Vous êtes sur la page 1sur 13

ANHANGUERA: MITO FUNDADOR DE GOIS1

Eduardo Gusmo de QUADROS*

RESUMO A figura do bandeirante foi colocada na historiografia goiana como fundadora de uma sociedade. Neste artigo, estudamos como a escrita do passado em Gois serviu criao de um personagem herico, gerando uma tradio acerca das origens. Isto aproximou o discurso histrico do mtico. PALAVRAS-CHAVE: Bandeirante - Historiografia Identidade - Gois

No corao do Brasil, domnio da primavera se estende a terra goiana que nos legou Anhanguera O bandeirante atrevido Desbravador do serto Em cada pedra abalada Deixou da audcia um padro Hino do Estado de Gois

A imagem do bandeirante percorre os espaos goianos. Ela encontra-se incrustada em monumentos, praas, escolas, murais, ruas, at na bandeira da moderna cidade de Goinia. Mas existe alguma relao histrica entre o segundo Anhanguera e a capital do Estado? Como essa personagem tornou-se uma referncia simblica dos goianos? Que mensagem tal utilizao do passado intenta transmitir? Descobrir esses jogos de palavras e imagens que fundam as tradies tambm tarefa do historiador. Afinal, elas conformam um passado vivido; constituem uma atualizao dos momentos antigos que costumamos investigar. Porm, esse material freqentemente reproduzido sem reflexo e atravs da relao crtica que a pesquisa histrica se formar.

Esta pesquisa fruto de um projeto de pesquisa financiado pela UEG em 2005 e contou com a colaborao dos professores Deuzair da Silva e Rodrigo Godoy. * Doutor em Histria. Professor da Universidade Estadual de Gois UnU Cora Coralina Gois.

Essa posio no significa que sejamos isentos ou que possamos assumir uma postura de neutralidade. Ns, historiadores/as, no estamos tambm embebidos nessas tradies compartilhadas? Portanto, h uma dupla operao a ser feita: a primeira no eixo presente-memria-identidade e a segunda na vertente passado-documentohistoriografia. As duas trades possuem interligaes tanto verticais quanto paralelas. Unindo as duas extremidades percebemos como a produo do saber histrico tem suas condies de representacionalidade dentro do campo de foras de uma configurao social que busca conhecer-se:

Historicidade

Presente

Passado saber histrico Documento

Memria

Identidade

Historiografia

Condies de representacionalidade

De forma geral, as relaes intra-colunas so conhecidas na teoria histrica. A memria um elemento sempre do presente, pois s pode ser invocada somente nessa temporalidade e permanentemente reelaborada por ela. O condicionamento mtuo entre memria e identidade tambm bastante claro, j que lembrar e esquecer so processos contnuos da manuteno identitria. Do outro lado, encontramos os elementos comumente abordados nas obras histricas. O registro documental, de qualquer natureza, possui os vestgios de um passado a ser investigado, qui, des-coberto. A anlise e a refigurao narrativa daquele tempo formaro a escritura da obra histrica, ou seja, a historiografia. E se concebermos a fonte documental como um registro da memria? Teramos, ento, a possibilidade de intercambiar as duas trades atravs de seus elementos centrais. Por um caminho tortuoso, o presente gera o desejo de conhecer o que se passou, como e por que se passou. O modo de faz-lo transformar os vestgios deste outro tempo em documentos histricos. O termo documento, bom lembrar, vem de docere, ensinar,

pois ele habilita a transmisso de um saber (LE GOFF, 1994, p.536). A historiografia interage com o que uma sociedade lembra e esquece; corrige e atualiza os modos de lembrana institudos. Por isso, est influindo nas constituies identitrias. Simultaneamente, elas demarcam um espao para os protocolos terico-metodolgicos viabilizados. Se a obra histrica filha de seu tempo, como ensinava Febvre, porque ambos so parecidos. Tais relaes so visveis na histria de Gois. Retomando as figuraes e os usos do personagem Bartolomeu Bueno da Silva, o filho, estudaremos como ele foi transformado em fundador do Estado e porque suas aes ainda so celebradas na atual capital.

O SUCESSO DO SUCESSOR

Gois nasceu com a bandeira descobridora e colonizadora do Anhanguera II (v.g. FREITAS, 2004, p.39). Tomamos um exemplo da historiografia recente, mas a idia no nova, podendo ser encontrada em diversas obras. Como o nome do Estado e o da primeira vila se confundem, isso facilita a identificao do famoso bandeirante como o fundador de Gois. Contudo, re-examinando a documentao, podemos levantar a questo: teria mesmo Anhanguera organizado Vila Boa de Gois? O Hino de Gois (cf.epgrafe) fala da audcia e do atrevimento de Bartolomeu Bueno, o filho. Essa adjetivao heroicizante encontra-se j na pena de Silva e Souza, tido como pai da historiografia goiana2. O escritor afirma em sua Memria sobre o descobrimento, Governo, Populao e cousas mais notveis da Capitania de Gois, de 1814, que os conterrneos paulistas consideravam o dito bandeirante um heri (1998, p.73). Prossegue descrevendo o carter naturalmente afoito, astucioso e azevado do Anhanguera (id, ibid). O cenrio constitudo induz idia de que o valoroso sdito del Rei teria arriscado a vida corajosamente para beneficiar o Imprio Portugus. Esta viso gloriosa do Movimento Bandeirante, influente na historiografia de Gois, tem sua contraparte na obra de autores clssicos como Capistrano de Abreu e Srgio Buarque de Holanda. Nos Captulos de Histria Colonial, publicado em 1907, Abreu( 1982, P. 113) analisou as entradas ao serto pela tica dos nativos,

Na casa em que viveu, na Cidade de Gois, o Instituto Histrico e Geogrfico do Estado colocou uma placa onde tal epteto foi escrito. J no Dicionrio do Escritor Goiano, Jos Mendona Teles o chama de pai da histria de Gois (2000, p.195).

denunciando as inmeras violncias, crimes e ilegalidades cometidas (1982:113ss). J Holanda ( 1990, P. 182) envereda pela histria social, descrevendo em Mones, de 1945, a situao de pobreza da Vila de Piratininga e a soluo das jornadas dos bandeirantes como uma empresa puramente comercial para fugir da misria. No tentaremos aqui construir uma via mdia, pois a busca de equilbrio nem sempre a melhor posio. Anhanguera possivelmente estava endividado quando se ofereceu ao governador Rodrigo Csar de Menezes para fazer uma expedio s terras do gentio Gois. Na suas lembranas, ele havia andado com o pai, quando tinha doze anos, pela regio do rio Araguaia, havendo ali recolhido algum ouro. Mas qual o motivo de procurar retornar quele local com a idade de quase sessenta anos? Por que seu impulso aventureiro teria arrefecido por praticamente meio sculo? Em 1719, as abundantes minas de Cuiab tinham sido encontradas, o que reacendeu os sonhos de enriquecimento fcil dos paulistas. quela altura, o que o pai homnimo amealhara nas Minas Gerais parece ter sido dissipado. Com discrio, a carta do governador informando metrpole sobre a bandeira anhanguerina afirma que, apesar de Anhanguera possuir muita experincia do serto dos Guayazes, ele no fizera o seu descobrimento por falta de meios (Resgate, Cap. de So Paulo, 1, doc.250)3. O financiador da expedio foi Joo Leite da Silva Ortiz, que precisou vender ricas lavras no Rio das Velhas (SALLES, 1992, p.70). Completaram a bandeira os homens sob a chefia de Domingues Rodrigues do Prado. V-se que existe um grande descompasso entre a memria social acerca da figura de Bartolomeu Bueno e a dos outros bandeirantes. A partida de So Paulo, informa a documentao, ocorreu em julho de 1722. Por quase trs anos a tropa permaneceu perdida. provvel que tenha ido ao atual Mato Grosso sondar os rios. H notcia de uma parada no rio Piles, com algum sucesso nas prospeces (SOUZA, 1998, p.75). Porm, este no era o lugar onde Bartolomeu Bueno, o pai, tinha achado ndios mansos com filetes de ouro. As revoltas, mortes e fugas ocorridas deixavam a continuidade daquela explorao invivel. Quanto a isso, h controvrsias. O mais provvel que a bandeira tenha retornado sem atingir seu objetivo.

Jos Martins Pereira Alencastre, escrevendo na segunda metade do sculo seguinte, repete a afirmao deste documento: No dispondo por si s dos meios que carecia para a realizao de to alta empresa, associou-se... (1979, p.33).

A notcia das duas expedies clara na Relao escrita por Jos Ribeiro da Fonseca, em 1784, e na obra de Silva e Souza (id, p.77)4. Numa carta ao governo do Rio de Janeiro, datada de 15 de maro de 1724, D. Rodrigo fala na pobreza de So Paulo e que fora difcil reunir vinte e poucos casais indgenas para enviar no empreendimento do descobrimento de Gois (Resgate, Cap. de So Paulo, 1, doc.374). No incio do ano seguinte, ele enviou novo reforo (id, doc. 485). A historiografia goiana foi lentamente rejeitando este malogro. Alencastre fala da existncia de duas tradies na Gois de seu tempo: a que o bandeirante encontrou o procurado ouro na primeira viagem e a que punha seu sucesso somente na segunda entrada. Apressa-se, ento, a defender a primeira verso:

os documentos que dela rezam, os quais compulsamos com algum cuidado, fortificamnos na convico de que Bueno viu nessa primeira viagem coroados os seus desejos, e conseguiu plenamente o almejado fim dos seus trabalhos... (1979, p.38).

O raciocnio traz a retrica do convencimento. Sua opinio consistiria em uma convico fundada em documentos cuidadosamente analisados. J Silva e Souza, criticado no texto por ter escrito essa novela mal contada (id, ibid), no cita suas fontes objetivamente. O Governador Alencastre prefere coroar os desejos e habilidades de Anhanguera, descobridor de Gois. Chama-o na seqncia do texto de novo Colombo e evoca, em contraposio vertente crtica da Histria que parece seguir, a Divina Providncia como causa histrica: Quis, porm, a Divina Providncia que, depois de trs anos dos maiores sofrimentos, chegasse a Bueno com sua gente ao ponto do seu almejado destino (id, ibid.). O bandeirante, assim, cumpriu seu destino histrico. Deus agiu atravs dele, tornando-se, assim, o perodo em que andou perdido muito mais uma provao. Fez o descobrimento por suas prprias foras, pois quando o governador de So Paulo estava preparado para enviar-lhe socorros, chegou Anhanguera com as demonstraes do sucesso de sua empresa (id, p.42).

A Relao do primeiro descobrimento das minas de Gois, por Bartolomeu Bueno da Silva, escrita por Jos ribeiro da Fonseca est inserida na Notcia Geral da Capitania de Gois (Bertran, 1997, p.45-49). Ele afirma que Anhanguera se recolheu a So Paulo em 1725 e prosseguiu a preparar-se para nova entrada, e com efeito no ano seguinte de 1726 saiu segunda vez de So Paulo... (id, p.48). O padre Lus Antnio de Silva e Souza diz que com vergonha do insucesso, Anhanguera ficou escondido em So Paulo (id, ibid), surgindo talvez da as notcias desencontradas quanto a este retorno.

A verso da vitoriosa primeira viagem foi corroborada por autoridades como Americano do Brasil. Se a concepo providencialista desapareceu em seus textos, o sentimento de venerao com a personagem fora conservado. Bartolomeu Bueno, escreve aquele autor, tornou-se digno da legenda (cf.1980, p. 29). O termo legenda, como lembra Michel de Certeau (1996, p.84), remete forma correta de leitura e interpretao, quilo que deve ser apreendido da lei de uma lenda. Professor Americano retarda na sua narrativa at o ltimo momento a descoberta do ouro, ainda em 1725, tratando o achado como um ato de fundao:

[...] quando j era insustentvel a exploso da rebeldia dos comandados de Bartolomeu, eis que a bandeira descobre o famoso lugar em que pelo mesmo tempo, havia estado o sertanista em companhia do primeiro Anhanguera, localidade que se supes ser o ferreiro, segundo uns, e a Barra segundo outros e cuja fundao marca o incio do povoamento de Gois (BRASIL, 1980, p.30).

As dvidas quanto ao local correto no abalam a certeza acerca do incio, tanto da Histria de Gois como do povoamento - na verdade a colonizao despovoadora. O clima de herosmo reforado pelo carter audaz, pela tenacidade, pela inabalvel convico de encontrar o lugar certo. claro que na pena de Americano, o movimento bandeirante uma grande epopia (id, ibid). Poderia fracassar algum com tal investidura? O pioneiro Anhanguera vai a So Paulo apenas proclamar sua descoberta. Em 1726, volta a Gois com plenos poderes (id, p.31). Com um pouco mais de dados, essa viso da Bandeira foi retomada no primeiro manual didtico de Histria de Gois, publicado em 1932 (Brasil, 1982, p.31). Ela se consolidou e assumiu a forma de uma tradio5. No manual feito por Lus Palacin e Maria A. de SantAna Moraes, na dcada de noventa, a verso foi reproduzida: quando j lhe restavam poucos companheiros, descobriu ouro nas cabeceiras do Rio Vermelho (PALACIN E MORAES, 2001, p.11). A diferena que, dessa vez, o ouro surge j na zona da atual Cidade de Gois. Anhanguera torna-se, portanto, o fundador da Vila Boa.

Conforme Ricoeur (1997), nos jogos sociais da manuteno identitria h processos de institucionalizao de narrativas, que percorrem os estgios da tradicionalidade tradio. Esta ltima atingiria a hegemonia.

A INJUSTIA HISTRICA

Essa informao a que circula na antiga capital. Ela mantm, inclusive, a cruz chantada na criao do vilarejo. Podamos discutir a informao a partir da cronologia dos descobertos do ouro. Na poca do padre Silva e Souza, as vozes eram controversas: uns diziam ter surgido inicialmente o Arraial do Ferreiro, outros o lugar de Ouro Fino. Povoao mesmo, ele cita a Barra como a primeira (hoje, Buenolndia). O Arraial de SantAnna vem depois, tendo Anhanguera por l morado (1998, p.77-79). No relato de Ribeiro da Fonseca, as informaes se assemelham (1997, p. 48). Entretanto, no cremos ser essa ordem cronolgica to relevante. Maior importncia tem a compreenso do processo de criao de Vila Boa de Gois. A hiptese que nos surge com o exame da documentao que a primeira e nica vila criada na Capitania de Gois foi fundada justamente contra a vontade de Bartolomeu Bueno da Silva. Vejamos o porqu. Com as riquezas encontradas no serto de Gois, o governador de So Paulo concedeu ao bandeirante o cargo de capito-mor da nova regio. Em agosto de 1732, o Conde de Sazerdas refere-se a ele como superintendente das minas e fala de seu zelo na administrao (Cartas dos governadores, 1980, p.39). Contudo, dois meses depois reclama de seu excesso de autoridade na condenao de alguns povoadores. Isso gerou insatisfao nos sditos dEl Rei que habitavam Gois (id, p.40). Dois anos depois, o conde relata um caso de desobedincia explcita de suas ordens, levantando suspeitas de corrupo. Havia notcias da existncia de diamantes na zona dos rios Claro e Piles. Na legislao, tal extrao pertenceria exclusivamente Coroa Portuguesa ou a quem ela arrendasse. Anhanguera fez uma expedio para averiguar e acabou excedendo-se nas pesquisas, demorando mais que o devido. Provocou ainda um conflito com os ndios Caiap que deixou desertos ambos os rios (id, p.43). Na documentao do Arquivo Histrico Ultramarino, temos tambm um retrato no muito positivo da administrao do bandeirante. Uma carta do vigrio do arraial de SantAna, datada de 5 de maio de 1732, descreve os muitos descaminhos do ouro e afirma que a Fazenda Real em nada tem aproveitado daquelas extraes. A citada correspondncia no nomeia Bartolomeu Bueno, mas refere-se tentativa do governador, como chamado, de esconder o que se passava nos Goyazes (Resgate, Cap. de Gois, 1, doc.4).

J o requerimento de outro clrigo, frei Cosme de Santo Andr, faz vrias acusaes contra o descobridor. Ele tinha tomado posse de diversas passagens que no tinha direito - rio Grande, rio das Velhas, Parnaba, Guacorumb, Meia Ponte cobrando taxas excessivas (Resgate, Cap. de Gois, 1, doc.5). Alm disso, impedia que se fizessem roas ali, vendendo seus produtos a preos exorbitantes. Anhanguera ainda estava explorando indevidamente os ndios. Tinha vendido mais de cem homens retirados de uma aldeia Caiap (id., p.2). Como no caso anterior, percebe-se a existncia de conflitos entre este religioso, que acompanhara a entrada de 1722, e o bandeirante. O coro foi reforado, em 1735, pelo recm empossado superintendente das Minas de Gois, Gregrio Dias da Silva. Seu antecessor, afirma, ignorava as leis rgias, permitindo at a permanncia de estrangeiros na regio (Resgate, Cap. de Gois, 1, Doc.13). As ordens de So Paulo eram regularmente descumpridas e a corrupo grassava na Intendncia, ou seja, na instituio responsvel pelo controle do contrabando e pela administrao dos impostos. As acusaes acerca da explorao indevida do trabalho indgena, bem como dos altos preos das passagens se repetem (id, p.5). As insistentes denncias levaram o Conselho Ultramarino a podar os direitos do descobridor. Suas competncias foram retalhadas atravs da criao de novos cargos, processo iniciado j em 1731 (cf.Resgate, Cap. de So Paulo, 1, doc.756)6. Em fevereiro de 1736, a carta rgia criando Vila Boa de Gois foi expedida7. O governador de So Paulo deveria ir pessoalmente demarcar o lugar, iniciando as construes necessrias aos rgos: Casa da Cmara, Cadeia, Audincias, Oficinas pblicas, Igreja, etc. As eleies seriam imediatas (apud COELHO, 1996, p.12). A ordenana foi cumprida parcialmente pelo governador D. Antonio Luiz de Tvora, que faleceu na viagem. O governador seguinte veio, ento, efetivar a carta rgia em 1739. A esse governador, D.Lus de Mascarenhas, atribuda a histria da doao de uma arroba de ouro a Bartolomeu Bueno, que estaria muito pobre, devido aos

A narrativa de Silva e Souza segue a direo que apontamos. Ele diz que Bartolomeu Bueno continuou a exercitar a sua jurisdio com toda a plenitude de poderes, at que paulatinamente se lhe foi coarctando, primeiramente com a chegada do ouvidor de S. Paulo, Gregrio Dias da Silva, que veio com o ttulo de superintendente...; depois com a vinda do Conde de Sazerdas, que nomeou um comandante, que foi o capito de drages Jos de Morais Cabral... (1998:83). A narrativa de Alencastre, de maneira mais enxuta, possui contedo idntico (1979, p.47). 7 Em nenhum momento o documento fala em elevao do Arraial de SantAna, que sequer nomeado. O governador escolheria o stio onde a vila seria criada, prximo a algum arraial j existente. Silva e Souza (1998, p.85) tambm utiliza o verbo criar para a Vila. O texto integral da Carta Rgia pode ser lido em Coelho (1996, p.12-14).

inmeros servios prestados Coroa. Como depois os rgos metropolitanos no aprovaram o procedimento, a famlia teria os bens seqestrados para a restituio do valor. Esse caso foi narrado pelo padre Silva e Souza (1998, p.82) e reproduzido por outros cronistas, sendo de difcil comprovao. A doao dessa quantidade de ouro, de qualquer modo, nos parece estranha. mais provvel que o processo contra Anhanguera tenha ocorrido pelas inmeras denncias sobre sua administrao. No encontramos tal processo, mas h notcia de uma devassa correndo pelo ano de 1737. Ela encontra-se anexada a um pedido de arrendamento das passagens que, em princpio, pertenceria ao descobridor (Resgate, Cap. de Gois, 1, doc.289). Mesmo havendo interesse em destratar o bandeirante, a data recuada do documento indica no ser a suposta doao o motivo das desavenas com a metrpole. A situao final de Bartolomeu Bueno da Silva, filho, induziu os cronistas a comentarem a injustia com o nobre descobridor. Lus Antnio da Silva e Souza fala com admirao de como um cidado til, que fez assinalados servios ao Estado, nos legando o vantajoso descobrimento de Goyaz, tenha cado nessa situao de decadncia (1998, p. 82). Alencastre carrega mais nas tintas, construindo uma espcie de epitfio aps tratar da morte do famoso bandeirante8:

Era Bueno distinto por seu nascimento, porque descendia desse Amador Bueno, to clebre nos anais da Capitania de S. Vicente, e como este tambm fiel, honrado e probo: rico de bens da fortuna, empobreceu no servio da ptria. (...) Aquele que houvera ornado o diadema portugus com um braso de inestimvel preo, que tinha dado milhes aos cofres reais; que sacrificara a sua fortuna em bem do Estado e do servio do rei, que por tantas tribulaes e sofrimentos passara, - nos ltimos dias de sua existncia, em vez de recompensa dos seus servios, devia ser punido com a vergonha de um seqestro por haver recebido uma esmola! (1979, p.80).

A canonizao do personagem ntida: ele seria um heri da ptria. O pargrafo foi redigido contrastando o bandeirante dedicado e honrado ao rei injusto; os milhes que acarretou metrpole e a sua pobreza final; a recompensa justa esperada e a punio recebida. A adjetivao corrobora com os fatos apontados, induzindo ao esprito cvico. Somente no nvel espiritual a justia pode prevalecer: Deus que justo

A data do falecimento seguida, 19 de setembro de 1740, a dada por Silva e Souza (id, ibid.). No h notcias ou documentos que a confirmem. Taunay (1975, p.243) prefere o ano de 1738, o que excluiria Bueno da criao de Vila Boa.

e previdente, chamou a vtima sua manso celeste, para preserv-la da dor atroz que sentiria por to desapiedado e profundo golpe! (id, ibid.). Mas a lembrana dos feitos grandiosos tambm poderia redimir tal injustia. Americano do Brasil, no incio do sculo XX, conclamava a tal ao coletiva de homenagem pstuma:

das figuras mais dignas de ser memoradas no dia de hoje, j por ter sido o iniciador da edificao dessa cidade (Gois), j pela importncia de seu papel na histria geral deste Estado. Tendo por sua ousadia reunido novos padres frrica grandeza de Portugal, tendo enfeixado em suas mos as mais altas honras que poderia aspirar, entretanto, Bartolomeu Bueno, no ltimo estgio de sua vida, foi um desprezado, tendo deixado de existir na maior misria (BRASIL, 1980, p.32).

A manipulao dos eventos favorece ao trato heroicizado, ou seja, a histria colocada nestes autores a servio da memria e do presente. A transformao direcionase para a formao de um mito fundador, algo que pertenceria prpria identidade goiana. Como escreveu Dr.Americano, a memria imperecvel de Bartolomeu Bueno (...) h de viver em corao humano enquanto existir o ltimo goiano (id, ibid.).

A HISTRIA NO CORAO

Nesses pargrafos, o mtodo crtico e erudito da historiografia clssica, manifesto em outros trechos das obras citadas, torna-se bastante atenuado. o que acarreta a introduo da histria no corao. Ela, na verdade, no perde sua racionalidade, mas ganha elementos que suplementam os da investigao. A transformao na imagem do segundo Anhanguera demonstrada por meio da historiografia converge com os estudos lingsticos das narrativas mticas e folclricas. Estudos importantes dessa temtica foram feitos pelo russo Vladimir Propp (1970), que tentou identificar as funes9 bsicas dos personagens neste tipo de conto. Comparando com a caracterizao da vida de Bartolomeu Bueno, como tomou forma na historiografia de Gois, encontramos vrios pontos de contato: o nascimento nobre, a aventura fora do conforto do lar, a prova/desafio de encontrar o ouro, a superao e a vitria momentnea, o segundo desafio da administrao, o elemento

A definio de funo neste caso indica a ao de um personagem, definida do ponto de vista de sua significao no desenrolar da intriga (PROPP, 1970, p.31).

coadjutor (o governador) e a vitria final contra o rei mau (simbolicamente na memria social). Contudo, os contos maravilhosos estudados por Propp (1970) no so narrativas histricas. No fim dos contos, o heri deve terminar rico e feliz. Esse no foi o caso de Anhanguera, que morre injustiado. Tal caracterstica nos mitos histricos, aponta-nos Freud, relevante. O criador da psicanlise realizou em Moiss e o Monotesmo (1975) interessantes anlises da memria coletiva judaica, que se pretende enraizada justamente na histria. Alguns elementos colocados por ele e por Propp so comuns (id, p.23-26). Mas considerando a relao das narrativas com a historicidade de modo muito mais enftico, ele analisa melhor os caminhos tortuosos da mitificao. Ela ocorreu com personagens histricos como Moiss, dentro do judasmo, e Jesus, no cristianismo, temas da obra freudiana. Inicialmente, os defeitos e traumas ocorridos seriam apagados pela tradio emergente, do mesmo modo que ocorre na neurose (id, p.91). As extremidades das narrativas so destacadas em detrimento do miolo das sries factuais (p.92). A personagem em heroicizao hipostasiada na figura de um bom pai (p.102). A verdade histrica passa, ento, a funcionar no quadro de um delrio (p.105). Morrer como um mrtir, como um guerreiro injustiado, leva ao remorso coletivo e ao cultivo (ou culto) atravs da tradio reproduzida (p.110). Basta observar o citado raciocnio de Americano do Brasil, segundo o qual Anhanguera morreu para permanecer eternamente no corao goiano. Freud, obviamente, est tratando em seu estudo de fundadores de religies10, mas as intuies histrico-psicolgicas que levanta, cremos, ajudam a refletir sobre a heroicizao do bandeirante em Gois. O carter intrpido, corajoso, aventureiro, sonhador, capaz de lutar pelo enriquecimento, de si e da ptria, confere auto-estima aos herdeiros do fundador. Esse poderoso e amvel pai um modelo de ao, algum a ser imitado socialmente. Por outro lado, tal onipotncia, lembra-nos Freud, desperta o temor e a conseqente noo de limite (id, p.131). Na perspectiva psicanaltica, o temor e admirao so constituintes importantes no campo da religio e no da poltica.

10

Vladimir Propp igualmente aproxima a formao dos contos e as antigas representaes religiosas (1970, p.176).

CONSIDERAES FINAIS

Ao perguntarmos por que a histria do Anhanguera tornou-se a narrativa fundadora de Gois, lanamos, assim, a hiptese pela correlao entre o primeiro representante do Estado e sua posterior reproduo atravs de uma tradio mtica da figura bandeirante. Tanto o Estado quanto a religio, demonstrou Gauchet (1985), possuem essa dvida mtica em seu fundamento. A tradio co-memorativa tenta pagla repetidamente, mas nunca consegue quit-la. Neste sentido, podemos definir melhor o que seria um mito histrico: Uma narrativa geradora de prticas, apropriada por um grupo social, que traveste um conjunto de valores com um conjunto de eventos. Ao chamar a tradicional histria anhanguerina de mito fundador, lembramos o processo de busca das origens, algo que nunca eminentemente histrico. Por qu? Porque esse tempo das origens um tempo reversvel, bem distinto do cronolgico. O espao tambm relativisado, podendo a narrativa ser reatualizada em diferentes contextos (ELIADE, 1992). Tais utilizaes tentam colocar o saber histrico a servio de uma manuteno identitria. Sendo mais uma inflexo que uma reflexo (BARTHES, 1982:139), a funo ideolgica dos mitos bem evidente. Identificamos, neste texto, os traos mticos da histria de Bartolomeu Bueno, o filho, no para destruir algo, mas para trazer aos cidados/as a importante tarefa de deslegitimar os usos conservadores do passado, que intentam eternizar situaes e negar a prpria histria.
ABSTRACT QUADROS, Eduardo Gusmo. Anhanguera: myth and Gois founder. Temporis[ao], Gois, v. 1, n 9, Jan/Dez 2007. The bandeirantes figure has being seen as the societys father in Gois historiography. In this text, we study the ways that the past writing converted them into heroic characters, raising a tradition about its origins and as a result, bringing the historical discourse near the mythological one. Keywords: Bandeirante, Historiography, Identity, Gois

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

a) Fontes Manuscritas a.1 - Arquivo Histrico Estadual de Gois Livros de Cpias das Cartas de Ofcios a ministros... (1735-1751) a.2 - Instituto de Pesquisas e estudos Histricos do Brasil Central

Resgate. Documentos Avulsos da Capitania de Gois, CD-Rom 1 Resgate. Documentos Avulsos da Capitania de So Paulo, CD-Rom 1

b) Fontes Impressas

ABREU, Joo Capistrano. Captulos de Histria Colonial. Braslia: Editora da UnB, 1982. ALENCASTRE, Jos M. P. de. Anais da provncia de Gois. Goinia: SUDECO, 1979. BARTHES, Roland. Mitologias. So Paulo: Difel, 1982. BERTRAN, Paulo (ed.). Notcia Geral da Capitania de Gois. Goinia: SGC, 1997. BOTELHO, Tarcsio Rodrigues (org.) Goinia: cidade pensada. Goinia: Editora UFG, 2002. Brasil, Americano do. Pela Histria de Gois. Goinia: Editora UFG, 1980. Cartas dos governadores de Gois (1724-1736). Revista do Arquivo Histrico Estadual, 2, 1980, pp.3555. CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano (vol.1). Petrpolis, RJ: Vozes, 1996. CHAUL, Nasr F. A construo de Goinia e a transferncia da capital. Goinia: Editora UFG, 1988. CHAUL, Nasr F. Caminhos de Gois. Goinia: Editora UFG, 1997. COELHO, Gustavo Neiva. Gois: uma reflexo sobre a formao do espao urbano. Goinia: Editora da UCG, 1996. ELIADE, Mircea. Mito do eterno retorno. So Paulo: Mercuryo, 1992. FREITAS, Lena Castello Branco F. de. Gois: Histria e cultura. Goinia: Descubra, 2004. GAUCHET, Marcel. Le deschantament du monde. Paris: Gallimard, 1985. HOLANDA, Srgio Buarque. Mones. 3a ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. So Paulo: Unicamp, 1994. NORA, Pierre (dir.) Les Lieux de Mmoire. 2 ed. Paris: Gallimard, 1997. PALACIN, Lus e Moraes, Maria Augusta de S. Histria de Gois. Goinia: Editora da UCG, 1994. RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa (vol.3). So Paulo: Papirus, 1997. TAUNAY, Affonso de E. Histria das bandeiras paulistas (tomo II). 3a ed. So Paulo: Edies melhoramentos, 1975. TELLES, Jos Mendona. Dicionrio do escritor goiano. Goinia: Kelps, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi