Vous êtes sur la page 1sur 10

spectrum

136

AS REDES PRIVADAS E A QUESTO DOS PORTAIS NA INTERNET UM CASO NAS INSTITUIES DE ENSINO
ALESSANDRO MARCO ROSINI* ANGELO PALMISANO**

RESUMO Este artigo discute a necessidade de integrao atravs da comunicao das redes de computadores, e a gesto dos portais utilizados na educao, em instituies de ensino no Brasil, apresentando um modelo de construo e implementao desses ambientes.

Palavras Chave: 1. Portal de informao; 3. Internet; 5. Tecnologia da Informao;

2. Comunicao; 4. Educao; 6. Comunicao.

INTERLIGAO DAS REDES DE COMPUTADORES A interligao de rede de computadores uma necessidade desde o surgimento e princpios dos computadores, no somente nas organizaes, bem como no incio, nas reas cientficas e militares. Vemos hoje e veremos cada vez mais as instituies de ensino se automatizando, buscando a interligao de suas redes internas e as disponibilizando remotamente ao meio externo, com o objetivo de aumentar eficincia interna, tornando-se assim mais eficazes, isto devido prpria necessidade de reduo de custos e integrao maior dos processos, bem como em nveis de segurana, isto , literalmente uma necessidade deste contexto e no um capricho simplesmente. Os economistas chamam network externality (externalidade de rede) o fenmeno observado em redes nos quais as pessoas esto dispostas a pagar mais pelo acesso a redes, quanto mais usurios estas redes possuam. Isso se deve simplesmente
Mestre em Administrao de Empresas e Doutorando em Comunicao e Semitica pela PUCSP, Consultor em Tecnologia e Sistemas de Informao. ** Mestre em Administrao de Empresas e Doutorando em Cincias Sociais pela PUCSP, Consultor em Tecnologia e Sistemas de Informao.
*

spectrum ao fato de que a rede que congrega mais usurios potencialmente mais til, pois permite que os mesmos recursos de comunicao e distribuio de informao possam ser melhor utilizados, pois atingem mais pessoas. No caso de uma intranet, o mesmo tipo de fenmeno acontece: quanto mais pessoas ela puder interligar, mais clientes, parceiros e fornecedores puderem estar integrados em um grande sistema de comunicao, acessando bases de dados e aplicaes em tempo real, mais benefcios a intranet trar um retorno mais rpido do investimento feito pela empresa. Por essa razo, as empresas tm procurado interligar suas intranets, seja com as intranets de empresas coligadas e filiais, mas tambm com as intranets de parceiros, fornecedores e grandes clientes (Embratel, 2001). Para Walton (1994), a tecnologia da informao se traduz nas ferramentas tecnolgicas utilizadas em um determinado meio (sistema), representada a partir da existncia dos softwares, vdeo e teleconferncias, bem como o uso da internet. Na rea de educao hoje, isto uma realidade. Faremos algumas observaes e discusses neste artigo voltado s reas de ensino, onde, no obstante nossas idias possam ser implementadas em outras organizaes de porte. Esta rede de telecomunicaes entre os campi de instituies de ensino, pode ser definido como uma extenso da central telefnica dos campi (voz), permitindo que a comunicao entre os mesmos acontea atravs de uma ligao ramal a ramal e no atravs de uma ligao DDD normal. A interligao da rede de dados pode ser definida como a criao de uma grande intranet entre esses campi, possibilitando assim que os dados sejam transmitidos e/ou acessados de forma direta, rpida e segura por qualquer um dos usurios que tenham suas devidas permisses, melhorando o processo de comunicao como um todo. Na efetivao destes servios, vrios produtos so agregados aos processos internos existentes nestas instituies: Interligaes das centrais telefnicas via ramais (voz); Melhoria do processo de comunicao entre as pessoas; Mensagens eletrnicas (e-mails); Ensino a distncia (EAD); Teleconferncia; Videoconferncia; Entre outros;

137

spectrum Esse canal de comunicao poder ser concretizado, a princpio, de duas formas: utilizando-se a estrutura da internet1, ou atravs de redes privativas. A primeira opo, nos dias atuais no constitui de boa prtica, pois, mesmo que sejam contratados canais de acesso a internet de alta velocidade nos campi, no existe uma garantia de que esta velocidade seja mantida durante os vrios roteamentos possveis que os dados iro sofrer at chegar ao seu destino final. A segunda opo a contratao de um canal ponto-a-ponto entre cada um dos campi, garantindo assim a performance e velocidade necessria. Nesta opo, o acesso internet poder ser centralizado no campus principal da instituio de ensino, ou feito localmente atravs das estruturas atuais existentes de cada campus, observando-se para isso aspectos de segurana, em uma banda garantida de 256 Kbytes no mnimo (como observao, para a vdeo e a teleconferncia precisamos de no mnimo 512 Kbytes de banda de comunicao). A figura abaixo tem a finalidade de demonstrar as possibilidades de interligao das redes:

138

Figura 1. Ilustrao de rede corporativa.

O nome Internet vem de internetworking (ligao entre redes). Embora seja geralmente pensada como sendo uma rede, a Internet na verdade o conjunto de todas as redes e gateways que usam protocolos TCP/IP. A Internet o conjunto de meios fsicos (linhas digitais de alta capacidade, computadores, roteadores, etc) e programas (protocolo TCP/IP) usados para o transporte da informao. A World Wide Web (WWW) apenas um dos diversos servios disponveis atravs da Internet, e as duas palavras no significam a mesma coisa. Fazendo uma comparao simplificada, a Internet seria o equivalente rede telefnica, com seus cabos, sistemas de discagem e encaminhamento de chamadas. A Web, como mais conhecida, seria similar a usar um telefone para comunicaes de voz, embora o mesmo sistema tambm possa ser usado para transmisses de fax ou dados.
1

spectrum

139

SEGURANA A estrutura de segurana torna-se vital para o processo de implementao tanto de servios como informao, bem como de uma necessidade vital, para no estarmos abertos a ataques de hackers de qualquer parte do mundo. O desenho de segurana ideal constitudo pela aquisio, implementao e administrao de segurana por mo-de-obra cada vez mais especializada. Mostramos abaixo, um exemplo de rede e aps, a configurao necessria de segurana atravs de implementao do firewall, um dos mais importantes e conhecidos recursos de segurana das redes internet/intranet. Firewall um computador que atua como um dispositivo de segurana entre uma rede e outra, tipicamente entre uma rede e o resto da internet, tendo como funo a filtragem de pacotes de dados que passam de uma rede para outra, como uma alfndega entre dois pases, determinando o que pode e o que no pode passar entre duas ou mais redes.

Figura 2. Exemplo de rede na internet privativa. Existem vrios softwares de segurana no mercado, tais como dos fabricantes Cisco, Lucent e Firewall 1, onde cada um deles apresenta caractersticas comuns e mais avanadas de proteo. Mostramos na figura abaixo uma ilustrao de segurana utilizando as caractersticas do firewall:

spectrum

140

Figura 3. Software firewall. Modelo de rede de dados com segurana. No obstante, indispensvel que se tenha em mente que os firewalls e demais recursos tecnolgicos de segurana existentes e que se possam implementar (tais como antivrus em todas as estaes da rede, encriptao de e-mails, ou ainda os chamados "firewalls de estao") em uma rede, no resolvem sozinhos todas as ameaas existentes quanto segurana e violao de dados. necessrio que se tenha todo um projeto de segurana e que se estabelea uma poltica, com normas, comportamentos, estratgias de contingncia e backups (inclusive externos), sem falar no aculturamento dos usurios em relao importncia da segurana, para que realmente se tenha um ambiente seguro. O firewall um excelente instrumento tecnolgico, somando o software e o hardware, mas sozinho no consegue resolver todos os problemas. necessrio uma equipe de especialistas treinadas, dispostas e preparadas para atuar quando menos se espera. Hoje em dia, com todos os dados existentes das instituies/organizaes mantidas nos computadores, no podemos errar, estando desprovidos de proteo.

PORTAL DE INFORMAO Para Tapscott (1999), a internet mudar a forma como bens e servios sero vendidos por duas razes: ela tornar-se- um canal de vendas cada vez mais importante e uma poderosssima ferramenta de promoo e propaganda, a qual ajudar na venda de produtos e servios comercializados por outros meios. Para o autor, a internet no pode

spectrum ser comparada com a televiso, pois a mesma basicamente uma forma passiva de entretenimento. A mdia exige uma participao ativa, informada e inteligente do usurio, o que com a televiso no precisa acontecer. Os usurios da internet precisam no mnimo ser alfabetizados e motivados a participao ativa. Habitualmente at agora, os sites das instituies de ensino so constitudos atravs de uma contextualizao somente institucional, abordando tanto as caractersticas de uso via internet pela comunidade exterior, bem como a intranet, atravs do uso pela comunidade interna da instituio acadmica. Sem dvidas, esta abordagem de extrema valia aos usurios, mas urge imediatamente uma reavaliao imediata atravs de uma utilizao mais audaciosa, devido prpria concorrncia existente, crescente e tambm devido prpria globalizao emergente. A este contexto, existem tcnicas recentes de estratgia tanto de marketing, como a da prpria existncia e permanncia no mercado atuante, que so os servios e comrcio eletrnico utilizados na rede mundial da internet. Para Bruner (1998), algumas empresas tm se associado a outras no mundo da internet. Tais parcerias so importantes para as empresas que operam no mundo virtual. Para muitas que atuam tambm no varejo tradicional, Silva (1996), expe que as vendas on-line oferecem as seguintes vantagens quando comparadas ao varejo tradicional: Comodidade de compra: possvel se efetivar a compra em qualquer lugar (casa, trabalho, dentre outros). A pesquisa de preos tambm termina sendo mais cmoda; Maior quantidade de informao sobre o produto: nos anncios tradicionais, feitos pelos outros meios de propaganda no se obtm tantas informaes sobre o item a ser comprado, quando na internet; Respostas mais rpidas s condies de mercado: um exemplo acontece quando a empresa deseja abaixar o preo de um produto para combater o concorrente, ela pode faz-lo em segundos; Reduo de custos de impresso e postagem: atualmente as empresas esto mantendo seus clientes informados sobre ofertas e outras coisas, atravs de boletins enviados via e-mail; Reduo de custos de manuteno: como existe um quadro menor de funcionrios e at mesmo na estrutura fsica da empresa, os custos e despesas so menores. Dependendo do produto comercializado pela empresa, o nmero de funcionrios pode ser bem reduzido, e a estrutura fsica da rede tambm;

141

spectrum Menos discusses com os clientes: o cliente quando realiza uma compra via internet est ciente das dificuldades de troca, e normalmente s efetua a compra quando no tem mais dvidas sobre o produto; Desenvolvimento de relaes duradouras com o consumidor: quando o cliente realiza a compra pela internet, recebe o produto conforme o que pediu, no prazo combinado, no tem o porque no ficar satisfeito ou no voltar a comprar no mesmo site; A criao de um grande portal de informao na educao e de um gerenciador de e-mails corporativo, por exemplo, implica na definio do que a instituio quer oferecer estrategicamente a sua comunidade interna, bem como ao pblico externo, contemplando tanto a abordagem institucional como o B2C e B2B (e-service, o ecommerce e o business to business), contemplando a seguinte estratgia e fases de implementao:

142

F igura 4. Estrat gias de imple menta o do portal de infor mao .

e-educat ion

Digit al B usiness P lace

Fase 01
E -Commer ce E -S er vice

Fase 02
Business Communit y Place

Pblico-alvo: PblicoPr ofessor es + Alunos + Pesquisadores

Pblico-alvo: PblicoComunidade em Ger al

P ara Pierre Lvy (1999), quando o mesmo aborda o contexto da cibercultura como sendo um outro tipo de cultura, onde a mesma vem desconstruir todos os conceitos de saber ou forma de pensar com os quais estamos acostumados, e que estas formas de saber seguem uma linha tradicional-conservadora onde temos algum, ou alguma entidade, sendo representante do saber ou dona deste saber, onde o pblico vai em busca de informaes e estas quando emitidas por tais entidades ou pessoas so consideradas verdades absolutas, o autor discute a necessidade vigente de novas formas de

spectrum conhecimento. Para o autor, necessrio doravante preferir a imagem de espaos de conhecimentos emergentes, abertos, contnuos, em fluxos, no-lineares, que se reorganizam conforme os objetivos ou contextos e nos quais cada um ocupa uma posio singular e evolutiva. Ora, se o indivduo tenta resgatar essa vontade intensa da busca de conhecimento, pode sem dvida alguma efetuar novas formas de relacionamento, tanto em comunicao, como de efetuar uma compra ou venda na internet. O portal de informao, pode e deve contemplar algumas das seguintes caractersticas listadas abaixo, tanto para a comunidade em geral, bem como para professores, alunos e pesquisadores, contemplados na fase 01, mostrados na figura 3: Acesso aos principais sites da rea de educao e do conhecimento, como jornais, revistas, editoras e grandes livrarias; Apresentao eletrnica dos cursos de graduao; cursos de curta durao, extenso, especializao lato-sensu, MBA e Mestrado/Doutorado (strictosensu); Cadastro de visitantes e futuros alunos; links com empresas para a efetivao e facilitao de estgios ao corpo discente; Comrcio eletrnico: Venda de livros, revistas e peridicos; Venda de banners (propagandas e divulgaes); Implementao de leiles; Promoes e convnios; Implementao de fruns e chats para implementao monitorias e dvidas a distncia; Novidades relacionadas com a educao; e-mails corporativos: webmail, como servios de e-mails corporativos disponibilizados a todas as pessoas e a todos os campi; Criao de pastas para: Departamentos; Professores; rea Acadmica; rea Administrativa; Banco de dados interativo (via www): Formulrio de provas, como por exemplo para disponibilizar exerccios do provo (MEC) e avaliaes multidisciplinares;

143

spectrum Formulrio de intenes e inscries para os cursos existentes e novos; Formulrio de pesquisa do perfil dos candidatos; Formulrio de Entre em Contato; Formulrio para teste vocacional; Grade curricular dos cursos com ementas, professores e horrios; Ensino a distncia (EAD); Conferncias; Vdeo/TeleConferncia;

144

Para manter-se uma disponibilizao de informaes e servios semelhantes acima descritos, necessrio a definio de uma estrutura com caractersticas mnimas, conforme descrito abaixo: Software: Efetuar a avaliao de softwares cada vez mais modernos existentes no mercado, na administrao de portais, facilitando assim a performance dos trabalhos que so realizados. Como exemplo, temos o FIRST CLASS; Hardware: Alta performance em I/O; Grande capacidade de disco para armazenamento de texto, imagens e mensagens eletrnicas; Processadores de alta capacidade; Equipamentos com memria suficiente; Manuteno das informaes (contedo): Formao de equipe de profissionais, contemplando as reas de educao, exatas, administrao e marketing, que tenham domnio do uso da tecnologia da informao, com capacidade de identificar e capturar novidades publicadas no mundo e equipe tcnica na rea de desenvolvimento na web, com o objetivo de disponibilizar as informaes no portal, de maneira rpida, gil e segura. Talvez a questo do contedo realmente seja a mais crtica na questo dos portais de informao, pois sem o contedo atualizado e correto, nada se vale a criao e a implementao do mesmo. Fomentar a informao ntegra e relevante o mais importante neste cenrio contido na cultura da internet.

spectrum necessrio contudo, um forte preparo no que tange a questo da infraestrutura interna de comunicao, seja em equipamentos de qualidade e na distribuio correta da tecnologia de redes de computadores e comutadores existentes, bem como dissemos, um forte esquema de segurana (firewall) e de contingncia, tanto na rede de comunicao em banda larga, como nas implementaes de backups e esquemas de utilizao de parque de hardware sobressalente, sem contar com o suporte dos grandes fornecedores de equipamentos, no atendimento e reparo tanto de software como de hardware. Contudo, na fase 02, entramos em uma complexidade maior, onde a questo da cultura do prprio indivduo e da instituio colabora a uma efetivao e uso mais intenso da grande rede de informaes na internet. Enfim, nosso texto procurou exemplificar e demonstrar um pouco a importncia e a necessidade de estarmos caminhando tecnicamente e conceitualmente a uma utilizao mais eficaz das novas tecnologias da informao emergentes e as boas prticas a serem implementadas nas instituies de ensino e em nosso pas.

145

BIBLIOGRAFIA BRUNER, Rick E.; USWEB. NET Results: O Marketing eficaz na WEB. Quark Books, So Paulo, 1998; LVY, Pierre, Cibercultura, So Paulo, Ed. 34, 1999. SILVA, Joo Augusto Ramos. LEPSCH, Srgio Luiz. COSTA, Denise Resende, Varejo competitivo. Atlas, So Paulo, 1996; TAPSCOTT, Don. Gerao Digital. A crescente e irreversvel ascenso da gerao NET. Makron Books, So Paulo, 1999; EMBRATEL. Por que interligar duas intranets http://www.embratel.com.br/internet/tecnologia/aplicacoes/intranet_conect.html Captado em 26 de Fevereiro 2001 - On-line; WALTON, Richard E. O uso de TI pelas empresas que obtm vantagem competitiva, tecnologia de informao. So Paulo, Atlas, 1994.

Vous aimerez peut-être aussi