Vous êtes sur la page 1sur 2

2 DESTILAO ATMOSFRICA A destilao atmosfrica tem por finalidade separar os subprodutos do petrleo, de acordo com os seus respectivos pontos

s de ebulio. O petrleo aquecido em um forno a 600C e levado a uma torre, sob forma de gs e lquido, onde seus subprodutos so separados. A torre de destilao ou fracionamento atmosfrica composta por uma srie de bandejas (ou pratos) onde existem as vlvulas de borbulhamento. A parte lquida, ou condensada, desce e retirada pelo fundo. A gasosa tende a subir. Isto ocorre porque a temperatura dentro da torre mais alta no fundo, decrescendo medida que se aproxima do topo. Cada bandeja possui uma temperatura diferente, e ali se condensam os hidrocarbonetos cujos pontos de ebulio (ou de condensao) forem inferiores temperatura da bandeja. Os gases, subindo na torre, ajudados pelo vapor que tambm injetado, passam atravs dos copos e borbulham no lquido ali condensado. Se o seu ponto de ebulio for inferior temperatura do lquido, eles se condensam e permanecem na bandeja. Entretanto, se seu ponto de ebulio for superior, eles permanecem sob a forma gasosa, continuam subindo, e passam pelas bandejas seguintes, at encontrarem a temperatura necessria para se condensarem. As bandejas possuem um retorno (refluxo) para a bandeja imediatamente inferior. Isto necessrio para que os hidrocarbonetos que deveriam ficar na bandeja inferior, e foram arrastados para cima, retornem ao seu devido lugar. Os hidrocarbonetos que desceram, mas que deveriam ficar na bandeja superior, ao atingirem a bandeja abaixo, cuja temperatura maior que o ponto de ebulio, tornam-se gases novamente, e sobem para a bandeja de origem. As bandejas so mantidas a uma temperatura constante, e de algumas delas so, ento, retiradas as fraes desejadas. Como o controle de fracionamento dos produtos realizado nas bandejas, torna se necessria uma maior confiabilidade operacional, visto que o rendimento de um processo de destilao diretamente dependente delas.

Carlos Edison
Trata-se de um blog sobre a engenharia qumica e reas afins.

sbado, 6 de fevereiro de 2010


REF 002 - Destilao atmosfrica do petrleo
Se o petrleo no for bem dessalgado, os cloretos vo se transformar em gs clordrico. O gs clordrico em si no muito ruim, mas ele vai percorrer toda a coluna at o topo e formar cido clordrico ao se misturar com vapor dgua condensado. O cido clordrico um agente corrosivo forte e vai rapidamente corroer o tambor de separao da coluna atmosfrica.

O petrleo parcialmente vaporizado levado para a coluna de destilao atmosfrica. A parte lquida desce a coluna para formar o cru reduzido. Para vaporizar mais petrleo, vapor vivo injetado na base da coluna. Com isso se consegue acrescentar, por arraste, mais uns 20% de vapor ascendente. No topo sai os gases at C5. Descendo a coluna so retiradas lateralmente as seguintes fraes: nafta leve, nafta pesada, destilado leve, destilado pesado e gasleo atmosfrico. As naftas podem ter outros usos, mas so, na verdade, precursoras da gasolina. Os destilados so precursores do diesel. As fraes no so simplesmente retiradas lateralmente, elas passam por uma pequena coluna esgotadora com 4 ou 5 pratos, conforme mostra o desenho a seguir. No lugar do vapor vivo pode ser usado um refervedor.

O gas que sai no topo da coluna atmosfrica conhecido com gs de petrleo, o mesmo nome dado ao gs que sai do poo junto com o petrleo. Ele constituido por etano, propano, butanos e pentanos. As naftas so muitas vezes denominadas gasolinas, sendo precursoras destas. A nafta leve pode ser usada para fins petroquimicos. A curva de destilao ASTM da nafta vai do pentano at cerca de 200C. O destilado leve pode ser querosene ou combustvel de jatos tudo vai depender da curva de destilao ASTM. O ponto final da curva de destilao ASTM do destilado pesado se situa em torno de 370C. O diesel o resultado da mistura dos destilados leve e pesado. O que sobrou, subtraido o cru reduzido, o gasleo atmosfrico, cujo ASTM EP pode atingir 600C.

Vous aimerez peut-être aussi