Vous êtes sur la page 1sur 5

·

Tecnologias, Internet e Poluição ambiental: uma proposta peagógica para a formação de um leitor/escritor critico.

1-IDENTIFICAÇÃO ESCOLA Nome: José Alves Maia Endereço: Avenida Senador Lemos, 1800 Telefone: 32333363 E-mail

Cep:66113-000

Município/Bairro: Belém/Telégrafo

2-IDENTIFICAÇÃO DA PROFESSORA RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

Nome: Patricia Eleonora Dias Trindade Formação: Licenciada e bacharel em geografia/Pós graduada em Informática educativa Email: patriciadias02@gmail.com Tel : 91- 32470348 Cel: 96058143 Professora colaboradora: Prof.ª Shirley, Licenciada em Geografia e Pedagogia. Professora colaboradora: Maria do Carmo Acácio NTE-Belém

3- PÚBLICO ALVO:

Alunos do 4º ano- Turno Manhã

4 DESCRIÇÃO DO PROJETO

Trata-se de um projeto direcionado aos alunos do 4º ano à prática da leitura e escrita, abordando ao mesmo tempo um tema que enfoca um dos principais problemas vividos hoje pela humanidade, a poluição ambiental, que será introduzida nas atividades diárias desses alunos no decorrer do projeto no espaço da sala de informática, onde terão acesso através do computador e internet textos e links selecionados sobre o assunto, onde estarão fazendo leituras, interpretando, escrevendo seus entendimentos sobre os mesmos. Sabemos que o hábito da leitura e escrita entre os alunos não é muito praticada, principalmente entre os alunos das séries iniciais, fazendo-se assim a necessidade de um trabalho que envolva os alunos nesse contexto. É um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Geografia,lingua Portuguesa e informática , sendo a profª Shirley ( 4º ano) contribuiddora nas duas disciplinas. Na Geografia se trabalhará a ques tão da poluição ambiental, onde a professora Shirley discutirá o tema aos seus alunos em sala de aula,suas causas e consequências ao ser humano e ao ambiente antes do inicio das atividades na sala de informática. Em Lingua Portuguesa haverá a orientação da professora nas interpretações dos textos e na retirada de frases que se destacam nos textos, que futuramente serão expostas em cartazes pela escola como forma de conscientização para a comunidade escolar do cuidado que devemos ter com nosso espaço ambiental. A sala de informática será o ambiente de todo desenvolvimento do projeto, pois os alunos trabalharão diariamente com os textos visualizados no monitor, com ajuda da internet.

É fato concreto que várias gerações tem demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura,

mas a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade. De certa maneira, a leitura oferece à criança além da oportunidade do contato com o lúdico, o despertar da atenção, do racíocino, da criatividade e permite a mesma um contato autêntico

com a escrita. Dai surge a necessidade da escola proporcionar o máximo de leitura aos alunos, com textos diversificados, abordando temas do dia à dia dos mesmos ou temas globais contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes dos fatos aos quais estão inseridos. Surge assim o projeto” Trabalhando a Leitura e Escrita com alunos do 4º ano, com o apoio pedagógico das Tics envolvendo a questão da poluição ambiental’ na escola José Alves Maia,onde praticamente todo o projeto será desenvolvido na sala de aula e na sala de informática, bem como fora da escola. A metodologia utilizada será através de textos selecionados (pelas professoras) sobre a poluição ambiental, envolvendo seus vários tipos, os alunos serão estimulados a fazerem amplas leituras e análises de textos de temas propostos,

e instigados a expor suas dúvidas e contribuições sobre o texto lido, onde posteriormente se

farão trabalhos pela escola de concientização do problema da poluição ambiental através da confecção de desenhos, textos, frases e cartazes com orientação dos professores envolvidos no trabalho. Sabemos que quando se estimula a leitura e a escrita desde a fase infantil, estamos contribuindo para o desenvolvimento intelectual da criançã, pois é ceto que quem lê está em contato com quem escreveu o texto, com as idéias de uma ou mais pessoas e recorre as próprias idéias para conferir o que jà conhece sobre o assunto, para criticar ou até mesmo concordar com o autor do texto.

6-OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Trabalhar com sujeitos em formação, utilizando o computador como apoio ao processo da leitura e escrita dos alunos do 4º ano, adicionando textos com tema específico de trabalho, envolvendo o aluno significativamente como um cidadão que se conscientize do problema da poluição ambiental e da importância do hábito da leitura e escrita em sua vida.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

- Desenvolver atividades de linguagem escrita para a aquisição da leitura e escrita

convencional com o apoio das Tics.

- Desenvolver n os alunos o hábito da leitura e escrita com diferentes generos de textos com temas em foco, como a poluição ambiental.

- Divulgar o trabalho através de de cartazes, criados pelos próprios alunos com frases alertando sobre as consequencias provocadas pelos problemas da poluição visual, etc

- Estimular nos alunos através da leitura e escrita seu desenvolvimento intelectual paralelamente ao seu desenvolvimento psicosocial.

7 - METODOLOGIA

No intuito de desenvolver a compreensão leitora de diferentes gêneros textuais e produções de textos a partir de textos que abordam o tema poluição ambiental, adotaremos os seguintes procedimentos:

2)

será apresentado aos alunos participantes a proposta e discussão com estes sobre a metodologia de trabalho.

3)

Exposição pelas professoras coordenadoras do projeto sobre poluição ambiental e os vários tipos de poluição.

4)

Formação de grupos e discussão sobre diferentes tipos de poluição que serão sugeridos pelos professores(as) em uma lista prévia e suscitar dos alunos outros, e solicitar que cada grupo escolha um para trabalhar.

5)

De posse do tema, cada grupo pesquisará na internet, revistas jornais sobre:

conceitos, como acontece, quem são os responsáveis e como podemos amenizar tal problemática.

6)

Após leitura e discussão dos temas pesquisados, em roda de conversas, os alunos em grupos produzirão suas reflexões em textos digitados, desenhos, frases ou historias em quadrinhos, com o propósito de enfocar e alertar sobre as consequências de um ambiente agredido à toda comunidade escolar e a importancia de um ambiente sem poluição.

7)

Ao final, cada grupo construirá um caderno de jornal temático com suas produções.

8) Exposição dos resultados em uma feira de leitura no espaço da escola.

8-PRODUTO A SER CONSTRUIDO

-Produção de textos, frases, desenhos, cartazes, histórias em quadrinhos que serão feitos pelos alunos, sobre o tema trabalhado ( exercitando a escrita) como forma de conscientização à toda comunidade escolar; -Produção de um jornal temático para divulgação das produções dos alunos,

- Feira de leitura para exposição do tema estudado.

9 RECURSOS :

- computadores, fones de ouvido , internet, quadro magnético, caneta piloto

10 - DEMAIS RECURSOS UTILIZADOS NA SALA DE INFORMÁTICA Cartolina, lápis de cor,pincéis

11- CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

Em Geografia: serão abordados os vários tipos de poluição através de diferentes generos textuais, suas causas e consequências ao meio ambiente e ao homem. Em Língua Portuguesa Leitura e Interpretação de diferentes generos textuais sobre a poluição ambiental e produção escrita coesa e coerente relacionada a temática.

12-PERÍODO:horas/aulas

De outubro à novembro de 2011 13 - AVALIAÇÃO:

Será observado o interesse, empenho e desempenho dos alunos nos trabalhos propostos.

14- Cronograma

 

Meses

Abril

Maio

Junho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

 

Etapas

               

Busca do professor(a) parceiro(a)para divulgação do projeto.

         

X

X

 

Divulgação do trabalho para os alunos envolvidos( 4ºano).

         

X

X

 

Inicio das atividades na sala de aula e na informática(trabalhando com textos para leitura

         

X

X

 

e

escrita com o tema

poluição ambiental

Roda de conversas

         

X

X

 

para discussão sobre

os

textos lidos falando

um pouco sobre o tema, abrindo debates sobre o assunto com mediação dos professores responsáveis

Confecção dos cartazes na sala de informática,com frases criadas pelos alunos de conscientização sobre o problema da poluição ambiental( utilização da escrita)

         

X

X

 

Divulgação à comunidade escolar, através dos cartazes que serão espalhados pela escola. -Construção de um jornal Exposição dos trabalhos em uma feira de leitura

           

X

x

x

Referências Bibliográficas

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo:Loyola, 1993.

FRÓES,Jorge R.M Educação e Informática: A relação Homem / Máquina e a questão da cognição.

Sites utilizados:WWW.sogeografia.com.br WWW.brasilchannel.com.br