Vous êtes sur la page 1sur 11

RESUMO: Ps-modernidade o estado ou condio de ser ps-moderno - depois ou em reao quilo que moderno, como na arte ps-moderna.

a. Modernidade definido como um perodo ou condio largamente identificado como Era Progressiva, a Revoluo Industrial, ou o Iluminismo. Em Filosofia e teoria crtica, ps-modernidade refere-se ao estado ou condio da sociedade exisitr depois da modernidade, uma condio histrica que marca os motivos do fim da modernidade. PALAVRAS-CHAVES: ps-modernidade, revoluo, condies e sociedade. ABSTRACT: Postmodernity is the state or condition of being postmodern - after or in reaction to what is modern, as in postmodern art. Modernity is defined as a period or condition widely identified as the Progressive Era, the Industrial Revolution or the Enlightenment. In philosophy and critical theory, postmodernism refers to the state or condition of society exisitr after modernity, a historical condition that marks the reasons for the end of modernity. KEY-WORDS: post-modernity, revolution, conditions, and society

INTRODUO O ps-modernismo significava a perda da historicidade e o fim da "grande narrativa" - o que no campo esttico significou o fim de uma tradio de mudana e ruptura, o apagamento da fronteira entre alta cultura e da cultura de massa e a prtica da apropriao e da citao de obras do passado. O que assombra a arte e as linguagens no contexto ps-moderno, um fenmeno diretamente ligado destruio dos referenciais que vinham norteando o pensamento at bem recentemente. O registro do real era o principal eixo da pintura at 1870, assim como de resto de toda a arte, at o ps-guerra. Dali em diante, valoriza-se a entropia; tudo vale, e todos os discursos so vlidos. O resultado que no h mais padres limitados para representar a realidade, resultando numa crise tica e esttica. A justificativa para essa mudana pode ser mais objetiva: com a histria apontando para a formao de uma sociedade global, nenhuma das vises de mundo
3

preexistentes poderia ser descartada, sob pena de excluir interessantes mercados consumidores do sistema-mundo capitalista. O ps-moderno, assim, pelo seu carter serve bem constituio de uma rede inclusiva de consumidores. Atravs destas mensagens, o homem procura sua imagem comprando discursos, para lhe proporcionar Status, bom gosto, na moda, na aparncia, no narcisismo levando muitas vezes a extravagncias, ou ento imitando modelos exticos. Neste artigo, veremos sinais de como a historia do ps-modernismo tem influenciado o homem que vem vivendo banhado num rio de testes permanentes, onde a informao e a comunicao transportam a impulsividade para o consumo modernista.

1. HISTRICA DA PS-MODERNIDADE

A idia de "ps-modernismo" surgiu pela primeira vez no mundo hispnico, na dcada de 1930, uma gerao antes de seu aparecimento na Inglaterra ou nos EUA. Alguns filsofos contam que foi um amigo de Unamuno e Ortega, Frederico de Ons, que imprimiu o termo pela primeira vez, embora descrevendo um refluxo conservador dentro do prprio modernismo. Mas coube ao filsofo francs Jean-Franois Lyotard, com a publicao "A Condio Ps-Moderna" (1979), a expanso do uso do conceito. O nico favorecimento da modernidade, foi ter concebido o processo por incorporar os princpios de racionalidade e hierarquia para dentro do pblico e da vida artstica. Lyotard entendeu a modernidade como uma condio cultural caracterizada pela mudana constante na perseguio do progresso. Ps-modernidade ento representa a culminao desse processo onde a mudana constante se tornou o status quo e a noo de progresso obsoleto. Lyotard ainda argumentou que vrias metanarrativas de progresso tais como a cincia positivista, Marxismo e o estruturalismo foram extintos como mtodos de alcanar progresso. Para Anderson, Perry (1999):

a chamada "ps-modernidade" aparece como uma espcie de Renascimento dos ideais banidos e cassados por nossa modernidade racionalizadora. Esta modernidade teria terminado a partir do momento em que no podemos mais falar da histria como algo de unitrio e quando morre o mito do Progresso. a emergncia desses ideais que seria responsvel por toda uma onda de comportamentos e de atitudes irracionais e desencantados em relao poltica e pelo crescimento do ceticismo face aos valores fundamentais da modernidade. Estaramos dando Adeus modernidade, Razo (Feyerabend) Quem acredita ainda que "todo real racional e que todo real racional"(Hegel)? Que esperana podemos depositar no projeto da Razo emancipada, quando sabemos que se financeiro submetido ao jogo cego do mercado? Como pode o homem ser feliz no interior da lgica do sistema, onde s tem valor o que funciona segundo previses, onde seus desejos, suas paixes, necessidades e aspiraes passam a ser racionalmente administrados e manipulados pela lgica da eficcia econmica que o reduz ao papel de simples consumidor.

O pensador brasileiro Srgio Paulo Rouanet no seu estudo As origens do Iluminismo (1987) oportunamente observa que o prefixo ps tem muito mais o sentido de exorcizar o velho (a modernidade) do que de articular o novo (o ps-moderno). Ou seja, o que h uma conscincia de ruptura, que o autor no considera uma ruptura real. Rouanet escreve:
depois da experincia de duas guerras mundiais, depois de Aushwitz, depois de Hiroshima, vivendo num mundo ameaado pela aniquilao atmica, pela ressurreio dos velhos fanatismos polticos e religiosos e pela degradao dos ecossistemas, o homem contemporneo est cansado da modernidade. Todos esses males so atribudos ao mundo moderno. Essa atitude de rejeio se traduz na convico de que estamos transitando para um novo paradigma. O desejo de ruptura leva convico de que essa ruptura j ocorreu, ou est em vias de ocorrer (...). O ps-moderno muito mais a fadiga crepuscular de uma poca que parece extinguir-se ingloriosamente que o hino de jbilo de amanhs que despontam. conscincia ps-moderna no corresponde uma realidade psmoderna. Nesse sentido, ela um simples mal-estar da modernidade, um sonho da modernidade. literalmente, falsa conscincia, porque conscincia de uma ruptura que no houve, ao mesmo tempo, tambm conscincia verdadeira, porque alude, de algum modo, s deformaes da modernidade.

O relacionamento entre a ps-modernidade e a teoria crtica, sociologia e a filosofia ferozmente contestado e os termos "ps-modernidade" e "ps-modernismo" so geralmente difceis de distinguir, sendo o primeiro muitas vezes o resultado do posterior. O perodo tem tido diversas ramificaes polticas: suas "idias antiideolgicas" parecem ter sido positivamente associadas com o Movimento Feminista, movimentos de igualidade racial, movimentos a favor dos direitos dos homossexuais, a maioria formas do anarquismo do final do sculo 20 e at de movimentos de paz to bem quanto vrios hbridos destes atuais movimentos anti-globalizao. Apesar de nenhuma dessas intituies enteiramente abraarem todos aspectos do Movimento Ps-Moderno em sua definio mais concentrada que eles todos refletiram, ou pegaram emprestado, de alguma de suas idias mais centrais.
5

2. PS-MODERNIDADE E A CONDIO SCIO-CULTURAL

Ps-modernidade pode significar uma resposta pessoal para uma sociedade ps-moderna, as condies na sociedade que fazem-na ps-moderna ou o estado de ser que associado a uma sociedade ps-moderna. Em muitos contextos, poderia ser distinguido de ps-modernismo, a consciente adoo de filosofias ps-modernas ou traos na arte, literatura e sociedade. O crtico brasileiro Mrio Pedrosa foi um dos primeiros a utilizar este termo em 1964. Pedrosa (1981):
Ps-modernidade pode significar uma resposta pessoal para a sociedade psmoderna. As condies nas quais a sociedade faz-se ps-moderna ou o estado de ser que associado com uma sociedade ps-moderna. Na maioria dos contextos pode ser distinguida de ps-modernismo, a consciente adoo de filosofias psmodernas ou traos na arte, literatura e sociedade.

Em "A Identidade cultural na Ps-Modernidade", Stuart Hall (2003) busca avaliar se estaria ocorrendo uma crise com a identidade cultural, em que consistiria tal crise e qual seria a direo da mesma na ps-modernidade. Para efetivar tal intento, analisa o processo de fragmentao do indivduo moderno enfatizando o surgimento de novas identidades, sujeitas agora ao plano da histria, da poltica, da representao e da diferena. Todos esses aspectos constituem-se como fases de um procedimento analtico que intenta descrever o processo de deslocamento das estruturas tradicionais ocorrido nas sociedades modernas e ps-modernas, assim como o descentramento dos quadros de referncias que ligavam o indivduo ao seu mundo social e cultural. Tais mudanas teriam sido ocasionadas, na contemporaneidade, principalmente, pelo processo de globalizao. A globalizao alteraria as noes de tempo e de espao, desalojaria o sistema social e as estruturas fixas e possibilitaria o surgimento de uma pluralizao dos centros de exerccio do poder. Quanto ao descentramento dos sistemas de referncias, consideramos seus efeitos nas identidades modernas, enfatizando as identidades

nacionais, observando o que gerou, quais as formas e quais as consequncias da crise dos paradigmas do final do sculo XX. Desde a dcada de 1980, desenvolve-se um processo de construo de uma cultura em nvel global. No apenas a cultura de massa, j desenvolvida e consolidada desde meados do sculo XX, mas um verdadeiro sistema-mundo cultural que acompanha o sistema-mundo poltico-econmico resultante da globalizao. Ps-Modernidade, que o aspecto cultural da sociedade ps-industrial, inscreve-se neste contexto como conjunto de valores que norteiam a produo cultural subsequente. Entre estes, a multiplicidade, a fragmentao, a desreferencializao e a entropia - que, com a aceitao de todos os estilos e estticas, pretende a incluso de todas as culturas como mercados consumidores. No modelo ps-industrial de produo, que privilegia servios e informao sobre a produo material, a Comunicao e a Indstria Cultural ganham papis fundamentais na difuso de valores e idias do novo sistema. A ao poltica ps-moderna, descrente da ao poltica tradicional (partidos polticos, sindicatos, eleio de representantes, etc), prefere atuar atravs de aes voluntrias atravs de ONGs, bem como nos atos mais ou menos espontneos de grupos e de sujeitos que investem, por exemplo, em melhorar a sade da sociedade. So as aes pr educao para diminuir a violncia no trnsito, aes pr educao ambiental, a luta pela extino do tabagismo e das drogas, a preveno da DST e AIDS, a participao de aes contra a fome, prestar servio para a eliminao do analfabetismo, a participao nos projetos e-learning, etc, podem ser de inspirao ps-modernista. As teorias do ps-modernismo e as "generalizaes sociolgicas" anunciam um tipo novo de sociedade, mais conhecido pela alcunha "sociedade ps-industrial". Ele argumenta que "qualquer ponto de vista a respeito do ps-modernismo na cultura ao mesmo tempo, necessariamente, uma posio poltica, implcita ou explcita, com respeito natureza do capitalismo multinacional em nossos dias. 2.1 O MODERNISMO E A CRISE DO MUNDO E DA ARTE. Entre as sociedades ps-modernistas, existiam diferenas em relao arte. Foi mudada, destruda, a esttica tradicional, e impunha-se a representao realista da realidade, que supunha que a literatura ou a pintura espelhava ponto por ponto o real.
7

Novas linguagens deveriam surgir, para no apenas representar mais interpretar livremente a realidade, segundo sua viso, diferenciando a arte da realidade. Esta linguagem deveria ser nova e no imitativa, onde da nasce o formalismo e o hermetismo da arte moderna, que so um jogo de formas inventadas. Elas no se referem, deformando ou banindo o real, ela cria formas novas e auto referenciadas, elas formam seus prprios assuntos, como: linhas, cores, volumes e composio. Na literatura, o ps-modernismo prolonga a liberdade de experimentao e inveno modernista, mas com algumas diferenas do modernismo, pois eles queriam a destruio da forma romance e querem a o pastiche, a parodia, o uso de formas gastas e de massa, surgi o nouveau roman que destri a forma romance banindo o enredo, o assunto e o personagem. A literatura ps-moderna intertextual, para l-la, preciso conhecer outros textos. O ps-modernismo desembarcou na filosofia de uma mensagem demolidora, mas os filsofos ocidentais disseram as coisas num determinado modo: Desconstruir o discurso no destru-lo, nem mostrar como foi construdo, mas por a nu o no dito por trs do que foi falado. Com os pensadores ps-modernos, a filosofia e a prpria cultura ocidental caram sob um fogo cerrado. Alguns filsofos ps-modernos no querem restaurar os valores antigos, mas desejam revelar sua falsidade e sua responsabilidade nos problemas atuais, para isso eles lutam em duas frentes: desconstruo dos princpios e concepes do pensamento ocidental, promovendo a critica da tecnocincia e seu casamento com o poder, o sistema. Desenvolvimento e valorizao de temas antes considerados menores ou marginais em filosofia, elementos que abrem novas perspectivas para a liberao individual e aceleram a decadncia dos valores ocidentais.

3. O PS-MODERNISMO VISTO NO INICIO DO SECULO XXI

O ps-modernismo parece ser claramente favorvel ao relativismo, tanto quanto ele capaz de claridade alguma, e hostil ideia de uma verdade nica, exclusiva,
8

objectiva, externa ou transcendente. A verdade ilusiva, polimorfa, ntima, subjetiva ... e provavelmente algumas outras coisas tambm. Esta nova "moda" no compatvel com o positivismo: ...a crena na existncia e disponibilidade de fatos objetivos, e sobretudo da possibilidade de explicar os ditos fatos por meio de uma teoria objetiva e testvel, ela prpria no essencialmente ligada a nenhuma cultura particular, observador ou estado de esprito. Em termos de patologia social, a modernidade fez surgir coisas contraditrias como indstrias e a atitude liberal, a cincia, a tecnologia, a multiplicao da populao pobre e de guerras racionais. A ps-modernidade marca o declnio da Lei-do-Pai, cujo efeito mais imediato no social a anomia, onde a perverso se v livre para se manifestar em diversas formas, como na violncia urbana, no terrorismo, nas guerras ideologicamente consideradas justas, limpas ou cirrgicas. A razo cnica cada vez mais instrumentalizada. Isto , no basta ser transgressivo, ou perverso-imoral, preciso se construir uma justificativa moral para atos imorais ou perversos. Zizek (2004) cita o escabroso caso dos necrfilos, nos EUA, que se julgam no direito de fazer sexo com cadveres. Ou seja, qualquer cadver um potencial parceiro sexual ideal de sujeitos tolerantes que tentam evitar toda e qualquer forma de molestamento: por definio, no h como molestar um cadver. Na ps-modernidade a perverso e o estresse so sintomas resultados da falta-de-lei, da falta-de-tempo, e da falta-de-perspectiva de futuro, porque tudo se desmoronou (do muro de Berlin a crena nos valores e na esperana). Tudo se tornou demasiadamente prximo, promscuo, sem limites, deixando-se penetrar por todos os poros e orifcios, diz Zizek. Nossa sociedade regida mais do que pela nsia de espetculo; existe a nsia de prazer a qualquer preo, no made in id [Isso] mas made in Superego. No sem motivo que os lugares de trabalho em que a competio mais acirrada, onde no existem limites definidos entre trabalho, estudo e lazer, que encontramos pessoas queixosas, infelizes, freqentemente visitando os mdicos e hospitais. Se a modernidade prometia a felicidade atravs do progresso da cincia ou de uma revoluo, a ps-modernidade promete um nada que pretende ser o solo para tudo. Os ps-modernistas querem rir levianamente de tudo, nos quais encaram uma idia de ausncia de valores, de vazio, do nada, e do sentido para a vida. A sociedade se torna emergente ou decadente, pois so baseadas nas sociedades ps-industriais na
9

informao que tem como referencia o Japo, os EUA e os centros europeus. A essncia da ps-modernidade vem atravs das cpias e imagens de objetos reais, a reproduo tcnica do real, significa apagar a diferena entre real e o imaginrio, ser e aparncia, ou seja, um real mais real e mais interessante que a prpria realidade. Um exemplo disso a televiso, que aliada ao computador simula um espao hiper-real, espetacular que excita e alegra. O hiper-real simulado fascina porque o real intensificado na cor, na forma, no tamanho, nas suas propriedades, quase um sonho, onde somos levados a exagerar nossas expectativas e modelamos nossa sensibilidade por imagens sedutoras. O ambiente ps-moderno significa simulao, ele no nos informa sobre o mundo, ele o refaz sua maneira, hiper-realizam o mundo, o transformando-o num espetculo. No ambiente ps-moderno informao e comunicao, o que representa a realidade para o homem, que vieram ampliar e acelerar a circulao das mensagens atravs dos livros, jornais, cinema, rdio, TV. O ps-modernismo ecltico, mistura vrias tendncias e estilos sob o mesmo nome, ele aberto, plural e muda de aspecto se passamos da tecnocincia para as artes plsticas, da sociedade para a filosofia, ou seja, ele flutua no indecidvel. O ps-modernista vive a irrealidade, niilismo, onde o mundo para ele se resume em: consumo, informao, moda, individualismo, sem uma identidade definida, e nem definitiva. 3.1. O EVANGELHO CRISTO PS-MODERNO Uma parte da vocao crist consiste em avaliar todos os espritos caractersticos que moldam a cultura na qual Deus chama os crentes para viverem como povo seu. Um dos objetivos dessa tarefa consiste em equipar a igreja de modo que ela expresse claramente o evangelho e o encarne no contesto daquela cultura. Atualmente, somos desafiados a viver em conformidade com nosso compromisso cristo em meio a uma cultura e a proclamar o evangelho a uma gerao que, cada vez mais, psmoderna em seu modo de pensar. Essa ordem exige que exploremos os contornos do evangelho num contexto ps-moderno. Que nfase bblicas relativas obra redentora de Deus soam conformes
10

aos desejos e preocupaes da gerao em ascenso? De que modo podemos expressar o evangelho mediante as categorias de novo contexto social? GREN, Stanley J. (1997), relata:
A situao ps-moderna exige que encarnemos o evangelho de modo psindividualista, ps-racionalista, ps-dualista e ps-noeticntrico. Em primeiro lugar, uma expresso ps-moderna do evangelho cristo ser de carter psindividalista. Uma das marcas da modernidade a promoo do individuo. O mundo moderno individualista, um reino da pessoa humana autnoma dotada de diretos que so inatos.

Esse enfoque moderno corresponde a certas dimenses centrais do ensino escrituristico. Consequentemente, no devemos perder totalmente a nfase na importncia da pessoa humana indivual como indicadora de modernidade. Na verdade, devemos ter sempre em vista os temas bblicos do cuidado de Deus para com cada pessoa, a responsabilidade de todo ser humano diante de Deus e a orientao individual que faz parte da mensagem de salvao. Alem disso, os exemplos de totalitarismo do sculo XX so lembretes marcantes de que devemos nos opor continuamente tirania do coletivo em suas diversas formas.

CONCLUSO

Dessa forma, a modernidade fora de moda ou como uma falha total, uma falha na evoluo da humanidade rumando a desastres como Auschwitz e Hiroshima, vem a ps-modernidade como um desenvolvimento positivo. Muitos filsofos, particularmente aqueles que vem a si mesmos como dentro do projeto moderno, usam a ps11

modernidade para implicar possveis resultados por manter idias ps-modernistas. Mais proeminentemente, outros afirmam que a ps-modernidade representa a resurgncia de longa durao de idias contra-iluministas, que o projeto moderno no est terminado e que a universalidade no pode ser to facilmente dispensada. Ps-modernidade, a consequncia de manter idias ps-modernas, geralmente um termo negativo nesse contexto. A importncia do ps-modernismo na economia foi mostrar aos indivduos a capacidade de consumo, a adotarem estilos de vida e de filosofias, o consumo personalizado, usar bens e servios e se entregarem ao presente e ao prazer. O ps-modernismo tudo o que se refere ao novo foi quando ocorreu a total mudana, ou melhor, uma mudana geral, em quase todos os aspectos, desde, nas artes at nas cincias. Ele individualista, liberto de crenas, medos, preconceitos, pelo contrario, foi uma fase de se colocar idias e pensamentos livres de objees. Com isso o ps-modernismo invadiu o mundo dos indivduos, atravs da mdia, da tecnologia, da eletrnica, enfim das informaes em massa, levando e seduzindo o individuo ao um consumo frentico. Ele encarna vrios estilos de vida e de filosofia, mas com a total ausncia de valores, mas por outro lado o ps-modernismo tem a participao do publico, de fcil compreenso e vivencia o real, o presente, o aqui e o agora. O ps-modernismo indefinvel, mais sensvel, liberto, e ao mesmo tempo integrado, e aceito pela massa, devido a sua simplicidade e facilidade de expor o seu significado.

BIBLIOGRAFIA ANDERSON,Perry. Origens Da Pos-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. GREN, Stanley J., Ps-modernismo um guia para entender a filosofia do nosso tempo. So Paulo, 1997 HALL, Stuart. A Identidade cultural na Ps-Modernidade. http://pt.wikipedia.org/Stuart_Hall. Acesso em 30 mar. 2011. Disponvel em:

LYOTARD, Jean-Franois. A condio ps-moderna. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2008.


12

LYOTARD, Jean-Franois. O Ps-Moderno Explicado s Crianas, Lisboa, Dom Quixote, 1987. PEDROSA, Mrio. Dos Murais de Portinari aos Espaos de Braslia. So Paulo, 1981. ROUANET, Srgio Paulo. As razes do Iluminismo. Rio de Janeiro, 1987. ZIZEK, John. "Contingent Foundations" in (ed. Nicholson) Feminist Contentions: A Philosophical Exchange. Disponvel em: http://www.escoladaweb.com/literatura/posmodernismo. Acesso em 30 mar. 2011.

13

Vous aimerez peut-être aussi