Vous êtes sur la page 1sur 5

COMENTRIOS DANO MORAL (ASSDIO) Jos Carlos Manhabusco Advogado O princpio da isonomia garantido no diploma constitucional amplo e assegura

a ao indivduo o direito de se insurgir contra a m utilizao que possa ser feita da ordem jurdica, prevenindo o indivduo contra o arbtrio e a discriminao 1. Prescreve a dico do artigo 187 do Cdigo Civil, verbis:
Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

Observa-se pela dico do dispositivo que o instituto do abuso de direito aplicado nas relaes cveis, que tm como pressuposto relaes jurdicas entre iguais. Com efeito, sua aplicao deve ser utilizada com mais fora nas relaes de emprego, onde o hipossuficincia do trabalhador propicia, com mais habitualidade, a prtica de atos abusivos pelo empregador. O ordenamento jurdico brasileiro e as normas internacionais probem ao empregador e a qualquer pessoa a adoo de qualquer prtica que implique preconceito ou discriminao. A Constituio Federal, nos art. 3, IV e art. 5, cabea; e a Conveno n 111 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), de 1958, ratificada pelo Brasil e promulgada pelo Decreto n 62.150, de 19.01.1968, em que se preconizam a eliminao de toda discriminao em matria de emprego e objurgam a atitude. Assim tambm a Declarao da OIT sobre os Princpios e Direitos Fundamentais no Trabalho e seu Seguimento, na qual se reafirmou o compromisso dos Estados-membros, dentre os quais figura o Brasil, de aplicar o princpio da no-discriminao em matria de emprego e ocupao. Nesse sentido tambm a Lei n 9.029, de 13.04.95. Dentre os muitos conceitos doutrinrios, o Dano Moral pode ser visto como: Aquele que diz respeito s leses sofridas pelo
sujeito fsico ou pessoa natural (no-jurdica) em seu patrimnio de valores exclusivamente ideais, vale dizer, no-econmicos. Os danos

morais so os danos da alma, diria o apstolo So Joo. Afirma Pontes de Miranda insero da honra no rol dos direitos da personalidade, e destaca que: A dignidade pessoal, o
sentimento e conscincia de ser digno, mais a estima e considerao moral dos outros, do o contedo do que se chama honra. H direito de personalidade honra, o que faz as leses honra serem atos ilcitos absolutos. O direito honra direito absoluto, pblico, subjetivo.

Ainda, segundo o esclio de Pontes de Miranda, analisando o dano moral em contraposio ao material, "dano no-patrimonial o
que, s atingindo o devedor como ser humano, no lhe atinge o patrimnio"
2

1 2

BASTOS, Celso Ribeiro, Comentrios Constituio do Brasil, 2 vol., Saraiva, 1989. MIRANDA, Pontes de, Tratado de Direito Privado, Rio de Janeiro, Borsoi, 1971, vol. XXVI, pg. 30.

No muito distante a doutrina vem fazendo referncia honra, sob dois aspectos. Do ponto de vista subjetivo, a estima que toda a pessoa possui de suas qualidades e atributos, que se refletem na conscincia do indivduo e na certeza em seu prprio prestgio. No aspecto objetivo, a honra a soma daquelas qualidades que os terceiros atribuem a uma pessoa e que so necessrias ao cumprimento dos papis especficos que ela exerce da sociedade. Desta maneira, dentre os danos suscetveis de reparao, esto os representados pelas atribulaes, mgoas e sofrimentos ntimos, em decorrncia de atos ofensivos honra, dignidade, e imagem, que ocasionam intensa dor pessoal na vtima. Pode afirmar que a dor moral a que mais intensa repercusso produz na estrutura psquica do homem, j que todos os valores dos seres humanos assentam em princpios de ordem moral e espiritual. A dor moral deixa marcas profundas, sendo certo que, inobstante as dificuldades de serem detectadas, exatamente por no se poder avaliar o sentimento interior do ser humano, no se traduz em impossibilidade de reparao, ainda que subjetiva a leso. A regra de que a pessoa normal sinta e sofra com qualquer atitude que arranque da normalidade de sua vida para ativ-la anormalidade. De sorte que, quem arrancado da normalidade de sua vida tem violado um direito e, por conseqncia, sofreu um dano que merece ser reparado. Destaque que as compilaes resumidas acima foram extradas de alguns julgados, cujo tema era Dano Moral. A proteo da dignidade humana, da honra e da imagem do homem est universalmente reconhecida, prevista e garantida na Declarao Universal dos Direitos do Homem, proclamada por Resoluo de n 217, de 10 de dezembro de 1948, pela Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU), estando o Brasil entre os pases signatrios. Vejamos o que dispe seu artigo XII, in verbis:
Art. XII. Ningum ser sujeito a interferncia na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques sua honra e reputao. Todo homem tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques.

Conforme salienta Slvio Rodrigues3, tratando sobre os direitos da personalidade, a preocupao da pessoa humana, contra as agresses do Poder Pblico, antiqssima. O mesmo doutrinador define os direitos da personalidade:
Dentre os direitos subjetivos de que o homem titular, pode-se facilmente distinguir duas espcies diferentes, a saber: uns que so destacveis da pessoa de seu titular e outros que no o so.

E continua. Assim, por exemplo, a propriedade ou o crdito contra um devedor constitui um direito destacvel da pessoa de seu titular; ao contrrio, outros direitos h que so inerentes
3

RODRIGUES, Silvio, Direito Civil, vol. 1, 25 ed., SP, Saraiva, 1995, pg. 82/95.

pessoa humana e, portanto a ele ligados de maneira perptua e permanente, no se podendo mesmo conceber um indivduo que no tenha direito vida, liberdade fsica ou intelectual, ao seu nome, ao seu corpo, sua imagem e quilo que ele cr ser sua honra. Estes so os chamados direitos da personalidade. No Direito positivo brasileiro pode encontrar a reparao do dano moral protegido pela seguinte legislao: Constituio Federal, arts. 1, III e 5, V e X; Novo Cdigo Civil, art. 186; Cdigo Eleitoral, art. 234, 1, 2 e 3; Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes, arts. 81 88; Cdigo de Defesa do Consumidor, art. 6, VII; Estatuto da Criana e do Adolescente, art. 17; Lei dos Direitos de Autor, arts. 25 e segs.; Lei de Imprensa, arts. 49, I, 56 e 244 (revogada); Cdigo de Propriedade Industrial, art. 126. De um modo geral, a doutrina e a jurisprudncia destacam os seguintes fundamentos:
Se o dinheiro no paga, em verdade, o real ou o suposto preo da dor, enseja, vtima, por via indireta, a possibilidade da obteno de algo que, a ela, propicie, pelo menos, a realizao de um desejo que lhe acarrete, talvez, uma sensao maior ou menor de euforia, que venha amenizar suas angstias/aflies ou os seus sofrimentos morais. Reparar, em verdade, o dano moral seria, assim, buscar, de certo modo, a melhor maneira de se contrabalanar, por um meio qualquer, que no pela via, direta, do dinheiro, a sensao dolorosa infligida vtima (ou vtimas) ensejando uma sensao outra de contentamento e euforia, neutralizadora da dor, da angstia e do trauma moral. As tristezas se compensam com alegrias. Os sofrimentos e as angstias se neutralizam com sensaes, contrrias, de euforia e de contentamento. E se tais fatores de neutralizao no se obtm pela via direta do dinheiro (no se pagam tristezas e angstias), pela via indireta, contudo, ensejariam os valores econmicos, que se propiciassem s vtimas dos danos morais, parcelas de contentamento ou euforia neutralizadoras de suas angstias e de suas dores.

Como bem enfatizou o ministro Barros Monteiro, do Superior Tribunal de Justia, em recente julgamento, naquela Corte: ...
basta que tenha havido uma perturbao de ordem psquica na vtima, a perda da tranqilidade e isto prescinde de prova, pois decorre da experincia comum.

Alada em nvel constitucional, o direito a indenizao por danos morais encontra-se amparado nos incisos V e X, do art. 5, da CF/88:
V assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; X so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, asseguradas o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.

Consta na legislao (Novo Cdigo Civil) que:


Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: III o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele. Art. 933. As pessoas indicadas nos incisos I e V do artigo antecedente, ainda que no haja culpa de sua parte, respondero pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos.

Art. 942. Os bens do responsvel pela ofensa ou violao do direito de outrem ficam sujeitos reparao do dano causado; e se a ofensa tiver mais de um autor, todos respondero solidariamente pela reparao.

indenizao ser a mais completa possvel. Prescreve a dico do art. 404 do CC/2002, verbis:
As perdas e os danos, nas obrigaes de pagamento em dinheiro, sero pagas com atualizao monetria segundo ndice oficiais regularmente estabelecido, abrangendo juros, custas e honorrios de advogado, sem prejuzo da pena convencional.

Com enfatizado na doutrina e jurisprudncia: A finalidade da reparao ressarcitria, sancionatria e satisfativa, ou seja, o que se pretende no apenas acarretar uma perda no patrimnio do ofensor, e sim proporcionar uma vantagem ao ofendido para que possa destin-la de forma a satisfazer-se como lhe aprouver, acalmando o sentimento de vingana natural do homem, e ainda, como no poderia deixar de ser, deve a pena tambm possuir um carter exemplar, para que no mais se incida no mesmo erro. sabido que o Brasil utiliza-se do sistema aberto, em que atribui ao juiz a competncia para a fixao do quantum. Nesse sistema leva-se em conta a situao econmica do ofendido e do ofensor, o risco criado, a gravidade e a repercusso da ofensa, a posio social ou poltica do ofendido, a intensidade do nimo de ofender, a culpa ou dolo etc. Em fim, o que o autor da pretenso reclama a reparao pecuniria em virtude de danos morais, no um preo para sua dor (dignidade, intimidade, imagem etc.), mas, apenas, que lhe outorgue um meio de atenuar, em parte, as conseqncias da leso jurdica (no-patrimonial), vez que na reparao dos danos morais ou de perdas e danos, o dinheiro no desempenha a funo de equivalncia, como em regra, nos danos materiais, porm, concomitantemente, a funo satisfatria e a de pena. Veja a orientao jurisprudencial:
22110978 - INDENIZAO POR DANO MORAL. A exposio do autor s situaes humilhantes pela chefia imediata evidencia abuso de direito da empregadora, tornando evidentes o constrangimento e o abalo moral sofridos pelo obreiro na vigncia do contrato de trabalho, situao definida na doutrina e jurisprudncia como assdio moral. Configurado o dano moral de que tratam os incisos V e X do art. 5 da Constituio Federal, a reclamada deve ser condenada ao pagamento da indenizao correspondente, merecendo, inclusive, majorao o valor estabelecido na sentena. Recurso da reclamada no provido e do reclamante parcialmente provido. (TRT 04 R.; RO 00583-2006-021-0400-1; Segunda Turma; Rel. Juiz Hugo Carlos Scheuermann; Julg. 08/08/2007; DOERS 17/08/2007). 22104762 - ASSDIO MORAL. INDENIZAO POR DANO MORAL. A exposio da autora s situaes humilhantes pela chefia imediata, bem como sua sujeio a palavras rspidas evidenciam rigor excessivo da empregadora, tornando evidentes o constrangimento e o abalo moral sofridos pela obreira na vigncia do contrato de trabalho, situao definida na doutrina e jurisprudncia como assdio moral. Configurado o dano moral de que tratam os incisos V e X do art. 5 da Constituio Federal, a reclamada deve ser condenada ao pagamento da indenizao respectiva. Recurso da reclamada no provido e recurso da reclamante a que se d provimento, para majorar o valor arbitrado a ttulo de

indenizao por dano moral. (TRT 04 R.; RO 00315-2005-026-04-00-0; Segunda Turma; Rel. Juiz Hugo Carlos Scheuermann; Julg. 28/02/2007; DOERS 09/03/2007).

40008120 - ASSDIO MORAL. CARACTERIZAO. DANO MORAL. INDENIZAO. O assdio moral visto como uma patologia social, exteriorizando-se como uma doena comportamental, a qual gera graves danos de ordem fsica e psicolgica nas vtimas, inviabilizando o convvio saudvel no ambiente de trabalho. Demonstrado nos autos que as alteraes de funo perpetradas pela reclamada constituram em retaliaes decorrentes das reiteradas ausncias do obreiro para tratamento de sade, tendo elas prolongado-se no tempo, vez que ocorreram seguidamente, por duas vezes, no espao de dois meses e meio; alm de causar dano moral ao empregado, atingindo a sua dignidade humana, porquanto passou de inspetor a inspecionado, de uma posio de destaque 'pior funo existente nos quadros da empresa', bem assim o exps chacotas dos demais empregados, encontra-se caracterizado o assdio moral. certo que decorre do poder diretivo patronal decises que dizem respeito organizao do trabalho, no caso, contudo, a atitude do empregador alm de desnecessria, causou constrangimento e humilhao ao empregado, o que demonstra a extrapolao dos limites do seu poder diretivo, caracterizando ntido abuso de direito, porquanto agiu em desvio da finalidade social para a qual o direito subjetivo lhe foi concedido. Restando provado nos autos o tratamento ofensivo ao obreiro, mister a reparao por danos morais, nos termos do art. 5, inciso X, da Constituio da Repblica. (TRT 23 R.; RO 00138.2007.081.23.00-2; Rel. Des. Paulo Brescovici; DJMT 24/09/2007). 41027481 - ASSDIO MORAL. DANO MORAL. CONSTRANGIMENTO. O tratamento constrangedor que afeta dignidade humana e a valorizao do trabalho, prejudicando o empregado, acarretando-lhe ofensa a sua respeitabilidade, pessoalidade e o seu nome profissional, consubstancia-se em assdio moral, passvel de indenizao. Recurso ordinrio no provido, por unanimidade. (TRT 24 R.; RO 24/2006-81-24-6-0; Segunda Turma; Rel. Des. Nicanor de Arajo Lima; Julg. 25/04/2007; DOEMS 18/05/2007). 23001203 - ASSDIO MORAL. SUJEIO DO EMPREGADO. IRRELEVNCIA DE QUE O CONSTRANGIMENTO NO TENHA PERDURADO POR LONGO LAPSO DE TEMPO. Conquanto no se trate de fenmeno recente, o assdio moral tem merecido reflexo e debate em funo de aspectos que, no atual contexto social e econmico, levam o trabalhador a se sujeitar a condies de trabalho degradantes, na medida em que afetam sua dignidade. A presso sobre os empregados, com atitudes negativas que, deliberadamente, degradam as condies de trabalho, conduta reprovvel que merece punio. A humilhao, no sentido de ser ofendido, menosprezado, inferiorizado, causa dor e sofrimento, independente do tempo por que se prolongou o comportamento. A reparao do dano a forma de coibir o empregador que intimida o empregado, sem que se cogite de que ele, em indiscutvel estado de sujeio, pudesse tomar providncia no curso do contrato de trabalho, o que, certamente, colocaria em risco a prpria manuteno do emprego. Recurso provido para condenar a r ao pagamento de indenizao por danos provocados pelo assdio moral. (TRT 09 R.; Proc. 09329-2002-004-09-00-2; Ac. 005492004; Segunda Turma; Rel Juza Marlene T. Fuverki Suguimatsu; Julg. 18/11/2003; DJPR 23/01/2004).

Vous aimerez peut-être aussi