Vous êtes sur la page 1sur 12

Teste Intermdio de Biologia e Geologia Verso 1

Teste Intermdio

Biologia e Geologia
Verso 1
Durao do Teste: 90 minutos | 18.05.2011 11. Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso do teste. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla, de associao/correspondncia e de ordenao. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. Para responder aos itens de associao/correspondncia, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica cada elemento da coluna A e o nmero que identifica o nico elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenao, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado do teste.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 1/ 12

GRUPO I
Deteco Ssmica do Ncleo Lunar Tcnicas sismolgicas indicam que a Lua pode ter um ncleo semelhante ao da Terra. Num estudo da NASA, designado Apolo Ssmico Passivo, utilizaram-se dados recolhidos durante a poca das misses Apolo, fornecidos por quatro sismgrafos colocados entre 1969 e 1972, que permaneceram em funcionamento e que registaram actividade contnua da Lua at finais de 1977. Renee Weber, investigadora principal e cientista da NASA, refere que foram aplicadas metodologias utilizadas na sismologia terrestre, relativas velocidade das ondas ssmicas P e S, cujo registo, para a Terra, est representado na Figura 1. Tendo por base as variaes da densidade da Lua e as variaes da velocidade de propagao das ondas P e S no interior da Lua, representadas na Figura 2, os investigadores concluram que na Lua existem camadas internas com composio e estado fsico diferentes entre si. Os cientistas admitem agora que a Lua tem um ncleo interno slido rico em ferro e um ncleo externo fluido, tambm de ferro. Em torno deste ncleo externo pode existir uma camada parcialmente fundida, na qual parecem existir elementos leves, como enxofre e oxignio.
Baseado em www.nasa.gov (consultado em Janeiro de 2011)

Figura 1
Baseado em Plummer et al., Physical Geology, 2005

Figura 2
Baseado em R. Weber et al., Seismic Detection of Lunar Core, Science Express, 2011

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 2/ 12

Na resposta a cada um dos itens de 1 a 3, seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Tendo em conta a velocidade das ondas P e S, a zona da Terra situada aproximadamente a 100 km de profundidade corresponde transio entre a (A) litosfera e a astenosfera. (B) crosta e o manto superior. (C) crosta e a astenosfera. (D) litosfera e o manto superior.

2. Tendo em conta a variao do comportamento das ondas P e S, a zona da Lua situada a 1400 km de profundidade corresponderia, na Terra, descontinuidade de (A) Mohorovicic, que separa a crosta do manto superior. (B) Gutenberg, que separa o manto inferior do ncleo externo. (C) Mohorovicic, que separa o manto inferior do ncleo externo. (D) Gutenberg, que separa a crosta do manto superior.

3. A Lua um satlite que apresenta (A) uma atmosfera densa na qual predomina o vapor de gua. (B) mares lunares em que predominam basaltos. (C) feldspatos que conferem tonalidade escura aos continentes. (D) uma camada espessa de rochas sedimentares.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 3/ 12

4. Faa corresponder cada um dos elementos utilizados em sismologia expressos na coluna A respectiva designao, que consta da coluna B. Escreva, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(a) Ponto superfcie, localizado na vertical do foco ssmico. (b) Parmetro que avalia os efeitos de um sismo. (c) Ponto a partir do qual ocorre a propagao de energia ssmica. (d) Instrumento que regista as vibraes do solo. (e) Parmetro que avalia a energia libertada na origem de um sismo.

(1) Amplitude (2) Epicentro (3) Hipocentro (4) Intensidade (5) Isossista (6) Magnitude (7) Sismgrafo (8) Sismmetro

5. Explique de que modo a variao de densidade e a variao de velocidade de propagao das ondas S, verificadas aos 1400 km de profundidade na Lua, permitem concluir da existncia de um ncleo externo com uma composio qumica e com um estado fsico diferentes dos da camada parcialmente fundida.

6. Explique, de acordo com os dados fornecidos, a existncia na Terra de uma zona de sombra para as ondas P.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 4/ 12

GRUPO II
O El Nio e a Populao de Iguanas Marinhas de Santa Cruz Galpagos A iguana marinha, Amblyrhynchus cristatus, uma espcie endmica das Galpagos que se alimenta de algas no mar e que est adaptada a viver em zonas costeiras. Estudos cientficos mostraram que o evento meteorolgico El Nio Oscilao Sul, de interaco oceano-atmosfera, provoca impactos negativos na fauna das ilhas Galpagos. Assim, as iguanas parecem ser mais abundantes nos anos de La Nia (anos de guas marinhas frias e maior disponibilidade de algas verdes e vermelhas) e menos abundantes nos anos de El Nio (anos de guas marinhas quentes e menor disponibilidade de alimentos). Estes factos justificaram a implementao de um programa de monitorizao promovido pela Fundao Charles Darwin, para obter informao cientfica sobre o efeito do El Nio na populao de iguanas marinhas e sobre a recuperao desta populao nos anos seguintes. No mbito do referido programa, foi realizado um estudo, que incidiu na parte Sul da ilha de Santa Cruz. A rea em estudo teve uma extenso de 6,1 km, dividida em estaes com 100 m cada uma. O trabalho de campo foi feito no ltimo dia de cada ms e consistiu na contagem do nmero de iguanas marinhas localizadas a uma distncia at 8 m de cada um dos lados do trajecto definido. Foram feitas contagens, nos segundos semestres dos anos de El Nio (1997 e 1998) e de La Nia (2001 e 2002), cujos resultados relativamente abundncia mdia de iguanas marinhas, nas estaes, constam da Figura 3.

Figura 3
Baseado em A. Llerena et al., Abundancia de Amblyrhynchus cristatus en El Nio (97-98) y La Nia (01-02) en Santa Cruz, Galpagos, Ecologa Aplicada, 2004

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 5/ 12

Na resposta a cada um dos itens de 1 a 5, seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1. O objectivo principal da investigao referida foi avaliar o (A) efeito das interaces oceano-atmosfera nas populaes de algas verdes e vermelhas. (B) impacto da dieta alimentar na populao de iguanas marinhas. (C) efeito de alteraes ambientais na populao de iguanas marinhas. (D) impacto do fenmeno El Nio na populao de algas da zona em estudo. 2. Os resultados obtidos para os anos de La Nia podero ser devidos a uma (A) diminuio do nmero de presas. (B) menor quantidade de algas. (C) subida da temperatura da gua. (D) maior disponibilidade de alimentos. 3. Os resultados da investigao revelam que a abundncia mdia de iguanas marinhas (A) diminui mais de 50% entre Setembro de 2001 e Setembro de 2002. (B) aumenta mais de 50% entre Novembro de 2001 e Novembro de 2002. (C) diminui mais de 50% entre Julho de 1997 e Julho de 1998. (D) aumenta mais de 50% entre Outubro de 1997 e Outubro de 1998. 4. Uma possvel explicao para a diminuio da abundncia de Amblyrhynchus cristatus, descrita no texto, est relacionada com (A) o aumento de matria orgnica disponvel e a consequente diminuio do catabolismo. (B) o aumento de matria orgnica disponvel e o consequente aumento do catabolismo. (C) a diminuio de matria orgnica disponvel e a consequente diminuio do catabolismo. (D) a diminuio de matria orgnica disponvel e o consequente aumento do catabolismo. 5. Na iguana marinha, a digesto das algas (A) acontece de forma progressiva, ao longo do tubo digestivo. (B) origina macromolculas que so absorvidas ao longo de uma cavidade corporal. (C) gera resduos que so eliminados atravs da nica abertura do tubo digestivo. (D) ocorre no interior de organitos celulares que contm enzimas digestivas. 6. Mencione o ms e o ano em que foi registado o menor nmero de iguanas marinhas.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 6/ 12

GRUPO III
A Evoluo dos Felinos Os primeiros carnvoros semelhantes a felinos apareceram no Oligocnico, h aproximadamente 35 M.a. As actuais espcies de felinos (subfamlia Felinae) tiveram origem no final do Miocnico e tornaram-se numa das mais bem sucedidas famlias de carnvoros, habitando todos os continentes, excepto a Antrctica. Compreender a sua evoluo e estabelecer uma nomenclatura taxonmica consensual tem sido um processo complexo devido, entre outros aspectos, ao rpido e recente processo de especiao, a um incompleto registo fssil e presena de caractersticas pouco distintivas na dentio e no esqueleto das diversas espcies. Na Figura 4, est representada uma proposta de explicao de uma equipa de investigadores para a evoluo dos felinos actuais, que resultou de anlises de fragmentos de genes de diversos cromossomas e de genes de mitocndrias (22 789 pares de bases) e de 16 calibraes fsseis. Determinaram-se 8 linhagens principais derivadas de, pelo menos, 10 migraes intercontinentais (de M1 a M10) facilitadas pela ocorrncia de flutuaes no nvel do mar.

Figura 4
W. Johnson et al., The Late Miocene Radiation of Modern Felidae: A Genetic Assessment, Nature, 2006

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 7/ 12

Na resposta a cada um dos itens de 1 a 5, seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1. A classificao apresentada para os felinos (A) racional e filogentica. (B) racional e natural. (C) prtica e natural. (D) prtica e filogentica. 2. A anlise da proposta apresentada pela equipa de investigadores permite inferir que (A) a linhagem do gato da Baa dever apresentar maior nmero de estruturas homlogas comuns com a linhagem do leopardo do que com a da espcie ancestral C. (B) a linhagem da pantera a mais recente das linhagens de felinos representadas, pois foi a que divergiu h mais tempo de um ancestral comum. (C) a linhagem do leopardo e a linhagem do gato domstico tm maior proximidade filogentica do que a linhagem do leopardo e a linhagem do puma. (D) a linhagem do lince representada por um conjunto de espcies que tm um elevado nmero de estruturas anlogas comuns. 3. A anlise da proposta apresentada pela equipa de investigadores permite inferir que as migraes (A) se iniciaram h, pelo menos, 8 milhes de anos. (B) M9 e M10 foram responsveis pelo aparecimento dos felinos em frica. (C) permitiram a disseminao dos felinos por todos os continentes. (D) M2 e M4 ocorreram em simultneo. 4. O material gentico utilizado no estudo tinha na sua constituio (A) ribose e uracilo. (B) ribose e timina. (C) desoxirribose e timina. (D) desoxirribose e uracilo. 5. O ovo ou zigoto de um felino divide-se por (A) mitose, originando uma cria com caritipo igual ao dos seus progenitores. (B) mitose, originando uma cria com caritipo diferente do dos seus progenitores. (C) meiose, originando uma cria com caritipo igual ao dos seus progenitores. (D) meiose, originando uma cria com caritipo diferente do dos seus progenitores. 6. Explique de que forma as migraes intercontinentais dos felinos e o isolamento das populaes foram influenciados pelas sucessivas alteraes climticas.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 8/ 12

GRUPO IV
As Bacias Hidrogrficas na Madeira As caractersticas naturais da ilha da Madeira so muito favorveis a movimentos de detritos e a cheias repentinas, que constituem uma ameaa segurana de pessoas e bens: bacias hidrogrficas com um tempo de resposta relativamente curto; cursos de gua com elevado declive; zonas muito montanhosas; vales encaixados e grande quantidade de material slido, facilmente mobilizvel. Estas caractersticas, representadas na Figura 5, num territrio com pouca disponibilidade de reas planas, conduzem frequente utilizao urbana e industrial em terrenos com elevado perigo de enxurradas, de deslizamentos ou de outras instabilidades de carcter geolgico. Na sequncia de um evento desta natureza que ocorreu em 2010, uma equipa pluridisciplinar desenvolveu um estudo em bacias hidrogrficas de vrias ribeiras, com os objectivos de avaliar e caracterizar os riscos associados a este tipo de fenmenos e de definir linhas orientadoras de proteco das populaes. Geologicamente, a rea em estudo caracteriza-se pela existncia de trs complexos gneos: complexo de base, com depsitos de piroclastos, brechas vulcnicas e escoadas lvicas, intersectado, em alguns pontos, por uma densa rede filoneana; complexo intermdio, constitudo por escoadas lvicas baslticas, com mais de 500 m de espessura, cobrindo toda a ilha; complexo superior, formado por aparelhos vulcnicos, cones de escrias e depsitos piroclsticos.
Baseado em AAVV, Estudo de avaliao do risco de aluvies na ilha da Madeira, 2010

Figura 5
Baseado em G. Carvalho, Geologia, Morfognese e Sedimentognese, 1996

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 9/ 12

Na resposta a cada um dos itens 1 e 2, seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Na zona representada na Figura 5 com um X, os sedimentos so (A) bem calibrados e angulosos. (B) mal calibrados e angulosos. (C) bem calibrados e arredondados. (D) mal calibrados e arredondados.

2. Admitindo que o Princpio da Sobreposio se aplica na regio em estudo, a rede filoneana (A) anterior s brechas vulcnicas e posterior aos cones de escrias. (B) posterior s brechas vulcnicas e anterior aos cones de escrias. (C) anterior s brechas vulcnicas e posterior s escoadas lvicas baslticas. (D) posterior s brechas vulcnicas e posterior s escoadas lvicas baslticas.

3. Faa corresponder cada uma das rochas sedimentares caracterizadas na coluna A respectiva designao, que consta da coluna B. Escreva, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(a) Rocha detrtica grosseiro.

consolidada

de

gro

(1) Areia (2) Argila (3) Calcrio (4) Calcrio conqufero (5) Carvo (6) Conglomerado (7) Sal-gema (8) Travertino

(b) Rocha detrtica no consolidada de gro mdio. (c) Rocha biognica carbonatada. (d) Rocha constituda essencialmente por halite. (e) Rocha detrtica no consolidada de gro fino.

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 10/ 12

4. Ordene as letras de A a E de modo a reconstituir a sequncia cronolgica dos acontecimentos relacionados com os processos de formao de rochas sedimentares detrticas. Escreva, na folha de respostas, apenas a sequncia de letras. A. Meteorizao B. Diagnese C. Deposio D. Eroso E. Transporte

5. Relacione o elevado risco geolgico na ilha da Madeira com o tempo de resposta das bacias hidrogrficas e com o declive do terreno.

FIM

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 11/ 12

COTAES GRUPO I
1. 2. 3. 4. 5. 6. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 8 pontos 8 pontos 8 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 54 pontos

GRUPO II
1. 2. 3. 4. 5. 6. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 5 pontos 45 pontos

GRUPO III
1. 2. 3. 4. 5. 6. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 15 pontos 55 pontos

GRUPO IV
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 8 pontos 8 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 46 pontos

TOTAL .........................................

200 pontos

TI de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 12/ 12

Vous aimerez peut-être aussi