Vous êtes sur la page 1sur 13

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA

ROBERTO FELIPE LEAL DE SOUZA

O MITO DE GAIA E AQUISIO DA CONSCINCIA

Juiz de Fora 2011

ROBERTO FELIPE LEAL DE SOUZA

O MITO DE GAIA E AQUISIO DA CONSCINCIA

Trabalho de monografia apresentado ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, como requisito para a aprovao na disciplina TCC, ministrado pelo professor Paulo Bonfatti do Curso de Graduao em Psicologia.

Orientador : Paulo Bonfatti

Juiz de Fora 2011

1 ECOLOGIA

Este captulo tem o intuito de fazer uma reflexo acerca do conceito de ecologia e Gaia1 a deusa Me-terra versus o homem na viso de alguns ambientalistas, professores e psiclogos. Considerando que a terra vem sofrendo degradao, derretimento das calotas polares e escassez de alguns recursos naturais essenciais vida. Mas antes se faz necessrio comentar brevemente o caminho percorrido pela nossa humanidade neste planeta e suas repercusses Nas culturas e nas civilizaes antigas, h indcios que o homem tentou compreender de onde veio tudo isso que conhecermos e chamamos de terra, e nela que experimentamos a vida, atravs dos sentidos, smbolos, mitologemas, arqutipos e da conscincia adquirida. O homem desvela a natureza e adquiri saberes ao longo dos milnios atravs de ferramentas como a astrologia, arqueologia, geografia, ecologia, alquimia, filosofia, psicologia entre outras. Sempre na busca em sentido da existncia, na tentativa de domnio, manipulao e unio a terra. Mas nas ltimas dcadas, a humanidade tem visto e sentido mudanas climticas e percebido atravs de dolorosas perdas e catstrofes em todo o mundo, que em nome de um crescimento econmico, de um sistema capitalista no estamos criando um futuro para as geraes futuras. No Livro de

Leonardo Boff, A opo-Terra: a soluo para a Terra no ca do cu traz evidncias e caminhos para evitarmos maiores desgraas, conforme citao a seguir:

Mas ela est doente em razo de sculos de agresses por parte da espcie homo que simultaneamente sapiens (inteligente) e demens (demente). Esta espcie mostrou que pode ser homicida (mata

Gaia, a deusa Terra, a mais antiga e maior do panteo de deuses gregos pr-clssicos. LOVELOCK, James, Gaia: cura para um planeta doente; trad. A. T. Eichemberg, N. R. Eichmberg, So Paulo: Cultrix, 2006, p.24.

homens) e etnocida (mata etnias). Agora pode ser ecocida (mata ecossistemas), biocida (mata espcies vivas) e, tragicamente, tambm geocida (mata a terra). (BOFF, 2009, p.12)

Para Leonardo Boff, como o homem destruiu irresponsavelmente a Meterra, ele deve regener-la o mais rpido possvel, pois a salvao da terra no cair do cu, ser fruto do cuidado humano e da responsabilidade, Ele no precisa ser o sat da terra. Ele pode ser o anjo bom. Sua vocao cuidar da terra como quem cultiva um jardim, como aquele do den. (BOFF, 2009, p. 13). E tem a pretenso de dizer, que o conceito convencional de ecologia deveria ser ultrapassado e assumi-lo como um novo paradigma de relacionamento com a terra, pois a agressividade ela originado de conceitos e preconceitos consagrados no imaginrio humano de difcil

desmontagem.(BOFF, 2009)

Somos a Terra que pensa, a Terra que ama, a Terra sonha e a Terra que venera, a Terra que cuida. Somos filhos e filhas da Terra entre outros tantos que ela criou, formando a imensa comunidade de vida, desde as bactrias, fungos, vrus, peixes e animais at n, seres humanos. (BOFF, 2009, p.11-12)

Buscando interdependncia

inspirar global,

em

todos

os

povos

um

novo de

sentido

de da

responsabilidade,

gerao

bem-estar

comunidade e das futuras geraes, no ano de 1987, a Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Naes Unidas recomendaram a criao de uma declarao universal sobre proteo ambiental e

desenvolvimento sustentvel na forma de uma carta, que estabeleceria os principais fundamentos do desenvolvimento sustentvel em nosso planeta. Na Carta da terra no captulo: Terra, nosso lar, diz o seguinte:

A humanidade parte de um vasto universo em evoluo. A Terra, nosso lar, viva como uma comunidade de vida incomparvel. As foras da natureza fazem da existncia uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condies essenciais para a evoluo da vida. A capacidade de recuperao da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservao de uma biosfera saudvel com todos seus sistemas ecolgicos, uma rica

variedade de plantas e animais, solos frteis, guas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos uma preocupao comum de todos os povos. A proteo da vitalidade, diversidade e beleza da Terra um dever sagrado. (carta da terra. Disponvel em <http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>, acesso em 13 Jun. 2011.)

Quando falamos da terra, sobre sua natureza, sua biodiversidade, ecossistemas e outras riquezas, provavelmente vem em nossa mente um nome, Ecologia. E buscando o sentido etimolgico da palavra Ecologia, temos o seguinte resultado, sua primeira parte, eco, de origem grega, oikos, que significa casa, e logos, que significa estudo. Sua juno etimolgica seria o estudo da casa ou estudo do lugar onde se vive. Tem-se o primeiro uso cientfico da palavra ecologia, proferido por Ernest Heinrich Phillip August Haeckel, em 1870. Zologo alemo e influenciado na poca pelas idias de Charles Darwin 2. Haeckel percebeu e quis chamar ateno para diversas questes importantes na rea do conhecimento biolgico e filosfico que at ento desconsiderados pela comunidade cientfica da poca. Sendo ele, responsvel pelo uso inovador da palavra ecologia.

Pela palavra ecologia, queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza - a investigao de todas as relaes entre o animal e seu ambiente orgnico e inorgnico, incluindo suas relaes, amistosas ou no, com as plantas e animais que tenham com ele contato direto ou indireto, - numa palavra, ecologia o estudo das complexas interrelaes, chamadas por Darwin de condies da luta pela vida. (Disponvel em, <http://educar.sc.usp.br/ciencias/ ecologia/ ecologia.html>, acessado em 19 de Set. 2010.)

Com o passar do tempo, maior compreenso e amplitude dos conceitos que envolviam a ecologia, a sua verificao e a sua anlise, alteraes dos ecossistemas provocadas pela ao do homem levaram a criao do conceito da Ecologia Humana. Esta, ficou incumbida de estudar as interatividades e
2

Em 1859, Charles Darwin publica "A Origem das Espcies" (do original, em ingls, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life)

aes entre o Homem e a terra, e so vrios tpicos e a sua abrangncia vasta. Inseri o ponto de vista da manuteno da sua sade, fsica, social e psicolgica. Para BEGOSSI3 (1993) em seu artigo, Ecologia Humana: Um Enfoque Das Relaces Homem-Ambiente, ela discursa sobre o que a ecologia humana, e relata como a ecologia percorreu caminhos diferentes, e demonstrou enfoques distintos, como tambm de conjugaes diferentes e multidisciplinares entre reas antropologia, geografia, sociologia, tica, demografia, etc. Mas sempre focando a complexidade da problemtica

ambiental resultante da relao homem-ambiente.

Apesar da ecologia humana se basear em conceitos oriundos da ecologia, ou seja, de uma das sub-reas da biologia, a ecologia humana, no necessariamente vista como uma das ramificaes da ecologia. Para muitos, estudar a "relao do homem com o ambiente" inclui tantos outros fatores (como econmicos, sociais, psicolgicos) que a ecologia humana transcende a ecologia. Para outros, a ecologia humana tem objetivos e metodologias mais especficos e que incluem entender o comportamento humano sob variveis ambientais. Para estes, generalizar acerca da ecologia humana implica em perda de preciso. (BEGOSSI, 1993, p.2)

Segundo MEYER (2008) o conceito de ecologia mais segmentado e na rea da biologia envolve duas correntes, uma onde o homem se coloca diante da natureza que est ao seu redor para lhe servir. E uma segunda, onde o homem est na natureza, fazendo parte dela interagindo o tempo todo. J para MELLO (2006) o termo ecologia adquire significados distintos quando se incluem, em sua conceituao, os aspectos humanos (psicolgicos,

antropolgicos, sociais, econmicos), para alm dos aspectos fsicos e biolgicos dos quais se encarrega a cincia ecolgica tradicional.

BEGOSSI, Alpina, citada no site, <http://www.123people.com.br/ext/frm?ti=personensuche %20tele fonbuch&search_term=alpina%20begossi&search_country=BR&st=suche%20nach%20persone n&target_url=http://www.interciencia.org/v18_03/art01/&section=weblink&wrt_id=683>, acessado em 23 de Fevereiro de 2011.

O termo ecologia, bem como as expresses que se valem do adjetivo ecolgico, tm significados distintos conforme os contextos nos quais seus discursos so produzidos. Dessa forma, ora a ecologia tem foros de cincia, ora designa uma corrente de pensamento, ora denota movimentos de lutas sociais. (MELLO, 2006, p.23)

Para MACHADO (1984) a respeito dessa questo prope que,

A Ecologia Humana como o estudo interdisciplinar das interaes entre o homem e o meio ambiente; no como uma disciplina ou sntese de todas as cincias, mas como um novo nvel de pensamento ao alcance de diferentes disciplinas, que utiliza metodologia sistmica, em que o sistema-homem e o sistemaambiente se interagem. (MACHADO,1984, p. 32)

O zologo Gerry G. Marten, diz que a ecologia humana deve focar no Homo sapiens com um olhar mais amplificado, interdisciplinar e

transdisciplinar. onde se estuda as consequncias e repercusses positivas e negativas que resulta da relao entre seres humanos e ecologia no mbito natural, social e ambientes construdos.

Embora os seres humanos so parte do ecossistema, til pensar, humano - interao ambiente como a interao entre o sistema social humano e o resto do ecossistema. O sistema social tudo sobre as pessoas, a sua populao e da organizao social e psicologia que moldam seu comportamento. O sistema social um conceito central na ecologia humana, porque as atividades humanas que causam impacto sobre os ecossistemas so fortemente influenciados pela sociedade em que as pessoas vivem. Valores e conhecimentos - que juntos formam nossa viso de mundo, como indivduos e como sociedade - de formar a maneira que ns processamos e interpretamos informaes e traduzimos em ao. .(MARTEN G. Garry. Ecologia Humana - Conceitos Bsicos para o Desenvolvimento Sustentvel, Ed.Earthcan Publicaes, 2001, Disponvel, <http://www.gerrymarten.com/human-ecology/tableofcontents.html>. Acesso em 22 Jun. 2011.)

E ainda segundo MARTEN (2001), ele alerta sobre a ligao estreita e tnue entre a sustentabilidade do humano e a intensidade das demandas que colocam as pessoas sobre os ecossistemas.

Todos ns dependemos dos ecossistemas dos recursos materiais e de energia. Alguns recursos, tais como depsitos minerais e combustveis fsseis no so renovveis; outros recursos, como produtos de alimentos, gua e floresta so renovveis. .(MARTEN G. Garry. Ecologia Humana - Conceitos Bsicos para o Desenvolvimento Sustentvel, Ed.Earthcan Publicaes, 2001, Disponvel, <http://www.gerrymarten.com/human-ecology/tableofcontents.html>. Acesso em 22 Jun. 2011.)

E diz que as consequncias desta m conscientizao do homem, onde as pessoas usam estes recursos providos da Me-terra, e a devolvem como lixo, como esgoto, efluentes industriais altamente txicos ou at mesmo as milhes de toneladas de CO2 no ar que respiramos. De acordo com a citao que segue:

Interao sustentvel com os ecossistemas s possvel se as demandas so mantidos dentro de limites. Este no foi o caso nas ltimas dcadas o crescimento da populao humana, bem como o crescimento industrial e econmico e consumo material em expanso, aumentaram drasticamente a escala de utilizao dos recursos naturais. .(MARTEN G. Garry. Ecologia Humana - Conceitos Bsicos para o Desenvolvimento Sustentvel, Ed.Earthcan Publicaes, 2001, Disponvel, <http://www.gerrymarten.com/ humanecology/tableofcontents.html>. Acesso em 22 Jun. 2011.)

Em vista desta degradao ambiental e a movimentao unilateral destruidora do homem, surge Enrique Leff, economista mexicano, dizendo que no bem assim a questo unilateral e h outro saber, que da ordem do ambiental. E este excede as cincias ambientais surgidas a partir do enfoque ecolgico, A construo de uma racionalidade ambiental implica na formao de um novo saber e a integrao interdisciplinar do conhecimento, para explicar o comportamento dos sistemas socioambientais complexos. (LEFF, 2001, p.145)

As transformaes do conhecimento induzidas pelo saber ambiental tm, pois, efeitos epistemolgicos (mudanas nos objetos de conhecimento), tericos (mudanas nos paradigmas de conhecimento) e metodolgicos (interdisciplinares, sistemas complexos). O ambiente constitui um campo de externalidade e complementaridade das cincias. Em torno de cada objeto de conhecimento constri-se um saber ambiental que problematiza e transforma paradigmas de conhecimento. (LEFF, 2001,p.159)

Para LEFF (2001) o conceito de meio ambiente e ecologia adquiriram uma nova viso, uma viso de desenvolvimento humano capaz de reintegrar valores e potenciais da natureza, desde o psicolgico e do social, saberes subjulgados e negados pela racionalidade, simplificadora e unidimensional da modernidade at ento.

Tambm a psicologia vem se ambientalizando. Desta maneira, analisa as formas como as condies ambientais afetam as capacidades cognitivas, mobilizam os comportamentos sociais e causam impacto sade mental. Tambm o campo emergente da psicologia ambiental contribui para a anlise das percepes e interpretaes das pessoas sobre seu meio ambiente. Vinculando-se ao terreno da psicologia social no estudo da formao de uma conscincia ambiental e seus efeitos na mobilizao dos atores sociais do ambientalismo. (LEFF, 2001, p.187)

Nessa interatividade problemtica ecolgica e ambiental, James Lovelock, publicou em 1991 o livro Teoria de Gaia, cura para um planeta doente, onde prope a idia da terra ser consultada por um mdico. E sob esta tica, a terra seria um organismo complexo e ter vida! James Lovelock, baseou-se em observaes e levantamentos de dados da salinidade dos oceanos, derretimento do gelo polar, concentrao de gases na atmosfera, sinais da degradao constante da natureza e de nosso ecossistema, a quantidade de espcies em extino e chega a cogitar num futuro no to distante, a extino da raa humana.

Gaia o nome da terra entendida como um sistema fisiolgico nico, uma entidade que viva pelo menos at o ponto que, assim como os outros organismos vivos, os seus processos e a sua temperatura regulam-se automaticamente em um estado favorvel aos seus habitantes. Refiro-me a Gaia como um sistema de controle para a terra. (LOVELOCK, 2006, p.12)

Ainda segundo Lovelock, Atualmente no teria como prever ou quando acontecero as ameaas a nossa sobrevivncia na terra, mas elas podem vir de maneira gradual ou intempestivamente destrutiva, [...] num sistema estressado, porm, muitas vezes elas abruptos, que chegam de numa um sequncia nvel para de o

acontecimentos

escalonam

outro.(LOVELOCK, 2006, p.16).

Estamos deixando de reconhecer o verdadeiro valor da floresta como subsistema auto-regulador que mantm o clima da regio, e at certo ponto o da Terra, satisfatrio para a vida. Sem rvores no h chuva, e sem chuva no h rvores. No precisamos nos tornar santos, devemos apenas adquirir interesse prprio esclarecido. Se pudermos conseguir isso deixando as florestas crescerem e se sustentarem, teremos reconhecido a nossa dvida em relao ao restante da vida sobre a Terra. (LOVELOCK, 2006, p.16)

LOVELOCK (2010) em seu outro Livro, Gaia: Alerta Final, ele nos fala da importncia das condies e previses dos impactos anteriormente subestimados pelos especialistas e pessoas envolvidas na questo do meio ambiente. Pois devido ao aumento considervel, a rapidez do derretimento das calotas polares, aumento da escassez de gua, os tantos outros desastres naturais e processos de desertificaes ao longo da crosta terrestre estas taxas apresentaram valores bem acima do especulado anteriormente. E segundo ele,

Importa, sim, e mais que qualquer outra coisa: temos de v-la como ela realmente , por que nossas vidas so inteiramente dependentes da Terra viva. No poderamos sobreviver um instante sequer em um planeta morto como Marte, e precisamos entender a diferena.[...] A Terra, em seu prprio interesse, mas no nosso, poder ser forada a mudar para uma era quente, na qual possa sobreviver, embora numa condio reduzida e menos habitvel. Se isso acontecer, como provvel, teremos sido ns que causamos. (LOVELOCK, 2010, p.1617)

Na busca de alertar a humanidade sobre a continuidade dos duros golpes terra, da devastao e habitao desordenadas, a poluio dos mares, do ar, de tudo que pertence. Ele afirma que estaremos agredindo a ns mesmos! construindo nosso prprio fim e a extino das geraes futuras. O conceito de uma terra viva no fcil de aprender, mesmo como metfora.(LOVELOCK, 2010,p.25). Mas mesmo com tantos sinais e evidncias atuais do estado de sade da terra, o homem continua consumindo os recursos naturais sem nenhuma medida se sustentabilidade eficaz para mudar esta realidade, e cita: o homem nunca tem o bastante sem ter em demasia.(JAMES, W citado por LOVELOCK, 2010, p.31). Diz ele que ns estamos em um estado de profunda ignorncia cientfica respeito da terra, e o que dispomos hoje em dia ainda insuficiente para soluo das questes que ameaam nossa sobrevivncia atual e das prximas geraes. LOVELOCK (2006).

At mesmo os cientistas diferem uns dos outros nas suas concepes do que Terra,embora atualmente, no ano 2000, seja maior o nmero de cientistas que vem a Terra como um todo. Entretanto, muitos deles s concordam da boca pra fora a respeito de Gaia ou da coevoluo, pois ainda agem como se a Terra fosse uma bola de rocha branca, quente e parcialmente fundida, com apenas uma pequena costa fria, umidecida pelos oceanos. (LOVELOCK, 2006, P.178)

Para Leornardo Boff, essa proposta de James Lovelock no algo novo, e sim uma maneira muito antiga de ver a terra como um organismo vivo e complexo, pois segundo ele disse em seu Livro Saber Cuidar: tica do humano compaixo pela terra, [...] querem expressar o mesmo que os mitos originrios expressavam por via da intuio e da comunho: a terra viva e produz todas as formas de vida. (BOFF, 2008, p.64). E segundo ele, pelo cuidado que o ser humano mantm suas polaridades (transcendncia e existncia) unidas e faz delas material da construo de sua existncia neste planeta, e que o cuidado essencial para a vida, que ns

seres humanos fruto de uma evoluo perfeita, temos elementos da terra no corpo, no sangue, no corao, na mente e no esprito e da nasce a conscincia de profunda unidade com a terra, com Gaia. BOFF (2008)

Por nos sentir-nos filhos e filhas da Terra, vivenciamo-la como Me generosa. Ela um princpio generativo. Representa o feminino que 4 concebe, gesta e d a luz. Emerge assim o arqutipo da Terra como Grande Me, Pacha Mama e Nana. Da mesma forma que tudo gera e entrega vida, ela tambm tudo acolhe e tudo recolhe em seu seio. Ao morrer, voltamos Me-Terra. Regressamos ao tero generoso, [...].(BOFF, 2008, p.76)

Segundo,

BOFF

(2008)

constituio

do

ser

humano,

sua

autoconscincia e sua prpria identidade, so construdas na forma de existir e co-existir na natureza, junto das plantas, com os animais e outros seres humanos. J para o mitlogo Joseph Campbell, A terra se torna um a espcie de templo, um lugar de meditao onde as pessoas investem sua ateno e contemplao, experimentando a sensao da criao. CAMPBELL (1990).

O modo de ser cuidado revela a dimenso do feminino no homem e na mulher. O feminino esteve sempre presente na histria. Mas no paleoltico ganhou visibilidade histrica quando as culturas eram matrifocais e vivia-se uma fuso com a natureza. As pessoas se sentiam-se incorporadas no todo. Eram sociedades marcadas pelo profundo sentido do sagrado do universo e pela reverncia face a misteriosidade da vida e da Terra As mulheres detinham a hegemonia histrico-social e davam ao feminino uma expresso to profunda que ficou na memria permanente da humanidade atravs de grandes smbolos, sonhos e arqutipos presntes na cultura e no inconsciente 5 coletivo . (BOFF, 2008, p.96-97)

Leonardo Boff, afirma que a terra est dentro de ns, e O ser humano, nas vrias culturas e fases histricas, revelou essa intuio segura:

So possibilidades herdadas para representar imagens similares, so formas instintivas de imaginar. So matrizes arcaicas onde configuraes anlogas ou semelhantes tomam forma.(SILVEIRA, 2006,p.68) 5 Corresponde s camadas mais profundas do inconsciente, aos fundamentos estruturais da psique comuns a todos os homens. .(SILVEIRA, 2006,p.64)

pertencemos terra; somos filhos e filhas da Terra; somos Terra. (BOFF, 2008, p. 72). E conclu que no h distncia entre ns e a terra, somos uma realidade diversa e nica

S podemos entender o ser humano-Terra se o conectarmos com todo esse processo universal; nele os elementos matrias e as energias sutis conspiram para que ele lentamente fosse sendo gestado e, finalmente, pudesse nascer. (BOFF, 2008, p. 74)

Diante de tanta degradao desordenada na Me terra, que reflexo da falta de cuidado, falta de conscincia humana e ecolgica. Como poderemos apreender a tempo tudo que necessrio para a conscincia deste resgate vida e reparao ambiental Qual ser essa forma de conscincia que gerar o sentido da vida e o cuidado no homem? E como disse C.G.Jung, [...] a natureza pode vir a antecipar esta tarefa, voltando contra ele as suas prprias criaes. (JUNG, 1964, p. 101)

Vous aimerez peut-être aussi