Vous êtes sur la page 1sur 3

SISTEMA OPERACIONAL Sistema operacional um programa ou um conjunto de programas cuja funo gerenciar os recursos dos sistemas, alem de fornecer

er uma interface entre o computador e o usurio. o primeiro programa que a mquina executa no momento em que ligada e a partir de ento, no deixa de funcionar at que o computador seja desligado. O sistema operacional reveza sua execuo com de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando o processo computacional. Os sistemas operacionais mais utilizados no mundo so: Windows MAC/OSX e Linux. As funes do sistema operacional so: gerenciamento de processos, gerenciamento de memria, sistemas de arquivo, entrada e sada de dados. O sistema operacional preparado para dar ao usurio a iluso que o numero de processadores instalados. Cada processo recebe uma fatia do tempo e a alternativa entre vrios processos to rpida que o usurio pensa que a sua execuo simultnea. So utilizados algoritimos para determinar qual o processo ser executado em determinado momento e por quanto tempo. Os processos podem comunica-se os mecanismos geralmente utilizados so: sinais, pipes, named pipes, memria compartilhada, soquetes e trocas de mensagem. HARDWARE O hardware a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos,circuitos interligados e placas, que se comunicam atravs de barramentos. O termo hardware no se refere apenas aos computadores pessoais, mas tambm aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automveis, aparelhos celulares entre outros. Pra funcionar o computador necessita de algumas conexes fsicas que permitam que os componentes de hardware se comuniquem e se interrelacionem. O barramento constitui um sistema comum de interconexo , composto por um conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informaes entre as partes internas e externas do computador. A arquitetura dos computadores pode ser definida como as diferenas na forma de fabricao dos computadores. A arquitetura aberta a mais aceita atualmente, e consiste em permitir que outras empresas fabriquem computadores com a mesma arquitetura. A arquitetura fechada consiste em no permitir o uso de sua arquitetura por outras empresas. Os principais componentes da hardware, so: microcomputador, disco rgido, perifricos, softwares, BIOS, barramentos, memria RAM, dispositivos de multimdia, memrias auxiliares, memria cach. Overclock uma expresso sem traduo, mais pode se definir como o ato de aumentar a frequencia de operao de um componente que compe um dispositivo (VGA ou mesmo CPU). Alguns exemplos de hardware so: Caixas de som, cooler, dissipador de calor, mouse, monitor, modem, memria RAM, placa de som, placa de vdeo, placa me, teclado e vrios outros. SOFTWARE Ou suporte lgico, uma sequencia de instrues a serem seguidas ou executadas, na manipulao, redirecionamento ou modificao de um dado informao ou acontecimento.

Um programa de computador composto por uma sequencia de instrues, que interpretada e executada por um processador ou por uma maquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa sequencia segue padres especficos que resultam em um comportamento desejado. Quaquer computador moderno tem uma variedade de programas que fazem diversas tarefas. So classificados em grandes categorias: software de sistema que incluiu,drivers de dispositivos,o sistema operacional e etc. Atualmente temos um novo tipo de software.O software como servio, que um tipo que roda diretamentena internet, no sendo necessrio instalar nada no computador do usurio, outra classificao possvel em 3 tipos : software de sistema, que inclui,entre outros:sistemas operacionais, drivers, servidores ferramentas de diagnsticos; software de programao:editores de texto, compliadores, interpretes, ambientes de desenvolvimento integrado; sistema de aplicativo: banco de dados, vdeo games, telecomunicaes, aplicaes da informtica para o escritrio,software educacional.

Vous aimerez peut-être aussi