Vous êtes sur la page 1sur 9

SUMRIO

1 INTRODUO..............................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO..................................................................................03

2.1 CONCEITO DE TICA..............................................................................03

2.2 OBJETO E OBJETIVO DA TICA.............................................................05

2.3 TICA COMO DOUTRINA DA CONDUTA HUMANA...............................06

2.4 CLASSIFICAO DA TICA....................................................................08

3 CONCLUSO...............................................................................................09

4 REFERNCIAS............................................................................................10

INTRODUO

No contexto de nossos dilogos cotidianos comum empregarmos os termos tica e moral distintamente. tica, em geral, a ideais elevados, princpios universalmente aceitos e cultivados, imunes s variaes histricas e culturais. Moral identifica-se com normas e regras sociais, preceitos de carter restritivo. Na conversao diria tal distino simples e raramente provoca maiores reflexes. As aulas iniciaram abordando os Conceitos de tica, seguido pelo Objeto e Objetivo da tica, tica como Doutrina da Conduta Humana e finalizando com a Classificao da tica no subitem da tica dos Bens.

DESENVOLVIMENTO

2.1

Conceitos de tica

tica o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obedincia a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierrquicos ou religiosos recebidos, a tica, ao contrrio, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Com a crescente profissionalizao e especializao do conhecimento que se seguiu revoluo industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da tica, foram estabelecidos como disciplinas cientficas independentes. A tica pode ser definida como a cincia que estuda a conduta humana e a moral a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal. Segundo Adolfo Snchez Vsquez, tica a a cincia do comportamento moral do homem em sociedade. A tica estuda os costumes humanos. a teoria que examina as regras que norteiam a conduta moral da humanidade. Dessa conceituao de tica se extrai logo alguns elementos indispensveis sua

compreenso. Em primeiro lugar, o seu objeto prprio, suas leis particulares e seu mtodo definido. A tica tambm no deve ser confundida com a lei, embora com certa frequncia a lei tenha como base princpios ticos. Ao contrrio do que ocorre com a lei, nenhum indivduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivduos, a cumprir as normas ticas, nem sofrer qualquer sano pela desobedincia a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questes abrangidas no escopo da tica.

Os problemas eticos caracterizam-se pela sua generalidade e isto os distingue dos problemas morais da vida cotidiana, que sao os que se nos apresentam nas situaoes concretas. Mas, desde que a soluo dada aos primeiros influi na moral vivida, sobretudo quando se trata no de uma tica absolutista, apriorstica ou puramente especulativa, a tica pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Se a tica revela uma relao entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela ajuda a situar no devido lugar a moral efetiva, real, de um grupo social que tem a pretenso de que seus princpios e suas normas tenham validade universal, sem levar em conta necessidades e interesses concretos. A tica, quando trata de definir oque bom, recusa reduzi-lo quilo que satizfaz meu interesse pessoal, exclusivo, evidentemente influir na prtica moral ao rejeitar um comportamento egosta como moralmente vlido.

A tica teoria, investigao ou explicao de um tipo de experincia humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerado porm na sua totalidade, diversidade e variedade. O que nela se afirme sobre natureza ou fundamento das normas morais deve valer para a moral da sociedade grega, ou para a moral que vigora de fato numa comunidade humana moderna. isso que assegura o seu carcter terico e evita sua reduo a uma disciplina normativa ou pragmtica. A tica parte do fato da existncia da histria da moral, toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princpios e normas. Como teoria, nao se identifica com os principios e normas de nenhuma moral em particular.

Como as demais cincias, a tica se defronta com os fatos. Que estes sejam humanos implica, por sua vez, em que sejam fatos de valor. Mas isto no prejudica em nada as exigencias de um estudo objetivo e racional. A tica estuda uma forma de comportamento humano que os homens julgam valioso e, alem disto, obrigatrio e inescapavel.

2.2

Objeto e Objetivo da tica

Nas relaes cotidianas dos indivduos entre si, surgem continuamente problemas prticos, isto , de problemas que se apresentam nas relaes efetivas, reais, entre indivduos ou quando se julgam certas decises e aes dos mesmos. Trata-se, por sua vez, de problemas cuja soluo no concerne somente pessoa que os prope, mas tambm a outra ou outras pessoas que sofrero as conseqncias da sua deciso e da sua ao. As conseqncias podem afetar somente um individuo, em outros casos, trata-se de aes que atingem vrios indivduos ou grupos sociais. As conseqncias podem estender-se a uma comunidade inteira, como a nao.

Em tais situaes, os indivduos se defrontam com a necessidade de pautar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Estas normas so aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatrias: de acordo com elas, os indivduos compreendem que tem o dever de agir desta ou daquela maneira. Nestes Casos, dizemos que o homem age moralmente e que neste seu comportamento se evidenciam vrios traos caractersticos que o diferenciam de outras formas de conduta humana. Sobre este comportamento, que o resultado de uma deciso refletida e, por isto, no puramente espontnea ou natural, os outros julgam, de acordo tambm com normas estabelecidas, e formulam juzos.

Temos de um lado, atos e formas de comportamento dos homens em face de determinados problemas, que chamamos morais, e, do outro lado, juzos que aprovam ou desaprovam moralmente os mesmos atos.

Na vida real, defrontamos com problemas prticos do tipo dos enumerados, dos quais ningum pode eximir-se. E, para resolv-los, os indivduos recorrem a normas, cumprem determinados atos, formulam juzos e, s vezes, se servem de determinados argumentos ou razes para justificar a deciso adotada ou os passos dados. Tudo isto faz parte de um tipo de comportamento efetivo, tanto dos indivduos quanto dos grupos sociais e tanto de ontem quanto de hoje.

A diferena dos problemas prtico-morais, os ticos so caracterizados pela sua generalidade. Se na vida real um individuo concreto enfrenta uma determinada situao, dever resolver por si mesmo, com a ajuda de uma norma que reconhece e aceita intimamente, o problema de como agir de maneira a que sua ao possa ser boa, moralmente valiosa. intil recorrer tica com a esperana de encontrar nela uma norma de ao para cada situao concreta. O problema do que fazer em cada situao concreta um problema prtico-moral e no terico-tico.

2.3

tica como Doutrina da Conduta Humana

Ao ser definida como um conjunto sistemtico de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano moral, a tica se nos apresenta com um objeto especifico que se pretende estudar cientificamente. Esta pretenso se ope concepo tradicional que a reduzia a um simples capitulo da filosofia, na maioria dos casos, especulativa. A favor desta posio se propem vrios argumentos de importncia desigual, que conduzem negao do carter cientifico e independente da tica. Argumenta-se que esta no elabora proposies objetivamente validas, mas juzos de valor ou normas que no podem pretender essa validade. Um cdigo moral, ou um sistema de normas, no cincia, mas pode ser explicado cientificamente, seja qual for o seu carter ou as necessidades sociais s quais corresponda.

Na negao de qualquer relao entre a tica e a cincia se quer basear a atribuio exclusiva da primeira a filosofia. A tica apresentada como uma parte de uma filosofia especulativa, construda sem levar em conta a cincia e a vida real. Esta tica filosfica preocupa-se mais em buscar a concordncia com princpios filosficos universais do que com a realidade moral no seu desenvolvimento histrico e real, donde resulta tambm o carter absoluto e apriorstico das suas afirmaes sobre o bom, o dever, os valores morais, etc.

Em favor do carter puramente filosfico da tica, argumenta-se tambm que as questes ticas constituram sempre uma parte do pensamento filosfico. Quase desde as origens da filosofia, e particularmente desde Scrates na antiguidade grega, os filsofos no deixaram de tratar em grau maior ou menor destas questes. Mas nos tempos modernos, lanam-se as bases de um verdadeiro conhecimento cientifico, e na medida em que a abordagem cientifica se estende progressivamente a novos objetos ou setores da realidade, inclusive a realidade social do homem, vrios ramos do saber se desprendem do tronco comum da filosofia para constituir cincias especiais com o objeto especifico de investigao e com uma abordagem sistemtica, metdica, objetiva e racional comum s diversas cincias.

Grande sistematizador das idias de Scrates, Plato inicia a discusso sobre a moral com a idia de felicidade. A Alma imortal do homem alcanara a felicidade plena depois da morte. Ento, durante a vida os homens deveriam procurar a contemplao das idias, principalmente da idia mais importante, o Bem. Com base nesse Bem superior o homem deve procurar descobrir uma escala de Bens que o ajudem a chegar ao absoluto. A distancia entre as virtudes intelectuais e morais pequena, pois a vida prtica do sbio se assemelha muito a prtica terica.

Aristteles diferencia-se de Plato por sua inclinao emprica. Seus livros que tratam de questes de tica, afirmam a diversidades dos seres e concluem que os bens devem necessariamente variar. Sem desconsiderar o Bem Supremo, Aristteles considera que o homem como um ser complexo no precisa apenas do melhor dos bens, mas de vrios bens e os diferencia em classes, uns melhores que outros.

2.4

Classificao da tica

A classificao presente leva em conta as quatro formas fundamentais de manifestao do pensamento tico ocidental. So elas a tica emprica, a tica de bens, a tica formal e a tica valorativa.

A construo distintiva entre filosofia emprica e filosofia pura se deve a Kant. Para ele, emprica a filosofia baseada na experincia e pura a fundada em princpios racionais. Singelamente, tica emprica aquela que pretende derivar seus princpios da observao dos fatos. A tica Emprica estuda o comportamento do homem daquilo que ele efetivamente faz e no aquilo que ele deveria fazer. A tica emprica divide-se em trs configuraes principais: A tica Emprica Anarquista, Utilitarista e Ceticista. Na tica Anarquista o homem deve obedecer aos impulsos da natureza. Deve seguir a sua natureza sem bloqueios por meio de normas criadas por outras pessoas, sem regras, se abstm totalmente o Estado. A tica Emprica Utilitarista se importa com o comportamento cuja finalidade seja til. E por fim a tica Emprica Ceticista que se abstm de qualquer julgamento, no tomando nenhuma posio.

A tica de Bens defende um valor fundamental, o Bem Supremo, o maior bem que o homem pode ter. O Bem Supremo consiste na realizao do fim prprio da criatura humana e para chegar ao Bem Supremo, este no pode ser meio de qualquer outro. Trs Manifestaes de tica dos Bens so: Eudemonismo; Idealismo tico e Hedonismo. Eudemonismo deriva de Eudemonia, em grego felicidade. Tem tendncia a felicidade que inato ao homem segundo Aristteles, um fim intrnseco que no necessita de meios. O Idealismo tico defende que a ultima finalidade do homem a pratica do bem, e a virtude o fim no o meio. E o Hedonismo ressalta que a felicidade esta no prazer seja sensual, sexual, extrada da elite, de exerccio de atividade intelectual ou artstica.

CONCLUSO

No cenrio atual em que ocorrem as aulas para a nossa turma de Cincias Contbeis da Unioeste, as aulas de ticas causaram um grande impacto, um marco para a turma, devido ao modelo diferenciado que o Professor Moacir Borges aplica em sala. Muitos conheciam a tica de forma superficial e aps algumas aulas, a viso dos acadmicos foi se tornando mais aguada e o interesse pela matria conseqentemente.

REFERNCIAS

AMES, Jos Luiz; PORTELA, Luis Cesar Yanzer. Lies de tica e Poltica. 1 Ed. Cascavel: Edunioeste, 2006.

LECLERCQ, Jacques. As Grandes Linhas da Filosofia Moral. 1 ed. So Paulo: Herder, 1967.

VAZQUEZ, Adolfo Sanches. tica. 14. ed. So Paulo: Civilizao Brasileira S.A., 1993.

Vous aimerez peut-être aussi