Vous êtes sur la page 1sur 2

eb

L O

2 3

S A

Agrupamento Vertical de Escolas Lousada Centro Escola EB 2,3 de Lousada A Ano Letivo 2011/2012 CEF Mdulo 13 Textos Expressivos e Poticos

Nome: _______________ Turma: _______________ Data: ___/___/______

Poesia, poeta e poema


1. Poeta: uma criana em face do papel. Poema: os jogos inocentes, Invenes de menino aborrecido e s. A pena joga com palavras ocas, Atira-as ao ar a ver se ganha o jogo; Os dados caem: so o poema. Ganhou.
Adolfo Casais Monteiro

2. Meditando com a cabea entre as mos, Andando longe, longe, com o Pensamento Nas coisas infinitas. O Poeta Dorme a sono solto. Sonha com as coisas mais bonitas.
Sebastio da Gama

4. Todo o tempo de poesia. Desde a nvoa da manh nvoa do outro dia. 3. Que a poesia? Uma ilha Cercada De palavras Por Todos Os lados. Que o Poeta? Um homem Que trabalha o poema Com o suor do seu rosto. Um homem que tem fome Como qualquer outro Homem.
Cassiano Ricardo

Desde a quentura do ventre frigidez da agonia. Todo o tempo de poesia. Entre as bombas que deflagram Corolas que se desdobram. Corpos que em sangue soobram Vidas que a amar se consagram. Sob a cpula sombria Das mos que pedem vingana. Sob o arco da aliana Da celeste alegoria. Todo o tempo de poesia. Desde a arrumao do caos confuso da harmonia.
Antnio Gedeo

5. Os meus versos o que so? Devem ser, se os no confundo, Pedaos do corao Que deixo c neste mundo.
Antnio Aleixo

a poesia, o poema.

L atentamente estes textos. Todos eles remetem para um tema em comum:

poeta, o

2
Arajo

Professora Isabel

Texto 1 1. Transcreve vocbulos que remetam para o carcter ldico da poesia. 2. Indica o(s) sentido(s) que podes atribuir palavra pena. Justifica a tua resposta. Texto 2 3. O poeta um sonhador. Com que sonha ele? 4. Explica o sentido dos versos O poeta/dorme a sono solto. Texto 3 5. O poema d resposta a duas questes essenciais. Transcreve-as. 6. Esclarece o sentido dos seguintes versos um homem/que poema/com o suor do seu rosto

trabalha

Texto 4 7. A composio potica parte da ideia de que Todo o tempo de poesia. Completa o quadro com expresses de conotao positiva e negativa que comprovem a afirmao repetida ao longo do poema. Ideias positivas Ideias negativas Texto 5 8. Refere por que motivo o sujeito potico chama pedaos do corao aos seus versos. Aps a leitura destes poemas, certamente que j tens uma opinio formada sobre o que a poesia. 9.
10.

Apresenta a tua definio.

Com base nestes e outros poemas que conheas, selecciona com um X as afirmaes verdadeiras. Estes textos pertencem ao modo lrico porque: . podem recorrer repetio de palavras, . tm narrador . possuem grande liberdade ao nvel sons, e at de versos completos . a sua finalidade serem representados da construo de frases . tm didasclias . tm ritmo e musicalidade . exprimem uma viso da realidade . utilizam a rima . o sujeito potico, ao cri-los, tem uma . tm personagens grande liberdade ao nvel da escolha do vocabulrio Constri um poema com 10 versos, a partir da tcnica palavra pega palavra, como no exemplo que se segue:
11.

Hoje fiz um poema Poema que fala de paz Paz que existe no mundo Mundo cheio de vida

2
Arajo

Professora Isabel

Vous aimerez peut-être aussi