Vous êtes sur la page 1sur 7

ADMINISTRAO DE EMPRESAS

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 2009 REGIMENTO

Introduo A Faculdade Facet, em consonncia com seu projeto pedaggico de curso, entende e acredita que a formao do aluno no deve estar limitada ao aprendizado em sala de aula, sendo necessrio que a Instituio possibilite ao aluno uma formao baseada no trip ensino, pesquisa e extenso. Tendo este pressuposto em vista, as atividades complementares sero instrumentos que objetivam permitir ao aluno uma formao mais abrangente, abordando temas que contribuiro para sua formao profissional e cidad. 1. A atividade Complementar e seus objetivos A Faculdade Facet entende que a atividade complementar como uma modalidade especfica de atuao acadmica, onde o corpo discente da Instituio deve interagir na sua formao, atravs da sua participao em programas de ensino, pesquisa e extenso extracurriculares, atividades estas consideradas pertinentes e teis para a sua formao humana e profissional. As Atividades Complementares, cuja obrigatoriedade est em funo do Projeto Pedaggico do Curso e das normas legais pertinentes (Diretrizes Curriculares), tm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem privilegiando: As Atividades Complementares tm como objetivos bsicos: I - Propiciar aos alunos a oportunidade de ampliar os horizontes do conhecimento, bem como de sua prtica para alm da sala de aula, buscando o aprofundamento temtico e interdisciplinar, visando uma formao acadmica mais completa; II - Fomentar a iniciao pesquisa, ensino e extenso; III - Integrar o aluno s atividades da instituio; IV - Incentivar a reflexo crtica do aluno e a descoberta de novas aptides; VI - Desenvolver senso de responsabilidade social e autonomia na busca do saber. VII - Propiciar a interdisciplinaridade no currculo, dentro e entre os semestres e sries; VIII - Estimular prticas de estudo independentes, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;

IX - Encorajar o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competncias adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referirem s experincias profissionalizantes julgadas relevantes para a rea de formao considerada; . 2. Disposies Gerais As Atividades Complementares devero ser cumpridas pelo aluno a partir de seu ingresso no curso, obedecendo carga horria de 25 horas ao ano, de acordo com as Diretrizes Curriculares, para a concluso do seu curso de graduao; Desta forma, ser necessrio cumprir 100 horas de atividade complementar ao longo do curso. A integralizao das Atividades Complementares condio necessria para a colao de grau e dever ocorrer durante o perodo em que o aluno estiver regularmente matriculado, excetuando-se eventuais perodos de trancamento. Cada Atividade Complementar poder ser acompanhada e avaliada por um professor pertencente ao quadro de docentes do curso, cujas responsabilidades so:

a) Definir o nmero mximo de alunos por grupo que podero desenvolver a


atividade;

b) Definir o objetivo a ser alcanado com o desenvolvimento da atividade; c) Definir o mtodo de avaliao da atividade, como por exemplo: entrega de
resenhas manuscritas ou impressas, artigo cientfico, avaliao escrita, seminrios, ou qualquer outra forma de avaliao que venha contribuir com a formao do aluno.

d) Analisar os pedidos de inscrio para o desenvolvimento da atividade


complementar sob sua responsabilidade, verificando se os participantes esto aptos para tal;

e) Definir em conjunto com os alunos inscritos na atividade complementar o


cronograma de atuao bem como as avaliaes a serem aplicadas;

f) Orientar e acompanhar o desenvolvimento de toda a atividade;

3. Definio das atividades complementares So consideradas Atividades Complementares as seguintes atividades: I Participao em palestras, seminrios, workshops, feiras cientficas e congressos e outros do gnero; II- Visitas tcnicas promovidas pela faculdade; III- Participao em projetos desenvolvidos pela faculdade que no contribuam para nota em disciplinas especficas, como a Oficina de comunicao e Expresso, Projetos de Responsabilidade Social entre outras que venham a surgir. IV- Cursos extracurriculares e de extenso promovidos pela faculdade ou por outra instituio desde que haja certificao. V - Atividades de Monitoria formalizadas perante a coordenao de curso; VI - Atividades voluntrias e de responsabilidade social; Outras atividades podero ser entendidas como complementares a critrio da coordenao de cada curso.

4. Competncias do alunos O aluno inscrito em Atividade Complementar especfica dever:


Comparecer a atividade complementar no horrio estabelecido, respeitando

seus regulamentos e normas de conduta.


Fazer sua inscrio nas atividades complementares, quando for o caso, junto

a secretaria da coordenao.
Desenvolver as atividades propostas, cumprindo todas as etapas e o

cronograma estabelecido. A integralizao das Atividades Complementares dever ocorrer durante o perodo em que o aluno estiver regularmente matriculado, excetuando-se eventuais perodos de trancamento. A integralizao das Atividades Complementares condio necessria para a colao de grau.

O aluno dever desenvolver as Atividades Complementares segundo sua prpria convenincia, oportunidade e compatibilidade de horrio com disciplinas curriculares, no havendo a possibilidade de abono de faltas devido realizao destas atividades.

6. Sobre o controle das atividades complementares Cada atividade complementar realizada por cada aluno ser registrada em termos de sua durao (horas despendidas) em formulrio prprio para este fim, que ficar em posse da coordenao de cada curso. As atividades sero classificadas como cumpridas ou no cumpridas, conforme anexo I. Alm do formulrio em papel, tambm haver registro de participao nas atividades complementares em planilha eletrnica. Para fins de colao de grau, cada aluno deve ter registrado um total de 100 horas de atividades complementares. Atividades complementares no realizadas pela faculdade sero contabilizadas mediante documento comprobatrio (certificado de concluso de cursos, certificados de participao em palestras etc). A Atividade Complementar ser registrada como em formulrio somente quando o aluno realizar todas as atividades pertinentes mesma, respeitando seu cronograma.

FORMULRIO DE REGISTRO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Nome do Aluno: _________________________________________________________ Matricula No ____________________________________________________________ Curso de Graduao em __________________________________________________

ATIVIDADE COMPLEMENTAR TIPO DE COMPLEMENTAR ATIVIDADE HORAS DATA OBJETIVO OBSERVAES

Palestras, seminrios, congressos e afins Visitas tcnicas faculdade promovidas pela

Oficina de Comunicao Projeto de Responsabilidade Social Cursos extracurriculares ou de extenso Atividade de Monitoria Atividades no desenvolvidas faculdade com comprovao pela

Outros: Descrever________________________ ________________________________

Vous aimerez peut-être aussi