Vous êtes sur la page 1sur 16

Terrorismo de estado

Alice Busch Nascimento alice.busch@gmail.com; Sabrina Schultz sabridina@gmail.com; Yasmin Calmet Ipince ycalmet_ipince@hotmail.com
Graduandas em Cincias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Manuela de Souza Diamico


Bacharel em Cincias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina.

manuela_diamico@hotmail.com. Leonardo Denez Dagostim.


Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

ldagostim@gmail.com. Resumo
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o carter terrorista do Estado brasileiro durante a Ditadura Civil-Militar, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985. Para embasar a presente pesquisa, fez-se uso das anlises feitas por Florestan Fernandes em A Revoluo Burguesa no Brasil (1975) e em Poder e Contrapoder na Amrica Latina (1981), bem como de dados a respeito dos instrumentos e procedimentos que o Estado utilizou contra os prprios cidados em nome da Segurana Nacional. Assim, a partir de um breve resgate histrico da consolidao da classe burguesa brasileira sob uma perspectiva histrico-dialtica, procura-se elucidar os reais motivos da efetivao do golpe de Estado em 1964, bem como os motivos da implantao do regime ditatorial. Dentro dessa anlise, sobressai o carter terrorista do Estado, que institucionalizou e legalizou o uso da violncia (com destaque para o uso de mecanismos de tortura) atravs dos 17 Atos Institucionais decretos que impunham uma nova estrutura de poder e ntidos mecanismos de controle social e pelo uso de rgos estatais, tais como: Departamento de Ordem Poltica e Social (DOPS), Destacamento de Operaes de Informaes Centro de Operaes de Defesa Interna (DOI-CODI), Servio Nacional de Informaes (SNI), entre outros. No que diz respeito ao mbito internacional, chama a ateno a denominada Operao Condor, cuja atuao enquanto instrumento supranacional entre os pases latino-americanos para auxiliar no combate subverso fez-se expressiva entre os anos de 1973 e 1980. Palavras-chave: Terrorismo de Estado. Ditadura Civil-Militar. Tortura.

1. Introduo 1.1 O Golpe Militar de 64 sob a tica de Florestan Fernandes Em uma anlise histrica do processo que culminou na ditadura civil-militar de 1964-1985, tornou-se evidente sua principal caracterstica: o terrorismo de Estado. A contextualizao realizada por Florestan Fernandes (1975) fornece subsdios para o estudo das correlaes de foras nesse processo desde a formao da moderna classe burguesa no Brasil at a culminncia do golpe de 64 o qual se faz sentir ainda hoje.

88 Segundo FERNANDES (1981a), o papel clssico da burguesia o de revolucionar os modos e relaes de produo e, conseqentemente, a forma de organizao da sociedade. Deste modo, pode-se afirmar que a classe burguesa engendrou o moderno sistema capitalista. Entretanto, FERNANDES (1975) afirma que existem burguesias e burguesias. Seus papis, seus processos de formao e consolidao diferem de acordo com a conjuntura espao-temporal de cada nao. Sendo assim, atravs da adoo do papel de modernizar a economia, a conformao da burguesia no Brasil foi determinada por seu desempenho no desenvolvimento do moderno sistema capitalista em expanso. No obstante, tal modernizao fora apenas uma adaptao ao sistema econmico j implementado. Ou seja, a burguesia nacional em formao no revolucionou os modos de produo, mas se adequou ao sistema j estabelecido em paises de tecnologia mais desenvolvida principalmente a Inglaterra. Essa modernizao adaptada foi funcional para que o capitalismo monopolista pudesse continuar a expandir seu horizonte de dominao sobre os pases perifricos e dependentes.

1.2 Capitalismo Dependente Brasil Segundo Fernandes (1981b), os pases chamados dependentes foram

imprescindveis para a expanso internacional do capital, visto que, compelidos a adaptarem-se nova economia mundial, foi-lhes necessrio a reestruturao de sua economia para a formao de mercados internos. Um dos marcos dessa modernizao econmica e das relaes de produo foi a abolio da escravatura, e com ela a venda da fora de trabalho. Procederam-se mudanas significativas, as quais fazem parte do mpeto modernizador da burguesia brasileira. Esta, sobretudo, foi movida pelo interesse em manter suas prerrogativas comerciais internas frente s novas exigncias externas sem que, no entanto, revolucionasse as relaes tradicionais de dominao da classe. Uma das caractersticas que influenciaram na configurao de pases dependentes foi o carter monopolista do capital, que pressupe, por sua vez, dominao econmica, e que est em constante disputa. Ou seja, no era de interesse do capital internacional dominante o desenvolvimento de um capitalismo concorrencial entre os pases perifricos. Dessa forma, a burguesia em formao no Brasil procedeu de modo a assegurar o domnio capitalista, tendo, inclusive, subsdios internacionais. Tais subsdios possibilitaram a industrializao em curto prazo do pas, mas, por outro lado, tambm implicaram na interveno internacional nos assuntos internos.
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

89 Duas outras peculiaridades so caractersticas da burguesia brasileira. Em primeiro lugar, foi composta por diversos setores econmicos os quais so chamados ilhas burguesas por FERNANDES (1975, p. 267). Essas comportam as oligarquias agrrias, que buscavam adaptar-se nova diviso de trabalho, e ainda o surgimento de industriais, banqueiros e comerciantes urbanos. Em segundo lugar, a burguesia no Brasil sempre teve o Estado como meio de unificao, ao contrrio de outras classes burguesas que se formaram enquanto poder fora do Estado, o qual s utilizaram depois de estabelecidas. A classe dominante brasileira, tradicionalmente a aristocracia, sempre controlou o Estado para fins prprios de modo que a aristocracia no perdeu sua base de poder no percurso de transio para a economia moderna. Ao contrrio, a classe dominante brasileira sempre se comprometeu com o que lhe era vantajoso. Assim, na iminncia de mudanas universais como a do trabalho livre, a burguesia no props aprofundar as mudanas sociais espontneas, mas aproveitou o atraso do pas para tratar de conduzir as mudanas sociais de forma a abrand-las. Nesse processo de transio, as contradies entre a formas de dominao tradicional e moderna da burguesia tiveram conseqncias polticas que somente se agravaram. De um lado, a burguesia recente pretendia desenvolver o pas e torn-lo independente econmica e politicamente; e de outro, a burguesia tradicional no pretendia modificar o carter social essencialmente agrrio do pas. Atrelado ao discurso de desenvolvimento nacional, surgiram idias

democratizadoras que, no entanto, no eram compartilhadas por setores da burguesia. Desta forma, diz-se que houve um acirramento da oposio entre as classes dominantes, que, por sua vez, abriu espao para contestao do sistema capitalista pelas classes dominadas. Assim a burguesia moderna constituda hegemonicamente pelas oligarquias tradicionais que tiveram que passar pelo processo normal de diferenciao e reiterao do poder (FERNANDES, 1975, p. 271), ou seja, reprojetando seu poder oligrquico tradicional ao moderno teve o trabalho de tentar conter o mpeto revolucionrio da burguesia nacionalista, que pretendia desenvolver a economia nacional de forma hegemnica; e da mesma forma, tinha o trabalho de tentar sobrepujar as reivindicaes por mudanas sociais da classe trabalhadora. A essa conteno das foras revolucionrias, Florestan Fernandes denomina dupla Contra-revoluo.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

90 De que forma a burguesia tradicional conseguiu superar aqueles impulsos revolucionrios? Para conter as foras revolucionrias, o setor dominante da classe burguesa fez uso de sua hegemonia poltica, sempre ligada ao Estado, utilizando tanto da propaganda, forjada especificamente para pregar sua ideologia, e assim legitimar sua dominao, quanto do aparato opressivo e repressivo. O golpe de 64 representou a tentativa de abafar as massas e conter o mpeto nacional desenvolvimentista de um setor da burguesia.

2. Terrorismo de estado Assim como FERNANDES (1981b), KONDER (1991) apresenta um esboo do sistema fascista, seus mecanismos e finalidades, desmistificando a conceituao do fascismo como um acontecimento caracterstico, apenas, do nazi-fascismo clssico. O Golpe de 1964 possui tambm caractersticas fascistides; e dentre estas, sobressai o chamado terrorismo de Estado. Para KONDER (1991), importante ter em mente que o fascismo essencialmente de direita, conservador, reacionrio e elitista. Embora o objetivo da elite seja o de manter seus interesses, politicamente seu discurso expressa princpios generosos. Ou seja, a classe dominante mascara o interesse na manuteno de seus privilgios atravs de um discurso preocupado com o bem estar de todos, ou como em uma das justificativas do Golpe de 1964 com a manuteno da Ordem. Por ser um discurso contraditrio, este no se sustentava diante da realidade concreta. Faz-se necessrio, portanto, que haja a unio das foras sociais de direita. importante lembrar que as foras sociais que constituem a direita...s se unem para os objetivos limitados da luta contra o inimigo comum (KONDER, 1991, p. 6). O fascismo, caracterizado pelo seu pragmatismo radical, surge, dessa maneira, como uma alternativa para superar a crise interna da burguesia. Ainda de acordo com KONDER (1991), a categoria central presente no fascismo o chauvinismo (1). Este faz uso do discurso de esquerda para depreci-la, bem como para criar um sentimento de unio entre as classes. Implementa um tipo de nacionalismo na populao: um nacionalismo fascista, no qual a classe dominante forja um inimigo comum sociedade. Diz-se, dessa forma, que
s em nome dos interesses gerais da sociedade que uma classe particular pode reivindicar a supremacia geral. Os seus objetivos e interesses devem verdadeiramente ser os objetivos e interesses da prpria

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

91
sociedade, da qual se torna de fato o crebro e o corao social (MARX, 2004, p. 56).

Nos casos clssicos, a propaganda foi fundamental para disseminao do sentimento de nacionalismo. J na Amrica Latina, segundo FERNANDES (1981b), o aparato ideolgico foi menos refinado (2) e os mecanismos de dominao proeminentes traduziram-se no uso exacerbado do autoritarismo e totalitarismo. Ou seja, no lugar da doutrinao de massa, fez-se uso de guerra civil e do terrorismo de Estado. A caracterstica essencial da ditadura brasileira foi o intento contrarevolucionrio, cujo objetivo era a manuteno, a qualquer custo, da hegemonia da classe dominante frente transformao econmica pela qual passava o pas. FERNANDES (1981b) ainda aponta outras caractersticas do golpe: o totalitarismo de classe, rigidez poltica e hegemonia burguesa; uso do poder estatal para evitar ou impedir a transio para o socialismo; tecnocracia e militarizao das funes normais do Estado capitalista; monopolizao de classe no poder estatal; persuaso direta e violncia organizada e institucional; terror ocasional ou sistemtico; controle da comunicao em massa; parlamento simblico; opresso e neutralizao da oposio; controle central da economia, educao, movimento operrio, sindicatos e greves operrias e estudantis, entre outros tudo supervisionado pelo aparato repressor do Estado (FERNANDES, 1981b, p. 23).

3. Atos institucionais: O terrorismo nacional institucionalizado

A instituio de uma ditadura militar no Brasil foi uma resposta das classes mais abastadas ao prenncio de transformaes estruturais (3) promovidas pelo Governo Goulart, considerado nacionalista. Como j foi visto, o fascismo na Amrica Latina se ergue conscienciosamente contra a revoluo dentro da ordem, bem como contra qualquer movimento popular de contestao da ordem, taxados como subversivos, e revolucionrios. Ou seja, essa postura mais progressista que pode ser identificada no Governo Jango tornou-se um dos principais motes da oposio ao governo janguista. Porm, os objetivos reais do golpe contra o governo de Joo Goulart impedir um movimento que, de acordo com a ideologia militar, tinha sinais revolucionrios evidentes (4) (CONTREIRAS, 2005, p. 42) e manter o status quo da minoria privilegiada foram mascarados pela idia da ameaa comunista. Assim, para

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

92 salvar o pas do fantasma do comunismo, foi necessria a doutrinao da populao brasileira mediante uma ideologia de segurana interna. Esta, por sua vez, envolve aspectos da segurana nacional que dizem respeito s manifestaes internas dos antagonismos e presses, abrangendo todas as aes que se produzem por intermdio do Estado no sentido de criar condies para a preservao dos poderes constitudos, da lei, da ordem e de garantir os objetivos nacionais porventura ameaados. Ou seja, a ideologia da segurana nacional engloba todas as medidas desencadeadas para fazer face, dentro das fronteiras do pas, aos antagonismos e presses de qualquer origem, forma ou natureza. (ALVES, 1985). A ao ideolgica com vista idia da segurana nacional se deu de vrias formas, apoiada com recursos provenientes de empresas nacionais e internacionais. De acordo com CONTREIRAS (2005), com o sustento da presso internacional anticomunista, liderada e financiada pelos Estados Unidos da Amrica (EUA), foi possvel a criao de diversos veculos de comunicao que reforavam a doutrina de segurana nacional. Destacam-se tambm: o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES), o Instituto Brasileiro de Ao Democrtica (IBAD), o Servio Nacional de Informao (SNI), a Escola Superior de Guerra (ESG), entre outros cuja funo comum era a de combater o populismo, institucionalizar e salvaguardar as polticas de segurana e desenvolvimento nacional (5). Assim, uma vez instalada a idia de um suposto inimigo interno, em 31 de maro de 1964, teve incio um golpe poltico-militar que deps Joo Goulart. O Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, ex-chefe do Estado Maior do governo Jango, assume a presidncia do Brasil a 15 de abril de 64, tornando-se o primeiro presidente do regime civil-militar brasileiro. Desta maneira, de acordo com FERNANDES (1982, p. 95), diz-se que a ditadura surgiu de necessidades convergentes das vrias classes burguesas, em suas ramificaes nacionais e estrangeiras, e tornou-se possvel graas a um rpido movimento histrico de centralizao da dominao de classe. Portanto, torna-se lcito afirmar que o Golpe de 64 foi um golpe contra o governo de Jango, que tinha ideologia nacional desenvolvimentista e que objetivava desenvolver o capital interno e promover melhorias sociais dentro do padro capitalista. A Revoluo Gloriosa (assim denominada pelos militares), por sua vez, intentava salvaguardar o desenvolvimento com segurana, mediante o controle plutocrtico do Estado e do governo, e da violncia institucionalizada.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

93 Entretanto, a ditadura no Brasil no foi encarada exatamente da mesma forma por toda a burguesia, mesmo dentro das Foras Armadas. Isso porque, como j foi visto, a burguesia nacional no apresenta uma formao homognea. Pode-se afirmar que a histria da ditadura foi tambm a histria do confronto entre duas tendncias opostas no interior da elite do Exrcito que coordenou o regime: uma que pretendia mant-lo por tempo indeterminado, como forma de preservar seus interesses de classe (os militares linha-dura); e outra que defendia o carter transitrio do Regime Militar, com rpido e necessrio retorno democracia. Faz-se lcito afirmar, deste modo, que
houve, sim, uma luta pelo poder [dentro do prprio Regime Militar]. Desde o primeiro momento da Revoluo houve, claramente, duas vertentes. Uma pretendia uma interveno cirrgica, enquanto outra insistia em uma interveno mais demorada. A ala castellista e a ala costista se chocaram ao longo de todo o perodo militar, de 1964 a 1985 (6) (CONTREIRAS, 2005, p. 64)

Entretanto, visto que, a princpio, a elite das Foras Armadas concordava que a Ditadura era necessria sua manuteno enquanto classe, os representantes da ditadura militar decidem implementar dezessete (17) Atos Institucionais (AIs) que serviram como bases legais para a aplicao da doutrina da segurana nacional. A partir da constituio de 1967, muitos atos e/ou medidas excepcionais decretadas nos AIs passariam a ter carter constitucional, os quais destinavam-se a assegurar ao Novo Governo os meios indispensveis obra da reconstruo econmica, financeira, poltica e moral do Brasil. O decreto do AI-1 at o AI-4 destinava-se, sobremaneira, atribuio de plenos poderes ao presidente, extino dos direitos civis e polticos dos cidados, de modo a formular uma nova Constituio que respaldasse a ditadura. O AI-5, editado em 13 de dezembro de 1968 durante o governo do segundo presidente do regime (Gral. Costa e Silva), representou um forte ciclo de represso para o povo brasileiro, por este motivo que devemos analis-lo com mais profundidade. Este Ato Institucional foi antecedido por um perodo de relativa resistncia popular, principalmente por parte da UNE Unio Nacional dos Estudantes. Com a morte do secundarista Edson Lus, num confronto com a polcia, a situao poltica tornou-se ainda mais instvel. Nesse contexto, Costa e Silva convocou o Conselho de Segurana

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

94 Nacional para editar o AI-5 que lhe dava poderes para fechar o Parlamento, caar polticos e institucionalizar a represso. A denominada linha-dura acreditava que se fazia necessrio o endurecimento do regime militar, enquanto a ala castellista julgava que toda a resistncia ditadura poderia ter sido controlada mediante dispositivos constitucionais, sem a necessidade de promulgao do AI-5. Assim, este ato institucional pode ser compreendido como um golpe dentro do golpe, visto que, atravs deste, as Foras Armadas foram utilizadas no s como brao armado contra o povo, mas tambm como um instrumento de oposio s parcelas militares que pretendiam um processo de normalizao institucional do pas. Apesar do regime militar ter se desgastado a partir de 1975, principalmente pela constatao da falha do projeto de milagre econmico, a ditadura do AI-5 continuava funcionando para civis e militares que no aceitassem as regras do jogo (CONTREIRAS, 2005, p. 51). Foi apenas muito tempo depois da promulgao do AI-5 que se puderam ouvir crticas abertas ao regime, por parte da ala militar castellista. A ttulo de exemplo, podese mencionar a crtica do General Rodrigo Octvio Jordo Ramos ao terror gerado pela neurose da segurana nacional, em discurso (7) dirigido ao General Augusto Fragoso em meados de 1978:
preciso que cesse, de vez, a psicose deletria da existncia de uma subverso permanente, pois tal viso radicalizante, exprimindo a realidade de um pas dividido, somente poder dificultar a distenso em curso, em uma inoportuna e injustificada de que ainda h quem sustente a necessidade da vigncia sem prazo, do autoritarismo escorado nas leis de exceo ou em salvaguardas inconseqentes e ineficazes, uma vez que a segurana do Estado no pode ser alicerada na insegurana dos cidados (CONTREIRAS, 2005, p. 120).

Mas quais foram os resultados da ditadura exacerbada pelo AI-5 para a sociedade brasileira? As mais nefastas possveis, de acordo com CONTREIRAS (2005). Em 1969, por exemplo, cientistas, religiosos e professores de todo o Brasil foram cassados, perseguidos e torturados durante os interrogatrios por causa de suas preferncias ideolgicas e pela defesa de maior apoio educao, cincia e cultura. Percebe-se, dessa maneira, que a cincia foi posta, atravs de corte de recursos e perseguio poltica de professores e cientistas, em plano secundrio. Aps essa situao de caos e terror instalada atravs do AI-5, o presidente Costa e Silva decidiu editar novos Atos Institucionais para reforar o processo de legitimao

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

95 do governo. Nestes, destaca-se a reforma administrativa que contribuiu para o enrijecimento do regime, o banimento de cidados brasileiros contrrios ao governo, a legalizao das perseguies torturas e mortes agindo sempre em nome da segurana nacional. Assim, pretensamente se manteria afastado o inimigo (que na realidade nada tinha a ver com o comunismo: o inimigo se caracterizaria mais como a possibilidade de mudanas internas nas estruturas de classes), sem importar que este tipo de governo trouxesse o terror, o medo, o desnimo, a revolta e a apatia de uma nao. No foi fcil para o pas livrar-se das conseqncias dos atos institucionais. Somente sob o governo do ento presidente Ernesto Geisel, que o pas abriu-se lenta e gradualmente para o retorno da ordem constitucional. Mas no o foi sem desentendimentos. Apesar do claro desgaste do regime, alguns militares radicais, acostumados ao poder arbitrrio do AI-5 comentavam que o Brasil no podia abrir mo de um instrumento capaz de garantir salvaguardas ao Estado (CONTREIRAS, 2005, p. 226-227).

4. A tortura e os rgos repressivos O terrorismo estatal no Brasil durante a Ditadura Militar, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985, tornou-se uma prtica poltica, uma ferramenta de controle e manuteno do poder das classes dominantes, graas a composies civil-militares e ao conseqente estabelecimento de uma poltica conservador-reacionria. Assim, o terrorismo de Estado foi exercido em nome da ordem estabelecida e apresentado sob uma feio de legitimidade: a represso, a tortura, as prises, a censura e as perseguies polticas foram exercidas pelo Estado em nome da Segurana Nacional, e autenticadas por um aparato jurdico condizente. No caso do Brasil, para justificar todos os crimes cometidos contra cidados brasileiros durante o regime militar, a ESG desenvolveu durante trs anos a base jurdico-filosfica que iria legitimar torturas e demais prticas violentas, autocrticas e reacionrias do governo militar. Toda esta base foi desenvolvida a partir de princpios do Direito Internacional Pblico que, em linhas gerais, permitia a manuteno da segurana nacional no caso de conflitos entre Estados. O conceito de segurana resultou da fuso das idias de segurana subjetiva ou seja, ausncia do sentimento de temor por acreditar-se seguro e de segurana objetiva ou seja, a convico de possuir os meios necessrios para enfrentar o perigo. Somando-se esses dois conceitos surgiria ento o conceito final de segurana, ... que,
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

96 pode ser expresso, de uma forma genrica, como a certeza de que tudo trabalha regularmente na atividade humana considerada (FON, 1981, pg. 27) . Por sua vez, para formular seu conceito de nao a ESG tentou conciliar a doutrina alem de nacionalidade com a teoria franco-italiana, sem deixar dvidas de sua tendncia fascistide:
... a doutrina alem de nacionalidade fundada na identidade de raa, integridade de territrio e na comunidade de lngua, religio, costumes, histria, tradio e limites naturais para o Estado com a teoria francoitaiana, que define a nao como uma sociedade natural de homens que a unidade de territrio, de origem, de costumes e de lngua leva comunidade de vida e de conscincias sociais (FON, 1981. p. 28).

Da fuso destes dois conceitos, a ESG definiu nao como sendo uma estrutura histrico-cultural construda por determinado grupo humano, com vista preservao de determinados valores e conquista de determinados objetivos. Ao Estado, desta forma, caberia zelar pela manuteno destes valores e assegurar o alcance desses objetivos. Assim, o conceito de segurana nacional defendido pelo governo militar, significou a transposio de leis aplicveis ao mbito externo (ou seja, aos estados beligerantes) ao mbito interno (relaes entre os indivduos e o Estado), com vista defesa da estabilidade poltica interna, do desenvolvimento e manuteno das instituies. Em nome da segurana nacional justificavam-se todas as medidas excepcionais, repressivas ou preventivas, contra os cidados brasileiros, na medida em que era apregoada a teoria da internalizao da guerra: ... O que se argumentava era que lutvamos contra um inimigo externo, o comunismo internacional, cujo exrcito estava disseminado dentro de nossa prpria populao (FON, 1981, p.31). A presente assertiva constitui a primeira expresso do terrorismo de Estado: a implementao de um pnico generalizado, ou seja, a perda da segurana subjetiva. Quer dizer, atravs dessa forma de terrorismo, o Estado tem autorizao para fazer o que julga necessrio para o bem-estar da populao. Segundo ainda FON (1981), a ESG considerava que manter a segurana nacional no era apenas papel do Estado, mas de todos os setores da sociedade: A Nao fornece os meios e o Estado as aes para obter a segurana nacional. A partir desse pensamento a ESG procurou atrair e integrar empresrios, fundando assim o Grupo Permanente de Mobilizao Industrial. A ESG desejava que os empresrios,

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

97 disponibilizassem suas indstrias para a fabricao de equipamento blico se fosse preciso, alm de ajuda financeira. O combate ao inimigo interno foi possibilitado atravs do auxlio de diversos rgos repressores, criados para conter a subverso. Dentre eles, destacamos: Centro de Informao do Exercito: Servio de inteligncia por excelncia do governo brasileiro durante o regime militar, patrocinou um grupo radical de direita conhecido como Grupo Secreto cuja atividade consistia em plantar bombas em lugares considerados focos da esquerda (geralmente teatros e faculdades). Departamento de Ordem Poltica e Social: rgo repressivo do governo brasileiro durante o regime militar, cuja atribuio primordial era censurar os meios de comunicao. Operao Bandeirantes (OBAN): Centro de torturas montado pelo exrcito brasileiro em 1969, que coordenava e integrava as aes dos rgos de combates s organizaes armadas de esquerda. Foi uma entidade financiada por empresrios e multinacionais, como a General Motors e a FORD. Destacamento de Operaes de Informaes Centro de Operaes de Defesa Interna (DOI-CODI): O CODI constitua-se enquanto um rgo central para o regime militar, sendo responsvel pelos servios burocrticos, anlise de informaes, planejamento estratgico e combate subverso. O DOI, por sua vez, encarregava-se dos interrogatrios e da execuo das metas traadas pelo CODI. Ambos foram criados a partir da OBAN. Servio Nacional e Informaes (SNI): Sua funo era a de supervisionar e coordenar s atividades de informaes e contra-informaes no Brasil e exterior. H indcios, inclusive, de que o SNI teria sido uma agncia-membro da chamada Operao Condor. Como se sabe, a prtica da tortura foi largamente utilizada durante o Regime Militar brasileiro, a qual era posta em prtica das mais diversas formas. Dentre essas, podemos citar: espancamentos; telefone, pau-de-arara, choques eltricos, afogamentos, palmatria, queimaduras de cigarro (principalmente nos genitais), cadeira do drago, torturas sexuais, tortura com produtos qumicos, a geladeira, tortura com animais (utilizados para amedrontar as vtimas), tortura aos familiares e amigos (eram torturadas inclusive crianas e gestantes o que ocasionava, no raras vezes, em casos de aborto), entre diversos outros.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

98 5. Operao condor: O terrorismo internacional

A partir dos anos de 1960 a maioria dos pases da Amrica Latina sofreu um processo de reorganizao do sistema poltico de governo devido participao dos mesmos no cenrio pertencente s naes hegemnicas. Estas, por j disporem de estabilidade econmica e poltica, passaram a tutorar as mudanas estruturais na economia e os aspectos scio-culturais que transcorriam nesses pases no estveis, de tal forma que os interesses estrangeiros continuassem garantidos, bem como facilitar a

interveno e combate a grupos com intenes revolucionrias ou de resgate das caractersticas institucionais democrticas. (FERNANDES, 1981b) No bastando o enrijecimento desses governos, a implantao de uma organizao que promovesse o intercmbio de informaes e integrao dos regimes civil-militares fez-se necessrio, e contou com o apoio estadunidense. A criao dessa organizao, chamada Operao Condor, fundamentou-se na lgica de que a subverso no reconhece fronteiras e est em todos os nveis da vida social. Portanto, a importncia da Operao Condor para este trabalho concentra-se no fato dela ter sido um dos instrumentos mais contundentes quanto efetivao do terrorismo de Estado de forma articulada e integrada entre as ditaduras latinoamericanas. Pode-se inferir que os governos policial-militares combatiam o que eles classificavam como terrorismo interno, enquanto a Operao Condor encarregava-se das periculosidades externas (exilados polticos que iam refugiar-se em pases vizinhos) visando impedir que novos ideais revolucionrios penetrassem na sociedade e colocassem novamente em risco a Ordem Nacional. Oficializada em setembro de 1973, a Condor foi um organismo responsvel pela coleta, troca e armazenamento de dados de Inteligncia a respeitos dos opositores ao governo ditatorial. Foi estabelecido entre os Servios de Inteligncia cooperadores da Amrica Latina para eliminar as atividades terroristas. Seu centro e sede localizavamse no Chile, tendo como liderana geopoltica o ditador chileno Augusto Pinochet Ugarte (DINGS, 2005). A Operao contava com a participao do Uruguai, Bolvia, Brasil, Argentina, alm do Chile. Seu funcionamento, de carter operacional, possibilitava que as Agncias de Inteligncia de outros pases operassem dentro das fronteiras dos seus pases-membros, capturando exilados, interrogando e torturando-os; posteriormente retornando com eles para seu pas de origem. Dessa forma, as atividades da Operao transformavam incuo o exlio, principalmente nos pases sul-americanos. Ela
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

99 desconsiderava a proteo dos direitos humanos dos cidados e conspirava para violar as formas de proteo internacional: o direito de refgio, asilo poltico e proteo aos refugiados, o hbeas corpus e os procedimentos para extradio das pessoas acusadas num pas e presas em outro (DING, 2005). Baseado num trecho de um documento apresentado por Juan Garcs, DINGS (2005, p. 57) aponta que a conspirao criminosa seguia um padro comum () em que as vtimas foram assassinadas, seqestradas ou detidas e desaparecidas em aes cometidas em muitos estados da Amrica Latina e da Europa. Dessa forma, faz-se lcito afirmar que a Operao Condor, conduziu o crime de direitos humanos ao mais alto grau do nvel de atuao poltica dos Estados.

6.

Conclusao

Finda exposio de nossa pesquisa, pode-se concluir que o Estado terrorista, atravs ou acima de processos politicamente legtimos, torna-se uma ferramenta de controle social e preservao do status quo de
uma minoria privilegiada, poderosa e atuante atravs do totalitarismo de classe (). [Essa] minoria pode, graas extrema concentrao de riqueza e do poder, usar de modo direto e permanente a violncia institucional objetivada, legitimada e monopolizada pelo Estado (FERNANDES, 1981, p. 22).

Podemos inferir que mesmo no estando em um Estado de exceo, tal qual a Ditadura Militar de 64, o Estado continua sendo o detentor legtimo do uso da violncia. Consoante PINHEIRO (1992), o Estado continua exercendo suas caractersticas fascistas e terroristas. Essas ltimas permanecem aps a retomada da transio para o regime democrtico. Faz-se lcito afirmar que a democracia nos moldes atuais continua sendo um regime de exceo para um grande contingente de pessoas: prisioneiros, aidticos, homossexuais, negros, operrios, crianas, rabes, entre tantos outros.

Notas

(1) Chauvinismo caracteriza-se pelo forte apelo elaborao de um inimigo comum e abafamento da oposio.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

100 (2) Faz-se importante reafirmar que, embora os aparatos opressores e repressivos tenham sobressado, tambm houve uma forte e eficaz elaborao ideolgica. Podemos denominar essa elaborao ideolgica como sendo chauvinista, se considerarmos que se forjou a construo de um inimigo comum: a ameaa comunista.

(3) Por transformaes estruturais entendem-se as leis, aprovadas durante o governo de Jango, que garantiam benefcios aos trabalhadores urbanos e rurais. Tambm se pode entender como transformao estrutural a diminuio da participao de empresas estrangeiras em alguns setores da economia, a retomada de relaes diplomticas com a Unio Sovitica, e a recusa de apoiar a invaso a Cuba proposta pelo governo dos Estados Unidos. O governo Jango se referia ao conjunto de reformas estruturais propostas aos setores universitrio, fiscal, poltico e agrrio atravs do termo reformas de base (Fonte: Wikipedia, a enciclopdia livre. Verbete Joo Goulart. Disponvel em: <<http://pt.wikipedia.org/wiki/Jango>>. Acessado a 28 jan 2007).

(4) Trecho do depoimento do Almirante Maximiano da Fonseca, da Marinha, tambm sobre as circunstncias em que foi decretado o AI-5.

(5) O trabalho de toda a Cruzada Democrtica, de acordo com a ata de uma das reunies dos oficiais envolvidos com o instituto, tinha dois objetivos principais: aprofundar o desgaste que Goulart j sofria em diversos segmentos da sociedade (principalmente na classe mdia e dentre os empresrios); e cooptar oficiais para a conspirao (CONTREIRAS, 2005, p. 19).

(6) Trecho do depoimento do General Octvio Costa sobre as circunstncias em que foi decretado o Ato Institucional nmero 5.

(7) Esse discurso, que visava uma reforma da Lei de Segurana Nacional, custou ao General Rodrigo Octvio a presidncia do Superior Tribunal Militar.

Bibliografia

ALVES, M. Estado e oposio no Brasil. Petrpolis: Vozes. 3 ed, 1985.


Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

101 ARNS, P. E. Brasil: nunca mais. Petrpolis: Vozes. 15 ed, 1986. CONTREIRAS, Hlio. AI-5: a opresso no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2005. DINGES, John. Os anos do Condor. So Paulo: Cia das Letras, 2005. DREIFUS,Ren A. 1964: A Conquista do Estado, Ao Poltica, Poder e Golpe de Classe. Ed. Vozes. Petrpolis, 1981. FERNANDES, F. A revoluo burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981a. ______________. Poder e contrapoder na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1981b. ______________. A Ditadura em Questo. So Paulo: T. A. Queiroz, 1982. FON, Antnio C. Tortura: a historia da represso poltica no Brasil. So Paulo: Global. 6 ed, 1981. KONDER, Leandro. Introduo ao Fascismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1991. MARX, Karl. A Contribuio Crtica da Filosofia do Direito de Hegel In: Manuscritos Econmicos Filosficos. So Paulo: Martin Claret, 2004. (Pp. 45-63). TOLEDO, Caio Navarro de. O golpe de 64 e o governo Goulart. 8.ed. So Paulo: Brasiliense, 1987.

ENDEREOS ELETRNICOS CONSULTADOS:

(Acessados entre os meses de outubro de 2006 e janeiro de 2007).

www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_2.htm www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_3.htm www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_4.htm www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_5.htm www.dhnet.org.br/direitos/militantes/herkenhoff/livro1/dhbrasil/ai_integra.h tml www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/15.pdf www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/16.pdf www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/17.pdf www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/18.pdf www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/19.pdf www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/20.pdf
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

102 www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_7.htm www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_8.htm www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/23.pdf www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/24.pdf www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/25.pdf www.gedm.ifes.ufrj.br/upload/legislacao/26.pdf

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.87-102, 2007.

Vous aimerez peut-être aussi