Vous êtes sur la page 1sur 8

MODELO Prova Cargo BB13, Tipo 001

2. CONHECIMENTOS GERAIS Ateno: As questes de nmeros 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

19/10/05 - 10:35

O dado preocupa, mas deve ser lido com cautela ... (2 pargrafo) Conforme o texto, justifica-se corretamente a afirmativa acima porque se trata de (A) (B) informaes ainda sujeitas a comprovao na rea mdica, por meio de exames mais especficos. mudanas alimentares que se do sem controle de cientistas, por ocorrerem em todos os nveis sociais.

A vida sedentria, as dietas gordurosas e a obesidade esto fazendo que doenas tpicas de adultos comecem a manifestar-se em crianas e adolescentes. Entre elas est o colesterol alto, uma ameaa sade do corao. Como o seu surgimento precoce um fenmeno verificado nos ltimos anos, faltam estudos epidemiolgicos mais amplos. Os especialistas tampouco estabeleceram os nveis aceitveis em meninos e meninas os parmetros utilizados so os mesmos aplicados aos adultos. Uma das primeiras pesquisas revelou que 25% da populao infantil brasileira apresentavam nveis elevados de colesterol. O dado preocupa, mas deve ser lido com cautela, j que os pesquisadores no analisaram a condio clnica dos participantes um aspecto essencial em se tratando de crianas atendidas num laboratrio de anlises, e no escolhidas aleatoriamente. O mrito do trabalho est mais em chamar a ateno para o problema. O acmulo de gordura no sangue conseqncia direta da enorme mudana de hbitos ocorrida em todos os nveis sociais. Uma das mais drsticas aconteceu na dieta. Em dez anos, o arroz, o feijo e a salada praticamente desapareceram do prato das crianas brasileiras. Foram substitudos pelos hambrgueres e batata frita. Assim, a alimentao ganhou excesso de gorduras saturadas e de protenas, o que eleva as taxas de colesterol. Alm disso, em decorrncia do corre-corre quotidiano, fazer uma refeio deixou de ser um hbito controlado pelos pais para transformar-se, na maioria das vezes, numa atividade solitria diante da televiso ou da tela de um computador. Contribui ainda para o aumento do colesterol em crianas o sedentarismo. Estima-se que apenas um tero delas pratique mais de meia hora diria de atividades fsicas moderadas. Elas deixaram de brincar ao ar livre, para ficar na frente da televiso ou do computador.
(Adaptado de Giuliana Bergamo, Veja, 17 de agosto de 2005, p. 110-111)

(C)) crianas que j teriam problemas de sade, a serem diagnosticados por exames laboratoriais. (D) (E) observaes feitas por leigos no assunto, como os familiares, sem acompanhamento mdico mais atento. uma pequena parcela da populao, o que torna os resultados insuficientes para chegar a diagnsticos precisos.
o

_________________________________________________________

3.

correto afirmar que o 2 pargrafo do texto constitui (A) concluso antecipada das afirmativas anteriores.
o

(B)) ressalva a afirmativas desenvolvidas no 1 pargrafo. (C) (D) (E) exemplo que confirma os dados apresentados a seguir. reforo ao que foi discutido no 1 pargrafo, por ser repetitivo. argumentao que vai embasar o desenvolvimento do pargrafo seguinte.
o o

_________________________________________________________

4.

... faltam estudos epidemiolgicos mais amplos. (1 pargrafo) A afirmativa acima tem como causa o fato de que (A) as altas taxas de colesterol podem tornar-se ameaa sade do corao. 25% da populao infantil brasileira apresentam altos nveis de colesterol. foi detectado acmulo de gordura nos exames realizados em laboratrios.

(B)

(C)

(D)) s recentemente os mdicos comearam a perceber altas taxas de colesterol em crianas. (E) a vida sedentria provocou vrias mudanas na alimentao do brasileiro.

1.

O texto permite concluir que a soluo para o problema nele apontado est (A) (B) (C) no retorno tranqilidade das reunies familiares, no momento das refeies. na diminuio dos afazeres dirios, para que a hora da alimentao transcorra em calma. na divulgao, at mesmo em programas da televiso, dos riscos oferecidos sade por certos hbitos. no estabelecimento de parmetros mdicos ideais para diagnosticar problemas de sade em crianas.

_________________________________________________________

5.

os parmetros utilizados so os mesmos aplicados aos o adultos. (final do 1 pargrafo) O travesso introduz, considerando-se o contexto, (A)) um segmento explicativo da afirmativa anterior. (B) (C) (D) (E) a enumerao de fatos pertinentes ao desenvolvimento. uma afirmativa incoerente, por contrariar o sentido da anterior. a reproduo exata de uma informao de carter cientfico. a ligao entre duas afirmativas de sentido idntico.
PMSDC105-CG2

(D)

(E)) em uma dieta equilibrada e saudvel, alm de atividade fsica regular. 2

MODELO Prova Cargo BB13, 19/10/05 - 001 Tipo 10:35


6. ... j que os pesquisadores no analisaram a condio o clnica dos participantes. (2 pargrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) (B) (D) (E) Entre elas est o colesterol alto ... Uma das mais drsticas aconteceu na dieta. ... praticamente desapareceram do prato das crianas brasileiras. ... para ficar na frente da televiso ou do computador. O papel da cincia aliviar o sofrimento material do homem. O caso das clulas-tronco importante por ser um claro exemplo de como decises polticas que misturam cincia com dogmatismo religioso podem prejudicar tanto os cientistas quanto toda a populao. As clulas-tronco so extradas de embries humanos com aproximadamente cem clulas. O interesse nelas vem de sua capacidade de gerar clulas de praticamente todos os rgos e tecidos do organismo humano. O potencial de terapias que usam clulas-tronco enorme, definindo toda uma nova rea da medicina, que poderia tratar com reposio de clulas saudveis doenas que causam a degenerao de tecidos. A oposio afirma que retirar as clulas-tronco dos embries equivale a assassin-los, que a cincia no deve destruir vidas. Essa retrica tpica de uma ideologia religiosa radical. Na prtica, a situao muito diferente. A proposta dos cientistas utilizar embries descartados pelas clnicas de fertilizao artificial. Caso no sejam utilizados, sero congelados indefinidamente ou simplesmente destrudos. Portanto, o que se prope justamente o uso de embries para salvar vidas. Seguindo tal raciocnio, tambm essas clnicas deveriam ser proibidas, j que inmeros vulos so inseminados e embries gerados para que apenas um ou dois venham a formar um feto. Enquanto isso, cientistas coreanos anunciaram que conseguiram desenvolver clulas-tronco
a partir de embries clonados das clulas dos doentes, tcnica semelhante clonagem de animais
, com uma eficincia que s se acreditava possvel daqui a dcadas. O objetivo no copiar humanos, mas retirar as clulas-tronco para tratar os pacientes. intil tentar bloquear o progresso da cincia com uma mentalidade religiosa retrgrada. O que no for feito nos Estados Unidos ou no Brasil, ser feito em outro lugar.
(Adaptado de Marcelo Gleiser, Folha de S. Paulo, Mais!, 29 de maio de 2005, p. 9)

Ateno:

As questes de nmeros 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

(C)) ... o que eleva as taxas de colesterol.

_________________________________________________________

7.

... que doenas tpicas de adultos comecem a manifestarse em crianas e adolescentes. (incio do texto) O verbo flexionado no mesmo tempo e modo do grifado acima est na frase: (A) (B) (C) ... que 25% da populao infantil brasileira apresentavam nveis elevados de colesterol. Assim, a alimentao ganhou excesso de gorduras saturadas e de protenas ... Contribui ainda para o aumento do colesterol em crianas o sedentarismo.

(D)) ... que apenas um tero delas pratique mais de meia hora diria de atividades fsicas moderadas. (E) 8. Elas deixaram de brincar ao ar livre ...
_________________________________________________________

A concordncia est feita corretamente na frase: (A) Refeies saudveis, com base em verduras e legumes, alm da prtica de exerccio fsico, reduz o risco de doenas cardacas.

(B)) Com as comodidades da vida moderna, ocorreram mudanas de hbitos alimentares em todos os nveis sociais. (C) A prtica diria de esportes nem sempre so suficientes para controlar os altos nveis de colesterol em jovens. Um dos maiores problemas atuais das crianas esto na falta de controle do hbito de comer diante da televiso ou do computador. J est se manifestando em crianas certas doenas tpicas de adultos, principalmente por causa de alimentos ricos em gorduras.

(D)

(E)

_________________________________________________________

9.

Crianas tm hbitos menos arraigados. mais fcil modificar hbitos alimentares das crianas. preciso haver adultos dispostos a essa tarefa. As trs frases acima organizaram-se em um nico perodo, com clareza, correo e lgica, em: (A) Crianas tm hbitos menos arraigados, e porque mais fcil modificar, preciso que os adultos dispostos a essa tarefa, modifiquem-nos. J que preciso haver adultos dispostos a essa tarefa de modificar hbitos alimentares menos arraigados, das crianas, o que fcil. Desde que mais fcil modificar hbitos alimentares das crianas, que esses hbitos esto menos arraigados, e haver adultos dispostos a essa tarefa. mais fcil modificar hbitos alimentares das crianas, com adultos dispostos a essa tarefa, para modificar-lhes, que so menos arraigados. 10.

O assunto principal do texto est (A)) na censura a restries a procedimentos cientficos por posies ideolgicas. (B) no alerta contra trabalhos de pesquisa realizados por cientistas na Coria. na crtica ao potencial teraputico utilizado em tratamentos com clulas-tronco. na aceitao de um controle oficial do pas sobre as pesquisas nele realizadas. na preocupao de cientistas em no infringir princpios religiosos. 3

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)) Como as crianas tm hbitos alimentares menos arraigados, mais fcil modific-los, desde que haja adultos dispostos a essa tarefa.
PMSDC105-CG2

(E)

MODELO Prova Cargo BB13, Tipo 001


11. Caso no sejam utilizados ... (3 pargrafo) A frase acima introduz, no contexto, a noo de (A) (B) (C) (D) causa. finalidade. temporalidade. proporcionalidade.
o

19/10/05 - 10:35

15.

Cientistas em todo o mundo dedicam-se ...... pesquisas com clulas-tronco, destinadas ...... combater certas doenas degenerativas, que trazem sofrimento ...... uma grande parte da populao. As lacunas da frase apresentada esto corretamente preenchidas por (A) (B) - a - - a - - a - a - a - a - -

(E)) condio.
_________________________________________________________

12.

O pronome que substitui corretamente o segmento grifado e est colocado de acordo com a norma culta : (A) definindo toda uma nova rea da medicina  definindo-lhe que causam a degenerao de tecidos  que causam-na que retirar as clulas-tronco dos embries  que retir-los

(C)) a (D) (E) a a

(B)

_________________________________________________________

(C)

16.

Considere a sucesso de letras: CON (...) AR. A palavra que, colocada no espao (...), forma uma palavra com as letras esquerda do parnteses e outra palavra com as letras direita (A) (B) (C) VISTO TROLE SURFE

(D)) um ou dois venham a formar um feto  venham a form-lo (E) que conseguiram desenvolver clulas-tronco  desenvolver-lhes

_________________________________________________________

13.

O objetivo no copiar humanos, mas retirar as clulaso tronco para tratar os pacientes. (final do 4 pargrafo) A frase acima est corretamente reescrita, sem alterao do sentido original, em: (A)) O objetivo tratar pacientes retirando clulas-tronco e no clonar pessoas. (B) No retirar as clulas-tronco nem copiar humanos, no tratamento de pacientes com esse objetivo. O objetivo, alm de no clonar pessoas, para tratar os pacientes, de no retirar as clulas-tronco. O objetivo tratar os pacientes, no clonar humanos, nem retirar as clulas-tronco. Para tratar os pacientes, no retirar as clulas-tronco, alm de no copiar pessoas.

(D)) SORTE (E) TRATO

_________________________________________________________

17.

Observe a figura seguinte:

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

14.

H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A) Em todos os tempos, a mistura de cincia e dogmatismo religioso resultou em prejuzos considerveis progresso do conhecimento. O nmero mximo de quadrados distintos que podem ser vistos nessa figura (A)) 14

(B)) Com as pesquisas dirigidas para a obtenso de clulas-tronco foi dado um importante pao no avano da medicina. (C) O mapeamento gentico dos doentes possibilitar a prescrio de medicamentos em dosagens sob medida para cada um deles. Cientistas brasileiros sobressaram nas descobertas do bem-sucedido projeto de seqenciamento de genes. Ser possvel, proximamente, detectar o surgimento de doenas com mtodos menos invasivos, de forma bem mais simples e barata.

(B)

13

(D)

(C)

12

(D)

10

(E)

(E)

9
PMSDC105-CG2

MODELO Prova Cargo BB13, 19/10/05 - 001 Tipo 10:35


18. Observe a seqncia apresentada no esquema seguinte: 21. Analise o grfico abaixo que mostra o destino das exportaes brasileiras no primeiro trimestre de 2005.

64

25

49

;
1 4

;
27

;
16

;
1 25

;
y

;
3 43

;...

Nessa seqncia, tanto os nmeros na parte superior como os na inferior, obedecem a duas respectivas leis de formao. Assim, x  y um nmero compreendido entre (A) (B) 150 e 200 200 e 250

1 0 20 40 60 80 1 00 %

re sto d o m u n do

(Veja, 18/05/2005, p. 94)

(C)) 250 e 300 (D) (E) 19. 300 e 350 350 e 400 (A) (B) Mercosul e frica. Oriente Mdio e Europa Oriental. No grfico, os setores 1 e 2 correspondem, respectivamente, s reas geogrficas:

_________________________________________________________

Cada linha da tabela abaixo deve ser preenchida com os nomes de 4 animais  galo, vaca, leo e rato  de modo que, na diagonal destacada se leia o nome de outro animal.

(C)) Unio Europia e Estados Unidos. (D) (E) Amrica Latina e sia. Amrica do Sul e frica.

_________________________________________________________

22.

Aproveitando-se da atual fragilidade do governo, o Senado Federal aprovou a elevao do salrio mnimo de 300 para 384,29 reais, medida posteriormente vetada pela Cmara dos deputados. A proposta de aumento do salrio mnimo foi feita por (A)) Antonio Carlos Magalhes. (B) Heloisa Helena. Antero Paes de Barros. Eduardo Suplicy. Romeu Tuma.

Esse novo animal (A) (B) (C) (D) bpede. ovparo. roedor. ruminante. (C) (D) (E)

_________________________________________________________

23.

(E)) carnvoro.
_________________________________________________________

O ms de agosto passou a ter um significado geopoltico especial para dois povos do Oriente Mdio, pois (A) palestinos e israelenses assinaram um cessar-fogo que inclui o fim do Grupo IRA.

20.

Considerando que os gatos tm 7 vidas, sabe-se que uma gata j gastou 6 delas e, de todos os seus filhotes, alguns j gastaram 4 vidas e os demais 3. Se a gata e seus filhotes, juntos, ainda dispem de 18 vidas, o total de filhotes (A) 4

(B)) os israelenses retiraram-se da Faixa de Gaza, cedendo terras aos palestinos. (C) Arbia Saudita e Kuwait, grandes produtores de petrleo, baixaram os preos internacionais do combustvel. o grupo Al Qaeda retirou-se do Ir, aps as eleies de um presidente reformista. a Sria invadiu o Lbano para garantir a ordem e a preservao da religio muulmana. 5

(B)) 5 (C) (D) (E) 7 9 (E) 10


PMSDC105-CG2

(D)

MODELO Prova Cargo BB13, Tipo 001


24. O Governo Lula, atravs do Itamarati, tem apresentado como um dos pontos centrais da poltica externa brasileira (A) a ampliao do nmero de pases que dominam a tecnologia de produo de armas nucleares. a no-interferncia estrangeira na questo entre o povo curdo e os turcos. o apoio ao julgamento dos assessores de Sadam Hussein por um tribunal internacional. 27.

19/10/05 - 10:35

Considere as seguintes caractersticas demogrficas:

I. As taxas de mortalidade infantil situam-se entre


70 e 75.

II. Predomina a populao adulta, com faixas etrias


entre 20 e 59 anos.

(B)

III. No conjunto da populao ativa, a populao


masculina obtm rendimentos superiores aos da populao feminina.

(C)

IV. O setor industrial o que emprega o maior percen(D)) a tentativa de ganhar assento permanente no Conselho de Segurana da ONU. (E) a ajuda humanitria aos pases africanos onde o problema da fome mais grave. tual de populao ativa. Segundo o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, so caractersticas da populao santista o que se afirma APENAS em (A) (B) (C)

_________________________________________________________

I e II. I e III. I e IV. III e IV.

25.

Considere as seguintes afirmaes sobre a posio geogrfica da cidade de Santos.

(D)) II e III.

I. Da rea total de 350 km2, metade ocupa uma regio insular. 28.

(E)

_________________________________________________________

II. Ao norte, faz limite com os municpios de So Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes.

Nos anos de 1950, a cidade de Santos sofreu profundas transformaes que alteraram seu perfil socioeconmico. Para tanto, pode ser considerado um fator decisivo a (A) (C) privatizao da ferrovia Santos-Jundia. privatizao das atividades porturias. construo da ponte do Mar Pequeno. formulao de um plano diretor para a cidade.

III. Est situada em regio de baixa latitude, a oeste do


Meridiano de Greenwich.

(B)) inaugurao da via Anchieta, em 1947. (D) (E)

IV. O ponto mais alto do municpio est situado ao


norte e apresenta mais de mil metros de altitude.

_________________________________________________________

correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D)

29.

I e II. I e III. I e IV. II e III.

Aps o golpe de 31 de maro de 1964, a vida poltica de Santos foi afetada. O prefeito eleito em 1968 teve seus direitos polticos cassados antes de tomar posse e o viceprefeito eleito negou-se a tomar posse. Em 1969, a autonomia poltica de Santos foi cassada e, por mais de 10 anos, a Prefeitura foi chefiada por (A) (B) (C) (D) tecnoburocratas. representantes do Exrcito. oficiais da Marinha. polticos do extinto MDB.

(E)) III e IV. 30.

(E)) prefeitos binicos.

__________________________________________________________________________________________________________________

26.

As sbitas mudanas no tempo que ocorrem na cidade de Santos, sobretudo entre os meses de maio e setembro, so provocadas (A) pela atuao dos ventos alsios.

(B)) pelo avano das frentes frias. (C) (D) (E) 6 pela influncia orogrfica. pelo deslocamento na massa tropical continental. pela influncia das correntes martimas.

Esse ilustre santista nasceu em 1884 e aos 8 anos j escrevia poesias. Aos 16 anos, leu uma ode de sua o autoria no monumento comemorativo ao 4 centenrio do descobrimento do Brasil, junto biquinha, em So Vicente. Formou-se mdico e, na epidemia de gripe, em 1918, socorreu os bairros do Macuco e do Campo Grande. Sua obra literria inclui poesia e prosa, alm de outras de carter cientfico. Trata-se de (A)) Martins Fontes. (B) (C) (D) (E) Rui Ribeiro Couto. Asdrbal de Mendona. Afonso Schmidt. Bernardo Siqueira de Arajo.
PMSDC105-CG2

MODELO Prova Cargo BB13, 19/10/05 - 001 Tipo 10:54


34. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. O ECA Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei no 8.069 de 13 de julho de 1990, define as medidas socioeducativas como de carter predominantemente pedaggico. Sendo assim, o artigo 122, 2o, prescreve que a medida de internao s poder ser aplicada quando (A) houver suspeita de o adolescente portar armas de fogo. o adolescente estiver fazendo uso de lcool. Em uma escola de determinada cidade, um Acompanhante Teraputico informado de que um dos alunos do ensino fundamental est portando uma arma. Nesse caso, o Acompanhante Teraputico deve (A) apurar os fatos junto Direo da escola e encaminhar a criana ao Juiz da Vara da Infncia e Juventude.

(B)) encaminhar o caso imediatamente ao Conselho Tutelar. (C) revistar a criana e fazer Boletim de Ocorrncia na Delegacia de Polcia da cidade. buscar ajuda junto aos Profissionais da Escola a fim de localizar a famlia e encaminhar a criana ao Conselho de Direitos. localizar e informar famlia o fato e encaminhar a criana para uma Casa Abrigo da cidade.

(B)

(D)

(C)) se tratar de ato infracional cometido mediante grave ameaa ou violncia pessoa. (D) houver solicitao dos pais e da escola, por motivo de evaso escolar. for estratgia direcionada incluso de crianas e adolescentes em conflito com a Lei, nos servios sociais.

(E)

_________________________________________________________

35. (E)

Antes do ECA, o direito do menor no era o direito de todos os menores, mas somente dos menores de 18 anos, em situao irregular. Esta situao se caracterizava quando os menores (A) cometiam atos infracionais no perodo da adolescncia, ou seja, antes de completar os 18 anos de idade. no cumpriam as medidas socioeducativas de maneira satisfatria e, por este motivo, acabavam abandonados. no cumpriam seus deveres para com a famlia e a sociedade como sujeitos de direitos. tinham os direitos assegurados mas no tinham reconhecidos seus deveres, desrespeitando a sociedade e praticando pequenos furtos.

_________________________________________________________

32.

Segundo o ECA, compete ao Conselho Tutelar (A) gerenciar o fundo financeiro oriundo de verbas pblicas e de doaes. cadastrar as entidades de atendimento, tais como creches, ONGs e servios sociais. facilitar a participao da populao na aplicao do Estatuto da Criana e do Adolescente. (B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)) zelar pelas crianas e adolescentes, garantindo que tenham acesso efetivo aos seus direitos. (E) encaminhar as decises e participar delas junto ao Ministrio Pblico.

(E)) eram abandonados ou vtimas de maus tratos no seio familiar e/ou privados da sade ou da educao.
_________________________________________________________

36.

_________________________________________________________

O ECA estabelece, no artigo 112, medidas socioeducativas para os adolescentes que cometem atos infracionais. Estas medidas so, alm de advertncia, (A)) obrigao de reparar o dano, prestao de servios comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internao. (B) prestao de servios comunidade, pagamento dos prejuzos causados, liberdade assistida, semiliberdade e internao. obrigao de reparar o dano, dever de apresentar-se semanalmente ao Juiz da Vara da Infncia e da Juventude, semiliberdade e internao. solicitao da presena dos pais, obrigao de reparar os danos, prestao de servios comunidade, liberdade assistida e internao. obrigao de reparar os danos, trabalho dirio e por regime integral em uma unidade de sade, liberdade assistida e semiliberdade. 7

33.

O ECA define Criana e Adolescente como pessoa de direitos e estabelece que Criana a pessoa de zero a (A)) 12 anos incompletos e Adolescente a pessoa de 12 a 18 anos incompletos. (B) 14 anos completos e Adolescente a pessoa de 14 a 21 anos incompletos.

(C) (C) 10 anos completos e Adolescente a pessoa de 10 a 18 anos completos. (D) (D) 16 anos completos e Adolescente a pessoa de 16 a 21 anos completos. 12 anos incompletos e Adolescente a pessoa de 12 a 21 anos completos. (E)

(E)

PMSDC105-BB13-CE

MODELO Prova Cargo BB13, Tipo 001


37. Com base no ECA, os Dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental devero comunicar ao Conselho Tutelar os casos de (A) no comparecimento da famlia, quando convocada a participar nos processos de formao promovidos pela unidade escolar. uso de droga lcita na famlia, fato que levanta a suspeita de que a criana possa ser estimulada ao uso de drogas. 41.

19/10/05 - 10:54

Uma paciente da rea de Psiquiatria foi encaminhada para realizao de exame ginecolgico. Ela se nega a fazer o exame indicado pelo mdico, alegando medo. A equipe solicita a atuao do Acompanhante Teraputico, que dever (A) convencer a paciente a comparecer consulta no dia marcado.

(B)

(B)) acompanhar a paciente consulta. (C) solicitar que o marido da paciente comparea para entrevista. convocar a paciente para realizar o exame. instruir um familiar para fazer o acompanhamento.

(C)) reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares. (D) (E) 38. insistncia da famlia em no atender s normas e aos horrios estabelecidos pela escola. carncia de uniforme e material escolar.

(D) (E)

_________________________________________________________

Para que o efetivo cumprimento do ECA possa contar com a participao da comunidade, necessrio que esta se comprometa a (A) buscar, junto ao juiz da Vara da Infncia e da Juventude, todas as informaes necessrias para a compreenso dos problemas de conduta das crianas e dos adolescentes. exigir dos servios, que encaminham crianas e adolescentes ao Ministrio Pblico, relatrios dos atos infracionais. organizar uma agenda contendo todos os servios sociais disponveis no municpio, incluindo as entidades religiosas e ONGs.

_________________________________________________________

42.

(B)

Um Acompanhante Teraputico convidado para uma reunio com a equipe tcnica e a comunidade de uma escola. A pauta trata de uma estudante do Ensino Fundamental, com 14 anos, suspeita de uso de drogas ilcitas. A interveno do Acompanhante Teraputico a de orientar a escola a (A) (B) buscar ajuda junto Delegacia de Polcia. propor encaminhamento para as entidades da sociedade civil, como os Alcolicos Annimos. convidar as lideranas religiosas da comunidade para um trabalho articulado.

(C)

(D)) colaborar para a superao de preconceitos e atitudes discriminatrias, substituindo por aes afirmativas, criativas, includentes dos adolescentes vulnerveis. (E) enfrentar as dificuldades encontradas nas escolas no que diz respeito ao atendimento dos adolescentes em Liberdade Assistida.

(C)

(D)) encaminhar o caso para o Conselho Tutelar. (E) formar grupos de profissionais da escola, interessados em identificar drogadependentes.

_________________________________________________________

39.

A Legislao atual instituiu o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos s pessoas com idade igual ou superior a (A) 50 anos. (B) 55 anos. (C)) 60 anos. (D) 65 anos. (E) 70 anos. Para os indivduos portadores de distrbios psquicos que necessitam de tratamento intermedirio entre o sistema ambulatorial e hospitalar, o Acompanhante Teraputico poder desenvolver, dentre outras aes: (A)) visitar domiclios, bem como os recursos da comunidade, visando formao de uma rede de apoio para as famlias em atendimento. (B) prover os recursos necessrios para manter o paciente na rede hospitalar, permitindo visitas peridicas dos familiares. levantar dados referentes aos laudos psiquitricos, durante o processo de atendimento ao paciente. reunir todas as informaes do diagnstico do paciente, contidas nos relatrios de avaliao do Servio Social. avaliar a situao biopsicossocial dos familiares, visando possveis encaminhamentos.

_________________________________________________________

43.

_________________________________________________________

Um aluno com Sndrome de Down foi matriculado numa escola do Municpio. Com a convivncia, os educadores constataram que, na famlia, h um processo de no aceitao da criana, o que atrapalha, de modo geral, seu desenvolvimento. Nesse caso, o atendimento do Acompanhante Teraputico deve priorizar (A) o encaminhamento do aluno ao Servio de Psiquiatria e Psicologia do Municpio. o encaminhamento do aluno ao Assistente Social da Vara da Infncia e da Juventude, por ser criana. a identificao do membro familiar que, de fato, rejeita a criana, para encaminh-lo ao Servio de Sade Mental. a orientao da equipe tcnica e de professores para a formao na rea dos Direitos da Criana com problemas mentais.

40.

(B)

(C)

(C) (D)

(D)

(E) 8

(E)) o contato com os familiares, propondo acompanhamento para com eles construir um cotidiano de integrao da criana.
PMSDC105-BB13-CE

MODELO Prova Cargo BB13, 19/10/05 - 001 Tipo 10:54


44. A Criana e o Adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho, devendo-se assegurar a eles, entre outros direitos, (A)) o acesso escola pblica e gratuita, mais prxima de sua residncia. (B) o ensino gratuito, preferencialmente na fase da educao infantil. o acesso ao primeiro emprego remunerado, com registro em Carteira de Trabalho. a oferta de ensino noturno s crianas, a partir de 11 anos de idade. a participao na definio das propostas educacionais. 47. Segundo o ECA, os hospitais e demais estabelecimentos pblicos e ou particulares de Ateno Sade de gestantes so obrigados a (A) (B) comunicar todos os nascimentos aos cartrios. fornecer apoio aos pais dos neonatos.

(C)) manter alojamento conjunto, possibilitando ao recm-nascido a permanncia junto me. (D) oferecer bolsa-alimentao s crianas oriundas de famlias carentes. propor aos pais carentes o encaminhamento dos filhos s creches pblicas.

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

48.

(E)

O ECA prev que, verificada a hiptese de maus tratos, opresso ou abuso sexual impostos ao menor pelos pais ou responsveis, a autoridade judiciria poder determinar, como medida cautelar (A) o encaminhamento do agressor para tratamento psiquitrico. (B) a retirada da criana da moradia. (C) a advertncia verbal. (D)) o afastamento do agressor da moradia comum. (E) a obrigatoriedade de freqncia dos pais a cursos de reabilitao.

_________________________________________________________

45.

O adolescente tem direito profissionalizao e proteo no trabalho, observados os seguintes aspectos, dentre outros: (A) bolsa aprendizagem para crianas carentes.

_________________________________________________________

(B)) respeito peculiar condio de pessoa em desenvolvimento. (C) (D) priorizao da profissionalizao dos adolescentes. trabalho insalubre somente a partir dos 14 anos de idade. remunerao do trabalho realizado por crianas.

49.

Nenhuma criana poder viajar para fora da Comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsvel, sem expressa autorizao judicial. Essa autorizao NO ser exigida quando a criana estiver acompanhada de (A) irmos com idade acima dos 12 anos.

(B)) pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, me ou responsvel. (C) (D) (E) amigos e conhecidos dos pais. uma autorizao da Delegacia de Polcia. documento de concordncia emitido pelo Conselho de Direitos.

(E)

_________________________________________________________

46.

Verificada a prtica do ato infracional, a autoridade competente poder aplicar medidas socioeducativas ao adolescente. No que concerne aos atos infracionais, correto afirmar que a (A) desestruturao familiar a nica responsvel pelo desequilbrio do adolescente que comete infraes. reparao de dano supe uma deciso tomada entre as partes envolvidas, ou seja, os pais e o infrator. advertncia poder ser aplicada, mesmo no havendo prova da materialidade desses atos. gravidade da infrao est diretamente relacionada s condies sociofamiliares. 50.

_________________________________________________________

As entidades que desenvolvam programas de abrigo a crianas e adolescentes devero adotar, entre outros, os seguintes princpios: (A) preparao para viver na instituio, com nfase na solidariedade de quem os acolheu. autonomia para ir e vir. desmembramento do grupo de irmos, para evitar maus exemplos de pessoa prxima. participao da comunidade na conduo dos internos.

(B)

(C)

(B) (C)

(D)

(D) (E)) advertncia a mais branda das medidas e esgotase na corrigenda solene feita pelo Juiz ao infrator.
PMSDC105-BB13-CE

(E)) atendimento personalizado e em pequenos grupos. 9

Vous aimerez peut-être aussi