Vous êtes sur la page 1sur 20

2

AGRADECIMENTO
A Deus por ter concedido o dom da vida. A meus pais por terem me proporcionado um estudo de qualidade durante toda a minha vida acadmica, e por ter me ensinado os valores fundamentais para a convivncia em sociedade. A meus patres Jos Albecir e Erondina Albuquerque, por terem me permitido realizar este estgio em sua empresa. A meu gerente e amigo, Cleyton Dutra, por ter me ensinado muito do homem profissional que sou. A todos que direta ou indiretamente contriburam para esse relatrio.

SUMRIO

INTRODUO .................................................................................................................... 4 1. CONTEXTUALIZAO DA ORGANIZAO........................................................................ 1 2. ADMINISTRAO GERAL ................................................................................................ 4 2.1 Planejamento ............................................................................................................... 5 2.2 Organizao ................................................................................................................. 6 3. RECURSOS HUMANOS COMPORTAMENTAL ................................................................... 1 4. RECURSOS HUMANOS FERRAMENTAS ........................................................................... 1 4.1 Recursos Humanos Gerais e Planejamento .................................................................... 5 4.2 Recrutamento e Seleo ............................................................................................... 6 4.3 Treinamento e Desenvolvimento .................................................................................. 5 4.4 Carreira, Salrio e Benefcios ......................................................................................... 6 5. MARKETING................................................................................................................... 1 6. ADMINISTRAO DA PRODUO .................................................................................. 1 7. ADMINISTRAO DE SERVIOS ...................................................................................... 1 8. CONCLUSO .................................................................................................................. 1 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS....................................................................................... 1 ANEXOS ............................................................................................................................ 1

INTRODUO Relatrio elaborado aps estgio supervisionado no Supermercado

Moranguinho em Pacajus CE. Onde se pode observar como funciona toda a estrutura administrativa e operacional de um supermercado de mdio porte, encontrando histria, cultura, planejamentos, aspectos dos colaboradores entre muitas outras. Motivos considerveis que levaram a realizao desse trabalho foram, por o estagirio j trabalhar na empresa, por ele admirar seus patres e ser mais cmodo, pois j saberia de vrias informaes a cerca da empresa.

1. CONTEXTUALIZAO DA ORGANIZAO O Supermercado Moranguinho foi fundado no dia 05 de julho de 2003, pelo senhor Jos Albecir da Silva, que desde novo j trabalhava no ramo comercial com seu tio Jos Maria, com o passar do tempo decidiu montar sua prpria loja, que se chamava Mercadinho So Francisco, localizado em sua residncia, no bairro Buriti em Pacajus. A primeira loja do Supermercado Moranguinho foi instalada no Centro da mesma cidade, onde possui tima localizao no comercio local. Comeou com uma pequena loja e a cada ano foi aumentando suas instalaes. O Moranguinho conhecido na regio pela grande variedade de produtos onde se pode encontrar do alimento ao brinquedos e utilidades domesticas. Em anexo tem a logomarca do Supermercado. Hoje o Supermercado Moranguinho possui duas lojas em Pacajus e uma filial na cidade de Cascavel, com projetos para abrir mais uma filial na cidade de Chorozinho. A administrao de todas as lojas fica concentrada na matriz, onde so feitas todas as negociaes de compras. O Supermercado conta com cerca de 180 funcionarios distribudos em todas as lojas. Ele possui uma marca forte e respeitada na regio, tem um amplo trabalho de divulgao da marca em diversos meios de comunicao local. Em 2006 Sr. Albecir decide fazer parte de uma rede de supermercados, a Max Rede, com a qual amplia sua viso de mercado e leva para sua empresa mais tecnologia, modernidade e competitividade junto a outros gigantes da regio. Em 2010 o Supermercado sofre uma grande mudana fsica, passa por uma reforma de ampliao na rea de venda de 700m 2 para 1200m2, trocando toda sua estrutura de frigorifico, frente de loja e parte de suas gndolas, possibilitando ao cliente e aos colaboradores um espao mais amplo e confortvel. De acordo com Djalma de Oliveira (2007, p. 81), Misso a determinao do motivo central do planejamento estratgico, ou seja, a determinao de onde a empresa quer ir e de sua razo de ser. Misso: Oferecer elevado nvel de satisfao aos nossos clientes, atravs da variedade de produtos, preos competitivos e atendimento diferenciado,

proporcionando um ambiente familiar e garantindo a excelncias nas relaes com nossos clientes e fornecedores.
Viso, [...] decorrente das pessoas representativas da empresa e deve identificar os limites que essas pessoas conseguem enxergar, dentro de um perodo de tempo mais longo e da abordagem mais estratgica e ampla possvel, para os negcios, produtos e servios da empresa. (DJALMA DE OLIVEIRA, 2007, P. 76)

Viso: Ser a melhor alternativa em supermercados do comrcio varejista regional e crescer com a abertura de duas novas lojas at 2012, investindo no desenvolvimento dos nossos colaboradores, processos, tecnologias e na valorizao da cultura local.
Valores, no contexto estratgico, devem representar, principalmente, os princpios e as questes ticas que a empresa deve respeitar e consolidar ao longo do tempo e que tenham forte influncia no seu modelo de gesto. (DJALMA DE OLIVEIRA, 2007, P. 76)

Valores: Pessoas, Organizao, Higiene, Honestidade, Humildade, Parceria, Cidadania, Preo Justo. O Supermercado Moranguinho investe em treinamentos e palestras para seus funcionrios e desenvolve trabalhos na reduo de sacolas plsticas reutilizando as caixas de papelo, que chegam com mercadorias para embalar compras na entrega em domicilio. Todos os anos o Supermercado no Dia das crianas e no Natal faz doaes de brinquedos para as crianas carentes da regio; alm de fazer doaes para instituies religiosas.

2. ADMINISTRAO GERAL 2.1 PLANEJAMENTO Os objetivos do Supermercado Moranguinho para curto prazo ser o maior em variedades de produtos e o melhor em atendimento da regio. Para mdio prazo padronizar suas lojas e construir um Centro de Distribuio junto a loja matriz. E para longo prazo a implantao de filiais nos municpios vizinhos, porem o grupo j conta com uma nova loja na cidade de Cascavel, inaugurada no dia 17 de fevereiro de 2011, conta tambm com um projeto em andamento de abrir uma loja na cidade de Chorozinho. Todos os projetos so elaborados por um grupo de gestores liderados pelo Senhor Jos Albecir, no qual todos os colaboradores esto empenhados a fazerem parte desse crescimento.
Planejamento estratgico uma metodologia administrativa que permite estabelecer a direo a ser seguida pela empresa, e que visa ao maior grau de interao com o ambiente, no qual esto os fatores externos ou no controlveis pela empresa. (REBOLAS DE OLIVEIRA, 2010, 73)

Os planejamentos da empresa so elaborados em reunies dos gerentes de cada departamento com o diretor Sr. Jos Albecir, onde so acordados todos os detalhes a serem trabalhado. Aps decidido, autorizado e colocados em pratica os projetos so acompanhados pessoalmente pelo senhor Jos Albecir. 2.2 ORGANIZAO A loja matriz do Supermercado Moranguinho conta com um prdio de 1.200m 2 de espao de venda, com depsitos devidamente separados por setores e um centro administrativo, financeiro e de tecnologia da informao de onde so controladas todas as outras lojas do grupo. O espao de venda dividido em cinco setores: frente de loja (onde encontra-se recepo, caixas, logstica de entrega e guarda volumes), salo(onde encontra-se as sesses de venda com os produtos), frigorifico, horti-fruti e padaria. Os depsitos so divididos por setores (Biscoitos, perfumaria, limpeza seca, limpeza molhada, cereais,...) Cada setor da empresa possui seu gerente no qual fica responsvel para interagir com os outros gerentes para que a loja venha a desenvolver por completo, um ajudando o outro.

2.3 CONTROLE
A informao produzida por um sistema de controle de ser encaminhado o mais rapidamente possvel ao tomador de decises, para que ao corretiva ou de reforo possa ser posta em prtica a tempo de produzir os efeitos esperados. (MAXIMIANO, 2003, P. 329).

So feitas reunies mensais com os lideres de cada setor para a elaborao de metas e avaliao dos indicadores de desempenho. Mensalmente so feitas avaliaes sobre o desenvolvimento da empresa, analisando faturamento e volume de vendas, para a partir da ser tomada decises para a melhoria do ponto de venda; contando tambm com auditorias internas feita por um funcionrio especializado para isso. H um acompanhamento interno, feito pelo Sr. Jos Albecir em cada setor, para que ele fique por dentro de cada acontecimento.

3. RECURSOS HUMANOS COMPORTAMENTAL O Supermercado Moranguinho possui um modelo administrativo misto, um pouco democrtico e ao mesmo tempo autocrtico, pois o Sr. Jos Albecir ao tomar decises escuta sugestes e conselhos de seus colaboradores e seus gerentes. Todas os lideres do supermercado possuem liberdade para agir conforme as normas e cultura da empresa, porem em relao a decises relacionadas a projetos tem que serem avaliadas e liberadas pelo diretor. Os cargos so parcialmente delegados, existem os cargos fixos, exemplo: digitador no CPD, operadora de caixa, entre outros. Existem os funcionrios que substituem outros em caso de falta ou folga: como repositores, embaladores e operadores de caixa.
A Administrao por Objetivos (APO) um mtodo no qual as metas so definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades so especificadas para cada um em funo dos resultados esperados, que passam a construir os indicadores ou padres de desempenho sob os quais ambos sero avaliados. (CHIAVENATO, 2003, p. 228)

Mensalmente so feitas reunies com todos os colaboradores e o Sr. Albecir, para ele saber como esto seus funcionrios. No final de cada ano entregue uma cesta de natal para cada colaborador. Os funcionrios possuem um lao de amizade muito grande dentro e fora do local de trabalho, eles se tratam como se fosse da mesma famlia. Os colaboradores tomam para se a responsabilidade do servio bem feito, no importando qual o setor. Com isso acontecem alguns conflitos de desentendimento. Dentro do refeitrio possui um mural, no qual o RH divulga os aniversariantes do ms, noticias pertinentes relacionadas ao Supermercado e mensagens de motivao. Segundo Maximiano ( 2008, p. 233), Motivao para o trabalho um estado psicolgico de disposio, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta.. O Recursos Humanos (RH) est sempre elaborando e disponibilizando palestra e cursos, para motiva e qualificar seus colaboradores. Algumas das empresas fornecedoras do Supermercado disponibilizam treinamentos relacionados

10

a atendimento ao cliente. No dia do aniversrio de algum funcionrio, lida uma mensagem na radio interna pelo locutor e entregue um presente comprado pelos colaboradores.

11

4. RECURSOS HUMANOS FERRAMENTAS 4.1 RECURSOS HUMANOS GERAIS E PLANEJAMENTO O RH do Moranguinho trabalha para qualificar e preparar os colaboradores para um crescimento maior da empresa, seguindo os planejamentos de desenvolvimento. O Departamento de Pessoal (DP), juntamente com o RH, utilizam um software de controle de ponto, onde registrada a carga horria, faltas e frias de cada colaborador. Foi compre um relgio de ponto digital, porm ainda no est funcionando. O Centro de Processamento de Dados (CPD) disponibiliza outro software para o controle de adiantamentos, folha de pagamento, cadastro e descrio de cargos. As atividades so distribudas conforme vo aparecendo s necessidades de cada setor. Fazendo com que o RH faa a seleo de candidatos para ocupar a vaga, atendendo a demanda por pessoal. 4.2 RECRUTAMENTO E SELEO Anteriormente as contrataes eram feitas pelo o Sr. Jos Albecir atravs de indicaes dos funcionrios. Havia uma entrevista com o funcionrio e o gerente da sesso, na qual estava necessitada. O tempo de treinamento era aproximadamente de uma semana, se o candidato demonstrasse aptido pelo servio era imediatamente contratado, caso contrario era feita uma nova seleo. Com o rpido crescimento do Supermercado e um clima interno conturbado, resolveu contratar um gestor. Hoje a atual gestora de RH e psicloga, Luciana Maciel, est elaborando um programa de formao de lideranas, mas ainda no colocou nada em pratica. As lideranas so tratadas e qualificadas de diferentes formas, adequando cada uma em seu setor. Os lideres de cada setor so responsveis tambm pelos seus subordinados tendo que responder por eles perante o RH e ao diretor. Em casos de punio e gratificaes para os funcionrios, os lideres devem informar diretamente ao diretor, pois mesmo contando com esses gerentes o Sr. Albecir que se manter

12

informado de tudo que acontece com cada um de seus colaboradores e ele conhece e fala com cada um deles. O Recursos Humanos (RH) do Supermercado foi recm implantado, a cerca de um ano e meio. O RH utiliza o SINE e de recebimento de currculos, entregues na recepo do Supermercado, para recrutamento de candidatos. Esses currculos so arquivados por qualificaes para futuras necessidades. Os funcionrios podem indicar algum para participar de uma seleo.
Cada empresa e cada situao de trabalho oferecem s pessoas um conjunto de incentivos o prprio trabalho, o ambiente e recompensas materiais e psicolgicas, como prmios e o reconhecimento pelo bom desempenho. (MAXIMIANO, 2003, P. 242).

H muita dificuldade para encontrar pessoas qualificadas para a rea administrativa, h um bom numero de candidatos, mas poucos so os que possuem experincias e qualificaes. O processo de recrutamento e seleo dura aproximadamente uma semana, podendo ser prolongado dependendo do cargo. Os cargos que possuem maiores dificuldades so os administrativos, pois so cargos que lidam com as informaes da empresa. Luciana faz uma seleo nos currculos disponveis, separando por cargos e qualificaes, logo aps liga para o candidato vir para uma entrevista de seleo e testes psicolgicos, na qual so escolhidos os candidatos para o teste pratico no local de trabalho, logo aps escolhido o que melhor desempenhar o trabalho. Sempre que disponibilizada uma vaga no administrativo, dada preferncia a seleo interna, caso no encontre um colaborador compatvel com o cargo, a que feita a seleo externa. 4.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Segundo Chiavenato (2003, p. 351), Treinamento e doutrinao. A organizao treina e condiciona nas pessoas os critrios de deciso que ela pretende manter..

13

Os treinamentos so feitos atravs de palestras, textos e cursos rpidos definidos pelo RH. Esses treinamentos so divididos por setores, conforme as necessidades. Os fornecedores parceiros do Supermercado disponibilizam para nossos colaboradores palestras com prletores reconhecidos nacionalmente. Ao termino de cada palestra aplicado questionrios para avaliar o aproveitamento,

disponibilizando esse resultado ao fornecedor. 4.4 CARREIRA, SALRIO E BENEFCIOS. Os cargos so elaborados e definidos pelos lideres e a Luciana, definindo os trabalhos a serem efetuados, carga horria, salrio, folgas e fardamento. Est sendo elaborada uma melhor descrio de cargos e atividades, para que possa ser feito um levantamento e controle de todos os funcionrios e seus respectivos cargos, com seus deveres e direitos devidamente informados na hora da contratao. A avaliao de desempenho feita pelos lideres e repassada a gestora de RH, que desenvolve atividades e treinamentos especficos para cada setor. O Supermercado no possui um plano de carreira, porm disponibiliza para os colaboradores oportunidades de crescimento dentro da empresa, como percebido entre os funcionrios de confiana, que muitos deles j foram funcionrios de cargos operacionais e hoje ocupam cargos de liderana. De acordo com Chiavenato (2003, p. 334), Os fatores responsveis pela satisfao profissional das pessoas so totalmente desligados e distintos dos fatores responsveis pela insatisfao profissional. Os salrios so calculados segundo o mercado e por suas qualificaes, consultando os supermercados participantes da Max Rede. Dependendo do desempenho do funcionrio ele recebe uma gratificao junto com o pagamento mensal. O planejamento de folha de pagamento feito pelo DP e depositado no banco pelo departamento financeiro. O pagamento liberado mensalmente at o quinto dia til de cada ms, nas contas dos funcionrios na Caixa Econmica

14

Federal. O colaborador pode solicitar adiantamento do salrio entre os dias 10 e 20 de cada ms. O Moranguinho disponibiliza desconto em plano de sade, gratifica mensalmente o colaborador por desempenho. Os funcionrios possuem um grande relacionamento de respeito e amizade entre se, e com livre acesso a Luciana que escuta e aconselha cada funcionrio que chega para ela com seus problemas no trabalho e em casa.

15

5. MARKETING Segundo Maximiano (2008, p. 8), O objetivo bsico da funo de marketing estabelecer e manter a ligao entre a organizao e seus clientes, consumidores, usurios ou pblico-alvo. O Supermercado Moranguinho no possui uma equipe de marketing elaborada, porem trabalha muito bem sua marca com o comando direto do Sr. Albecir. Possuindo um vasto campo de atuao e divulgao da marca. O Moranguinho elabora encartes semanais, mensais e especiais em datas comemorativas, com grandes ofertas. Os encartes semanais possuem dias da semana para cada departamento, na segunda e tera-feira entra em vigor as ofertas de frutas e legumes, quarta e quintafeira as ofertas de carnes, peixes e frios, na sexta-feira a super oferta do frango abatido e no sbado e domingo o final de semana sem lei, colocando em oferta alguma carne e bebida. Os encartes mensais so elaborados com o maior cuidado e ateno pelo Sr. Albecir, para que nenhuma informao mal colocada venha degrenir a imagem da empresa. Esses encartes tem validade estrategicamente elaboradas nos dias de movimento, que so os dias de pagamento dos funcionrios da cidade, durando cerca de 12 a 15 dias. Possuem certo de 120 itens, abrangendo todas as sesses com ofertas chamativas. Os preos so devidamente verificados na hora da compra por um funcionrio de confiana e com grande conhecimento de mercado, precificando atravs de margem estipulada e relao a produtos de maior preferncia levado em considerao os preos da concorrncia. O Supermercado possui um locutor que divulga a ofertas, promoes e novidades dentro da loja no horrio de maior movimento e em carro de som nas localidades juntamente com a entrega de encartes. Possui parceria com emissoras de radio e televiso da regio, com divulgao da marca e programa fixo semanal em uma especifica emissora de radio local. Dispe tambm de um cartazista fixo que elabora e padroniza todos os cartazes de ofertas distribudos dentro da loja.

16

O Supermercado Moranguinho alm de aceitar diversas bandeiras de cartes de credito, tambm possui carto de credito prprio, proporcionando ao cliente maior credito e facilidade de pagamento na hora da compra, fazendo com isso uma fidelizao do cliente ao supermercado. O Moranguinho possui um grande diferencial em relao a outros supermercados da regio, ele possui dois nibus e um micro-nibus que so enviados a localidades mais distantes para buscar clientes e deixar os clientes de localidades e povoados vizinhos que no tem condies de se deslocarem at o supermercado, sem nenhum custo adicional. De acordo com Chiavenato (2003, p.432), Com a internet, as organizaes esto se concentrando no modelo digital de fazer negcios: compram, vendem, pagam, informam e se comunicam com esse novo ambiente. Recentemente foi criado o site do Supermercado, que disponibiliza as ofertas, historia do grupo, fotos das lojas e muita informao relacionada ao comercio. Todos esses trabalhos de divulgao so conferidos diretamente pelo Sr. Albecir.

17

6. ADMINISTRAO DA PRODUO LOGSTICA Segundo Ballou (2008, p. 23), Logstica empresarial associa estudo e administrao dos fluxos de bens e servios a da informao associada que os pe em movimento. A Logstica de compra e estocagem elaborada pelo comercial, juntamente com o Centro de Processamento de Dados (CPD) e o recebimento. O comercial efetua a compra atravs das informaes fornecidas pelo CPD, como: data da ultima compra e venda; custo e quantidade vendida nos ltimos trs meses. O recebimento se responsabiliza pela qualidade do produto que est entrando na loja, pela sua estocagem e se est conforme foi pedido, que tem como gerente Mateus. Os depsitos esto sempre cheios para que no venha faltar mercadoria e so devidamente organizados por setores. Os dias de compra so de segunda a quintafeira, e feito um controle de vendedores por ordem de chegada, com entrega de fichas. Ao chegar vez de cada vendedor, ele atendido pela funcionaria responsvel pelo comercial, Vanderleia Bento e pelo Sr. Jos Albecir, que faz questo que todas as compras passem pelo conhecimento dele; logo aps o vendedor se dirige ao CPD para digitar o pedido no sistema, esse pedido vai para o recebimento, para que na chegada da mercadoria o recebedor possa saber o que foi pedido.
Ter excelente planejamento para disponibilizar produtos e servios para os clientes no garante que os objetivos logsticos sero cumpridos. Estes planos devem ser colocados em ao e seus desempenhos devem ser continuamente monitorados. (BALLOU, 2008, p. 334)

A Logstica de sada de mercadoria controlada pela gerente de frente de loja, Socorro Nogueira, que cuida de como embalada e armazenada a mercadoria para entrega nas motos e carros. O Supermercado possui 7 motos e 4 carros para a entrega das mercadorias, tem uma abrangncia de uma ares de 50 km 2, sendo mais um diferencial do Supermercado.
Como impossvel conhecer exatamente a demanda futura e como nem sempre os suprimentos esto disponveis a qualquer momento, deve-se acumular estoque para assegurar a disponibilidade de mercadorias e minimizar os custos totais de produo e distribuio. (BALLOU, 2008, p. 204)

18

Os estoques so separados por setores muito bem divididos, para que no venha a misturar mercadorias de naturezas diferentes, podendo ocasionar percas. Foi contratado recentemente mais um funcionrio para controlar os estoques, esse novo colaborador responsvel pelo almoxarifado, manuteno dos estoques e percas e avarias.

19

10. ADMINISTRAO DE SERVIOS O local de venda padronizado pelas gndolas de exposio dos produtos, balces de atendimento no frigorifico, padaria e recepo, exposio dos check-outs e geladeiras abertas nos frios e bebidas. O frigorfico, horti-fruit e a padaria seguem rigorosamente as normas da vigilncia sanitria, cumprindo com todas as exigncias do rgo inspetor. Um dos servios disponibilizados pelo Supermercado a venda de garrafes de 20 litros de gua. Os pedidos so recebidos pelo telefone e entregue no domicilio do cliente sem custo adicional. O sistema de venda nos caixas fornece todas as informaes para a gestora de frente de loja, Socorro Nogueira, para que possa ser resolvido qualquer problema e reclamao dos clientes. Os colaboradores do Supermercado esto empenhados a desenvolver um servio de atendimento de qualidade, pois uma das caractersticas do Moranguinho que o diferencia dos outros da regio o atendimento personalizado e de qualidade. Para a entrega das compras dos clientes o Supermercado tem a disposio vrias bicicletas cargueiras, oito motos, uma Sprinter, uma Towner Jr, uma chevroler C20, uma Ford F350, uma Ford F250 e uma Mercedes 710. Possui tambm duas Ducato, dois micronibus e um nibus para o transporte de clientes que moram em localidades distantes. O Supermercado disponibiliza um carto de crdito prprio da loja para os clientes, o Moranguinho Card. Os clientes ao fazerem o cadastro para o carto, a disposio R$ 120,00 de limite de crdito na hora do cadastro e at 40 dias para o pagamento. Est a disposio dos clientes um cadastro interno para compras em promissrias, onde controlado o limite de credito e informaes dos clientes, como: documentao, endereo e data de aniversrio, pelo sistema de informtica de vendas e administrativo.

20

CONSIDERAES FINAIS O Supermercado Moranguinho possui uma equipe de colaboradores envolvidos para o crescimento continuo da empresa, elaborando estratgias e projetos para melhorar o atendimento ao cliente. Os gerentes esto todos em unio para um crescimento ordenado para os prximos anos. A marca possui um grande valor na regio, pois leva a populao menos favorecida a oportunidade de se alimentar bem por custos reduzidos. Podendo melhorar nas aes de marketing, montando um setor especifico.

21

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BALLOU, Ronald H. Logstica empresarial: transporte, administrao de materiais e distribuio fsica. Ronald H. Ballou; traduo Hugo T. Y. Yoshizaki. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2008. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao: uma viso abrangente da moderna administrao das organizaes. 7. ed. rev e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introduo a administrao. 7. ed. rev. e ampl. 2. reimp. So Paulo: Atlas, 2008. REBOUAS DE OLIVEIRA, Djalma Sobrinho.

Vous aimerez peut-être aussi