Vous êtes sur la page 1sur 6

Os smbolos numricos de 1 a 10

Compilao de

Constantino K. Riemma

Tudo est disposto conforme o Nmero, afirmou Pitgoras h vinte e cinco sculos. O prprio Plato no fez mais que divulgar a definio do mestre, em fragmentos que se tornariam clebres: O nmero o prprio conhecimento e todos os elementos receberam de Deus suas formas por ao das Idias e dos Nmeros. O pensamento pitagrico prefigurou no s a matemtica dos dois milnios posteriores, mas tambm a teoria dos conjuntos e a axiomtica. Nicmaco, no sculo I, relatava que a teoria dos nmeros estava dividida em duas disciplinas, a primeira, a Aritmologia (Mstica do Nmero), metafsica, que se ocupa do Nmero Puro; a segunda, a Aritmtica propriamente dita, que trata do nmero cientfico abstrato, segundo um mtodo silogstico rigoroso. Esta ltima admitia ainda uma subdiviso, visto que originava uma terceira cincia, ou melhor, uma tcnica (a que hoje chamamos aritmtica) relegada a um grau inferior, o Clculo propriamente dito com nmeros concretos, segundo Ghyka. Um comentrio sobre o Carmides de Plato especifica: "A logstica (o clculo) a teoria que se ocupa dos objetos enumerveis e no dos (verdadeiros) nmeros".
A seco urea

Os gnsticos, durante a infncia do cristianismo, e posteriormente os cabalistas, os alquimistas, os romnticos alemes do sculo XIX, a corrente junguiana da psicologia contempornea, retomaro ao longo dos sculos, constantemente, esta idia qualitativa dos nmeros. Dessas fontes e por esse processo, formou-se uma vasta simbologia do nmero. Onde h dois elementos diz Juan-Eduardo Cirlot o terceiro aparece sob a forma da unio desses dois e ento como trs, d lugar ao quarto como conexo dos trs, e assim sucessivamente.

Significados simblico-divinatrios
Apresentamos, abaixo, resumos simblico-divinatrios que podem ser aplicados aos dez nmeros que encontramos nas cartas numeradas do Tar.

Um
Princpio da fecundao. Luz. Calor. O que . O ser antes de circunscrever-se a uma aparncia. Principio ativo que se fragmenta para originar a multiplicidade e se identifica com o centro, com o ponto irradiador e a potncia suprema. Diz respeito ao estado paradisaco anterior ao bem e ao mal (e, em conseqncia, ao estado prvio a todo dualismo). Gunon distingue o um e a unidade seguindo a tradio islmica sendo a unidade um reino absoluto e fechado em si mesmo, que no admite a passagem dualidade. Esta imagem poderia relacionar-se talvez com o Apsu caldeu (o abismo sem fundo anterior criao) ou o deus mais antigo que Deus, condenado ao vazio eterno por negar-se s fadigas e aos riscos da criao, passagem da unidade geradora dualidade que estabelece a presena do outro).

Dois

Binrio. Androginia. Conflito original. Choque dos opostos. Casal sem descendncia. Em seu aspecto negativo o smbolo da queda e da noite. Eco, reflexo, conflito, contraposio. Imobilidade momentnea que se produz quando as foras opostas so iguais (equilbrio na ao). Ligao do imortal ao mortal, do invarivel ao varivel. Nmero da sexualizao. por vezes considerado difcil, porque inaugura o dualismo (ou seja, a separao da unidade), embora s de modo transitrio, e representa uma etapa desafiadora do caminho inicitico. Equilbrio em tenso, experincia da diviso: problema, necessidade de anlise, de partio, de decomposio interior ou luta contra algum. Atribui-se a Moderato de Cdiz, matemtico espanhol, esta certeza velada: O um a idia de identidade, de unidade, de acordo e simpatia no Mundo; o dois a idia do outro, a discriminao e a desigualdade.

Trs
Trindade. Ordem do ternrio. Resoluo harmoniosa do conflito da queda. Incorporao do esprito ao binrio. No ambito do casal representa o filho. Sntese espiritual. Frmula de cada um dos mundos criados. Referese ao nmero de princpios e expressa o suficiente, o desenvolvimento da unidade em seu prprio interior. Nmero da idia do Cu. Sntese biolgica (o indivduo com seu pai e sua me; com sua mulher e seu filho; com seu pai e seu filho). Representa a totalidade harmoniosa do homem, de acordo com a teoria esotrica da composio trinitria (esprito > alma ou psique > corpo).

Quatro
Quaternrio. A dualidade binria levada ao mundo e ao acontecer, mas com signo invertido (agora positivo) pela passagem pelo trs. Organizao racional. Realizaes tangveis. Ordem terrestre (as estaes, os pontos cardeais, etc.). A dupla partio (dois e dois) j no significa separar, como no nmero 2, mas ordenar o separado. Refere-se ao Nome de Deus (Tetragrammaton) e, com ele, a toda organizao diferenciada e apta a receber nome (identidade).

Cinco
Nmero da virilidade e do amor. Harmonia do corpo (cabea e extremidades; sexo; os dedos da mo com o polegar oposto). Erotismo, sade. Nmero da primavera. A quintessncia atuando sobre a matria. Os quatro pontos cardeais e seu centro. Unio do Cu (trs) e da Terra (dois). Princpio da simetria pentagonal, freqente na natureza orgnica. Seco urea, proporo divina.

Os cinco sentidos, as formas sensveis da matria. Caracteriza a plenitude orgnica da vida, em oposio rigidez da morte. Pntada, ou metade exata de Dcada pitagrica. Emblema do Microcosmo. Amor, como princpio da fecundidade e da gerao.

Seis
Smbolo dialtico da conduta humana (ao impulsiva + tendncia ao equilbrio). Nmero da prova e do esforo (sexto dia da Criao). Prtico, passagem. Por seu carter de reunio, nmero do hermafrodita. Ambigidade. Era o nmero sexual por excelncia em certas comunidades pitagricas (provavelmente por ser produto da dupla multiplicao que se pode fazer entre o primeiro nmero feminino [dois] e o primeiro masculino (trs) : 2 x 3 = 6).

Sete
Soma da ordem espiritual ou mental com a terrena (ou da comunicao com o exterior). Smbolo do cu (as notas da escala, as cores, os planetas). Nmero da virgindade. Relaciona-se tambm dor. Rene as ordens do ternrio e do quaternrio, por propor uma leitura simblica quase interminvel. talvez o que possua a maior variedade de representaes (nmero dos dias da semana, das notas musicais, das virtudes e dos pecados capitais, dos perodos de calamidades) e no parece casual que ocupe um lugar de exceo no baralho (Sete de Ouros). Por ser o nmero primo mais elevado da dezena, considerado smbolo de um conflito irredutvel, de um complexo insolvel. Este mesmo carter de indivisibilidade o associa virgindade: Enquanto fcil dividir um crculo em trs ou quatro partes iguais diz Ghyka , quase impossvel dividi-lo em sete por uma construo euclidiana rigorosa. Isto foi demonstrado por Gauss somente no comeo do sculo passado.

Oito
Regenerao. Expectativa. Ultima etapa. Nmero da reflexo e do silncio. Octgono, ou forma intermediria entre terrestre) e o crculo (ordem da eternidade). o quadrado (ordem

Por ser smbolo da religao, foi na Idade Mdia o nmero emblemtico das pias batismais. O numeral 8, na horizontal, , signo matemtico do Infinito.

Nove
Tringulo do ternrio. Imagem dinmica dos trs mundos (corporal, intelectual ou psquico, espiritual). Princpio da harmonia. Nmero da verdade. Limite da srie antes de seu retomo unidade. Multiplicado, se reproduz sempre a si mesmo (9 x 1 = 9; 9 x 2 = 18 > 1 + 8 = 9; 9

x 3 = 27 > 2 + 7 = 9...), tanto que os cabalistas se referem, com ele, evidncia da verdade que no se pode ignorar. Preside aos ritos medicinais. Como quadrado do 3, representa a comunho do pensador com oseu pensamento e com a coisa pensada.

Dez
Reunio do Ser e do No-Ser, do nada e da unidade no momento da maturidade. Fora e equilbrio. O casal na sua plenitude criadora. Superao da androginia na fuso. A dcada sentido o fim de universo, se relaciona com a ttrade (1 + 2 + 3 + 4 = 10), e nesse a realizao e o cumprimento da ordem terrena. Simboliza um ciclo e o comeo de outro. Tambm a totalidade do pois eleva todas as coisas unidade.

Nicmaco de Gerasa o chamou medida para o todo, como um esquadro e uma corda nas mos do Ordenador, e os pitagricos em geral o consideram o mais perfeito dos nmeros. Por conter o um e o zero, a resoluo harmoniosa dos opostos. Em sua representao grfica, o signo da cpula (10 = 1, pnis + 0, vagina).

A Cabala e o Tar
Apresentao de

Constantino K. Riemma

"A Cabal uma antiga tradio judaica que ensina as mais profundas percepes sobre a essncia de Dus, Sua interao com o mundo, e o propsito da Criao", escreve o Rabi Yitschac Luria. "Freqentemente mencionada como a 'alma' da Tor, a Cabal ensina a cosmologia judaica essencial, integrante de todas as outras disciplinas da Tor". "s vezes chamada de 'Tor Interior' ou 'A Sabedoria da Verdade', ela oferece uma estrutura geral abrangente e um projeto para o universo, bem como a compreenso detalhada de nossa vida." "O estudante de Cabal se torna consciente do processo de retificao pessoal, bem como do coletivo, e encorajado a desempenhar um papel ativo nele".
http://www.chabad.org.br/tora/index.html

A palavra Cabal significa tradio, aquilo que recebido, que no pode ser conhecido apenas atravs da cincia ou da busca intelectual. Nesse sentido, deve ser considerado como um conhecimento interior que tem sido passado de sbio para aluno desde a aurora dos tempos. Encerra uma disciplina voltada para Joseph ben Abraham Gikatilla. despertar a conscincia sobre a essncia das coisas. Augsburg, Johann Miller, 1516 Na prtica, os estudos existentes sobre as relaes [www.ritmanlibrary.nl] entre Tar e Cabala no vo to longe quanto as definies que acabamos de citar. De um modo geral, as aproximaes das cartas do Tar com aquilo que pode ser definido como estudos cabalsticos, so feitas numa rea muito delimitada, se levarmos em conta o conjunto dos ensinamentos da tradio judaica. No entanto, essa "fronteira" existe e de certo modo preenchida pelo esquema da rvore da Vida (ilustrao abaixo).

Esse diagrama composto por 10 sefirot (dez crculos, que representam dez atributos divinos) e 22 caminhos (as ligaes entre os sefirot) oferece alguns paralelos surpreendentes com o conjunto das lminas do Tar. As 22 letras do alfabeto hebraico, vinculadas aos 22 caminhos da rvore, so associadas aos 22 arcanos maiores. Da aparecer em alguns baralhos a reproduo de uma das letras do alfabeto hebraico em cada lmina dos arcanos maiores. Mas tratam-se de associaes nem sempre coerentes. Parece cabvel, igualmente, estabelecer paralelos entre as 10 sefirot e as 10 cartas numeradas dos arcanos menores. Na rvore da Vida esto reproduzidos quatro nveis do universo ou quatro mundos: trs mundos superiores, representados pelas trs trades de sefirot, mais o quarto mundo simbolizado por Malkhut, a sefira dez. Esses quatro mundos so, com freqncia, colocados em paralelo com os quatro naipes e s quatro figuras dos arcanos menores. E, mais uma vez, estamos frente a questes de coerncia e da real similaridade de sentidos entre os componentes de linguagens simblicas de diferentes linhagens. O material para estudo que o Clube do Tar oferece, est listado abaixo. Constitui diferentes portas de aproximao dessa uma antiga tradio em suas relaes possveis com o Tarot.

Vous aimerez peut-être aussi