Vous êtes sur la page 1sur 51

1

ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO PPG

OSVINO RESCHKE

DIVRCIO ENFOCANDO AS CAUSAS E CONSEQUNCIAS E APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE PREVENO.

SO LEOPOLDO 2008

2 OSVINO RESCHKE

DIVRCIO ENFOCANDO AS CAUSAS E CONSEQUNCIAS E APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE PREVENO.

Trabalho de Concluso de curso de Especializao em Aconselhamento e Psicologia Pastoral. Escola Superior de Teologia. Programa de Ps Graduao - PPG

Orientadora: Roseli Margareta Khnrich de Oliveira

So Leopoldo 2008

SUMRIO

INTRODUO................. ......................................................................................... 03 1- UM BREVE ENFOQUE HISTRICO-CULTURAL DO DIVRCIO....................... 05 1.1- O Divrcio nas Antigas Civilizaes.... ...............................................................05 1.2- A premissa mosaica para o divrcio...................................................................07 1.3- A Cultura Judaica e o divrcio............................................................................ 09 1.4- Divrcio na cultura brasileira..... ......................................................................... 12 2- ALGUMAS CAUSAS DA DISSOLUO MATRIMONIAL.. .................................. 15 2.1- Comunicao deficiente........ ............................................................................. 15 2.2- Finanas............................................................................................................. 19 2.3- Infidelidade Conjugal..........................................................................................22 2.4- Atitudes Violentas............................................................................................... 23 3- CONSEQNCIAS DECORRENTES DE UMA SEPARAO.... ........................ 26 3.1- Dor e Perda........................................................................................................26 3.2- Crises Emocionais.............................................................................................. 28 3.3- Traumas na idade pr-escolar.. ......................................................................... 29 3.4- O outro lado da moeda....................................................................................... 31 4- PREVENIR AINDA MELHOR ............................................................................34 4.1- Aconselhamento Pr-Nupcial.............................................................................35 4.2- Programa de enriquecimento matrimonial.......................................................... 37 4.3- Reservando tempo... .......................................................................................... 39 4.4- No uso de Tcnicas de Mediao... ................................................................... 41 CONCLUSO............................................................................................................ 45 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS... ....................................................................... 47

INTRODUO

O divrcio um assunto que vem se estendendo por perodos, pocas e, mesmo sendo objeto de estudos e pesquisas, no se tem um posicionamento que venha satisfazer a todas as dimenses da sociedade. Pode-se afirmar que o divrcio um fator que tem causado as mais diversas conseqncias em todos os tempos, como por exemplo, traumas, mortes e outras tragdias. Por outro lado, muitos tm visto o divrcio como objeto de preveno para outros tantos acontecimentos danosos s famlias. Este tem sido um dos assuntos mais polmicos e controvertidos, tanto no meio cristo, como no meio secular. So inmeros os escritores e escritos a esse respeito. Tem-se abordado esse tema em conferncias, simpsios, encontros de casais, convenes denominacionais e interdenominacionais, h muitos anos. O presente trabalho tem por objetivo estudar o divrcio e suas conseqncias e mostrar que possvel restaurar uma famlia, conduzindo-a ao perdo e a continuao da instituio do casamento como projeto infalvel de Deus. Pretende-se investigar o divrcio na histria da humanidade e buscar informaes em pesquisas realizadas nas mais diferentes pocas e sob os mais diversos pontos de vista, para mostrar que o mesmo tem causado mais conseqncias negativas do que positivas. interesse tambm ressaltar a responsabilidade das instituies religiosas como comunidades teraputicas na ao da preveno e mediao, evitando que nossos lares passem pelas dores e traumas que indispensavelmente acontecem numa separao. Faz-se necessrio que todo conselheiro tenha uma bagagem de

conhecimento sobre o assunto que vai tomando cada vez maiores propores na

5 sociedade e no mundo. Levando em conta essa necessidade, pretende-se trazer uma contribuio para amenizar o sofrimento em muitos lares. um fato que revela um urgente auxlio, famlias se fragmentam a cada dia e as solues para mudar esse quadro ainda so minsculas ou inexistentes. preciso problematizar de alguma forma essa questo com os seguintes questionamentos: Por que as pessoas se divorciam antes mesmo de esgotar todas as possibilidades de reconciliao? Se o divrcio a soluo - como muitas vezes apontado - por que em tantos casos, os mesmos conflitos esto presentes num segundo e/ou terceiro relacionamento? Muitas separaes acontecem precocemente pelo fato de cada um dos cnjuges estar preocupado apenas consigo mesmo e no com os demais membros da famlia. Muitos dos motivos que causaram uma primeira separao acabam gerando em muitos casos um segundo ou terceiro divrcio, porque os conflitos interiores existenciais no foram resolvidos. Convm lembrar tambm que o divrcio de certa forma se tornou um ideal para a maioria dos casais em conflito. Por essa razo, no se permitindo muitas vezes um recomeo, um crescimento e aprendizado com as crises que inevitavelmente se faro presentes, mesmo em uma nova relao. No temos interesse em defender um nico posicionamento ou apoiar essa ou aquela posio, mas, trabalhar a sugesto da conservao da unio conjugal como uma primeira idia de Deus para com o homem. O divrcio na Bblia foi permitido por Moiss, pela dureza dos coraes humanos e no como mandamento Marcos 10.4-5. A sua permisso autorizada somente em situaes humanamente irreversveis. Por esse motivo, necessrio que analisemos os contextos histrico e cultural sobre esse tema. Pretende-se usar a Bblia Sagrada revista e atualizada no Brasil segunda edio pela Sociedade Bblica do Brasil, bem como sites e obras especficas sobre esse assunto, respeitando a opinio e posio de cada autor. Espera-se que esta monografia contribua de alguma forma para quem interessado esteja neste tema to relevante. Como j mencionado, certamente no inteno esgotar o assunto, mas contribuir para amenizar o sofrimento, muitas vezes imposto pela desintegrao de um casamento sobre o qual se invocou a bno do Senhor.

1 UM BREVE ENFOQUE HISTRICO-CULTURAL DO DIVRCIO

de fundamental importncia estudar a histria e algumas das principais razes do divrcio, para facilitar a compreenso da questo em pauta.

1.1 O divrcio nas antigas civilizaes.

Conforme estudos realizados por pesquisadores que estaro sendo citados no decorrer do trabalho que procuraram entender melhor o divrcio nas antigas civilizaes, uma das principais razes para esse procedimento era a

impossibilidade feminina de gerar filhos, ou seja, sua esterilidade. O cdigo de Manu considerava repudivel a mulher que, durante o prazo de oito anos, continuava estril. De igual forma, abjurava a esposa que no conseguia completar seu tempo de gestao ou abortava, durante o perodo de dez anos consecutivos, ou que, em onze anos seguidos s gerava fmeas.
Uma mulher estril deve ser substituda no oitavo ano; aquela cujos filhos tm morrido, no dcimo; aquela que s pe no mundo filhas, no undcimo; aquela que fala com azedume, imediatamente.
1

Naqueles tempos, tinha-se em mente a procriao e no se admitia a mulher que se desviasse da lei da natureza, que era a multiplicao.

Cdigo de Manu, Lei manusrti Livro nono Art.498. Neste cdigo mostrada a insensibilidade em relao s mulheres que tinham algum problema de esterilidade, ou que por alguma razo no conseguiam levar a gestao a termo. Ou ainda quando s gerava filhas e no filhos. Segundo se sabe hoje, esse no um problema feminino, mas sim masculino.

7 Outro motivo que dava ao marido o direito de repudiar sua esposa era o fato de ela abandonar o lar com clera. Ela deveria ser detida e substituda por outra e repudiada na presena da famlia reunida. Eram motivos suficientes para que um homem se livrasse da esposa e contrasse novas npcias sem que algum fizesse qualquer questionamento. Era direito que assistia ao homem sem dar qualquer chance ou oportunidade de defesa para as mulheres.
A mulher substituda legalmente, que abandona com clera a casa de seu marido, deve no mesmo instante ser detida ou repudiada em presena da famlia reunida
2

A infertilidade feminina foi de igual forma motivo de repdio na Grcia. E to audaz era o povo, nesse sentido, que dois reis se viram coagidos a abandonar suas respectivas esposas, pelo fato delas no lhes terem dado herdeiros, segundo a informao de Herdoto. O divrcio nesta civilizao consistia no simples repdio do marido pela mulher. A punio em caso de adultrio era aplicada to somente s esposas e algumas ressalvas para os homens que se envolvessem com a esposa de outro homem.
Em Atenas apenas era punido o adultrio feminino; o homem s era punido se tivesse envolvido com a esposa de outro homem. O adultrio feminino era punido porque era encarado como uma contestao da autoridade do marido e porque criava a hiptese de nascerem filhos ilegtimos.
3

possvel perceber que os fatos se repetem com muita semelhana entre as mais diversas culturas. A complexidade da separao e do divrcio vem acompanhando a histria pelos sculos e, no mudou muito a face desta legalidade que vai tomando propores cada vez mais densas. Entre o povo hebreu, o divrcio a princpio se fundamentava na exclusiva vontade do esposo. Quando acontecia o adultrio da esposa, o repdio tomava propores alm da pessoa de seu cnjuge, tornando-se uma questo coletiva, de

Cdigo de Manu, Lei manusrti Livro nono Art. 500. http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/manustri3.htm . Acesso em: 02 de agosto de 2007. 3 Wikipedia, a Enciclopdia Livre. <http://pt.wikipedia.org/wiki/> . Acesso em: 03 de agosto de 2007.

8 direito e de religio. Nesse caso, ele se via constrangido a tomar uma medida cabvel, caso no tornasse pblico a sua repulsa. A infecundidade feminina foi tambm razo de dissoluo conjugal, quando manifesta durante dez anos consecutivos. Mais tarde, tornou-se um direito facultativo do marido. Na mesma condio estavam os casos de: o desvirginar, quando ignorado pelo esposo. A presena de doenas contagiosas, a falta de deveres e os maus tratos. Tudo isso justificava a dissoluo do compromisso matrimonial. O casamento e divrcio em Roma tm se apresentado de formas alternas. De acordo com o cdigo de Hamurabi, na Babilnia era facultativo ao homem e no tinha limites a ele, enquanto tolhiam-se as vantagens para as mulheres. Alis, essa regra era peculiar de certa forma e quase que uma uniformidade nas civilizaes antigas que tinham em suas leis a legalizao do divrcio. So raros os povos da antiguidade que no conheciam o divrcio, como so raros os casos de monogamia das nossas geraes. Em contrapartida, existem alguns povos e civilizaes que ainda conservam a perpetuidade do casamento na concepo que s a morte pode separar o homem da mulher. Como exemplo podese citar os pases de Malta e as Filipinas onde no houve ainda a legalizao do divrcio.

1.2 A premissa mosaica para o divrcio


4

Divrcio do

latim divortium, derivado de divertere, separar-se o

rompimento legal e definitivo do vnculo do matrimnio. uma das trs maneiras de dissolver um casamento, alm da morte de um dos cnjuges e da anulao. Moiss permitiu a carta de divrcio como uma exceo e no um mandamento como interpretado por muitos. Cr-se que Jesus respondeu com muita veemncia a pergunta dos fariseus quando lhe perguntaram: 5Por que mandou ento Moiss dar carta de divrcio e repudiar? Mt.19:7. No temos nenhuma alegao de adultrio,

4 5

DIVRCIO. Wikipdia, a Enciclopdia Livre. A BIBLIA Sagrada. Traduo de Joo Ferreira de Almeida. Ed. Ver. E atual. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1993.

9 mas simplesmente o Mestre responde: pela dureza do vosso corao. 6Por pressuposto, Moiss ao admitir a carta de repdio, procurava regularizar uma situao no comportamento do povo e que precisava ser corrigida, para que ao fim evitasse maiores danos famlia. Os ensinamentos do Velho Testamento apresentam claramente o

casamento como uma unio permanente e ntima entre marido e mulher, com um princpio ausente de adultrio e divrcio. Este na verdade o ideal imutvel de Deus, mas desde a desobedincia, ou da queda, os seres humanos tm vivido em nvel sub-ideal.

A Bblia reconhece isto. Em Deuteronmio 24:1-4 existem algumas diretrizes breves que regulam a utilizao do divrcio. Lembrando tambm que uma prtica tolerada, mas jamais ordenada ou endossada pelo Criador. preciso um esclarecimento sobre o significado mais prtico e profundo da palavra divrcio. Observando sua natureza e motivo justificvel de seu uso. O divrcio o estgio final para o rompimento de uma unio conjugal no entender do pesquisador Walter Elwel. Ele tem procurado explicar isso de uma forma prtica usando uma metfora que facilita a compreenso do termo da seguinte maneira:
A palavra divrcio, na frase termo de divrcio, relaciona-se com a palavra usada para derrubar rvores e at mesmo decapitar. Indica o corte total daquilo que no princpio foi uma unio viva.
7

O divrcio a desintegrao do convvio matrimonial, dando o direito de contrair um novo vnculo conjugal. A premissa mosaica prescreve os motivos para essa prtica em termos to gerais que se torna praticamente impossvel explicarmos as razes que do vazo ao divrcio. Uma pergunta precisa ecoar em nosso intelecto: o que teria levado o eficiente lder Moiss a liberar um documento que determinasse o rompimento de uma unio conjugal? Esta certamente uma interrogativa que no tem uma resposta pronta ou fcil.
A premissa mosaica concedia o direito de divrcio no caso de fornicao, mas no de adultrio; os adlteros morreram apedrejados (Lv.20:10) SILVA Paulo Florncio e. Divrcio Contra ou a Favor? 1987. p.26. O autor Bacharel em Teologia e Advogado, dedicado s causas possessrias e de Famlia. Serviu como Assessor jurdico da junta de misses Nacionais. Mestre na rea Teolgico-Filosofica. 7 ELWELL, Walter A Enciclopdia Histrica, Teolgica da Igreja Crist, vol.I p.483
6

10
Note-se: a fornicao o pecado de pessoas casadas ou no. O adultrio pecado de pessoas casadas com outras que no so seus prprios cnjuges.
8

interesse do presente trabalho, mostrar que o divrcio no Antigo Testamento fato realmente consumado. Entende-se que foi neste perodo que se deu a origem a esse to polmico tema que tem gerado e continua gerando muito estudo e discusso em nossa era ps-moderna. No se pode negar que ainda existem algumas filosofias e/ ou segmentos que tentam negar a existncia dessa prtica, o que no d consistncia nem sustentao alguma.
H quem negue haver divrcio no Antigo Testamento. Sustenta que a expresso coisa indecente diz respeito ao pecado pr-marital, visto que o adultrio era punido com a morte, e cita Levtico 20.10 e Deuteronmio 22.22. Se a adltera devia ser apedrejada, logo, no havia espao para o divrcio. Essa lei, porm aplicava-se tambm ao pecado pr-marital (Dt 22.20,21); portanto, tal interpretao inconsistente.
9

O matrimnio no uma convenincia social inventada pela humanidade para preencher uma necessidade ou condio temporria, e, tampouco, para ser abandonado conforme os caprichos de qualquer homem, ou grupos de homens. O divrcio como exceo tem como objetivo proteger a parte inocente do matrimnio e no pode ser visto como uma frmula mgica apoiada pela lei para dissolver um casamento que uma instituio divina. As leis civis sobre o divrcio, nunca podem substituir ou invalidar os deveres dos cnjuges diante de Deus. Certamente tambm no foi essa a inteno de Moiss em abrir essa prerrogativa na histria da humanidade.

1.3 A cultura judaica e o divrcio

preciso explicitar que o casamento na cultura judaica diferente do casamento ocidental. Na cultura judaica no eram os filhos que faziam suas escolhas para o casamento, mas os pais quem escolhiam com quem seus filhos
BOYER, Orlando Pequena Enciclopdia Bblica, p.207. Pesquisador das melhores enciclopdias e dicionrios bblicos. 9 SILVA, Esequias Soares da. Analisando o Divrcio luz da Bblia, P.28. O autor Telogo e professor de Hebraico e Grego
8

11 iriam contrair npcias. Essas provas encontram-se em vrias passagens das Escrituras Sagradas. Aps a escolha, iniciava-se o perodo de noivado que durava aproximadamente um ano. A cerimnia do noivado tinha importncia significativa, pois ali eram estabelecidos os tratados e arranjos para o matrimnio pelos pais e noivos, assinando os nubentes um contrato para os dotes e penalidades para as quebras do acordo. Durante esse tempo no podia haver qualquer contato sexual. Perante a sociedade, esse pacto de noivado era como se j estivessem casados. A legislao assegurava e reconhecia os direitos e obrigaes durante o perodo de noivado, que eram quase as mesmas obrigaes de um casamento, segundo Cleverson A. Faria,
Portanto, torna-se claro que se o repdio, ou o divrcio, durante o perodo do noivado era permitido apenas caso ocorresse por motivo de relao sexual ilcita; ento, durante o casamento j consumado as relaes sexuais ilcitas pesavam como um fator muito mais agravante.
10

Pretende-se elucidar a palavra carta de divrcio nos termos usados na cultura judaica para que se possa entender a aplicao do mesmo nas situaes em que consideravam ser lcito o uso dessa carta.
11

No termo hebraico Seifer escrito,

no grego, Biblion, livrinho. Nessa terminologia, um judeu podia divorciar-se de sua mulher, simplesmente entregando-lhe este certificado ou escrito. Naturalmente que esse documento, em sua essncia, era expedido pelas autoridades religiosas judaicas, estando de acordo com a lei nacional, por mais rude e humilhante que isso se fizesse sentir para as mulheres judias. conveniente aqui lembrar que a carta de divrcio de alguma forma protegia a mulher de certas descriminaes da sociedade.
A lei garantia mulher divorciada certos direitos e, na realidade, a protegia de ser considerada adltera ou rejeitada pela sociedade. Deixava a casa de seu primeiro marido como mulher livre e respeitada pela sociedade, apta para contrair um matrimnio honroso. A carta estabelecia que seu primeiro esposo j no tinha mais jurisdio legal sobre ela e que ela no tinha nenhum tipo de obrigao para com ele, seno que estava livre para ser esposa de outro homem. Ao voltar a
10

FARIA A. Cleverson - DIVRCIO. 2004. Disponvel em: <http://www.netgospel.com.br/php/artigos/view.php?>. Acesso em 21 agos. 2007. CHAMPLIN, Russel Norman. O Antigo Testamento Interpretado versculo por versculo, 2000.

11

12
casar, no se fazia culpada de adultrio, nem se violavam os direitos de seu primeiro marido.
12

bem provvel que as concesses mosaicas, referentes ao divrcio, tivessem sido concedidas para regulamentar uma prtica j existente; pelo que tambm Jesus afirma que tais concesses foram estabelecidas, no como um mandamento da vontade de Deus, mas sim, uma prtica que brota da dureza do corao humano. A interpretao literal de Dt.24:1-4 leva alguns judeus com facilidade e freqncia a encontrarem coisa indecente em suas esposas (no sentido literal da palavra, a nudez de alguma coisa) e isso bastaria para que se divorciasse de sua mulher. Um homem podia divorciar-se de seu cnjuge sem praticamente nenhum motivo, embora ela no pudesse mover esse mesmo processo contra o marido nos seguintes termos:
A lei permitia que os homens divorciassem suas esposas (Dt 24:1ss.), embora as mulheres no pudessem divorciar seus maridos. Alguns dos fariseus eram muito permissivos, e permitiam aos homens o divrcio pelos motivos mais triviais. Destarte, Hillel pensava que bastaria que uma esposa estragasse o almoo do marido, e Aquib foi a ponto de permitir o divrcio se o homem achasse algum mais bonita do que sua esposa.
13

Essa discusso vinha tona de forma bem acirrada quando Jesus batia de frente fazendo um debate com os telogos judeus cerca da questo da permissividade do divrcio. O problema era constantemente instigado entre as escolas rabnicas rivais de Hillel e Shammai.
14

O primeiro era extremamente liberal e

o segundo radical na mesma intensidade. Shammai defendia a filosofia de que o divrcio seria legitimo somente em caso de adultrio e Hillel por outro lado insistia na idia de que o repdio podia ser legitimado por qualquer razo apresentada pelo marido.

12

QUADROS, S. Leandro. Jesus e o Divrcio. Disponvel em: <http://www.jesusvoltara.com.br/atuais/divrcio_jesus.htm> . Acesso em 07 de agosto de 2007

MORRIS Leon L. Lucas. Introduo e Comentrio. p.236. ROTH, Cecil. Divrcio. In: biblioteca de Cultura judaica. Rio/ Delta. Vol. 1. Faz comentrios sobre as duas escolas predominantes entre o povo judeu, de um sculo depois de Cristo. Eram escolas de Hilel e Shamai divergiam em suas idias e filosofias. Uma das grandes divergncias era o divrcio.
14

13

13 Olhando para esse ponto de vista e/ou interpretao, o que foi permitido como exceo, para de alguma forma dar proteo s mulheres que tinham to pouco direito e defesa, foi generalizado e, de certa forma, banalizado a ponto de levar o prprio Senhor Jesus a ter longos discursos com os homens da lei.

1.4 Divrcio na cultura brasileira

Tem-se visto o divrcio em algumas culturas, bem como, sua aplicao segundo as clusulas e de acordo com a legislao de cada pas. Est claro tambm que esta uma prtica muito antiga que vem resistindo os sculos e adquirindo cada vez mais espao na socializao ps-moderna. Acredita-se que, com o mundo globalizado e extremamente disputado e sua conseqente diminuio do tempo de qualidade nos lares, vo aumentando tambm conflitos familiares, devendo crescer cada vez mais o nmero de casamentos dissolvidos por essa prtica. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) o divrcio vem aumentando nos ltimos anos, o que tambm perceptivo nas localidades onde vivemos. Isso, com certeza, so dados que preocupam os conselheiros de instituies religiosas e acredita-se ser tambm uma inquietao das nossas autoridades Civis e institucionais.
As Estatsticas do Registro Civil, estudo divulgado no dia 06 de agosto de 2007 pelo IBGE, mostram que de 2004 para 2005 a taxa de divrcios no Brasil passou de 1,2 para 1,3 por mil pessoas de 20 anos ou mais e atingindo seu maior patamar desde 1995. Por outro lado, aumentou tambm a populao de casamentos nos quais um dos cnjuges ou ambos eram divorciados.
15

A definio para a palavra divrcio praticamente a mesma em cada cultura onde essa lei est em vigor e/ou legalizada. No Brasil, o divrcio definido como a dissoluo do casamento, ou seja, a separao do marido e mulher conferindo s partes o direito de novo casamento civil, religioso e/ou outras condies de acordo com a legislao de cada Pas.

15

MENEZES Maia. Taxa de divrcios no Brasil. O Globo. 2006 Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/pais/mat/>. Acesso em: 06 de agosto de 2007

14 Alguns dados podem de certa forma tranqilizar a nao brasileira. O Brasil no tem o maior ndice de separaes, mas, por outro lado, isso no pode nos acomodar e sim, levar aos lares uma proposta preventiva na inteno de diminuir as crescentes estatsticas j existentes. Acredita-se ser um grande desafio para as instituies religiosas, conselheiros, psiclogos, assistentes sociais e mediadores tentar inverter esse quadro para que o Brasil no seja includo nas listas dos pases abaixo mencionados.
Os pases onde mais ocorrem pedidos de rompimento do matrimnio so: Estados Unidos, Dinamarca e Blgica, com ndices entre 55% e 65%. Em contra ponto, os pases com menos incidncias de separao so os pases extremamente catlicos como a Irlanda e Itlia com nmeros abaixo de 10%.
16

O divrcio no Brasil foi institudo com a Emenda Constitucional nmero 9, de 28 de junho de 1977, permitindo a instaurao do divrcio no pas e a lei n 6.515/77 o regulamentou. Como em outros pases, tambm no Brasil o divrcio visto por alguns como uma tima e louvvel legalidade para se livrar de seu cnjuge, mas, por outro lado severamente condenado por outros. Sempre gerando as mais diferentes opinies. Constata-se mais uma vez que o divrcio ganhou merecidos estudos desde o ponto de vista religioso, sociolgico, biolgico bem como, jurdico e porque no dizer, do ponto de vista mdico. Visto que tem se estudado de uma forma histrica cultural esse procedimento to polmico, percebe-se tambm que inmeras fases se tm atravessado. E de acordo com cada cultura e reao, foram construdas concepes a favor ou contra.
17

Segundo o Novo Cdigo Civil Lei N 10.406, de 10-1-2002. Artigo 1.571. A

sociedade conjugal termina: I pela morte de um dos cnjuges; II pela nulidade ou anulao do casamento; III pela separao judicial; IV pelo divrcio.
16

DIVRCIO. Wikipdia, a Enciclopdia Livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/> Acesso em: 03 de agosto de 2007 17 NOVO CDIGO CIVIL. Editora Atlas. P. 264, 265

15

A ao do divrcio somente fundamentada quando os fatos realmente estiverem baseados nos seguintes termos declarados nos Art. 157318. Podendo caracterizar a impossibilidade da comunho de vida a ocorrncia de algum dos seguintes motivos:

I adultrio; II tentativa de morte; III sevcia ou injuria grave; IV abandono voluntrio do lar conjugal, durante um ano contnuo; V condenao por crime infamante; VI conduta desonrosa.

Pargrafo nico. O juiz poder considerar outros fatos que tornem evidente a impossibilidade da vida em comum. 19 Quando o divrcio acabava de ser institudo no Brasil, havia o surgimento de pelo menos duas correntes: Uma que aguardava o remdio milagroso; outra que lamentava pela desgraa institucionalizada. Hoje, aps convvio com esta realidade na famlia brasileira, os mais sensatos ainda no encontraram uma melhor compreenso luz da tica crist neste nosso contexto.
20

Mesmo assim, a taxa de

divrcio em nossa atual sociedade alta, aproximadamente um divrcio em cada trs ou quatro casamentos. Ao mesmo tempo reconhece-se o fato de que, para cada casamento que resulte em divrcio, existem muitos nos quais os parceiros continuam juntos, mas esto emocionalmente alienados um do outro. Ficam juntos no por razes afetivas, mas por necessidade econmica, obrigao com os filhos, dependncia pessoal, medo da solido ou simplesmente porque no tem onde morar. O que se constata nesses casos, que a unidade familiar est junta fisicamente, mas h, com efeito, um divrcio emocional dos pais. Essas so situaes que exigem uma avaliao cuidadosa em relao aos efeitos sobre o desenvolvimento da personalidade dos filhos e seus destinos finais.

18 19

NOVO CDIGO CIVIL, Editora Atlas, P. 265 NOVO CDIGO CIVIL. Editora Atlas, P. 265 20 ACKERMAN Nathan W. Diagnostico e Tratamento das relaes Familiares. P.154.

16

2 ALGUMAS CAUSAS DA DISSOLUO MATRIMONIAL

certo que as causas que levam ao trmino uma vida conjugal so vrias, as quais no nos possibilitariam analisar todas e, por essa razo, fez-se uma avaliao das que mais aparecem na literatura que abordam esse tema. objetivo neste captulo enfocar quatro das principais causas que merecem um

aprofundamento analtico e, ao mesmo tempo crtico, com estudo do ponto de vista tcnico cientfico.

2.1 Comunicao deficiente Segundo Dr. Jack Young, o maior problema dos cnjuges no o sexo, nem mesmo a falta de dinheiro ou os parentes, como ordinariamente aceito, mas a falta de adequada comunicao.
A comunicao no existe quando duas (ou mais) pessoas esto discordando. A comunicao no existe quando cada um mora dentro da concha do seu mundo particular e fala apenas as coisas superficiais.
21

Partindo dos pressupostos das

22

teorias comunicacionais, sabe-se que para

haver sucesso em algumas reas da vida, faz-se necessrio uma boa comunicabilidade, especialmente em se tratando da vida conjugal e familiar. Por outro lado, os tericos da comunicao sustentam que a deficincia nessa rea

21 22

YOUNG, Jack Cuidados Pastorais em horas de crise pg. 93 Doutor em Ministrio e Clnico Pastoral. FOLEY Vincent D. Introduo a Terapia Familiar. P. 72. A comunicao no apenas, nem mesmo primariamente, a de contedo, mas sim de como uma pessoa se relaciona com outra. O relacionamento determinado no tanto pelo que dito como pela maneira por que dito.

17 sinnimo de incompreenso e aparece com freqncia acentuada como motivo de separao. Quando as pessoas no se comunicam, elas com facilidade esto expostas a crises de relacionamentos. Um fator que pode levar a essas crises entre esposos e esposas, pais e filhos modernos, o mau uso da televiso. Compreendese por mau uso a maneira como esse equipamento utilizado na maioria dos lares, ocupando o espao da expresso verbal entre os membros da famlia. Um outro agravante que tem preocupado pais, educadores e psiclogos o uso desenfreado da internet levando membros da famlia a se isolarem cada um em seu mundo virtual com prejuzos relacionais e afetivos.
23

Estudos realizados no XXV

Encontro Nacional de Engenharia de produo concluem que o uso abusivo da rede est criando uma categoria de pessoas solitrias, que se refugiam na internet, perdendo o interesse pelos afazeres e prazeres do mundo real, desencadeando problemas de ordem conjugal, social, queda da produtividade no trabalho, alm de problemas de ordem fsica. Segundo especialistas como John Drescher o dilogo sempre foi e continuar sendo a chave para relacionamentos saudveis e isso realmente um esforo que precisa ser exercitado diariamente na vida a dois, caso contrrio as estatsticas dos divrcios continuaro crescendo a cada dia.
Quando existe uma comunicao eficaz no casamento, esta resulta de um esforo continuado, consciente e conjunto por parte de ambos os cnjuges no sentido de transmitir seus verdadeiros sentimentos um ao outro. Isso no acontece por acaso.
24

A ausncia do esforo dessa comunicao consciente em grande parte produto de vidas mal informadas que no aprenderam a maneira correta de se comunicar e isso se percebe com muita freqncia nos aconselhamentos pastorais e tambm nos consultrios de atendimento psicolgico. A desinformao por um lado, e a informao deturpada transmitida pela mdia por outro, criam expectativas irreais sobre o casamento. Assim, o confronto com a realidade gera problemas e frustraes terrveis.

23

ENEGEP. XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 de out a 01 de nov de 2005 24 DRESCHER John. Os opostos se atraem P. 62. Telogo e Conferencista.

18 Em muitos casos, j se concluiu que se a comunicao tivesse sido mais clara, no precisaria se chegar ao extremo de romper vidas unidas, s vezes, h muitos anos. Tudo depende da maneira como a comunicao acontece. Acredita-se que todas as formas de comunicao aqui apresentadas sejam muito teis numa relao familiar. Mas a maneira como ela ocorre, muitas vezes, ineficaz e a mensagem final no produziu o efeito desejado e o que deveria servir para pr fim a um conflito, acaba gerando mais barreiras para um dilogo franco e aberto de confiana e compreenso. muito interessante a forma que o Dr. Gary Chapman faz suas colocaes em relao s maneiras expressas na comunicao conjugal.
O amor esplendoroso. Se desejarmos comunic-lo de forma verbal deve-se utilizar palavras bondosas. Isso tem a ver com a forma atravs da qual nos expressamos. Uma mesma sentena pode ter dois diferentes significados, dependendo de como ela apresentada. A frase Eu amo voc, quando dita com bondade e ternura, pode ser uma genuna expresso de amor. O que dizer da mesma frase dita da seguinte forma: Eu amo voc? O ponto de interrogao muda todo o significado. Algumas vezes nossas palavras dizem uma coisa, mas o tom de voz afirma outra completamente diferente. Enviamos mensagens dbias. Nosso cnjuge, geralmente, interpretar a mensagem que lhe enviamos com base na tonalidade da voz e no nas palavras que usamos.
25

Existe um poder muito grande na expresso verbal, tanto para a edificao, como para a destruio, dependendo de como ela usada e, nesse ponto que a igreja e os grupos de apio, o aconselhamento pastoral precisam orientar aqueles que vivem no deserto da comunicao. com certeza uma grande tragdia quando casais quebram a comunicao, vivem juntos sob o mesmo teto, mas ao mesmo tempo to distantes que um no conhece os sentimentos do outro. O sentimento de ser compreendido surge atravs da conversao; de um ouvir atento e com o partilhar de duas vidas que buscam uma parceria e consolidao na vida matrimonial familiar compartilhada. Queremos acentuar aqui a importncia de se manter abertas as linhas de comunicao entre esposo e esposa,
25

CHAPMAN Gary. As cinco linguagens do amor. Pg.44,45. O autor Doutor em Aconselhamento, escritor e palestrante.

19 pois a maioria dos casais cuja unio enfraqueceu cessa de conversar e o mesmo acontece tambm com os filhos. Salomo, escreveu em Provrbios 18:21.
A morte e a vida esto no poder da lngua; o que bem a utiliza come do seu fruto.
26

Nada deve substituir um bom dilogo, que tambm no deixa de ser um teste que prova o verdadeiro amor. Mas no podemos esquecer que o ouvir to ou mais importante que o falar, como prova de um amor interessado por aquilo que o outro est comunicando. Implica em prestar ateno no que a pessoa est querendo transmitir por trs de suas palavras, que vem carregadas de significados.
H muitas definies de comunicao. Uma delas, muito simples e excelente, a de que comunicao um processo (verbal ou no) de compartilhar informao com outra pessoa de uma forma tal que ela compreenda o que voc est dizendo. Falar, ouvir e compreender, tudo isso est envolvido no processo de comunicao. Um dos problemas-chaves para as pessoas se comunicarem o fazerse compreender. Frequentemente achamos que compreendemos o que nosso cnjuge est dizendo, mas muitas vezes o que ouvimos no o que ele est querendo dizer. Na realidade, pode ser que nem mesmo nossos cnjuges saibam com certeza o que esto querendo dizer, para comeo de histria! Quando voc pra para pensar em tudo que est envolvido em transmitir sua mensagem, fica bvio por que mal entendidos ocorrem com tanta freqncia. Especialistas em comunicao mostram que quando voc conversa com outra pessoa h na verdade seis mensagens que podem ser transmitidas. 1. O que voc quer dizer. 2. O que voc realmente diz. 3. O que a outra pessoa ouve. 4. O que a outra pessoa pensa que ouve 5. O que a outra pessoa diz acerca do que voc disse. 6. O que voc acha que a outra pessoa disse acerca do que voc disse.
27

26 27

BBLIA Sagrada. Revista e atualizada no Brasil, 1993. Pg.651 WRIGHT, Norman. Comunicao: A chave para o seu casamento. In. Cuidados Pastorais em Horas de Crises. Pg. 95, 96.

20 Quando se discute a comunicao em ambos os sentidos, no se est simplesmente falando como ela pode acrescentar ou melhorar o casamento, mas da prpria durabilidade e/ou vida do casamento. Maneiras de aprimorar a comunicao incluem: ouvir, fazer perguntas, expressar amor verbalmente, comentar interesses um do outro.
28

A comunicao um exerccio a ser praticado diariamente, ou corre o

risco de ir definhando aos poucos at a sua morte total. Quanto mais os cnjuges discutirem e perceberem os sentimentos um do outro, tanto mais slida ser sua convivncia como casal. Se cada casal reservar um tempo de qualidade para compartilhar seus sentimentos numa conversao sincera e profunda,

provavelmente iro descobrir que aquilo que se apresenta como gigantesco problema ser dissolvido como a densa nvoa. Assim sendo, as pequenas trivialidades que servem de obstculos nos casamentos podem ser substitudos por um estilo mais comunicativo.

2.2 Finanas

Muitas coisas envolvem o dia-a-dia no relacionamento conjugal, e nada to insignificante que no merea ateno e cuidados especiais. O que em um momento parece ser relevante, em outro pode ser a causa de conflitos e desajustes matrimoniais. O dinheiro tem significados diferentes de pessoa para pessoa, de um lar para o outro. Poucas coisas tm mais foras para destruir uma relao, do que os problemas financeiros. Segundo os conselheiros matrimoniais, eles seguem de perto os conflitos na rea sexual. As razes mais conflitantes que se pode perceber nessa rea, na maioria das vezes, no a falta de dinheiro, mas sim, a m administrao do mesmo e a ausncia de um planejamento financeiro adequando ajustado s condies de ganho.
Grande parte dos problemas de relacionamento entre marido e mulher comea no dinheiro no excesso ou na falta dele. Quando a renda do casal no d conta dos gastos do ms, o dia-a-dia tende a uma desagradvel monotonia e qualquer proposta mais romntica que envolva gastos cortada pela raiz. As dificuldades decorrentes de

SATIR Virginia. Terapia do Grupo Familiar. P. 107,108. Uma observao vlida a deficincia na comunicao na vida de uma famlia disfuncional. As pessoas devem se comunicar com clareza se desejam conseguir de outros a informao de que necessitam.

28

21
relevante observao so de que a comunicao um processo de dar e receber informao. Supostamente esta umas das grandes deficincias dessa escassez que gera conflitos entre os cnjuges, que nem sempre percebem que o problema financeiro.
29

A grande seduo do dinheiro est no fato de ele maquiar os conflitos e raramente se apresenta como o vilo das desavenas. No so raras as vezes que se ouve as esposas reclamarem da falta de romantismo, de um jantar a ss, que no consegue h muito tempo renovar seu guarda-roupas e muitas outras alegaes como sendo um problema de desleixo. Uma outra situao que tem causado muita dor entre casais a acusao mtua da falta de amor e ateno, que na verdade, mostra a importncia das finanas no suprindo as necessidades bsicas da famlia, quanto mais o lazer. Estes so apenas alguns dos problemas mencionados quando da deficincia financeira, mas por outro lado Gustavo Cerbasi tambm mostra as dificuldades na administrao da renda do casal quando ela maior.
Por outro lado, quando a renda do casal maior, raramente marido e mulher chegam a um acordo sobre seus hbitos de consumo e sobre a melhor maneira de administrar as finanas, o que tambm origina conflitos. Um reclama dos hbitos perdulrios do outro, que, por sua vez, acha que muitas conquistas familiares esto sendo adiadas em razo dos desperdcios do parceiro. E os motivos para confrontos e discusses explosivas vo se acumulando. O problema que no se conversa a dois sobre dinheiro de forma preventiva, mas s quando a bomba j estourou e a briga se torna inevitvel. Em questes de dinheiro, as pessoas procuram ajuda quando custar muito mais caro buscar a soluo. E a pode ser tarde demais para salvar o relacionamento. Uma pesquisa divulgada na revista Voc S/A de junho de 2004, feita com 150 pessoas casadas, revela que 38% delas assumem que brigam em casa por causa de dinheiro. As principais razes apontadas para as brigas so falta de dinheiro e despesas excessivas do cnjuge. Os homens em geral discordam das decises de compra das mulheres, enquanto elas questionam as opes deles de aplicao do dinheiro.
30

29

CERBASI Gustavo. Casais inteligentes enriquecem juntos, pg.13. Mestre em Administrao Financeira e Economista. 30 CERBASI Gustavo. Pg.14

22 Segundo
31

Patrick Morley, muitas esposas empurram seus maridos para

dentro de uma zona de presso financeira. Para a maioria dos homens a primeira coisa que colocam de lado quando esto sob presso, so: a sua hora tranqila, suas esposas e os seus filhos. s vezes pode ser difcil para a esposa entender as presses que o marido sente. Outras vezes, entretanto, ela entende muito bem, mas ele tem seus planos e no est disposto a ouvi-la. Ainda segundo Patrick Morley, o trabalho tende a ser a atividade mais confortvel do homem, pois ele impelido a trazer o sustento para a famlia, e isso, o motiva para essa atividade. Esse fato, porm, muitas vezes traz problemas para a famlia, pois muito do tempo que a esposa e os filhos esperam do marido e pai, dedicado ao trabalho.
Deus criou os homens com as costas fortes ou largas, duas mos boas, um crebro e o desejo de realizar e conquistar. Um homem tem que trabalhar uma regra da vida. O trabalho uma prioridade para o homem. Ao mesmo tempo, ele precisa chegar a um equilibro entre suas vrias prioridades.
32

V-se que o homem em geral corre o perigo de colocar o retorno financeiro que um projeto de trabalho pode trazer, acima da ligao emocional e afetiva da famlia. Pode ser normal e at necessrio, trabalhar durante horas de tempos em tempos, o problema aparece quando projetos temporrios se transformam em ocupao permanente. A obsesso pelo dinheiro e o trabalho faz com que muitos maridos sejam grandemente tentados a no dar sua esposa aquilo que ela mais precisa: ligao emocional e intimidade. Talvez a propenso que os homens tm de descuidar de suas esposas est no centro da razo por que Deus ordenou em Efsios 5.25:
Maridos, amai vossas mulheres, como tambm Cristo amou a Igreja.
33

bom notar que a Bblia no d nenhuma instruo semelhante s esposas. Patrick sustenta que as esposas so naturalmente inclinadas a um relacionamento ntimo de amor. Quanto aos homens, isto precisa ser aprendido.
31 32

MORLEY, Patrick O que os homens gostariam que suas esposas soubessem. Escritor e Palestrante MORLEY , 1999.P.78,80 33 BBLIA Sagrada Revista e Atualizada no Brasil, Pg. 232.

23 Conduzir bem um relacionamento conjugal exige habilidade e pacincia, o que muitos casais s vezes demoram a perceber que administrar as finanas da famlia requer essas e outras qualidades. Ter controle equilibrado tanto do dinheiro quanto do emocional pode ser um verdadeiro malabarismo e desafio. Por isso, necessrio tambm buscar ajuda e orientao com profissionais que possam dar apoio e no permitir que isso leve a desestruturao de um lar.

2.3 Infidelidade Conjugal

Quando existem crises que permeiam os ares da comunicao e finanas, outras fragilidades de ordem afetiva tendem a aparecer, como por exemplo, problemas na vida sentimental e sexual desencadeando em muitos casos a infidelidade do parceiro ou da parceira.
Cerca de 70% de todos os casais que apresentam perturbaes sexuais tem problemas no relacionamento.
34

Conclui-se ento que a realizao sexual est intimamente ligada a uma boa e saudvel convivncia, no que diz respeito ao conjunto todo de uma relao conjugal, podendo tanto contribuir para uma unio harmoniosa, ou para a desestruturao da mesma. Segundo Edson Martins,
35

a infidelidade conjugal um dos maiores motivos

diretos de separaes no meio evanglico. Havendo adultrio, a separao aceitvel. possvel que haja certo consenso a este respeito pela abertura que Jesus deu ao falar sobre o assunto. No meio secular, a fidelidade no casamento no to valorizada quanto entre os evanglicos. Quanto aos efeitos da infidelidade sobre um casamento, eis o que diz Elisson, citado por Collins:
O adultrio tem o efeito de abortar, ou desfazer a unio conjugal aos olhos de Deus. Embora o casamento tenha sido planejado por Deus para ser permanente, durando a vida inteira, o ato de adultrio quebra a unio

RUTHE Reinhold Prtica do Aconselhamento Teraputico, 2000, p.178. Lidera um instituto de aconselhamento teraputico na Alemanha e tem vasta experincia como conselheiro e professor. 35 MARTINS Edson Curando as Feridas, 1998. p.18 Telogo e Pedagogo.

34

24
de uma s carne entre homem e mulher, um desafio vontade de Deus. Sendo isto verdade, a outra parte no culpada de adultrio ao obter o divrcio.
36

Acredita-se que por esta razo, num modo geral, o adultrio est classificado como um grave pecado, porm, uma das formas mais legais para se obter o divrcio. Provavelmente, para os que por essa razo chegam ao rompimento de sua unio, no existe maior traio da confiana do que a da infidelidade conjugal. Portanto, comum a parte atingida ter um grau maior de dificuldades em perdoar o seu cnjuge. por esse motivo que, muitos casais se separam aps um ato de infidelidade, mesmo que a parte culpada se arrependa e no continue mais em sua conduta. Observa-se que o nmero de separaes decorrentes do adultrio tem crescido muito.
37

Em pesquisas realizadas com filhos de pais separados, mais da


38

metade citou a infidelidade de um dos pais como o motivo principal da separao.

Experincias no aconselhamento pastoral tm demonstrado que a infidelidade provoca um grande abalo nas relaes dos casais mesmo que ambos sejam cristos. Muitos no suportam e se separam. Concomitantemente outros desajustes ainda contribuem para tornar vulnervel uma relao familiar equacionando problemas nas diferentes reas e /ou de forma mais expressiva a sexual. Concluindo sobre a questo de infidelidade, pode-se levar em conta a considerao feita por
39

Tim e Beverly LaHaye: Num casamento em que os dois ou

pelo menos um crente, eles devem esgotar todos os recursos possveis para a reconciliao, antes de apelarem para a separao, mesmo que haja um caso de adultrio. A separao deve ser o ltimo recurso, depois que houverem feito sinceramente vrias tentativas de reconciliao.

2.4 Atitudes violentas.

36 37

COLLINS Gary R. Aconselhamento Cristo. 1988. P. 164. Psiclogo e Escritor. MARTINS, 1998, P. 19. 38 LAHAYE Tim e Beverly, Vida Familiar Controlada pelo Esprito Santo. 1982, p.63. 39 LAHAYE Tim e Beverly Ato Conjugal. 1989, p.220

25 Basta uma rpida olhada numa revista ou jornal para perceber que as atitudes violentas esto presentes em muitos conflitos. A maioria de ns nunca deseja se envolver em conflitos, contudo, a violncia no pede permisso e, quando menos se espera, ela se faz presente. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Vitimologia, a cada 15 segundos uma mulher espancada no Brasil. Via de regra, um conflito antecede um espancamento. 40 Diante desta realidade pode-se dizer que a violncia uma fora, um poder mal empregado. a ilicitude a servio de determinada causa, estereotipando a dinmica do dio e da prepotncia. Segundo Ernst Werner Janzen em seu livro Oportunidades ou Perigos?, somos inclinados a definir violncia como um ato fsico que resulta em dano fsico. Contudo, estatsticas mostram que muito mais que isso: quando foramos a nossa vontade sobre algum. Isso significa que o efeito do uso da violncia, pode se estender muito alm do dano fsico. As atitudes violentas e agressivas tambm podem caracterizar-se no aspecto moral, sentimental e psicolgico. Uma definio mais precisa e clnica da violncia nos apresentada pela psicanalista Malvina Ester Muszkat, nos seguintes termos:
Definimos violncia como toda e qualquer forma de constrangimento, coero ou abusivo de poder. Quando os nveis de tolerncia frustrao so muito baixos, o individuo empenhado em defender-se de algum tipo de dano - concreto ou imaginrio que ameace sua posio ou sua integridade psquica, reage com violncia, numa tentativa, mesmo que inadequada, de resolver o conflito.
41

Toda e qualquer tentativa de presso fsica, psicolgica e moral contra outrem caracteriza violncia, mesmo quando vista como tentativa de resolver um conflito. A atitude violenta segundo vrios escritos tem trazido ascendncia nas estatsticas do divrcio. A atitude violenta com maior incidncia e que normalmente culmina em separao, a violncia domstica que pode ser classificada em pelo menos trs
JANZEN Ernst Werner, Conflitos Oportunidade ou perigo? 2007, p.103. O autor Telogo, Matemtico e Mestre em Resoluo de conflitos. 41 MUSZKAT Malvina Ester, Guia Pratico de Mediao de Conflitos em famlias e organizaes. 2005.p.32. Psicanalista, e Mediadora.
40

26 categorias tpicas contra a mulher, segundo 42Brbara Soares (1999). 43Especialistas acreditam que a violncia domstica no um problema familiar; uma maldade que os homens cometem contra as mulheres. A violncia fsica caracteriza-se como empurres, bater, atirar objetos, sacudir, esbofetear, espancar, estrangular, chutar, usar ou ameaar com arma de fogo ou arma branca, etc. A violncia psicolgica d-se por: ameaar, culpar, intimidar, xingar, humilhar, isolar dos amigos e parentes, cercear, controlar, reter e confiscar o dinheiro, destruir objetos e documentos, fazer a pessoa se sentir mal consigo mesma (culpada, incapaz, feia, louca,...), provocar confuso mental, usar os filhos para chantagear, coagir etc. Pode ser entendido como violncia emocional ou verbal. Existe ainda uma terceira atitude violenta e muito brutal que necessita ser frisada e inserida neste contexto, a violncia sexual que, como as demais, tem causado prejuzos enormes em muitos lares. Forar uma relao sexual (com ou sem violncia), o sexo em momento ou situao indesejada, forar a pessoa a praticar atos que lhe desagradam (olhar pornografia, fazer sexo com outras pessoas...). So estas e outras tantas causas que levam muitos casamentos a rurem, trazendo consigo as mais adversas conseqncias.

SOARES Brbara, Espao da Violncia Contra a Mulher, 1999. Disponvel em: http://www.ibam.org.br/viomulher/inorel9.htm Acesso em 07 de fev. 2008 43 SALVADOR Minuchin & NICHOLS Michael P. A Cura da Famlia. P.65. Os autores comentam que os homens violentos, sob essa perspectiva, no perdem o controle - eles empregam meios brutais para assumir o controle.

42

27

3 CONSEQUNCIAS DECORRENTES DE UMA SEPARAO

Seria terminantemente impossvel analisarmos todas as conseqncias que supostamente envolvem a dissoluo de um casamento. de interesse que sejam enfocadas, ento, algumas das mais srias, que tem sido tema de muitos especialistas nas mais diferentes obras analisadas.
44

Collins afirma que o divrcio extremamente penoso, ele pode fragmentar

por completo a vida da pessoa, sua rotina, seus sentimentos, sua auto-estima e senso de segurana. Pode afetar tanto o fsico, quanto o psicolgico e tambm o espiritual.

3.1 Dor e perda

Faz-se necessrio fundamentar esse pargrafo com a experincia de quem realmente especialista nesse assunto e que j sentiu em sua prpria vida o que significa dor e perda de uma separao. Um depoimento que merece uma reflexo sria o da psicloga Esly Regina Carvalho que faz a seguinte afirmao:
Um dos fatores mais bvios e mais difceis de digerir sobre a separao que ela di. Di e di muito. Di tanto que muitas vezes se tenta esquivar de sentir a dor que provoca. No se iluda: no h separao indolor. A dor da separao realmente imensa. Parece at que nunca acabar que jamais ser possvel acordar um dia de manh e ouvir os

44

COLLINS, 1988, P. 166.

28
pssaros cantando ou ver o cu azul. Isso normal. Leva meses, s vezes anos, para que uma pessoa se refaa de uma perda to grande.
45

Segundo a autora, o divrcio uma das maiores dores e perdas impostas ao ser humano, pois acaba com um projeto de vida e sonhos, desintegrando o que, por vezes, se levou uma vida inteira para ser construdo. Uma das conseqentes perdas, quando uma relao se rompe, a convivncia constante de todos os membros da famlia. Sendo assim, ela compara a separao a um aborto que interrompe o processo natural do desenvolvimento no ciclo da vida familiar. Entende-se aqui que as perdas sempre so penosas tanto para o casal que se separa, quanto para os filhos que fazem parte desse processo. E por mais amigvel que um processo de divrcio acontea, sempre h dores profundas que vo muito alm dos sofrimentos causados pelas crises de uma famlia disfuncional. Convm lembrar, mesmo que na pior das hipteses, perde-se aquilo e aqueles com quem se estava acostumado a conviver.
No s os filhos perdem a convivncia com um dos pais, mas um cnjuge perde a convivncia com o outro. Bem ou mal, trata-se de uma perda. As pessoas se casam para ficar juntas e a separao pe fim a esse projeto de vida. Esperava-se compartilhar a vida ter com quem contar nas horas difceis, ter a quem recorrer nas alegrias e nas tristezas, ter filhos e envelhecer juntos. Esse sonho acaba.
46

47

Est provado que se necessita de um esforo muito maior para acabar

com um casamento do que para reconstru-lo. Cada vez mais especialistas nas questes familiares afirmam que possvel sim, reparar a maioria dos problemas de muitos cnjuges por mais graves que eles paream. Mas preciso esforo e vontade para faz-lo.
48

Segundo o terapeuta Jorge Maldonado, sofrer perdas uma experincia

humana universal. Por certo cada uma delas, tem o seu poder distinto dependendo em que reas da vida esses prejuzos acontecem.

45

CARVALHO Esly Regina, Quando o Vnculo se Rompe; separao, divrcio e novo casamento. 2000, p.33,34. Psicloga, e Terapeuta. 46 CARVALHO, 2000, P.26. 47 MARULANDA ngela, O Desafio de crescer com os filhos: 2001. P.171 48 MALDONADO Jorge E. Crises e Perdas na Famlia. 2005, p.75. Telogo e Terapeuta Familiar.

29 3.2 Crises emocionais

A incerteza e o sofrimento provenientes do peso de um lar desfeito desencadeiam uma srie de crises emocionais incluindo a ansiedade, culpa, medo, tristeza, depresso e no poucas vezes, a solido. E que tem trazido muitas outras conseqncias segundo depoimentos de psiclogos e psiquiatras, tais como: pensamentos suicidas, ira, amargura e frustrao. Maldonado define crise da seguinte maneira:
um estado temporal de transtorno e desorganizao, caracterizado principalmente por uma incapacidade do individuo, da famlia ou do grupo social para resolver problemas usando mtodos e estratgias costumeiras; crise um potencial para gerar resultados radicalmente positivos ou radicalmente negativos.
49

E essas crises emocionais no s afetam a famlia de forma isolada, mas tambm toda a vida social da mesma. A amargura e o sentimento de frustrao so queixas constantes das pessoas que tem seus vnculos matrimoniais rompidos. Entende-se melhor esse processo sob o ponto de vista de Maldonado que faz a seguinte observao:
A famlia o espao intermedirio entre o individuo e a sociedade, de forma que tudo o que o afeta repercutir necessariamente na famlia e na sociedade, do mesmo modo que as tenses, problemas e crises sociais afetam a famlia e seus membros.
50

Assim sendo, os problemas emocionais tm isolado muitas pessoas divorciadas do meio social, de modo especial as
51

mulheres que ainda lutam contra

o preconceito e a discriminao. Alm de, muitas vezes, terem que assumir sozinhas as responsabilidades com os filhos menores que geralmente ficam com elas. E em outras situaes ainda sentem o drama de no terem a ajuda financeira de seus exparceiros tendo que desdobrar-se de forma sobre-humana para atender as necessidades bsicas da famlia.
49

MALDONADO Jorge E, Crise e consolao na famlia, in: Albert Friesen, Cuidando do Casamento, 2000, p.69. 50 MALDONADO, 2005, P. 29. 51 VIRGINIA Satir. Mudana no Casal. In: O casal em Crise, 1995,P.31.

30
52

O divrcio tem o poder de afetar no somente os sentimentos emocionais,

mas tambm ocorrem mudanas radicais no comportamento, tanto do indivduo como na famlia toda, influenciando aquilo que ela faz. As preocupaes com as mudanas ocorridas na rotina podem prejudicar o trabalho, os estudos, a forma de se relacionar com a sociedade em geral. A questo comportamental afeta de forma especial os filhos. Estaremos abordando isso de forma mais especfica e profunda no prximo tpico que tem sido discutido tambm a nvel pedaggico em muitas escolas.

3.3 Traumas na idade pr-escolar


53

Trauma um

acontecimento da vida do indivduo que se define pela sua

intensidade, pela incapacidade em que se acha o indivduo de lhe responder de forma adequada, pelo transtorno e pelos efeitos patognicos duradouros que provoca na organizao psquica. O traumatismo caracteriza-se por um afluxo de excitaes que excessivo, relativamente tolerncia do indivduo e sua capacidade de dormir e de elaborar psiquicamente estas excitaes. Na concepo de
54

ngela Marulanda, os filhos das famlias separadas

sofrem caladas as conseqncias de seu mal estar, medida que transcorrem a infncia e a adolescncia. A incerteza, o sofrimento e as cargas emocionais do ambiente familiar impedem que eles desfrutem da tranqilidade de que precisam para explorar o mundo e dedicar-se a crescer. Com razo se diz que No existe separao ou divrcio com anestesia O rompimento dos casamentos dos pais uma experincia traumtica e muito dolorosa para a grande maioria dos filhos, independendo da idade. 55O divrcio pode criar traumas to grandes quanto a morte, s vezes at piores. Pretende-se aqui mostrar as conseqncias traumticas dos filhos de pais separados na idade pr-escolar. Segundo o especialista
56

Eduardo Giusti, antes dos

quatro anos, a criana no tem um entendimento e no compreende a separao dos pais e, em geral, a tendncia de sofrerem menos. Dos quatro anos em diante,
52 53

COLLINS, 1988, P.167 LAPLACHE E PONTALIS, P. 678 54 MARULANDA, 2001. PP. 170 e 175. 55 YOUNG, 1988, p.98 56 GIUSTI EDUARDO. A Arte de Separar-se. 1987, p.159.

31 porm, a situao crtica. Estudos mostram que nesta idade as crianas so totalmente dependentes de seus pais e na ausncia dos mesmos, ou de um deles seu desenvolvimento poder ficar prejudicado. O Mdico e Fisiatra
57

Luiz Antonio Caseira mostra algumas reaes dos

filhos de pais que se separam e so as seguintes: medo e ansiedade, abandono e rejeio, solido, tristeza, melancolia, frustrao e irritao entre outros a incerteza do futuro e do desmoronamento do presente causam medo e ansiedade. Pretendemos tambm mostrar de forma sucinta as reaes mais comuns em crianas com idade pr-escolar com ressalvas de que elas podem variar de acordo com cada criana. Uma das manifestaes mais comuns o sentimento de culpa.
Como as crianas em idade pr-escolar no entendem direito as razes que levaram seus pais separao, e por misturarem imaginao com realidade, elas tendem a apresentar fortes sentimentos de culpa, convencendo-se, por exemplo, de que o pai ou a me saiu de casa porque elas desejaram ou porque foram desobedientes ou ms.
58

Esse sentimento de culpa certamente traz profundas marcas e prejuzos para o desenvolvimento emocional, sentimental e intelectual da criana. Entre outras reaes, nessa idade, destaca-se a regresso, ou seja, a diminuio do potencial e da capacidade de fazer coisas anteriormente j bem destacadas em seu dia-a-dia. Em termos mais cientficos diz-se que a regresso a volta a uma segurana perdida, ao tempo em que seus pais viviam juntos e elas se sentiam protegidas e felizes.
A regresso pode manifestar-se de muitas maneiras. H crianas que voltam a comer com as mos, outras que voltam a urinar ou a evacuar nas roupas. H tambm as que, anteriormente corajosas, tornam-se medrosas, as que voltam a chupar os dedos e a chorar por qualquer motivo, e at que regridem em sua coordenao motora e na capacidade de aprender e recordar.
59

CASEIRA Luiz Antnio. Filhos do Divrcio. So Paulo, 2007. Revista Lar Cristo, ano 21. V.98. P.38. Mdico Fisiatra. 58 MARTINS, 1998, P.29 59 FRANCKE Linda Bird. Filhos de Pais Separados. 1988, p.88.

57

32 Acredita-se que muitas das vezes e/ou a maioria dos pais no imaginam o poder destruidor que pode se acarretar sobre seus filhos em decorrncia de uma separao. A terceira e ltima reao que queremos analisar, a irritao. Segundo estudos, essa uma reao comum em crianas nessa idade da pr-escola cujos pais se separaram. Diz-se que elas no entendem direito o que est acontecendo, e, como no podem fazer nada para reverter e/ou mudar a situao, o sinal mais presente para descarregarem seu sentimento de frustrao e impotncia estereotipado pela agressividade.
60

H autores como Martins que afirmam haver diferena entre meninos e

meninas na forma de expressar sua irritao. Diz-se ainda que algumas meninas podem internalizar sua irritao , tornando-se anormalmente fechadas e deprimidas. Outras demonstram mais claramente sua irritao, tornando-se mal-humoradas, petulantes, choronas ou pessimistas. Estas e outras conseqncias so apontadas pelos diferentes autores, mas que seriam impossveis serem todas analisadas nesta obra. por essas e outras razes que se pretende estimular a preveno do divrcio nesta pesquisa e tentar influenciar o maior nmero possvel de pessoas a lutarem pelos seus matrimnios, esgotando todos os recursos possveis para evitar o mesmo.

3.4 O

outro lado da moeda

Tem-se enfocado at ento o lado escuro do divrcio e as conseqncias que geralmente o acompanham, porm no podemos omitir que, em muitos casos, a separao tem sido a nica forma ou a ltima instncia a ser recorrido para o bemestar da famlia. Por outro lado, se Deus odeia o divrcio e Jesus o denuncia, a igreja no pode de forma alguma transigir no momento de reconhecer e proclamar que ele na maioria das vezes uma desgraa e uma manifestao da queda.
61

Entretanto, convm reconhecer tambm que o problema delicado e

difcil, trata-se de uma questo complexa, na qual se entrelaam fatores psicolgicos, ticos, jurdicos, religiosos e at mesmo biolgicos. Qualquer postura rgida ou extremamente dogmtica inadequada, tanto do ponto de vista teolgico
60 61

MARTINS, 1988, p.30. MALDONADO Jorge, O Divorcio e as Igrejas Evanglicas, In: Casamento e Famlia. 2003. p.162.

33 como pastoral. Uma postura assim no se ajusta tambm orientao bblica, que sempre equilibrada entre as santas demandas divinas e as tristes realidades humanas. No se pode considerar crist uma posio radicalmente antidivorcista, que no demonstre compreenso e simpatia, mostrando-se completamente alheio aos horrveis dramas vividos por uma infinidade de famlias em que os vnculos matrimoniais esto destroados. Sabemos que toda e qualquer forma extrema e inflexvel, bem como a sua banalizao, no tem surtido efeito para resolver conflitos matrimoniais. Tudo que extrapola os princpios morais e espirituais estabelecidos pelo Criador supremo, precisa ser revisado e corrigido. Pressupostamente, s vezes, acha-se que com a separao os problemas sero resolvidos, o que nem sempre assim.
O divrcio pode colocar um fim a um a um relacionamento insuportvel e assim resolver muitos problemas. Porm, ele tambm cria novos problemas. Existe a possibilidade de que homens e mulheres amaduream atravs de um divrcio e caream pessoalmente de uma maneira impressionante.
62

Percebe-se nesta afirmao que o divrcio pode eliminar o que, muitas vezes, incomoda num sistema familiar, como pode tambm trazer prejuzos e perdas, depende da maneira como ele encarado. Pode haver curas e restauraes, como tambm podem surgir novas feridas e desconfortos. Muitas pessoas conseguiram recuperar suas vidas com um novo casamento, j outras, continuam procurando pelo terceiro, quarto ou mais casamentos. Precisa-se acreditar que se os problemas interiores no forem resolvidos, os desconfortos conjugais s iro mudar de endereo e a vida conflitante continua. Existe, porm, uma outra verdade de que as nossas igrejas no esto social e psicologicamente estruturadas para acolher os descasados. Pois, na grande maioria das vezes, no se sabe nem de que maneira proceder com essas pessoas que at parecem ser de segunda categoria, segundo afirma Esly Carvalho. Por outro lado, a autora d seu depoimento dizendo o seguinte:

62

HARPPRECHT Christoph Schneider, STRECK Valburga Schmiedt, Imagem da Famlia, 1996. p.99. Christoph Doutor em Teologia e Psicoterapeuta. Valburga, Mestre em Teologia Prtica e em Humanidades e Terapeuta.

34

Descobri que eu tinha uma nova liberdade de ir e vir. Algum dia me sentia mais Casada que solteira. Por exemplo, quando tinha minha filha comigo, ela precisava de algum que cuidasse dela e eu no tinha com quem deix-la depois da escola para continuar trabalhando. Mas em outros momentos, sentia-me solteira outra vez. Nunca havia imaginado que a solido pudesse me fazer uma companhia agradvel.
63

Em outro momento, ela diz que se deu conta de que a sua vida estava sendo legal outra vez, ou seja, que se adaptara a nova vida que agora estava enfrentando. Certamente algumas pessoas tm uma maior facilidade de adaptao, j outras levam anos, ou ento nunca conseguem ter uma vida normal. Para muitos lares, o divrcio veio para legalizar uma situao difcil e conflitante, j para outros ele significa uma desgraa. Segundo o que se observa nas obras analisadas, a separao pode ser uma experincia de crescimento, ainda que no seja da maneira mais adequada e agradvel de amadurecer. Afirmam tambm que a separao, uma vez que j se tornou uma realidade, e/ou um fato na vida de uma pessoa, pode representar um meio de crescimento e sade, no de tormento e patologia. Acredita-se ter sido necessrio, mostrar a outra face do divrcio, para que haja um equilbrio em nossos objetivos de pesquisa e no tomarmos posio, o que no foi nem de interesse, mas poder abordar com cuidado e congruncia esse assunto e, permitir que cada ser humano tenha uma noo clara dos prs e contras dessa polmica questo. Segundo o psicanalista 64Luiz Carlos Osrio o divrcio que longe de ser uma exceo constitui-se numa ocorrncia freqente hoje em dia face s inmeras variveis que introduzem na estrutura familiar, bem como as alteraes significativas que promovem no ciclo familiar, nos obrigam a repens-la em novos contextos. Acredita-se ser um feedback positivo para as igrejas de hoje repensarem a forma como vem tratando os casos de separao.

CARVALHO, 2000, P. 22. Ela comenta que a pessoa com o tempo consegue elaborar essas perdas e consegue fazer que a solido tambm seja uma companhia agradvel. Fala do sentimento de liberdade que novamente permeava a sua mente, que antes era to conturbada, pelo sentimento de dor e perda. 64 OSORIO Luiz Carlos, Famlia Hoje. 1996, P.23. Mdico Psiquiatra, Psicanalista.

63

35

4 PREVENIR AINDA MELHOR

A medicina enfaticamente tem provado que a melhor cura de uma enfermidade a preveno. Isso , sem dvida, uma grande realidade. A preveno a arma mais eficaz contra qualquer epidemia, pois nem sempre se pode garantir uma cura para determinadas doenas. Tambm no diferente em se tratando do casamento.
65

Medicina preventiva ajuda na preveno do casamento e evita

desgastes desnecessrios. Pretende-se nesta abordagem apresentar algumas medidas preventivas para evitar o divrcio e suas inevitveis conseqncias. Por esta razo, acredita-se que prevenir ainda melhor que separar. Cabe aqui um conceito de preveno elaborado por Jorge Atiencia:
Entendemos por preveno uma pastoral que investiga e aprofunda. Parece-nos de suprema importncia conhecer os contextos

socioculturais e os marcos de referencias familiares nos quais as pessoas crescem. Isso nos permite de alguma forma, entrar em contato com as razes de seus problemas, de suas aspiraes, de sua identidade, etc.
66

Segundo ele, nossa pastoral no deve de forma alguma economizar esforos para instruir intensivamente sobre o que ser pessoa e o que casamento. O assessoramento pr-matrimonial deve direcionar-se para estimular o casal a explorar seu conceito de pessoa e model-lo luz das Sagradas Escrituras. Deve

KEMP Jaime, Divrcio. Prevenir melhor que remediar. So Paulo, 2007. Revista Lar Cristo, ano 21.v 98 P.11. Doutor em Ministrio Familiar, palestrante e escritor. 66 ATIENCIA Jorge, Pessoa, Casal e Famlia. In: Casamento e Famlia, 2004. P.43. Pastor e Conselheiro.

65

36 fornecer instruo sobre a estruturao do casal e da vida familiar, enfatizando o adequado manejo da autoridade e na distribuio dos papis.

4.1 Aconselhamento Pr-Nupcial

Acredita-se que muitos dos divrcios que j aconteceram, e que ainda iro acontecer, no seriam necessrios, se o jovem casal tivesse uma informao adequada sobre o casamento antes de morarem juntos. O aconselhamento prnupcial tem como objetivo, instruir os futuros cnjuges sobre como possvel enfrentar certas implicaes e saber lidar com alguns impasses que normalmente acontecem em qualquer convivncia. O psiclogo
67

Carl Rogers disse, certa vez algo muito srio sobre o

casamento: Se 50 a 75 por cento dos automveis da Ford ou da General Motors se desmantelassem completamente aps alguns quilmetros rodados, o clamor pblico seria to esmagador e violento que as empresas teriam que fazer alguma coisa para corrigir a situao. Mas isso acontece com muitos casamentos, e quase ningum diz nada.
68

Que grande verdade nos mostrada por Rogers! Tem-se a impresso de

que os sentimentos, as dores e sofrimentos do ser humano so menos importantes do que qualquer mquina, que no passa de um mero objeto. As estatsticas indicam que os divrcios so freqentes, e menos da metade das unies que se mantm poderiam ser consideradas bem sucedidas e, muitas vezes, os casais no parecem capazes, ou dispostos, a tentar corrigir a situao. Tem-se mencionado vrias razes para a instabilidade da instituio matrimonial, mas umas das principais talvez seja a maneira descuidada de como muitos casamentos acontecem. A fragilidade da grande maioria deles no suporta a presses, desafios e tempestades da vida diria, porque se baseiam em fatores como atrao sexual, vontade de fugir de uma situao familiar complicada, e/ou um vago sentimento de amor, ou ainda por qualquer motivo ftil. O despreparo para

ROGERS Carl, seu comentrio sobre o clamor pelos carros da Ford e General Motors. In: Aconselhamento Cristo, Edio Sculo 21. 2004. P. 460. 68 COLLINS, Garey R. Aconselhamento Cristo: edio sculo 21. 2004, P. 43. O autor enfatiza de modo especial o curso pr-nupcial para que os novos casais entrem no casamento como uma maior maturidade e com criatividade consigam resolver os desentendimentos que normalmente acontecem em quase todas as famlias.

67

37 enfrentar as dificuldades, a falta de determinao para lutar pelo casamento, faz tanto a mulher como o homem desistir enquanto poderiam melhorar seu relacionamento. Entende-se que exatamente a que o aconselhamento pr-nupcial pode ser um diferencial para uma vida saudvel de muitos relacionamentos conjugais. Os aconselhamentos pr-nupciais devem capacitar os namorados e noivos a um manejo de habilidades necessrias para enfrentarem as mudanas, lidar sabiamente com os conflitos e desenvolver atitudes positivas perante os problemas. Collins afirma que os casais devem ser educados e muito bem informados sobre o casamento que, na maioria das vezes, no passa de um simples preparo cerimonial, sem, contudo, dar aos casais uma boa bagagem de conhecimentos em relao ao compromisso que estaro assumindo. O objetivo desse tipo de aconselhamento no deve ser tanto para tratar as feridas que porventura existam, e sim o de edificar uma unio que sobreviva aos ataques e intempries futuras. Existe um valor muito elevado na orientao prnupcial e, pode-se dizer que ela necessria, pois h muitas falsas expectativas na vida de muitos casais e, se no forem bem instrudos, podem sofrer desiluses em relao ao casamento. No aconselhamento pr-nupcial o casal deve ter a oportunidade de verbalizar, discutir, analisar e modificar de maneira realista suas expectativas em relao ao casamento.
69

Com o auxlio do conselheiro, o casal ter uma

oportunidade de aprender que o sonho de ter uma vida conjugal feliz e bem sucedida s possvel quando um se entrega inteiramente ao outro e ambos se empenham para que tudo realmente d certo.
Quando algum se torna parceiro numa relao, est se dispondo a aprender uma arte inesgotvel e desafiadora. Conservar-se aberto e disponvel, como um aprendiz, uma das mais decisivas contribuies que cada parceiro pode trazer relao. Tanto o desejo como a abertura para aprender promove crescimento e fertilizam a criatividade pessoal e conjugal.
70

COLLINS, 2004. p. 463. CARDOSO Amauri Munguba. Uma Viso Psicoteolgica da Famlia, In: Casamento e Famlia, 2004. P.100. Pastor e psicoterapeuta.
70

69

38 O casal deve receber informaes sobre todas as reas, tais como: emocional, sentimental, sexual, antropolgica, financeira, administrativa, relacional e planejamento familiar e espiritual. Acredita-se que se os casais que pretendem se casar obtiverem no curso Pr-nupcial orientaes bsicas, eles podero sobrepor-se s presses que envolvem a vida matrimonial. Especialistas nessa rea sugerem que esse nvel de aconselhamento tenha que ter pelo menos de seis a oito sesses de aconselhamento. Assim o conselheiro poder conhecer melhor o casal, e eles mesmos, tero a oportunidade de se conhecerem melhor nesses encontros.

4.2 Programas de Enriquecimento Matrimonial

Tem-se muitos relatos de casais que aps terem passado pela cerimnia do casamento, nunca mais tiveram qualquer programa que pudesse estimul-los a terem uma vida matrimonial saudvel. Prevenir vem em primeiro lugar, mas na seqncia vem a manuteno matrimonial que certamente to importante quanto preveno. Sem manuteno nada resiste ao tempo e as presses de um mundo ps-moderno, especialmente a relao homem e mulher. No conceito de Howard J. Clinebell o enriquecimento matrimonial e familiar bem como o aconselhamento de crises matrimoniais esto entre as mais importantes habilidades assistenciais do pastor. O conselheiro tem um papel fundamental na assistncia matrimonial e familiar num modo geral. .
O enriquecimento e a educao matrimonial podem fomentar o potencial de crescimento de muitos matrimnios relativamente adequados. O aconselhamento em casos de crise pode ajudar alguns casais a enfrentar seus problemas e resolv-los de maneira que tragam crescimento. Em matrimnios profundamente conturbados, a terapia conjugal essencial.
71

Os encontros e grupos de casais podem contribuir de forma espetacular para o crescimento e enriquecimento ajudando as pessoas a reagirem criativamente s tenses e s alteraes no matrimnio evitando a desintegrao da famlia. Para que isso possa acontecer as igrejas precisam desenvolver projetos criativos e inovadores.
71

CLINEBELL Howard J. Aconselhamento Pastoral, 1987, P.239. O autor Telogo e Conselheiro.

39 Nestes programas precisa-se discutir e explicitar de forma clara sobre os principais problemas que podem levar o casal separao e conseqentemente ao divrcio. Mostrando tambm aos casais de que maneira podem tratar seus conflitos e restaurar uma relao estvel e duradoura. Estes programas devem consistir de diversos eventos atraentes, de enriquecimento matrimonial e de fortalecimento da famlia incluindo aulas, cursos prticos, role-play, retiros, acampamentos. indispensvel que estes encontros profissionais orientem de forma clnica e instrutiva os participantes. O objetivo primeiro desta estratgia matrimonial de criar nos casais uma conscincia de que precisam de aconselhamento ou terapia conjugal, criando neles a disposio de procurarem mais cedo tal ajuda em momentos de crise.
72

Um outro

objetivo comum desta forma de preveno a orientao para integridade na inteno de ajudar a cada casal a co-criar uma relao em que os dois sejam capacitados a descobrir e desenvolver o mximo possvel os seus dons e/ou capacidades como indivduos, por meios mutuamente profcuos. Com isto estar se estabelecendo a profilaxia contra a separao e o divrcio, dando uma vida matrimonial mais ampla e qualitativa. Dentro do programa de enriquecimento matrimonial o tratamento profiltico da famlia certamente um investimento lucrativo, a curto e longo prazo.
73

Alm de

impedir que se desenvolvam quadros problemticos e processos doentios de relacionamento familiar, a ao profiltica poder estimular a uma convivncia familiar aprofundada e a uma experincia mais satisfatria, segundo o psiclogo Albert Friesen. Numa enfermidade muitas vezes faz-se necessrio uma interveno cirrgica para que o paciente venha a normalizar seu estado de sade, tambm com a famlia no plano de manuteno para uma vida matrimonial saudvel a interveno necessria, e isso, antes que seja tarde.
74

Essa interveno implica em

acompanhar as famlias em seu desenvolvimento, seus conflitos e suas crises. Isso inclui auxiliar o casal no plano de enriquecimento matrimonial na difcil, mas recompensadora transio do amor romntico para o amor de deciso. A idia de que o amor um ato da vontade necessrio de ser cultivado e de forma especial

72 73

CLINEBELL, 1997. P.240. FRIESEN Albert, Cuidando do Ser, 2002, P. 197. Psiclogo. 74 ATIENCIA, 2003. p 44.

40 nutrido, um tanto estranha em nossa sociedade. O amor tem sido identificado por muitos com o romance e a espontaneidade. Sendo assim, o primeiro conflito ou a primeira crise que a maioria dos casais experimenta surge, quando o romance parece ter chagado ao fim. Esta forma de preveno, certamente exige esforo e criatividade, tanto do conselheiro como do grupo de apoio, mas certamente ser muito edificante. E se com este mtodo se consegue salvar pelo menos uma pequena porcentagem de casamentos, certamente ser vlido todo o esforo e pesquisa neste sentido. Obviamente so muitos os casais que clamam por uma ajuda, na tentativa de livrar seus casamentos da sombra da morte e devolver-lhes a dignidade de uma famlia saudvel e harmoniosa.

4.3 Reservando tempo

A ps-modernidade traz consigo um agravante que tem prejudicado muito a convivncia conjugal e familiar, no sentido de que cada pessoa est seguindo seu prprio horrio. O desejo e a oportunidade de dedicar qualidade de tempo no sentido de um entender o outro, de compartilhar problemas e alegrias diminui cada vez mais. Segundo afirma o Dr.
75

Gary Chapman qualidade de tempo o desejo de

dedicar a algum sua inteira ateno, sem dividi-la, isto , sentar-se ao sof com a televiso desligada, olhar um para o outro e conversar, no processo de dedicao mtua. dar um passeio juntos, s a dois, sarem para um jantar romntico, um olhar nos olhos do outro e conversar empaticamente. Se cada casal dedicar um ao outro vinte minutos de sua inteira ateno, estaro concedendo um ao outro vinte minutos de suas existncias.
76

Todas as boas intenes que um casal pode reunir nunca substituiro a

realizao da atividade a dois. Um dos primeiros passos para que ela acontea marcar hora. David Mace, especialista em casamentos, disse: O amor deve ser alimentado e nutrido, antes de qualquer coisa isso exige tempo. As experincias indicam que o bem estar matrimonial est altamente relacionado com a quantidade e qualidade de tempo passado juntos.

CHAPMAN, 1997, P.55. PARROTT Les e Leslie Pequenas coisas que fazem grande diferena no casamento- 2003. p. 62. Psiclogos e autores de vrios livros.
76

75

41 Em se falando de preveno e tempo, outro ponto fundamental separar diariamente um tempo para os toques.
77

As clulas da pele oferecem uma ligao

direta ao reservatrio mais profundo das emoes, chamado metaforicamente de corao humano. Ningum pode contestar o valor de uma carcia entre marido e mulher. O importante cultivar esse hbito saudvel diariamente e, para alicerar uma maior intimidade, fundamental que o casal converse sobre isso e avalie suas atitudes em relao ao assunto. A antroploga Helen Fisher em seu livro Anatomia do Amor faz a seguinte afirmao em relao aos toques:
A pele humana como um campo de grama; cada folhinha uma terminao nervosa to sensvel ao mais leve toque que pode gravar no crebro a memria daquele momento.
78

Baseando-se nessa informao pode-se dizer sem sombra de dvida que o contato fsico indispensvel para construir o romance e a intimidade no casamento, e no falando apenas em carcias relacionadas ao ato sexual, mas tambm, enquanto o cnjuge est fazendo uma tarefa comum. O casal deve regar o relacionamento para que no seque e murche, e, a que entra outro ponto extremamente profiltico que o ato de aprenderem a se divertir juntos, pois, a relao deve ser construda tambm, com base na amizade e camaradagem. Compartilhar atividades um dos maiores presentes da vida de casados, e, uma poltica segura contra o fim da paixo e da intimidade. O Doutor em Ministrio Familiar Jaime Kemp afirma:
preciso aprender a curtir um ao outro e a desfrutar das vrias situaes da vida. importante descobrir aptides, preferncias em comum e investir nelas.
79

De fato divertir-se e rir juntos um timo remdio e traz importantes efeitos psicolgicos ao casal. Conforme j afirmava o filsofo francs Voltaire: A arte da medicina consiste em divertir o paciente enquanto a natureza cura a doena.
77 78

PARROTT 2003. p. 23. FISHER, Helen. In. Pequenas coisas que fazer grandes diferenas no casamento. 2003. p. 26 79 KEMP, Jaime. Prevenir melhor que Remediar So Paulo, 2007. Revista Lar Cristo, ano 21 n 98. p. 14

42 Especialistas afirmam ainda que no podemos amar de verdade algum com quem nunca rimos. Alm dos pontos j abordados que necessitam de tempo no casamento e podem fazer toda a diferena, podemos incentivar ainda: momentos de encorajamento mtuo, espao para a orao a dois, reservar um tempo para rotineiramente limpar o relacionamento de emoes estragadas e dores pendentes. Fica claro que se os casais vivessem na prtica essas pequenas coisas que fazem grandes diferenas no casamento, muitas dores e sofrimentos poderiam ser evitados, pois, o que mantm um casal junto, no so as correntes, e sim, so as centenas de linhas fininhas, que costuram as pessoas umas s outras.

4.4 No uso de tcnicas de mediao

A mediao uma tcnica que de certo modo fascina pela sua praticidade e alternativas de solues de conflitos fora dos tribunais. Cria novas oportunidades de um consenso mais rpido e menos custoso procurando favorecer todas as pessoas envolvidas.
80

Ela acontece quando as partes litigiosas participam ativamente na

resoluo dos impasses. Neste processo tem uma terceira pessoa envolvida de forma imparcial e aceita pela partes envolvidas. Esta prtica de interveno no emite sentena, mas pode trazer sugestes e opinies, sendo que a soluo elaborada pelos litigantes. O mediador no apresenta a soluo, mas conduz os interessados a elaborar a sua prpria soluo. Sendo tambm uma maneira prtica e imparcial de conduzir os casais em conflito a perceberem suas potencialidades de contornar e elaborar construtivamente a soluo de seus problemas, sem a necessidade de se separarem.
A mediao de conflitos tem como finalidade buscar acordos entre pessoas em litgio por meio da transformao da dinmica adversarial,

80

Estas so anotaes feitas em sala de aula na EST, com o professor em Mediao e Soluo de Conflitos Ms. VOLKMANN Martin. So Leopoldo 18 de julho de 2007.

43
comum no tratamento de conflitos, para uma dinmica cooperativa, improvvel nesse contexto.
81

A mediao uma forma de resoluo de conflitos interpessoais no seio da famlia. Uma soluo vlida, correta e eficaz, procurando solucionar dificuldades de relacionamentos entre cnjuges, pais, filhos e irmos. Utiliza preferencialmente uma estratgia preventiva para evitar o rompimento das relaes entre as partes. No contexto desta abordagem a mediao vem se configurando como uma das formas mais exitosas na conduo de solues sem perdas. O que se pode dizer aqui, que a mediao no terapia, mas pode ter efeitos teraputicos. O objetivo deste mtodo a desconstruo da violncia entre as partes e a construo de empoderamento de cada parte. preciso entender que no processo judicial o que se destaca so os fatos, aes e legislaes. J na mediao e na terapia, se destaca o valor tambm dos sentimentos. No trmino de um litgio quase sempre o que resta de um processo na justia um ganha perde ou um perde ganha. Na mediao h um profundo desejo de se chegar ao ganha ganha, ou seja, que nenhuma das partes sofra danos ou perdas, e sim, que um acordo restabelea os vnculos familiares e matrimoniais. O que se pode constatar nesta tcnica de aconselhamento que ela tem efeitos extraordinrios junto aos que realmente se dispem a querer uma melhoria em seus relacionamentos. A mediao no garante resultados por si s. Ela um instrumento cuja prpria natureza traz uma srie de benefcios que podem ajudar pessoas a escolh-la como alternativa para resolver conflitos. Convm lembrar que o mediador no exerce papel de juiz. A funo primeira de um mediador nunca apontar uma parte como culpada e declarar a outra parte inocente, ou ainda decidir quem est com a razo ou quem est errado. Tambm no pode ser apontado como aquele que soluciona os problemas, nem tampouco faz o papel do advogado. Esta alternativa pode conduzir uma situao conflitante a um acordo em um curto espao de tempo, ou seja, a deciso rpida. Acredita-se que normalmente o casal em desarmonia quer uma soluo rpida para seus impasses e este um

81

MUSZKAT Malvina Ester. Guia Prtico de Mediao de Conflitos, em Famlias e organizaes. 2005, p. 13. Psicanalista e Mediadora.

44 mtodo que deslancha e eficiente.


82

Se comparado com muitos processos

judiciais, percebe-se que com algumas sesses com o mediador, toda a ordem se estabelece sem que envolva muito tempo e custo.
83

Ao compararmos a mediao com as vias legais geralmente adotadas para

resolver conflitos, inegvel que a mediao muito mais vantajosa, como demonstra o quadro a seguir.

Aspectos envolvidos Tempo Investimento

Mediao Processo rpido Bom custo benefcio

Processo jurdico Processo demorado Caro, tanto mais caro quanto mais demorado

Sigilo Relaes pessoais

Confidencial Evita inimizades e

Tem carter pblico Estimula inimizades: o sucesso do advogado de est na sua o

ressentimentos

capacidade inimigo Obrigatoriedade Interesse das partes Processo voluntrio Atende as necessidades das partes Processo decisrio Uma deciso autodeterminada garante mais o cumprimento dos acordos entre as partes Flexibilidade Permite a discusso e a

derrotar

Torna-se obrigatrio Atende a Lei

Uma deciso impositiva no garante o cumprimento dos acordo entre as partes Uma parte ganha e a outra perde Os objetivos e objetos so tornados pblicos, participam da contenda e esto expostos a inmeros prejuzos No mantm contato com as partes

flexibilizao de interesses Preveno dos bens e/ou dos assuntos disputados Permite manter protegidos os objetivos e objetos disputados (filhos, famlia) Acompanhamento do caso Acompanha a implementao dos acordos empresa, bens de

Segundo o professor

84

Ernst Werner Janzen, a dinmica da mediao

caracterizada principalmente pelos seguintes fatores: um processo voluntrio. A


82

JANZEN, 2007. P. 161. Os comentrios acima, esto baseados no contedo desta pagina, onde o autor mostra os benefcios da Mediao. Ele faz a comparao entre o processo judicial, e a Mediao que gil nas solues e a demora dos processos da justia. 83 MUSZKAT, 2005, P. 76,77. Neste quadro se tem uma viso mais ntida e de fcil comparao da Mediao com os demais processos geralmente usados. 84 JANZEN, 2007. P. 163.

45 pessoa decide espontaneamente participar de uma mediao. Ela convidada a considerar a opo da mediao como alternativa para encontrar soluo para o seu conflito. Isso significa tambm que, durante o processo de mediao, possvel abandonar a mediao a qualquer momento. A liberdade de se expor ao processo ou no uma caracterstica bsica de todo o procedimento e nada pode ser imposto. Outra caracterstica comum nesse mtodo a motivao de colaborar. As partes envolvidas em um conflito so encorajadas a trabalhar em conjunto e a buscar o melhor acordo possvel para todos. Como a pessoa responsvel pela deciso de participar da mediao, naturalmente ela se dispe a cooperar. Um ltimo ponto a ser avaliado nessa dinmica de que a pessoa do mediador deve ser imparcial e a mais neutra possvel. Ele tem a responsabilidade de assistir as partes envolvidas sem, contudo favorecer qualquer lado. A funo do mediador zelar pelo processo para que as partes envolvidas possam encontrar uma soluo voluntria, e no como resultado de presso ou intimidao.

46

CONCLUSO

Temos explorado atravs da pesquisa vrias ideologias, filosofias, culturas e legislaes a respeito do divrcio. Muitas delas so de senso comum e etimolgico e outras at radicais e insensveis. Algumas visando proteo daqueles que no tinham e/ou considerados sem direito e ainda outros simplesmente para satisfazer seus prprios caprichos, sem, contudo olhar para os sofrimentos alheios. Verificando a histria do divrcio, constatam-se injustias generalizadas mesmo sabendo que perante Deus, todos os seres humanos so iguais e todos de igual modo dependem da graa e perdo frente as mais diferentes circunstncias. O que no se pode esquecer que a separao no o ideal do Criador, mas como uma concesso em virtude da dureza do corao humano. Temos procurado abordar de uma forma objetiva e clara os diferentes estgios de uma separao no que diz respeito s causas e conseqncias para que cada um ao ler esta obra, pudesse de forma analtica avaliar os prs e contras do divrcio. O ponto culminante estimular reaes a favor da preveno e da preservao original de Deus para o casamento. Para que isso acontea, preciso se desenvolver um marketing que anime os casais em conflito a procurarem o assessoramento de pessoas especializadas e competentes nessa rea. mostrar que existem maneiras criativas para se contornar situaes conflitantes sem que seja necessria a dissoluo do casamento. A inteno desta pesquisa foi tambm mostrar que em todos os segmentos sociais e familiares existem conflitos, mas o que se deve entender como lidar com

47 os mesmos de maneira construtiva, e isso algo que pode ser aprendido com a graa e misericrdia de Deus.

Alguns princpios abordados neste trabalho podem facilitar a promoo da paz e harmonia nos lares que se prope a melhorar seus relacionamentos e a mudarem sua qualidade de vida no seio da famlia. Existem inmeras formas que facilitam os acordos e que agilizam os processos de uma restaurao que devem estimular os cnjuges a esgotarem todas as possibilidades possveis, antes de optarem por uma separao judicial irreversvel. Talvez seja conveniente dizer que o divrcio no deveria ter a ltima palavra numa relao familiar, e sim uma opo usada em casos extremos quando todas as possibilidades possveis e passivas de acordo tenham sido esgotadas, a ento se deva optar por esse mtodo, se que isso d a famlia outra oportunidade. Atravs dos fatos apresentados no presente trabalho, fica evidente que se o casal que est beira de uma separao se dispor a buscar ajuda e procurar se ajudar, poder vencer a crise. Cr-se plenamente que Deus restitui famlias destrudas, e que pode tambm restituir o amor no corao do casal onde no existe mais sentimento algum. nesta perspectiva que conclui-se esta obra, e que de alguma forma ela possa contribuir para que a preveno seja um dos mtodos mais procurados por aqueles que possuam interesse em ter uma famlia e um casamento estvel e saudvel. oportuno lembrar que prevenir ainda melhor. Porm, no podemos deixar de assistir aquelas famlias que j tm os seus vnculos rompidos, para que possam elaborar de forma construtiva suas dores e perdas.

48

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

A BBLIA SAGRADA. Traduo: Joo Ferreira de Almeida. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil. 1993. ACKERMAN, Nathan W. Diagnstico e Tratamento das Relaes Familiares. Traduo: Maria Cristina R. Goulart. Porto Alegre: Artes Mdicas.1986. ANDOLFI, Maurizio, Cludio ngelo, Carmine Saccu. O casal em crise. Traduo Silvana Finzi Fo. So Paulo: Sumus. 1995. BOYER, Orlando. Pequena Enciclopdia Bblica. So Paulo: Vida. 1978. CARDOSO, Layra Maria P.S, Amauri Mungaba Cardoso. Parceria Conjugal: Reflexes crists sobre o casamento. Viosa: Ultimato. 2001. CARVALHO, Esly Regina. Quando o Vnculo se Rompe; Separao, Divrcio e Novo Casamento. Viosa: Ultimato. 2000. CASEIRA, Luiz antonio. Filhos do Divrcio. Revista Lar Cristo. So Paulo 2007. Ano 21, n 98. Lar Cristo. CERBASI, Gustavo. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. So Pulo: Gente. 2004. CHAPMAN, Gary. As Cinco Linguagens do Amor: Como expressar um compromisso de amor a seu cnjuge. Traduo: Iara Vasconcellos. So Pulo: Mundo Cristo. 1997. CHAPMAN, Gary. As Quatro Estaes do Casamento. Traduo: Valria Delgado. So Paulo: Mundo Cristo. 2006. CLINEBELL, Howard J. Aconselhamento pastoral: modelo centrado em libertao e crescimento. Traduo de Walter O. Schlupp e Lus Marcos Sander. So Leopoldo: Sinodal. 1987. CODIGO de Manu, Lei manustri Livro nono. Disponvel em:

49 <http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/manustri3.htm > . Acesso em: 02 de agosto de 2007. COLLINS, Gary R. Aconselhamento Cristo. Traduo: Neyd Siqueira. So Paulo: Vida Nova. 1984. DRESCHER, John. Os Opostos se Atraem. Traduo: Neyd Siqueira. So Paulo: Mundo Cristo. 1997. DUTY, Guy. Divrcio e Novo Casamento. Traduo: Mirian Talitha Lins. Venda Nova: Betnia. 1979. ELWELL, Walter. Enciclopdia Histrica Teolgica da Igreja Crist. Traduo: Gordon Chown. 3 volumes, So Paulo: Vida Nova. 1988. ENEGEP. : Citaes e referncias a documentos eletrnicos. Disponvel em: <http://www.labsad.ufsc.br/wiki/index.php/Enegep_2005 >. Acesso em: 28 de fev. 2008. FOLEY, Vincent D. Introduo Terapia Familiar. Traduo: Jos Octavio de Aguiar Abreu. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1990. FRANCKE, Linda Bird. Filhos de Pais Separados. Traduo: Euclides Carneiro da silva. So Paulo: Edies Paulinas, 1998. FRIESEN Albert. Cuidando do Casamento: para conselheiros e casais. Curitiba: Esperana, 2004. FRIESEN, Albert. Cuidando do Ser. Curitiba: Esperana. 2002. GIUSTI, Edoardo. A Arte de Separar-se. Traduo: Neyd Siqueira. So Paulo: Vida Nova. 1990. GONALVES, Josu. Aconselhamento de Casais. So Paulo: Mensagem Para Todos. JANZEN, Ernest Esperana. 2007. Werner. Conflitos; oportunidade ou perigo? Curitiba:

KEMP, Jaime. Prevenir melhor que remediar. So Paulo: 2007. Ano 21, n 98.Revista Lar Cristo. Lar Cristo. LAHAYE, Tim e Beverly. O Ato Conjugal. Traduo: Myriam Thatita Lins. Venda Nova: Betnia. 1989. MALDONADO, Jorge E. Crises e Perdas na Famlia: Consolando os que sofrem. Traduo: Carlos Catito Grzybowski.. Viosa: Ultimato. 2005. MALDONADO, Jorge. Casamento e Famlia; Uma Abordagem Bblica e Teolgica. Traduo de Carlos Tadeu Grzybowski; Reviso de Llian Barreto

50 Verssimo..Viosa: Ultimato. 2003. MARTINS, Edson. Curando as Feridas: O problema dos filhos de pais separados. Rio de Janeiro: Juerp. 1998. MARULANDA, ngela. O desafio de crescer com os filhos. Traduo Roseli Schrader Giese. So Leopoldo: Sinodal, 2004. MENDES Maia. Citaes e referncias a documentos eletrnicos. Disponvel em: <http://oglobo.glogo.com/pais/mat/>. Acesso em: 06 de agosto de 2007. MINUCHIN, Salvador; NICHOLS, Michael P. A Cura da Famlia. Traduo Maria Adriana Verssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1995. MORLEY, Patrick M. O que os homens gostariam que suas esposas soubessem. Traduo: Helosa Martins. So Paulo. United Press Ltda. 1999. MORRINS, Leon L. Lucas; introduo e comentrio. Traduo: Gordon Chow. So Paulo: Mundo Cristo. 1983. MUSZKAT, Malvina Ester. Guia Prtico de Medio de Conflitos: em famlias e organizaes. So Paulo: Summus, 2005. Novo Cdigo Cvil. Lei n 10.406, de 10-01-2002. 2 ed. So Paulo: Atlas. 2003. OSORIO, Luiz Carlos. Famlia Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1996. PARROTT, Les e Leslie. Pequenas Coisas que fazem grande diferena no casamento. Traduo: Simone Oliveira Amaral. So Paulo: Vida. 2001. ROTH, Cecil. Divrcio. Em: Biblioteca de Cultura Judaica. Rio/Delta. Vol. 1. RUTHE, Reinhold. Prtica do Aconselhamento Teraputico: Manual para orientadores e conselheiros. Traduo: Irmgard August Siemens. Curitiba. Luz e Vida. 2001. SATIR, Virgnia. Terapia do Grupo Familiar. Traduo: Achilles Nolli. Rio de Janeiro: F. Alves, 1980. SILVA, Esequias soares da. Analisando o Divrcio Luz da Bblia. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 1996. SILVA, Paulo Florncio e. Divrcio, contra ou a favor? A Bblia Responde. Srie Proposta Florncio: Esprito Santo. 1987. SOARES Brbara. Citaes e referncias a documentos eletrnicos. Disponvel em: <http?//www.ibam.org.br/viomulher/inore19.htm>. Acesso em: 07 de fev. de 2008.

51 STRECK, Valburga Schmiedt e Cristoph Schneider-Harpprecht. Imagens da famlia: dinmica, conflitos e terapia do processo familiar. So Leopoldo: Sinodal. 1996. Wikipedia a Enciclopdia Livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/.>. Acesso em: 03 de agosto de 2007. YOUNG, Jack. Cuidados Pastorais em horas de crise. Rio de Janeiro: Juerp. 1988.

Vous aimerez peut-être aussi