Vous êtes sur la page 1sur 5

ESCOLA EB 2,3 DE VALONGO DO VOUGA

ANO LECTIVO 2008/2009

Cincias Naturais 8. ano de escolaridade Nome:_______________________________________________________ N.____ Turma: ____ Para saberes mais ENRGIAS ALTERNATIVAS
ENERGIA HIDROELCTRICA Energia hidroelctrica a energia elctrica que se produz atravs do movimento da gua, isto esta energia usa a energia cintica da gua para produzir electricidade. Normalmente constroem-se diques que param o curso da gua acumulando-a num reservatrio a que se chama barragem. Noutros casos, existem diques que no param o curso natural da gua, mas obrigam-na a passar pela turbina de forma a produzir electricidade. Quando se abrem as comportas da barragem, a gua presa passa pelas lminas da turbina fazendo-a girar. O gerador ligado turbina transforma a energia mecnica em electricidade. A energia elctrica produzida passa atravs de cabos ou outros condutores para o transformador elevador, onde a sua tenso ou voltagem transformada para que possa ser levada at aos consumidores finais.
Transformador

Gerador Turbina

Funcionamento de uma barragem.

Barragem.

ENERGIA ELICA A energia elica a obtida pela aco do vento. Na actualidade utiliza-se a energia elica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tm a forma de um catavento ou de um moinho. Esse movimento, atravs de um gerador, produz energia elctrica. Geralmente, os aerogeradores agrupam-se em parques elicos, para que a produo de energia se torne rentvel, no entanto, estes podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmisso. O vento forte pode rodar as lminas de uma turbina adaptada para o vento. A ventoinha da turbina est ligada a um eixo central que contm em cima um fuso rotativo. Este eixo chega at uma caixa de transmisso onde a velocidade de rotao aumentada. O gerador ligado ao transmissor produz energia elctrica. A turbina tem um sistema de abrandamento para o caso de o vento se tornar muito forte impedindo, assim, a rotao demasiado rpida da ventoinha.

Professora Daniela Rosas

Turbina elica. 1. Aspas. 2. Rotor. 3. Eixo do rotor (eixo de baixa velocidade). 4. Caixa multiplicadora de velocidades. 5. Srie de engrenagens dentro da caixa multiplicadora de velocidades. 6. Freno. 7. Eixo do gerador de electricidade (eixo de alta velocidade) 8. Gerador (alternador ou dnamo) de electricidade. 9. Cabos que transportam a energia produzida s linhas de distribuio de electricidade. 1

ENERGIA SOLAR Energia solar a designao dada a qualquer tipo de captao de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia trmica) proveniente do Sol, e posterior transformao dessa energia captada em alguma forma utilizvel pelo Homem, como o aquecimento da gua ou como energia elctrica. A instalao de colectores solares trmicos nos telhados das casas permite a utilizao da energia solar para o aquecimento da gua e das casas. A energia solar tambm pode ser usada para produzir electricidade. As clulas fotovoltaicas presentes em alguns tipos de painis solares so expostas ao Sol. Assim, os electres libertam-se do seu ncleo deslocando-se para a superfcie da placa solar (a azul escuro). As duas extremidades da clula solar esto ligadas por um fio condutor elctrico; assim, o movimento dos electres gera uma corrente elctrica. A energia solar tambm pode ser armazenada em baterias para alimentar os candeeiros da estrada noite. J existem algumas experincias com carros que usam as clulas solares para converter directamente a luz do Sol em electricidade para fazer funcionar o carro.

Funcionamento de uma clula fotovoltaica.

Colector solar trmico para uso domstico.

ENERGIA GEOTRMICA A energia geotrmica a energia proveniente do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamwento de guas quentes e vapores para a produo de electricidade e calor. A gua contida em reservatrios subterrneos pode aquecer ou mesmo ferver se contactar com uma rocha quente (o que geologicamente s possvel em alguns locais da Terra). Existem locais, as furnas, onde a gua quente sobe at superfcie terrestre em pequenos lagos. A gua utilizada para aquecer prdios, casas ou piscinas no Inverno e at para produzir electricidade. Em Portugal existem furnas nos Aores. Em alguns locais do planeta existe tanto vapor e gua quente que possvel produzir energia elctrica. Abrem-se buracos fundos no cho at chegar aos reservatrios de gua e vapor, estes so drenados at superfcie por meio de tubos e canos apropriados. Atravs destes tubos o vapor conduzido at central geotrmica. Tal como numa central elctrica normal, o vapor faz girar as lminas da turbina como uma ventoinha. A energia mecnica da turbina transformada em energia elctrica atravs do gerador. Aps passar pela turbina o vapor conduzido para um tanque onde vai ser arrefecido. A gua de novo canalizada para o reservatrio onde ser naturalmente aquecida pelas rochas quentes.

Central fotovoltaica de Serpa.

Central energtica "hot dry rock". 1 - Injeco perfurante com bomba perfuradora. 2 - Sistema de fractura estimulada (profundidade aproximada de 4000 a 6000 m, 200C). 3 - Produo da perfurao longa ("borehole"). 4 - Permutador de calor. 5 - Edifcio da turbina. 6 Arrefecimento. 7 - Reservatrio de calor, subterrneo, para excesso de calor. 8 - Observatrio da perfurao longa ("borehole"). 9 - Cargas elctricas e calor. Professora Daniela Rosas 2

Campo Geotrmico da Ribeira Grande Sector do Pico Vermelho, na ilha de S. Miguel.

ENERGIA DA BIOMASSA A energia da biomassa a energia que se obtm durante a transformao de produtos de origem animal e vegetal para a produo de energia calorfica e elctrica. Na transformao de resduos orgnicos tambm possvel obter biocombustveis, como o biogs (gs metano), o biolcool e o biodiesel. A lenha, utilizada principalmente no sector domstico e na panificao, a forma de energia da biomassa mais conhecida e consumida, mas existem outros produtos energticos derivados da biomassa com potencial interessante de desenvolvimento, tais como o biogs, o etanol e os briquetes, para referir os mais comuns. O biogs, essencialmente constitudo por metano, pode ser produzido a partir da digesto (metanizao) da matria orgnica contida nos excrementos animais de exploraes pecurias, nos resduos slidos urbanos e nas lamas de ETAR e tem como aplicaes a produo de calor em caldeiras e a produo de energia elctrica. O etanol um combustvel lquido derivado da biomassa vegetal que, misturado com a gasolina ou com o gasleo, em percentagens reduzidas (5% a 10%), pode ser utilizado em motores de automvel. A utilizao do etanol em percentagens elevadas ou mesmo sem mistura com combustveis petrolferos tambm possvel, mas j carece de afinao ou adaptao dos motores. Os briquetes so obtidos por compactao a partir de matria vegetal, designadamente de resduos da limpeza florestal (madeira e ramagens), resduos agrcolas (vides e ramagens) e resduos da manuteno de jardins e rvores ornamentais. Os briquetes so uma alternativa lenha e ao carvo vegetal para algumas utilizaes domsticas e industriais, designadamente para churrascos e caldeiras. Para alm do aproveitamento de resduos (florestais, agrcolas e urbanos) e excrementos animais para valorizao energtica, podem tambm ser consideradas plantaes de crescimento rpido (as chamadas culturas energticas), destinadas especificamente produo de bio-combustveis.

A palha do arroz pode ser queimada para a obteno de energia.

ENERGIA DOS MARES A energia dos mares a energia que se obtm a partir do movimento das ondas ou das mars. A energia cintica do movimento das ondas pode ser usada para pr uma turbina a funcionar. Existem vrios mecanismos de produo de energia a partir do movimento das ondas. Por exemplo, a elevao da onda numa cmara de ar provoca a sada do ar l contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecnica da turbina transformada em energia elctrica atravs de um gerador. Quando a onda se desfaz e a gua recua, o ar desloca-se em sentido contrrio passando novamente pela turbina entrando na cmara por comportas especiais normalmente fechadas.

Professora Daniela Rosas

Recentemente, foi desenvolvido um aparelho, denominado Pelamis, flutuante e articulado que se move em funo das ondas. Este aparelho colocado junto costa e permite a converso da energia obtida a partir do movimento das ondas do mar em energia elctrica.

Dispositivo que permite o aproveitamento da energia das ondas.

A energia das mars permite, igualmente, a produo de energia. Para a transformar so construdos diques que envolvem uma praia. Quando a mar enche a gua entra e fica armazenada no dique; ao baixar a mar, a gua sai pelo dique como em qualquer outra barragem. Para que este sistema funcione bem so necessrias mars e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nvel da gua de pelo menos 5,5 metros da mar baixa para a mar alta. Existem poucos stios no mundo onde se verifique tamanha mudana nas mars.

Dispositivo que permite o aproveitamento da energia das mars.

ENERGIA DO HIDROGNIO A energia do hidrognio a energia que se obtm da combinao do hidrognio com o oxignio, em pilhas de combustvel, produzindo vapor de gua e libertando energia que convertida em electricidade. O hidrognio o primeiro elemento da tabela peridica e constitui cerca de 90% de toda a matria do Universo. o terceiro componente mais abundante no nosso planeta e aparece frequentemente associado com outros elementos qumicos. Assim, necessrio isolar este elemento, por exemplo, atravs da electrlise da gua (o que feito em Portugal). A utilizao de pilhas de combustvel alimentadas a hidrognio produz energia elctrica, libertando para a atmosfera, apenas, vapor de gua. Assim, um sistema de transporte baseado nesta forma de energia ser limpo e quase silencioso. H2 + 1/2O2 H20 + 33890 kcal/kg

A maioria das clulas de combustvel usa o hidrognio na reaco acima, para produo de energia e gua. Esta reaco utilizada pela NASA no seu programa espacial. A gua resultante da reaco aproveitada para o consumo da tripulao. As possibilidades do uso do hidrognio so promissoras. No entanto, as clulas de combustvel ainda so caras.

Carro movido a hidrognio. Professora Daniela Rosas 4

http://www.abcdaenergia.com/enervivas http://www.alentejolitoral.pt/PORTALINDUSTRIA/ENERGIA/ENERGIASRENOVAVEIS/HIDROELECTRICA/Paginas/Energiahidroelectrica.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica http://carlosfilipemcc94.googlepages.com/biog%C3%A1s infoeuropa.eurocid.pt/opac/?func=service&doc_library=CIE01&doc_number=000040763&line_number=0001 http://www.aream.pt/index.php?view=article&catid=38%3Aartigos&id=55%3Aa-energia-da-biomassa&option=com_content&Itemid=62&lang=pt http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html http://www.uesb.br/energias/renovaveis/ehidrogenio.htm

http://www.todomonografias.com/images/2007/03/102396.gif http://orovillerelicensing.water.ca.gov/graphics/p_thermalito%20diversion%20dam3.gif http://www.geocities.com/shazuga/assets/images/image01.jpg http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-solar/imagens/energia-solar-68.gif http://www.greensolutions.pt/geotermica.html http://sctr.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/F98B1FA4-3556-44F2-85DF-B41977E61FC2/316300/0519.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rice_chaffs.jpg http://moodle.escolascampelos.com/file.php/85/SITES_AREA_DE_PROJECTO_07_08/Andreia%20Ines%20Valter/omeusite4/energia-das-mares13.gif - http://www.theirearth.com/uploads/news/429791261_pelamis_wave_energy.jpg - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-das-mares/imagens/energia-das-mares-20.jpg

Professora Daniela Rosas

Vous aimerez peut-être aussi