Vous êtes sur la page 1sur 3

Mdulo 4 Discusses afrorreferenciadas O Mistrio dos Orixs e das Bonecas: raa e gnero na antropologia brasileira Mariza Corra O artigo

go de Mariza Corra discute uma transio no campo antropolgico em relao aos estudos de raa, tal transio seria marcada pelo deslocamento da influncia intelectual europeia, principalmente francesa, para uma influncia americana. A autora parte de uma diviso na disciplina predominante at os anos 1940 entre Pernambuco e Bahia. Ao passo que a segunda enfatiza presena da frica, estabelecendo uma ligao imediata com o povo negro, a tradio pernambucana aborda as relaes raciais sob a perspectiva do sincretismo, da mestiagem, do hibridismo e, por consequncia, do branqueamento da populao. Ao longo do texto, Corra mostra como nesse cenrio de transio, as relaes de raa e gnero se expressaro no somente na cultura popular e erudita atravs da figura da mulata, mas tambm por meio dos debates antropolgicos entre os pesquisadores das relaes sociais naquele momento histrico (ps-1940). Desse modo, a autora ilustrar a relao entre raa e gnero na antropologia brasileira usando trs casos. O primeiro dos casos analisados trata-se da pesquisa desenvolvida pela antroploga estadunidense Ruth Landes sobre os candombls da Bahia, cujos resultados publicados no livro A Cidade das Mulheres (1947) apontam para a feminizao dos cultos afro-brasileiros. Em linhas gerais, o trabalho de Landes destaca o princpio de feminilidade como condio necessria para incorporar os deuses no campo das religies afrobrasileiras. Desse modo, h um predomnio de mes de santo em terreiros nag e um aparentemente contraditrio predomnio de pais de santo nos terreiros caboclos. Todavia, Landes indica a importncia da presena dos homossexuais no campo das religies afro-brasileiras. Logo, ao feminizar os cultos afro-brasileiros, Landes inverte a hierarquia da classificao da relao masculino/feminino das sociedades (africanas) onde tais cultos se inscreviam, colocando as mulheres no topo. Decorre disso a considerao dos rituais nag como mais puros e rituais caboclos como mais hbridos. A pesquisa de Landes foi mal recebida dentro e fora do Brasil. No campo internacional, a crtica negativa se justifica pelos resultados do trabalho de Landes que apontavam para uma adaptao local das tradies africanas, ao passo que o paradigma vigente apontava para sobrevivncias africanas. A crtica feita em nosso

pas pela Escola Nina Rodrigues (especificamente por Arthur Ramos), mostra uma preocupao com a feminizao do negro e no dos cultos afro-brasileiros. Alm disso, as crticas dirigidas Landes tambm esto relacionadas ao foco nas relaes raciais em um momento onde as discusses culturais esto em alta e ao fato da pesquisadora tratar-se de uma mulher branca norte-americana. Mariza Corra conclui que o trabalho de Landes foi pioneiro em colocar a feminizao dos cultos afro-brasileiros, sendo o primeiro a discutir uma realidade intratvel at ento e que posteriormente viraria um smbolo: a baiana. O 2 caso analisado trata-se da Exposio Histrica do Mundo Portugus, para a qual foram enviadas do Museu Nacional bonecas representantes de tipos antropolgicos negros com indumentria caracterstica de diversos orixs encarnados pelas mes de santo na festa religiosa, alm de orixs representando deuses africanos. O material enviado do Brasil foi excludo da exposio, o que foi visto pela direo do Museu Nacional (quem estava a frete dele na poca era Dona Helosa), como uma forma de excluir o elemento negro de nossa populao. Mariza Corra, em sua anlise chega a uma dupla concluso: relaciona o sumio das bonecas e orixs a um evento anterior, tambm ocorrido numa exposio em Portugal, no qual foram trazidos representantes das colnias nativas em seu suposto habitat natural. Os negros foram destacados na imprensa local da poca por suas formas exuberantes e beleza, mostrando a como ainda coexistiam no imaginrio social a figura do negro preguioso e da exemplar beleza da negra, conjugando beleza e gnero. A 2 concluso da autora se refere a uma tentativa de negar o estatuto de colnia, tendo em vista que o Brasil j se afirmava moderno, imprimindo um tom de progresso e civilizao exposio, ideias que no seriam corroboradas pelo patrimnio cultural do negro, mas sim pelo engenho do branco. na questo do patrimnio cultural do negro que Mariza Corra insere o terceiro caso analisado: Carmen Miranda e a poltica cultural da poca. Corra toma a figura da atriz como smbolo da identidade nacional: a autora parte do pressuposto que na poca (dcada de 40), o Brasil era um pas visto como negro que, porm, se pretendia branco. A soluo para tal impasse em termos de poltica cultural, foi tornar a herana africana no pas aceitvel a partir de sua feminizao. Dessa forma, a identidade nacional corporificada na imagem da baiana (Carmen Miranda) e da mulata. O texto de Mariza Corra, a meu ver, aponta para duas questes pertinentes s discusses afrorreferenciada: 1, a questo da incorporao da herana africana por meio da europeizao do negro (e no da africanizao do branco). Em 2 lugar e em menor graus, o artigo tambm fala sobre a questo da autoridade para falar sobre relaes raciais no Brasil, o que ilustrado pelo caso de Ruth Landes, principalmente.

guas do Rei Ordep Serra (pp. 180-189) O conceito de afro-brasilianismo de Ordep Serra complementar ao texto de Mariza Corra. O autor identifica uma formao ideolgica que se inicia com os estudos de perspectiva teolgica sobre os candombls produzidos pela Igreja Catlica e que penetra e se reproduz no campo intelectual brasileiro, tendo como marco os estudos antropolgicos da escola mdica baiana (Nina Rodrigues). O autor sumariza o conceito de afro-brasilianismo em quatro pontos: Despolitizao da temtica do negro e dos cultos afro-brasileiros Minimizao da presena dos negros na Histria Segregao dos negros da sociedade brasileira por meio da exotizao Atribuio de falta de criatividade cultural aos negros (eles se limitariam a imitar os costumes primitivos ou agir segundo o que os brancos fazem pensar)

Tendo esses princpios em vista, o autor caracteriza os estudos sobre os rituais do candombl da seguinte forma: na perspectiva catlica, como culto endemoniado e obsceno que sero transformados em patologias na viso mdica e, posteriormente, dar lugar a uma descrio preenchida de exotismo que caracteriza os cultos aos orixs como tumulto ertico irrefreado. Essa ltima tendncia, e tambm mais recente, da viso afro-brasilianista consiste, segundo Ordep, numa reduo esttica do candombl. Isto significa que o candombl , segundo a perspectiva criticada pelo autor, descaracterizado e passa a ser valorizado somente por sua forma, por sua esttica pitoresca, extica, intuitiva. O racismo ainda est presente nessa viso, embora de maneira menos explcita que nas outras duas abordagens afro-brasilianistas.

Vous aimerez peut-être aussi