Vous êtes sur la page 1sur 46

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

O USO HABITACIONAL E SUA INTEGRAO AO PROCESSO DE PRESERVAO URBANA

Relatrio final (perodo 23/08/2010 a 01/02/2011)

Equipe executora:

Alex Oliveira de Souza Orientador Fernanda Gonalves Calore - Bolsista

So Lus Agosto 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

O USO HABITACIONAL E SUA INTEGRAO AO PROCESSO DE PRESERVAO URBANA

Relatrio final

Orientada: Fernanda Gonalves Calore bolsista FAPEMA/UEMA Acadmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo CCT/UEMA

Orientador: Prof. Dr. Alex Oliveira de Souza Departamento de Arquitetura e Urbanismo - CCT/UEMA

So Lus Agosto 2011 2

Sumrio

1. Introduo...........................................................................................04 2. Objetivos.............................................................................................16 2.1 Objetivo geral.....................................................................................16 2.2 Objetivo especfico.............................................................................16 3. Metodologia........................................................................................17 4. Anlise de dados................................................................................22 4.1 Resultados para o Subsetor Desterro...............................................22 4.2 Resultados para o Subsetor Praia Grande.......................................30 5. Anlise comparativa dos resultados...................................................38 6. Concluso...........................................................................................41 Referncias ANEXOS

1. Introduo

A preocupao com a gesto dos centros histricos do Brasil esteve por muito tempo associado viso museogrfica e monumental destes, como pode ser observado nesse trecho:

A gesto dos setores urbanos protegidos enquanto patrimnio cultural do Brasil foi conduzida a partir de uma viso muito arquitetnica do fato patrimonial. A maior parte das aes realizadas tinha uma forte ligao com a idia monumental e museal do bem tombado. Pouco a pouco, esta viso comeou a mudar para uma viso mais historicista, e permitiu levar em conta o contexto urbano, sua histria material e social. Porm, esta nova mudana estava carregada da idia da cidade antiga enquanto documento e esta noo de documento implica numa valorizao de uma linguagem prpria do stio urbano, uma linguagem da forma. Assim os homens socialmente organizados modelam os materiais para lhes dar forma, que se constitui em linguagem e pode ser interpretada (IPHAN, 2001:14).

Porm, observa-se tambm que houve uma mudana nesse pensamento, e tal mudana foi benfica aos centros histricos, pois desse momento esses seriam tratados como parte viva da cidade, e no mais como um museu ao ar livre e o homem como sujeito social com discernimento para lhe dar forma.

A integrao da dimenso social com o processo de preservao possui grande vinculo com a questo habitacional em centros histricos. No centro histrico de So Lus, o setor habitacional caracterizado pela precariedade da populao residente, por poucos exemplos de polticas habitacionais, e as existentes pouco fazem para aliar a preservao e conservao fsica dos imveis com a melhoria na condio de vida dos habitantes.

Manter o uso residencial no centro trata-lo a partir de uma dinmica urbana que pode ser encontrada em qualquer outro bairro dinmico da cidade, 4

sobrepujando o estigma de que o centro histrico um local de contemplao apenas, no de moradia.

A pesquisa intitulada O uso habitacional e sua integrao ao processo de preservao urbana, busca um entendimento claro e verossmil da situao e do processo que deu origem a realidade atual do setor habitacional da rea de tombamento histrico federal do centro histrico de So Lus.

Sendo assim, para melhor compreenso dessa pesquisa, necessrio um embasamento histrico sobre a origem da reabilitao urbana no mundo, suas causas, desafios e consequncias, e tambm domnio em alguns conceitos fundamentais para uma correta anlise da realidade ludovicense.

A reabilitao urbana tem a finalidade de dotar os stios histricos e culturais de novas habilidades diferentes das que ele desenvolveu no passado e que em declnio ou foram substitudas por outras que conflitam com o ambiente cultural dos mesmos. Assim necessrio se manter as populaes que vivem nesses stios e, principalmente, dar maior qualidade de vida a esses habitantes, mas esses objetivos foram determinados ao longo das ltimas dcadas devido a vrias tentativas com consequncias benficas e malficas, dos pases da Europa em conservar e preservar seus centros.

Na dcada de 60, aps o fim da Segunda Guerra Mundial, a maioria dos centros urbanos europeus encontrava-se devastado, devido a diversos fatores como o progresso da tecnologia, o desenvolvimento econmico e industrial, expanso demogrfica e a instalao de grupos sociais de baixo poder aquisitivo, sem contar ainda com os efeitos avassaladores que a guerra causou aos monumentos histricos nos pases europeus.

Observou-se a grande degradao fsica, social e econmica desses centros urbanos antigos. Visando frear tal processo, as naes europeias uniram-se e elaboram uma medida comum: uma poltica de reabilitao de grande escala. 5

O princpio dessa poltica a conservao integrada e os meios de interveno foram a preservao do patrimnio cultural, o planejamento do territrio, urbanismo e proteo ambiental.

Importante expor que a poltica de reabilitao criada e denominada de conservao integrada consiste em medidas que buscam articular a preservao do patrimnio cultural com o planejamento urbano, estabelecendo uma relao direta entre os problemas do stios e os problemas da cidade., a urbanizao e a proteo ambiental, atravs da participao social integrada com as aes governamentais.

Essas medidas perduraram at o incio da dcada de 80, quando foi feita uma nova anlise do desenvolvimento gerado pela poltica urbana em questo Nesse perodo verificou-se um impacto positivo no meio ambiente e na economia dos centros urbanos, que foram adquiridos atravs do investimento urbano privado, como no desenvolvimento do setor turstico e operaes de reconstruo e restaurao. Porm foram notados efeitos perversos a nvel social, j que a gentrificao era uma caracterstica marcante dos centros urbanos da Europa na poca.

A soluo surgiu com um projeto urbano que consistiu em fazer uma poltica global de reabilitao das cidades histricas visando o desenvolvimento econmico, a melhoria da qualidade de vida e agora, a coeso social.

As polticas surtiram efeitos benficos aos pases europeus nos quais elas foram aplicadas, mas na dcada de 90, com o fim do comunismo nesse continente, novos pases uniram-se a Europa democrtica, e os problemas reapareceram: as dificuldades dos novos membros eram semelhantes as da dcada de 60 dos antigos membros.

Nesse contexto, as novas propostas encontradas foram reduzir as diferenas nas condies sociais entre os antigos e novos pases membros, estabilizar as 6

estruturas democrticas da Europa, desenvolver a economia de forma sustentvel, criar diversidade de paisagens e culturas, a integrao econmica, social e do meio ambiente, e o desenvolvimento de programas de cooperao e solidariedade entre os pases europeus.

Essas propostas perduraram uma dcada, sem modificaes em seu contedo, a espera de resultados satisfatrios, mas em 2000, era necessria uma readequao das propostas de reabilitao s novas necessidades da Europa do novo milnio.

Em um mundo onde a individualizao e a desigualdade social prevaleciam, a globalizao e a economia eram baseadas em novas tecnologias de informao, havia constantes catstrofes ecolgicas, e uma espantosa acelerao de fluxos migratrios, hibridao de culturas, tenses sociais e manifestaes de racismo, as propostas deveriam buscar solucionar, amenizar ou simplesmente se adaptar a tais particularidades.

Ento, o desafio urbano consistiu em integrar todos os aspectos polticos, sociais e econmicos, ambientais e culturais, para garantir o respeito da diversidade cultural, estabelecer a coeso social, melhorar o ambiente cultural, construir um processo complexo de urbanizao com a participao popular, participar do desenvolvimento econmico e adotar uma politica de obrigao moral de conservao do patrimnio e de acessibilidade.

A reabilitao de centros urbanos na Europa um processo que contnua at os dias de hoje e que nunca foi interrompido. Passou por diversas fases de execuo e por diversas modificaes, seja por motivos de mudana do contexto histrico ou por observaes que atestaram que os efeitos de alguma proposta especfica no eram os esperados.

Seu conceito tambm foi modificado ao longo dos ltimos 50 anos, sendo que o conceito atual da nova poltica europeia : 7

(...) um gesto poltico que se desenvolve atravs de um processo econmico deliberando sobre a coeso social e a identidade cultural dos povos. A reabilitao urbana de fato um processo de regenerao e revitalizao da cidade, para ser exercido a mdio ou longo prazo. (ROTH, 2001. p. 75).

Assim para o conselho da Europa a reabilitao urbana dividida entre objetivos territoriais e humanos. Sendo os territoriais subdivididos em: - conservao integrada do patrimnio; - direito a habitao; - coeso territorial entre diferentes regies; - e desenvolvimento sustentvel da cidade atravs de uma gesto ecologicamente prudente. Os objetivos humanos desdobram-se em: - desenvolvimento econmico local; - coeso social; - e o respeito diversidade cultural.

O primeiro dos quatro objetivos territoriais a conservao integrada do patrimnio cultural, que busca a conservao e a sustentabilidade da herana histrica e cultural atravs principalmente, da apropriao dessa pelas populaes locais, permitindo assim, que a sociedade civil tenha conscincia de sua responsabilidade em salvaguardar esse patrimnio.

Seus instrumentos para isso so as polticas de valorizao, proteo, e conservao do patrimnio. E ela permite tambm que haja uma integrao do patrimnio ao modo de viver da sociedade atual atravs de programas de reabilitao baseados no principio de interveno mnima.

O principio da interveno mnima foi criado para facilitar e adequar os edifcios histricos a vida contempornea em termos de conforto e higiene. Ela permite a reduo do custo em relao a novas construes.

Concluses foram feitas a partir da reflexo da situao dos centros europeus para estabelecer uma regra para a aplicao dessas polticas. Chegou-se ao consenso de que a melhor forma de conservao do patrimnio atravs da atribuio de usos, pois dessa forma, espaos e imveis atrativos populao que deseja comprar, morar ou passear sero gerados, e quanto maior o numero de pessoas utilizando esses imveis com uso, maior ser o fascnio.

Esses usos devem ser pensados para que no haja grandes modificaes estruturais nos edifcios histricos, e se for necessrio tais modificaes, que elas sejam feitas com materiais e tcnicas tradicionais da poca.

O segundo objetivo territorial o direito habitao - uma prioridade da reabilitao urbana e um direito fundamental do ser humano: o acesso habitao adequada para todas as classes sociais. Estes objetivos se articulam em torno de trs vertentes: a habitao social nos centros urbanos, visando a diversidade social e impedindo a gentrificao dessas reas; - reforar e melhorar a infraestrutura urbana, como os espaos pblicos; - a conservao de edifcios antigos, como atores do desenvolvimento sustentvel e para a atribuio de usos habitacionais e outros essenciais para mant-la. (ROTH, 2001. p. 82).

Esses vetores podem ser estimulados atravs de polticas pblicas que oferecem incentivos fiscais ou at mesmo contribuies mais diretas para que o custo dos edifcios antigos seja inferior ao de um edifcio novo em outra localidade.

O prximo objetivo territorial a ser comentado a coeso territorial, que possui escalas diferentes em relao ao territrio. Em maior escala, consiste, basicamente, em um desenvolvimento socioeconmico equilibrado no mbito regional, e em uma menor escala, a escala do territrio urbano, coeso territorial o equilbrio entre os bairros da cidade e entre a cidade e a rea rural do seu entorno.

Em busca do equilbrio dos stios histricos, para evitar um grande adensamento e garantir a diversidade de funo, foi pensado em criar meios de desenvolver ligaes fsicas e humanas entre os demais bairros atravs de polticas publicas como a lei de uso e ocupao do solo, um plano de mobilidade.

Para alcanar este objetivo, necessria a promoo de melhores condies de acessibilidade, a diversidade dos usos e a proteo dos usos mais frgeis, como a habitao. Sempre visando a continuidade urbana, mas sem desrespeitar as morfologias especificas de cada bairro.

A coeso territorial urbana contribui para a reduo de presses sociais e estabilizao da democracia, pois garante a habitao e servios a todas as classes sociais, por meio de incentivos diretos como a criao de usos que mantm o uso habitacional, ou por planos de mobilidade, que torna acessvel a todos, os servios dos centros urbanos. Dessa forma, a coeso territorial se torna indissocivel da coeso social.

O ltimo dos objetivos territoriais o desenvolvimento sustentvel um desenvolvimento que supre as necessidades da gerao vigente, sem comprometer a capacidade das futuras geraes. (ROTH, 2001. p. 87).

Como j citado anteriormente, o desenvolvimento sustentvel ator da preservao do patrimnio natural e cultural, e esse um de seus princpios, assim como a coeso social e o desenvolvimento econmico. 10

Sua aplicao ao patrimnio cultural urbano o principio da resistncia da capacidade dos bairros antigos de se adaptar as demandas e necessidades da populao (ROTH, 2001. p. 88) sem a interveno constante no patrimnio cultural e natural.

Em termos econmicos, o desenvolvimento sustentvel visa a diminuio do desperdcio em todos os aspectos. Devido sua similaridade com a reabilitao urbana, esse objetivo territorial est incluso nessas polticas, pois como a reabilitao, evita o desperdcio de material, energia e espao atravs de medidas que combatem a demolio de edifcios, incentiva transportes coletivos e de baixo impacto ambiental, e com a reabilitao de centros histricos, freia a expanso das cidades protegendo assim, as reas rurais do entorno.

importante citar a introduo do conceito responsabilidade compartilhada que responsabiliza todos os setores da sociedade pela preservao, reduo de lixo e poluio, reutilizao e reciclagem de materiais de construo.

Tratando dos objetivos humanos, a reabilitao urbana preocupa-se com o individual e coletivo utilizando-se da diversidade social e cultural sem discriminaes e a participao popular nas decises urbanas, tornando-se assim vetor de transformao social.

Nesse sentido, compreende-se que a reabilitao urbana se comporta como um processo poltico, devido ao fortalecimento da democracia atravs da participao popular na tomada de decises sobre a cidade. Um processo inovador, j que a populao acrescenta ideias e experincias; e um processo dinmico em constante evoluo, proporcionando novas respostas a cada novo desafio proposto.

11

Os objetivos humanos so indissociveis dos territoriais e eles se subdividem em trs.

O primeiro objetivo humano a ser tratado o desenvolvimento local. Esse est vinculado com a independncia dos centros urbanos, a partir da integrao das funes nos centros urbanos.

O desenvolvimento local tambm age como um fortalecedor da democracia, pois suas medidas e projetos visam o desenvolvimento das comunidades locais relacionados com as diversas etnias envolvidas.

Os meios que esse objetivo utiliza para alcanar o sucesso baseiam-se na mobilizao do potencial econmico dos stios histricos, como o potencial turstico, e a capacidade de gerar empregos, e para isso ele prope uma gesto local, que causaria impacto de revitalizao social e econmica de uma localidade.

Apesar da importncia dada ao potencial turstico, a forma como ele vem sendo desenvolvido no satisfatrio. A revitalizao urbana prega um turismo sustentvel, que parte dos princpios de respeito ao meio ambiente e conscientizao dos turistas sobre a preservao do patrimnio.

O segundo objetivo a coeso social, que talvez seja a que engloba a maior quantidade de valores, j que essa busca garantir o acesso aos direitos bsicos a todos os cidados, sem distines discriminatrias.

Na carta de reabilitao urbana, a coeso social vista de forma integrada: a melhoria do tecido social contribui com a melhoria com tecido urbano e viceversa.

de fundamental importncia os projetos que incentivam o respeito s diversas culturas e a construo de uma identidade local para a reabilitao 12

urbana nos stios histricos. Elas possuem um grande valor no aumento da tolerncia entre os indivduos, na resoluo pacfica de conflitos tnicos, e no combate a segregao social e por isso, a reabilitao urbana nos stios histricos deve ser uma poltica pblica de primeiro plano.

O ltimo dos objetivos humanos o respeito diversidade cultural esse de construo coletiva, que surge a partir da histria e das memrias sobre as origens comuns a um povo.

A inteno da reabilitao urbana no unificar as culturas nacionais, mas mostrar como o respeito s diversas identidades culturais, religiosas e histricas, s enriquecem a noo de patrimnio e aumentam a capacidade de envolvimento de todos nesta ao.

Assim, se faz necessrio a construo de uma memria local na qual as especificidades de cada indivduo ou raa se faz presente e se inclua. Isso acarretar a apropriao do bairro para esses indivduos.

O respeito diversidade contribui para que as diferenas sejam amenizadas, assim como os conflitos causados por tais diferenas. Faz-se necessrio tambm, que a reabilitao urbana use de polticas que possam garantir o acesso cultura a toda a populao.

As polticas de reabilitao buscam, nos dias de hoje, uma organizao espacial e social dos centros urbanos. Almejam a soluo dos problemas raciais e religiosos e ainda, dos problemas ambientais.

Alm do conceito de reabilitao urbana, outro de grande importncia para essa pesquisa o de gentrificao.

O termo gentrificao teve origem a partir de observaes feitas na Inglaterra por Ruth Glass, na dcada de 60 para descrever o processo no qual famlia de 13

classe mdia haviam se instalado em bairros desvalorizados do centro de Londres ao invs dos subrbios residenciais, nos quais essa classe comumente se instalava, e passou por muitas mudanas e abrangncias com a observao dos numerosos casos desse processo ao redor do planeta.

Por gentrificao, na atualidade, entende-se como um processo de mudana social, espontnea, consequente da exigncia econmica da cidade global que ocorre em centros urbanos decadentes, onde passam a existir todos os servios necessrios para suprir as necessidades dessa cidade global, atraindo assim, uma classe mdia alta e que resultar na excluso das classes populares que ali residiam, podendo ser, ainda, a mudana funcional de um bairro antigo e sua transformao sociolgica.

Apesar de esse fenmeno ser espontneo, nos dias atuais ele tem sido estimulado, com o propsito de que assuma um papel poltico de revitalizao e restauro desses centros urbanos - determinado por um contrato informal entre os agentes imobilirios, os investidores individuais e o governo.

Os conceitos de planejamento urbano, desenvolvimento sustentvel tambm possuem importncia para a pesquisa e esses so:

Desenvolvimento sustentvel quando o sitio alcana a autonomia econmica, cultural, social e ambiental, conseguindo assim manter-se sem a constante interveno do Estado.

E planejamento urbano o processo de concepo de programas que buscam aperfeioar certos aspectos da cidade ou na criao de uma nova cidade sempre visando a melhoria da qualidade de vida da populao.

Nesse relatrio sero expostas todas as atividades desse projeto que faz parte de um conjunto de projetos que estudam a conservao integrada de estruturas ambientais estratgicas da cidade, cada um com um foco diferente 14

o da bolsista Fernanda Batista enfoca os aspectos econmicos e da Juliana Batalha, as atividades recentes, mas que possuem grande integrao e so essenciais para as concluses uns dos outros.

15

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Compreender a integrao da dimenso social pelo processo de preservao urbana pelos habitantes do stio avaliado.

2.2 Objetivos Especficos

Constituir uma base de informaes sobre a dinmica urbana e patrimonial do stio analisado. Determinar os nveis de integrao das funes urbanas existentes ao processo de preservao urbana. Analisar o uso residencial no sitio em estudo no que se refere a densidade, nvel de renda e tempo de moradia.

16

3. Metodologia

Durante o ltimo ano, as atividades desenvolvidas por essa pesquisa foram, inicialmente, o aprofundamento terico sobre a histria e as tcnicas de interveno e revitalizao em stios histricos e sobre a rea de tombamento federal de So Lus.

A fundamentao terica foi estruturada em torno dos seguintes conceitos introdutrios: A conservao integrada, cuja bibliografia de apoio foi o livro Orientations sur la rhabilitation urbaine organizado por Catherine Roth, e as Cartas patrimoniais; O planejamento urbano, com os livros Orientations sur la rhabilitation urbaine novamente e o livro Contra-usos da Cidade, de Rogrio Proena Leite; O desenvolvimento sustentvel com o livro Orientations sur la rhabilitation urbaine; Dos mtodos de avaliao intra-urbana usando indicadores e critrios de observao com as bibliografias Orientations sur la rhabilitation urbaine e a monografia de Paula Paoliello Cardoso, A Reabilitao De Edifcios Para Implantao De Uso Habitacional Multifamiliar No Centro Histrico De So Luis Maranho; A gentrificao com a bibliografia De volta cidade, de Catherine Bidou-Zachariasen, com os colaboradores Daniel Hiernaux-Nicolas e Hlne Rivire dArc.

Foi realizado um diagnstico geral do stio histrico da rea federal como complemento as informaes j acumuladas a partir dos dados que j foram tratados no trabalho Monitoramento dos efeitos produzidos sobre o patrimnio arquitetnico pelo processo de preservao de setores urbanos tombados no Brasil.

17

Portanto trata-se de uma atualizao, onde foram observadas as mais recentes transformaes no stio.

Para isso foi feitas visitas aos principais rgos de gesto do patrimnio em So Lus, o Instituto de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN), o Departamento de Patrimnio Histrico Artstico e Paisagstico do Maranho (DPHAP), e a Fundao Municipal de Patrimnio Histrico (FUMPH), onde foram encontrados muitos textos, livros, monografias e projetos nas bibliotecas desses rgos que enriqueceram esse projeto.

Foi definida tambm uma amostra aleatria de 30% dos imveis cadastrados na rea federal. A escolha aleatria dos imveis foi feita com o programa Excel, onde foram considerados dois dos cincos sub-setores de pesquisa.

O critrio utilizado para definio desses subsetores (figura 1) foi a definio de compartimentos homogneos, as caractersticas mais marcantes de cada rea. Esses subsetores so: S, caracterizada pelos prdios mais representativos, pelo poder pblico pela habitao; Joo Lisboa,

caracterizado por ser de intensa atividade comercial; Praia Grande, caracterizado pelo potencial turstico; Mercs, caracterizado pela maior degradao e por um nmero significativo de rgos pblicos; e o Desterro, caracterizado por habitaes de carter popular.

Dentre os cinco, foram escolhidos dois deles para o inicio das investigaes, neles foram aplicados os questionrios e realizado um registro fotogrfico com informaes sobre aspectos arquitetnicos, urbansticos e

socioeconmicos. Os dois subsetores escolhidos tratam da Praia Grande e do Desterro, escolhidos por suas caractersticas opostas e intensamente identificadas.

18

Figura 1

Foram elaborados dois formulrios para futura aplicao durante o levantamento arquitetnico, urbanstico e fotogrfico com os habitantes do centro histrico. O primeiro deles (figura 2) visa a caracterizao do imvel, atravs da coleta de dados a respeito de seu estado de conservao, se este est bom, satisfatrio ou problemtico; seu estado de preservao; seu uso atual, se residencial ou no; seu estilo arquitetnico, se tradicional ou renovado; e seu gabarito. (ver anexo 1).

O formulrio dois (anexo 2) utilizado apenas em imveis de uso residencial e iniciado pela identificao do imvel composta pelo endereo e data, seguido das opes do por que a no aplicao do formulrio, se esse for o caso, que seriam a ausncia do responsvel, a no autorizao do responsvel ou o responsvel ser menor de 16 (dezesseis) anos. Se a forma de moradia principal ou secundria, prpria ou alugada ou emprestada; h quanto tempo a famlia reside ali; a respeito dos servios oferecidos e dos equipamentos utilizados pelos moradores; os dados dos moradores, como 19

sua faixa etria, renda mensal, grau de instruo, sexo e local de trabalho; finalizando com a questo do porqu o habitante mora no centro histrico e se ele interage com o ambiente em questo e as atividades envolvidas com esse ambiente.

Para a realizao do levantamento fotogrfico, foram elaboradas planilhas de locao das fotos (figura 4), que so divididas pelas quadras da rea proposta e possui especificaes como, quais so os imveis escolhidos em cada quadra, a quantidade de fotos tiradas, o ngulo na qual elas foram tiradas, e as observaes do processo ou da foto e a data.

Figura 2

20

Foi realizado a partir do segundo semestre de desenvolvimento do projeto, o levantamento arquitetnico e urbanstico, juntamente com o levantamento fotogrfico dos imveis localizados nos subsetores selecionados e uma consulta aos moradores do stio histrico, em busca da atualizao da base de dados j existente, baseado nos formulrios j apresentados.

Aps tais atividades, realizamos a reviso dos dados dos formulrios aplicados, assim como de todas as atividades aplicadas em campo, o tratamento desses resultados, atravs do processamento dos questionrios em planilhas Excel. Feito isso, entramos na etapa de anlise comparativa entre os subsetores e finalmente conclumos com a redao final.

21

4. Anlise dos dados

Os dados obtidos no trabalho de campo sero considerados nesse momento separadamente, primeiro o do subsetor do Desterro e depois da Praia Grande, e podem ser analisados pelos grficos elaborados a partir dos dados coletados pela planilha 1 (figuras 2).

Tanto no subsetor do Desterro quanto no da Praia Grande, foram pela funo amostra aleatria do programa Excel com um ndice de 30% dos imveis cadastrados, e os dados desses foram coletados a partir de entrevistas com os usurios e o levantamento arquitetnico e urbanstico, como j dito anteriormente.

4.1 Resultados para o Subsetor Desterro

No primeiro grfico relativo ao subsetor Desterro, podemos observar o uso atual dos imveis (grfico 1), onde se percebe 41,9% do uso no-residencial, o uso predominante, seguido do uso habitacional que 38,7%, 11,3%, uma quantidade de imveis considerveis tambm notado como vago, 6,45% em runas, e nada foi encontrado em obras.

Uso atual
30 25 20 15 10 5 0 Uso atual

Grfico 1

22

Se tratando do aspecto fsico dos imveis, esses foram separados entre os de estilo arquitetnico tradicional (grfico 2) e os de estilo arquitetnico renovado (grfico 3). E posteriormente grficos com anlises sobre o estado de conservao (grfico 4) e preservao (grfico 5) tambm sero apresentados.

Estilo Arquitetnico Tradicional


25 20 15 10 5 0 Estilo Arquitetnico Tradicional

Grfico 2

Estilo Arquitetnico Renovado


25 20 15 10 5 0 Estilo Arquitetnico Renovado

Grfico 3

23

No grfico 2, estilo arquitetnico tradicional, verifica-se que 32,2% dos imveis so de estilo ecltico, seguido do estilo portugus com 12,9%, alm de uma quantidade mnima de 3,2% de imveis no estilo art deco.

No grfico 3, estilo arquitetnico renovado, percebe-se uma quantidade majoritria de 32,2% de imveis de estilo popular, e em pouca quantidade de estilo moderno e industrial, ambos com 3,2%.

35 30 25 20 15 10 5 0 Grau de Preservao Satisfatrio Grau de Preservao Problemtico Grau de Preservao Bom

Grfico 4

45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 Grau de Conservao Satisfatrio Grau de Conservao Problemtico Grau de Conservao Bom

Grfico 5

24

Os grficos 4 e 5 so referentes respectivamente, do grau de preservao e grau de conservao. A cor verde representa o grau de conservao/ preservao bom, a cor amarela, o grau de conservao/ preservao satisfatrio, e a cor vermelha, o grau de conservao/ preservao problemtico.

No grfico do grau de preservao, a volumetria; a cobertura; as aberturas; as esquadrias; o revestimento; os adornos; a planta; e os pisos foram as categorias escolhidas para o levantamento. Verifica-se que o grau de preservao satisfatrio foi o predominante na grande maioria das categorias, com exceo dos pisos e adornos, cujas alteraes foram as mais evidentes. Seguido do grau de preservao problemtico, que est na ltima posio na categoria volumetria.

No grfico de conservao, as categorias nas quais foi feito o levantamento foram: a fachada; a cobertura; a estrutura; o revestimento; as paredes; as instalaes; e os pisos.

E com exceo da categoria instalaes, em que predomina o grau de conservao problemtico, seguido do grau de preservao satisfatrio, todas as outras se encontram no grau de conservao satisfatrio, seguido do grau de conservao problemtico nas categorias revestimento, paredes, instalaes e pisos, e do grau de conservao bom nas demais categorias.

A partir dessas ressalvas, observa-se que no subsetor Desterro, os imveis esto em mdia com um grau de preservao satisfatrio, apesar de possuir uma grande quantidade em um grau de preservao problemtico. Sobre a conservao desses imveis, verifica-se o grau de conservao satisfatrio tambm como predominante, e diferente da preservao, ele possui grande diferena em relao aos outros graus de conservao.

25

Os prximos grficos relativos ao subsetor Desterro so todos vinculados apenas aos imveis cujo uso o residencial.

O primeiro deles (grfico 6) relativo ao tipo de moradia, sendo as categorias: prprio; alugado; emprestado; ocupado; e no informou. A predominncia nos imveis sorteados foi a categoria prprio, com 85,7%, seguida pela categoria alugado, com 14,3%. Nenhuma edificao foi inserida nas demais categorias.

Tipo de Moradia
20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0

Tipo de Moradia

Grfico 6

20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Energia gua e Esgoto Coleta Lixo Grfico 7 Servios Bom Servios Satisfatrio Servios Problemtico

26

O grfico 7 descreve a qualidade dos servios de gua e esgoto, energia e coleta de lixo. A representao grfica a cor verde para o servio Bom, a cor amarela para o servio Satisfatrio e a cor vermelha para o servio problemtico.

Nele fica evidente que, para a grande maioria dos entrevistados, a qualidade dos servios de energia com 81,8%, gua e esgoto com 77,2% e coleta de lixo com 7,2% boa, e poucas reclamaes foram feitas.

Sobre a gua, foi notado pela constncia em que os moradores repetiam sobre tal fato, que h alguns meses, a frequncia da gua, que costumava ser dia sim, dia no sendo guardada em reservatrios nos imveis, tornouse constante, sendo fornecida todos os dias.

A maior reclamao notada e anotada durante as entrevistas foi sobre a energia que costumava faltar sempre que chovia, e que esse era um problema constante durante o perodo chuvoso de So Lus.

18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Telefone Ar Condicionado Computador Grfico 8 Internet Sim No

27

O grfico 8 determina a posse dos equipamentos eletroeletrnicos ar condicionado e computador e tambm de servios de internet e telefonia no subsetor do Desterro.

A representao grfica desse grfico a cor verde para Sim, que significa que o morador possui tal equipamento, e a cor vermelha para No, que mostra que ele no possui.

Quando se trata do telefone, verifica-se que 63,6% das residncias do Desterro possui telefone fixo, enquanto que se tratando do equipamento ar condicionado com 77,2%, e do servio de internet com 59%, poucas residncias o possuem, sendo a maioria No.

O equipamento computador est exatamente na metade dos imveis sorteados, 50% disseram sim, e 50%, no.

Salrios Mnimos por Famlia


7 6 5 4 3 2 1 0 AT 1 13 3 5 5 10 10 15 15 20 20 ou mais Grfico 9 Salrios Mnimos por Famlia

A renda familiar dos moradores mostrada no grfico 9, e nota-se 37,5% das famlias residentes com a mdia de 1 a 3 salrios mnimos. Calculou-se tambm a mdia de habitantes por imvel e o resultado foi de 5,5, sendo a

28

quantidade de mulheres e homem equivalentes e 69,9% dos habitantes de faixa etria entre 19 e 65 anos.

Sendo assim, verifica-se que a maioria das pessoas moradoras do subsetor do Desterro, vive com 18% a 54% de um salrio mnimo.

Calculando a mdia do tempo em que os habitantes moram em suas residncias o resultado 31,1 anos.

Motivo para habitar o Centro


14 12 10 8 6 4 2 0

Motivo para habitar o Centro

Grfico 10

O ltimo grfico relativo ao subsetor Desterro (grfico 10) referente ao motivo no qual os moradores do Centro habitam esse bairro. As opes so: imvel prprio; imvel herdado; baixo custo; prximo ao trabalho; prximo aos estudos; prximo ao comercio; famlia reside no local; imvel emprestado; e outros.

O motivo mais escolhido durante as entrevistas foi famlia reside no local, mas todas as outras opes tambm foram muito citadas.

Na opo outros, motivos como proximidade da sade e fcil acesso ao transporte publico tambm foram citados. 29

Observou-se que os habitantes desse subsetor so de classe mdia/baixa, maioria de jovens. E os imveis esto em estado de conservao satisfatrio, mas nota-se uma grande descaracterizao desses imveis. O uso majoritrio residencial com moradia prpria e a renda mdia de 1 a 3 salrios mnimos por famlia. Observou-se ainda os motivos para morar no desterro, no qual a maioria alegou morar l porque a famlia tambm mora.

4.2 Resultados para o Subsetor Praia Grande

Tratando-se do subsetor Praia Grande, assim como no Desterro, foram coletados dados que geraram grficos a partir de entrevistas com moradores e responsveis e do levantamento arquitetnico e urbanstico dos imveis.

Uso Atual
40 35 30 25 20 15 10 5 0

Uso Atual

Grfico 11

No grfico referente ao uso atual dos imveis (grfico 11) no subsetor Praia Grande mostra a predominncia do uso no residencial com 54%, seguido pelo uso residencial e vago com 16,6% cada um, e apenas 1,8% em runas.

30

Estilo Arquitetnico Tradicional


25 20 15 10 5 0 Estilo Arquitetnico Tradicional

Grfico 12

Estilo Arquitetonico Renovado


2,5 2 1,5 1 0,5 0 Estilo Arquitetonico Renovado

Grfico 13

Os grficos referentes aos estilos arquitetnicos so novamente divididos entre o grfico 12: Estilo Arquitetnico Tradicional e o grfico 13: Estilo Arquitetnico Renovado.

O grfico 12 possui cinco categorias: portugus; ecltico; art deco; art nouveau; e neo-colonial. E o grfico 13 tambm possui cinco categorias, que so: historicista; moderno, popular; industrial; e vazio. 31

Observando o grfico 12, percebe-se a predominncia do estilo portugus dentre os imveis que mantem-se tradicional com 66,6%, seguido pelo estilo ecltico, com 16,6%.

Nos imveis renovados, o estilo historicista predominante com 6,6%, seguido dos estilos moderno, popular e industrial que se iguala em quantidade, com 3,3%.
30 25 20 15 10 5 0 Grau de Preservao Bom Grau de Preservao Satisfatrio Grau de Preservao Problemtico

Grfico 14

30 25 20 Grau de Conservao Bom 15 10 5 0 Grau de Conservao Satisfatrio Grau de Conservao Problemtico

Grfico 15

32

Os grfico 14 e 15 so respectivamente, referentes ao grau de preservao e conservao dos imveis, que foi dividido em categorias comuns as do grfico 4 e 5 relacionados ao Desterro.

Na Praia Grande, apenas as categorias volumetria, aberturas e adornos foram avaliadas na maioria dos imveis como em grau de preservao bom, sendo seguidas pelo grau de preservao satisfatrio. A categoria pisos foi avaliada como em grau de preservao problemtico, seguida do grau de preservao satisfatrio, e as demais categorias se destacaram pela predominncia do grau de preservao satisfatrio, seguidos pelo grau de preservao problemtico.

Em relao conservao, as categorias esquadrias, paredes e pisos foram predominantemente, nas anlises dos edifcios, classificadas como grau de conservao bom, seguidas pelo grau de conservao satisfatrio. Todas as demais categorias destacaram-se pela maioria com grau de conservao satisfatrio.

importante ressaltar, que apesar da maioria das categorias estarem majoritariamente satisfatrias, grande tambm a quantidade de imveis que se encontram como em boas condies.

A partir do prximo grfico (grfico 16), todos os dados foram coletados apenas por imveis de uso residencial do subsetor da Praia Grande.

33

Tipo de Moradia
4,5 4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0

Tipo de Moradia

Grfico 16

O grfico Tipo de moradia, possui cinco categorias, sendo elas: prprio, alugado, emprestado, ocupado e no informou. Ela mostra que 20% das residncias selecionadas prpria e 80% alugada, sendo as demais categorias no possuindo representantes.

6 5 4 Servios Bom 3 2 1 0 Energia gua e Esgoto Coleta Lixo Grfico 17 Servios Satisfatrio Servios Problemtico

O grfico 17 mostra a qualidade dos servios de energia, gua e esgoto e coleta de lixo na Praia Grande. A representao grfica desse grfico : a

34

cor verde para os servios considerados bons, amarela para os servios satisfatrios e vermelha para os problemticos.

No quesito energia, 80% dos entrevistados afirmou que as condies do servio boa, enquanto 20% disse que era satisfatrio. Sobre os servios de gua e esgoto, 40% consideraram como bom, e 60% como satisfatrio. E finalmente na categoria coleta de lixo, 100% das respostas dos entrevistados foi que o servio bom no subsetor da Praia Grande.

4,5 4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 Telefone Ar Condicionado Computador Grfico 18 Internet Sim No

O grfico seguinte o de equipamentos, onde verificado a quantidade de moradores que possuem ar condicionado, computador e os servios de telefone fixo e internet.

No subsetor da Praia Grande, observou-se que 80% dos moradores possuem servios de telefonia e ar condicionado, e 60% possui computador e internet.

35

Salrios Mnimos por famlia


7 6 5 4 3 2 1 0 AT 1 13 35 5 10 10 15 15 20 20 ou mais Salrios Mnimos por famlia

Grfico 19

A renda familiar dos moradores mostrada no grfico 19, e a partir dele, percebe-se que 1/3 dos moradores que responderam essa pergunta, vive com 1 a 3 salrios mnimos, outro 1/3 vive com 3 5 salrios e os ltimos 1/3 vivem com 5 a 10 salrios mnimos. Assim como foi feito com o subsetor Desterro, calculou-se a mdia de habitantes por imvel e o resultado foi de 2,8, sendo a quantidade de mulheres maior que as dos homens e 64,2% dos habitantes so de faixa etria entre 19 e 65 anos. A mdia do tempo em que a famlia habita o imvel tambm foi calculada, e o resultado no subsetor da Praia Grande de 15,4 anos.

36

Motivo para habitar o centro


6 5 4 3 2 1 0

Motivo para habitar o centro

Grfico 20

No ltimo grfico apresentado (grfico 20), Motivo para habitar o centro, possui nove quesitos, que so: imvel prprio; imvel herdade; baixo custo; prximo ao trabalho; prximo aos estudos; prximo ao comercio; famlia reside no local; imvel emprestado; e outros. Tais categorias so para identificao real motivo no qual os moradores habitam no centro.

Todas as residncias entrevistadas afirmaram que residem no centro por outros motivos alm dos citados. Alguns moradores citaram a proximidade a hospitais como fator, e outros no conseguiram se identificar com nenhuma das opes dadas.

Verificou-se que os habitantes desse subsetor so de classe mdia, maioria de jovens. E os imveis esto em estado de conservao bom, assim como o grau de preservao. O uso majoritrio no residencial e as residenciais so majoritariamente, alugadas. A renda mdia de 3 a 5 salrios mnimos por famlia.

37

5. Anlise comparativa dos resultados

Aps a apreciao dos dados dos dois subsetores separadamente, necessrio uma anlise comparativa entre esses dados.

Comparando os grficos 1 e 11, relativos respectivamente ao subsetor Desterro e Praia Grande, nota-se, que em ambos a maioria dos imveis dedica-se a atividades no residenciais, mas a diferena entre as quantidades dos no residenciais e dos residenciais pequena no primeiro subsetor, enquanto no segundo subsetor muito maior.

Os grfico 2, 3, 12 e 13, tratam-se do estilo arquitetnico do imvel, sendo o 2 e 12 referindo-se aos imveis de possuem estilo tradicional, e o 3 e 13, dos de estilo renovado.

No Desterro o estilo tradicional predominante o ecltico e o estilo renovado, o popular, sendo que o estilo renovado de sobressai em quantidade em relao ao tradicional. J na Praia Grande, o estilo tradicional majoritrio o portugus, e o renovado o historicista, sendo que o estilo tradicional existe em maior quantidade do que o renovado.

Nos grficos referentes preservao dos imveis (grficos 4 e 14), observa-se que o grau de preservao satisfatrio predominante tanto no Desterro quanto na Praia Grande, mas no primeiro subsetor citado, esse grau de conservao seguido pelo problemtico, enquanto no segundo subsetor, ele seguido pelo grau de conservao bom.

Nos grficos 5 e 15, referentes conservao, verifica-se que no Desterro e na Praia Grande o grau de conservao satisfatrio se sobressai, mas no Desterro, sua diferena muito grande em relao aos demais graus, enquanto que na Praia Grande o grau de conservao bom, se aproxima muito do satisfatrio. 38

Em relao ao tipo de moradia (ver grficos 6 e 16), verifica-se que no Desterro a maioria das habitaes so prprias, enquanto que na Praia Grande, elas so alugadas.

Em relao aos servios de gua e esgoto, energia e coleta de lixo, observase que no Desterro, todos esses servios foram considerados bons pela grande maioria dos entrevistados, e na Praia Grande tambm, com exceo do servio de gua e esgoto, que foi considerado satisfatrio.

Nos grficos 7 e 17, so tratados equipamentos: o telefone fixo; o ar condicionado; o computador; e a internet, para anlise dos pertences dos moradores.

No Desterro, observou-se que a maioria dos entrevistados possui telefone fixo, o computador encontrado em metade das residncias dos entrevistados, e os outros equipamentos so encontrados apenas em poucas residncias. Na Praia grande apenas o telefone encontrado na maioria das residncias.

Os grficos 8 e 18 mostram a quantidade de salrios mnimos por famlia dos imveis de uso residencial do Desterro e Praia Grande respectivamente.

No Desterro, verificou-se que a grande maioria das residncias arrecada de 1 3 salrios mnimos, mas nota-se que h famlias que arrecadam at 20 salrios mnimos. E na Praia Grande, a quantidade de salrios varia entre 1 3, 3 5 e 5 10 salrios mnimos, no havendo variao nas porcentagens de famlias.

Quanto aos ltimos grficos do Desterro e a Praia Grande (grfico 10 e 20) so relacionados aos motivos nos quais os moradores habitam o centro. No Desterro observa-se que a populao enumera vrios motivos diferentes, mas os que se destacaram foram a famlia reside no local e imvel 39

prprio, j na Praia Grande, os motivos citados foram sempre outros, como proximidade de hospitais, facilidade de acesso ao transporte pblico e at mesmo acesso a eventos culturais.

importante

ressaltar

que

os

grandes

projetos

investimentos

governamentais sempre se direcionaram para o subsetor Praia Grande e poucas vezes para o Desterro. Baseado nisso, percebe-se o motivo das diferenas de usos, e principalmente arquitetnicas e sociais.

40

6. Concluso

A pesquisa intitulada O uso habitacional e sua integrao ao processo de preservao urbana iniciada em agosto 2010 e concluda em agosto de 2011 props-se a compreender a integrao da dimenso social pelo processo de preservao urbana pelos habitantes da rea de tombamento federal do stio do centro histrico, que engloba os cinco subsetores definidos para a pesquisa: Desterro, Praia Grande, Mercs, S e Joo Lisboa. Contudo, devido aos semestres irregulares que muito prejudicaram o rendimento inicial do projeto, a pesquisa se restringiu a dois subsetores, o Desterro e a Praia Grande.

Para atingir os objetivos do projeto, que so: constituir uma base de informaes sobre a dinmica urbana e patrimonial do stio analisado; determinar os nveis de integrao das funes urbanas existentes ao processo de preservao urbana e analisar o uso residencial no sitio em estudo no que se refere a densidade, nvel de renda e tempo de moradia, fez-se necessrio o uso de indicadores que pudessem nos dar informaes especficas sobre os assuntos supracitados. Tais indicadores foram: uso atual, tipo de moradia, servio, equipamentos, renda familiar, densidade por imvel, faixa etria e tempo mdio de habitao.

Fazendo uma anlise desses dois subsetores podemos, inicialmente, compar-los a Europa dos anos 60, cujo descaso poltico caracterstico, e muitas deficincias urbanas e arquitetnicas so evidenciadas, como o vandalismo, o abandono, a apropriao indevida, a invaso dos casares e intensa degradao fsica, social e econmica. Os indicadores obtidos durante o levantamento arquitetnico e urbanstico e as entrevistas desenvolvidas nos subsetores Desterro e Praia Grande comprovam tal cenrio.

Tais indicadores traduziram a realidade dos subsetores. O uso atual de ambos predominantemente no-residencial, o tipo de moradia majoritria 41

no Desterro prpria e na Praia Grande alugada. Quanto aos servios, eles so oferecidos com uma boa qualidade, e os equipamentos ainda no esto disponveis para a maioria dos habitantes.

No Desterro, a renda familiar mdia da maioria dos entrevistados de 1 3 salrios, e na Praia Grande a renda familiar mdia dos entrevistados de 3 5 salrios mnimos. A densidade por imvel do Desterro 5,5 hab/imvel e da Praia Grande 2,8 hab/imvel.

A faixa etria da maioria dos moradores de ambos os subsetores de 19 65 anos, demonstrando assim, que a populao majoritria das reas jovem, indo de encontro ao estigma desse stio, o qual diz que no centro histrico de So Lus h predominncia da populao de idosos. A respeito do tempo mdio de habitao desses subsetores, observa-se que no Desterro a mdia de 31,1 anos e na Praia Grande de 15,4 anos, identificando assim a longa estadia dos habitantes no primeiro dos subsetores e um menor perodo de estadia e maior rotatividade no segundo dos subsetores.

Acreditamos que nossa pesquisa tenha sido de grande relevncia acadmica, pois ela permitiu conhecer e diagnosticar os subsetores escolhidos. Dessa forma, as caratersticas desses subsetores ficaram evidentes. Tais informaes so vitais para o desenvolvimento de planos e aes urbano/polticas de interveno nesse stio, que j embasados poderiam ser direcionados com maior eficcia s necessidades fsicas dos imveis, sociais e econmicas das reas.

42

REFERNCIAS

MinC/IPHAN. Cartas Patrimoniais. Braslia: IPHAN, 1995b. 333p

ROTH, Catherine (Dir) et al. Orientations sur la rhabilitation urbaine, document prpar dans le cadre du programme de coopration et dassistance techniques. Strasbourg, Ed. Conseil de lEurope, 2001, 150p.

CARDOSO, Paula Paoliello. A Reabilitao De Edificios Para Implantao De Uso Habitacional Multifamiliar No Centro Historico De So Luis Maranho. So Luis, 2011.

LEITE, Rogerio Proena. Contra-Usos da Cidade: lugares e espaos pblicos na experincia urbana contempornea. - 2 ed. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007. 375p.

LOYER, F. (sous la prsidence de) Actes des entretiens du patrimoine : Ville dhier, Ville daujourdhui en Europe , Ed. Fayard, Paris, 2001

BIDOU-ZACHARIASEN C. et al, Retours en ville : des processus de gentrification urbaine aux politiques de revitalisation des centres , Descartes & Cie, Paris, 2003

43

ANEXOS

44

Anexo 1

45

Anexo 2

46

Vous aimerez peut-être aussi