Vous êtes sur la page 1sur 7

PESQUISA

UM RETRATO DAS GRANDES, MICRO E PEQUENAS


sebastian julian/ istockphoto

28
EXCELNCIA EM GESTO

Raio X da tica no setor empresarial

Para cumprir uma de suas metas de atuao, o Comit de tica Empresarial da FNQ promoveu duas pesquisas: uma com dirigentes de 25 grandes organizaes, realizada pelo Ibope, e outra com representantes de 989 Micro e Pequenas Empresas, as MPEs, feita pelo Senac-RS. Nos dois cenrios, o objetivo foi detectar o estgio da conduta tica na rotina das organizaes no Brasil. Confira os resultados.

PESQUISA

MUITO AlM DO DISCURSO


O processo de criao de uma cultura da tica nas grandes organizaes segue com fora e comea a sair dos cdigos de conduta e programas de compliance para a prtica no dia a dia.

PERFIl DA PESQUISA
OBjETIvO Identificar a viso de empresrios sobre o conceito de tica em geral e tica empresarial, investigando sua percepo sobre procedimentos e aes afirmativas no cotidiano das empresas Qualitativa, face a face, com entrevistas em profundidade 25 presidentes ou diretores de grandes empresas janeiro e fevereiro de 2010 Os mais variados, do automotivo construo civil, de sade a telecomunicaes, do farmacutico siderurgia Regio Sudeste

METODOlOGIA AMOSTRA PERODO SETORES ECONMICOS SEDE DAS EMPRESAS

Se o processo de discusso, implantao e consolidao de um comportamento tico nas grandes empresas no Brasil mais ou menos recente, ele chegou para ficar. E veio com toda a fora. Esta uma das concluses da pesquisa qualitativa realizada pelo Ibope com 25 empresas selecionadas entre as classificadas como Maiores e Melhores pela revista Exame e apresentada no 18 Seminrio Internacional em Busca da Excelncia, promovido em junho pela FNQ. Os resultados so positivamente surpreendentes e fornecem muitos subsdios, tanto para orientar como para reorientar o processo mediante o qual as grandes empresas assumem um cdigo de conduta e operam de fato com transparncia e responsabilidade social. Na percepo dos entrevistados sobre o mundo corporativo em geral, o padro de conduta atual das empresas heterogneo, mas reflete um momento de ruptura, de transio para a mudana de paradigma. Trata-se de uma cultura que est se instalando, desejvel para alguns e questo de sobrevivncia para outros, comenta Nelson Marangoni, diretor-executivo do Ibope Solution. No basta parecer tico, preciso de fato ser tico, disse um dos entrevistados. A frase sintetiza o quanto as empresas esto perseguindo um autntico comportamento tico real, e no virtual ou marqueteiro. Como disse outro entrevistado, no h jeito certo de fazer a coisa errada.

Um aspecto que a pesquisa captou o que se pode chamar de transcendncia, ou seja, os dirigentes dessas empresas, embora no percam de vista o lucro como condio essencial de sobrevivncia, acreditam que preciso ir alm. A empresa deve ter tambm como objetivo a busca pela sustentabilidade em suas vertentes econmica, ambiental e social, contribuindo para o aperfeioamento da sociedade e o desenvolvimento do Pas. uma revelao da pesquisa da maior importncia, at pela relao que faz com outro resultado: ao argumentar sobre as principais motivaes da prtica tica, os executivos usam como referncia muito mais a presso externa do mercado e da sociedade e as exigncias de sustentabilidade do que uma vocao interna. No contraponto desta aparente distncia entre discurso e prtica, eles identificam uma nova gerao de gestores com uma cultura tica j internalizada e atribuem liderana o papel de inspirar e dar substncia aos programas, como modelos a ser seguidos. Mas no basta ser um lder visionrio. Essa postura fundamental no incio do processo, mas a continuidade exige a implementao de uma cultura da tica a longo prazo, com vida prpria e independente de seus criadores. Nesse mesmo sentido, no bastam Cdigos de Conduta. Eles so importantes balizadores, mas nada substitui o bom senso, a sensibilidade e a autovigilncia, resume Marangoni. Veja a seguir as principais concluses da pesquisa.

Os principais vetores de conduta tica nas corporaes, segundo a pesquisa, so: o compromisso dos funcionrios e dirigentes, e a palavra empenhada na observncia dos cdigos da empresa (compliance); a noo de transparncia acima de tudo (nada a esconder); a transcendncia, em que se acredita que preciso ir alm do lucro, gerando valor para a sociedade e contribuindo para o desenvolvimento do Pas.

Os participantes da pesquisa acreditam que a tica aponta para uma prtica, um comportamento orientado por normas e princpios de conduta, acordados como corretos pela sociedade em geral e pelas empresas, em particular. Os princpios da tica, para eles, so regidos pelas noes de justia, transparncia, integridade e dignidade. Sobre a diferena entre tica pessoal e tica empresarial, os executivos acreditam que o conceito permeia a conduta do indivduo em todos os mbitos de relacionamento, seja ele pessoal ou social (e profissional). Segundo eles, difcil separar o que convico de foro ntimo do que a simples observncia de cdigos de conduta vindos de fora. Neste ponto, a pesquisa mostra um paralelo que os respondentes fazem entre tica e honestidade, em que a pessoa se orienta por esta ou outra inclinao. Ou seja, no h meio termo. Contudo, eles mostram confiana na possibilidade de aprendizado e aperfeioamento do comportamento adequado.

30
EXCELNCIA EM GESTO

PESQUISA

FOTOGRAFIA
Os empresrios entendem que a tica no um adereo para a empresa ficar bonita na foto. Ela tem de ser uma prtica de gesto. vrios citam a identidade de valores e coerncia entre discurso e prtica como razes para atrelar seu projeto profissional s organizaes onde trabalham. Os entrevistados expressam a percepo de que o padro de conduta das empresas heterogneo e que tambm uma cultura que apenas est se instalando. Grandes empresas e grupos globalizados estariam na ponta do processo, em razo da presso global e local, interna e externa empresa, da fiscalizao e da internet como observatrio do comportamento.

ECOSSISTEMA
Segundo os relatos da pesquisa, h uma tendncia crescente de vincular a submisso aos princpios ticos da organizao para a continuidade de contratos de trabalho com funcionrios e outros stakeholders. Algumas percepes foram detectadas: h uma intolerncia clara contra os infratores e a prticas como assdio moral e sexual. Os entrevistados identificam as principais vulnerabilidades na relao com os fornecedores, porque no h vnculo de obrigatoriedade, e nos colaboradores, que so passveis de falhas humanas, entre outros fatores. Para a soluo, apostam em treinamento, aprendizado e mudana de mentalidade.

A gesto da tica, a ambiental e a social so, para os empresrios entrevistados, responsabilidades inseparveis e at indistinguveis.

GESTO
Para os entrevistados, tica nos negcios uma das prioridades da empresa. Eles acreditam que a gesto responsvel deve, necessariamente, incorpor-la como fundamento. Apesar de muitas dessas empresas ainda no terem disseminada plenamente uma cultura tica, praticamente todas tm pelo menos um documento formal, seja um cdigo de conduta, de compliance ou de tica mesmo. rara a presena de uma rea especfica para a gesto da tica e o mais comum a formao de um comit, geralmente formado pela alta diretoria, reas de RH e jurdica. A pesquisa indica ainda que a iniciativa de criar instncias ou documentos de conduta partem quase sempre de cima e de fora para dentro do ambiente corporativo, surgindo comumente como um pacote tico quase pronto para os funcionrios, vindo da matriz ou da alta direo. Na maior parte das vezes, a rea de RH ou outras subordinadas a ela so fontes de consulta em casos de dvidas sobre o cdigo de conduta. Os gestores tambm exercem a funo de esclarecer dvidas, receber denncias e garantir a aplicao dos cdigos de conduta ou compliance. H nfase na cultura de valores institucionais, para que o conhecimento no fique concentrado nas lideranas, gerando descontinuidade pelo turn over. So poucos os casos entre os entrevistados de uma hot line na matriz para denncias annimas.

Em sntese, os entrevistados mencionam cinco fatores motivadores para a instalao de uma cultura tica nas empresas: a competio do mercado, que impulsiona para a constante superao; o compromisso com a sustentabilidade, com a perenidade; a presso das redes sociais, com poder de boicotar condutas reprovadas; a globalizao, que impe padres normativos, nivelados pelos mercados mais desenvolvidos; a ampliao das conscincias, com a cultura tica exercendo fator de atratividade na reteno de talentos.

Rotina de divulgao e atualizao dos Cdigos de Conduta e Compliance Todo novo funcionrio recebe treinamento presencial ou online Por determinao de ISO, os funcionrios precisam confirmar a certificao Os comits de tica se renem periodicamente ou sempre que houver necessidade Usualmente, as empresas organizam workshops e seminrios para os nveis gerenciais No h uma rotina de atualizao constante dos cdigos, embora algumas organizaes faam isso anualmente

32
EXCELNCIA EM GESTO

mediaphotos/ istockphoto

PESQUISA

CRIANDO CUlTURA
Os dirigentes acreditam que obedecer legislao no suficiente. necessrio discutir amplamente os cdigos de conduta e internalizar as normas no cotidiano da empresa. Alguns mencionam que uma das mais fortes barreiras para isso so os fatores culturais relacionados ao carter ambguo do brasileiro, que se expressa, por exemplo, na lei de Gerson (levar vantagem em tudo), nos deslizes da classe poltica, no segregacionismo do voc sabe com quem est falando? e na oscilao entre a compaixo e a justia, presente no senso comum do aos amigos tudo, aos inimigos a lei. Pegando carona nessa plasticidade da cultura do jeitinho, os entrevistados propem tirar proveito da abertura moral do brasileiro, para construir relaes ticas genunas, com bom senso e fugindo do radicalismo do politicamente correto. Defendem a punio dos desvios de forma exemplar, mas com grandeza, justia e sabedoria. Assim, acreditam, ser possvel fazer da empresa um lugar onde os homens de bem desejaro trabalhar, comprar, cultuar, guardar na memria e nos afetos.

RUMO ExCElNCIA
Apesar de operarem em ambiente muitas vezes adverso tica, as Micro e Pequenas Empresas, as MPEs, esto dispostas a dar exemplos de boa conduta. E j relacionam o comportamento responsvel ao sucesso empresarial.
Responsveis por 20% do PIB brasileiro, as MPEs geram 57,1% dos empregos formais e tm uma capilaridade na economia que vai do agronegcio indstria, do comrcio aos servios. Das cerca de 5,8 milhes de empresas registradas de todos os portes, 99% so micro ou pequenas, segundo o Anurio do Trabalho nas MPEs divulgado em setembro de 2010 pelo SEBRAE. O estudo mostra ainda que 53% delas atuam no comrcio, 32,2% no setor de servios, 11% na indstria de transformao e 3,8% na construo. Estima-se, contudo, que a representatividade dos pequenos empreendedores na economia formal, atualmente, seja ainda maior, pois os nmeros mais novos datam de 2008.

marylb/ istockphoto

34
EXCELNCIA EM GESTO

A PARTIR DA OPINIO DOS ENTREvISTADOS* POSSvEl IDENTIFICAR QUATRO ESTGIOS EM QUE AS GRANDES EMPRESAS PODEM ESTAR EM RElAO TICA:
NO TICAS INICIANTES lEGAlISTAS CONvICTAS burlam a lei comeam a se preocupar seguem risca as normas e a legislao
deeppilot/ istockphoto

tica h muito incorporada e j presente no DNA da empresa, que busca padres de excelncia
*As organizaes participantes da pesquisa, segundo os entrevistados, enquadram-se nos perfis Legalistas ou Convictas.

PESQUISA

PERFIl DA PESQUISA
MTODO Questionrio estruturado com questes fechadas Micro e Pequenas Empresas 28/04/2010 a 21/05/2010 Nacional 989 empresas (de um conjunto de aproximadamente 15 mil MPEs endereadas) via web seus princpios e valores. Mas neste mbito do comportamento que tambm surge a sada para ganhar competitividade por meio da postura tica, e as MPEs esto percebendo que o investimento na conduta gera resultados, avalia. No toa que 74,9% dos entrevistados acreditam que conduta tica sempre traz resultados tangveis, como lucro e reconhecimento por parte do mercado e da sociedade. Para 44,2% dos respondentes, na maioria das vezes, as empresas preocupam-se em ter uma postura tica na gesto dos negcios, devendo considerar as dimenses da sustentabilidade, um dos temas transversais aos Critrios e Fundamentos da Excelncia em Gesto da FNQ. So resultados animadores. At porque a trajetria das MPEs na consolidao de uma tica acontece dentro de um ambiente em certa medida adverso. Ao mesmo tempo em que o Brasil convive com ilhas de excelncia na questo tica, tanto no setor pblico quanto no privado, a sociedade brasileira ainda tolerante com comportamentos no ticos e isso influencia os negcios. H sinais de que essa tolerncia comea a diminuir, mas ainda h muito por fazer. Confira a seguir os principais resultados da pesquisa com as MPEs. PBlICO PERODO DE COlETA ABRANGNCIA AMOSTRA REAlIzAO

Embora enfrentem adversidades de todo tipo, de problemas de gesto falta de capital de giro, que fazem 59,9% delas morrerem em at quatro anos, elas tm um papel da maior importncia tanto no mbito econmico quanto no social. Um dos aspectos mais interessantes dessas empresas que, embora sejam vizinhas de suas similares informais, elas valorizam a tica. Segundo pesquisa realizada pelo Senac-RS a pedido do Comit de tica Empresarial da FNQ, com 989 dessas MPEs de todas as regies do Brasil (de um conjunto de aproximadamente 15 mil MPEs endereadas), 79% delas dizem que a tica estratgica para os negcios. A pesquisa revelou tambm que, para estas empresas, a tica no apenas um conjunto de princpios tericos traduzidos num elenco de normas de conduta. principalmente uma conduta internalizada e cotidiana, embora 73% dos entrevistados afirmem ser preponderantemente praticada de maneira informal. Ariel Fernando Berti, gerente da Assessoria de Planejamento do SENAC-RS, acredita que a pesquisa reforou uma percepo de que as relaes ticas entre as empresas esto diretamente determinadas pelo ambiente competitivo. A desenfreada competio conduz, muitas vezes, as empresas a abrir mo de

TIPO DE EMPRESA: 92% das empresas so do tipo Matriz


Em relao ao enquadramento, a proporo geral de microempresas 62,2%

16% 31% 11% 16% 26%


Comrcio Servios Indstria Servios de II Outros

36
PERFIl DOS ENTREvISTADOS EXCELNCIA EM GESTO 79,8% dos respondentes so proprietrios 13,7% so gerentes das empresas 44,5% possuem o tempo de atuao na empresa maior que 10 anos

mediaphotos/ istockphoto

PESQUISA

EM RElAO A TRS CONCEITOS DE TICA, OS ENTREvISTADOS SE IDENTIFICARAM MAIS (80,9%) COM A AlTERNATIvA QUE AFIRMA QUE A TICA UM CONjUNTO DE PRTICAS QUE PODEM SER REPRESENTADAS PElA HONESTIDADE E INTEGRIDADE DE CONDUTA EM TODAS AS REAS DA NOSSA vIDA
O maior percentual (80,9%) de opo pela primeira formulao conceitual deve-se em parte ao fato de ela apresentar um sentido mais pragmtico do que o das outras duas. O prprio emprego dos termos honestidade e integridade, fortemente associados s questes morais e de comportamento, certamente levaram a uma maior identificao com este conceito. As outras duas formulaes eram as seguintes: a tica um conjunto de valores morais e princpios que norteiam a conduta da sociedade e seus grupos (77,7%); a tica uma teoria que apresenta conceitos, como moral e princpios, e pode ser aplicada no dia a dia da sociedade (63,5%).
Discordo totalmente 1 2 3 4 5

82,2% DOS ENTREvISTADOS AFIRMAM QUE A DISSEMINAO


DOS PROCESSOS RElATIvOS TICA ENvOlvE A TODOS OS FUNCIONRIOS INDISTINTAMENTE.
O percentual mostra que a introduo de um padro tico nas empresas, inclusive as grandes, que comeou h cerca de dez anos, est se ampliando e se expandindo para a base das empresas. No um processo circunscrito aos nveis da alta direo e gerncia. Ao contrrio, conta com participao efetiva dos funcionrios.

73% DOS ENTREvISTADOS AFIRMAM QUE A QUESTO TICA FAz


PARTE DO SEU COTIDIANO, MAS DE MANEIRA INFORMAl.
O resultado revela que o processo de estruturao de um cdigo de conduta das MPEs ainda est no incio e que, na maioria delas, no existe um documento formal nesse sentido. Apenas 5,2% declaram ter.

1,9%

0,6%

3,9%

12,7%

80,9%

Concordo totalmente

2% AO SEREM QUESTIONADOS SE TICA E TICA EMPRESARIAl SO A MESMA COISA, 54,8% CONCORDARAM PlENAMENTE.
Por outro lado, para a grande maioria dos entrevistados (76,2%) a tica um conceito que engloba tanto os valores da vida pessoal quanto os da atuao empresarial.
Discordo totalmente 1 2 3 4 5

17%

3% 5%
Existe Cdigo de Conduta/Compliance Existe rea/Equipe para tratar do tema Existe Cdigo de Conduta e rea responsvel

3,9%

5,1%

14,8%

21,4%

54,8%

Concordo totalmente

73%

Existe tratamento informal do tema tica No responderam

38
EXCELNCIA EM GESTO

DO TOTAl DE RESPONDENTES, 96,9% ACREDITAM QUE ExISTEM EMPRESAS TICAS E EMPRESAS NO TICAS NO AMBIENTE DE NEGCIOS EM QUE TRABAlHAM.
Considerando essa diferenciao, 74,5% acreditam ser um processo consciente. E 74,9% afirmam que empresas que adotam postura tica em seus negcios tendem a ter maior retorno do que outras que no consideram questes ticas em suas rotinas. Esta uma das grandes percepes da pesquisa. As MPEs j identificam na tica um dos principais ativos do patrimnio de uma organizao e a consideram estratgica para alcanar bons resultados.

O COMPORTAMENTO MAIS TICO DAS EMPRESAS EM 59,7% DOS CASOS DITADO MAIS POR PRESSO SOCIAl (ExTERNA) DO QUE POR MECANISMOS INTERNOS (37,8%).
Esses dados demonstram que, pelo fato mesmo de a adoo de uma conduta tica ainda no estar consolidada e ser preponderantemente informal, a questo ainda no est internalizada, nem est no DNA da maioria dessas empresas.

PESQUISA

83,4% ACREDITAM QUE AS EMPRESAS BRASIlEIRAS, GRANDES


OU PEQUENAS, APRESENTAM UM COMPORTAMENTO TICO PARCIAlMENTE AlINHADO COM O PRPRIO DISCURSO.
O indicador est ligado aos dois itens anteriores: o padro tico ainda informal e a prtica da tica ditada pela presso externa. O fato de haver uma dicotomia entre a prtica e o discurso mostra que, muitas vezes, a postura tica ainda mais virtual do que real.

APENAS 3% ACREDITAM QUE, ENTRE AS RElAES QUE A EMPRESA MANTM COM A SOCIEDADE, AQUElAS QUE SE DO COM A ESFERA GOvERNAMENTAl SO AS MAIS CONSOlIDADAS DENTRO DE PADRES TICOS.
O resultado interessante por reiterar que o Estado brasileiro, os governos e os polticos ainda so lenientes com a falta de tica e, por isso mesmo, os empresrios tm essa percepo em certa medida negativa do governo.

anncio ita

2% 3% 7% 17% 28%
Empresa-governo Empresa-sociedade Empresa-cliente

40
7%

36%

Empresa-fornecedor Empresa-funcionrio Empresa-meio ambiente No sabe avaliar

EXCELNCIA EM GESTO

Vous aimerez peut-être aussi