Vous êtes sur la page 1sur 13

SUPERVISO DE ENFERMAGEM

Universidade Castelo Branco Planejamento e gesto em Enfermagem Prof. Claudia Anglica

CONCEITO DE SUPERVISO
um processo dinmico e democrtico de integrao e coordenao dos recursos humanos e materiais, numa estrutura organizada, visando alcanar objetivos definidos em um programa de trabalho, mediante o desenvolvimento de pessoal.

TRAJETRIA HISTRICA DE UM
SUPERVISOR
O foco era obter o mximo do rendimento dos funcionrios, sendo indiferente as necessidades de cada um. Carter punitivo e fiscalizador. Mudana para um papel de orientador e facilitador no ambiente de trabalho.

DEFINIO DO MINISTRIO DA SADE


um processo educativo e contnuo, que consiste fundamentalmente em motivar e orientar os supervisionados na execuo de atividades com base em normas, a fim de manter elevada a qualidade dos servios prestados.

Funes do supervisor
Caracterizao da clientela atendida; Identificao das necessidades de assistncia de enfermagem; Planejamento e desenvolvimento das aes de enfermagem; Avaliao da qualidade da assistncia de enfermagem oferecida; Previso e proviso de recursos materiais e humanos; Identificao das necessidades de treinamento e atualizao dos funcionrios;

FUNES DO SUPERVISOR
Orientao e avaliao dos funcionrios; Planejamento, execuo e avaliao dos programas de desenvolvimento de pessoal; Elaborao, implantao e avaliao de normas e rotinas de enfermagem; Promover integrao e estratgias de motivao do pessoal de enfermagem; Estabelecimento, utilizao e avaliao de mtodos de trabalho.

ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUPERVISO


Planejamento.

Execuo.

Avaliao.

PLANEJAMENTO DA FUNO SUPERVISO


O planejamento compreende desde a percepo de uma necessidade de ao at a deciso quanto ao que ser feito, por quem e quando. Envolve aes como:identificao das necessidades, definio das prioridades, descrio dos objetivos, definio do perodo de tempo, descrio das atividades a serem realizadas para o alcance dos objetivos.

EXECUO DA FUNO
SUPERVISO
Utilizao de mtodos ,tais como: plano de superviso, cronograma e/ou roteiro. Avaliao peridica das atividades programadas; Reformulao do plano sempre que for indicado

AVALIAO DA FUNO SUPERVISO


A avaliao deve ser contnua e ao final do processo, onde devem ser analisados os resultados obtidos, fornecendo subsdios para o aperfeioamento.

DIFICULDADES ENCONTRADAS
Filosofia institucional e de enfermagem que no enfatiza a importncia do desenvolvimento pessoal e do respeito e ajuda mtua. Poltica de trabalho centralizadora, autoritria e tarefista. Inadequao de recursos materiais e humanos. No valorizao das especialidades e preferncias. Mudanas de escalas frequentes.

SITUAES GERADORAS DE ESTRESSE


Despreparo do supervisor; Sobrecarga de atividades; Falha na avaliao de desempenho; Recusa a solicitaes de frias, folgas e remanejamentos; Transferncia de turnos, clnicas, folgas e frias sem consulta prvia; Envolvimento na problemtica da clientela; Problemas de relacionamento com colegas e superiores;

MTODOS E INSTRUMENTOS DE
SUPERVISO
Entrevistas; Observao direta com registro adequado; Anlise das atividades do pessoal de enfermagem; Anlise dos dados estatsticos; Reunio para discusso;Demonstrao de novos mtodos de trabalho; Traar metas a curto, mdio e longo prazo.

Vous aimerez peut-être aussi