Vous êtes sur la page 1sur 3

PLANO DE ENSINO (TRIMESTRAL / ANUAL ) EDUCAO INFANTIL AO ENSINO MDIO Disciplina: Artes

CONTEDOS

Professor(a): Clia Negrello


OBJETIVOS ESPECFICOS
Identificar diferentes tcnicas com uso do lpis de cor. Compor com elementos grficos ponto, linha e forma. Fazer releitura da obra Crculos cromticos Relacionar a cor com sensao de calor e frio. Observar o uso da cor nas obras pesquisadas. Reconhecer as cores quentes e frias na obra apresentada. Ouvir cantigas fazendo acompanhamento com materiais de percusso. Conhecer de forma ldica o corpo humano Identificando suas partes. Identificar expresses faciais, posturas e gestos sugestivos em imagens e obras de arte que apresentam a figura humana como tema, Desenhar a partir da silhueta do corpo humano; Observar diferentes produes artsticas identificando a figura humana em sua composio. .

Srie: 1ano
AVALIAO
A partir do desenvolvimento das atividades propostas.

OBJETIVO GERAL: conhecer a realidade cotidiana identificando formas, sons, gestos e movimentos e sua relao com a arte.
METODOLOGIA
Execuo de jogos e exerccios com bolas de gude e fios. Desenho com ponto e linhas.

1 TRIMESTRE

Ponto e linha Linha e figura circular Kandinsky Cores quentes e frias.

Montagem de um quebra-cabea com partes do corpo humano. Pesquisa e seleo de imagens com figuras humanas. Imitao da postura e posio das figuras humanas selecionadas. Observao e desenho da silhueta que se forma na tela, por meio da projeo de luz. Brincando com boneco de papel. Pintura do boneco e de suas roupas.

Pela realizao das atividades solicitadas.

Ritmo na arte Ritmo sonoro e plstico/visual

Realizao das atividades com ateno e coerncia.

Criao das composies com as tcnicas pedidas.

O corpo na arte Expresso facial. Sensao e emoo.

2 TRIMESTRE

Pr Histria/Arte Rupestre; o Arte Indgena; o Cores da arte primitiva;

Egito antigo/Arte egpcia

Conhecer a arte dos povos indgenas do Brasil. Reconhecer o grafismo na arte indgena Criar texturas com grafismos inspirados nas pinturas corporais dos ndios.

Leitura e interpretao de um vdeo e imagens com a arte indgena do Brasil Pintura com grafismos indgenas. Observao e leitura de imagens da cultura e da arte indgena. Pintura e grafismo na figura de um ndio. Estudo e observao da histria da arte dos egpcios na Antiguidade;

Participao oral, descrevendo e apontando o que se percebe nas obras apresentadas. A partir do desenvolvimento das atividades .

o o o

Pintura egpcia/ lei da frontalidade Arquitetura/pirmides.

Construo tridimensional com slidos geomtricos. Clber Machado Figuras e slidos geomtricos nas obras de arte.

Conhecer aspectos da cultura egpcia Identificando recursos visuais da sua linguagem expressiva. Representar a lei da frontalidade em desenho pintado Reconhecer a forma da pirmide nos tmulos dos faras Organizar elementos numa composio visual plstica. Diferenciar figuras de slidos geomtricos. Identificar as figuras geomtricas nas imagens apresentadas.

Elaborao coerente das atividades propostas. Por meio da ateno e participao oral na leitura de imagens. Participao na atividade de pesquisa e seleo de imagens.

Desenho e pintura do corpo, respeitando a lei da frontalidade aplicada s pinturas no Egito Antigo. Dobradura de uma pirmide em argila.

3 TRIMESTRE

Planos e profundidade na pintura. Paul Czanne Corina Ferraz Arte da Idade Mdia o catedrais gticas Vitrais Rosceas. Iluminuras Brases;

Retratar Natureza Morta atravs da representao de seus elementos visuais. Relacionar caractersticas obras artsticas apresentadas com o perodo histrico por meio do uso das cores, da tcnica e do tema. Reconhecer a tcnica dos vitrais e roscea em capelas e igrejas. Reconhecer os trs principais objetivos do vitral: Iluminao, decorao e narrativa; Criar iluminuras e manuscritos ilustrados com a inicial do nome. Pesquisar o braso de famlia. Conhecer a Arte dos Brases funo, formas, cores e desenhos.

Leitura e interpretao de imagens com paisagens. Seleo de figuras em revistas e jornais para criar uma composio de natureza morta. Pintura com guache de uma natureza-morta. Distribuio e organizao de elementos figurativos numa composio plstica em planos distintos. Criao de uma composio plstica visual Recorte e colagem compondo uma imagem. Apreciao de imagens de catedrais gticas. Confeco de uma rplica de vitral com colagem de papel. Pintura de uma roscea. Criao de uma iluminura com a inicial do seu nome. Pesquisa do braso de sua famlia e produo de um braso.

Pela produo da pintura com o tema da aula. Realizao com prontido das atividades solicitadas. Pela realizao da leitura e releitura A partir do envolvimento e nas atividades propostas. Entrega da pesquisa de figuras geomtricas.

Pela ateno e descrio discriminando elementos visuais plsticos Por meio da coerncia entre o que foi proposto e a atividade entregue. Pela criao e apresentao da produo proposta.

REFERNCIAS: OBSERVAES: _________________________________________________________________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi