Vous êtes sur la page 1sur 5

DESAFIOS DA ERA DIGITAL NA EDUCAO

Jos Flvio Letsch Prof. Herminio Kloch Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Matemtica / Licenciatura (MAD 0491/1) Informtica Bsica e Tecnologias na Educao 25/09/07 RESUMO As reflexes deste trabalho baseiam-se no uso das tecnologias de informao, principalmente, do computador e da internet na educao. Este estudo permite refletir sobre a utilizao do computador como recurso didtico no processo educacional e de como o computador est transformando o relacionamento social da humanidade. A utilizao desse recurso apresenta muitos desafios, como medos e dvidas sobre como trabalhar e como alertar sobre as mudanas que a era digital traz ao processo educacional e social da humanidade. Palavras-chave: Computador; Internet; Sociedade; Educao.

1 INTRODUO A rpida expanso das tecnologias de informao, principalmente da internet vm mudando a sociedade: os hbitos sociais, as formas de trabalho, de comunicao e de ensino esto em processo de transformao. A educao j no pode funcionar sem se articular com dinmicas mais amplas que ultrapassem a sala de aula. No h educador, por mais conservador que seja, que no perceba que estamos avanando para novos horizontes. Estamos avanando a passos largos para uma sociedade do conhecimento e de relaes globalizadas. E na medida em que a educao no uma rea em si, mas um processo permanente de construo de pontes entre o mundo da escola e o universo que nos cerca, a viso do educador, tem de incluir essas transformaes. No apenas a tcnica de ensino que muda, incorporando uma nova tecnologia, a prpria concepo do ensino que tem de repensar os seus caminhos. Diante deste paradigma, a educao se defronta com a possibilidade de influir de forma determinante, e ao educador cabe, segundo Boelter (2007, p. 20), se adaptar ao ritmo e exigncias educacionais dos novos tempos.

2 2 ERA DIGITAL: NECESSIDADE DE INCLUSO Na sociedade atual, as novas tecnologias da informao e da comunicao estabelecem novas relaes sociais: as prprias instituies ligadas ao ensino e ao trabalho e o cotidiano das pessoas passam a ser influenciados por esta nova tecnologia, que impulsiona um novo estilo de vida. Observa-se a necessidade urgente de incluso por acesso a essas tecnologias, no entanto, este um desafio ainda longe de ser transposto. Existem milhes de pessoas totalmente excludas do acesso ao computador e a internet. Essas pessoas esto cada vez mais distantes das possibilidades de insero social, econmica e poltica. Caso as novas geraes no sejam inseridas digitalmente, a tendncia que o estado de excluso de uma parcela da sociedade aumente cada vez mais. No mundo contemporneo o conhecimento se torna cada vez mais a base de todas as reas de atividade. Cresce desta forma o papel da rea especializada em conhecimento que a educao. O que no mais aceitvel ver a educao como universo isolado, ou ver a educao sem compreender as suas complementaridades com outros espaos do conhecimento. Dentro deste contexto, a incluso digital no ambiente escolar passa a ser uma iniciativa cada vez mais constante e em desenvolvimento. Para Chaves (2006), cabe a escola concentrar seu esforo naquilo que realmente importa na incluso digital, a saber: capacitar seus alunos para integrar a tecnologia na sua vida e nos seus afazeres, desenvolvendo, com a ajuda da tecnologia, as competncias necessrias para melhorar a qualidade de sua vida. inaceitvel que o uso da tecnologia, principalmente o computador e a internet sejam vistos como desnecessrios na educao nos dias de hoje. H a real necessidade da informtica em qualquer ramo da sociedade atual, uma vez que vivemos, a cada dia, numa sociedade mais tecnolgica. A internet est se tornando uma ferramenta indispensvel. No entanto, a disponibilidade desse recurso no cotidiano escolar ainda mnima.

3 DESAFIOS DA ERA DIGITAL NA EDUCAO

3 A escola pertence a um espao, a uma comunidade. O conhecimento nas suas novas dimenses exige uma interao muito maior entre a escola e o seu espao social. A tecnologia, ao facilitar a conectividade, pode constituir uma ponte e melhorar a integrao. Naturalmente, quando se fala em tecnologia na educao, a ateno se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergncia de todas as tecnologias mais recentes. E atravs da internet, os computadores raramente so vistos como mquinas isoladas, sendo sempre imaginados interligados em rede. Cada vez mais, porm, a educao quase inconcebvel sem essas tecnologias. Segundo tudo indica, em poucos anos o computador em rede estar substituindo o quadro-negro. Segundo Moran os computadores se incorporam ao dia-a-dia da escola de forma que:
Ensinar com a internet ser uma revoluo, se mudarmos simultaneamente os paradigmas do ensino[...]. A profisso fundamental do presente e do futuro educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicao pessoal, a comunitria e a tecnolgica.

O que particularmente fascinante nas novas tecnologias disponveis hoje, em especial a internet, no que seja possvel ensinar remotamente ou a distncia, mas sim, que elas nos ajudam a criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem nos quais as pessoas interessadas e motivadas podem aprender quase qualquer coisa sem, necessariamente, se envolver num processo formal e deliberado de ensino.

3.1 TECNOLOGIAS: DESAFIOS PARA OS EDUCADORES As transformaes que hoje atingem o planeta vo evidentemente muito alm de uma simples mudana de tecnologias de comunicao e informao. No entanto, essas tecnologias hoje desempenham um papel fundamental. E na medida em que a educao no uma rea em si, mas um processo permanente de construo de pontes entre o mundo da escola e o universo que nos cerca. A nossa viso tem de incluir estas transformaes. No apenas a tcnica de ensino que muda, incorporando uma nova tecnologia. a prpria concepo do ensino que tem de repensar os seus caminhos. A grande maioria dos professores ainda possui dificuldade em dominar a tecnologia e receio em relao implantao de novos mtodos de ensino. O novo nos preocupa, mas, o que no se

4 pode aceitar que os alunos acabem sofrendo as conseqncias dos medos e inseguranas dos professores. Para que isso no acontea preciso investir na capacitao dos professores inicialmente para que o resultado seja uma boa instruo do aluno. essencial que o professor entenda e manuseie o computador de forma que possa guiar o aluno no seu aprendizado, mostrando principalmente a aplicao na vida diria. Por melhor que seja o instrumento precisa ser bem explorado seja na obteno de conhecimentos, contedos, seja no ensino de seu manuseio bsico. O uso do computador na escola s faz sentido na medida em que o professor o considerar uma ferramenta de auxlio motivadora da sua prtica pedaggica. incontestvel o uso do computador na educao como ferramenta para auxiliar a aprendizagem dos alunos. Moran (2007) considera que:
A Internet ser tima para professores inquietos, atentos a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais. Mas ela ser um tormento para o professor que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma, que fala o tempo todo na aula, que impe um nico tipo de avaliao. Esse professor provavelmente achar a Internet muito complicada - h demasiada informao disponvel - ou, talvez pior, ir procurar roteiros de aula prontos - e j existem muitos - e os copiar literalmente, para aplic-los mecanicamente na sala de aula.

As tecnologias so importantes, mas importante sabermos utiliz-las. E saber utiliz-las no apenas um problema tcnico. O mundo das relaes virtuais uma realidade cada vez mais presente, principalmente nas geraes mais novas. A falta de conhecimento quanto ao uso dessas tecnologias pelos profissionais da educao tem levado no utilizao do computador em seus trabalhos escolares. Os professores devem se conscientizar da importncia da informtica dentro da educao, compreendendo suas vantagens e benefcios, rompendo assim do aprendizado arcaico em relao tecnologia cada vez mais presente.

5 CONCLUSO A informao generalizada pode ser um instrumento poderoso para facilitar a reconverso social que se prepara. A democratizao dos meios de comunicao constitui hoje a linha de frente das transformaes.

5 Torna-se urgente a tarefa de construir e ampliar os conhecimentos tecnolgicos em benefcio da educao. Alm disso, o dilogo mais prximo com a diversidade das linguagens, com os meios de comunicao, com as novas tecnologias contribuir para construir outros patamares de relao entre a escola e a sociedade. Numa sociedade cada vez mais individualizada, e sedenta de sociabilidade, a escola deve neste sentido desenvolver novos papis. O grande desafio que se coloca frente as radicais mudanas sociais, portanto, o da construo das novas formas de organizao da educao visando preparar o ser humano para o trabalho, a poltica, e principalmente para a sociabilidade num mundo cada vez mais virtual e individualizado. Assim, as novas geraes sero realmente capazes de aproveitar de maneira positiva o potencial radicalmente novo que as tecnologias apresentam. Temos que reconhecer, sem equvocos, que o computador e a internet no so apenas um meio. Eles so fatores determinantes da transformao cultural em curso, e esto se tornando o eixo central das transformaes estruturais da humanidade. Ao professor competem s novas funes como mediador deste processo em tentar assegurar educao uma autonomia que permita centrar-se no apropriado uso da tecnologia e nos valores humanos.

6 REFERNCIAS BOELTER, Eguemar Luiz. Tecnologia no cotidiano. Gesto em rede, Braslia, n. 74, p. 19-20, nov. 2006. CHAVES, Eduardo O. C. A Incluso Digital e a Educao. Disponvel em: <http://www. escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=79> Acesso em 23 de set. 2007. MORAN, Jos Manuel. Desafios da Internet para o professor. <http://www.eca.usp.br/prof/moran/desaf_int.htm> Acesso em 23 de set. 2007. Disponvel em:

______ . Como utilizar a Internet na educao. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo. php?pid=S0100-19651997000200006&script=sci_arttext&tlng=> Acesso em 23 de set. 2007.

Vous aimerez peut-être aussi