Vous êtes sur la page 1sur 6

Limite

Em matemtica, o conceito de limite usado para descrever o comportamento de uma funo medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor, assim como o comportamento de uma sequncia de nmeros reais, medida que o ndice (da sequncia) vai crescendo, i.e. tende para infinito. Os limites so usados no clculo diferencial e em outros ramos da anlise matemtica para definir derivadas e a continuidade de funes.

1 Limite de uma sequncia 2 Limite de uma funo 2.1 Definio formal 3 Aproximao intuitiva 4 Limites em funes de duas ou mais variveis

Limite de uma sequncia


Seja uma sequncia de nmeros reais. A expresso:

significa que, quanto maior o valor i, mais prximo de L sero os termos da sequncia. Neste caso, dizemos que o limite da sequncia L. A forma usual de escrever isso, em termos matemticos, deve ser interpretada como um desafio. O desafiante prope quo perto de L os termos da sequncia devem chegar, e o desafiado deve mostrar que, a partir de um certo valor de i, os termos realmente esto perto de L. Ou seja, qualquer que seja o intervalo em torno de L (dado, pelo desafiante, por exemplo, pelo intervalo aberto exibir um nmero natural N tal que Formalmente, o que foi dito acima se expressa assim: , o desafiado deve .

Limite de uma funo


Suponhamos que f(x) uma funo real e que c um nmero real. A expresso:

significa que f(x) se aproxima tanto de L quanto quisermos, quando se toma x suficientemente prximo de c. Quando tal acontece dizemos que "o limite de f(x), medida que x se aproxima de c, L". Note-se que esta afirmao pode ser verdadeira mesmo quando , ou quando a funo f(x) nem sequer est definida em c. Vejamos dois exemplos que ajudam a ilustrar estes dois pontos importantssimos.

Consideremos medida que x se aproxima de 2. Neste caso, f(x) est definido em 2 e igual ao seu limite: 0.4, vejamos: f(1.9) f(1.99) f(1.999) f(2) 0.4121 0.4012 0.4001 0.4 f(2.001) f(2.01) f(2.1) 0.3998 0.3988 0.3882

medida que x aproxima-se de 2, f(x) aproxima-se de 0.4 e consequentemente temos a igualdade . Sempre que se verifique a igualdade diz-se que f contnua em x = c. A igualdade no vlida para todas as funes. Vejamos uma funo onde tal no acontece ,

O limite de g(x) medida que x se aproxima de 2 0.4 (tal como em f(x)), mas e consequentemente g no contnua em x = 2. Consideremos agora o caso onde f(x) no est definida em x = c.

Apesar de f(x) no estar definida em x = 1, o limite de f(x), quando x se aproxima de 1, existe e igual a 2: f(0.9) f(0.99) f(0.999) f(1.0) 1.95 1.99 1.999 no est definido f(1.001) f(1.01) f(1.1) 2.001 2.010 2.10

Ora x pode ser tomado to prximo de 1 quanto quisermos, sem no entanto ser 1, pelo que o limite de f(x) 2.

Definio formal

A definio - de limite. O conceito de limite formalmente definido da seguinte forma: Seja f uma funo definida num intervalo aberto contendo a (excepto possivelmente a) e seja A um nmero real. A expresso

significa que qualquer que seja satisfazendo simblica: , vale

existe um

tal que para todo x, . OU, usando a notao

Dito de maneira mais formal, um limite A dado da seguinte maneira, segunda a idia originalmente formulada por Cauchy: um limite A dado pela frmula:

onde A o valor do qual difere o valor de f(x) a menos de um valor (epsilon) maior que zero se o valor de x diferir de a por um valor menor que o valor (delta) maior que zero e funo de ( = f())

Aproximao intuitiva
A noo de limite fundamental no incio do estudo de clculo diferencial. O conceito de limite pode ser aprendido de forma intuitiva, pelo menos parcialmente. Quando falamos do processo limite, falamos de uma incgnita que "tende" a ser um determinado nmero, ou seja, no limite, esta incgnita nunca vai ser o nmero, mas vai se aproximar muito, de tal maneira que no se consiga estabelecer uma distncia que vai

separar o nmero da incgnita. Em poucas palavras, um limite um nmero para o qual y = f(x) difere arbitrariamente muito pouco quando o valor de x difere de x0 arbitrariamente muito pouco tambm. Por exemplo, imaginemos a funo: f(x) = 2x + 1 e imaginando f:R > R (Definida nos reais). Sabemos, lgico, que esta funo nos d o grfico de uma reta, que no passa pela origem, pois se substituirmos: f(0) = 2.0 + 1 que nos d: f(0) = 0 + 1 = 1, ou seja, no ponto onde x=0 (origem), o y (f(x)) diferente de zero. Mas usando valores que se aproximem de 1, por exemplo: Se x=0,98 ento: y=f(x)=2,96 Se x=0,998 ento: y=f(x)=2,996 Se x=0,9998 ento: y=f(x)=2,9996 Se x=0,99999 ento: y=f(x)=2,99998 Ou seja, medida que x "tende" a ser 1, o y "tende" a ser 3. Ento no processo limite, quando tende a ser um nmero, esta varivel aproxima-se tanto do nmero, de tal forma que podemos escrever como no seguinte exemplo:

Exemplo 1.1: Sendo uma funo f definida por: f(x) = 2x + 1 nos Reais, calcular o limite da funo f quando x > 1. Temos ento, neste caso, a funo descrita no enunciado e queremos saber o limite desta funo quando o "x" tende a ser 1: Ou seja, para a resoluo fazemos: Ento, no limite como se pudssemos substituir o valor de x para resolvermos o problema. Na verdade, no estamos substituindo o valor, porque para o clculo no importa o que acontece no ponto x, mas sim o que acontece em torno deste ponto. Por isso, quando falamos que um nmero "tende" a ser n, por exemplo, o nmero nunca vai ser n, mas se aproxima muito do nmero n. Enfim, como foi dito anteriormente, a definio de limite to e somente intuitiva. Vai de analisar a funo que est ocorrendo apenas. Agora, o exerccio do Exemplo 1.1 mostra que x se aproxima de 1 pela esquerda, ou seja: Porm, temos tambm uma outra forma de se aproximar do nmero 3, na funo f(x) descrita nos exemplo acima, por exemplo: Se x=2, y=f(x)=5 ; Se x=1,8 ento: y=f(x)=4,6 ; Se x=1,2 temos que: y=f(x)=3,4 ; Se x=1,111 ento: y=f(x)=3,222 Podemos perceber ento, que x est tendendo a 1 pela direita agora, e no mais pela esquerda como foi mostrado no exemplo anterior. Ento para resolvermos problemas que envolvem clculo, devemos saber como a funo que est em jogo se comporta.

Limites em funes de duas ou mais variveis


A noo de limite, conquanto seja a mesma para todos os tipos de funes numricas, nem sempre fcil de se calcular. Muitas vezes mesmo difcil de se afirmar que o limite exista ou no. Esse o caso de funes de duas ou mais variveis. Uma funo do tipo:

pode ter evidentemente um limite, mas aqui h uma diferena fundamental. Sobre a reta real, s existe verdadeiramente um grau de liberdade, ou seja, s se pode ir para a direita (no sentido de maiores nmeros reais) ou para a esquerda (no sentido de menores nmeros reais). Com uma funo de duas variveis (s para ficar no caso mais simples) tem-se dois graus de liberdade. Consequentemente, pode-se ter infinitos caminhos entre dois pontos, o que na verdade influencia no valor do limite. Ora, para que exista um valor de limite, necessrio que ele independa do caminho tomado para que o(s) valor(es) da(s) varivel(eis) independentes sejam alcanados. Isso verdade no caso unidimensional, quando os dois limites laterais coincidem. Em caso contrrio, o limite no existe. De forma semelhante, quando se tem uma funo bidimensional como:

o limite pode ser testado atravs de vrios caminhos. Suponha que se queira verificar o seguinte limite L desta funao:

Pode-se aproximar-se do valor (0,0) atravs das seguintes possibilidades:

o limite se fazendo atravs da abcissa, da direita para a esquerda, ou seja,

Nesse caso o limite L zero

o limite se fazendo atravs da ordenada, de cima para baixo, ou seja,

Nesse caso, o limite L tambm zero

Poder-se-ia ficar enumerando todas as possibilidades, mas seria ocioso. No caso dessa funo, o limite nesse ponto sempre zero. Um exemplo de uma funo que no apresenta valor de limite em (0,0) a funo:

que pode ser provado fazendo-se a aproximao do ponto (0,0) atravs das parametrizaes dadas pelas equaes paramtricas:

a funo toma a forma

V-se, ento, que o valor do limite depende do angulo pelo qual a reta de parametrizao permite que se aproxime do ponto (0,0). Dessa forma, o limite no existe nesse ponto para essa funo.
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Vous aimerez peut-être aussi