Vous êtes sur la page 1sur 16

Edio - N 28

Varginha, 7 de outubro de 2011

Nas Bancas R$ 0,50

Concursos
Nas pginas 8 e 9

Tentou agredir Guardas Municipais em Varginha e foi o primeiro alvo da TASER


Leia mais na pgina 3 No sculo XVIII, tropeiros compravam mercadorias em So Paulo e vendiam no serto mineiro. Esses comerciantes viajavam em tropas e dormiam em cabanas, erguidas de seis em seis lguas. O atual bairro da Vargem era um desses pontos de descanso. Neste local, surgiu o primeiro povoado de Varginha, no do sculo dezoito. Os primeiros documentos de que se tem notcia sobre a histria de Varginha datam de 1.780. No sculo seguinte, mais precisamente em 1.863, os Estados Unidos acabam com a escravatura em seu pas, o que iria refletir anos mais tarde, no Brasil. O Pas vive uma poca de prosperidade, celebrando os primeiros sessenta anos de independncia. Os tropeiros que passavam regularmente por Varginha construram uma pequena capela prximo de onde est situada atualmente a Igreja Matriz do Divino Esprito Santo. Este foi outro ncleo de origem da cidade, que, um sculo mais tarde, se tornaria no centro econmico-financeiro da cidade. At 1.882, Varginha chegou a ter 1.700 escravos. O beco onde hoje est o Colgio Pio XII era um centro de comrcio de escravos. A cidade recebia suas primeiras empresas e o movimento era intenso. No relacionamento internacional, a situao no era favorvel. A Inglaterra fazia presses sobre o Brasil, um dos ltimos pases que continuava comercializando escravos. Mercadoria em falta acarreta alta no valor: um escravo passou a custar o equivalente a uma fazenda. O trabalho escravo j no possua atrativos suficientes. O Brasil, ento, um acordo com a Itlia, onde vrios imigrantes deslocam-se de sua terra natal para o Brasil. A passagem era paga pelo governo brasileiro, em troca de cinco anos de trabalho na lavoura. Aps esse perodo, a comunidade italiana que veio para a ento Vila de Varginha j est completamente integrada aos aspectos da sociedade local. Sua presena intensa, assim como as colnias portuguesas e espanholas. A influncia de alguns imigrantes continua at hoje, atravs do estilo de diversas casas, principalmente no centro. A pequena vila, na dcada do sculo XX, j contava com 113 estabelecimentos de beneficiamento de caf. O produto sempre foi um importante fator de desenvolvimento, principalmente em decorrncia da influncia paulista. Mas, segundo os documentos que registram a histria do municpio, o progresso de Varginha foi intensamente impulsionado aps 1.925, com a visita do presidente do Estado, Antnio Carlos Ribeiro de Andrada. Na ocasio, o presidente assumiu um emprstimo no valor de 2.500 contos de ris, o equivalente a cem fazendas. O emprstimo possibilitou a terraplenagem e reestruturao completa da cidade, com o asfaltamento das principais ruas. Nos anos seguintes o caf seria considerado importante propulsor da economia local. Nas ltimas dcadas, porm, o surgimento intenso de empresas e o crescimento do comrcio aumentaram as opes de investimento em varginha.

Varginha vice campe do Circuito Sul Mineiro de Jud


Leia mais na pgina 4

Condenados em regime aberto cumprem pena domiciliar em Varginha


Leia mais na pgina 6

Museu Municipal realiza exposio sobre a infncia no sculo passado


Leia mais na pgina 13

Hospital Bom Pastor oferece cirurgia gratuita com videolaparoscopia


Leia mais na pgina 6

Jornal Varginha Hoje Leonardo Ciacci fala das vantagens de um gasoduto para Varginha
O Vereador Leonardo Ciacci pediu ao Prefeito Municipal, ao Governador Antnio Anastasia, ao Deputado Federal Dimas Fabiano e ao Deputado Estadual Dilzon Melo, o que envidem esforos no sentido de intercederem junto ao Ministrio de Minas e Energia, para implantao de um gasoduto em Varginha. Leonardo explica que o municpio de Varginha ainda no abastecido com gs natural por meio de duto. Assim, sua populao deixa de beneficiar-se das vantagens trazidas pelo energtico, especialmente no que se refere sua indstria. Enquanto persistir tal situao, milhares de empregos deixam de ser criados e a economia local sofre com a perda de competitividade em relao s cidades que j dispem da infraestrutura necessria para receber o combustvel. Alm de viabilidade de preos mais baixos, segundo ele a construo do gasoduto pode ser um novo atrativo para a instalao de novas empresas no Municpio, bem como incentivo quelas j instaladas. De acordo com o art. 4 da Lei n 11.909/2009, a chamada Lei do Gs, atribuio do Ministrio de Minas e Energia propor os gasodutos de transporte que devero ser construdos ou ampliados. Sendo assim, solicitamos a Administrao Municipal, ao Governador do Estado, ao Deputado Federal Dimas Fabiano e ao Deputado Estadual Dilzon Melo, que envidem esforos junto a esse insigne Ministrio, para que sejam realizados estudos e adotadas as medidas necessrias para a construo de gasoduto para o Municpio, em razo dos relevantes benefcios econmicos e sociais que adviro de to relevante obra de infraestrutura, que muito contribuir para a gerao de emprego e renda na nossa cidade.

7 de outubro de 2011

Vrdi intercede por artistas da cidade


De posse de reclamaes de pessoas ligadas rea da cultura, das dificuldades encontradas na aprovao e operacionalizao de seus projetos, bem como das dificuldades encontradas no momento da prestao de contas, o Vereador Vrdi Lcio Melo quer saber do Prefeito Municipal, e do Presidente do COMIC Conselho Municipal de Incentivo Cultura, Renato Srgio Alves, se o planejamento do referido Conselho est contemplando alteraes no sistema de anlise de Projetos, deliberaes de recursos e prestao de contas. Vrdi quer saber quais as mudanas sero implementadas. Segundo ele, as informaes so fundamentais para que possa contribuir com o aperfeioamento da Legislao, buscando sempre simplificar e desburocratizar o sistema, alm de participar efetivamente do desenvolvimento da cultura em nosso municpio.

Porque remunerao de mdicos pr-labore do HBP esta atrasando?


De posse de relatos de alguns funcionrios e mdicos do Hospital Bom pastor, de que a remunerao dos mdicos pr-labore da referida instituio, esto sendo pagas com relativo atraso, o Vereador Dr. Fernando Guedes encaminhou requerimento ao Prefeito Municipal, a fim de saber se processe a do atraso na remunerao dos mdicos prestadores de servio pr-labore do hospital Bom Pastor, e, se positivo, que justificar o motivo do atraso e quando ser regularizada a situao. A informao que temos e de que a remunerao dos mdicos pr-labore do referido hospital esto sendo pagas com atraso, chegando alguns casos at 4 meses, e este fato tem prejudicado os mesmos no cumprimento das suas obrigaes financeiros e, consequentemente, deixando-os em difcil situao, contou o vereador. Segundo ele os mdicos desempenham excelente trabalho naquele hospital, no deixando de cumprir com suas obrigaes profissionais, atuando com tica e amor profisso, portanto, no sendo justo em hiptese alguma, o atraso da remunerao dos mesmos, caso isso venha acontecendo. As informaes requeridas so necessrias para tomarmos conhecimento da realidade dos fatos e, assim, fazermos o que estiver ao nosso alcance para regularizar a situao dos funcionrios que dependem da remunerao regular para sua sobrevivncia, justificou.

EXPEDIENTE

Diretor Responsvel: Adilson Martins Moreira (Adilson Barra)

EDITORA
FERNANDA CAVALCANTI SILVA
RUA SILVIANO BRANDO,426 S/01 CENTRO 37.550-000 POUSO ALEGRE MG

Representantes em outras localidades: Republicar Belo Horizonte Privativa Comunicao So Paulo, Rio de Janeiro, Braslia, Curitiba, Fortaleza, Florianpolis, Porto Alegre, Salvador, Belm, Recife

W W W. J O R N A LVA R G I N H A H O J E . C O M . B R
A direo no se responsabiliza pelos conceitos emitidos em artigos assinados, mesmo sob pseudnimo. Esses artigos so da inteira responsabilidade de seus autores.

Notcias dirias de Varginha


www.jornalvarginhahoje.com.br

7 de outubro de 2011

Jornal Varginha Hoje

Tentou agredir Guardas Municipais em Varginha e foi o primeiro alvo da TASER

A penso alimentcia e a maioridade


Uma pessoa, que chamo de F, props na Justia pedido para que no mais pagasse penso alimentcia em favor de M, pois acabara de completar 18 anos. O juiz que apreciou o pedido julgou-o improcedente. Inconformado, F, por sua defensora pblica, leva a questo at o TJ/RJ (Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro), que mantm a deciso monocrtica e sacramenta que a maioridade no se constitui em circunstncia bastante para por si s autorizar a extino da obrigao alimentar, e que ainda que no caso em tela a filha tenha atingido a maioridade, continua os estudos, visando prestar concurso vestibular.

Aumento nos casos de cncer de garganta associado ao HPV


O nmero de casos de cncer de garganta e da parte de trs da boca est aumentando, especialmente por causa do crescimento dos casos decorrentes de infeco viral pelo vrus do papiloma humano (HPV), de acordo com um estudo norte-americano. O nmero de pessoas diagnosticadas com o cncer oral relacionado ao HPV em 2004 foi o triplo do diagnosticado em 1988 - em grande parte por causa das mudanas no comportamento sexual que ajudaram a disseminar o vrus, suspeitam os pesquisadores. O HPV uma infeco transmitida sexualmente muito comum que pode causar verrugas genitais e determinados tipos de cncer, incluindo o de colo de tero, de nus e de pnis. "Toda a associao entre o cncer de cabea e pescoo relacionado ao HPV muda completamente nossa ideia de quem est sob risco, de como tratar o cncer, do prognstico e da preveno do cncer", disse Maura Gillison, da Ohio State University, que liderou o estudo publicado no Journal of Clinical Oncology. Gillison e seus colegas examinaram tecidos de cncer oral coletados de 271 pacientes ao longo de um perodo de 20 anos. O tipo de cncer que eles examinaram, chamado orofarngeo, comea na parte de trs da lngua, a parte mole do cu da boca, nas amgdalas ou na lateral da garganta. Nas amostras, eles procuraram por evidncia de infeco por HPV e descobriram que os casos relacionados ao HPV tornaram-se mais comuns a cada dcada, enquanto as amostras que no testavam positivo para o vrus tornaram-se menos comuns. A partir desses resultados, eles estimam que os casos de cncer oral relacionados ao HPV atingem 26 em cada milho de pessoas nos Estados Unidos, comparados com oito em cada milho de pessoas em 1988. Tina Dalianis, professora no Instituto Karolinska, na Sucia, que no participou do estudo, disse acreditar que o aumento no caso de cncer de boca "deve-se a uma epidemia de HPV". "Acreditamos que os hbitos sexuais mudaram e que h um aumento na atividade sexual mais cedo na vida, com uma troca de muito mais parceiros sexuais no geral", afirmou ela.

Por volta das 12:00 hs de 29/09, a Guarda Municipal foi acionada no Terminal Rodovirio onde segundo informaes, haviam indivduos causando transtorno naquele local. Diante aos fatos a equipe abordou 03 suspeitos nas proximidades com as mesmas caractersticas, sendo que um deles completamente alterado tentou agredi-los fisicamente, durante a captura o mesmo persistindo na desobedincia e desferindo chutes e pontaps contra os guardas, foi necessrio o uso da pistola Taser, somente ento os agentes lograram xito na conteno do autor. Contido, R.Q.S 26 anos natural de Osasco / SP recebeu voz de priso e foi encaminhado delegacia de planto para esclarecimentos. Ele tambm apontado como um dos lideres que abordam e ameaam as pessoas para obter vantagens a muito tempo na regio e possui uma extensa ficha criminal. A Pistola de Condutividade Eltrica um armamento que emite uma onda T com uma tenso de 50.000 volts, que paralisa o sistema nervoso da pessoa imediatamente, foi onde a equipe logrou xito na ocorrncia.

Ainda irresignado, F apresenta recurso ao Superior Tribunal de Justia (Resp n. 1198105), onde argumenta que M no demonstrou que estaria realmente estudando, e que essa comprovao, de que ainda precisava da penso alimentcia, deveria ser apresentada por quem recebia esses valores, e no por quem os pagava. Distribudo no STJ Ministra Nancy Andrighi, seu relatrio foi acolhido pela unanimidade dos seus pares da 3 Turma, em 01/09/11. Nele, lembrou a ministra que a obrigao de alimentar, antes da maioridade, decorre do Poder Familiar, e nessa situao o alimentante apenas pode opor a sua capacidade financeira como fator limitante do valor dos alimentos prestados, circunstncia que, por bvio, dever provar. A cessao da menoridade, contudo, traz consigo o fim do Poder Familiar e, por conseguinte, a vinculada obrigao alimentar dos pais em relao sua prole, remanescendo, no entanto, pela redao do art. 1.694 do CC/02, a possibilidade dos alimentos continuarem a ser prestados, agora em face do vnculo de parentesco. Essa alterao no substrato jurdico da obrigao alimentar gera questionamentos sobre a possibilidade de exonerao automtica da prestao alimentar, sobre a persistncia desse dever e, quanto a esse aspecto, sobre a distribuio do nus da prova. Ela frisa que, depois de completos 18 anos, do alimentado (quem recebe os alimentos) a obrigao de comprovar que ainda necessita da penso e, se isso no for feito, ela extinta. O resultado que F conseguiu modificar as decises do TJ/RJ e do juiz singular apenas no STJ, e no mais paga penso alimentcia. Se sua defensora no acreditasse no seu direito e levasse o caso a Braslia, o resultado seria outro. Vladimir Polzio Jnior, 40, defensor pblico (vladimirpolizio@gmail.com)

Jornal Varginha Hoje

7 de outubro de 2011

Varginha vice campe do Circuito Sul Mineiro de Jud


Setenta e cinco atletas da equipe de jud de Varginha, atravs da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel/Cres/Minas Olmpica) estiveram no ginsio da Alcoa em Poos de Caldas neste final de semana (2) onde 20 deles (5 a 8 anos) participaram do Festival e 55, nas categorias infantil (9 e 10 anos), Sub 13, Sub 15, Sub 17, Sub 20 e snior (acima de 20 anos), disputaram a 6 e ltima etapa do Circuito Sul Mineiro de Jud. A equipe da Semel retornou com 37 medalhas, sendo 16 de ouro, 7 de prata e 14 de bronze, e ainda 20 medalhas do Festival, em que todos os atletas participantes so premiados. Com este resultado, Varginha sagrou-se Vice-Campe Geral. Os principais judocas da Semel estiveram presentes no torneio. Andr Henrique Humberto, atual campeo das Olimpadas Escolares vai representar o pas no Campeonato Sul Americano Escolar, que ser realizado em dezembro na Colmbia. No a primeira vez que Andr participa de uma competio internacional. Em 2009 no Rio Grande do Sul, ele disputou e conquistou o vicecampeonato Sul Americano da Confederao. Fernando Martins Ramos, tambm atleta da Semel, sagrou-se campeo ano passado do Sul Americano, que foi disputado no Uruguai. Ambos os judocas varginhenses trouxeram medalhas de ouro dentro da categoria disputada por eles. O Circuito Sul Mineiro de Jud, promovido pela Liga Sul Mineira da modalidade, contou com a participao de 350 atletas de 17 clubes da regio. O prximo compromisso da equipe no dia 22 de outubro, em que participam do Campeonato Mineiro por faixas, que ser realizado no Minas Tnis Clube da capital. O jud da Semel/Cres/Minas Olmpica tem o apoio da academia Happy Fitness.

Uma cidade s cresce e desenvolve quando administrada com respeito e compromisso com o bem estar da populao. Varginha chega aos 129 anos de emancipao poltico administrativa com os olhos voltados para o futuro, graas quelas pessoas que, de alguma forma, se doam em busca de uma cidade cada vez melhor de se viver. Um mrito que deve ser compartilhado com o empreendedorismo de um povo honesto e trabalhador, e com a responsabilidade de agentes polticos comprometidos com um futuro promissor, que proporcione educao de qualidade, emprego e renda e uma sade digna para nossa gente.

Confira a lista dos judocas varginhenses premiados no evento:


Em 1 lugar: Alex Sandro de Arajo Junior; Andr Henrique Humberto; Danielle Aparecida dos Santos; Eduardo Almeida Silva; Felipe Comba Gomes; Fernando Martins Ramos (2); Jully de Abreu Pinto; Lvia Braga Luciano; Paloma Aline Cassimiro; Pedro Antnio Montevani; Taylor Machado Airton; Wendell Faria Gregrio; Weverton Loureno (2); Ygor Pereira da Silva. Em 2 lugar: Andr Henrique Humberto; Eduardo Martins Ramos; Kathariny Faria dos Santos; Leandro Nunes Soares; Marcos Eduardo Bueno de Paula; Pedro Luiz de Souza Ado; Ren Pedro Nuns. Em 3 lugar: Alex Sandro de Arajo Junior; Andr Luz F Ribeiro; Cludio Mitinori Ueda Jr.; Gabriel Adamo Galiano; Gabriel Resende Ferreira; Gustavo Nogueira Pereira; Henrique Rodolfo Ferreira; Iram Pereira Pinto; Marcos Eduardo Bueno de Paula; Ruy Gabriel Pereira Lemes; Tbata Maria do Prado; Talissum Siqueira Galo; Vincius Leite da Silva; Yuri Moreno Marciano.

7 de outubro de 2011

Jornal Varginha Hoje

Atletas do vlei de Varginha foi um dos municpios contemplados Varginha fazem dobradinha com o ICMS Turstico 2012 nas finais do Regional
Em comemorao ao Dia Mundial do Turismo, o secretrio de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, anunciou tera-feira (27), em Belo Horizonte, os 63 municpios mineiros contemplados com os recursos do ICMS Turstico em 2012, previstos em R$ 10 milhes. De acordo com Patrus Filho, a distribuio da parcela do ICMS Turstico uma ao pioneira no Brasil e Minas Gerais d exemplo de descentralizao de recursos, com repasses diretos aos municpios. Esta uma forma da poltica pblica ser executada na ponta, nas cidades, que detm o conhecimento de suas reais necessidades e sabem em quais aes o benefcio ser melhor aplicado para o desenvolvimento do turismo , afirmou o secretrio. Recebero o ICMS Turstico, a partir de janeiro de 2012, as seguintes cidades: Alfredo Vasconcelos, Angelndia, Antnio Carlos, Argirita, Barbacena, Bom Repouso, Botumirim, Bueno Brando, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Candeias, Capelinha, Capitlio, Carmo de Minas, Cataguases, Catas Altas da Noruega, Conceio da Barra de Minas, Consolao, Coronel Fabriciano, Coronel Pacheco, Coronel Xavier Chaves, Dom Silvrio, Dores de Campos, Estrela do Indai, Eugenpolis, Extrema, Gonalves, Gro Mogol, Guanhes, Ipanema, Ipuiuna, Itacambira, Itamarati de Minas, Itambacuri, Jenipapo de Minas, Jequeri, Lagoa Santa, Marliria, Minas Novas, Paraispolis, Passa Quatro, Piedade de Caratinga, Poos de Caldas, Pouso Alegre, Prados, Sabar, Sacramento, Santa Rita de Minas, Santana do Manhuau, Santo Antnio do Grama, So Joo Batista do Glria, So Thom das Letras, So Tiago, Sapuca-Mirim, Senador Amaral, Serra da Saudade, Sete Lagoas, Simonsia, Tiradentes, Trs Marias, Trs Pontas, Uberlndia e Varginha. Todas as regies de Minas Gerais possuem municpios contemplados. Neste ano, 217 cidades mineiras enviaram para a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) a documentao para habilitao ao benefcio. Houve crescimento de 41% na participao dos municpios em relao a 2010. J no ano anterior, 44 cidades mineiras foram habilitadas e desde janeiro de 2011, semanalmente, esto recebendo o benefcio. A expectativa de que, at o final deste ano, estas 44 cidades recebam uma soma de R$ 8 milhes. As equipes de vlei feminino e masculino, categoria infantil, de Varginha, atravs da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel/ Cres/Minas Olmpica) jogam neste final de semana (7 e 8) pelas finais do Campeonato Unimed da categoria. As atletas varginhenses entram em quadra na sexta (7) jogando em casa contra a equipe Top Volley de Lavras. A partida ser realizada no ginsio da Fuvae, s 17h. No segundo e ltimo jogo da rodada, Varginha enfrenta So Sebastio do Paraso, em Cambuquira. No fim de semana passado (1) a equipe pr mirim da Semel/Cres/Minas Olmpica disputou o ltimo circuito classificatrio do campeonato, que foi sediado em Perdes. Foram duas partidas. Na primeira, Varginha perdeu para o Gammon/Lavras por 3 sets a 0, e no segundo, venceu o Top Volley/Lavras por 3 a 0. Apesar da derrota nesta etapa, a equipe varginhense conseguiu classificao para o circuito final como 2 colocada. O tcnico da equipe varginhense, Andr Pereira, reconhece o desempenho das outras equipes. O Top Volley, por exemplo, uma equipe que se esforou muito pra chegar at aqui. Nessa final do infantil, esperamos fazer nosso melhor, colocar em prtica tudo que treinamos e poder trazer mais esse ttulo para nossa cidade. Ser nosso presente de aniversrio pra Varginha, conclui o tcnico se referindo s comemoraes pelos 129 anos da cidade. A delegao masculina, composta por 12 atletas, joga pela semifinal do campeonato, em Cambuquira. Varginha enfrenta Trs Coraes, partida que decide quem vai pra final. O outro confronto entre Pouso Alegre e Piumhi. A categoria infantil da Semel/Cres/Minas Olmpica j venceu o torneio em 2009. De acordo com os tcnicos da equipe masculina, Jos Braga Junior e Marcos Duque, as quatro equipes esto muito equilibradas e o campeo ser definido no detalhe. Podemos vencer ou ficar em 4 lugar. Quinze municpios disputaram o Campeonato Unimed na temporada de 2011, em todas as categorias, porm apenas Varginha conseguiu classificar as trs (mirim, infantil e infanto juvenil) para as finais. O medalhista de ouro garante vaga no Campeonato Estadual promovido pela Federao Mineira de Vlei.

Requisitos
Os requisitos mnimos para habilitao do municpio so: participar de uma Associao de Circuito Turstico reconhecida pela Setur, nos termos do Programa de Regionalizao do Turismo no Estado de Minas Gerais; ter elaborada e em implementao uma poltica municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Fundo Municipal de Turismo (Fumtur) em funcionamento. Tambm desejvel que o municpio participe nos critrios ICMS Meio Ambiente e Patrimnio Cultural da Lei Robin Hood.

ICMS Turstico
A incluso do critrio Turismo no Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) em Minas Gerais resultado de esforo coletivo entre as associaes de circuitos tursticos, por meio da Federao de Circuitos Tursticos, e Setur/MG. Os Decretos n45403/2010 e 45625/2011 e a Resoluo Setur n 06/2010 regulamentam a Lei n 18.030, de 12 de janeiro de 2009, que dispe sobre a distribuio da parcela da receita do produto da arrecadao do ICMS pertencente aos municpios. O recurso oriundo do ICMS Turstico poder ser investido em aes, programas e projetos voltados para o desenvolvimento turstico dos municpios.

Jornal Varginha Hoje

7 de outubro de 2011

Hospital Bom Pastor oferece cirurgia gratuita com videolaparoscopia


Na ltima semana o Hospital Bom Pastor (HBP) adquiriu o aparelho de videolaparoscopia que ser utilizado nas cirurgias contra o cncer. O principal objetivo do aparelho realizar a cirurgia de uma maneira menos agressiva ao paciente. Ao invs de ser realizado o corte grande como na cirurgia convencional so realizados pequenos cortes diminuindo assim as dores e o tempo de internao. Dr. Alexandre Peloso Braga, cirurgio oncolgico, foi quem solicitou a compra do aparelho e acompanhou todo processo. A inteno de termos solicitado esse aparelho foi atender os pacientes da Oncologia de Varginha e regio, podendo assim, oferecer essa nova opo de tratamento aqui na cidade e regio pelo Sistema nico de Sade (SUS), explica o mdico. Os principais beneficiados com esse tratamento sero os pacientes que tero menos dor depois da realizao da cirurgia, voltaro a se alimentar com facilidade, o intestino funcionar mais rpido e o tempo de internao diminuir. De certa maneira acabar diminuindo o custo da cirurgia indiretamente, gastando menos em remdio para dor e dias de internao explica Dr. Alexandre. O aparelho ser utilizado na maioria das cirurgias oncolgicas de intestino, ovrio, tumores ginecolgicos, e dentro da cavidade abdominal. A primeira cirurgia foi realizada na semana passada. Foi uma cirurgia de tumor de ovrio, a paciente recebeu alta no segundo dia depois da cirurgia, estava muito bem e sem dores. Em Minas Gerais o HBP ser o nico hospital a oferecer esse tratamento totalmente gratuito. Somente em Barretos que ele oferecido nesse padro, aberto totalmente ao pblico sem fila de espera. O equipamento foi adquirido com verba do Pro-Hosp (Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais) no valor de R$ 165 mil.

Condenados em regime aberto cumprem pena domiciliar em Varginha


O Ministrio Pblico de Minas Gerais props Ao Civil Pblica, com pedido de liminar, para que o Estado de Minas Gerais providencie, em 90 dias, local e funcionrios capacitados para o funcionamento da Casa do Albergado de Varginha (MG). Atualmente, na comarca, cerca de 34 condenados esto cumprindo pena no regime aberto na modalidade domiciliar. Segundo o MP mineiro, isto est acontecendo por no haver casa do albergado. A ao, proposta pelo promotor de Justia Mrio Antnio Conceio, pede a implementao de servio de monitoramento eletrnico ou a criao de um servio de fiscalizao pessoal dos presos em regime aberto domiciliar, alm da construo ou locao de imvel para funcionamento de casa do albergado, com toda a estrutura de recursos e pessoal que deve acompanh-la. "Estima-se que aproximadamente 34 pessoas estejam cumprindo pena no regime aberto na modalidade domiciliar na comarca de Varginha. A deficiente fiscalizao desmoraliza o cumprimento da pena que exige o seu cumprimento em casa do albergado, rgo previsto pelo legislador para tal objetivo. A execuo penal depende, portanto, de que o Executivo cumpra com a lei ao construir ou disponibilizar estabelecimentos prisionais para a execuo da pena em regime aberto, oferecendo ainda a necessria e adequada estrutura de apoio para tal objetivo", diz o promotor. Com informaes do Ministrio Pblico de Minas Gerais.

Qualidade, eficincia e segurana


No Hospital Bom Pastor existe a busca permanente pela evoluo tecnolgica, sempre equipando o hospital com equipamentos de ponta visando realizar os procedimentos com mais qualidade, eficincia e segurana aos pacientes. Com a compra desse equipamento nenhum mdico poder cobrar pelo seu uso, o aparelho ser para uso via Sistema nico de Sade (SUS), portanto nenhum paciente que necessitar do uso desse aparelho ir pagar pelo tratamento enfatiza o diretor geral hospitalar, Aniel Pereira Braga Filho. Vanderlei Junior - ASSCOM HBP

7 de outubro de 2011

Jornal Varginha Hoje

Ronaldo Lousada requer informaes sobre asfaltamento em rea particular


de autoria do vereador Ronaldo Lousada, requerimento apresentado na reunio de quarta-feira, 14 de setembro, solicitando informaes referentes ao asfalto colocado em rea particular localizada na Rua Dr. Arnaldo, Vila Pinto. Ronaldo quer saber quem autorizou o servio de asfaltamento no terreno acima mencionado, qual o motivo da retirada do asfalto colocado no mencionado local, quem ordenou a retirada do asfalto na rea supracitada, qual equipamento foi utilizado para a retirada do mesmo e quem ressarcir os cofres pblicos, caso seja confirmado irregularidade na execuo da obra. Sendo esta rea de propriedade particular, inadmissvel que se faa qualquer tipo de servio sem previa autorizao do proprietrio, justificou o vereador. Ronaldo reconhece que a interligao da Rua Dr. Arnaldo com a Rua Romilda S. Gomes, trar grande beneficio aos muncipes, principalmente para quem mora naquelas imediaes. Porm temos que seguir o que determina a Lei, respeitando a propriedade alheia, seno iremos acabar por fazer o que faz o Movimento dos Sem Terra ou o que se fazia na poca do Faroeste Norte Americano. A Prefeitura no pode em hiptese alguma usar o dinheiro de impostos coletados junto ao povo para praticar um ato ilegal. Alm de tanta dvida que paira hoje sobre a lisura da atual administrao com relao a utilizao do dinheiro do povo, agora o usa tambm para fazer obra em terreno particular e depois gasta mais dinheiro ainda para desfazer a obra que fez, sem respeitar a Lei, dinheiro gasto na massa asfltica, na preparao da terra, no deslocamento das mquinas, na confeco da obra e na mo de obra empregada para fazer e desmanchar, num absurdo descaso com a Lei e com o povo que j sofre tanto com os buracos, que apesar desta longa estiagem, continuam em toda a cidade e depois para tentar esconder a incompetncia vai colocar a culpa nas chuvas que nem comearam a cair. Ronaldo lembra do aterro sanitrio, que segundo ele parece uma novela mexicana, num total descaso com a natureza que tanto precisamos para viver; da falta de capina que alm de deixar a cidade feia e mal cuidada, ainda foco de proliferao de animais peonhentos; do trnsito catico ue precisa de investimento e que a cada dia sofre mais, pois todo dia se probe estacionamento em um ponto da cidade por interesses muitas vezes particulares, prejudicando muitos para beneficiar poucos; da falta de vagas nas creches; da falta total de planejamento onde se faz e desfaz com a maior cara de pau, como se dinheiro pblico fosse lixo, nas vrias obras inacabadas se deteriorando num estado de total abandono, com muito mais dinheiro se perdendo; na pssima qualidade de muitos servios que so prestados e que direito da populao, como o transporte coletivo, em que no h o mnimo de respeito aos seus usurios. Para ele so fatos que nos deixam indignados com a gastana sem planejamento quando o essencial est relegado ao bsico do bsico, parece que somente para enganar a populao para dizer que se est fazendo, mais fazendo de que forma.... Parece que o ser humano de nossa cidade est mais para gado do que para ser humano e no podemos conviver desta forma. Diante de tudo isso, com execuo de servio em terreno particular sem autorizao de seu proprietrio e do desperdcio do dinheiro pblico, uma vez mais repito, que a prefeitura teve que desfazer o servio executado numa atitude totalmente ilegal tornando-se num ato de m f na aplicao do errio, vejo at a possibilidade de cassao do Gestor Pblico, pois entre suas responsabilidades capitais a mais importante seguir a lei, tendo neste ato cometido uma verdadeira improbidade administrativa. Isso a gota dgua que faltava da m aplicao do dinheiro pblico, restando a ns vereadores, verdadeiros representantes dos muncipes pedir o imediato afastamento do Chefe do Poder Executivo, visando que seu sucessor assuma, para que possamos levantar todas as irregularidades que pairam sobre sua administrao e para se evitar um prejuzo ainda maior populao de nossa cidade que no merece passar por tudo isso. Acreditamos que a Administrao tenha que realizar obras que favoream a todos e no a alguns mais chegados, e principalmente que no sejam ilegais, evitando situaes constrangedoras e de m f como esta que estou relatando, principalmente em nossa cidade que sempre primou por ser uma cidade pacfica, ordeira e que respeita as leis. Assim caros colegas vereadores, sejamos conscientes, vamos assumir verdadeiramente nossa responsabilidade junto a toda a populao que nos elegeu e vamos tomar uma medida que a muito vem sendo protelada. Sejamos ntegros e vamos acabar com este absurdo que estamos vivendo na atual administrao. Conclamo a todos para que sejamos verdadeiramente os representantes do povo e acabemos com esta malversao do dinheiro pblico. Chegou a hora de cada um de ns mostrarmos que somos honestos, capazes de tomar atitudes difceis, porm necessrias, pois estamos vivendo um absurdo e se no fizermos nada, esta casa estar sendo conivente com atitudes como esta, que relembro, totalmente desrespeitosa e ilegal. Chegou a hora de mostrar que no somos mandados por ningum a no ser por nossa conscincia e pelos interesses da grande maioria da populao que nos elegeu, e que a atual administrao no pode comprar nossa honra e o nosso carter, concluiu o vereador.

Racibe questiona Prefeitura sobre realizao e exames laboratoriais


Considerando que muitos muncipes carentes a tem procurado relatando as dificuldades em conseguirem exames laboratoriais via municpio, a vereadora Racibe da Acrenoc quer saber do Prefeito Municipal, se existe por parte dos mdicos, limite preestabelecido para solicitao de exames laboratoriais como hemograma, urina, entre outros e, em caso afirmativo, qual o limite. Racibe da Acrenoc conta que as reclamaes partem especialmente das pessoas mais carentes, que dependem dos exames para o diagnostico mdico, mas que muitos so realizados com atraso e em alguns casos nem chegam a fazer. De acordo com reivindicaes de muncipes, chegadas at mim, h uma grande fila de espera para realizao de exames laboratoriais em nossa rede de sade pblica, e muitos exames so realizados com grande atraso, o que dificulta o diagnstico mdico, prejudicando o tratamento do paciente, que em alguns casos precisa ser iniciado imediatamente.

A C a m p o f e r t A g ro n e g c i o s c o n t r a t a SUPERVISOR COMERCIAL para captar e desenvolver parcerias com produtores e cooperativas do setor agrcola na regio do Sul de Minas. Desejvel Formao Superior em Agronomia, Engenharia Agronmica ou de Produo. Oferecemos registro em carteira, ajuda de custo, comisso, plano de sade, seguro de vida, participao nos resultados, pagamento de meritocracia. Tel.: 17.3330-5000 ou rh@campofert.com.br

Notcias dirias de Varginha


www.jornalvarginhahoje.com.br

Jornal Varginha Hoje

7 de outubro de 2011

Estado abre inscries para concurso pblico


Inscries at 19 de outubro
A Fundao Carlos Chagas, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto (Seplag), informa a abertura de concursos pblicos para carreiras do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educao (SEE). De acordo com o edital, na rea de educao so ofertadas 21.377 vagas. Para cargos de nvel superior, so 13.993 vagas de professor de educao bsica, 511 de analista educacional e 1.869 de especialista em educao bsica. Para cargos de nvel mdio, so 603 vagas de assistente tcnico educacional e 4.401 de assistente tcnico de educao bsica, com salrios de R$ 911,98 a R$ 3.300. Para cargos de nvel superior, so 184 vagas de professor de educao bsica, 30 de especialista em educao bsica e 94 de assistente administrativo da Polcia Militar. A remunerao varia de R$ 911,98 a R$ 1.320,00. As inscries podero ser feitas exclusivamente pela internet at 19 de outubro, s 14h (horrio de Braslia), por meio do endereo eletrnico www.concursosfcc.com.br. O valor de inscrio varia de R$ 37,41 a R$ 47,41, a depender do cargo. Mais informaes podem ser obtidas no endereo eletrnico da Fundao Carlos Chagas (www.fcc.org.br) e no Dirio Oficial do Estado de Minas Gerais.

Concurso IFMG 2011


Instituto Federal Minas Gerais
Inscries at 16 de outubro
O IFMG Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Minas Gerais, lanou edital (n. 11, de 16 de setembro de 2011) para realizao de concurso pblico. O concurso do IFMG oferece 01 vaga de nvel superior para o cargo de Professor. A remunerao de at R$ 2.284,48.

Vestibular 1/2012 da Fundao Helena Antipoff


Inscries at 20 de outubro
O Instituto Superior de Educao Ansio Teixeira, da Fundao Helena Antipoff, instituio vinculada Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), est com inscries abertas at dia 20 de outubro para o vestibular 1/ 2012, que preencher 350 vagas para os cursos de graduao em Cincias Biolgicas, Matemtica, Letras, Pedagogia e Educao Fsica. As provas sero realizadas no dia 20 de novembro e as inscries devem ser feitas pelo site www.fha.mg.gov.br, ou na sede da instituio, na avenida So Paulo, n 3996, Vila Rosrio, Ibirit Minas Gerais. CEP: 32400 -000. O valor da inscrio R$ 110,00. As obras literrias sugeridas so: A Vitria da Infncia - Fernando Sabino e Menino de Engenho - Jos Lins do Rego. Desde 2001, a faculdade oferece cursos superiores autorizados pelo Conselho Estadual de Educao e toda a infraestrutura necessria para o melhor desenvolvimento do aluno. Mais informaes atravs do site ou pelos telefones (31) 3533-2157 / 3521-9520

Inscrio
A inscrio, no valor de R$ 100,00, ser efetuada no site www.ifmg.edu.br, at o dia 16 de outubro de 2011.

Prova
O concurso do IFMG ser constitudo de provas escritas, de desempenho didtico e de ttulos. A prova escrita ser realizada provavelmente no dia 30 de outubro de 2011, s 14 horas, no Campus Ouro Preto do IFMG, situado na Rua Pandi Calgeras, 898, Ouro Preto MG. O resultado Preliminar da Prova Escrita, ser publicado na Portaria do IFMG Campus Ouro Preto, na GGP/IFMG e no Portal (www.ifmg.edu.br), at s 18 horas, provavelmente, do dia 11 de novembro de 2011. A data, o horrio e o local das provas de desempenho didtico sero divulgados junto com o resultado final da prova escrita. As provas de desempenho didtico ocorrero a partir do dia 11 de novembro de 2011. A prova de ttulo concorrero os candidatos aprovados na prova de desempenho didtico.

Validade
O concurso do IFMG ter validade de 01 ano a contar da data de publicao da homologao no Dirio Oficial da Unio, podendo ser prorrogvel por igual perodo.

'Em breve Edital'

7 de outubro de 2011

Jornal Varginha Hoje

Concurso pblico para delegado e escrivo da polcia civil de MG


Inscries at 26 de outubro
A Polcia Civil de Minas Gerais est com dois concursos pblicos abertos, sendo um para provimento de 144 vagas para o cargo de delegado de polcia, com rendimento de R$ 5.716,87; e outro para 205 vagas de escrivo de polcia, com remunerao de R$ 2.041,72.

Corpo de Bombeiros 83 vagas em MG


Inscries at 30 de outubro
J esto publicados os editais para o concurso de ingresso no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). As inscries comeam no dia 8 de outubro e terminam no dia 30 do mesmo ms. O concurso ser destinado ao preenchimento, em 2012, de 83 vagas nos Quadros de Oficiais de Sade , Oficiais Bombeiro Militar e Praas Especialistas. Para o Quadro de Oficiais de Sade sero destinadas 10 vagas para mdicos, 5 para dentistas e 5 para psiclogos. Os candidatos, de ambos os sexos, devem possuir curso superior completo e registro na respectiva entidade de classe. O processo seletivo ser desenvolvido em 5 fases: prova objetiva ( conhecimentos especficos e Direitos Humanos) , prova prtico-oral, de ttulos, exames de sade, teste de avaliao fsica e Estgio Preparatrio de Oficiais de Sade. Os candidatos devem ter no mnimo 18 e no mximo 35 anos de idade na data da incluso (nomeao e posse). Para o Quadro de Oficiais Bombeiro Militar sero destinadas 43 vagas, sendo 38 para o sexo masculino e 5 para o sexo feminino. Os candidatos devem ter concludo o Ensino Mdio, ter no mnimo 18 anos e no mximo 30anos de idade na data de incio do curso de formao. Para ambos os concursos, a taxa de inscrio de R$120,00. O salrio aps os cursos de formao de R$ 4.421,11. Esto previstas, ainda, a oferta de 20 vagas para ingresso no Quadro de Praas Especialistas. Sero oferecidas 20 (vinte vagas), para ambos os sexos, nas especialidades de Auxiliar de Sade Bucal, Tcnico de Sade Bucal e Tcnico de Enfermagem. Os aprovados sero matriculados no Curso de Formao de Soldados. O salrio aps o curso de R$ 2. 041,74. Para se inscrever o candidato deve ter, no mnimo 18 e no mximo 30 anos de idade no incio do curso, ter concludo curso de nvel tcnico na rea pretendida e altura mnima de 1,60 m. A taxa de inscrio de R$80,00 As inscries podero ser feitas via Internet, no endereo eletrnico www.fumarc.com.br e no portal WWW.bombeiros.mg.gov.br , a partir das 9 horas (horrio de Braslia) do dia 08/10/2011 at as 19 horas (horrio de Braslia) do dia 30/10/2011.

Inscries concurso
Os candidatos interessados podero se inscreverem at 26 de outubro de 2011, atravs da internet nos sites www.fumarc.com.br ou www.acadepol.mg.gov.br.

Taxa de inscrio
Delegado: R$ 114,33. Escrivo: R$ 40,83. Quem no tem internet pode inscrever-se pessoalmente na sede da Acadepol, localizada na Rua Oscar Negro de Lima, n 200, Bairro Nova Gameleira, em Belo Horizonte/MG, e no interior, nas sedes das Delegacias Regionais de Polcia Civil, nos endereos que constam no Anexo III do edital.

Concurso para Delegado


As 144 vagas so para os Departamentos de Polcia Civil das cidades de Uberaba, Divinpolis, Juiz de Fora, Governador Valadares, Lavras, Uberlndia, Patos de Minas, Barbacena, Montes Claros, Ipatinga, Curvelo, Pouso Alegre, Tefilo Otoni, Una e Poos de Caldas. Para participar do concurso o candidato deve ter curso superior em direito. O concurso ser composto de prova objetiva, prova oral, avaliao psicolgica, prova discursiva, provas de ttulos, exames biomdicos e biofsicos, investigao social e curso de formao policial.

Prova
A prova objetiva ser aplicada somente na cidade de Belo Horizonte, na data prevista de 27 de novembro de 2011, s 8h para escrivo e 14h para delegado.

Ficha Eletrnica de Iseno


O candidato que preencher os requisitos da Lei Estadual n 13.392, de 07 de dezembro de 1999, e desejar se inscrever no concurso, no perodo de 9 (nove) a 16 (dezesseis) de setembro de 2011, poder requerer a iseno da taxa de inscrio. Lembramos que a solicitao de iseno da taxa de inscrio para mais de uma carreira dever ocorrer separadamente. OBRIGATORIAMENTE. Para isso dever acessar o site da Acadepol www.acadepol.mg.gov.br e seguir as instrues

Concurso para Escrivo


As 205 vagas ofertadas para o cargo de Escrivo so para os Departamentos de Polcia Civil das cidades de Lavras, Juiz de Fora, Uberaba, Governador Valadares, Divinpolis, Uberlndia, Montes Claros, Ipatinga, Patos de Minas, Tefilo Otoni, Pouso Alegre, Barbacena, Una, Curvelo e Poos de Caldas. necessrio ter nvel superior em qualquer rea. O concurso ter prova objetiva, prova de digitao, avaliao psicolgica, exames biomdicos e biofsicos, investigao social e curso de formao policial.

Jornal Varginha Hoje - Notcias dirias de Varginha MG

www.jornalvarginhahoje.com.br

10

Jornal Varginha Hoje

7 de outubro de 2011

Vrdi volta a defender a construo de uma rotatria na Av. Miguel Alves


Vereador quer saber se projeto j foi concludo pela Prefeitura
O Vereador Vrdi mais uma vez requereu ao Prefeito Municipal, seguintes informaes das razes de at a presente data no ter sido realizada obra de infraestrutura na Avenida paralela a Miguel Alves, localizada entre o SESI e a quadra do bairro Santa Maria. Vrdi quer saber ainda se a Secretaria de Planejamento j concluiu o projeto de readequao do sistema virio da regio da Avenida Miguel Alves, visando a construo e uma rotatria no trecho em que se encontram as Avenidas Batistinha, Dr. Mrio Frota e Imigrantes e as Ruas Milton Costa e Joo Braga. Ele explica que tanto as obras de infraestrutura na avenida paralela Miguel Alves, quanto a construo de uma rotatria na referida Avenida, no trecho em que encontram-se as ruas Milton Costa e Joo Braga e as avenidas Batistinha, Dr. Mrio Frota e Imigrantes, so antigas reivindicaes suas ao Prefeito. Estas medidas so de vital importncia para a segurana de todos que por ali passam e tambm para manuteno da ordem do trnsito e para a melhoria da qualidade de vida de quem ali reside, justifica. Com relao infraestrutura na Avenida paralela Miguel Alves, entre o SESI e a quadra do bairro Santa Maria, ele conta que foram vrios os pedidos por encaminhados Prefeitura, tendo sido o mais recente em 03 fevereiro de 2010, solicitando que fosse priorizada a obra. E pasmem senhores, que nem resposta veio para esta Casa, fato que nos deixa indignados com o descaso das autoridades para com um problema que de sade pblica, considerando que a falta de pavimentao asfltica provoca poeira, barro, acumulo de mato e muita sujeira no local, que poderia estar sendo utilizado como passagem de veculos, desafogando o trnsito na Avenida principal. Com relao a construo a rotatria no trecho acima mencionado da Avenida Miguel Alves, Vrdi lembra ter, em 30 de maro deste ano, solicitando ao Prefeito, informaes se j havia sido feito pela Secretaria Municipal de Planejamento, a readequao do projeto para incio da obra , quando nos foi informado de que o referido projeto se encontrava em fase de confeco para anlise do setor de engenharia da Caixa Econmica Federal e posterior licitao. Ocorre que passados seis meses, no obtivemos nenhuma informao acerca do projeto e muito menos se houve ou no licitao para incio das obras, fato que nos leva a apresentar novo requerimento, a fim de sabermos se o projeto foi concludo, se foi encaminho para analise da Caixa Econmica federal e se j foi aberta licitao, para que possamos repassar tais informaes aquelas pessoas que nos procuram reivindicando providencia para o caos do trnsito naquele trecho da Avenida Miguel Alves com inicio da Av. dos Imigrantes.

Plano de Cargos de funcionalismo municipal


de autoria do Vereador Armando Fortunato, requerimento encaminhado ao Prefeito. Eduardo Carvalho, solicitando informaes relacionadas ao Plano de Cargos e Salrios do funcionalismo municipal. Dr. Armando quer saber quando e como sanar as distores atuais do Plano de Cargos do funcionalismo municipal, em especial dos profissionais da sade, qual a Lei que extinguiu a gratificao consolidada pela Lei 3.251/ 00, quais as diferenas de Tcnico de Nvel Superior Profissional de Sade e Especialista da Sade, quais circunstncias e fatos justificaram as alteraes que ocorreram aps a posse desses concursados que anteriormente eram denominados TNS, E-22 e na atualidade so denominados nveis E-23 e E-24, e, por fim, qual a previso para o incio da Reviso e implantao do Plano de Cargos, Carreiras e Salrios desses e dos demais Servidores Pblicos do Municpio, de forma definitiva. Dr. Armando diz ter sido procurado por colaboradores pblicos da Administrao Municipal, profissionais de sade com curso superior, concursados e comprometidos, que apresentaram alguns questionamentos acerca da Lei Municipal n 3.947 de 09/Set/2003, que criou as seguintes carreiras em seu artigo 1 os cargos de Tcnico de Nvel Superior Profissional de Sade, especialista da Sade / Cirurgio Dentista, Mdico, professor e Oficial de Administrao, em seu artigo 3 a carreira de Tcnico de Nvel Superior (TNS) Profissional de Sade os seguintes cargos efetivos: Assistente Social, Bioqumico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudilogo, Nutricionista, Psiclogo, Terapeuta Ocupacional, Mdico Veterinrio e Bilogo, e, em seu artigo 4 o profissional Dentista e o Mdico na carreira de Especialista da Sade. Ressalta-se que sobre os colaboradores interessados pairam algumas questes e dvidas referentes s alteraes acima citadas, tais como quando aprovados em concurso pblico, estes colaboradores foram enquadrados na classe TNS Tcnico de Nvel Superior. Pela Lei vigente, criou-se a carreira de Especialista da Sade, abrangendo to somente as profisses de mdico e Dentista, e a de Tcnico de Nvel Superior da Sade os outros profissionais elencados no art. 3 da Lei 3.947/03 Dr. Armando explica que no h fundamentos justificveis, tcnico e legal, dos reais motivos da criao de duas carreiras, separando ento o que estava estipulado quando da realizao do concurso, apesar da redao do art. 22 da Lei 3.947/03. Segundo o ele, o disposto nos artigos 21 e 22 tentam fundamentar a origem de custeio para atender ao disposto no art. 17 da Lei Complementar n 101/2000, porquanto se questiona o no pagamento de gratificao estatuda pela Lei n 3.2511/00. Sucede que a Lei 3.947/03 no extinguiu a gratificao de estmulo produtividade na rea da sade. A ementa dispe sobre a reestruturao e organizao de carreiras e a reestruturao de cargos e vencimentos. Pela simples leitura dela, ementa e do art. 1, verifica-se que a lei no dispe sobre a criao de carreiras e pela extino da gratificao (lei 3.251). O Anexo II da Lei 3.947/ 03 tenta explicitar a diferenciao entre profissional de sade especialista em sade, sem contudo consegui-lo, citando apenas distino complexidade e alta complexidade. Ora, esta questo no restou explcita na lei. Por que dar conotao diferente entre os diversos nveis superiores de escolaridade se o tratamento igualitrio permanecia desde o concurso, questionou o Vereador que espera resposta por parte do Eceutivo, de interesse dos profissionais da sade, de nvel superior, na Administrao Pblica e tambm de interesse da boa convivncia, harmonia de forma mais justa e adequada entre os pares da Sade Pblica.

7 de outubro de 2011

Jornal Varginha Hoje

11

Policiamento ostensivo nas proximidades da policlnica do Centenrio


Visando proporcionar maior segurana para os moradores do bairro Centenrio, alm do combate ao uso e trfico de drogas no municpio, foi que o vereador Rene da Cohab pediu ao Prefeito Municipal e ao Comandante do 24 Batalho da Polcia Militar, Tenente Coronel Milton de Oliveira Costa a intensificao do patrulhamento ostensivo no perodo noturno, na Rua Christiano Cndido da Silva, nas mediaes da Policlnica do Bairro Centenrio, naquele bairro. O Vereador explica que a medida necessria para garantir a segurana dos moradores daquela localidade e da Policlnica do bairro Centenrio, solicitao essa fruto de reivindicaes de muncipes residentes no referido logradouro e de usurios da Policlnica. O fato que h um sentimento de insegurana nos trabalhadores da Policlnica e dos vizinhos do local, principalmente no perodo noturno, onde sempre aparecem suspeitos rondando a unidade de sade, deixando todos preocupados, por se tratarem de indivduos estranhos aos moradores, que fazem uso de drogas e praticam atos de vandalismo e perturbao do silncio, justificou.

E a Lei sobre venda de bebida alcolica para menores em Varginha?


de autoria do Vereador Adilson Marciano Rosa, requerimento solicitando ao Prefeito Municipal, informaes sobre o cumprimento da Lei que probe venda de bebida alcolica para menores. Dr. Adilson quer saber se existe fiscalizao por parte do municpio para verificao em restaurantes, bares ou qualquer outro estabelecimento autorizado a vender bebidas alcolicas, sobre a obrigatoriedade de afixao de cartaz com a seguinte frase Proibido a venda e o consumo de bebida alcolica a menores de 18 anos, se existe fiscalizao em mercearias, emprios ou similares quanto proibio de se servir bebida com qualquer teor de graduao alcolica, para consumo no local, se existe fiscalizao no que concerne a venda, atravs de vendedor ambulante, de bebidas com qualquer teor alcolico, inclusive em trailers mveis, se existe fiscalizao nos postos de abastecimento de combustveis e nas suas dependncias com referncia a proibio de consumo de bebida alcolica, se existe fiscalizao quanto ao horrio de funcionamento nos postos de abastecimento de combustveis, onde exista loja de convenincia que venda bebida alcolica de qualquer teor, se existe fiscalizao quanto ao horrio de funcionamento de bares e similares no municpio, que comercializem bebidas alcolicas para consumo no local, se existe por parte do Poder Executivo ato para antecipar ou prorrogar horrio de funcionamento de bares e similares, mediante alvar especial de funcionamento, que comercializem bebidas alcolicas. Outro questionamento do vereador ao Prefeito est relacionado a existncia de fiscalizao de eventuais concesses de alvars especiais de funcionamento para bares e similares que estejam localizados a menos de 100 (cem) metros de distncia de estabelecimentos de ensino infantil, fundamental, tcnico e superior. Dr. Adilson ainda quer saber se foi aplicada alguma sano a infratores, como notificaes, multas, cancelamentos de alvars ou fechamento de estabelecimento, aps a vigncia da Lei Municipal n 4.180/2004, se quando ocorrem shows ou festas na cidade, que possuem a venda ou distribuio de bebidas alcolicas, esto sendo adotadas as medidas contidas na Lei Municipal n 4.181/2004, notadamente quanto s obrigaes ali insertas para a concesso do alvar de funcionamento. Segundo ele seu Requerimento tem por finalidade proporcionar conhecimento aos Vereadores mas, principalmente tornar pblico para toda a comunidade as aes desenvolvidas pelo Executivo no que se refere ao cumprimento das Leis Municipais, notadamente quelas que estabelecem regras para funcionamento de bares e similares, sobretudo, quanto comercializao e consumo de bebidas alcolicas. Ele lembra j ter feito estes questionamentos anteriormente, no entanto pode-se observar que em nossa cidade, principalmente nos finais de semana, menores consumindo e comprando, bebidas alcolicas tranquilamente, em estabelecimentos comerciais e bares de nossa cidade.

Relao de medicamentos disponveis no Site da Prefeitura


Rene da Cohab tambm pediu ao Prefeito Municipal, estudos atravs da Secretaria Municipal de Sade, para que seja disponibilizada no site oficial do Municpio, relao de medicamentos disponveis e que estiverem em falta na Rede Pblica de Sade. A medida proposta, segundo ele, visa garantir melhores condies de sade populao, propiciando maior tranquilidade e comodidade aos cidados que dependem do medicamento gratuito, informando sobre a disponibilidade de medicamentos no site oficial do Municpio. Em razo da grande demanda ou do maior nmero de determinadas patologias, muitas vezes ocorre a falta de determinados medicamentos em alguns postos de distribuio. Mesmo por um curto perodo, esta falta pode trazer srios transtornos aos pacientes, tendo as pessoas que se deslocarem muitas das vezes em vo para outras unidades de sade a procura do remdio, explica Rene da Cohab. De acordo com a sua proposta, a lista deve conter a relao dos medicamentos disponveis e daqueles em falta, e os responsveis pela manuteno do site oficial devero atualizar as informaes constantemente.

Papelaria e Presentes Nossa Senhora das Graas


Rua Dr. Estevam Monteiro de Rezende, 150. Parque N. Sra. das Graas / Centenrio

Fone: 3221-4055

12

Jornal Varginha Hoje

7 de outubro de 2011

Especializada em impressos promocionais para supermercados

Entrega em 24 horas

(35) 3421-1945 / 8859-1945

www.pousograf.com.br

7 de outubro de 2011

Jornal Varginha Hoje

13

Museu Municipal realiza exposio sobre a infncia no sculo passado


Fotografias e objetos que vo retratar a infncia das crianas de Varginha nos sculos XIX e XX. a exposio Retratos da Infncia, que comeou no dia 5 de outubro, dentro do calendrio pelos 129 anos de Varginha. A mostra ficar no andar superior do Museu Municipal (Praa Matheus Tavares, 178). Vai mostrar fotografias de crianas de famlias de Varginha, os brinquedos e textos de cada poca, sobre educao, religio, vestimenta, costumes. A curadoria do diretor do Museu, Cludio Martins, com assessoria tcnica de Humberto Xavier. Para compor a exposio foram feitas pesquisas em revistas, lbuns de fotografias e publicaes antigas de Varginha. De um total de 80 fotografias, foram selecionadas 50 para mostrar essa fase da infncia. Todo o material pertence ao acervo do museu, e foi doado pela populao.

XVI Concurso Beleza Negra Varginha 2011 no VTC (08 de Outubro)


Programao / Atraes
20:00h Abertura (recepo de convidados) 21:00h Danas coreografas Capoeira 22:00h Msica ao vivo (Black, Ax, MC, Hip Hop, Rapper 23:00h Incio do Desfile (Traje Afro e Mai) 20 candidatos 00:00h Msica ao Vivo (Sertanejo Universitrio) 01:00h Premiao para as Finalistas nas duas categorias 01:30h Msica ao Vivo (Pagode) 03:30h Encerramento
Idealizao, Realizao: Eutmio Arantes Tavares (Teminho)

Luxo
O diretor do Museu, Cludio Martins, explica que as fotografias das crianas dessa exposio, no perodo do final do sculo XIX, at os anos 60 do sculo XX, mostram os cuidados em que eram feitos os registros: roupas de ver Deus, olhares circunspectos, poses pensadas, brinquedos ao lado, jias e enfeites. At meados do sculo XX, fotografia era luxo, demonstrao de status, registro da existncia para os que tinham melhor situao financeira. Para uma grande parcela da populao da classe considerada mdia-baixa, as condies econmicas permitiriam posar apenas para meia dzia de fotos, se muito, durante toda a sua vida.

Censura: 18 anos / Servio Completo de Bar


No dia do evento no haver bilheteria (ingressos). Sero oferecidos apenas convites (antecipados e limitados) at o dia 05/outubro. Cada convite dever ser trocado por dois litros de leos que sero doados s famlias carentes. Para adquiri-los ligar para: 3067-2603 Teminho

Dia da Criana
A exposio tambm comemora o Dia da Criana, 12 de outubro. Ter longa durao, devendo prosseguir at agosto de 2012, perodo suficiente para ser visto pelas escolas pblicas e particulares. As pessoas de hoje vo perceber que as crianas eram tratadas como adultos, a infncia era rpida e logo tinham que assumir responsabilidades, s vezes no comrcio do pai, muitas seguiam a mesma profisso. No existia possibilidade grande de estudo. A diretora-superintendente da Fundao Cultural, Paula Andra Direne Ribeiro, diz que a exposio vai mostrar essa reflexo entre a criana do passado e as mudanas no decorrer dos tempos, podendo fazer uma comparao do sculo passado com o sculo XXI. O prefeito Eduardo Carvalho lembra que a exposio integra uma ampla programao, para comemorar os 129 anos de Varginha. Queremos fazer com que a populao tenha acesso a eventos de qualidade, para, juntos, celebrarmos mais um aniversrio de nossa cidade.

Promoes as Tera e Quarta-Feira


*Corte Masculino na maquina por R$7,00 *Faa p e mo e ganhe esfoliao com massagem relaxante por R$15,00 *Limpeza de pele com produtos da Vita Derm + desing de sobrancelha por R$35,00 *Massagem (drenagem linftica, redutora, anti stress, modeladora)mais depilao por R$15,00 *Faa uma escova e ganhe uma hidratao por R$10,00 *Maquiagem + desing de sobrancelha com henna por R$35,00 *Relaxamento + hidratao(produto cliente)por R$15,00 *Tintura + escova mais Hidratao(produto cliente)por R$20,00 Trabalhamos com produtos profissionais e importados, temos um atendimento personalizado.Venham nos visitar e conferir o nosso Dia da Beleza com pacotes profissionais

Rua Monte Cassino, 237, Vila Floresta (ao lado da panificadora Floresta) Telefone (35) 3221-6998 - Angela

14

Jornal Varginha Hoje H programao para construo de Praa entre o Centenrio I e II ?


Atendendo a um pedido dos moradores do Centenrio, a Vereadora Tia Celinha solicitou ao Prefeito Municipal, informaes da programao para a canalizao da Mina existente no local. Tia Celinha quer saber se existe programao para a construo de praa com espao de lazer e passeio em rea entre o Centenrio I e II, e, caso seja possvel, quando sero iniciadas as obras. Celinha lembra ser o Parque uma das reas de lazer mais privilegiadas da cidade. Fundado em 07 de outubro de 1992, possui uma rea de 175.600 m e abriga diversas espcies animais e vegetais, alm de ser um espao que desperta em seus frequentadores o amor e respeito pelo meio ambiente. O parque possui diversas atraes como pedalinhos, caiaques, duchas, parque infantil, academia de ginstica ao ar livre, entre outros. Ocorre que a mina existente no interior do parque encontra-se sem canalizao do curso dgua, o que dificulta sua utilizao e pode comprometer a qualidade da gua que ali jorra, conta a vereadora. Ela diz ainda que os moradores do bairro aguardam ansiosos a construo de uma praa com espao de lazer e passeio em rea existente entre os bairros Centenrio I e Centenrio II, medida que alm de oferecer opes de lazer s famlias daquela localidade, contribuir para a melhoria da segurana, uma vez que o terreno deixar de ser utilizado por vndalos, marginais e usurios de drogas, dai estar intercedendo por eles.

7 de outubro de 2011

Reginaldo Tristo sugere armrios individuais em escolas municipais


O Vereador Reginaldo Tristo pediu ao Prefeito Municipal e Secretria Municipal de Educao, que estudem meios de disponibilizar armrios individuais para os alunos da pr-escola e 1 grau da Rede Municipal de Ensino. Estudos j comprovaram que o excesso de peso carregado pelas crianas pode causar danos irreparveis para a coluna. E atualmente o peso dos livros muito grande, e com a disponibilizao destes armrios os alunos podero deixar parte do material na escola, levando menos peso e aliviando os danos causados a coluna, explicou. Reginaldo fala que o problema do peso dos livros de suma importncia que seja resolvido, considerando que no existe a possibilidade de se acabar com a exigncia do uso de livro pelos alunos, ento esta soluo, no momento, a mais oportuna. O Vereador pede especial ateno da Administrao Municipal e rgos competentes, no sentido de adotar a medida que s trar benefcios para os estudantes do Municpio.

Implantao de Centro de Incluso Digital no parque Centenrio


O Vereador Rogrio Bueno encaminhou Indicao ao Prefeito Municipal, pedindo estudos e programao para que seja implantado um Centro de Incluso Digital no Parque Centenrio. Os Centros de Incluso Digital so laboratrios de informtica criados com o objetivo de promover a incluso digital da populao e estimular a responsabilidade social, o empreendedorismo e, ainda, ampliar as noes de cidadania. Desta forma, acredita-se que tal medida em muito contribuir com a mencionada comunidade, principalmente pelo fato de possibilitar realmente a incluso digital da populao local. Sendo assim, solicita-se a Administrao Municipal que envide esforos no sentido de atender a presente solicitao.

Conferncia sobre Transparncia e Controle Social


Rogrio Bueno tambm pediu ao Prefeito Municipal, que realizar a etapa municipal de Conferncia sobre Transparncia e Controle Social, cuja finalidade promover a transparncia pblica e estimular a participao da sociedade no acompanhamento da gesto pblica, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrtico que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro pblico. A Conferncia Nacional sobre Transparncia e Controle Social (Consocial), cujo tema central A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gesto Pblica, foi convocada por meio de Decreto Presidencial de 8 de dezembro de 2010 e, sob a coordenao da Controladoria-Geral da Unio (CGU), tem como objetivo principal a promoo da transparncia pblica e o estmulo participao da sociedade no acompanhamento e controle da gesto pblica, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrtico e acontecer de 18 a 20 de maio de 2012. No mbito estadual a Conferncia acontecer nos dias 14 e 15 de maro de 2012 em Belo Horizonte em cumprimento ao Decreto Convocatrio n45612/ 2011. O calendrio de realizao da 1 CONSOCIAL estabelece que a etapa preparatria municipal deve ocorrer at o dia 13 de novembro de 2011. Com a realizao da 1 Consocial, os temas e propostas debatidos durante o processo conferencial podero se transformar em planos, polticas pblicas, projetos de lei e, at mesmo, passar a compor agendas pblicas municipais, estaduais e nacionais.

Notcias dirias de Varginha


www.jornalvarginhahoje.com.br

7 de outubro de 2011

Jornal Varginha Hoje

15

16

Jornal Varginha Hoje

7 de outubro de 2011

Vous aimerez peut-être aussi