Vous êtes sur la page 1sur 17

7-Curso de Licenciatura em Enfermagem

Nutrio

Crisanta Portugal

11-LCOOL

LCOOL
As bebidas alcolicas so as que contem lcool na sua composio. O lcool das bebidas alcolicas o lcool ordinrio que tem o nome cientifico de lcool etlico ou etanol ( liquido incolor , voltil a 78,5 o C de sabor ardente, cheiro caracterstico e sem valor nutritivo.

LCOOL
- No um nutriente - Mas fornece energia - Resulta da fermentao dos HC (frutos, cereais e tubrculos) - Molcula - C, H e O

LCOOL
As bebidas contm diferentes teores de lcool Podem distinguir-se em dois grandes grupos, de acordo com a quantidade de lcool e o seu processo de fabrico.

TIPOS DE BEBIDAS
Bebidas alcolicas fermentadas
So obtidas a partir da fermentao de aucares constituintes dos frutos como por exemplo a Frutose e a Glicose, por aco de microorganismos chamados LEVEDURAS (fermentao). Obtm-se a partir de frutos,
cereais, tubrculos e cactos.

TIPOS DE BEBIDAS
Bebidas alcolicas destiladas So obtidas atravs da destilao (bagao, vinho frutos) dando origem a bebidas com maior percentagem de lcool: Brandy, Aguardente, Wisky, Gin, Vodka etc.

TIPOS DE BEBIDAS
GRADUAO o volume, em percentagem, de lcool etlico por litro de bebida e exprime-se em graus. Isto significa que: -1 litro de vinho tem 12 o = 12% ou 0,12 l ou 120 ml de lcool. -1 litro de cerveja a 6 o = 6% ou 0,06 l ou 60 ml de lcool. -1 litro de aguardente de 50 = 50% ou 0,5 l ou 500 ml de lcool

Alcoolmia
Alcoolmia - como o resultado da dosagem do alcool etlico na circulao sangunea com seus resultados traduzidos em gramas ou decigramas por litro de sangue examinado. Assim, quando se fala de uma alcoolmia de 0,5g/l o mesmo que dizer que 0,5 g de lcool por litro de sangue. ( taxa max de lcool permitida de 0,49)

ABSORO
Inicia-se no estmago (30%), por difuso passiva, logo aps a ingesto, estando completamente absorvido ao fim de 15 a 20 minutos se consumido isoladamente e ao fim de 3 horas (no mximo), se consumido simultaneamente com alimentos.

ABSORO

- A alcoolmia mx. atinge-se entre 30-60 min. aps a ingesto.

METABOLIZAO
- D-se quase na totalidade no fgado (90-95%) por aco de uma enzima lcool desidrogenase - que o transforma em acetaldedo. - 5-10% excretado - rins, pulmes, pele, saliva - sem metabolizao.

- Etanol - permanece na circulao at o fgado completar a metabolizao, e vai exercendo a sua aco lesiva - crebro, corao, rins, pncreas.

TOXICIDADE

TOXICIDADE
-Acetaldedo - acumula-se, provocando perturbaes bioqumicas e metablicas (Hepatite, Cirrose, Deficincias de vitaminas).

TOXICIDADE
- Afecta o crebro (alterando a sntese dos neurotransmissores e permeabilidade das membranas): reduz a coordenao de movimentos, interfere na capacidade de discernimento, alivia ansiedade e encoraja a desinibio.

TOXICIDADE
- Provoca desidratao:
< a produo da hormona antidiurtica, > dbito urinrio, vasodilatao - > libertao de calor.

ALCOOLISMO
Alcoolismo Agudo/ Embriaguez

Alcoolismo Crnico

ALCOOLISMO AGUDO
Uma ingesto nica de grande quantidade de bebidas alcolicas, por exemplo, num dia, os efeitos do lcool dependem da sua concentrao no sangue do indivduo e da sua aco sobre o sistema nervoso central e os outros rgos.

ALCOOLISMO AGUDO
Podem constituir efeitos imediatos da intoxicao aguda ou embriaguez, um conjunto de perturbaes fsicas e mentais, como excitao psquica, euforia, diminuio da tenso e ansiedade, podendo evoluir para falta de crtica, da coordenao motora e do equilbrio e posteriormente nuseas, vmitos, taquicardia, confuso, sono profundo, coma e eventualmente a morte

EMBRIAGUEZ ALCOLICA
sndrome psicorgnica caracterizada por um elenco de perturbaes resultante do uso imoderado de bebidas alcolicas. um conjunto de manifestaes psiconeurossomticas produzido pela intoxicao etlica aguda, de origem episdica e passageira, e realado por manifestaes fsicas, neurolgicas e psquicas.

10

EMBRIAGUEZ ALCOLICA
As manifestaes fisicas traduzem-se por: congesto da face e das conjuntivas, taquicardia, taquipnia, naseas, vmitos, etc. As manifestaes neurolgicas esto ligadas ao equlibrio, marcha, coordenao motora e aos reflexos. As manifestae psquicas alterao do humor, do senso tico, da ateno, do curso do pensamento, da memria, entre outros.

ALCOOLISMO CRNICO
A ingesto excessiva habitual de bebidas alcolicas, muitas vezes em pequenas doses, mas repetidas ao longo do dia, vai mantendo uma alcoolizao permanente do organismo e uma situao de intoxicao alcolica crnica, doena alcolica ou alcoolismo crnico.

11

ALCOOLISMO CRNICO
Desta forma existe um efeito txico contnuo sobre os rgos do corpo, que provoca graves alteraes fsicas, por exemplo: gastrites, lceras, falta de apetite, vmitos, cirrose heptica.

ALCOOLISMO CRNICO
sintomas neuro-musculares (formigueiros, adormecimento dos dedos, cimbras, dores e cansao musculares, tremores das mos); doenas cardiovasculares e do aparelho respiratrio; tambm alteraes mentais e psicolgicas como sejam dificuldades de raciocnio, perda de memria, irritabilidade, depresso, delrio alcolico, etc.

12

ALCOOLISMO
O alcoolismo ou Sndrome de Dependncia do lcool, hoje uma das doenas com consequncias fsicas e sociais mais danosas. Afecta o fsico, o emocional, o espiritual, a famlia, amigos, social, financeiro, profissional. responsvel tambm pelo elevado nmero de homicdios, suicdios, acidentes de trabalho e de viao.

Falsos Conceitos

O lcool aquece... o lcool faz com que o sangue venha do interior do organismo superfcie da pele, dando a sensao de calor, mas esta deslocao do sangue provoca uma perda de ca1or interno, prejudicando o funcionamento de todos os rgos.

13

Falsos Conceitos
o lcool mata a sede...
a sensao de sede significa necessidade de gua. Quando se toma uma bebida alcolica, uma considervel quantidade de gua, que faz falta ao organismo, sai pela urina, aumentando assim a necessidade de gua no organismo, logo a sede...

Falsos Conceitos
o lcool d fora... o lcool tem uma aco excitante, que disfara o cansao do trabalho fsico ou intelectual intenso, dando a iluso de voltarem as foras, mas, depois, o cansao a dobrar, porque gastou energias ao ser queimado no fgado.

14

Falsos Conceitos
o lcool ajuda a digesto e abre o apetite... o lcool faz com que os movimentos do estmago sejam muito mais rpidos e os alimentos passem para o intestino sem estarem devidamente digeridos, dando a sensao de estmago vazio. O resultado a falta de apetite e o aparecimento de gastrites e de lceras.

Falsos Conceitos
o lcool um alimento... O lcool no um nutriente porque produz calorias inteis (vazias) para os msculos e no serve para o funcionamento das clulas. Contrariamente aos verdadeiros nutrientes ele no ajuda na edificao, construo e reconstruo do organismo.

15

Falsos Conceitos
lcool um medicamento... exactamente o contrrio de um medicamento, provoca apenas uma excitao e anestesia passageira que pode abafar durante algum tempo, dores ou sensao de mal-estar, acabando por ter consequncias ainda mais graves.

INGESTO RECOMENDADA
- Grvidas, lactantes, crianas e adolescentes no devem consumir, (devido ao efeito nocivo
sobre o organismo desenvolvimento). em

16

INGESTO RECOMENDADA
- Adulto saudvel - pode consumir no mx. 1 copo de vinho s refeies.

FIM

17

Vous aimerez peut-être aussi