, assinou decreto que permitia ao ministro Cesrio Alvim exigir que as fbricas registrassem em um livro as matrculas de menores trabalhadores, contendo as primeiras informaes sobre esses jovens. Na nova carteira de trabalho - CTPS emitida por meio informatizado - valorizada a segurana contra fraudes. O documento possui capa azul em material sinttico mais resistente de que o usado no modelo anterior confeccionado em papel de segurana e traz plstico auto-adesivo inviolvel que protege as informaes relacionadas identificao profissional e qualificao civil do indivduo, que costumam ser as mais falsificadas. Tais mudanas contriburam para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte. Na verdade, a carteira de trabalho no deixa de ser um passaporte para que o cidado tenha protegidos direitos trabalhistas e previdencirios, como salrio regular, frias, dcimo-terceiro salrio, repouso remunerado e aposentadoria. A cor da carteira de trabalho do estrangeiro no Brasil passa a ser verde e no azul, como a dos brasileiros.

Tipos de CTPS
Implantada em 20 de janeiro de 1997, em Curitiba - PR, regulamentada pela Portaria N 1, de 1997. O novo documento incorpora vrios itens de segurana que dificultam sobremaneira as fraudes contra seguro desemprego, FGTS e benefcios previdencirios, alm de dotar o pas de um eficiente sistema de atendimento ao trabalhador, proporcionando a integrao de aes da rea de trabalho que facilitem a identificao por intermdio de uma base de dados nica. Sendo confeccionada em material bem mais durvel que garante que as informaes no se percam como tempo e o uso. A nova CTPS possui diferenciao para os trabalhadores Brasileiros e Estrangeiros tanto nas cores das capas e no contedo, o que, aliado a outros itens de segurana possibilita o efetivo controle da mo-de-obra estrangeira, impedindo a utilizao de CTPS falsas no desempenho de atividades remunerada por estrangeiros ilegais no pas. A nova CTPS emitida por meio de um Sistema Informatizado que permite a integrao nacional dos dados impedindo as emisses em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contm informaes dos dados da qualificao civil do trabalhador e outros complementares como: endereo, nmero do CPF, do Ttulo de Eleitor, da CNH, fotografia, impresso digital e assinatura digitalizadas e n do NIS/PIS. No ato da emisso da nova CTPS o cadastramento do trabalhador no NIS/PIS, efetuado, no necessitando mais que este nmero seja fornecido pelo empregador.

Idade
A CTPS ser emitida para todos os solicitantes com idade igual ou superior a 14 anos. A contratao dos menores que se enquadrarem na faixa etria entre os 14 e 16 anos da responsabilidade do empregador que, quando necessrio, dever comprovar a sua condio de menor aprendiz.

Brasileiro Nato
Emisso 1 Via Documentos necessrios: - CPF; - 02 fotos 3x4, fundo branco, coloridas ou em preto e branco, iguais e recentes; - Comprovante de residncia; - documentos que contenha as informaes necessrias ao preenchimento da qualificao civil, ou seja: Nome; Local/estado de nascimento; Data de nascimento; Filiao; Nome, nmero do documento e rgo emissor. Documentos que PODEM ser aceitos: Carteira de Identidade; ou Certificado de Reservista - 1, 2 ou 3 categoria; ou

Carta Patente (no caso de militares); ou Carteira de Identidade Militar; ou Certificado de Dispensa de Incorporao; ou Certido de Nascimento; ou Certido de Casamento; ou qualquer outro documento oficial de identificao, desde que contenha todas as informaes necessrias ao preenchimento da identificao do interessado. Na expedio da 1 CTPS do trabalhador, o MTb far tambm o seu cadastramento no PIS/PASEP Emisso 2 via Esclarecemos que em casos de perda, furto, roubo ou extravio de CTPS, o fato deve ser informado a autoridade competente que emitir um boletim de ocorrncia. Na solicitao de 2 via nos casos de perda, furto, roubo, continuao, danificao e extravio so necessrios os seguintes documentos: 2 fotos 3x4 recentes, com fundo branco (obs.: nas localidades que emitem a nova CTPS a foto pode ser capturada ao vivo); qualquer documento original que contenha as informaes necessrias para o preenchimento da qualificao civil: nome, filiao, data/estado e local de nascimento, nome e nmero do documento e rgo emissor; boletim de ocorrncia ou declarao de prprio punho "sob penas da lei em caso de perda, furto, roubo ou extravio de CTPS; CPF; comprovante de residncia; e um documento que comprove o n. da CTPS (extrato do PIS ou FGTS, cpia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC da empresa ou termo de resciso do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe, ou Ministrio do Trabalho ou Ministrio Pblico ou Defensoria Pblica ou Juiz de Paz) nos casos de perda, furto, roubo ou extravio de CTPS; ou, a prpria CTPS em casos de continuao e/ou danificao.

Detalhes
Comprovada a condio de brasileiro naturalizado por intermdio da Portaria de Naturalizao e Carteira de Identidade Civil, ser emitida a Carteira de Trabalho e Previdncia Social, sendo adotados os mesmos procedimentos para emisso da Carteira de Trabalho de brasileiro nato.

Estrangeiro

A CTPS ser fornecida ao estrangeiro nas situaes abaixo transcritas, mediante apresentao de 2 (duas) fotos 3x4, fundo branco, coloridas ou em preto-e-branco, iguais e recentes, e documentos no original ou em cpia autenticada por cartrio competente ou por servidor da Administrao, em bom estado de conservao (sem rasuras e em condies de leitura), que contenham as informaes necessrias ao preenchimento da qualificao civil do solicitante. Na expedico da primeira CTPS ao trabalhador estrangeiro, o MTb far tambm o seu cadastramento no PIS/PASEP. Abaixo, relacionamos todas as modalidades de estrangeiros passveis de solicitarem CTPS e as caractersticas prprias de cada uma delas. Asilado e Permanente Ao asilado poltico e estrangeiro com visto permanente, a CTPS ser fornecida mediante apresentao de: Carteira de Identidade de Estrangeiro - CIE original acompanhada de cpia frente/verso. Importante: O prazo de validade da CTPS ser idntico ao da CIE e ser lanado no local reservado para "carimbos", na CTPS, utilizando-se modelo padronizado com a seguinte inscrio: "Vlida at...". Na falta da CIE original, excepcionalmente, o estrangeiro dever apresentar o protocolo da solicitao da CIE na Polcia Fedral, a consulta de dados de identificao emitida pelo Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros - SINCRE e o passaporte com seu respectivo visto (conforme Portaria n 04, de 23 de julho de 1997). Importante: Nesse caso, o prazo de validade ser de at 180 (cento e oitenta) dias, prorrogvel pelo mesmo perodo, conforme 4 do art. 9 da Portaria n 01, de 28 de janeiro 1997. Fronteirio Fronteirio o estrangeiro natural e residente em pas limtrofe ao territrio nacional que pode estudar ou exercer atividade remunerada em municpio brasileiro fronteirio ao seu pas de origem, desde que autorizado pela Polcia Federal. Para concesso da CTPS a estrangeiro fronteirio, ser exigida a apresentao do documento de identidade especial para fronteirio, fornecido pela autoridade local do Departamento de Polcia Federal, Carteira de Identidade oficial emitida em seu pas, prova de residncia em localidade de seu pas, contgua ao territrio nacional, declarao de emprego ou contrato de trabalho e prova de que no possui antecedentes criminais em seu pas.

Ser aposto no local destinado a "carimbos", na CTPS, a inscrio "Fronteirio" e no local prprio a seguinte anotao: "Permitido o exerccio de atividade remunerada no municpio fronteirio ao pas de que natural o titular. Vedado ao titular afastar-se dos limites territoriais do municpio fronteirio ou, de qualquer modo, internar-se no territrio brasileiro. A CTPS concedida a estrangeiro fronteirio ser emitida somente nos postos situados no municpio limtrofe ao pas de nacionalidade do solicitante. O fronteirio residente em local cuja cidade limtrofe no possua Posto de Atendimento ou Subdelegacia do Trabalho autorizados a emitirem CTPS para estrangeiros dever ser atendido no municpio mais prximo, fazendo-se constar no campo prprio da CTPS observao que caracterize as restries da validade ao municpio onde o estrangeiro tenha sido cadastrado pela Polcia Federal. Refugiado com Carteira de Identidade de Estrangeiro Ao refugiado com CIE, a CTPS ser fornecida mediante apresentao de: CIE original acompanhada de cpia frente/verso. O prazo de validade da CTPS ser idntico ao da CIE e ser lanado no local reservado para "carimbos", utilizando-se modelo padronizado com a seguinte inscrio: "Vlida at...". Refugiado sem Carteira de Identidade de Estrangeiro Ao refugiado sem CIE ser fornecida mediante apresentao de: original do protocolo expedido pela Polcia Federal acompanhado de cpia, desde que contenha as informaes necessrias ao preenchimento da qualificao civil do interessado; cpia da publicao no DOU do ato que concede status de refugiado. O prazo de validade da CTPS ser idntico ao do protocolo expedido pela Polcia Federal e ser lanado no local reservado para "carimbos", utilizando-se modelo padronizado, com a seguinte inscrio: "Vlida at...". Dependente de pessoal diplomtico e consular de pases que mantm convnio de reciprocidade para o exerccio de atividade remunerada no Brasil. Tendo em vista acordos estabelecidos entre o governo do Brasil, Canad, EUA, Gr-Bretanha, Argentina, Colmbia, Equador e Uruguai, observada a reciprocidade de tratamento, gozam tais dependentes do direito de exercer atividade remunerada em nosso territrio. Documentos Carteira de Identidade de Estrangeiro - CIE fornecida pela Polcia Federal (original); pedido de autorizao de trabalho para dependentes, fornecido pelo Ministrio das Relaes Exteriores e visado pelo Ministrio do Trabalho. Artista ou Desportista Estrangeiros com visto temporrio na condio de artista ou desportista, conforme item III do art. 13 da Lei n 6.815, de 19 de agosto de 1980. extrato do contrato de trabalho visado pela CGig, publicado no Dirio Oficial da Unio; passaporte com respectivo visto. O prazo de validade da CTPS ser idntico ao do contrato de trabalho visado pela Cordenao Geral de Imigrao-CGig e ser lanado em local prprio, por meio de carimbo padronizado, com a seguinte inscrio: "Vlida at...". no caso de o solicitante apresentar o Sincre ou Certido de autoridade da Polcia Federal, registrar nmero do RNE. Cientista, professor, tcnico ou profissional de outra categoria, sob regime de contrato ou a servio do governo brasileiro Estrangeiro com visto temporrio na condio de cientista, professor, tcnico ou profissional de outra categoria, sob regime de contrato ou a servio do governo brasileiro, conforme item V, do art. 13 da Lei n 6.815, de 19 de agosto de 1980: extrato do contrato de trabalho visado pela CGig, publicado no Dirio Oficial da Unio; passaporte com respectivo visto. O prazo de validade da CTPS ser idntico ao do contrato de trabalho e ser lanado no local reservado para "carimbos", utilizando-se modelo padronizado, com a seguinte inscrio: "Validade at...".

Obs.: Nas CTPS, emitidas para estrangeiro temporrio nas condies dos itens III e V, o emissor dever deixar duas folhas de "Contrato de Trabalho", sendo a inicial destinada ao 1 contrato e a segunda a uma provvel prorrogao. As demais devero ser inutilizadas com o carimbo Cancelado. Onde tirar O interessado em tirar a Carteira de Trabalho e Previdncia Social dever dirigir-se a Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ou a uma Gerncia Regional, mais prximo de sua residncia, munido dos documentos necessrios. Os endereos esto disponveis por Unidade Federada. Ex.: Caso o interessado resida em Sergipe, favor verificar a Unidade Federada de Sergipe.

Instrues - Preenchimento da CTPS (empregados domsticos)


Contrato de Trabalho Empregador: Preencher com o nome completo do empregador. CNPJ/CPF: Por se tratar de emprego domstico, deve ser informado o nmero do Cadastro das Pessoas Fsicas (CPF) do empregador; havendo opo pelo regime do FGTS dever, tambm, ser informado o nmero do CEI junto ao INSS, na parte de anotaes gerais da CTPS. Espcie de estabelecimento: Residncia, stio, chcara, outros. Cargo ou funo: Discriminar a funo (empregado domstico nos servios gerais, cozinheiro do servio domstico, motorista no servio domstico,outros); mesmo que se especifique a funo, deve-se identific-la como de trabalho domstico. Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO): 5121-05 Empregado domstico nos servios gerais - Caseiro; 5121-10 Empregado domstico arrumador - Arrumador no servio domstico; 5121-15 Empregado domstico faxineiro - Faxineiro no servio domstico; 5121-20 Empregado domstico diarista - Empregado domstico diarista; 5162-10 Cuidador de idosos - Acompanhante de idosos, cuidador de pessoas idosas e dependentes, cuidador de idosos domiciliar, cuidador institucional. - Outras classificaes esto no site do MTE, www.mte.gov.br. Data da admisso: A data do incio das atividades. Salrio ajustado: No poder ser inferior ao mnimo fixado por lei, devendo ser, tambm, colocado por extenso. Frias: Perodo aquisitivo (exemplo: empregado admitido em 15.6.2003 ter seu primeiro perodo aquisitivo: 15.6.2003 / 14.6.2004. Perodo de gozo: Exemplo - dadas as frias ao empregado no perodo de 02.08.2004 a 31.08.2004, este ser o perodo de gozo das mesmas. Mais informaes Exera seus direitos. Procure orientao e esclarecimentos nas Delegacias Regionais do Trabalho (DRT), Subdelegacias do Trabalho e Agncias de Atendimento do Ministrio do Trabalho e Emprego mais prximas e tambm pelo Servio da Central de Relacionamento Trabalho e Emprego, ligando gratuitamente para os telefones 0800-610101 nas Regies Sul e Centro-Oeste e nos estados do Acre e de Rondnia; e 0800-2850101 - nas demais localidades.

Vous aimerez peut-être aussi