Vous êtes sur la page 1sur 4

28

5 Como fazer um bom relatrio


O relatrio cientfico um documento que descreve com clareza um procedimento experimental. E como tal deve ser escrito com todo o cuidado erros de portugus so cruciais. A falta de clareza no texto prejudica toda a avaliao do trabalho/experimento. importante observar que o objetivo dos roteiros experimentais estimular o aluno a pensar em alguns detalhes fisicamente relevantes para o experimento. Elas devem ser abordadas nos itens pertinentes dentro do relatrio. Voc deve estar perguntando-se quanto tempo deve ser gasto na elaborao de um relatrio? A resposta a essa pergunta pode variar muito, veja como: Caso (a): uma agncia de publicidade poderia tomar 80% do tempo! Haja vista que eles levaram apenas dois meses na realizao da pesquisa. Caso (b): um aluno acha que 5% algo razovel, pois mais tempo pode ser gasto com as atividades de pesquisas. Caso (c): um experimentalista pode tomar como razovel em torno de 20%. Em qualquer dos trs casos fica evidente que quando lemos um relatrio cientfico fica evidente um dos trs casos. Elementos de um relatrio: I. Ttulo da experincia o Esta coleo importante de palavras identifica seu relatrio. O ttulo a porta de entrada de leitura do trabalho e como tal no pode ser menosprezado. Um ttulo no pode ser muito sinttico e nem muito restritivo, mas deve revelar o propsito do estudo e caractersticas especiais. II. Resumo (Abstract) o uma parte importante do relatrio, pois sintetiza todo o trabalho realizado. O leitor ao l-lo deve saber o que se trata

29 a pesquisa. O resumo parte excludente do texto, ou seja, pode-se tirar do corpo do relatrio sem perda de informao. III. Introduo e Objetivo da experincia o Na introduo deve-se discutir o problema de uma forma satisfatria ao escopo do relatrio. A necessidade de uma reviso bibliogrfica essencial para uma melhor clareza e abordagem do problema. o Relacione os objetivos a serem alcanados da em cada experincia, determinadas? IV. Material utilizado o Faa uma relao do material utilizado para a montagem da experincia explicitando as caractersticas dos mesmos. V. Esquema experimental o Faa um bom desenho ou insira uma foto da experincia isso vale mais que mil palavras. No se esquea de identificar os principais equipamentos em seu esquema. VI. Procedimento experimental o Descreva, de modo sucinto e sem copiar o procedimento do roteiro, os procedimentos realizados durante a experincia, e tambm durante o tratamento dos dados. Use os tempos verbais corretos, i.e. um relatrio deve ser impessoal. Descreva como foi montada a experincia, quais conexes foram feitas e por qu. No se esquea de fazer as observaes especiais que influenciaram suas medidas. VII. Aquisio e tratamento de dados o Nessa seo voc de apresentar seus dados, analis-los e discutir as incertezas experimentais. o Frmulas devem ser seguidas de comentrios sucintos, explicando sua origem fsica. No se esquea de identificar cada uma das variveis usadas em seu relatrio. Muitas frmulas podem tornar o texto rido e difcil de se ler; aconselhvel coloc-las somente quando parte essencial. ou seja, que grandezas devem ser Que Que leis devem ser verificadas?

fenmenos devem ser estudados? Evite copiar o roteiro!

30 o Tabelas devem conter sempre ttulos descritivos, smbolo e unidades das grandezas medidas e/ou calculadas. o Grficos tambm devem conter ttulos descritivos. No se esquea de especificar as grandezas e respectivas unidades nos eixos dos grficos. Nunca coloque nos eixos os nmeros correspondentes aos valores medidos! Em vez disso, use sempre valores igualmente espaados, para ajudar a leitura dos pontos. Esteja sempre atento para utilizar a escala adequada, i.e. linear ou logartmica. Quando voc tiver que ajustar uma reta aos seus dados experimentais, voc no deve tra-la a olho nu! Sugerimos o uso do mtodo dos mnimos quadrados, a fim de obter a reta mais adequada aos seus dados. Explicite seus clculos em uma tabela, permitindo que os clculos sejam facilmente conferidos. Vale lembrar que um bom grfico agradvel as vistas, mas um ruim um insulto ao leitor! VIII. Resultados e concluses o Descreva suas observaes e resultados obtidos, e faa uma anlise destes resultados, no esquecendo de considerar as possveis fontes de erros e as aproximaes relativas ao caso ideal. Lembre-se que todas as suas concluses devem estar baseadas nos seus dados experimentais, caso contrrio no devem ser consideradas como concluses de sua atividade experimental. importante qualificar pontos experimentais duvidosos (no jogue sujeira debaixo do tapete). o Essa parte do relatrio importantssima, pois ir revelar sua viso da experincia o seu tempero! IX. Referncias o Algumas pessoas no do muita importncia a esse tpico e do uma falsa impresso ao leitor que todas as coisas apresentadas no relatrio so idias prprias. Voc deve ter a conscincia que a sua descoberta ou concluso produto de cincia. Cincia no se brota espontaneamente, se compartilha.

31 o Quando voc utiliza desse recurso voc est dizendo ao leitor que voc leu os trabalhos anteriores na rea, e que voc est considerando esse fato em seus resultados. X. Apndice o uma parte que pode ser excluda do texto, mas pode ser um grande auxlio ao leitor na melhor compreenso de alguns aspectos tericos, por exemplo.

Vous aimerez peut-être aussi