Vous êtes sur la page 1sur 3

Fernando Pessoa Ortnimo

A poesia de Pessoa ortnimo uma tentativa de resposta a vrias inquietaes que perturbam o poeta. A realidade por si percepcionada causa-lhe uma atitude de estranheza e consequentemente, condu-lo a uma situao de negao face ao que as suas percepes lhe transmitem. Assim, Pessoa recusa o mundo sensvel, privilegiando o mundo inteligvel (platnico), aquele a que ele no tem acesso (Essa coisa que linda). uma poesia cheia de desesperos e de entusiasmos febris, tdios e angstias iluminados por uma inteligncia lcida, a poesia est, no na dor experimentada ou sentida mas no fingimento dela.

Temticas de Pessoa Ortnimo

Fingimento Potico

Fragmentao do Eu

Nostalgia da infncia

Dor de sentir/pensar, conscincia/inconsincia

Fingimento Potico:
Poema = Construo de linguagem Fingimento = recriao intelectual das emoes Distanciao entre o poeta e o real

Exemplo: Eu simplesmente sinto Com a imaginao No uso o corao.

Fragmentao do Eu:
Pessoa apresenta uma forte tendncia para a multiplicidade, do que os Heternimos so o expoente mximo. Em Pessoa ortnimo evidente a tendncia do eu em deixar de ser um e tornar-se em outros no intuito a aprender a pluralidade da realidade.

Exemplo: No sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho.

Nostalgia da infncia:
A infncia constitui para Pessoa um espao mtico de ternura, de despreocupao e de inocncia. A vida, vivia com angstia e tdio por sentir que tudo breve e que se apaga com a passagem do tempo.

Exemplo: Quando as crianas brincam E eu as oio brincar, Qualquer coisa em minha alma Comea a se alegrar.

A dor de sentir/pensar, conscincia/inconscincia:


Existe em Pessoa um conflito entre o pensar e o sentir, ou entre o desejo de atingir uma felicidade utpica e o sentimento de frustrao que resulta da conscincia de si prprio. PensarSentir

Desejo de se tornar inconsciente para atingir a felicidade

Exemplo: Ah, poder ser tu, sendo eu! Ter a tua alegre, inconscincia.

Linguagem e Estilo:
Linguagem simples, espontnea, mas sbria, simblica e esotrica; Recorrncia frequente a adjectivos, comparaes, metforas e imagens para traduzir constataes ou reflexes; Preferncia pela mtrica curta, tradicional redondinha; Aliteraes, onomatopeias, utililizao de rima.

Caractersticas estilsticas: A simplicidade formal; rimas externas e internas; redondilha maior, d uma ideia de simplicidade e espontaneidade Adjectivao expressiva Uso de smbolos

-Coexistem 2 correntes: Tradicional: desencanto e melancolia Modernista: processo de ruptura

Fernando Pessoa procura atravs da fragmentao do eu a totalidade que lhe permita conciliar o pensar e o sentir. A fragmentao est presente no poema No sei quantas almas tenho (Continuamente me estranho). O interseccionismo entre o material e o sonho, a realidade e a idealidade, surge como tentativa para encontrar a unidade entre a experincia sensvel e a inteligncia.

Vous aimerez peut-être aussi