Vous êtes sur la page 1sur 9

CtP

O elo da impresso
DE TEMPOS EM TEMPOS, OS CTPS AGREGAM NOVAS FERRAMENTAS, DANDO INDSTRIA PERFORMANCE E QUALIDADE NA CONFECO DAS CHAPAS
Fbio Sabbag Nos ltimos tempos, a indstria grca vive algumas transies que so plenamente aceitveis. Uma delas a migrao de grcas tradicionais rumo impresso de embalagens e impresso digital. Esse movimento, inerente demanda moderna, instiga o fabricante de equipamento a acompanhar e lanar recursos inditos. Na seara da pr-impresso, mais precisamente falando de equipamentos de CtP, vive-se um cenrio evolutivo incansvel. Ao ampliar seu foco de atuao, as grcas, consequentemente, trazem aos fabricantes de CtPs demandas cada vez mais diversicadas. Por esse motivo, a Heidelberg fez grandes aprimoramentos na sua linha de softwares. Para o segmento de embalagens nossos programas foram 30
GRAPHPRINT OUT 11

contemplados com mais possibilidades. O Prinect Packaging Workow conta com uma gama enorme de recursos para manipular cores especiais, criar ou fazer edio de facas, recursos avanados de trapping, editor de cdigos de barras etc. O CtP Supresetter pode atingir a resoluo de 5080 dpi, o que possibilita fazer impresso lenticular ou at microimpresso, importante para impressos de segurana ou embalagens especiais. Lanamos recentemente no Brasil o software Prinect Remote Access, que possibilita criar um portal de internet para o cliente da grca enviar arquivos via internet (upload) e acompanhar em tempo real o processamento do Preight. uma forma de receber arquivos de produo e interagir com o cliente 24 ho-

ras. possvel fazer aprovaes remotas, download de arquivos, pedir alteraes, etc. Esse software conta com sistema de prova de cor remota softproof. Tudo isso com segurana total e controle de acesso via email. Todos os softwares da linha Prinect agora esto traduzidos para o portugus. Alm disso, temos Prinect Digital Manager, um mdulo que permite integrar impressoras digitais no uxo de trabalho da grca. Isso d exibilidade grca de escolher no ltimo minuto se o trabalho ser impresso em offset ou digital, fala Kesler Santos, do departamento comercial de produto Prinect & CtP da Heidelberg. Na viso de Luca Cialone, regional sales manager da Screen, a prpria necessidade do mercado cria oportunidades que

CtP

Luca Cialone, regional sales manager da Screen:

H dois anos, a Screen oferece equipamentos para o mercado exogrco para a gravao das matrizes de embalagens. Para o mercado de impresso digital, a Screen oferece a famlia TruepressJet com tecnologia InkJetMicropiezo para altssimas
Kesler Santos, do departamento comercial de produto Prinect & CtP da Heidelberg:

tiragens e para aplicaes de alta qualidade em qualquer substrato.

Lanamos recentemente no Brasil o software Prinect Remote Access, que possibilita criar um portal de internet para o cliente da grca enviar arquivos via internet (upload) e acompanhar em tempo real o processamento do Preight. uma forma de receber arquivos de produo e interagir com o cliente 24 horas.
tm de ser exploradas: H dois anos, a Screen oferece equipamentos para o mercado exogrco para a gravao das matrizes de embalagens. A linha de CtP FX da Screen oferece resoluo de 4800 dpi, a mais alta resoluo do mercado, e o ponto FexoDot permite uma reproduo dos pontos na chapa exogrca jamais vista nesse mercado. Os CtPs FX-870, FX-1200 e FX-1524 oferecem a melhor qualidade de gravao para o mercado exogrco. Para o mercado de impresso digital, a Screen oferece a famlia TruepressJet com tecnologia InkJetMicropiezo para altssimas tiragens e para aplicaes de alta qualidade em qualquer substrato.

Enio Zucchino, gerente de marketing de produto sistemas de pr-impresso Cone Sul da Kodak, ressalta que a migrao das grcas indiretamente traz uma nova forma de desenvolver equipamentos para pr-impresso. A impresso offset convencional evoluiu a m de acompanhar as tendncias de mercado de servios rpidos e sob demanda feitos com impresso digital. Com isso, pr-impresso evolui para entregar cada vez mais performance e qualidade na confeco de chapas. Assim, de maneira indireta, especialmente em relao impresso digital, poderamos dizer que a pr-impresso evoluiu, completa Zucchino.
GRAPHPRINT OUT 11

31

CtP

Carlos Palmeira, diretor da Solugraf:

A modernizao da primpresso se faz necessria para a reduo de custo operacional da indstria grca, aumento de qualidade do material grco e incremento da capacidade produtiva, uma vez que o mercado consumidor est cada vez mais exigente no que diz respeito a qualidade, tempo e preo.

e incremento da capacidade produtiva, uma vez que o mercado consumidor est cada vez mais exigente no que diz respeito a qualidade, tempo e preo. Para Vlamir Maraotti, especialista de produto da Agfa, ao longo desses ltimos tempos, os equipamentos de primpresso melhoraram muito. Maraotti enumera as evolues: O sistema ptico, por exemplo, teve avanos tecnolgicos considerveis no quesito laser, que alm proporcionar menos consumo de energia eltrica, oferece mais potncia e durabilidade. Assim, cou possvel reproduzir retculas de altas lineaturas, alcanando muito mais qualidade na impresso, seja ela comercial, promocional ou embalagem. Renato Moccagatta, diretor comercial da T&C, observa que algumas grcas comerciais esto utilizando seu parque instalado para atuar em mercados antes no atendidos, como, por exemplo, o mercado de embalagens, que no to afetado pelas novas mdias digitais. Acredito que a impresso digial tem e ter um papel muito importante no curto e mdio prazo dentro das grcas e em qualquer setor que ela atue. A impresso digital d mais exibilidade de atender as crescentes demandas por trabalhos de poucas unidades, com dados variveis e com margens de lucratividade maiores, acrescenta o diretor comercial da T&C.

Enio Zucchino, gerente de marketing de produto sistemas de pr-impresso Cone Sul da Kodak:

No custo total de impresso, genericamente, pode-se comprovar que papel e tinta em conjunto podem ultrapassar os 60%, enquanto os custos somados de todos os insumos da pr-impresso, genericamente, no ultrapassam os 3%. Ao mesmo tempo, a relevncia de uma chapa em perfeitas condies innitamente maior que os 3% quando falamos em qualidade e estabilidade de processo como um todo.

Carlos Palmeira, diretor da Solugraf, fala que a citada migrao no trouxe uma nova forma de desenvolver equipamentos para pr-impresso e mostra seus argumentos: A impresso digital est vindo como uma ferramenta capaz de agregar benefcios para a indstria grca, como agilidade, personalizao, pequenos tiragens e provas de bonecos, e no para substituir o mercado de impresso convencional. A modernizao da pr-impresso se faz necessria para a reduo de custo operacional da indstria grca, aumento de qualidade do material grco 32
GRAPHPRINT OUT 11

AMORTIZANDO OS CUSTOS DE MANUTENO


Maraotti explica que, normalmente, todo CtP vendido pela Agfa tem garantia total de 12 meses e isso incluindo o laser. A garantia pode ser estendida em at 36 meses com contrato de manuteno e preventivas regulares. Com isso, os custos com provveis manutenes corretivas, por desgaste de peas ou por falta de preventivas, acabam sendo menores, completa o especialista de produto da Agfa. Palmeira diz que a amortizao principal de um sistema de CtP est diretamente ligado ao custo operacional do mesmo. A chapa convecional hoje, de longe, o insumo mais barato disponvel no mercado, alm de deter uma enorme gama de fabricantes espalhados pelo mundo, o que permite uma liberdade de escolha e um excelente preo. Quanto maior a oferta menor o preo. Com a basysPrint o cliente economiza a cada exposio de chapa.

CtP

PARA GRFICAS COM FORMATO MEIA FOLHA QUAL O MODELO MAIS INDICADO?
Agfa O CtP Agfa Avalon CR 3648 trmico, com formato mximo de 995x660 mm, 31 chapas por hora com :Azura online. um CtP de alta performance e qualidade podendo chegar a lineaturas de at 240 lpi. No necessita de compressor e tem baixo consumo de energia eltrica. O laser composto por pentes de diodos e no caso de eventual queima de algum deles, o equipamento no para a produo e no necessria a troca de todo o laser, apenas dos LEDs queimados, que por sinal tm baixo custo nanceiro, diz Maraotti.

Heidelberg Para essas grcas, o equipamento Suprasetter A75 extremamente robusto e de altssima qualidade. o nico equipamento que possui um sistema stand by inteligente que desliga o laser quando no h gravao de chapas, proporcionando grande economia de energia e preservando a vida til do equipamento, avisa Santos.

Kodak Indicamos a Trendsetter 400 como modelo ideal, por se tratar de um equipamento extremamente robusto e simples que proporciona a mais alta estabilidade de processo devido sua tecnologia de gravao denominada Kodak SquarEspot, explica Zucchino.

Screen Existem dois equipamentos indicados para as grcas meia folha. O PT-R4300S, um CtP trmico meia folha, produz 21 chapas por hora e compatvel com chapas trmicas com e sem processo. Esse equipamento o mais vendido no Brasil pela sua robustez, baixo custo operacional e alta qualidade na reproduo dos pontos. J o modelo PT-R8600M-S, um CtP trmico de folha inteira, lanado em 2011, indicado para grcas que querem migrar para o formato maior em um curto prazo de tempo e que no querem fazer um investimento em um CtP meia folha para depois ter que fazer um novo investimento na atualizao do formato. Esse novo CtP traz toda a tecnologia da Screen em um equipamento de formato mximo 1.150 x 940mm e velocidade de 20 chapas por hora com o menor custo da categoria para o mercado brasileiro, explica Cialone.

Solugraf Indicamos o UV-451-B formato meia folha com capacidade produtiva inicial de 40 chapas por hora 510mm x 400mm e total possibilidade de crescimento conforme a demanda. Do aumento de produtividade, passando por automao de processos como carga e descarga automtica de chapas at a possibilidade de crescimento de formato para folha inteira, com crescimento de produtividade, fala Palmeira. T&C Para as grcas meia folha, o equipamento que mais vendemos a PTR 4300S. Temos, aproximadamente, 260 equipamentos instalados no Brasil, observa Moccagatta.
GRAPHPRINT OUT 11

33

CtP

Vlamir Maraotti, especialista de produto da Agfa:

O sistema ptico, por exemplo, teve avanos tecnolgicos considerveis no quesito laser, que alm proporcionar menos consumo de energia eltrica, oferece mais potncia e durabilidade. Assim, cou possvel reproduzir retculas de altas lineaturas, alcanando muito mais qualidade na impresso, seja ela comercial, promocional ou embalagem.

Nosso equipamento vem de fbrica com cinco anos de garantia de laser ou 8 mil horas de exposio, a maior garantia de fbrica disponvel no mercado, alm de trs anos para o DMD, que o mdulo responsvel pela formao da imagem, e 12 meses para as demais peas do equipamento. Temos opo de renovao de garantia de todas as partes da mquina a partir do segundo ano, deixando o cliente tranquilo no quesito gastos com manuteno, avisa o diretor da Solugraf. Na viso de Zucchino, os sistemas de CtPs, atualmente, de uma maneira geral, so conveis e robustos e no representam grande custo em termos de manuteno peridica. Ainda assim h contratos de servios que cobrem peas e cabeas de gravao a custos extremamente acessveis, completa o gerente de produto Cone Sul da Kodak. A Screen, por meio do seu delaer T&C, oferece planos de contrato de manuteno preventiva e corretiva. H ainda o ExtendedWarrantyContract (EWC), que cobre 100% das peas dos CtPs fabricados pela prpria Screen ao longo de toda a vida til dos equipamentos, diminuindo assim os custos de manuteno, fala Cialone. Santos explica que a Heidelberg oferece ao mercado contratos de servio que contemplam manuteno preventiva e horas ilimitadas de manuteno corretiva. Esse contrato pode cobrir tambm, por um perodo de sete anos, a partir da data 34
GRAPHPRINT OUT 11

de fabricao do equipamento, o cabeote laser. Outra vantagem que oferecemos desconto signicativo no preo das peas sobressalentes, completa o supervisor comercial de produto Prinect & CtP da Heidelberg. Moccagatta diz que h muitos anos a T&C oferece uma modalidade de garantia estendida contnua que pode ser renovada ano aps ano com um valor pr-estabelecido. A garantia cobre todas as peas do CtP, inclusive os lasers, que so considerados consumveis. Com essa garantia de valor pr-estabelecido, o cliente pode programar e diluir seus custos de manuteno no processo produtivo, acrescenta o diretor comercial da T&C.

TREINAMENTO E PROFISSIONALIZAO
At antes de pensar em investir em CtP sbio olhar com ateno para o prossional que ira oper-lo e lhe dar as condies de treinamento ideais. Sozinha nenhuma tecnologia faz milagre, ou imprime um milagre. Sem dvida a mo de obra precisa ser preparada para trabalhar no mundo digital. Quem pensa em substituir o processo analgico pelo digital somente por meio de novos equipamentos entrar no mundo digital e isso aumentar o custo operacional. Mo de obra treinada e especializada permite um melhor aproveitamento do CtP e diminui, de maneira considervel, o desperdcio de material

e hora trabalhada. A Screen oferece treinamento especializado por meio de dealer no Brasil. A T&C uma empresa que sempre teve foco em treinamento para o mercado grco brasileiro e oferece esse servio para todos os clientes da Screen, fala Cialone. Moccagatta acredita ser fundamental treinar os operadores, pois se trata de um equipamento de alto valor agregado. No necessrio fazer um treinamento antes da chegada do equipamento, pois o nosso treinamento feito na prtica, para xar melhor o processo operacional. A T&C, alm de instalar o CtP, tambm oferece um treinamento no equipamento e no nosso workow Trueow, completa. Maraotti lembra que h casos e casos: Tudo depende do tipo de cliente. H casos onde o cliente est passando pela transformao do analgico para o digital e se faz necessrio um treinamento com antecedncia, pois a transformao grande, e o impacto prossional, tambm. Em toda instalao de um sistema de CtP, a Agfa disponibiliza no ato trs equipes para a implantao. No primeiro momento h a instalao do hardware e o treinamento operacional do equipamento, bem como as manutenes essenciais para mant-lo em timo funcionamento. No segundo momento vem o pessoal de software, workow, instalao, congurao e treinamento. E por ltimo, o pessoal de aplicao de chapas, onde os prossionais de pr-impresso e impresso, alm de toda a linearizao do processo, recebem treinamento de como proceder com as chapas para poder tirar o melhor do produto em qualidade e produtividade. Santos analisa que a prossionalizao fundamental para o sucesso, uma vez que a impressora s reproduz o que est na chapa. Caso no haja cuidado na preparao dos arquivos e da chapa, os resultados sero muito distantes da expectativa de qualidade do cliente. Antes mesmo da

CtP

H DESENVOLVIMENTO ESPECFICO PARA A IMPRESSO DIGITAL?


AGFA
Sim, com certeza. No caso de software, o workow Apogee Prepress est preparado para a comunicao, por meio da linguagem JDF/JMF, com todos os equipamentos digitais compatveis do mercado, integrando num nico uxo de trabalho a impresso offset e digital. No caso de equipamento, a Agfa tem a Dotrix, impresso digital inkjet rotativa direcionada para comercial e embalagem e recentemente fez uma parceria com a Canon, conta Maraotti.

HEIDELBERG
A Heidelberg trabalha intensamente nessa integrao. Temos um software chamado Digital Printing Manager para integrao de impressoras de diferentes fabricantes, fala Santos.

KODAK
Em termos de pr-impresso, os uxos de trabalho podem interagir com impressoras digitais de forma a proporcionar integrao entre as impressoras digitais e o CtP, explica Zucchino.

SCREEN
A Screen oferece uma linha completa de equipamento para o mercado de impresso digital. A linha TruepressJet oferece equipamentos com tecnologia inkjet para os mercados editorias, transacionais, comerciais e promocionais, jornais, grandes formatos exveis e rgidos, industriais e exogrcos. A Screen oferece uma soluo especca para cada exigncia. A TruepressJet 520 ZZ e a TruepressJet SX, so as solues que oferecem a maior velocidade e a melhor qualidade de impresso do mercado mundial, fala Cialone.

T&C
A T&C representa os equipamentos digitais de POD, printondemand, da Screen, como o modelo Truepress 344, impresso direta com tecnologia offset associada gravao digital das chapas. Temos tambm os modelos para alta demanda de impresso inkjet para os mercados de transacional, transpromocional, editorial e jornais. Para esses mercados indicamos os modelos Truepressjet 520, Truepressjet ZZ, Truepressjet EX color, Truepressjet EX monocromtica e o equipamento inkjet folha a folha com qualidade de offset chamado Truepressjet SX. Estamos tambm representando as impressoras laser de produo da Konica Minolta, com os modelos color Bizhub 452, Bizhub C7000, Bizhub C8000 e o modelo PB de alta produo Bizhub 1200, lembra Moccagatta.
GRAPHPRINT OUT 11

35

CtP

instalao do CtP, a Heidelberg j disponibiliza, na Print Media Academy (PMA), o treinamento completo dos prossionais que lidaro com essa tecnologia, acrescenta o prossional da Heidelberg.

Renato Moccagatta, diretor comercial da T&C:

A T&C representa os equipamentos digitais de POD, printondemand, da Screen, como o modelo Truepress 344, impresso direta com tecnologia offset associada gravao digital das chapas. Temos tambm os modelos para alta demanda de impresso inkjet para os mercados de transacional, transpromocional, editorial e jornais.

ARGUMENTOS DE CONVENCIMENTO
Palmeira diz que o grco ou o bureau de servios devem comprar equipamentos da Solugraf, pois a empresa proporciona os seguintes pontos: Tecnologia de ponta com constantes investimentos em desenvolvimento; melhor custo/benefcio operacional disponvel no mercado, permitindo a liberdade de escolha; preservao do Investimento, possibilitando upgrades de qualquer natureza, seja em formato, em

produtividade ou em automao; e a maior garantia de fbrica disponvel no mercado e a possibilidade de extenso de garantia. Por sermos fabricantes de equipamento visamos a melhor tecnologia com o me-

nor custo operacional, trabalhando para o grco car tranquilo. Santos cita a reputao e a tradio da marca Heidelberg: A Heidelberg uma empresa com mais de 150 anos e nes-

OS EQUIPAMENTOS DA MARCA SO COMPATVEIS COM TODAS AS CHAPAS EXISTENTES NO MERCADO?


AGFA
Sim, desde que sejam compatveis com a tecnologia de laser. Por exemplo, CtPs com laser trmico, chapas trmicas e CtPs com laser violeta, chapas violeta, fala Maraotti.

HEIDELBERG
Sim, os equipamentos Heidelberg podem funcionar com todas as chapas existentes no mercado, assegura Santos.

KODAK
Sim, desde que obviamente sejam chapas que obedeam a padres de mercado quanto a sua sensibilidade espectral, avisa Zucchino.

SCREEN
Os equipamentos CtP da Screen so compatveis com todas as chapas existentes no mercado. A Screen oferece um plano de certicao para os fabricantes de chapas que pretendem introduzir novos produtos no mercado, para garantir o mximo desempenho e qualidade de reproduo dos pontos. Todas as chapas trmicas e violetas passam por esse programa de certicao, explica Cialone.

SOLUGRAF
Outra vantagem do CTcP basysPrint a liberdade de escolha. Excelente oferta de produtos e chapas convencionais disponveis no mercado da mais distinta gama de fabricantes mundiais, fala Palmeira. 36
GRAPHPRINT OUT 11

CtP

se perodo conquistou forte tradio no mercado, graas ao compromisso com a qualidade, durabilidade e ecincia dos seus produtos. Produzimos mquinas e softwares de altssima tecnologia e no medimos esforos para melhorar cada vez a integrao entre as diversas fases de produo. A Heidelberg se empenha em oferecer aos seus clientes as melhores e mais completas solues para o grco em equipamentos, peas, consumveis e servios para todos os tamanhos de grcas. Com a estrutura mais completa do mercado e um nico conceito em peas e servios, disponibilizamos um atendimento de excelncia e oferecemos suporte tcnico em todo o Brasil, equipe com mais de cem tcnicos, centro de reparo

de peas eletrnicas e disponibilidade de peas originais. A Heidelberg tambm acredita e refora seu compromisso com a sustentabilidade e pioneira na criao de solues ecazes com alta tecnologia. A companhia adota uma poltica de proteo ambiental que faz parte da sua losoa por mais de 30 anos. Nossa linha de consumveis Saphira alia alta qualidade e respeito ao meio ambiente e nossa equipe de servios est cada vez mais equipada com pessoal e logstica competentes para atendermos cada vez melhor nossos clientes, sejam da pr-impresso, impresso ou acabamento. Alm disso, dispomos de um grande centro de treinamento, a PMA, dedicado formao de prossionais e suporte para o mercado grco.

Zucchino fala em perfeita combinao: No custo total de impresso, genericamente, pode-se comprovar que papel e tinta em conjunto podem ultrapassar os 60%, enquanto os custos somados de todos os insumos da pr-impresso, genericamente, no ultrapassam os 3%. Ao mesmo tempo, a relevncia de uma chapa em perfeitas condies innitamente maior que os 3% quando falamos em qualidade e estabilidade de processo como um todo. A Kodak atualmente pode entregar a seus clientes a perfeita combinao entre o melhor sistema de laser do mercado com as chapas de melhor resoluo, robustez mecnica, velocidade e economia qumica. Dessa forma, proporciona o melhor da pr-impresso, a

GRAPHPRINT OUT 11

37

CtP

m de possibilitar grca economia no processo mais caro, que a impresso. Outros fatores importantes no processo de deciso devem ser levados em conta: robustez; tecnologia; desenvolvimentos futuros; e parceria, para citar alguns. Posso dizer que a Kodak e seus produtos se destacam basicamente em todos esses quesitos. Em resumo, a Kodak proporcionar a melhor pr-impresso para gerar economias na impresso. Maraotti cita o conjunto da obra: Em primeiro lugar o sistema no somente composto de um bom CtP, mas o conjunto todo; software workow, prossionais capacitados e treinados e chapas de altssima qualidade. Na Agfa damos a garantia e tranquilidade para o cliente de ser atendido por uma empresa sria que est cada vez mais preocupada com a sustentabilidade do meio ambiente, com fbrica local de produo de chapas, com estoque e

fornecimento direto, equipes de prossionais especializados por rea, hardware, software e aplicao chapas, sempre frente com tecnologias inovadoras para melhor atender o mercado grco. Alm de excelentes CtPs, a Agfa conta com uma gama enorme de produtos, equipamentos e softwares, como a linha de impressoras digitais Anapurna, e de grandes formatos, Agfa Jeti, e toda linha de softwares Apogee Suite. Cialone ressalta solues completas: A Screen est presente no mercado grco brasileiro h mais de 25 anos com equipamentos de alta tecnologia e custos operacionais baixos. Por meio de seu dealer, T&C, a Screen alcanou a liderana de vendas em todos os mercados em que atuou at hoje. A Screen reconhecida mundialmente como uma empresa slida e de alta tecnologia que sempre proporcionou, atravs de seus equipamento, as

melhores solues para o mercado grco. No Brasil, desde a poca de scanner cilndricos, passando pelas imagesetters e atualmente com sua linha de CtPs para grcas offset e exo e sua famlia de impressoras digitais, a Screen sempre ofereceu uma completa gama de solues para o mercado brasileiro, sempre atuando focado nas necessidades de cada cliente com equipamentos desde um quarto de folha at 96 pginas. Os equipamentos da Screen oferecem baixo consumo de energia comparados com outras solues, at dez vezes menos em alguns casos; utilizam matrias ecologicamente corretos para serem fabricados e proporcionam o melhor custo/benefcio para o cliente que precisa de uma soluo especca que se encaixe em suas necessidades. Por isso e muito mais, a Screen lder mundial nos segmentos em que atua.

CURTAS DO SETOR
- A Agfa tem mais de 400 CtPs instalados entre grcas comerciais e jornais. De acordo com Maraotti, a previso fechar o ano com outros 45 equipamentos instalados. - A Heidelberg do Brasil est nesse mercado desde 1995, instalando dezenas de mquinas produzidas em joint venture com outras companhias. A partir de 2004, com o lanamento da linha Suprasetter, que representou uma evoluo no mercado, so mais de 390 mquinas. A previso fechar o ano com mais de 60 CtPs vendidos. - A base instalada da Solugraf de mais de 90 equipamentos. Conforme Palmeira, at o nal do ano a empresa pretende ultrapassar a marca de 100 equipamentos. - Cialone arma que a Screen j instalou mais de 450 CtPs no Brasil. Este ano os nmeros esto compatveis com os do ano passado, pois h ainda uma oportunidade muito grande no mercado grco brasileiro, que tem cerca de 1200 CtPs instalados atualmente e deve alcanar sua saturao com 2 mil equipamentos, conta.
38
GRAPHPRINT OUT 11

Vous aimerez peut-être aussi