Vous êtes sur la page 1sur 21

INSTITUTO FEDERAL DE E. C. E TEC.

DE SERGIPE - IFS COORDENADORIA DE QUMICA

ANLISE FSICO-QUMICA DAS GUAS DO RIO JACARECICA PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL

ARACAJU 2011

INSTITUTO FEDERAL DE E. C. E TEC. DE SERGIPE - IFS COORDENADORIA DE QUMICA

RELATRIO DE ESTGIO
Relatrio de Estgio Curricular realizado na Administrao Estadual do Meio AmbienteADEMA apresentado a coordenadoria de qumica do Instituto Federal de Sergipe, como requisito obrigatrio para a obteno do ttulo de Tcnico em Qumica.

Aluno Tamires Gleice de Lima

ARACAJU 2011

14

1.

INTRODUO

A Administrao Estadual do Meio Ambiente-ADEMA uma Autarquia Estadual criada pela Lei n 2.181, de 12 de outubro de 1978, que veio ser alterada pela Lei 5.057, de 07 de novembro de 2006, que possibilita a execuo das polticas estaduais relativas ao meio ambiente. A misso da ADEMA promover um modelo de desenvolvimento eqitativo e equilibrado, atravs de Planos, Polticas e Projetos, entre o Homem e o Meio Ambiente. Viso "Ser Referncia Nacional em aes que assegurem um Modelo de Desenvolvimento Sustentado para o Meio Ambiente. A Administrao Estadual do Meio Ambiente tem como Objetivo a melhoria da qualidade ambiental e o combate poluio de qualquer natureza atravs do Gerenciamento dos recursos naturais do Estado de Sergipe, da adoo de aes preventivas e corretivas da degradao ambiental. Alm disso, possui por princpios a preservao da boa qualidade do meio ambiente para as geraes atuais e futuras; A compatibilizao do desenvolvimento econmico e social com a preservao ambiental; A participao e colaborao ampla da populao, das autoridades pblicas, da iniciativa privada e das organizaes no governamentais, mediante parcerias e quaisquer outras formas de colaborao.

2.

FUNDAMENTAO TERICA

Contaminao das guas um dos grandes problemas enfrentados no sculo XXI. H uma grande preocupao quando se refere aos contaminantes presentes na gua, devido esta ser fonte de meios de existncia humana. A gua proporciona um habitat para diversas formas de vidas, sejam elas vegetais, animais e espcies microscpicas, e estes organismos so afetados diretamente pela composio da gua. Os ecossistemas aquticos servem como reservatrios temporrios ou finais de uma grande variedade e quantidade de poluentes lanados no ar , no solo ou diretamente em corpos de gua. Desta forma a poluio no ambiente aqutico, provocada pelo homem, de uma forma direta ou indireta, atravs da introduo de sustncias orgnicas ou inorgnicas causam efeitos deletrios tais como: I) prejuzo aos seres vivos, II) perigo a sade humana, III) efeitos negativos as atividades aquticas (pesca, laser, etc.) e IV) prejuzo a A qualidade da gua com respeito ao uso da agricultura, industria e outras atividades econmicas. Devido a isso o homem deve estar atento aos fatores que podem interferir negativamente na qualidade da gua que consume e no seu destino final. A contaminao de rios, lagos e mananciais um problema ocasionado por fontes pontuais, como canalizaes de esgotos, efluentes industriais, entre outras. Estas fontes so de identificao fcil e podem ser monitoradas e regulamentadas mediante a realizao de

anlises fsico-qumicas e microbiolgicas, estrategicamente planejadas, para conjuntos de parmetros de qualidade, conforme definido na legislao relativa aos padres de potabilidade. Ao contrrio, as fontes difusas, como guas de escoamento de solos agrcolas, que podem transportar partculas slidas, pesticidas e fertilizantes. Estas fontes apresentam caractersticas bastante diferenciadas, espalham-se por inmeros locais e so particularmente difceis de serem determinadas, em funo das caractersticas intermitentes das suas descargas e tambm pela abrangncia sobre extensas reas agrcolas e urbanas. As anlises qumicas determinam de modo mais preciso e explcito as caractersticas da gua e assim so mais vantajosas para se apreciar as propriedades de uma amostra. Dentre os principais componentes qumicos destacam-se o pH, alcalinidade, salinidade, cloreto, turbidez, acidez, nitrognio que esto nas formas de nitrito, nitrato, dureza, oxignio dissolvido, demanda bioqumica de oxignio, demanda qumica de oxignio, metais, entre outros. Segundo o CONOMA, a gua classificada em doce, salgada e salobra. Seu uso tem diversas finalidades, como o abastecimento de cidades e usos domsticos, a gerao de energia, a irrigao, a navegao e a aqicultura (pesca), entre outros. O estudo da qualidade da gua de extrema importncia, tanto para caracterizar as conseqncias de uma determinada atividade poluidora, quanto para estabelecer os meios para que se satisfaa determinado uso da gua. Os parmetros fsicos, qumicos e biolgicos variam para cada uso especifico de gua.

3.

OBJETIVO
Coletar e caracterizar informaes sobre os parmetros fsicos e qumicos das guas

do rio Jacarecica do estado de Sergipe, para posterior emisso de um laudo tcnico.

4.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O estgio foi desenvolvido no Laboratrio do DEAMOAM/ADEMA (Departamento de Anlise e Monitoramento do Meio Ambiente) onde foram realizadas as seguintes atividades, conforme fluxograma abaixo:

T(Ar e gua)

Coleta das Amostras

Medio da Temperatura (Ar e gua)

Preenchimento da ficha de coleta

Horrio da Coleta Registro de anormalidades

Anlise em Laboratrio

Transporte das amostras

Preservao das amostras

Boletim de anlise

Laudo Tcnico

Figura 1 Fluxograma das atividades desenvolvidas.

As metodologias utilizadas, para a determinao dos parmetros fsico-qumicos, seguiram os procedimentos conforme especificados em Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Os valores obtidos das caractersticas analisadas foram comparados com os valores preconizados pela Resoluo CONAMA 357/2005 (Artigo 34) e pelo Decreto Estadual N 8.468/1976 (Artigo 18), com o objetivo de verificar se os parmetros esto dentro dos padres aceitveis pelas legislaes mencionadas. Sero analisados os seguintes parmetros fsico-qumicos: temperatura, pH, condutividade, salinidade, Oxignio Dissolvido (OD), turbidez, cloreto, slidos sedimentveis, Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO), Demanda Qumica de Oxignio (DQO). Como parmetros microbiolgicos sero determinados coliformes termotolerantes que foram conduzidos pela equipe da biologia.

4.1. Coleta das amostras


As coletas de amostras de gua foram realizadas numa das campanhas programadas para monitoramento da qualidade ambiental, com auxlio de um coletor do tipo garrafa de Kemmerer e outras diretamente em frascos de polietileno, previamente ambientados com a prpria gua a ser coletada. Os frascos contendo as amostras foram armazenados em caixa de

isopor preenchida com gelo a temperatura 4C (prazo de 24 horas), de maneira a minimizar a atividade biolgica, principalmente na avaliao de DBO5 e coliformes fecais, e encaminhadas para o laboratrio do DEAMOAM/ADEMA (Departamento de Anlise e Monitoramento do Meio Ambiente). A figura abaixo mostra uma coleta utilizando-se a garrafa de Kemmerer.

Figura 2 Coleta da amostra no rio jacarecica

4.2. Parmetros Fsicos e Qumicos 4.2.1. Determinao da Temperatura


A medida de temperatura realizada no prprio local da coleta, sendo efetuada a medida tanto para amostra quanto ambiente.

4.2.2. Determinao do Potencial de Hidrognio inico (pH)


O potencial hidrogeninico (pH) usado para expressar a intensidade da condio cida ou bsica de uma soluo, isto , o modo de expressar a concentrao dos ons H + nas guas. As medidas de pH so fundamentais para definir a qualidade da gua. Atravs do pH pode-se determinar se a gua considerada acida, bsica ou neutra. Se estiver em torno de 7, gua neutra; menor que 6 cida e maior que 8 bsica. Aplicado as guas de abastecimento pblico, brutas, tratadas em geral e de abastecimento industrial. A medida do pH feita utilizando-se um aparelho chamado pHmetro. A anlise pode ser realizada no prprio local de coleta, atravs de um pHmetro de

campo previamente calibrado ou no laboratrio, contanto que no ultrapasse o prazo de anlise que de 24 horas e que se preserve a 4C.

4.2.3. Determinao da Condutividade Eltrica


A condutividade eltrica a medida resultante da aplicao de uma dada fora eltrica, que diretamente proporcional quantidade de sais presentes em uma soluo. Devido facilidade e rapidez de determinao da condutividade eltrica, este se tornou um parmetro padro para expressar a concentrao total de sais para classificao de solos e das guas destinadas irrigao. Quanto maior for quantidade de ons dissolvidos, maior ser a condutividade eltrica da gua. Entretanto deve ser usada com cautela, pois qualquer espcie com carga eltrica presente em uma soluo, contribuir para a condutncia final. A condutividade um parmetro de anlise bastante empregado em laboratrios de monitoramento de guas naturais em geral, de abastecimento, do mar, efluentes domsticos e industriais. Este parmetro utilizado como critrio para verificao da pureza da gua destilada, ou deionizada, serve para orientar a tomada de alquotas para diversas determinaes e para verificar resultados de anlises. O mtodo empregado para a determinao da condutividade o do condutivmetro, que compreende uma ponte de Wheatstonee uma cela de condutividade, para medir a resistncia da amostra. Essa determinao segue o mtodo descrito no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (1998). A depender do condutivmetro utilizado pode-se ter diferentes unidades de medida da condutividade, logo relaciona-se entre essas unidades: 1ms/m = 10 mhos/cm 1s/cm = 1 mhos/cm As amostras para a medida da condutividade devem ser preservadas a 4C e o prazo para anlise de 24 horas, e medidas a uma temperatura de 25C.

4.2.4. Determinao da Salinidade


ons inorgnicos de clcio, magnsio, sdio, potssio, bicarbonato, sulfato e cloreto geralmente compem 95% ou mais do peso de slidos totais na gua. Por definio:

Salinidade a concentrao total de todos os ons dissolvidos totais, ento a "salinidade e a varivel slidos dissolvidos totais" tm cerca da mesma magnitude na maioria das guas quando ambas as variveis so expressas em miligramas por litro. O grau de salinidade influi na capacidade de dissoluo do gs oxignio na gua, ou seja, quanto maior a salinidade, menor a quantidade de oxignio dissolvido e retido na gua; influi tambm na diversidade vegetal e animal do sistema, uma vez que atua direta e indiretamente sobre os processos vitais (metabolismo) dos organismos. Altas concentraes de sais influem no ndice de refrao da gua. Mede-se a salinidade das guas com o aparelho "salinometro ou refratmetro porttil", mas em gua doce mais comum medir e expressar o resultado em slidos dissolvidos totais (mg/l).

4.2.5. Determinao da Turbidez


Turbidez a reduo da transparncia de uma amostra devido presena de materiais em suspenso na gua, tais como argila, slica, matria orgnica e inorgnica finamente dividida e organismos microscpicos. A determinao da turbidez feita pelo mtodo nefelmtrico, adotado nas atividades de controle de poluio da gua e de verificao do parmetro fsico nas guas consideradas potveis. O mtodo baseado na comparao da intensidade de luz espalhada pela amostra em condies definidas, com a intensidade da luz espalhada por uma suspenso considerada padro. Essa determinao segue o mtodo descrito no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (2005). O resultado dado pela leitura feita no Turbidmetro DM-TU e expresso em NTU com 3 algarismos significativos. Utiliza-se cubetas extremamente limpas por dentro e por fora, e devem ser cheias at prximo de transbordar para evitar a presena de ar, a fim de eliminar bolhas no momento de homogeneizar a amostra. Aps o preenchimento da cubeta, enxug-la com papel absorvente para evitar condensao no lado externo em funo de uma variao de temperatura. Materiais flutuantes, leos e graxas, e partculas maiores que se sedimentam rapidamente interferem negativamente e devem ser excludas da amostra. Turbidez excessiva interfere negativamente, devendo-se diluir a amostra.

4.2.6. Determinao de Cloretos (Mtodo de Mohr)

O conhecimento do teor de cloretos das guas tem por finalidade obter informaes sobre o seu grau de mineralizao ou indcios de poluio, como esgotos domsticos e resduos industriais. O mtodo utilizado para determinar a quantidade cloretos em gua conhecido como mtodo de MOHR, onde em um erlenmeyer mede-se 100mL de uma amostra a ser analisada, junta-se 1ml de soluo indicadora de cromato de potssio e titula-se com soluo padro de nitrato de prata 0,1 mol/L , anota-se o volume gasto, faz-se uma nova titulao substituindo a amostra por igual volume de gua destilada que ser utilizado nos clculos. O ponto final da titulao indicado aps a viragem da cor da soluo amarelo claro para vermelho tijolo. O resultado da quantidade de cloretos na amostra dado pela frmula abaixo:

mg Cl- / L = (A-B)*F*35450*N VA Onde: A = volume gasto de nitrato de prata na titulao da amostra B = volume gasto de nitrato de prata na titulao do branco F = fator de correo da normalidade da soluo de nitrato de prata VA = volume da amostra N = normalidade da soluo de nitrato de prata As amostras h serem analisadas no precisam ser preservadas aps a coleta e o prazo para anlise de 7 dias.

4.2.7. Determinao de slidos sedimentveis (cone de Imhoff)


Aplica-se s guas de abastecimento pblico, naturais em geral e de abastecimento industrial. Slidos sedimentveis so constitudos de material em suspenso de maior tamanho e de densidade maior que a da gua, que se deposita no fundo do Cone de Imhoff, quando o sistema est em repouso, podendo ser expresso em peso ou volume. Essa determinao segue o mtodo descrito no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (1998).

O resultado dado pela leitura do depsito no fundo do cone, e dado em mL/L com uma casa decimal. O mtodo no inclui materiais flutuantes que possam separar-se durante a sedimentao.

4.2.8. Determinao de Oxignio dissolvido (OD)


O oxignio indispensvel vida, aos animais e maior parte dos microorganismos que vivem da gua. Ao contrario do ar, a gua possui menos oxignio, porque o gs no muito solvel. Um rio considerado limpo, em condies normais, apresenta normalmente, de 8 a 10 mg.L-1. Essa quantidade pode variar em funo da temperatura e presso. O oxignio dissolvido (OD) indica o grau de arejamento da gua. A determinao do oxignio dissolvido reconhecidamente o parmetro mais importante para expressar as condies naturais da gua e detectar impactos ambientais como eutrofizao e poluio orgnica . Este teste baseado na adio de sulfato manganoso e iodeto alcalino cido na amostra, em frascos prprios. A presena de oxignio dissolvido de importncia vital para os seres aquticos aerbios. A introduo de OD no recurso hdrico ocorre atravs de fotossntese, da ao de aeradores ou do prprio contato do ar atmosfrico. O teor de O2 na gua varia principalmente com a temperatura e com a altitude. Quanto maior sua concentrao, melhor a qualidade da gua. O OD avalia o efeito de despejos oxidveis (de origem orgnica) no recurso hdrico, serve como indicador das condies de vida na gua e para avaliar o processo de auto purificao. O oxignio dissolvido deve ser fixado no prprio local de coleta, atravs da adio de 2 mL d da soluo de sulfato manganoso e em seguida 2 mL de iodeto alcalino,preservadas a 4C e o prazo para realizao de 24 horas.Ao analisar a amostra no laboratrio deve-se primeiramente adicionar 1 ou 2 mL de H2SO4 concentrado, a fim de dissolver o precipitado marrom formado e liberao do iodo elementar.Aps isso, agita-se o frasco e toma-se 100mL dessa soluo que ser titulada com tiossulfato de sdio 0,0125 mol/L, usando soluo de amido a 2% como indicador.O oxignio dissolvido tambm pode ser medido atravs de um oxmetro previamente calibrado.

4.2.9. Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO)

A expresso Demanda Bioqumica de Oxignio est relacionada estabilizao ou decomposio biolgica da matria orgnica lanada ou presente na gua envolvendo o consumo de oxignio (molecular) dissolvido na gua, nos processos metablicos desses organismos biolgicos aerbicos. Em funo disso, a reduo da taxa de oxignio dissolvido em um recurso hdrico pode indicar atividade bacteriana decompondo matria orgnica. Logo surge o conceito de demanda de oxignio em relao matria orgnica, sendo muito utilizadas as demandas bioqumica de oxignio (DBO) e a qumica de oxignio (DQO); entende-se por DBO a quantidade de oxignio molecular necessria a estabilizao da matria orgnica carbonada decomposta aerobicamente por via biolgica. E DQO, a quantidade de oxignio molecular necessria estabilizao por via qumica. Os processos oxidativos, dentre estes ocupam lugar preponderante os respiratrios, podem causar um grande consumo de oxignio nas guas de um manancial. Microrganismos e vegetais hetertrofos, quando em grande nmero podem reduzir o oxignio dissolvido (OD) a nvel zero. Sendo que a proliferao de tais organismos depende das fontes de alimento, ou seja, matria orgnica. A demanda de oxignio provocada pela introduo de despejos orgnicos em recurso hdrico uma demanda respiratria, uma vez que a oxidao desse material realizada exclusivamente por via biolgica, logo se trata de uma demanda bioqumica de oxignio. A DBO5, um teste padro, realizado a uma temperatura constante de 20 e durante um perodo de incubao, tambm fixo de 5 dias. medida pela depleo do OD antes e depois do perodo de incubao. Como fatores qumicos, fsicos e biolgicos que determinam a DBO temos: 1) Oxignio Dissolvido 2) Microrganismos: deve existir um grupo misto de microrganismos (denominado de semente), que seja capaz de oxidar a matria orgnica em gua e gs carbnico. 3) Nutrientes: como nitrognio, fsforo, enxofre, magnsio ferro e clcio so indispensveis para garantia de microrganismos vivos durante toda a incubao. 4) Temperatura: qualquer reao bioqumica tem como fator de importncia a temperatura, que aumenta ou diminui a velocidade da reao de oxidao. 5) pH: as reaes que ocorrem na DBO, para garantia de sobrevivncia dos microrganismos, tm como faixa ideal de pH 6,5 a 8,5.

6) Tempo: para oxidao completa da matria orgnica so necessrios cerca de 20 dias, mas convencionou-se que, o perodo de incubao de 5 dias, neste perodo aproximadamente de 70% da matria orgnica oxidada.Mas isso relativo, pois depende muito da amostra. 7) Txicos: a presena de mercrio, cobre, zinco, cdmio, chumbo, cianetos, formaldedo, influenciam no sistema enzimtico dos microrganismos, podendo lev-los morte. Em resumo a DBO a medida das necessidades respiratrias de uma populao microbiolgica, e um excelente ndice para indicar a eficincia de uma ETE (estao de tratamento de esgotos), quando se compara a DBO do esgoto bruto e do efluente final. Aps a coleta as amostras para anlise de DBO devem ser preservadas a 4C e o prazo para realizao de 24 horas.

4.3.0. Demanda qumica de oxignio (DQO)


A DQO se baseia no fato de alguns compostos orgnicos serem oxidados por agentes qumicos oxidantes considerados fortes, como por exemplo, o K2Cr2O7 (dicromato de potssio) em meio cido, sendo o resultado final dessa oxidao o dixido de carbono e gua. a quantidade de O2 necessria para oxidao da matria orgnica atravs de um agente qumico. Nesta tcnica podem ser utilizadas vrias substncias qumicas como oxidantes, o importante que para um mesmo estudo seja empregado o mesmo oxidante e os mesmos procedimentos, porque a proporo de matria orgnica a ser oxidada depende do oxidante, da estrutura dos compostos orgnicos presentes na amostra e do processo de manipulao dos reagentes e dos equipamentos. Para oxidao de compostos orgnicos de baixo peso molecular e os cidos graxos utiliza-se o sulfato de prata como catalisador, e o excesso de dicromato titulado com sulfato ferroso amoniacal usando o ferroin (complexo ferroso de orto-fenantrolina) como indicador.

Concentraes de cloreto provocam interferncias positiva nos resultados, para evitar esta interferncia utiliza-se o sulfato de mercrio II(HgSO4), proporcionalmente concentrao de cloreto na amostra, reduz os erros causados por este interferente. A DQO tem como vantagens: 1) O teste gasta apenas de 2 a 3 h para ser realizado; 2)O resultado do teste da uma indicao do oxignio requerido para a estabilizao da matria orgnica. 3) O processo no est sujeito a tantas variveis como na DBO; 4) No requer a utilizao de tantos equipamentos. E como desvantagens pode-se citar: 1) No processo de avaliao da DQO so oxidados, tanto a frao biodegradvel, quanto a frao inerte do efluente; 2) O teste no fornece informaes sobre a taxa de consumo da matria orgnica ao longo do tempo; 3) Certos constituintes inorgnicos podem ser oxidados e interferir no resultado.

5.

RESULTADOS E DISCUSSSES
Alguns dos resultados das anlises fsico-qumicas do monitoramento ambiental do Rio

Jacarecica so mostrados na tabela 1e 2:

Parmetros
Ponto da coleta Hora da coleta nmero de amostra Nmero de anlise Temperatura da gua Temperatura do ar Chuvas nas ultimas 24 h pH Condutividade Turbidez OD DBO DQO Slidos sedimentveis Cloretos Salinidade leos e graxas Coliformes termo tolerantes

Unidade H C C mhos/cm NTU mg/L mg/L mg/L mL/L mg/L Ppm (NaCl) mg/L Col/100 ml

RESULTADOS OBTIDOS Ponto 1 10:50 696 696 27 32 No 7,47 309 43,4 6,0 1,6 20,0 Ponto 2 11:15 697 697 28 35 No 7,24 230 37,3 6,0 1,5 30,0 Ponto 3 11:40 698 698 35 33 No 7,79 371 151 166,7 500,0

72,21 119,0

72,82 120,0

683,3 1228

78x102

127x103

Tabela 1: Parmetros fsico-qumicos do Rio Jacarecica realizado em 11/05/10

Parmetros Ponto da coleta Hora da coleta Nmero de amostra Nmero de anlise Temperatura da gua Temperatura do ar Chuvas nas ultimas 24 h pH Condutividade Turbidez OD DBO DQO Slidos sedimentveis Cloretos

Unidade H C C mhos/cm NTU mg/L mg/L mg/L mL/L mg/L

RESULTADOS OBTIDOS Ponto 1 10:35 936 636 25 26 Intensas 6,94 276 37,5 6,6 2,7 51,5 Ponto 2 11:00 937 637 25 26 Intensas 6,84 286 36,3 6,8 3,0 30,9 Ponto 3 10:49 938 638 25 26 Intensas 6,58 288 34,9 6,8 2,8 41,2

68,47

68,41

66,70

Salinidade

Ppm (NaCl) 112,9

112,8

113,0

Coliformes termo Col/100 ml 2500 2700 2200 tolerantes Tabela 2: Parmetros fsico-qumicos do Rio Jacarecica realizado em 11/06/10

O pH uma importante varivel na avaliao da qualidade da gua influenciada por processos biolgicos e qumicos dentro do corpo dgua. Com relao ao pH, verificou-se valores maiores que 6 em todos os pontos amostrados na srie analisada, observa-se que os valores estiveram no limite estipulado pela resoluo do CONAMA, que fixa os valores de pH entre 6 e 9. Os valores da Condutividade eltrica, Salinidade, Turbidez, Cloreto, OD, DQO e DBO da tabela 2 esto de acordo com o estabelecido pela RESOLUO CONAMA 357/2005. Apenas os Coliformes Termotolerantes que esto no conformes com esta resoluo. De acordo com a tabela 1, todos os parmetros estiveram de acordo com o estabelecido pela RESOLUO CONAMA 357/2005, com a exceo do ponto 3 para Turbidez que fixa o valor em 100 NTU e DBO, este revela um excesso de matria orgnica oriundas de despejos industrias, devido o fato do ponto 3 est localizado em uma rea que tm contribuio industrial.

6.

CONCLUSO

O estgio realizado no Laboratrio de Gerncia de avaliao e monitoramento ambiental-GEAMA, possibilitou a visualizao das vrias anlises de gua para diversos fins, bem como se pde perceber que o estgio curricular cumpriu o objetivo proposto inicialmente de aprendizagem profissional e de expanso e fortalecimento dos conhecimentos acadmicos adquiridos ao longo de todo o curso de tcnico em qumica, tambm proporcionar um perodo de experincia para o futuro, agregando tanto informaes tcnicas como tambm o desenvolvimento das relaes interpessoais.

As atividades realizadas durante o perodo de estgio foram de extrema importncia na formao de um tcnico em Qumica, tanto pelo aspecto tcnico, como tambm do ponto de vista de trabalhar em uma empresa conceituada, respeitando todas suas polticas e regras.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRAILE, P. M; Cavalcanti, J. E.W.A. Manual de Tratamento de guas Residurias Industriais. So Paulo: CETESB, 1979. CLESCERI L.; GREENBERG, A. E; EATON, A. D.; Standard methods for the examination of water and wastewater. 20 ed. Washington, 1998. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA Resoluo n 357, de 17 de Maro de 2005. Dispe sobre a classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes, e d outras providncias.

FALQUETO, M. A. Avaliao do ndice de qualidade da gua (IQA) e dos elementos qumicos nas guas e nos sedimentos do rio Corumbata-SP (Piracicaba-SP). Piracicaba-SP, 2008. Dissertao de mestrado. Escola superior de agricultura Luiz de Queiroz. Universidade de So Paulo.

FARIAS, M. S. Monitoramento da qualidade da gua na bacia hidrogrfica do rio Cabelo (Campina Grande-PB). Campina Grande- PB, 2006. Tese de Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE.

LIBNIO, M. Fundamentos de Qualidade e Tratamento de gua. tomos, Campinas. 2005. MACEDO, Jorge Antnio de Barros de. Mtodos Laboratoriais de Anlises FsicoQumicas e Microbiolgicas. CRQ-MG, 2 ed. Belo Horizonte - MG, 2003. MACHADO, P. J. Oliveira. Qualidade das guas do Rio Paraibuna no trecho urbano de Juiz de Fora/MG. 21/maio/2001 a 17/maro/2003. MINISTRIO DA SADE. Portaria N. 518, DE 25 DE Maro de 2004. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade, e d outras providncias.

Normalizao Tcnica NT 07. Anlises Fisico-Qumicas de gua. CETESB. RODRGUEZ, M. P. Avaliao da Qualidade da gua da Bacia do Alto JacarGuau / SP Ribeiro do Feijo e Rio do Monjolinho) atravs de variveis Fsicas, Qumicas e Biolgicas (So Carlos- SP). So Carlos- SP, 2001. 1p.Tese de Doutorado. Escola de Engenharia de So Carlos. Universidade de So Paulo.

ZIMMERMANN, C. M; GUIMARES. O; ZAMORA, P. G. P.; Avaliao da qualidade do corpo hdrico do rio tibagi na regio de ponta grossa utilizando anlise de componentes principais (PCA). Qumica Nova, v.31, n.7. p. 1727-1732. 2008.

Disponvel em : < http://www.adema.se.gov.br/>. Acesso em: 28 ago.2011. Disponvel em: http:<//www.cetesb.sp.gov.br/>. Acesso em: 28 ago. 2011.

Vous aimerez peut-être aussi