Vous êtes sur la page 1sur 13

ARTIGO DE F

Este texto um agradecimento a Deus pela vida. Muito obrigado, meu Deus e meu Pai.

Somos criaturas formadas a partir do amor de Deus. Nossa vida inteira deve ser uma manifestao de agradecimento, louvor, e oferecimento ao Criador. Devemos agradecer ao Pai no somente por nos criar, mas tambm por nos amar. necessrio darmos graas a Deus por inteiro, com nossa conduta cotidiana, pensamentos, sentimentos e aes, de forma contnua e ininterrupta, assim seremos verdadeiramente a Sua Imagem e Semelhana. Somos mais que uma obra divina, como o sol, a terra e a gua, somos seus filhos, porque cremos em Jesus. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (Joo 1:12). Portanto, preciso que faamos de nossas vidas o reflexo do Seu amor pelo qual fomos criados, na certeza que quanto mais nos aproximarmos de Deus, mais nos pareceremos com Ele, e assim Ele se manifestar atravs de ns. Somos ento a manifestao do amor de Deus e devemos exalar esse amor. Por que ento no ser aquilo que j somos em essncia? Por que nos furtamos de ser aquilo que nascemos para ser? Deixar de viver o amor de Deus nos distancia Dele e nos perdemos no nosso prprio caminhar. Tudo vai parecendo certo aos nossos olhos, mas sem Ele tudo fugaz. Vamos ento sanarmos nossa sede na fonte do amor. No somos nada se no estivermos ligados videira: Deus. Jesus Cristo foi o exemplo maior do amor do Pai, que sendo sacrossanto, foi imolado para que tivssemos vida plena atravs do perdo. Jesus nos diz: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, no d fruto, ele corta; e todo que d fruto ele poda, para que d mais fruto ainda. Vocs esto limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneam em mim, e eu permanecerei em vocs. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se no permanecer na videira. Vocs tambm no podem dar frutos, se no permanecerem em mim. (Joo 15:1-4). Pela Palavra de Deus somos limpos de todos os pecados. E se obedecermos aos Seus ensinamentos, provaremos que o amamos e Ele far morada em ns. Respondeu Jesus: Se algum me ama, obedecer a minha palavra. Meu Pai o amar, ns viremos a ele e faremos morada nele. (Joo 14:23) Diante dessa realidade cabe a ns, filhos de Deus, conscientes e decididos, manifestar cada vez mais em nosso dia a dia, em nossa casa, em nosso trabalho, em nosso lazer, onde estivermos o Amor de Deus que est em ns. Deflagrar esse poder, esse Amor, nos far praticar os maiores mandamento de Jesus: amar a Deus e ao prximo ; O meu mandamento este: amem-se uns aos outros como eu vos amei. (Joo 15:12). Essa a marca que deve nos caracterizar, como assim quis Jesus aos seus discpulos; tornando-nos pessoas melhores e cada vez mais semelhantes a Ele.

Mas isso uma deciso pessoal, sua exclusivamente. Como Gabriel, o pensador, isso compromisso seu, e eu nem vou me meter. Deus no ir for-lo a isso, uma escolha sua. Aceitar a sua essncia e manifest-la, mantendo seu pensamento nas coisas do alto, e no nas coisas terrenas. Ou reneg-la, forjando um outro ser, alimentado apenas pela natureza terrena, sua obstinao material e hedonista, buscar o prazer acima de qualquer coisa e a qualquer custo. Deus nos exorta a um viver santo: Assim, faam morrer tudo o que pertence natureza terrena de vocs: imoralidade sexual, impureza, paixo, desejos maus e a ganncia, que a idolatria. por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobedincia, as quais vocs praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignao, maldade, maledicncia e linguagem indecente no falar. No mintam uns aos outros, visto que vocs j se despiram do homem velho com suas prticas e se revestiram do homem novo, o qual est sendo renovado em conhecimento, imagem do seu Criador. Nessa nova vida j no h diferena entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, brbaro ou cita, escravo ou livre, mas Cristo tudo e est em todos. (Colossenses 3:5-11). Na concluso do texto sagrado, a expresso mxima daquilo que podemos ser: Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixo, bondade, humildade, mansido e pacincia. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porm, revistam-se do amor, que o elo perfeito. (Colossenses 3:12-14). Ainda h dvidas que fomos formados do Amor?
Para aprofundamento do tema amor sugerimos as seguintes leituras: I Joo 3:1,24 I Joo 4:7,21 I Corntios 13:1,13 Romanos 12:4,21

Mas ... Quando eu andar por um vale de trevas e morte... (Salmo 23:4)
Feliz o homem que persevera na provao, porque depois de aprovado receber a coroa da vida, que Deus prometeu aos que O amam. (Tiago 1:12). E quando surgirem as tribulaes? Quando estamos passando por um sofrimento, abatido por qualquer situao, desencorajados, desanimados, sem fora ou mesmo sem encontrar sentido no viver, o que devemos fazer? Diante das circunstancias adversas que nos cercam, dos problemas que nos afligem, voc pode pensar; Por que justamente comigo? O que fiz de to mal que merea este desfecho? Afirmo-lhe, ainda no o desfecho. E diante de qualquer sofrimento, Deus nos garante a Sua presena para sairmos vitoriosos; eis o mais importante. ... mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, no temerei mal algum, pois tu ests comigo (Salmo 23:4). Tenha confiana, meu irmo.

Ele no nos prometeu que no passaramos por dificuldades e por provaes, Ele nos garantiu a Sua presena e a Sua proteo. Quando estiver sofrendo volte-se para Ele e pea-Lhe para ser sua fora. Deus nos diz: no tenha medo, confie em mim. Entregue seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agir. (Salmo 37:5). Ainda, Asseguro-lhes que, se algum obedecer minha palavra, jamais vera a morte (Joo 8:51). Observe sempre este requisito, ele balizar para toda nossa vida. O nosso Deus um Deus que salva. Ele soberano, Ele o Senhor que nos livra da morte. (Salmo 68:20). Diante do sofrimento recorra famlia, aos amigos, aos parentes e principalmente a Deus. As provaes sero suportadas se no tivermos que faz-las sozinhos. Mark Baker (2008), em seu livro Como Deus cura a dor, nos afirma que devemos saber lidar com o sofrimento. No devemos deixar que as situaes adversas nos transformem naquilo que no desejamos ser. Temos o poder de decidir o que ser e como agir diante da dor. No o fato de sofrer que nos torna uma pessoa melhor ou pior, mas aquilo que fazemos com o sofrimento. Ele apenas uma fora que impele. Pode nos impelir de modo brusco ou chegar lentamente e permanecer durante um longo perodo de tempo. No podemos escolher o tipo de sofrimento que vamos enfrentar na vida, mas podemos escolher a direo que decidimos seguir. (MARK BAKER,2008) Pude vivenciar isso recentemente. Registro essa verdade e os milagres que Jesus fez em minha vida para a glria de Deus, Nosso Senhor. Reconheci a promessa divina e tomei posse ao ler o seguinte trecho do Evangelho de Joo: Ao ouvir isso, Jesus disse: essa doena no acabar em morte; para a glria de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela. (Joo 11:4). Assim a provao pela qual passo s serviu para unir pessoas, nos aproximar ainda mais de Deus e fortificar nossa esperana Nele, aumentar a nossa f e salvar muitas almas. E isso maravilhoso. Bendito seja Nosso Senhor Jesus Cristo que perdoa e salva. Venham e ouam, todos vocs que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. A Ele clamei com os lbios; com a lngua O exaltei. Se eu acalentasse o pecado no corao, o Senhor no me ouviria; mas Deus me ouviu, deu ateno orao que lhe dirigi. Louvado seja Deus, que no rejeitou a minha orao nem afastou de mim o seu amor!. (Salmo 66:16-20). Ainda, quando as tribulaes parecerem instransponveis, quando no podemos fazer mais nada diante dos fatos, em frente ao impraticvel, nesse instante que Nosso Senhor mais age. Ele o Cara! Mas pede confiana, obedincia e entrega. Paulo solicitou a Jesus, trs vezes, que retirasse um espinho na carne que o fazia sofrer; para que no exaltasse em si mesmo por causa das revelaes que lhe eram feitas. Jesus disse a Paulo: Minha graa o suficiente para voc, pois o meu poder se aperfeioa na fraqueza. (II Corntio 12:9)

Ento, amigos, diante de nossas impossibilidades est mais evidente a ao de Deus. Diante de nossas fraquezas, peamos apenas a graa Dele, pois o Seu poder se aperfeioa diante de nossa fragilidade. Manifesta-se com maior fervor, para que no confiemos em ns mesmos e nem nos homens. Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua fora, mas cujo corao se afasta do Senhor. Ele ser como o arbusto no deserto; no ver quando vier algum bem. Habitar nos lugares ridos do deserto, numa terra salgada onde no vive ningum. Mas bendito o homem cuja confiana est no Senhor, cuja confiana nele est. Ele ser como uma rvore plantada junto s guas e que estendestes as suas razes para o ribeiro. Ela no temer quando chegar o calor ,porque as suas folhas esto sempre verdes; no ficar ansiosa no ano da seca nem deixar de dar fruto. (Jeremias 17:5-8) nosso atestado de dependncia de Deus a quem sempre devemos estar ligado atravs da orao, da comunho, do jejum, da caridade, da obedincia e da prtica de todos os Seus ensinamentos. justamente quando estamos fracos que o Senhor se apresenta mais forte. Recorra a essa fora. Senhor dos Exrcitos, como feliz aquele que em ti confia. (Salmo 84:12). Para aprofundamento do tema confiana sugerimos as seguintes leituras: * Mateus 7. 7,12 * Salmo 27 * Tito 2. 11,14 * Tiago 1. 12,15 Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocs tenham paz. Neste mundo vocs tero aflies; contudo, tenham nimo! Eu venci o mundo. (Joo 16:33). F viva em Deus - Ele especialista em impossveis. (Testemunho de um milagre) O que nascido de Deus vence o mundo; e esta a vitria que vence o mundo: a nossa f. (1Joo 5:4) Uma doena. Uma internao urgente. Mais de 15 dias de UTI. Quase 60 dias internado. Trs cirurgias. Uma sem perspectivas, segundo a medicina, embora bem sucedida o paciente pudesse retornar a vida por conta prpria. Ficaria indefinidamente sobrevivendo por aparelhos, em coma, devido debilidade do rgo cirurgiado, mas a nica chance de continuar a vida era a cirurgia. Resultado: pela misericrdia e bondade Divina, em menos de duas horas aps a cirurgia, o paciente j respirava por conta prpria. Tornava-se conhecido no hospital como o rapaz do milagre.

Os milhares de pedidos, o clamor, as centenas de oraes de amigos, de parentes, de conhecidos e de desconhecidos, dos familiares, de todos. A f de todos foi imprescindvel nesse momento. Deus nos atendeu e fez mais do que podamos imaginar. Mas que tipo de f foi essa? Segundo Magno Paganelli (2005), em seu livro Alimentando a f, existem trs tipos de f: a comum, a ideal e a especial. Esta ltima, como a f que os discpulos tiveram quando operavam milagres imediatos. Com este tipo de f, Pedro curou o aleijado de nascena (Atos 3: 1-16); Paulo ressuscitou o jovem utico em Trade (Atos 20:7-12); entre outros exemplos. O autor afirma que a f comum aquela que no produz mudanas na vida de uma pessoa, nem fsicas, nem espirituais. Muitas pessoas possuem esta f. Elas creem que a Bblia a palavra de Deus revelada ao homem, creem que Jesus Cristo o filho de Deus que morreu para perdoar os nossos pecados e nos dar a vida eterna, mas mesmo crendo nessas verdades, essas pessoas no experimentam mudanas em suas vidas. Essas verdades no fazem sentido para elas. uma f morta, sem obras. Ver (Tiago 2:26). Ns fomos salvos por meio da f, como escreveu Paulo, mas essa f demonstra sua eficcia quando se coloca a disposio para transformar vidas e servir ao prximo. Caso nossa f no execute essas funes, no ser uma f viva, ideal. Pois vocs so salvos pela graa, por meio da f, e isto no vem de vocs, dom de Deus (Efsios 2:8). Essa f ideal tem origem nas palavras ensinadas por Jesus. Para exercit-la necessrio cumprir duas etapas: aprender os ensinos de Jesus (Lendo, meditando e refletindo a Bblia) e aplic-los em nossa vida diariamente. Assim estaremos lanando as bases da f viva, conceituada em (Hebreus 11:1) Ora, a f a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que no vemos. Mas como ter tamanha f? A f do centurio, da canania, dos dois cegos? Como j citamos, a f dom de Deus, s ele nos concede, porque o alvo de nossa f o prprio Deus. nosso objetivo agrad-Lo, e somente mediante a f isso possvel. Sem f impossvel agradar a Deus(Hebreus 11:6). E somente atravs da f em Jesus podemos chegar a Deus, porque Ele o caminho e nos ensina. Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vem ao Pai, a no ser por mim. (Joo 14:6). Nessa direo prpria Bblia nos ensina como buscar a f que Deus nos concede: Consequentemente, a f vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem ouvida mediante a Palavra de Cristo. (Romanos 10:17). O Apstolo Paulo afirma que preciso ouvir a pregao da Palavra para ter f: Como, pois, invocaro aquele em que no creram? E como crero naquele de quem no ouviram falar? E como ouviro, e no houver quem

pregue?. (Romanos 10.14). preciso ouvir, ler, conhecer a Palavra de Deus e viv-la para ter esta f ideal. Ela executa o milagre que desejamos. Podemos alcanar milagres se pedirmos a Deus em nome de Jesus. Digo-lhes a verdade: aquele que cr em mim far tambm as obras que tenho realizado. Far coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocs pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocs pedirem em meu nome, eu farei. (Joo 14:12-14). Tudo possvel quele que cr. (Marcos 9:23). Observem no Evangelho de (Mateus 9:27-30), os dois cegos pedindo ao Nosso Senhor a cura. Antes de se manifestar, Jesus faz uma pergunta a eles, que prontamente responderam: sim, eu creio. E voc, cr que Jesus pode agir definitivamente em sua vida? Transformando-a imensuravelmente? Pois acredite, Ele pode. Ele pode muito mais do que imaginamos: E conhecer o Amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocs sejam cheios de toda a plenitude de Deus. quele que capaz de fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em ns, Ele seja a glria na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as geraes, para todo o sempre, Amm. (Efsios 3:19-20). Jesus to maravilhoso que assegura que se tivermos uma f Nele do tamanho de um gro de gergelim faremos o inimaginvel (Mateus 17:20,21 ; 20:21-22) e mesmo que sejamos infiis, a Palavra de Deus permanece fiel (2Timoteo 2:11-13), porque Ele no pode negar-se a si mesmo e nem depende de ns, mas o contrrio. Reconciliemo-nos com Ele. Ele to justo que atende do mais simples romeiro que mal sabe expressar sua f em palavras, mas a sente; ao mais poliglota pastor, padre que apresenta sua f em diversas lnguas. Ele v o que as palavras no conseguem expressar, o mais puro sentimento, a verdade em cada um. Jesus o autor e o consumador de nossa f, Ele espera apenas que creiamos Nele, sinceramente. O resultado um s: Jesus lhe disse: v! Tua f te salvou. (Lucas 18:42).
Para aprofundamento do tema f sugerimos as seguintes leituras: Hebreus 11.1,39 Joo 11.40 1Samuel 17.1,53 Marcos 11.22,26

O QUE PRECISO PARA VIVER TUDO ISSO? preciso nascer de novo. Renovar sua f. Submeter-se a Deus. Quando voc proclama a Palavra do Senhor e se arrepende dos seus pecados, certamente Deus ouvir o seu clamor e atender seus pedidos, porque a prpria Bblia diz que a Palavra no volta a Deus sem produzir

seu fruto. Assim tambm ocorre com a Palavra que sai de minha boca: ela no voltar

para mim vazia, mas far o que desejo e atingir o propsito para o qual a enviei. (Isaias 55:11). Cremos na Palavra. Cremos porque Deus fiel no cumprimento da Sua Promessa, Ele vela pelo cumprimento de Seus preceitos: O Senhor me disse: voc viu bem, pois estou vigiando para que minha palavra se cumpra (Jeremias 1:12). Para viver todas essas maravilhas, sem restries dos recursos celestiais, assim como Jesus Cristo, basta fazer, pensar e sentir como Ele fez, pensou e sentiu. Em outras palavras, viver como o Ungido; viver sempre fazendo a vontade do Pai. Sendo obediente a Deus. Mas, sabendo Deus, que por esforo prprio impossvel para o ser humano andar em total obedincia a Ele e a Sua Palavra, Deus colocou Seu Esprito Santo em ns, dandonos a capacidade de obedecer-lhe e de guardar Seus mandamentos. Porei o meu esprito em vocs e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente as minhas leis. (Jeremias 36:27). Ainda em (Joo, 14:15), Jesus nos diz: Se vocs me amam, obedecero aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dar outro Conselheiro para estar com vocs para sempre, o Esprito da Verdade. Com a fora do Esprito Santo de Deus em ns tudo se manifesta. Temos condies de sermos fiis a Deus, de seguir Seus decretos. Mas de nada adianta repassarmos nossas experincias de vida ou diversos conselhos e exortaes, se essa mudana no vier de dentro do corao, de sua vontade e de sua convico. Mrcio Mendes (2008), em seu livro Vencendo Aflies, alcanando milagres, (que recomendo a todos, pois modificou a minha vida) diz que um bom conselho denuncia e desmascara o erro, mas no impede que a pessoa erre, no capacita para o bem. Como ele (o conselho) vem de fora, no transforma o homem por dentro, no muda o corao. S Jesus pode transformar algum... e toda essa obra maravilhosa acontece pelo Esprito Santo que toma daquilo que de Jesus, do seu amor, e no-lo comunica, para transformar nossa vida velha, desgastada e destruda numa vida inteiramente nova. Qualquer mudana sem Deus tnue. S o esprito Santo pode mudar um corao, e a presena dele em ns se far em sua plenitude quando estivermos em comunho com Cristo, assim como Cristo mantinha-se cheio do Esprito Santo por sua comunho com o Pai. Nossa comunho em Cristo manter nosso corao e nossa mente centrados Nele. viver Sua Palavra. orar a Deus, entregar-se a Ele, esvaziar-se do prprio eu, de nossa posio social, de nossa profisso, de nossas glrias e derrotas, apresentando-se apenas como Seu filho. Para nossa comunho com Cristo necessrio pedir que o Esprito Santo faa morada definitiva em ns e nos comande, para que faamos sempre a vontade do Pai.

No desconsiderem a oportunidade que Deus lhe ensina e mostra Seu caminho, pois aqueles que desprezam o conhecimento de Deus, Ele os entregou a uma disposio mental reprovvel, para praticarem o que no deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustia, maldade, ganncia e depravao. Esto cheios de inveja, homicdio, rivalidades, engano e malcia. So bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; so insensatos, desleais, sem amor pela famlia, implacveis. Embora conheam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, no somente continuam a pratic-las, mas tambm aprovam aqueles que as praticam. (Romanos 1:28-32) No pensem ainda que Deus fecha os olhos a toda maldade praticada pelo mundo. Deus retribuir a cada um conforme seu procedimento. Ele dar vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glria, honra e imortalidade. Mas haver ira e indignao para os que so egostas, que rejeitam a verdade e seguem a injustia. Haver tribulao e angstia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glria, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus no h parcialidade. (Romanos 2:6-11). Em Deus no h partido poltico, no h time, no h religio, no h cor, no h. Deus justo, Deus grande. por isso, amigos, que Ele, apesar de nossos pecados, no desistiu de ns. Deus acredita em voc e investe em voc. Esse artigo mais uma forma Dele lhe dizer que o ama. Porque Ele amor. Amor na sua essncia, que ns no temos nem ideia da sua dimenso, pois supomos pelo que somos capazes de sentir. Mas Deus infinitamente maior. Pois nesse amor imensurvel que Ele lhe quer. Entregue-se verdadeiramente a isso. Para aprofundamento do tema obedincia e encher-se do Esprito Santo sugerimos as seguintes leituras: Romanos 2:13 1Joo 2: 3-14 1Joo 4:1-6 Atos dos Apstolos captulos 1; 2; 10:34,47 SENHOR, O QUE QUERES DE MIM? importante destacar que somos livres para fazermos nossas escolhas. As oportunidades no so to determinantes em nossas vidas quanto nossas escolhas diante delas, que podemos aproveit-las ou refut-las. E alguns caminhos aparentemente bons no incio se mostraram frustrantes no decorrer. A cada ao que formos realizar, em

qualquer momento ou circunstncia, precisamos pedir a Deus orientao. Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos (Sl 119:30). Devemos sempre estar atentos para conhecer e obedecer vontade de Deus. Assim como Cristo, que sabendo da vontade do Pai, esvaziou-se de si mesmo, de sua glria, para cumprir os desgnios de Deus. Seja a atitude de vocs a mesma de Cristo Jesus, que embora sendo Deus, no considerou que o ser igual a Deus era algo que devia apegar-se; mas esvaziou-se si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se em si mesmo e foi obediente at a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou mais alta posio e lhe deu o nome que est acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos cus, na terra e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor, para a glria de Deus Pai. (Filipenses 2:5-11). Se Jesus, que nosso mestre e nosso guia, prontificou-se a humilhar-se e viver em total obedincia vontade do Pai e por isso Deus se fazia presente Nele; quanto mais ns, que sendo pecadores, precisamos identificar a vontade do Senhor e obedec-la, para que Deus se faa presente em ns. Diante de tudo isso, como saber o que o Senhor quer de mim? O primeiro passo para conhecermos a vontade do Pai irmos a fonte: ler e meditar Sua Palavra. Isso mesmo, na Bblia esto registrados desgnios de Deus para Seu povo. Mas s pegar a Bblia e abrir em qualquer livro, e l vai est o que Deus quer e como devemos agir para agrad-lo e ainda as respostas necessrias para o meu dia a dia? Posso afirmar que l tem tudo isso e muito mais. Apenas o manuseio mais especfico, pois Toda a escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo e para a instruo na justia, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado pra toda boa obra (2 Timteo 3:15-17). Se possvel, devemos fazer um curso bblico e compartilhar com os mais experientes nossas descobertas e dvidas. Devemos pedir ao Esprito Santo que nos ilumine e nos revele os anseios de Deus atravs da palavra sagrada. Que desperte em ns o Temor do Senhor, que o princpio da sabedoria, e assim termos o discernimento necessrio para percebermos a vontade de Deus em todos os momentos de nossa vida. A vontade de Deus que vocs sejam santificados (1 Tessalonicenses 4:3). O Senhor s quer o nosso bem. Quer que sejamos Seu povo, santo e irrepreensvel. Quer que sejamos prsperos, felizes, quer nos dar suas graas. Quer que sejamos salvos e tenhamos a vida eterna. Porque a vontade do meu Pai que todo aquele que olhar para o filho e nele crer, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ltimo dia (Joo 6:40).

Mas to importante quanto identificar a vontade de Deus em nossas vidas a nossa reao diante dela. Luzia Santiago, cofundadora da comunidade Cano Nova, em seu blog, refora que Quando temos uma reta inteno diante das situaes, o prprio Senhor adianta-se em nos mostrar o caminho certo, e se por acaso errarmos com o desejo de acertar na vontade de Deus, Ele mesmo endireitar os nossos passos. A autora conclui Existem pessoas que so eternamente infelizes, porque no sabem fazer as escolhas certas para a sua vida. Tudo muito simples, basta perguntarmos ao Senhor em cada situao: Senhor, o que queres de mim? O que queres que eu faa? O que queres para a minha famlia? Mostra-me os Teus caminhos! Peamos ao Senhor a graa de sermos dceis vontade dEle em todos os momentos de nossa vida. Sermos dceis! De nada adiantaria saber os desejos de Deus para mim e rejeit-los. Seria sabotar a si prprio. Seria dizer no a prpria vida. Nisso tudo, temos uma certeza, precisamos nos aproximar mais de Deus. E isso conseguimos atravs da orao, do jejum e da caridade. Precisamos viver em comunho com Ele diariamente. Entregue-se por completo a vontade de Deus. Siga os passos de Jesus. Aprenda seus ensinamentos. Viva-os cotidianamente. Deus no foca nosso passado e nem tem uma mquina registradora para nossos pecados. Se voc se arrepender dos pecados cometidos e se dispor a no mais comet-los, o Senhor Deus, o perdoar. Eu tambm te perdoou. V e no peques mais (Joo 8:11), e estar com voc em todas as situaes porque o ama e lhe quer bem. Volte-se ao Pai, Ele o seu Pai, amado e misericordioso. Santo e agradvel que cuida de voc com amor. Para aprofundamento do tema vontade de Deus sugerimos as seguintes leituras: Hebreus 10. 5,7 1Tessalonicenses 4.3,12 Colossenses 1. 9,11 1Corntios 2. 7,16 COMUNHO COM DEUS Devemos sempre estar conectados a nossa fonte: Deus. E essa conexo estabelecida pela orao. Precisamos orar em todos os momentos, em todas as circunstncias: agradecendo a Ele, louvando-o, pedindo perdo, suplicando milagres ou intercedendo pelos outros. Somos seus filhos amados e Ele quer que estejamos em total comunho, compartilhando toda nossa vida, tudo que passamos, sentimos ou pensamos. Pea a Deus que o Esprito Santo desa sobre voc e o ensine a orar. O reconhecimento de nossa dependncia de Deus nos habilita a invoc-lo. Em ato de humildade supliquemos a Ele os

nossos pedidos e cantemos hinos e salmos a Sua glria. Eu orei assim: Senhor, s tu s o Deus de minha vida, Meu Deus, meu Pai. Minha beno. Obrigado por mais este dia, pela natureza, pelos meus familiares, meus amigos, pela vida. Agradeo por tudo que me proporciona. No sou digno de pedir mais nada. Seja feito segundo a tua vontade, assim na terra como nos cus. Que a tua graa recaia sobre ns para que no caiamos em tentao e sejamos firmes na f e no testemunho. Pai, que teu Esprito encha-nos com a tua paz, teu amor. Preencha-nos com a sabedoria e a revelao necessrias para achegarmos a ti. Capacita-nos para realizarmos os propsitos para os quais o Senhor nos enviou. Amm. Alm disso, em minhas oraes dirias incluo: Pai Nosso; Ave Maria; Orao de Nossa Senhora da Conceio; Tero da Misericrdia; Orao de Nossa Senhora da Sade; Diversos salmos, preferencialmente o 23 e o 41 e a leitura diria da Bblia. Fortaleceram tambm minha f, alm de minhas famlias, meus amigos, pregaes e testemunhos. Minha base no grupo de Jovem Viso Jovem, atravs do qual vivenciamos o amor de Deus na comunidade foi determinante em minha vida, e acredito, na vida de todos que participaram dele. Hoje com os diversos recursos que temos para conhecer e aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus podemos utiliz-los em todos os momentos: so hinos, canes que revigoram a alma; desenhos bblicos que trazem a mensagem de Deus de forma animada e emocionante; MP3 de pregaes e da prpria Palavra; DVDs; Canais de TV 24h, etc. s querer. CONCLUSO Alguns podem at pensar assim: s agora diante de um problema de sade grave que ele se manifesta to vigorosamente sua f. Por que no fez isso antes? No d para mesurar aquilo que intangvel. Ningum sabe ao certo a fora que tem at se ver impelido a us-la, principalmente de forma urgente ou trgica. Ainda mais quando essa fora um sentimento, a coragem, por exemplo; ou espiritual, como a f. Quando decorre o fato, manifesta-se essa fora indistintamente nas pessoas, mas de forma arrebatadora, em todas. importante destacar que com Deus sempre vir a fora, a coragem e no o medo; em comunho com Ele vir a fortaleza, a f, e no a fraqueza, a descrena. Com Deus no h espao para a dvida, Ele lhe completa com a certeza que Ele , pois Ele perfeito. O que mais posso afirmar diante de tudo isso que estou muito feliz. Feliz porque despertou em mim a f viva. To necessria a todos. E essa f viva no me tira da

realidade, mas me capacita a viver verdadeiramente a Palavra de Deus. Viver aquilo que prego. Como disse So Francisco: pregai o evangelho e, quando necessrio, use as palavras. Ou seja, pregar a Palavra principalmente com a conduta. Viver a honestidade, a caridade, a humildade, o amor, todos os ensinamentos de Cristo. Viver no cotidiano, no trabalho, em casa, no lazer, em todos os momentos. No tarefa fcil, principalmente quando estamos to acostumados com o avesso das coisas, achando to comum o errado, mas o caminho a seguir, e maravilhoso porque no h outro que permita a vida. Jesus esse caminho maravilhoso. Ele permite a vida, pois Ele a prpria vida, no h outra sem Ele. No apenas esta que vemos, Ele nos garante, mas outra, perfeita, se crermos Nele e o seguirmos. E este o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida nossa por meio de Seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem no tem o Filho de Deus no tem a vida. (1Joo 5: 11-12) Quando digo viver aquilo que prega e acredita, falo que no se pode querer viver a Palavra de Deus apenas quando quiser, quando convm aos olhos. Querer viv-la em parte. Quando a palavra diz para dar esmolas, eu fao, mas quando diz que para perdoar meus inimigos, no fao, no consigo... quando a Bblia ensina a orar, eu fao, rezo. Mas quando fala em humildade: sempre sentei neste banco, deste lado da igreja, v para outro lugar ou fique em p. A arrogncia, a prepotncia e a vaidade ainda imperam em nossos coraes. Mas s at o dia que deixarmos. Devemos limpar nosso corao de toda e qualquer maldade e observar os desgnios de Deus, sempre. A obedincia fator de salvao (Joo 8:51); e a desobedincia, de morte (Genesis 2:16-17); (2Tessalonicenses 1: 8-9). E ns temos esse poder de escolher. O diabo no pode faz-lo rebelar-se contra Deus, ou obrig-lo a desobedecer a Deus e a Sua Palavra ou for-lo a ceder tentao. O diabo no tem absolutamente poder algum sobre voc, a no ser que voc permita, afirma o pastor Morris Cerullo (2000), em comentrio na Bblia de estudo Batalha Espiritual e Vitria Financeira. No final de tudo a escolha sempre nossa. E tudo que fizermos, faamos de corao, como para o Senhor, que nos recompensar (Colossenses 3:23). E eu lhes escrevo isso, amigos, irmos, meus leitores, que o bem, o melhor que quero para mim, desejo a vocs. E o melhor que tenho Deus no corao. o que compartilho com vocs, o que vivi e vivo mais intensamente hoje. Que Nosso Senhor permita que possamos viver esse amor pessoalmente, nos encontrando, compartilhando tudo isso numa conversa, num abrao, num olhar, num sorriso ou numa lgrima. Estaremos sempre juntos no Amor de Deus. At este dia ento.

Fraternalmente, Manoel Jr. So Paulo, 20 de junho de 2011,

Vous aimerez peut-être aussi