Vous êtes sur la page 1sur 3

O sistema reprodutor feminino formado pelas gnadas (ovrios) que produzem os vulos, as tubas uterinas, que transportam os vulos

s do ovrio at o tero e os protege, o tero, onde o embrio ir se desenvolver caso haja fecundao, a vagina e a vulva. Ovrios Os ovrios so rgos sexuais primrios, produzem os vulos e os hormnios sexuais femininos estrgeno e progesterona. Os ovrios possuem o tamanho aproximado de uma azeitona. A camada mais externa de tecido chamada de crtex e possui milhares de clulas, que so os vulos imaturos, chamados de folculos primrios, que completam seu desenvolvimento durante a ovulao. Esses folculos comeam crescer e se desenvolver sob a ao dos hormnios, processo que comea na adolescncia.

Ovognese nome da gametognese feminina, que leva produo dos vulos. Este processo inicia-se antes do nascimento e as clulas diplides precursoras, as ovognias, crescem durante o perodo embrionrio e passam a ser chamadas de ovcitos primrios e apenas na puberdade que estas clulas sofrero meiose, produzindo clulas haplides. O vulo finaliza seu desenvolvimento durante a fecundao. Tubas uterinas As tubas uterinas so formadas pelas seguintes partes: a mesoalpinge a regio onde ela se prende no tero, o istmo a poro medial que se abre o tero e a ampola a regio onde ela sofre uma curvatura para encontrar o ovrio. Prximo ao ovrio est o infundbulo, que se abre em uma cavidade chamada stio abdominal, que possui muitas fmbrias, que esto presas ao ovrio. Estas fmbrias movimentam-se, carregando o vulo pelo interior da tuba uterina, com o auxlio das clulas ciliadas presentes na regio e tambm de contraes musculares da parede. tero O tero possui a forma de uma pra invertida, musculoso e oco. Na sua regio superior/lateral est ligado com as tubas uterinas e na regio inferior est ligado com a vagina. Est situado na cavidade plvica, atrs da bexiga urinria e anteriormente ao reto. O tero formado pelas seguintes regies: corpo, istmo, colo, stio e fundo. O corpo a poro superior do tero, que se estreita logo abaixo, formando o istmo. O colo do tero a regio onde o istmo encontra a vagina e possui forma cilndrica. O stio a abertura do tero na vagina. O fundo do tero a regio prxima das ligaes com as tubas uterinas. O interior do tero revestido por um tecido muito vascularizado e sua parede formada por trs camadas, que so as mesmas das tubas uterinas: serosa, miomtrio e endomtrio. A serosa formada pelo peritnio. O miomtrio encontra-se abaixo da serosa e responsvel por boa parte da espessura da parede uterina. O endomtrio uma camada de clulas que reveste a cavidade uterina e tem uma participao muito importante durante a ovulao. Todo ms ele se torna mais espesso para receber o vulo

fertilizado. Caso no ocorra a fertilizao, o endomtrio que se desenvolveu eliminado atravs da menstruao.

Vagina A vagina um canal musculoso que liga o colo do tero ate o exterior, na genitlia. Prximo entrada da vagina h uma membrana vascularizada, chamada hmen, que bloqueia a entrada da vagina total ou parcialmente e normalmente se rompe nas primeiras relaes sexuais. A mucosa vaginal possui pH cido para impedir a proliferao de microorganismos nesta regio. Na parede da vagina h clulas produtoras de muco para lubrificar a regio durante a relao sexual, facilitando a penetrao do pnis. Estas clulas so chamadas de glndulas de Bartolin.

Imagem: Superinteressante colees O Corpo Humano Sexo: a Atrao Vital

Genitlia feminina externa A genitlia feminina externa chamada de vulva. Normalmente sua regio mais externa coberta com plos. formada pelos grandes lbios, que envolvem duas pregas menores, chamadas de pequenos lbios e que protegem a abertura vaginal e circundam o clitris. So altamente vascularizados. O clitris um pequeno rgo, altamente sensvel e corresponde a glande do pnis e formado por tecido ertil. Perneo feminino a regio externa entre a vagina e o nus. Mamas e glndulas mamrias As glndulas mamrias produzem o leite que servira de alimento para o recm nascido.

Tambm esto presentes nos homens, porm no produzem leite. So formadas externamente pelo mamilo e arola. As glndulas mamrias so formadas por 15 a 20 lobos. na puberdade, sob a ao dos hormnios que elas comeam se desenvolver. Ciclo Menstrual Ciclo menstrual o nome dos processos que ocorrem no sistema reprodutor feminino todo ms em decorrncia da ao dos hormnios estrgeno e progesterona. Fases do ciclo menstrual: Fase menstrual A menstruao a eliminao do tecido endometrial, sangue, secrees e muco do tero, e dura de trs a sete dias. Durante este processo o nvel de estrgeno e progesterona baixo no sangue e permitem que o hipotlamo secrete o fator liberador do FSH (hormnio folculo-estimulante), estimulando a adeno-hipfise a produzir FSH e LH, estimulando o desenvolvimento do folculo primrio. Fase proliferativa Nesta fase h um aumento na produo de estrgeno e a parede do endomtrio comea ficar espessa. O folculo primrio amadurece e comea secretar progesterona. Quando a produo de estrgeno chega ao seu mximo, o LH tambm tem um aumento na sua produo, provocando a ruptura do folculo maduro, ocorrendo a ovulao, prximo ao 14 dia aps o incio da menstruao. Essa fase chamada de proliferativa, pois as clulas do endomtrio se proliferam e recebem vasos sanguneos. Fase secretora Aps a ovulao, o folculo que se rompeu sofre algumas transformaes, tornando-se amarelado e recebe o nome de corpo lteo, ou corpo amarelo. Sua funo produzir progesterona e estrgeno. Com o aumento da produo destes hormnios, a produo de LH e FSH cessa. O endomtrio est pronto para receber o embrio e est ricamente vascularizado. Por volta da 4 semana, o corpo lteo regride e cessa a produo de hormnios. Se no houver fecundao o endomtrio eliminado atravs da menstruao, iniciando um novo ciclo menstrual.

Vous aimerez peut-être aussi