Vous êtes sur la page 1sur 6

Poda da Figueira

INVERNO, HORA DA PODA

A poda uma tcnica utilizada para estimular a produo das plantas e conduzir seu crescimento. A figueira uma das rvores que mais responde poda, com uma grande brotao. A melhor poca para realizar a poda no inverno, quando a rvore est em repouso, com o crescimento vegetativo paralisado. A figueira se desenvolve bem em locais de clima temperado, mas no suporta geadas. Por isso, em algumas regies, onde o inverno muito rigoroso, vale a pena fazer a poda mais para frente, no ms de agosto, quando as gemas comearem a inchar.

A poda da figueira deve ser drstica, eliminando-se praticamente toda a copa. A tesoura, bem afiada, deve ser inserida logo depois dos ns e nunca em cima deles, pois nesse local que nasce o novo broto. No final, devem restar apenas trs ou quatro ns em cada ramo.

A figueira desenvolve-se bem em quase todo o Brasil, at mesmo em regies de clima quente. No vale do rio So Francisco, por exemplo, a rvore vegeta o ano todo. O manejo utilizado para obter maior produtividade o corte de gua em determinada poca para que a rvore entre em dormncia e a poda possa ser feita.

Consultor: Antonio Roberto Medeiros, engenheiro agrnomo e pesquisador da Embrapa Clima Temperado, caixa postal 403, CEP 96001-970, Pelotas, RS; tel. (53) 277-9700; E-mail: marcehese@cpact.embrapa.br

Data Edio: 25/03/03 Fonte: Globo Rural

PARA PODAR UMA FIGUEIRA

Professor Olegrio, qual a poca de fazer a pode de um p de figo?

A poda do figo feita aps o perodo do frio. No Tringulo Mineiro, isso acontece depois de julho. A poda ela visa eliminar os ramos do ano para aumentar a produo. A gente pega os ramos e poda a cinco centmetros de onde ele saiu do ramo no ano anterior. Quando voc tiver um ramo maior, voc corta com uma tesoura maior e corta deixando duas ou trs gemas. Cada gema vai ser uma nova brotao, explica Olegrio. Aps podar os ramos maiores, a gente elimina os ramos finos. O p de figo vai ficar sem folhas, continua.

Cortados os ramos do ano, mais alguma para cortar?

Precisa eliminar os ramos do ano passado que esto secos, diz o professor. Assim se evita a entrada da broca e de outras doenas. E uma outra prtica importante a desinfeco de onde aconteceu as feridas, com a pasta bordalesa, continua.

Anote a frmula da pasta bordalesa:

2 kg de cal 10 litros de gua 1 kg de sulfato de cobreData Edio: 14/07/03 Fonte: Globo Rural

PODA E CONDUO DA FIGUEIRA

Rafael Pio*; Edvan Alves Chagas**

1. INTRODUO A figueira uma frutfera com grande expanso mundial, pois apesar de ser considerada uma espcie de clima temperado, apresenta boa adaptao a uma grande variabilidade de climas, desde regies frias at aquelas mais quentes.

O sul do estado de Minas Gerais possui boas condies para o cultivo desta fruteira, constituindo uma grande alternativa para os fruticultores da regio, tendo como destaque principal a produo de figos verdes para a indstria.

2. PROPAGAO DA FIGUEIRA A estaquia o principal mtodo utilizado para a produo de mudas de figueira, embora tambm possam ser empregados outros mtodos. As estacas podem ser enraizadas previamente em viveiros ou plantadas diretamente no campo, sendo esta ltima forma a mais utilizada. O plantio diretamente no campo embora ainda seja o mtodo mais utilizado, apresenta como inconveniente baixo ndice de pegamento, que tambm bastante desuniforme de um ano para o outro. Este mtodo permite o uso do material retirado pela poda, preparando-se as estacas com comprimento de aproximadamente 30 a 40 cm e com 1,5 a 3,0 cm de dimetro, o que permite a formao de mudas vigorosas. O plantio da estaca na cova feito no sentido vertical, deixando-se 1 a 2 gemas acima do nvel do solo, realizando aps, uma amontoa que a cobrir totalmente com terra solta.

3. PODA DE FORMAO A poda engloba todos os tipos de intervenes que so efetuadas na planta, com o propsito de condicion-la para uma produtividade rpida, elevada e mais constante ao longo dos anos. Nos primeiros 3 anos aps o plantio, busca-se formar uma estrutura adequada para insero dos ramos produtivos. A esta tcnica, denomina-se poda de formao. Porm, mesmo durante este perodo inicial, a figueira j produz, de modo que torna-se difcil distinguir a poda de formao da de frutificao. No incio da brotao, deve-se selecionar o melhor broto, atravs de desbrotas das demais brotaes quando atingirem 5 a 10 cm de comprimento. A muda ser ento conduzida em haste nica, at atingir 40 a 50 cm de comprimento, sendo ento despontada ainda no vero, ou mais tardar no inverno seguinte (julho/agosto) por ocasio da poda.

Despontando a haste principal da estaca (40 a 50 cm de altura), surgiro brotaes laterais que constituiro a base ou esqueleto da planta. Esses brotos, ao atingirem cerca de 5 a 10 cm de comprimento, sero selecionados, permanecendo apenas trs ramos, bem localizados, vigorosos e distribudos, formando entre si um ngulo de 120. Deste modo, no prximo inverno se ter a base da planta, formada pelo ramo principal com trs brotos, que a partir de agora sero denominados pernadas.

A primeira poda de inverno, um ano aps o plantio, consistir no corte dos trs ramos, ou pernadas, a 10 cm de seu ponto de insero no tronco. Ao iniciar-se a brotao nas pernadas, feita uma desbrota permanecendo apenas dois brotos bem localizados e distribudos em cada uma das pernadas. Nesta fase, a planta ter no total seis ramos crescendo, continuando as desbrotadas das possveis brotaes que surgirem. No perodo de inverno (julho/agosto) do prximo ano, estes seis ramos devem ser podados a 5 cm cada, ficando uma estrutura formada por uma haste principal e trs pernadas, dotadas de duas hastes cada, constituindo assim a base da planta (Figura 3).

4. PODA DE CONDUO OU FRUTIFICAO A figueira uma rvore caduciflia bastante ramificada, podendo atingir at 10 metros de altura, mas que raramente ultrapassa 3 metros, devido ao sistema de sucessivas podas drsticas realizadas no perodo de inverno (julho/agosto). Em geral, a vida til produtiva est em torno de 30 anos variando conforme o manejo dado planta.

Para obteno de um pomar produtivo, o ficicultor dever executar adequadamente diversas prticas culturais.

A poda pode ser executada durante o inverno (poda hibernal ou em seco) e durante o perodo de crescimento vegetativo (poda em verde). A poda hibernal mais comumente utilizada na cultura da figueira, sendo realizada no final do inverno, prximo poca da brotao. Como a figueira produz em ramos do ano, ou seja, a produo ocorre nos ramos novos emitidos no mesmo ciclo em que produzem, a principal particularidade da poda desta espcie a realizao de poda drstica nos ramos emitidos no ciclo anterior, que ficam com 5 a 10 cm de comprimento.

H dois sistemas de poda: o sistema tradicional e o sistema com desponte.

a) Sistema tradicional ou convencional Aps a formao da estrutura principal da planta (esqueleto), anualmente deve ser realizada a poda de frutificao, quando as plantas estiverem em repouso. Esta operao consiste na retirada dos ramos que j frutificaram. Os ramos so podados drasticamente 5 a 10 cm,

deixando-se apenas a estrutura inicial da planta. Posteriormente, aps a brotao, so escolhidos 1 a 2 brotos em boa posio por galho podado, de modo que os ramos cresam verticalmente, formando um crculo volta do tronco. Os demais brotos que aparecem so totalmente eliminados. A maioria das espcies de figueira tolera bem a poda drstica, a qual tambm tem benefcios no controle da broca-de-figueira (Figura 4).

Com o objetivo de acelerar ou retardar a poca da colheita, a poda pode ser feita de maio a novembro, respectivamente, conforme as condies climticas e o desenvolvimento da planta. A planta podada nestes perodos poder ter sua atividade afetada, porm havendo vantagens econmicas. Dependendo das condies climticas e tratos, a colheita tem incio cerca de 4 a 5 meses aps a poda de frutificao.

b) Sistema com desponte Uma variante do sistema de poda de frutificao o sistema com desponte. Esta prtica vem sendo utilizada comumente por produtores de Minas Gerais para a produo de figos verdes destinados a indstria. Embora faltem algumas informaes sobre o efeito destes despontes na qualidade dos frutos e crescimento da planta, os resultados tm sido promissores.

O sistema de desponte consiste em efetuar primeiramente a poda drstica normal no final do perodo de inverno, deixando-se apenas a estrutura inicial da planta, que neste caso, formada apenas pela haste nica (40 a 60 cm) e as trs pernadas (5 a 10 cm). So escolhidos 1 a 2 brotos em boa posio por galho podado, de modo que os ramos cresam verticalmente, as quais so despontados quando atingirem oito pares de folhas (16 folhas). Este desponte estimula a brotao das gemas apicais do ramo despontado, de modo que so emitidos, aps as desbrotas, outros dois ramos. Estes novos ramos sero despontados quando atingirem 3 pares de folhas (6 folhas). Esta ltima operao repetida at meados de abril, num total de 4 a 6 despontes por ciclo.

Estes despontes tm como principal efeito a emisso de novo ramos produtivos, escalonando e ampliando o perodo de safra e a produtividade. Por ser um tecido herbceo, os despontes so feitos manualmente. O desponte dos ramos tambm feito em pomares para figo de mesa. Cada planta, devido ao desponte, pode produzir de 1,5 a 2,5 Kg de figos verdes para a indstria, denominados figos de ponteiro (Figura 5).

* Engenheiro Agrnomo, D.Sc., Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paran-UNIOESTE, Marechal Cndido Rondon (PR). rafaelpio@hotmail.com ** Eng Agrnomo, D.Sc., Pesquisador Centro APTA Frutas - IAC, Jundia-SP. echagas@iac.sp.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi