Vous êtes sur la page 1sur 6

Educao Patrimonial Fernando Romero O tema que abordaremos a seguir vai fugir um pouco do campo especificamente tcnico da conservao.

Imagino que vocs tenham muitos anseios, muitas frustraes, muitas perguntas nessa rea, como todos ns temos ao trabalharmos em qualquer setor da cultura. Muitas vezes a soluo e encaminhamento dos problemas no esto dentro do nosso campo especfico, esto fora, alm de nossas preocupaes imediatas com a conservao dos acervos nos museus, centros culturais e ateliers. Atualmente a soluo dos problemas, que enfrentamos em nosso trabalho dirio, se localiza muito mais no campo da poltica, da educao, da economia do que propriamente nas reas especficas da cultura.

Quando fui convidado para este evento, eu imediatamente me lembrei de uma palestra de Maria de Lourdes Parreiras Horta, que assisti h um tempo atrs. Ela falava da nossa inexorvel luta contra o tempo. caracterstica da rea da cultura essa preocupao, esse cuidado que temos com as peas que esto sob nossa guarda. Muitas vezes nos desesperamos ao vermos estes materiais se deteriorando, essas colees se depreciando, estes prdios precariamente conservados e ns podendo fazer muito pouco por sua preservao. Neste caso a sensao de que somos pessoas ou pequenos grupos solitrios empreendendo uma cruzada enorme, acima de nossas foras e de nossas possibilidades.

Tudo isso tem a ver com uma coisa muito simples; existe uma palavra que define bem a origem de todos estes problemas, a palavra significado. Eu gostaria de fazer uma reflexo com vocs sobre o significado de conservar, em que consiste, qual a natureza destes acervos que ns conservamos e, principalmente, para que conservamos. A pergunta fundamental a responder : o que patrimnio? A primeira vista nos parece at uma pergunta sobre o bvio, sobre um tema do qual estamos cansados de tratar. Mas as idias sobre patrimnio, que esto em constante evoluo na sociedade, definem diversas questes importantes como as polticas pblicas e a alocao de recursos humanos e financeiros para o setor, a maneira como vamos montar um exposio, as mensagens que estamos dirigindo aos nossos expectadores etc. Quando eu falo patrimnio eu me lembro sempre de uma definio de Maria de Lourdes Parreiras Horta: patrimnio o que restar quando tudo que foi construdo se desmanchar no ar. Ela est se utilizando de uma citao de Berman, que lembra Marx, falando sobre a condio moderna. Berman escreveu um livro sobre este aspecto fludo, fugaz e provisrio de nossos tempos, concluindo, como Marx, que tudo que slido se desmancha no ar. O que ela quer dizer com isso? Ela quer dizer que patrimnio uma qualidade humana, uma categoria interior do indivduo e dos grupos, que faz com que eles sempre recomecem, reconstruam as suas vidas, por pior que sejam as condies, por pior que esteja o mundo exterior. Eu tenho dentro de mim aquela disposio, aquela qualidade, que posso chamar tambm de herana que me d todos os meios para reconstruir tudo que foi construdo antes. Com isso eu tenho a capacidade de construir esses artefatos todos, que esto sob nossa guarda nos museus.

Tudo isso tem a ver com significado, s reconstrumos ou guardamos aquilo que importante, que serve para a continuidade de nossa vida, que nos fornece parmetros para continuar a viver a construir novos artefatos, novas obras de arte, novas sociedades. Temos tido alguns sucessos nesse processo de conservao, muitos fracassos tambm. Pode-se evocar o caso das pirmides egpcias, que esto a h quatro mil anos, e alguns outros patrimnios na Amrica Latina e mesmo no Brasil. Mas o normal a perda, a maior parte do que chamamos de patrimnio material se perdeu. Desta forma o patrimnio uma herana que recebemos que nos ajuda a confirmar nosso presente, nossa identidade. Toda a nossa ao realizada sobre este contexto, essa herana que tambm serve para projetar o futuro. E o que so os museus? So os espaos artificiais, concretos nos quais feita a representao dessa realidade. Neste caso estamos trabalhando diretamente com significados.

Tomamos uma srie de peas e lhes conferimos uma significao. Este um processo de comunicao e, em alguns casos especficos, como no caso de comunicao com as novas geraes, estamos tratando do processo de educao.

Durante muitos anos estivemos praticando cultura, tratando dos bens culturais sem lembrar da dimenso educativa de nossas aes. Atualmente nos demos conta de que educao e cultura so dois campos totalmente interligados, em intima relao. Em primeiro lugar, porque a educao est sempre ancorada e se realiza a partir de um contexto cultural. A educao no acontece no ar, a educao acontece sempre dentro de parmetros que so dados pelo meio cultural. Em segundo lugar porque seria timo que se optasse por praticar educao a partir de um contexto cultural prprio, da realidade da escola, da comunidade, da regio. No que a educao fosse tratar unicamente da realidade imediata, mas que o seu contexto cultural servisse inclusive de parmetro, de ponto de partida para tratar, analisar, julgar outras culturas, para projetar o futuro, para tentar um projeto de nao. Portanto sempre, consciente ou inconscientemente, estamos ensinando nas nossas escolas nos nossos museus dentro de um contexto cultural.

Por outro lado, a cultura sempre tem uma dimenso de comunicao e de educao. No se faz cultura sozinho; sempre, quando falo de cultura, estou mostrando alguma coisa para algum, estou escrevendo para algum ler, estou danando com algum, de alguma maneira eu estou interagindo e essa interao educativa. Sempre vai haver uma dimenso educativa que no precisa ser explcita como no caso dos museus ou das escolas. Quando um grupo de jovens se rene para montar uma pea de teatro, mesmo sem a presena de um professor, ou de algum dirigindo, haver uma interao. Representando, ensaiando, eles esto, de alguma maneira, se educando, existe uma comunicao que educativa. Portanto a cultura sempre ter uma dimenso educativa, fato do qual ns geralmente nos esquecemos nos nossos museus, nas nossas atividades culturais.

Geralmente quando se trabalha com a cultura em nossas instituies culturais e na escola se trabalha com a idia de cultura como pacote. Cultura uma entidade, patrimnio uma coisa, arte um contedo, tudo isso tratado como um pacote que tem que ser transmitido, tem que ser dado, transportado para a cabea dos jovens e crianas que no os conhecem. Existe em educao um conceito chamado educao bancria, criado por Paulo Freire que define esta forma de ensino na qual o professor possui os conhecimentos armazenados dentro de si e esse conhecimento passado para o aluno e vai se depositando em sua memria. Quanto mais conhecimento depositado dentro de si, melhor para o aluno, que vai teoricamente ter mais sucesso na vida. Portanto este termo educao bancria muito feliz, pois mostra essa viso quantitativa de uma coisa que no tem significado nenhum. Voltamos palavra significado. Examinando nossas atividades nos museus, notamos que na maioria das vezes, fazemos a mesma coisa, nos esquecemos de uma srie de dimenses da cultura que do significao para estas atividades. Esquecemos, por exemplo, que a cultura uma atividade prtica, a cultura sempre produo em cima de alguma coisa, criao trabalho. Se uma criana ou um jovem vem ao museu, olha uma exposio e vai para casa, no aconteceu nada com ele. No entanto se ele se apropria daquele contedo e o transforma numa outra coisa, ele est produzindo cultura. assim que se d a transmisso cultural, por isso que a cultura evolui, por isso que a cultura no sempre a mesma, ela vai tomando aportes de diversas origens e vai evoluindo.

Outra dimenso que geralmente esquecemos que a cultura uma relao social, ela sempre se d nos grupos, sempre se d em sociedade. Esses grupos esto interagindo uns com os outros e neste processo esto envolvidas relaes de poder. Portanto, cultura uma relao de poder, porque, sendo uma relao de grupos que esto interagindo dentro de uma

sociedade, vai refletir os conflitos, as alianas entre estes grupos. A cultura vai refletir a posio desses grupos que no so homogeneamente distribudos na sociedade, uns dominam os outros, uns tem mais valor que outros. isso que determina inclusive a configurao da cultura dentro de uma sociedade, os grupos de maior poder impem sua cultura aos outros grupos, fazem valer para o geral da populao uma cultura que deles e que vem atender os seus interesses prprios. Podemos exemplificar isso com a noo de democracia racial no Brasil; as trs raas construindo a nao brasileira, o negro o branco e o ndio, sem conflito nenhum. Aqui mesmo em nosso estado temos a idia do mosaico cultural catarinense, que muito divulgada e j se tornou at bandeira poltica. a noo de que italianos, alemes, aorianos e outros construram harmoniosamente uma sociedade democrtica, plural, progressista, inclusive uma das mais desenvolvidas do pas. No levam em considerao como foi a construo desse mosaico cultural, os conflitos, os interesses, as hegemonias.

A educao um dos aspectos do processo maior de socializao. Os socilogos falam que socializao a transmisso da cultura pelos mais velhos para os grupos mais jovens. Essa cultura transmitida atravs de instituies. A famlia, a igreja e a escola so as mais tradicionais instituies de socializao. Atualmente so consideradas em decadncia no desempenho deste papel, pois existe outra instituio que est em alta neste processo de transmisso cultural: os meios de comunicao de massa.

Mas a famlia ainda desempenha um importante papel na socializao das crianas na transmisso daquilo que o socilogo francs Pierre Bourdieu chama de capital cultural. O autor diz que cada famlia transmite aos seus filhos um capital cultural desde a infncia. Ele se constitui de disposies e valores que so transmitidos desde cedo por vias indiretas, por osmose, por imerso e repetio. A criana, imersa naquele meio familiar, participando de diversas experincias, emocionalmente muito intensas, est absorvendo toda aquele ambiente, aqueles valores, aquelas disposies. Esse capital cultural vai definir muita coisa na vida desse sujeito, vai definir a atitude dele diante da vida, diante da escola, da profisso. Porque as crianas de classe baixa vo mal nas escolas pblicas? Porque o capital cultural transmitido por sua famlia no tem valor nenhum na escola que moldada para crianas de classe mdia. As crianas de classe baixa no estavam mergulhadas, como as crianas de classe mdia, num ambiente de estmulos, livros, informaes e at de expectativas de seus pais quanto a seu sucesso na escola. A freqncia a museus, teatros, cinema no est presente na experincia de crianas de classe baixa. Estamos falando aqui em criana de classe popular que constituem a grande maioria da populao brasileira. Esse capital cultural vai definir a vida dele na escola, no trabalho, define at suas aspiraes para a vida adulta. O jovem, quando chega a uma determinada idade, sabe muito bem sua posio na escala social. Ele sabe at que ponto pode ir, passando deste ponto, ele no tem capital cultural para ir adiante. Portanto as aspiraes, o que eu quero ser na vida esto um tanto determinados desde da infncia por aqueles valores que os pais passaram e este capital cultural est ligado situao de classe.

O que tudo isso tem a ver com o patrimnio e com a cultura? O problema que na transmisso desse capital cultural pela famlia para as crianas de classe popular no existe nenhuma aluso a patrimnio, a cultura, a obras de arte, a museus. Nada disso tem significado para esses jovens e crianas. Esses bens culturais que eu, com todo cuidado possvel, empenhando a minha vida, tento preservar e transmitir atravs dos museus, atravs da minha atividade de conservao, isso no tem sentido nenhum para a maioria dos jovens brasileiros. O socilogo que criou o conceito diz que a escola no consegue recuperar esse capital cultural. Ns, que militamos nesta rea, estamos lutando para que a escola pblica consiga repor esse capital cultural que ficou defasado na primeira infncia.

Isto significa que, ao termos uma escola de baixa qualidade, estamos negando a essas crianas o direito de usufruir desse patrimnio e este um direito do cidado. Atualmente estamos discutindo os direitos culturais e este o direito a uma herana comum. o direito a ter aquela qualidade interior que d a capacidade de reconstruir, de repor, de transformar o patrimnio e de construir e ter uma identidade, de construir a prpria pessoa. Isso uma perspectiva terrvel para toda uma gerao.

Existe uma diferena muito grande entre treinamento e formao. O treinamento trata daquelas capacidades, muitas vezes motoras, s vezes intelectuais, que eu tenho que desenvolver quando eu estou aprendendo determinadas tcnicas. Formao diferente, tem a ver com valores, tem a ver com desenvolver e refletir sobre finalidades, sobre para onde ns vamos, o que queremos para nossa vida. Este aspecto a educao esqueceu desde que se institui a tecnocracia, no caso na Amrica Latina, na dcada de 70. A dimenso formativa, que ficou esquecida, existiu na educao tradicional. Havia uma preocupao grande com a formao. Claro que era uma formao conservadora, formava-se o bom cristo, o cidado cumpridor de seus deveres, o filho obediente ao pai. Eram valores conservadores, mas havia essa preocupao com a formao, que acabou, nos anos 70. Foi deixada de lado por todos os sistemas educacionais, preocupados, de um lado, com a eficincia, as avaliaes, as tcnicas de ensino e, de outro, com o vestibular e o mercado de trabalho. Portanto a formao pode ser definida como aquilo que restou quando esquecemos de todos os contedos que aprendemos na escola e tem como produto um sistema de valores solidamente internalizados. Quando falamos em relao entre educao e cultura pensamos nessas experincias que so formativas e pretendem tocar do intimo do individuo. O patrimnio deve ser trabalhado na escola e nos museus para que se possa refletir sobre o que somos, o que nossos pais nos legaram, como nos relacionamos com nossos semelhantes e para e projetar o futuro.

Quanto ao termo educao patrimonial, que o ttulo da palestra, podemos dizer que o termo usado pra definir essa relao entre educao e cultura. A expresso foi introduzida no Brasil h mais de vinte anos por Maria de Lourdes Parreiras Horta e significava educao em museus. Havia uma definio clssica: educao patrimonial o ensino centrado no objeto, que usa os objetos no museu pra ensinar. uma noo meramente instrumental de educao. Hoje esse conceito evoluiu muito e usado no sentido formativo. Muitos profissionais da rea no gostam do termo, pois a palavra patrimonial est ligada erroneamente a passado, portanto acham que o termo no adequado. Outra crtica que se faz a de que, ao tratar de educao patrimonial, eu estou mais uma vez compartimentando a realidade em extratos, em disciplinas e os educadores esto a muitos anos num processo de descompartimentao da educao, isto , acabar com as gavetinhas de conhecimento no processo educativo. J temos escolas que no tm mais aula de geografia, de histria, de qumica. Trabalha-se com projetos, estuda-se determinados contedos, determinados problemas, e neste processo vo entrando os aportes das diversas disciplinas. Na verdade trata-se de estudar um determinado tema atravs de todos os seus aspectos, no s pelo aspecto da cultura, da tecnologia, ou do direito, ou da sociologia, mas tambm eu devo estudar pelo aspecto do meio ambiente etc. Hoje, por exemplo, na rea de patrimnio est se considerando tambm o meio ambiente: o conceito de patrimnio global, que envolve o meio ambiente fsico e o patrimnio cultural. Existe ainda uma tendncia mais recente que leva em conta tambm o ambiente tecnolgico onde estamos completamente inseridos, principalmente as novas tecnologias de comunicao e informao. Em nossas escolas e museus, a tecnologia e o meio ambiente no tm nada a ver com patrimnio. Portanto devemos usar o conceito mais global, com essa viso de totalidade da educao e que considera o meio ambiente, o patrimnio cultural e a tecnologia como facetas de um presente, de uma situao em que estamos envolvidos hoje em dia.

A educao patrimonial revelou-se um campo muito frtil; existem vrios exemplos de atividades, de projetos que esto acontecendo pelo Brasil todo. J temos universidades que criaram departamentos, que tm centros de estudos de educao patrimonial, existem projetos de governo e setores na burocracia estatal dedicados a este tema. Poderamos citar vrias aes, mas para ficarmos mais prximos, eu citaria o caso do museu Victor Meirelles que pratica educao patrimonial da melhor qualidade. Existe tambm uma pequena experincia realizada em Laguna, no ano passado com a rede municipal de educao. Procurou-se nesta iniciativa evitar aes que ficam restritas a projetos especficos, ou a trabalhos solitrios de professores motivados, ou mesmo aes de instituies que realizam determinado projeto de educao patrimonial e, ao se retirarem, estas aes no subsistem. A estratgia foi a realizao de um curso de 80 horas para os professores da rede municipal onde foram tratados, atravs de um programa aberto, temas da cultura, do patrimnio, do meio ambiente, da tecnologia, das mdias e outros assuntos que afligem os professores e a cidade. Durante o curso foi se elaborando um material didtico e tambm um pr-roteiro de um vdeo sobre a cultura e o meio ambiente de Laguna. Mais tarde esse material didtico e o roteiro foram tratados por especialistas e se transformados num vdeo e numa revista sobre a cidade. Os professores, alm de terem participado da elaborao do material impresso, participaram tambm da concepo e pesquisa para o roteiro e da gravao do vdeo. Com isso eles se sentem responsveis, pois so autores dos materiais. No foi um projeto vindo de fora, no foi uma imposio da secretaria de educao. Tudo foi feito de uma maneira participativa e isso fez com que eles se sentissem responsveis e que apliquem e divulguem estas idias, estas aes. A ltima parte do curso foi de planejamento e coincidiu com o inicio do ano letivo, quando foram produzidos planos de ensino prevendo estas temticas e a aplicao dos materiais. Outro aspecto interessante foi o dilogo e o intercmbio entre os professores das escolas e o pessoal de cultura de Laguna, os tcnicos do IPHAN, o pessoal ligado ao meio ambiente.

Para continuar com exemplos prximos, podemos citar tambm uma ao maior que faz parte de uma poltica de uma instituio pblica. um exemplo muito interessante de educao patrimonial do Ncleo de Estudos Aorianos da Universidade Federal de Santa Catarina. H dez anos o Ncleo desenvolve um trabalho de preservao e divulgao da cultura que eles chamam de cultura de base aoriana. Apesar do trabalho ser contestado por alguns setores, eles so, de alguma forma, responsveis por esse renascimento, essa valorizao da cultura litornea de Santa Catarina, que at 20 anos atrs estava praticamente extinta. Hoje est muito ativo um movimento de discusso, culto e valorizao em torno desta cultura que podemos considerar positivo, pois deu voz, legitimidade e colocou em evidncia um dos contextos culturais do chamado mosaico catarinense formado pela cultura litornea, pelas populaes de origem aoriana que eram relegadas a um plano inferior frente hegemonia das outras contribuies tnicas, principalmente alems e italianas. Este caso se constitui num exemplo de como uma poltica pblica, desenvolvida atravs de uma universidade federal, pode ter um efeito concreto sobre um processo cultural vivo, que envolve milhares de pessoas. Autores citados: HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Diretora do Museu Imperial de Petrpolis, introduziu a educao patrimonial no Brasil, desenvolveu estudos e publicou trabalhos nesta rea. BERMAN, Marshall. Tudo o que slido desmancha no ar. FREIRE, Paulo. Educador brasileiro com diversas obres sobre educao e cultura.

Vous aimerez peut-être aussi