Vous êtes sur la page 1sur 1

CONFERNCIA INTERNACIONAL

SUCESSO ESCOLAR
DA COMPREENSO DO FENMENO S ESTRATGIAS PARA O ALCANAR PROGRAMA
Dia 28. 14h30 [sexta-feira] Conferncia de Abertura.
Mark Warren (Harvard Graduate School of Education)

Dia 29. 9h00 [sbado]


MESA 2. O SUCESSO NAS ESTRATGIAS PEDAGGICAS Moderao/Comentrio: Carlos Pinto Ferreira (GEPE) Factores Preditores do Sucesso Escolar no Ensino Secundrio. Manuela Ferreira, Instituto Politcnico de Viseu (IPV). Optimizao do Ensino das Cincias Experimentais. Maria Jos B. M. de Almeida, Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCT/UC). Os estudantes finalistas do ensino secundrio em Portugal: condies e processos de Orientao Vocacional e estratgias de preparao do percurso acadmico ou profissional. Carlos Manuel Gonalves, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS/FLUP).

Dia 28. 16h30 MESA 1. O SUCESSO NOS INDIVDUOS


Moderao/Comentrio: Joaquim Azevedo (Universidade Catlica) Impacte do nvel de escolarizao (bsico e secundrio) na empregabilidade juvenil: Portugal no contexto europeu. Lusa Oliveira, Centro de Investigao e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL - Instituto Universitrio de Lisboa. (In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condies sociais e escolares na escola bsica portuguesa. Teresa Seabra, Centro de Investigao e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL - Instituto Universitrio de Lisboa. Anlise Secundria dos Dados do PISA: Procurando Caminhos para o Sucesso Escolar. Joseph Edward Conboy, Instituto de Educao, Universidade de Lisboa (FFC/FCUL). Desenvolvimento lingustico como factor determinante no sucesso escolar do ensino bsico e secundrio. Ana P. Mendes, Universidade de Aveiro (UA) e Instituto Politcnico de Setbal.

Dia 29. 11h00


MESA 3. O SUCESSO NAS ORGANIZAES Moderao/Comentrio: Maria de Lurdes Rodrigues (ISCTEIUL/FLAD) Concepes pessoais de competncia de alunos e eficcia colectiva de turmas, professores e escolas: Contributos para a promoo do sucesso escolar no ensino secundrio. Lusa Faria, Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade do Porto (FPCE/UP). Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatrios de avaliao externa. Lusa Veloso, Centro de Investigao e Estudos de Sociologia Centro de Investigao e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL - Instituto Universitrio de Lisboa. Sucesso escolar nas escolas secundrias portuguesas: a importncia da gesto do desempenho. Cludia S. Sarrico, ISEG-UTL e Centro de Investigao de Polticas do Ensino Superior (CIPES). Observatrio dos Territrios Educativos de Interveno Prioritria. Joo Teixeira Lopes, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS/FLUP).

Os oradores so os coordenadores dos Projectos aprovados ao abrigo do concurso lanado em 2008 pelo Ministrio da Educao e a Fundao para a Cincia e a Tecnologia.
Organizao: CIES-IUL | Comisso Organizadora: Lusa Veloso, Pedro Abrantes, Teresa Seabra, Lusa Oliveira, Joo Sebastio Contacto para informaes adicionais: CIES-IUL, Gabinete de Comunicao e Planeamento, Raquel Cruz, raquel.cruz@iscte.pt, 210 464 018

Vous aimerez peut-être aussi