Vous êtes sur la page 1sur 3

Resenha do Texto: Trabalho e Fora de Trabalho1

O autor apresenta uma definio do que seria trabalho, segundo ele, o trabalho uma atividade que altera o estado natural dos materiais para melhorar sua utilidade. Neste sentido, o autor defende a ideia de que o trabalho humano partilha com as demais espcies a atividade de atuar sobre a natureza de modo a transform-la para melhor satisfazer suas necessidades. Todavia, nesta altura, o autor ocupa-se de evidenciar as caractersticas que diferenciam o trabalho humano e no explorar as similaridades relativas s outras espcies. Com este objetivo, o autor utiliza conceitos apresentados por Karl Marx no livro O Capital, neste sentido explora argumentos prximos aos apresentados na resenha do texto Processo de Trabalho e Processo de Valorizao, tambm de Karl Marx. Sendo que nesta etapa o argumento central o de que o trabalho humano consciente e proposital, ao passo que o trabalho dos outros animais instintivo. Assim, o autor expe de maneira significativa o seguinte trecho: O pssaro tecelo da frica do Sul constri um complicado ninho de gravetos, tendo como base uma borda nodosa de crina. Certo casal foi isolado e mantido por cinco geraes entre canrios, fora do alcance de seus companheiros e sem seus materiais costumeiros para fazer ninho. Na sexta gerao, ainda no cativeiro, mas com acesso aos materiais, ele construiu um ninho perfeito, inclusive quanto ao n da crina. Para evidenciar essa diferena fundamental, o autor apresenta algumas caractersticas do crebro humano, que justificam a capacidade humana em realizar o trabalho conceptualizado antes e independente da orientao do instinto. O autor defende ainda que a cultura humana o resultado dessa capacidade do pensamento conceptual. Outra caracterstica importante para diferenciar as capacidades humanas das outras espcies a de representao simblica, sobretudo em formas superiores, como a linguagem articulada, sem isso o pensamento conceptual seria muito rudimentar. Pouco adiante o autor expe um argumento apresentado por Engel em 1876, que indica que: Primeiro o trabalho, de acordo com ele e ento com ele, a fala- estes foram os estmulos fundamentais sob a influncia dos quais o crebro do macaco gradualmente se transformou no do homem. A mo no apenas o rgo do trabalho, tambm produto do trabalho.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1987. Cap. 1 Trabalho e Fora de Trabalho, p. 49 59.

Sobre a diviso do trabalho e organizao social, o autor indica que nas outras espcies essa diviso e funo foram atribudas pela natureza e impressas no gentipo sob a forma de instinto, j a humanidade, capaz de uma infinita variedade de funes e diviso de funes com base nas atribuies da famlia, do grupo e sociais. Nos seres humanos h outra grande diferena, a de que a unidade de concepo e execuo pode ser dissolvida. A concepo pode ainda continuar e governar a execuo, mas a ideia concebida por uma pessoa pode ser executada por outra. Outro aspecto relevante a o de que a fora de trabalho no deve ser confundida com qualquer outro poder no humano relacionado ao trabalho, neste sentido o autor ressalta que somente quem for o senhor do trabalho de outros confundir fora de trabalho com qualquer outro meio de executar uma tarefa, porque para ele, vapor, cavalo, gua ou msculo humano que movem seu moinho so vistos como equivalentes, como fatores de produo. Em seguida, o autor apresenta uma crtica ao pensamento burgus sobre o conceito de valor trabalho, segundo Braverman, os economistas burgueses acham seguro descartar o conceito de valor trabalho, pois se interessam no pelas relaes sociais, mas pela relao dos preos, no no trabalho, mas na produo, no no ponto de vista humano, mas no ponto de vista burgus. Continuando a evidenciar as peculiaridades do trabalho humano, no autor indica que na economia capitalista h ainda a possibilidade da compra e venda de fora de trabalho, para isso o autor cita trs condies necessrias para que exista o comrcio de fora de trabalho: (1) O trabalhador separado do meio de produo; (2) Os trabalhadores esto livres de constries legais, tais como servido ou escravido, que os impeam de dispor de sua fora de trabalho e (3) O propsito do emprego do trabalhador torna-se a expanso de uma unidade de capital pertencente ao empregador, que est assim atuando como um capitalista. Os trabalhadores fazem o contrato de trabalho porque as condies sociais no lhes do alternativa para ganhar a vida, por outro lado, o capitalista se esfora para ampliar seu capital atravs da explorao da fora de trabalho, neste sentido, o processo de trabalho, que antes focava na criao de valores teis agora convertido com o objetivo da gerao de lucro. Segundo o autor, neste ponto

torna-se temerrio encarar o trabalho de um ponto de vista puramente tcnico, como simples modo de trabalho. O autor expe o outro ponto de vista, no qual o que o capitalista compra no uma quantidade contratada de trabalho, mas a fora para trabalhar por um perodo contratado de tempo, neste sentido, h uma incapacidade de comprar trabalho. Mais adiante o autor ressalta que o trabalho humano adequado uma ampla gama de atividades e, alm disso, o trabalho humano capaz de produzir mais do que consome, essa capacidade de trabalho excedente por vezes tratada como um dote especial do ser humano, segundo o autor, esta capacidade nada mais que a extenso do tempo de trabalho para alm do ponto em que ele poderia ter parado. O que distingue a fora de trabalho humano , portanto, no sua capacidade de produzir um excedente, mas seu carter inteligente e proposital, que lhe d infinita adaptabilidade e que produz as condies sociais e culturais para ampliar sua prpria produtividade, de modo que seu produto excedente possa ser ampliado constantemente. No ponto de vista do capitalista, todos os esforos devem ser empregados para que se aumente a produo da fora de trabalho ou do trabalho potencialmente adquirido, pois evidentemente, isso aumentar o lucro. Por fim, o autor indica que a moeda do trabalho tem seu anverso: ao comprar fora de trabalho que pode fazer muito ele est ao mesmo tempo comprando uma quantidade e qualidade indeterminada. O que o capitalista compra infinito em potencial, mas limitado em sua concretizao pelo estado subjetivo dos trabalhadores, por sua histria passada, por suas condies sociais gerais sob as quais trabalham, assim como pelas condies prprias da empresa e condies tcnicas do seu trabalho. Tendo sido obrigados a vender sua fora de trabalho a outro, os trabalhadores tambm entregam seu interesse no trabalho, que foi agora alienado, o processo de trabalho tornou-se responsabilidade do capitalista.

Vous aimerez peut-être aussi