Vous êtes sur la page 1sur 3

EXERCCIOS DE FIXAO

1. Das afirmaes que vm a seguir, umas so verdadeiras (V); outras, falsas (F). Examine-as com ateno e, segundo o seu entendimento, assinale V ou F. V V F F A elasticidade-preo da procura a relao existente entre as modificaes relativas nas quantidades procuradas, decorrentes de alteraes relativas nos preos. Quando, em resposta a uma variao real de 30% no preo de um produto, suas quantidades procuradas caem 15%, dizemos tratar-se de um produto de procura elstica (R=2). Entre os principais fatores determinantes da elasticidade-preo da procura citam-se a essencialidade do produto e a existncia de substitutos ou similares no mercado. O coeficiente da elasticidade-preo da procura positivo; o da oferta negativo.

V V

F F

2. Em cada pergunta deste teste h sempre e apenas uma resposta correta. Assinale-a. 1. A procura de um produto que atende a uma necessidade essencial, sem substitutos no mercado e de pequena participao no oramento do consumidor, apresenta um coeficiente de elasticidade-preo: (a) (b) (c) (d) (e) Igual a |1,0|. Maior do que |1,0|. Menor do que |1,0|. Igual a zero. Nenhuma das alternativas anteriores.

2. Aplicando os conceitos de substitubilidade e de essencialidade, as procuras por carne de frango e por combustveis: (a) (b) (c) (d) (e) So, ambas, inelsticas. So, ambas, elsticas. So, respectivamente, elstica e inelstica. So, respectivamente, inelstica e elstica. Nenhuma das alternativas anteriores.

3. Suponha que os produtos A e B tenham ambos um aumento de preo de R$ 10,00. Em conseqncia, a quantidade demandada de A cai 10%, e a quantidade demandada de B cai apenas 5%. Nesse caso: (a) A demanda por A mais elstica em relao ao preo do que a demanda por B. (b) A demanda por B mais elstica em relao ao preo do que a demanda por A. (c) A e B tm a mesma elasticidade-preo da demanda. (d) Nada se pode dizer em relao elasticidade-preo da demanda dos dois produtos. 4. Considerando os conceitos bsicos da anlise econmica, julgue a assertiva seguinte: Supondo que a criminalidade e os gastos com o consumo de drogas so positivamente relacionados e que a demanda por drogas preo-inelstica, polticas antidrogas fundamentadas no combate ao trfico elevaro o preo das drogas e aumentaro os gastos com esses produtos, agravando, assim, os nveis de criminalidade. 1|Pgina

5. O modelo bsico de oferta e de demanda utilizado para analisar os mais diversos problemas econmicos. Com base nesse modelo, julgue os itens seguintes:

(a) A elasticidade preo de longo prazo da curva de oferta, para determinado bem, superior
elasticidade de curto prazo, porque, no longo prazo, os fatores de produo podem ser ajustados. R No curto prazo (considerando que os fatores de produo so fixos), em geral as empresas no podem facilmente mudar o tamanho de suas instalaes para aumentar a quantidade ofertada. No longo prazo essa possibilidade torna-se factvel, e ainda existe a possibilidade de entrarem novas firmas no mercado, portanto, a quantidade ofertada de um bem, tende a reagir mais substancialmente a mudanas de preo no curto prazo. (b) O crescimento da indstria turstica no nordeste brasileiro explica-se, em parte, pelas elevadas elasticidades-renda que caracterizam esses servios. R Bens normais com elasticidade-renda da demanda positiva. Entretanto variam de magnitude. Os suprfluos apresentam alta elasticiade-renda da demanda, pois no so essenciais, ao contrrio, sentir-se-o incentivados mediante aumento de sua renda.

6. Qual a elasticidade-preo da oferta das obras de Pablo Picasso? R- ZERO. Muito maior para
os originais que no podem mais ser reproduzidos.

7. Na dcada de 1970, a OPEP causou um aumento drstico no preo do Petrleo. O que impediu
que ela mantivesse os preos to elevados assim durante os anos 80? R - No decorrer de perodos mais longos, os produtores de petrleo que no so membros da Opep respondem aos altos preos aumentando a explorao e construindo nova capacidade de extrao. Os consumidores respondem com maior economia, por exemplo substituindo carros antigos e ineficientes por outros mais novos e mais eficientes, que consomem menos gasolinas.

8. Como uma seca que destrua metade de todas as colheitas pode ser boa para os agricultores? Se
a tal seca boa para os agricultores, por que eles no destroem suas prprias safras na ausncia de secas? Competitividade, surgem substitutos.. 9. Suponha que voc seja o Secretrio dos Transportes da Prefeitura de Curitiba e que o prefeito tenha encomendado um estudo a respeito de um eventual aumento de tarifas de nibus. De que maneira a informao sobre a elasticidade-preo da demanda pode ser til em seu estudo?

10. Leia com ateno os trechos da reportagem seguinte, publicada no Caderno Economia do jornal
O ESTADO DE SO PAULO: Consumo dos pobres cai 2% no trimestre, diz Ibope. Segundo levantamento, o volume mdio de compras por domiclio encolheu 2% no trimestre. [...] Os produtos bsicos mantm espao nas compras, mas os suprfluos vo desaparecendo. [...] As quedas mais expressivas, em comparao com o trimestre passado, foram nos itens [...] achocolatados (11%),e ceras para assoalho (10%). Supondo que a renda dos consumidores considerados na reportagem reduziu na mesma proporo da queda do consumo (2%), pode-se afirmar, quanto a achocolatados e ceras que: (a) (b) (c) (d) Ambos so bens inferiores. Ambos so bens de Giffen. Ambos tem procura elstica em relao a renda. Nada se pode dizer.

2|Pgina

EXTRA: Como denominamos um bem cuja elasticidade-renda inferior a 0? R - Denominamos de bens inferiores, pois a quantidade demandada e a renda se movem em direes opostas, assim, possuem elasticidade-renda negativa

3|Pgina

Vous aimerez peut-être aussi