Vous êtes sur la page 1sur 29

PROJETO DE HUMANIZAO

Refletindo sobre o pensamento de Kant acerca a educao convm admitir que no podemos esperar que a educao ocorra, apenas, na escola para que venha possibilitar o aperfeioamento da humanidade. O processo se d no mbito geral da vida do educando, entretanto, dois momentos so fundamentais para o desenvolvimento da educao: a escolar e o lar. Na escola, ela ocorre na interao do professor com os alunos e com os contedos, com as dinmicas grupais, com os demais colegas, com os profissionais da instituio escolar. No lar, ela ocorre no dia-a-dia das relaes familiais, na convivncia diria, na formao de bons hbitos, de bons exemplos, visto ser por meio destes que muitos filhos se espelham para refletir mais e melhor sobre sua vida. Da educao se espera o aperfeioamento da humanidade em todos os aspectos. Espera-se uma educao que possibilite a reflexo construtiva, que modifique os atos dos sujeitos tornando-os melhores, mais reflexivos, mais solidrios mais fraternos, mais justos, mais democrticos e ticos. Assim, a educao estar contribuindo, sobremaneira, com dias melhores. Entendendo-se a educao como processo contnuo que ocorre de dentro para fora, numa conexo permanente do saber sistematizado com o cotidiano de vida dos alunos, intentamos formalizar uma proposta de trabalho que pudesse colaborar com a reflexo diria e contnua na escola, acerca dos valores humanos, utilizando-se de pequenos espaos na salade-aula para tais fins, sem interferir e nem impedir o plano de aula do dia. A idia do trabalho educativo que se apresenta nesta proposta tem amparo nas reflexes de um terico da educao, que a entende como instrumento de transformao, desde que ocorra no lar e na escola. Uma sala-de-aula no poder ser somente, um espao onde se deposita e se recebe informaes. Os valores humanos cultuados pela sociedade, apreendidos na cultura e vivenciados na prtica, devem estar, portanto, inseridos no trabalho escolar, especialmente quando a reflexo puder colaborar com a mudana individual, no sentido te tornar o ser humano mais democrtico e mais solidrio, o que, com certeza, todos esperamos. Neste sentido compactuamos com o pensamento de Pestalozzi que, influenciado pelas idias de Jean Jacques-Rousseau, acreditava na educao como um desenvolvimento total do indivduo, num conjunto moral, intelectual e fsico, cuja potencialidade se encontra na criana, que deve ser estimulada, principalmente no lar em que vive: "A escola deve ser a continuao do lar. no lar que se encontra o fundamento de toda cultura verdadeiramente humana e social" conclua o educador. A idia deste trabalho propiciar esta breve reflexo em sala de aula, ao mesmo tempo que o professor poder sugerir aos alunos que conversem com seus pais em casa sobre as estrias que lhe so contadas na escola, para que os pais reforcem a mensagem para que seja internalizada como parte do processo de formao do educando como ser integral que .

Pestalozzi acreditava que o indivduo, desde criana, possusse todos os meios necessrios para a socializao plena e que o papel do educador era justamente promover o desenvolvimento desses valores j existentes em cada indivduo, sempre ressaltando a importncia da famlia na formao da personalidade. Para ele, a me a figura central do desenvolvimento educacional. Entendia que o conhecimento no era propriamente adquirido, mas sim desenvolvido, pois cada ser humano j nascia com a tendncia espontnea da natureza de seu prprio desenvolvimento. Somente precisaria de estmulo do educador para a educao moral e espiritual, ou seja, integral. Neste sentido, esta proposta de trabalho intitulada 5 minutos de valores humanos para a escola um estmulo educao moral e espiritual, na medida em que propicia a reflexo sobre a boa convivncia entre os homens em qualquer sociedade. O professor os estimula por meio de pequenas estrias, que aos poucos podero ir fazendo parte da formao bsica do aluno, um pouco do que o educador Pestalozzi fazia com suas crianas, em Yverdon, na Sua. O educador de quem falamos chama-se Johann Heinrich Pestalozzi, nasceu em Zurich, Sua, no ano de 1746. rfo de pai aos 4 anos, passou por grandes dificuldades, juntamente com a me e trs irmos, com isso consolidou-se sua personalidade predominantemente humanista, tornando-o um homem sensvel e sonhador, sempre preocupado com o destino dos necessitados. Ainda estudante, j demonstrava interesse pela causa dos desamparados, participando sempre de movimentos de reforma poltica e social. Em 1774, na esteira de seu pioneirismo, fundou um orfanato, onde tinha a inteno de ensinar tcnica de agricultura e comrcio, tentativa que fracassou alguns anos depois. Resolveu, ento, transformar o projeto agrcola fracassado em um Instituto Filantrpico para crianas abandonadas, no que tambm no teve sucesso. Porm, nunca desistiu de seus objetivos. Mas foi durante a Invaso Napolenica, em 1798, quando a cidade de Stans foi invadida e seus habitantes massacrados pelas tropas, Pestalozzi reuniu as crianas desamparadas e passou a cuidar delas em meio s mais precrias condies. Claramente influenciado pelas idias de Jean Jacques-Rousseau, acreditava na educao como um desenvolvimento total do indivduo, num conjunto moral, intelectual e fsico, cuja potencialidade se encontra na criana, que deve ser estimulada, principalmente no lar em que vive: "A escola deve ser a continuao do lar. no lar que se encontra o fundamento de toda cultura verdadeiramente humana e social" conclua o educador. O objeto da educao preparar os homens para viver em sociedade A educao do homem tem, portanto, duas metas: a) uma educao geral que aspira plenitude do homem e a mais completa humanidade; b) a educao condicionada pelo tempo e lugar, que tem um carter profissional, ou seja, educa o homem para o ambiente social dado, e est em correlao com as foras conformadas do meio.

A educao manual teve importncia na pedagogia de Pestalozzi visto que para ele podem-se realizar atividades desde as mais simples do trabalho manual at a conquista das atividades complicadas como as profisses. A proposta pedaggica baseia-se na experincia de trabalhar com as crianas e propunha uma reforma completa das instituies de ensino para que propiciassem uma educao mais democrtica. A educao para Pestalozzi possui uma finalidade prpria que a humanizao do homem. Para isso era necessrio um mtodo essencialmente positivo que pudesse[...] ativar e fazer o aluno conceber a si mesmo. No limitar a partir do exterior, mas fazer crescer a partir do interior. O mtodo no tende a um impedimento negativo do mal, mas a uma vivificao positiva do bem. Trabalha contra a fraqueza, pelo acrscimo da fora realmente existente; contra o erro, pelo desenvolvimento dos germes inatos da verdade; contra a sensualidade, nutrindo e fortificando o esprito [...] (in INCONTRI, 2004, p.146). Para engajar a vontade moral do ser desde criana, favorecendo sua realizao como homem integral, necessrio um desenvolvimento harmonioso integrando mos, corao e cabea sem que nenhuma destas partes predomine sobre a outra. Assim, uma vez ativado o impulso de tocar a divindade ntima do ser que o amor, na criana, no devero faltar esforos do educador e do educando para colaborar com o desenvolvimento harmonioso que se d, a partir do interior dos alunos, de forma natural e no coercitiva. Afirma Incontri (2004) no se tratar de uma sentimentalidade tola, nem tampouco de romantizao do processo pedaggico, mas de atitude concreta do educador que respeita no educando um ser inteiro. A educao dos sentimentos, neste processo de interao educadoreducando, por meio de estrias de vida, poder proporcionar o exerccio de nobres virtudes to necessrias gerao de homens e mulheres confusos em relao aos valores humanos, frutos de uma educao que ainda no possui como suporte a pedagogia do amor. Ningum enfatizou o amor como fundamento, meio e finalidade da educao, como Pestalozzi. No o fez em detrimento da racionalidade, que busca, atravs da prtica, um amor vidente ou esclarecido, que no se perca nos impulsos da sentimentalidade, nem tampouco se embarace nos frios clculos da razo, mas que importante que todas as foras se conjuguem. Por esta razo utilizar as estrias que tratem dos valores humanos na escola durante poucos 5 minutos, em cada aula, ajudar as crianas, no somente a enxergarem os sentimentos nobres e os valores a serem desenvolvidos como honestidade, respeito, tica e moral, mas sent-los e viv-los, mudando o panorama das novas geraes do mundo, um dos maiores contributivos da educao para um mundo melhor. Para Pestalozzi, o amor pedaggico justamente o que no enxerga, mas sente o ser humano como detentor de potencialidades, como herdeiro da divindade e como dono de si mesmo, no processo de auto-educao [...]. Este processo deve ser deflagrado pelo educador no educando (INCONTRI (2004, P. 147).

Deste modo Pestalozzi considerado um dos pais da educao autnoma e de liberdade com forte presena no estmulo do educador; enfatizando a formao do homem tico, sem desprezo pelo desenvolvimento cognitivo e, das idias de transformao sociopoltica, sem apelo a um sistema totalizante e autoritrio. Esta , pois, a contribuio terica que ancora o trabalho pedaggico 5 minutos de valores humanos para a escola num intento de colaborar com a formao tico-moral das nossas crianas e adolescentes.

CINCO MINUTOS DE VALORES HUMANOS para a escola

2 MDULO primeiro semestre

______________________________________________________________________ ________

OBSERVAES:

1 - Neste segundo mdulo, inserimos momentos de relaxamento, de mentalizaes positivas, e algumas preces direcionadas ao Criador, sem foco em qualquer religio, respeitando a diversidade de crenas numa sala de aula. Entendemos que essas prticas so muito importantes como suporte para um desenvolvimento mais equilibrado e harmonioso do ser humano, com repercusso para toda a vida. Isso tem base cientfica, apoiando-se em pesquisas realizadas em diversas universidades que demonstram o quanto a orao, a meditao, o relax e as mentalizaes influem no equilbrio e na sade de quem os realiza frequentemente. Tais prticas tambm ajudam as pessoas a se predisporem pacificao de si mesmas e vivncia de mais afetividade, suportes importantes para o desenvolvimento dos valores focados no programa aqui empreendido. Com relao s preces temos procurado direcion-las ao Criador, pedindo paz para o nosso planeta, amor para os seres humanos, ajuda a pessoas que estejam sofrendo, etc. visando a aprendizados de fraternidade e altrusmo. Sugerimos que, em momentos de calamidades, tais como enchentes, tempestades, terremotos, etc., as preces sejam focadas em pedidos de ajuda s vtimas desses eventos,

para que as crianas possam ir introjetando ideias de fraternidade e de solidariedade.

2 - Nos exerccios de relaxamento, importante que a fala do professor seja calma, tranquila e mais lenta que o normal. As observaes em itlico, como em cinco segundos, sugerem o que o professor deve observar: nesse caso, o tempo de pausa.

3 - Para simplificar, nas orientaes ao professor ou professora, empregamos a palavra professor.

4 - Os textos em itlico so orientaes pontuais ao professor.

*********************************************

2 MDULO primeiro semestre

AULA 01 D. Noemi e a piscina

Dona Noemi conseguiu finalmente comprar a casa dos seus sonhos, com um belo jardim e uma piscina. O nico problema era que a casa ao lado estava em reforma, e de l vinha muita poeira que se acumulava no fundo da piscina, impedindo que esta fosse usada, enquanto durasse a reforma da casa vizinha. Mesmo assim, dona Noemi cuidava sempre de colocar cloro na gua para evitar criao de mosquitos. As crianas, Nadir, Cassiano e Jandira, aguardavam com impacincia que a reforma terminasse logo para que eles pudessem usar a piscina. Tambm queriam fazer amizade com outras crianas da vizinhana para brincarem juntas.

Noemi havia prometido fazer uma festa para a inaugurao da piscina e convidar todas as crianas em derredor, assim que a obra na casa ao lado terminasse. Num edifcio prximo casa de dona Noemi, residia dona Ilma, que tambm tinha trs filhos: Martinha, Suely e Eduardo. Martinha, que estudava na mesma escola que Nadir, estava sabendo que em breve dona Noemi iria inaugurar a piscina de casa e que ela e os irmos seriam tambm convidados. Os trs estavam na maior expectativa, contando os dias para a festa e, principalmente, para a inaugurao da piscina. Mas dona Ilma era uma pessoa muito impulsiva, no media as consequncias dos seus atos. Talvez enciumada pelo fato de morar num apartamento e no poder usufruir de uma piscina s para si, comprou um pacote de cloro e foi at a casa de dona Noemi, que a recebeu com a gentileza costumeira. Dona Ilma, no entanto, foi logo dizendo, em voz muito alta para todos ouvirem: Olha aqui, ... dona fulana, eu vim lhe trazer um pacote de cloro para a senhora botar na sua piscina, j que a senhora no deve ter dinheiro para comprar o cloro. S assim, no vamos ter mosquitos da dengue por aqui. Ela deu meia volta e foi embora resmungando alto. Dona Noemi, que era uma pessoa educada, no conseguia acreditar no que acontecera; jamais poderia imaginar que algum pudesse agir com tanta falta de educao. Por conta do acontecido, os filhos de dona Ilma, evidentemente, no foram convidados para a festa. Coitadinhos!

O professor deve perguntar aos alunos como eles agiriam se estivessem no lugar de dona Ilma, a qual acreditava que, na piscina do vizinho, havia mosquitos; socializar o tema, lembrando a importncia da boa educao em todos os momentos e lugares.

AULA 02 A vida na fazenda Parte 01

Dona Ritinha e seu Genaro foram morar no interior, numa pequena fazenda que haviam adquirido h alguns anos. Achavam que os filhos deveriam crescer ali, onde levariam uma vidinha tranquila, aprenderiam a amar e a respeitar a natureza. A cidade no ficava longe e as crianas, Carminha, com dez anos, e Tomaz, com oito, iam para a escola de bicicleta. A estrada era toda ladeada de rvores que faziam sombra. Assim, ficava muito agradvel pedalar, mesmo na volta, quando o sol j estava a pino.

Quando em casa, depois que terminavam os deveres da escola, sempre ajudavam os pais nos trabalhos mais leves da fazenda. Davam comida s galinhas, colhiam frutas e ajudavam a cuidar da horta de dona Ritinha. Aos sbados iam pescar num canal que ficava na divisa da fazenda; noite faziam uma fogueira com troncos cados encontrados na mata e convidavam alguns vizinhos para um agradvel bate-papo. Na fogueira assavam bata-doce e os peixes que tinham conseguido pescar. Certa manh de domingo, Carminha lia no jornal sobre um crime ocorrido na capital, o qual mostrava a crueldade do criminoso. Indignada, comentou com a me: Uma criatura dessas no gente, no tem conscincia; pior que um animal. Dona Ritinha pensou um pouco, chamou a filha, levou-a at o local onde haviam feito a fogueira na vspera e perguntou: O que voc v? Ora, me, eu vejo um monte de cinzas. A me sorriu e abaixou-se soprando as cinzas. Em breve apareceram algumas brasas, e, conforme ela soprava, iam surgindo pequenas labaredas. Carminha olhava sem conseguir entender o que aquilo tinha a ver com o assunto. A me explicou: A conscincia mais ou menos assim, minha filha. uma luz que nunca se apaga. As pessoas podem deixar que ela se esconda embaixo das cinzas da vida, e at parece que ela no existe mais, mas um dia alguma coisa faz soprar essas cinzas e ela reaparece, luminosa como sempre, a cobrar de seu possuidor uma conduta de acordo com as leis universais. Carminha ficou pensativa por instantes e perguntou: Que so essas leis universais? So as leis csmicas, leis naturais ou leis de Deus respondeu dona Ritinha.

Vamos ver quem sabe quais so essas leis. O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que as leis de Deus so as do amor, da justia, da responsabilidade... So as leis do respeito pela vida, pelas pessoas, pelos animais, pela natureza; do respeito por ns mesmos, etc.

Carminha ia fazer mais uma pergunta me, mas seu Genaro apareceu no quintal, chamando:

Venham ver. A Branquinha j est no choco. As duas saram correndo para ver. Algum aqui sabe o que significa uma galinha estar no choco? O professor deve incentivar respostas e informar que esse fato ser explicado na prxima aula de valores humanos.

AULA 03 A vida na fazenda Parte 02

Na ltima aula de valores humanos, vimos como seu Genaro chamou a esposa, dona Ritinha, e a filha, Carminha, para verem a Branquinha que tinha ficado no choco. Fazia uma semana que haviam descoberto seu ninho, todo escondido pela folhagem, ao p de um arbusto. Todos os dias ela botava mais um ovo e agora estava comeando a choc-los. Enquanto dava milho e gua para a Branquinha, seu Genaro ia explicando: Durante o choco, a galinha fica assim, toda arrepiada e parecendo irritada. Seu corpo fica mais quente, como se estivesse com febre. Vejam s como a natureza sbia. Com o corpo assim bem quente, ela se deita sobre os ovos, e esse calor que gera o desenvolvimento dos pintinhos. Isto leva mais ou menos 21 dias. Que barato! exclamou Carminha. A menina pensou um pouco e perguntou: Mas, papai, como que os ovos no se quebram se ela se deita sobre eles? Ah, filha, a natureza to sbia que fez o corpo da galinha de um jeito que o osso do peito dela se apoia no cho do ninho e os ovos ficam em torno, debaixo das penas e das asas. Carminha tinha ficado impressionada com a mudana nas atitudes da galinha, que parecia irritada e s saia para se alimentar. Curiosa, certo dia, seguiu a ave quando esta voltava para o ninho. Era impressionante ver o carinho e o cuidado que a galinha tinha com os ovos. Depois de se ajeitar no ninho, ia puxando-os com o bico para debaixo das asas, acomodando-os de forma a ficarem todos totalmente abrigados e aquecidos. A garota ficou longo tempo olhando aquela cena e pensando como a vida importante, como tudo que se refere vida se desenvolve dentro de um esquema incrivelmente detalhado e perfeito.

E o que acham vocs? a inteligncia da galinha ou o seu instinto que a leva a aquecer os ovos com o prprio corpo para que os pintinhos possam formar-se? O professor deve incentivar respostas.

Observem como tudo que se refere vida perfeito. Como os animais no tm inteligncia para cuidar de si mesmos e dos seus filhotes, a vida lhes d o instinto e todos os recursos necessrios para que ela, a vida, se perpetue. Quem aqui sabe o que perpetuar? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema.

AULA 04 A vida na fazenda Parte 03

Carminha estava toda alvoroada, quando saiu procura de dona Ritinha. Ao encontr-la, foi logo dizendo: Mame, os pintinhos da Branquinha esto comeando a nascer. As duas foram correndo at o ninho. L estava a mame galinha toda satisfeita. De dentro das suas penas surgia, vez por outra, uma cabecinha amarelinha, como a querer espiar o mundo pela primeira vez. Dona Ritinha, conseguiu esquivar-se de uma bicorada da mame galinha e apanhar um pintinho, dando-o a Carminha. A garota estava encantada: Veja como macio, mame! Como que em apenas trs semanas um ovo pode transformar-se numa coisinha dessas? a natureza, minha filha... ela maravilhosa. Se todas as pessoas pudessem ver como acontece a formao e o nascimento de um bichinho desses, certamente iriam viver de forma diferente, amando e respeitando a vida, em todas as suas expresses.

Algum de vocs j viu como um pintinho nasce? O professor deve incentivar respostas.

Quando a galinha comea a chocar os ovos, primeiro aparece uma pequena mancha de sangue na gema. Em seguida, vai surgindo uma poro de veiazinhas bem fininhas que vo se espalhando pela gema, e aos poucos o pintinho vai se formando ali. Vocs sabem do que que ele se alimenta? O professor deve incentivar respostas.

O pintinho se alimenta da clara do ovo. Assim, conforme ele vai crescendo, a clara vai diminuindo e ele vai podendo ocupar mais espao dentro do ovo. E a natureza calculou com tanta perfeio a quantidade de clara necessria para sua alimentao que ele fica pronto ao mesmo tempo em que a clara se acaba. Ento, ele comea a bicar a casca do ovo. Imaginem a dificuldade do pintinho para furar essa casca com o bico, num espao to apertado! Mesmo assim, ele vai quebrando a casca do ovo de tal forma que, ao terminar, ela se abre em duas bandas e o bichinho pode sair.

Algum de vocs sabe dizer o que que leva o pintinho a realizar uma tarefa to perfeita? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema.

AULA 05 Reviso

Nas ltimas aulas de valores humanos, ns vimos como dona Ilma, uma pessoa mal-educada, teve um gesto muito desaforado para com dona Noemi. Como resultado, os filhos daquela no foram convidados para a festa de inaugurao da piscina. Esse conto nos mostrou o quanto a boa educao importante, o quanto d prazer lidar com uma pessoa bem-educada; como se ela fosse at mais bonita... Quem de vocs conhece alguma pessoa bem-educada? O professor deve incentivar respostas.

Vocs acham que vale a pena se esforar para tornar-se uma pessoa bem-educada? O professor deve incentivar respostas.

Vimos tambm alguns episdios sobre a vida na fazenda. Num deles Dona Ritinha explicava filha que a nossa conscincia como uma luz que nunca se apaga; que as pessoas podem deixar que ela se esconda embaixo das cinzas da vida, e at parece que ela no existe mais, como acontece com essas criaturas que tantas maldades fazem por a. Mas um dia alguma coisa faz soprar essas cinzas e a luz da conscincia reaparece a cobrar de seu possuidor uma conduta de acordo com as leis csmicas. Por isso, sempre importante procurarmos agir de acordo com essas leis.

Agora vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para nos harmonizar... (dez segundos. Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha... (trs segundos) Aqui podemos sentir a paz das alturas, as carcias da brisa ao longo do corpo e a presena grandiosa da natureza... (trs segundos) Procurem sentir esta paz em seus coraes... (trs segundos), paz em suas mentes... (trs segundos), paz em todo o seu ser... (cinco segundos). Vamos aproveitar este momento de tanta paz para fazer uma prece. Eu vou fazer a prece e vocs acompanham sem falar, s no pensamento... sempre de olhos fechados: Senhor Deus, ns te agradecemos pela natureza to bela, pela gua, pelo ar que respiramos e pelo Sol, que nos d vida e calor. Agradecemos pelo amor, pela amizade, e pedimos que nos ajude a perdoar todas as pessoas que nos tenham magoado. Pedimos tambm que nos proteja e a toda a nossa famlia e que ajude a humanidade a ser mais pacfica, mais justa e fraterna. Assim seja.

AULA 06 Ganncia

Honrio era um garoto muito inteligente e tambm ganancioso. Quando algum colega lhe pedia ajuda em alguma matria, ele ajudava, mas cobrava. No incio o preo da ajuda era um bombom ou um pastel, mas, com o passar do tempo, comeou a cobrar em dinheiro mesmo. Certa vez, quando seu amigo Lcio demonstrara estranhar o fato de Honrio cobrar por uma ajudinha qualquer, respondeu: O mundo, meu caro, dos espertos. Os otrios, como voc, passam a vida puxando carroa. Eu no! Eu vou chegar no topo do mundo, voc vai ver... Algum tempo depois, Honrio foi morar em outra cidade, e os dois s voltaram a se ver alguns anos mais tarde, quando Honrio foi passar umas frias em sua cidade

natal. Chegou num carro importado, esbanjando luxo. Foi procura de Lucio e, quando o encontrou, foi logo dizendo: Eu voltei aqui, para essa cidadezinha fuleira, s pra te convidar a vir trabalhar comigo... pra ganhar muito dinheiro. O trabalho seria simples, explicou, j que Lcio era muito inteligente e bem preparado, estava fazendo faculdade e poderia fazer provas de vestibular em lugar de outros alunos, cujos pais pagavam muito bem. Deixa ver se entendi direito disse Lcio. Voc quer que eu v fazer prova de vestibular, me fazendo passar por algum aluno preguioso que no quis estudar... e ento quem passa o aluno, cujo nome usei para fazer a prova... isso? Isso mesmo respondeu Honrio. Os pais desses alunos pagam uma nota preta porque sabem que somos bons e temos toda chance de fazer as melhores provas. Eu mesmo nunca perdi um vestibular desses. Lcio estava to decepcionado com o amigo, que s conseguiu dizer: No conte comigo. Alguns meses mais tarde, todos os noticirios do pas falavam numa gangue de fraudadores de vestibular que a polcia tinha prendido, e l aparecia o Honrio na tev, sendo apresentado como o chefe da quadrilha. Era possvel ver como estava envergonhado, tentando cobrir o rosto com as mos... Lcio sentiu pena. Como algum pode estragar assim a prpria vida, s para ganhar dinheiro? Honrio certamente pegaria alguns anos de cadeia e, quando sasse, iria viver de qu? Ningum daria emprego a uma pessoa desonesta.

O professor deve socializar o tema.

AULA 07 Dinheiro Parte 01

Quem de vocs sabe dizer o que felicidade? O professor deve incentivar respostas.

A felicidade diferente para todas as pessoas, como se tivesse vrias caras. Para alguns, ela est em um bom relacionamento amoroso, em um bom convvio com a famlia, em ter sade, ou, ainda, em estar em paz com a prpria conscincia. Para outros, ela est em uma roupa nova, em um passeio muito desejado, em um carro novo, em viver numa casa bela e confortvel, em ir a festas, em ter muito dinheiro e por a afora. H gente que diz que o dinheiro no compra felicidade, mas que ajuda a conquist-la. O que vocs acham? O professor deve incentivar respostas.

Certamente o dinheiro importante e necessrio para nossa sobrevivncia, mas h pessoas que vivem em funo do dinheiro. Quanto mais tm, mais querem, e com isso acabam se tornando suas escravas. muito importante que tenhamos equilbrio em tudo. Podemos usar das coisas que a vida nos oferece, mas com prudncia, porque o nosso excesso pode estar fazendo falta a outras pessoas. Vamos ver em quais situaes o que sobra para alguns faz falta para outros. O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que, enquanto tantas pessoas esbanjam dinheiro, luxo e ostentao, milhes nem tm um prato de comida para matar a fome, etc.

AULA 08 Dinheiro Parte 02

Na ltima aula de valores humanos, conversamos sobre o dinheiro e vimos como o que sobra para uns faz muita falta para outros. Vocs acham que todas as pessoas deveriam ser ricas? O professor deve incentivar respostas.

Se todas as pessoas fossem ricas, a vida seria um caos. Para haver harmonia na vida, preciso existir as diferenas: umas pessoas tm mais dinheiro e outras tm menos dinheiro, umas mandam e outras obedecem, e assim por diante. Da mesma forma, preciso existir as mais diversas atividades: uns estudam

ou se preparam para ser engenheiros, mdicos, professores, advogados, empresrios, etc.; outros s conseguem ter profisses mais humildes so os operrios, os trabalhadores rurais ou domsticos, os garis, e tantos outros , mas todos que trabalham esto cumprindo um papel importante na sociedade. Como seria se todo mundo tivesse uma formao universitria, se todos fossem mdicos, engenheiros, dentistas, professores, advogados? Quem faria os outros trabalhos? Quem iria trabalhar na roa, plantando arroz, feijo, trigo ou fruteiras? Quem iria consertar o carro, quando tivesse algum problema, costurar as roupas que vestimos, ou consertar o cano de gua furado? Quem iria limpar e arrumar a casa, lavar a roupa e cuidar das crianas, quando a me precisasse sair para trabalhar? Quem iria dirigir os nibus e os txis? Por isso, devemos respeitar todos que trabalham honestamente. Ruim quando algum no quer estudar nem trabalhar. Ento fica encostado na famlia ou, pior ainda, envolve-se em alguma atividade desonesta ou criminosa. Vamos ver agora o que cada um de vocs gostaria de ser, quando crescer. O professor deve incentivar respostas e socializar o tema.

AULA 09 Dinheiro Parte 03

Nas duas aulas anteriores de valores humanos, ns conversamos sobre a questo do dinheiro e das profisses. So duas coisas importantes em nossa vida. O dinheiro necessrio para nossa sobrevivncia, e no trabalho que passamos grande parte das nossas vidas. Mas existem outros valores muito importantes para a nossa felicidade. So valores que esto dentro de ns; eles no dependem do fato de sermos ricos, pobres, cultos ou ignorantes. Algum sabe dizer que valores so esses? O professor deve incentivar respostas.

Os maiores valores que algum pode ter so honestidade, boa educao, bons sentimentos, respeito, responsabilidade, no violncia, tica, solidariedade, entre outros. A pessoa que desenvolve tais valores pode andar de cabea erguida e dormir tranquila, porque est vivendo de acordo com as leis csmicas.

Quem de vocs sabe dizer por que vivenciar esses valores to importante? O professor deve incentivar respostas.

Todos ns queremos que o mundo seja melhor, no queremos? Ento, quando grande nmero de pessoas vivenciarem esses valores, o mundo vai se tornar melhor... E nas crianas da Terra que est a nossa esperana, porque, comeando a vivenciar esses valores agora que so crianas, ao ficarem adultas, estaro em condies de atuar, cada qual na sua rea, para melhorar as condies de vida no nosso planeta. O professor deve socializar o tema.

claro que h outras coisas tambm muito importantes, assim como se preparar para o futuro, estudar e aprender uma profisso que permita o prprio sustento e o da famlia que poder formar um dia. Mas o mais importante lembrarmo-nos sempre de viver esses valores de que temos falado, procurando manter limpa a nossa conscincia.

AULA 10 Reviso

Nas ltimas aulas de valores humanos, ns contamos o que aconteceu com o Honrio, um garoto muito ganancioso que, depois de adulto, armou um esquema para fazer provas de vestibular no lugar de outra pessoa, cobrando muito alto por esse servio ilegal. Por causa disso, ele ganhou muito dinheiro, mas acabou sendo preso e foi apresentado na tev como o chefe da quadrilha. Com isso ele estragou a prpria vida. Ficaria preso por muitos anos e, quando sasse da priso, iria viver de qu? Ningum daria emprego a uma pessoa desonesta. Falamos tambm sobre o dinheiro, que importante e necessrio para nossa sobrevivncia, mas, se passarmos a viver em funo dele, acabamos sendo seus escravos. Quem aqui sabe o que significa o fato de uma pessoa se tornar escrava do dinheiro? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema.

Outro assunto de que tratamos foi a importncia de algumas coisas, como o trabalho, porque nele que ns nos realizamos quanto profisso que escolhemos. Alm disso, pelo nosso trabalho que recebemos o dinheiro de que precisamos para pagar as contas e poder comprar o que necessitamos. Dissemos tambm que existem outros valores muito importantes para a nossa vida e para nossa felicidade. So valores que esto dentro de ns; eles no dependem do fato de sermos ricos, pobres, cultos ou ignorantes. Quem lembra que valores so esses? O professor deve incentivar respostas.

A pessoa que vive esses valores pode andar de cabea erguida e dormir tranquila, porque est vivendo de acordo com as leis csmicas. Vocs sabiam que nas crianas est a grande esperana da humanidade? E sabem por qu? Se as crianas assimilarem bem esses valores de que temos falado, quando crescerem vo estar em condies de atuar de uma forma muito positiva para melhorar a vida no nosso planeta. Mas, enquanto isso, ns podemos comear por melhorar o nosso prprio ambiente. Vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar. (dez segundos) Cada um de vocs agora deve pensar na pessoa a quem mais ama... Sinta como boa essa sensao de amar algum e de saber que tambm amado. (cinco segundos) Agora pense em outras pessoas a quem ama; so pessoas das quais gosta muito... Sinta como boa essa sensao de amar... de gostar. (cinco segundos) Pense em algum animal ou mesmo em alguma coisa de que gosta muito... Sinta como boa essa sensao de gostar, de querer bem. (cinco segundos) Agora que estamos com nossos coraes cheios de amor, vamos pensar com afeto em nossos colegas, em todas as pessoas que se encontram nesta sala... Vamos esquecer qualquer mgoa e perdoar, de corao, a todos que nos tenham ofendido. (dez segundos) Podemos abrir os olhos, mas procuremos continuar sentindo esses sentimentos to bons que vm do amor, o afeto, o carinho e o perdo.

AULA 11 Convvio

Algum de vocs j viu o filme O Nufrago? Nesse filme, um homem sobrevive a um desastre areo e fica perdido numa ilha no meio do oceano Pacfico. Nessa ilha havia frutas e gua potvel, e ele permaneceu l por alguns anos, mas era muito infeliz. Vamos fechar os olhos e cada um de ns vai imaginar que esse nufrago, vivendo sozinho naquela ilha. Pense em como seria triste no ter outras pessoas com quem conversar, para contar suas aventuras ou falar das suas tristezas e alegrias. (cinco segundos) Imagine algum vivendo uma vida inteira assim, completamente isolado, sem poder falar com outro, nem mesmo por telefone ou pela Internet. (cinco segundos) Vocs podem abrir os olhos... Ento, o que sentiram com essa experincia? O professor deve incentivar respostas.

Vocs perceberam como seria horrvel viver isolado? Porque o homem um ser social, e isso significa que precisamos uns dos outros, no conseguimos viver isolados. Por isso to importante aprendermos a conviver bem, apesar das diferenas que existem entre ns. Vocs agora vo pensar em algumas aes e atitudes que os ajudariam a ter um convvio melhor na escola. O professor deve incentivar as sugestes e anotar no quadro negro.

SUGESTO: Deve-se organizar um mural duplo, com sugestes de bom convvio na escola e no lar (Outros alunos de outras turmas tambm podem ser convidados a participar.); organizar votao para escolha das melhores sugestes; realizar um momento festivo para a apresentao desse mural, anunciado com antecipao para gerar expectativa.

Tambm muito importante aprendermos a conviver bem em casa. Quem de vocs convive bem com os familiares? O professor deve incentivar respostas e informar que, na prxima aula, devem trazer sugestes para um convvio melhor em casa, com os familiares.

Vamos agora agradecer a Deus, s no pensamento, por podermos conviver com outras pessoas e por podermos aprender a conviver melhor.

AULA 12 Dana da vida Parte 01

Zuleika , aos 11 anos, era uma garota muito ativa. Alm das atividades da escola, ela estudava espanhol e fazia bal. A dana era muito importante para Zuleika. Quando comeava a danar, com as suas sapatilhas de bal clssico, sentia como se ela fosse o prprio universo, com suas estrelas e galxias, a se movimentar com leveza e arte em torno de um eixo, e esse eixo seria a presena de Deus, no centro de tudo. Ah, como se sentia plena ao danar! Mas um dia, durante mais um ensaio, sentiu dor altura do estmago e precisou voltar para casa. J fazia alguns dias que sentia como se estivesse empachada. No dia seguinte, sentiu novas dores e muito enjoo, e a me levou-a ao hospital. O mdico pediu vrios exames e diagnosticou pancreatite. A menina teria de ficar internada, sem alimentao pela boca, s atravs da veia. Imaginem s a mudana que aconteceu na vida de Zuleika, que teve de permanecer hospitalizada, sem poder ir aula, ao curso de espanhol e, o pior de tudo, s aulas de bal. Ao pensar no bal, sentia como se o universo tivesse se encolhido e se transformado no quarto do hospital, com enfermeiras, seringas e medicamentos. Sentiu vontade de chorar... A me, dona Ana, vendo a tristeza da filha, falou: Filha, procure pensar sempre no lado bom das coisas... Que lado bom, mame! exclamou Zuleika. O que tem de bom estar doente, numa cama de hospital? O lado bom, minha filha, poder ser tratada num hospital particular, com o necessrio para sua recuperao. Pense nas inmeras pessoas que esto doentes e que precisam ficar horas e horas numa fila aguardando atendimento mdico; e, quando conseguem esse atendimento e precisam de internamento, muitas vezes elas tm de ficar em macas improvisadas nos corredores ou at mesmo no cho, num desconforto sem tamanho.

Zuleika lembrou-se dos noticirios que passavam na tev e mostravam tais situaes. Olhou para a me e sorriu. Prometeu que no reclamaria mais.

E vocs? Quem de vocs procura sempre ver o lado bom das coisas? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema.

AULA 13 Dana da vida Parte 02

Vimos, na ltima aula de valores humanos, que a Zuleika precisou ficar hospitalizada, por causa de uma pancreatite. Sua me, dona Ana, passava a maior parte do dia com ela. Pela manh, assistindo a um documentrio na tev, sobre inteligncia, Zuleika perguntou: Mame, qual a diferena entre inteligncia e sabedoria? Inteligncia respondeu dona Ana a capacidade que temos para raciocinar, resolver problemas... aprender... Quanto sabedoria... Dona Ana ficou pensativa, procurando o melhor modo de explicar filha o que sabedoria, e acabou dizendo: No sei explicar... Quando chegar em casa, vou procurar no dicionrio. Amanh, quando eu voltar para c, eu te digo.

E vocs? Algum de vocs sabe o que sabedoria? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que a sabedoria envolve outros valores, tais como o senso de justia, a percepo do que certo e errado, o equilbrio, a prudncia, a temperana ou moderao, o bom senso, a ponderao, etc. Sabedoria a capacidade que algum tem para analisar situaes, identificar seus prprios erros e os da sociedade e procurar corrigi-los.

AULA 14 Dana da vida Parte 03

Em nossa ltima aula de valores humanos, vimos que dona Ana prometeu filha explicar qual a diferena entre inteligncia e sabedoria. Ento, no dia seguinte, quando a me chegou ao hospital, Zuleika foi logo perguntando: J descobriu, mame, como explicar a diferena entre inteligncia e sabedoria? Descobri sim, minha filha, e quem me ajudou foi a dona Meca, nossa vizinha. Ela me contou um caso que narrado na Bblia sobre o rei Salomo, que era conhecido pela sua sabedoria. Conta, me! exclamou Zuleika, pois gostava muito de histrias. Dona Ana sentou-se junto filha e disse: Conta a Bblia que certa vez foram levadas presena do rei Salomo duas mulheres que brigavam pela posse de um recm-nascido. As duas haviam tido seus bebs no mesmo dia, e noite um deles morreu. Cada uma delas dizia que o beb vivo era o seu. Salomo pediu que lhe entregassem a criana. Colocou-a sobre uma mesa, pegou a espada e disse: J que vocs no chegam a um acordo, vou partir o beb ao meio, e cada qual fica com a metade dele. Assim estaremos fazendo justia. Uma das mulheres atirou-se de joelhos diante de Salomo e pediu: Por misericrdia, no mate essa criana. Pode entreg-la a essa mulher. Ela a me dele. Salomo ento mandou a mulher levantar-se e entregou a ela o beb. outra ele mandou prender. No entendi, mame. Como que Salomo chegou a essa concluso? simples. Ele sabia que a me verdadeira no iria permitir que seu filho fosse morto. Ela iria preferir que seu filho fosse entregue outra mulher. O amor de me falaria mais alto. E falou mesmo concluiu Zuleika, feliz com o desfecho da histria. Pois continuou dona Ana. Salomo agiu com muita sabedoria, como sempre fazia. Em toda parte, sempre encontramos pessoas sbias, que sabem dar um bom conselho, uma boa orientao. So pessoas com muita experincia de vida, que aprenderam a falar e a agir com prudncia, com equilbrio e com bom senso.

Algum sabe dizer por que to importante procurarmos sempre agir com sabedoria? O professor deve incentivar respostas, lembrando que as pessoas que procuram agir com sabedoria sempre erram menos na vida.

AULA 15 Reviso

Nas ltimas aulas de valores humanos, ns falamos sobre a importncia do bom convvio. J que no conseguimos viver isolados de tudo e de todos, devemos fazer com que o nosso convvio com os outros seja o melhor possvel. Quem de vocs acha que, com um pouco de esforo, possvel melhorar o convvio tanto em casa como aqui na escola? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema.

Depois falamos sobre a Zuleika, uma garotinha que precisou ficar internada num hospital, e, quando se lembrava de suas aulas de bal, que ela adorava, sentia como se o universo tivesse se encolhido e se transformado naquele quarto de hospital, com enfermeiras, seringas e medicamentos. Quando parecia que ela ia chorar, a me, dona Ana, dizia que ela procurasse sempre ver o lado bom das coisas. Vocs acham que na situao dela, doente e internada num hospital, poderia haver algum lado bom? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que dona Ana havia dito filha que o lado bom era o fato de ela poder ser tratada num hospital particular, de ter a presena da me junto a ela, etc.

Agora ns vamos gerar uma energia boa para o nosso planeta e para ns mesmos. Vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar. (dez segundos) Vamos imaginar que estamos numa nave espacial estacionada grande altura e de onde vemos a Terra girando lindamente no espao. (cinco segundos) Pensemos com muito amor no nosso planeta Terra, como se o estivssemos abraando com muito carinho. Afinal, trata-se da nossa casa csmica, no mesmo? (cinco segundos) Pensemos nas belezas da natureza, nas matas verdes (trs segundos); nos oceanos azuis (trs segundos); nas cordilheiras geladas (trs segundos); nas terras frteis onde so plantados alimentos que nutrem os seres humanos e muitos animais (cinco segundos).

Vamos envolver o nosso planeta Terra num sentimento de amor e de paz. (dez segundos) Agora vamos abrir os olhos e continuar sentindo esses sentimentos to bons que so o amor e a paz.

AULA 16 Amizade Garotinho vietnamita

Durante a guerra do Vietnam, num abrigo para crianas que haviam perdido seus pais, uma garotinha estava muito mal, ela precisava receber uma transfuso de sangue, seno morreria, mas no havia sangue em estoque. Os mdicos americanos descobriram que uma das crianas do acampamento, um garotinho, tinha o tipo de sangue de que a menina precisava. Uma enfermeira conseguiu explicar-lhe do que se tratava, e o garoto, mesmo demonstrando muito medo, aceitou fazer a doao. Durante a transfuso, seu medo se transformava em desespero e ele chorava baixinho. Quando terminou, ficou olhando espantado para o mdico e para si mesmo e comeou a rir. Uma enfermeira vietnamita conversou com o garoto e em seguida explicou ao mdico que o doador acreditava que todo o seu sangue iria para a garotinha, sua amiga, e que ele morreria por causa disso. Ele estava alegre porque continuava vivo. O mdico ficou pasmo e pediu que a enfermeira perguntasse a ele por que se disps a morrer, para salvar a menina. O garoto respondeu dizendo simplesmente: Porque ela minha amiga.

Esse um exemplo extremo da fora de uma amizade. Por isso devemos procurar sempre zelar pelas amizades verdadeiras. Mas ser que existem amizades que no so verdadeiras? O que vocs acham? O professor deve incentivar respostas.

Existem amizades aparentes que realmente no so verdadeiras. O que mais se v hoje em dia so pessoas com os mais variados vcios, que se esforam para levar seus amigos a se viciarem tambm. So jovens que gostam de beber e que incentivam, forando a barra, os amigos a beberem tambm, apesar de saber o quanto a bebida prejudicial em todos os sentidos. O mesmo acontece em relao s drogas. H at pais que fumam maconha diante dos filhos e lhes oferecem essa droga, sem se preocupar com o mal que esto fazendo. Quem viciado em video game tambm procura levar os amigos a jogarem, sem se preocupar com os problemas que eles podero ter por causa do jogo. H tambm aqueles que agem mal e procuram induzir os amigos a tambm agirem mal, e assim por diante. Por isso muito importante observarmos nossos amigos para poder definir com segurana quem amigo de verdade e quem no . Vamos ver, ento, de que forma podemos saber quem nosso amigo de verdade? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, enfatizando que o amigo verdadeiro sempre quer o melhor para seu amigo ou amiga.

AULA 17 Perdas

Algum de vocs j ouvir falar em Rabindranath Tagore? O professor deve incentivar respostas.

Tagore foi um escritor, poeta e compositor indiano de muito prestgio. Ele escreveu muitas coisas bonitas e inteligentes. Certa vez ele escreveu o seguinte: Se choras noite por teres perdido o sol, as lgrimas te impediro de ver as estrelas. Quem de vocs sabe explicar o que isso significa? O professor deve reler o trecho e incentivar respostas.

Tagore soube dizer, de forma simblica e muito bonita, que ns, muitas vezes,

ficamos lamentado o fato de termos perdido alguma coisa e por isso deixamos de perceber outras coisas belas e boas que temos. Assim, sempre melhor no lamentar. Ao invs disso, devemos procurar, em ns mesmos e em tudo que nos cerca, motivos para nos alegrar. Vamos ver como isso funciona. O professor deve dividir os alunos em dois grupos, A e B. Para facilitar, os grupos podem ser formados pelos alunos da direita (A) e pelos da esquerda (B). Em seguida, deve pedir a qualquer aluno do grupo A para citar algo que lhe d alegria. Em seguida, o mesmo procedimento deve ser realizado com o grupo B, sem que se repita o mesmo mote.

Esto vendo quantos motivos de alegria e de contentamento vocs tm? Ento, ao invs de ficar lamentando o fato de no terem algo, procurem observar quanta coisa boa a vida lhes d. Isto muito melhor e tambm mais saudvel.

AULA 18 Mgoa

Como que vocs se sentem quando alguma pessoa os magoa? O professor deve incentivar respostas.

Quando algum nos magoa parece que a vida ficou sem graa, no verdade? Mas, quando a pessoa que nos magoou vem pedir desculpas, como se o sol voltasse a brilhar e a vida tornasse a ter graa. Damos um suspiro de alvio, e a amizade volta a nos aquecer o corao. Isto acontece porque o ser humano um ser social e s se sente feliz vivendo em sociedade. Por isso nos sentimos infelizes quando somos magoados. Rompe-se, nesse momento, um elo da cadeia dos nossos relacionamentos, e isto causa certa desarmonia em ns. Quando estamos bem com nossos familiares, com nossos amigos e colegas, estamos em harmonia com o nosso prprio ambiente e nos sentimos bem. Da mesma forma, s nos sentimos bem quando vivemos em harmonia com as leis universais ou divinas, aquelas que esto registradas em nossas conscincias. Querem ver? Fechem os olhos, e cada um de vocs vai imaginar que, num momento de raiva, machuca um colega... Ao ver seu colega todo machucado, o que sentiria?

O professor deve incentivar respostas.

Quando agimos em desacordo com as leis csmicas, ou leis divinas, nos sentimos mal com ns mesmos. Isso acontece porque a conscincia nos cobra. Ento, vamos pedir desculpas a quem magoamos ou machucamos, procurando consertar o mal que tivermos feito... No isso? Muitas vezes, num momento de raiva, ou mesmo sem querer, podemos magoar algum, machuc-lo ou lhe fazer algum tipo de mal. Sendo assim, muito importante pedir desculpas a fim de podermos nos harmonizar com a pessoa a quem magoamos, com a nossa prpria conscincia e com as leis universais. Agora vamos fechar os olhos por instantes para nos concentrar melhor. Procuremos lembrar se agimos mal com algum; se ofendemos ou magoamos algum... (dez segundos)

Hoje, vamos passar uma tarefa de casa para vocs. Todos que tiverem agido mal com algum vo procurar essa pessoa e lhe pedir desculpas, nem que seja por telefone. Vocs aceitam? Na prxima aula de valores humanos, vamos conversar sobre essa experincia, e vocs vo contar como foram seus pedidos de desculpas e o que sentiram depois que fizeram as pazes com as pessoas a quem tiverem magoado. H outra coisa para a qual precisamos atentar. Pedir desculpas no humilhao; ao contrrio, fazendo isso, demonstramos nobreza de esprito, porque todas as pessoas erram. No existem pessoas perfeitas que nunca errem, e a grandeza est justamente em saber reconhecer os prprios erros e procurar corrigi-los, nem que seja com um simples pedido de desculpas. Na prxima aula de valores humanos, vamos conversar sobre as experincias de vocs, sobre o bem-estar que sentiram ao fazer as pazes...

AULA 19 Maldade

Em nossa ltima aula de valores humanos, passamos uma tarefa de casa: pedir desculpas s pessoas a quem vocs tiverem magoado. Quem fez isso? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando a

importncia de se estar bem com os outros.

Cida e Netinho eram irmos gmeos, quase iguais na aparncia, mas muito diferentes com relao aos seus valores. Cida era uma garota meiga e bondosa, ao passo que Netinho demonstrou desde cedo uma maldade que no dava para entender. Os pais deles, dona Leonor e seu Afonso, eram muito carinhosos e cuidavam das crianas com muito amor. Alm disso, eles sempre lhes ensinavam valores como a tica, o respeito, a honestidade e a bondade. Pouco antes de seu aniversrio de seis anos, Netinho ganhou um gato. Tinha visto o bichinho abandonado na rua e tanto pediu que os pais deixaram que ficasse com ele. Pouco tempo depois, dona Leonor percebeu que Netinho gostava de maltratar o animal e, na vspera do aniversrio do filho, viu-o jogando o gatinho com fora ao cho, quebrando-lhe a perninha. O bicho precisou ficar com a perna imobilizada, e Netinho ficou de castigo. Dona Leonor e seu Afonso decidiram cancelar a festa e chamaram Netinho para uma conversa. Isso que voc fez, meu filho disse a me foi um ato de muita maldade. Fazendo-se de desentendido, Netinho perguntou: Que foi que eu fiz? Seu Afonso, irritado com o cinismo do garoto, segurou-o com fora, dizendo: Pare com esse cinismo e fique calado. Voc no pensou no sofrimento do gatinho? Como foi capaz de agir com tanta maldade? Dona Leonor, muito triste pelo que o filho havia feito, disse: Meu filho, preste ateno. A vida nos devolve tudo que damos a ela. Se fazemos outros sofrerem, iremos sofrer tambm. S espero que voc aprenda isso, sem que seja preciso a vida te castigar. Netinho foi dormir naquela noite pensando: Ora, s um gato... Mas a conscincia no estava tranquila. Lembrava-se do que a me lhe havia falado sobre os animais, dizendo que eles tambm sofriam, ficavam alegres ou tristes... e que as pessoas deviam cuidar deles e no maltrat-los. Pensou, pensou e acabou adormecendo. Sonhou que estava num lugar desconhecido. Havia muitos gatos, enormes, que ficavam andando em crculos em volta dele, olhando-o cheios de dio. Netinho preocupou-se. No sabia o que eles pretendiam, mas tinha certeza de que no era nada bom. De repente um dos gatos deu-lhe uma patada na perna. Outro mordeu sua mo e mais outro o derrubou no cho. Por favor, gatinhos, no faam isso comigo! pediu Netinho, tremendo de medo.

A resposta foi uma risada de gato que mais parecia de gente. Os gatos continuavam andando em crculo em torno dele, aumentando-lhe o medo. Um dos gatos, que parecia o mais velho, falou: Levanta, menino mau, que ns vamos ter dar o castigo merecido. Netinho levantou-se, tremendo de medo. O gato gigante continuou a dizer: Ns vamos fazer com voc o mesmo que voc fez com nosso irmozinho. Mal o gato terminou de falar, outros trs o agarraram e jogaram para cima. Apavorado, Netinho sentiu-se subir muito alto e cair com fora no cho. Ah, que dor! Doa-lhe tudo, mas a dor numa das pernas era insuportvel. Tentou mexer-se, mas no conseguiu. Naquele terrvel sofrimento, ouviu uma conversa entre os gatos, enquanto iam embora. Agora esse garoto mau vai sofrer o mesmo que nosso irmozinho sofreu. No, no disse outro gato. Ele vai sofrer muito mais porque aqui ningum vir cuidar dele, nem entalar sua perna que est quebrada. Ele vai ficar aleijado mesmo. Netinho tentou gritar, mas a dor na perna aumentava. Achou melhor ficar quieto, sem se mexer; ficou apenas chorando seu desespero. Naquela situao to dolorosa, lembrou-se das palavras de sua me, quando ela lhe havia dito: A vida nos devolve tudo que damos a ela. Se fizermos outros sofrerem, iremos sofrer tambm. S espero que voc aprenda isso, sem que seja preciso a vida te castigar. Socorro! conseguiu finalmente gritar. Me ajudem! Eu nunca mais vou judiar de qualquer animal... Mas ningum lhe respondia. Tudo sua volta era s silncio, e dentro dele havia dor e medo. Finalmente, depois de um tempo que parecia uma eternidade, comeou a acordar. A perna ainda doa muito, por causa de uma cimbra que tivera, mas tinha valido a pena, porque ele havia aprendido a lio. Os animais tambm sentem e sofrem. Precisamos cuidar deles e nunca maltrat-los.

AULA 20 Reviso

Nas ltimas aulas de valores humanos, ns contamos uma narrativa sobre o garotinho vietnamita que aceitou doar sangue para uma amiga que estava muito mal. Ele achava que iria doar todo o sangue dele e que por isso iria morrer, mas, ao perceber que no tinha morrido, comeou a rir de tanta felicidade. Quando a enfermeira perguntoulhe por que ele havia se prontificado a dar todo o seu sangue amiga, mesmo que tivesse de morrer, o que foi que ele respondeu? O professor deve incentivar respostas e socializar o tema, lembrando que a resposta do garoto foi: Porque ela minha amiga.

Depois falamos sobre as falsas amizades, como as das pessoas que tm determinados vcios e se esforam para induzir os amigos a se viciarem tambm. H outros que agem mal e procuram induzir os amigos a tambm agirem mal, etc. Tratamos tambm das perdas e do que disse o escritor, poeta e compositor indiano Rabindranath Tagore. Algum se lembra do ele disse? O professor deve incentivar respostas, lembrando o que Tagore disse: Se choras noite por teres perdido o sol, as lgrimas te impediro de ver as estrelas. Ainda falamos sobre a mgoa e sobre o quanto importante pedir desculpar sempre que tivermos magoado algum, a fim de podermos estar em harmonia com os que nos cercam. Somente assim podemos nos sentir bem. O mesmo ocorre com relao s leis csmicas. Quando agimos em desacordo com elas, sentimo-nos mal com ns mesmos, porque a conscincia nos cobra. S conseguimos nos sentir verdadeiramente bem quando vivemos em harmonia com essas leis.

Na ltima aula de valores humanos, narramos sobre o Netinho, lembram? Ele havia ganhado um gatinho ao qual gostava de maltratar. Certa vez, atirou o animalzinho ao cho, quebrando-lhe uma perna. Quem se lembra do que aconteceu ento? O professor deve incentivar respostas, lembrando alguns fatos. Netinho perdera a festa do prprio aniversrio. A me do garoto lhe dissera: A vida nos devolve tudo que damos a ela. Se fazemos outros sofrerem, iremos sofrer tambm. S espero que aprendas isso, sem que seja preciso a vida te castigar. O garoto sonhara que estava sendo agredido por vrios gatos gigantes, que estavam fazendo com ele o mesmo que ele fizera a seu gatinho; eles o atiraram ao cho quebrando-lhe a perna; a dor era terrvel e o medo tambm, porque ele gritava e ningum escutava; pensou que poderia ficar com a perna aleijada; quando finalmente acordou, observou que a perna ainda doa muito por causa de uma cimbra que tivera, mas tinha valido a pena, porque ele havia aprendido a lio. Os animais tambm sentem e sofrem. Precisamos cuidar deles,

nunca maltrat-los.

Vamos agora relaxar, fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para harmonizar os ritmos internos... (dez segundos) Pensem em si mesmos com muito carinho. Imaginem seus corpos envolvidos numa luz branda, cheia de paz. (cinco segundos) Pensem agora naquelas pessoas que maltratam animais, e vamos fazer uma prece por elas, para que percebam o quanto esto erradas. Eu vou fazer a prece e vocs acompanham, s no pensamento: Senhor Deus, h muitas pessoas na Terra que maltratam animais e nem percebem que esto fazendo mal a si mesmas, pois esto se desarmonizando com as tuas leis. Ajuda essas pessoas a perceberem o mal que fazem a criaturas inocentes e tambm a si mesmas, ao mancharem assim a prpria conscincia. Tambm queremos agradecer pela vida e pela oportunidade de estarmos aqui, estudando e aprendendo. Assim seja.

Vous aimerez peut-être aussi