Vous êtes sur la page 1sur 11

CIRCUITO DE

CORRIDAS
2 0 11

MANUAL DO ATLETA

Ribeiro Preto
Praa Nadyr Freitas M. da Silva 16/Ou tu b ro

NDICE

03 04 05 06 07 08 09 10

APRESENTAO | ETAPAS

RECOMENDAES | TREINAMENTO | NUTRIO

INSCRIES

RETIRADA DO KIT

RETIRADA DE CHIP

O PERCURSO | A ARENA

DEVOLUO DO CHIP | PREMIAO

O PS-PROVA

APRESENTAO

Fonte: www.circuitocaixa.com.br www.htsports.com.br

O EVENTO A Caixa Econmica Federal, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro, realiza desde 2004 o prprio circuito de corridas de rua, com etapas realizadas nas distncias de 5 e 10 km em algumas das principais cidades brasileiras. Desde 2005, os atletas de elite melhor classificados nas etapas do Circuito de Corridas da CAIXA, evento homologado pela CBAt (Confederao Brasileira de Atletismo), somam pontos para o Ranking Nacional de Corredores de Rua CAIXA-CBAt. Os dez atletas com maior pontuao em cada categoria (masculino e feminino) passam a fazer parte do Programa Nacional CAIXA de Apoio a Corredores de Elite, uma iniciativa de incentivo e apoio aos melhores atletas brasileiros de corridas rsticas. No ano seguinte definio do ranking, os classificados recebem ajuda financeira mensal da CAIXA para dar continuidade aos treinos e participaes em corridas de rua. Alm de estimular os atletas de elite, o Circuito de Corridas da CAIXA tambm tem o objetivo de incentivar os diversos corredores annimos que treinam e usam as provas de rua como uma forma de melhorar a sade e qualidade de vida. A ORGANIZAO H mais de 10 anos no mercado, a HT Sports Marketing & Consultoria atua em diversos segmentos do marketing esportivo como: consultoria de marketing, gerenciamento de carreira de atletas, organizao de eventos esportivos e assessoria para organizaes com interesses na rea esportiva. Sempre presente no mercado esportivo, responsvel pelo gerenciamento e consultoria de diversos atletas de prestgio, e muitos deles representaram o Brasil nas Olimpadas e Jogos Panamericanos. Em parceria com a CAIXA Econmica Federal, patrocinadora oficial do atletismo brasileiro, a HT Sports desenvolveu em 2004 o projeto do primeiro Circuito de Corridas da CAIXA que se tornou o mais importante circuito de corridas de rua do pas, sendo realizado em 10 etapas em 8 capitais.

GOINIA 15/MAI BELO HORIZONTE 29/MAI

CURITIBA 25/SET SO PAULO 02/OUT RIBEIR O PRETO 16/OUT

CAMPO GRANDE 07/AGO FORTALEZA 14/AGO RECIFE 28/AGO UBERLNDIA 18/SET

PORTO ALEGRE 30/OUT BRASLIA 06/NOV

RECOMENDAES

NO DIA DA PROVA

Fonte: Revista Runnig BR

1. Utilize um tnis que voc confie e que voc sabe que proteger seus ps at o final da prova. 2. Nunca utilize tnis novo e use roupas adequadas temperatura do dia. 3. Hidrate-se sempre que possvel durante a prova. 4. Respeite ao mximo o ritmo pr-estipulado, principalmente no incio da prova, deixe para aumentar o ritmo somente na parte final da prova. 5. No se deixe levar por ritmos alheios, mantendo o controle durante toda a prova. O incio da prova pode ser muito emocionante levando voc a ter um consumo muito grande de oxignio, se voc se sentir ofegante, diminua o ritmo e desconte no final da prova o tempo perdido.
TREINAMENTO
Fonte: Prof. Mrio Srgio - Run e Fun

1. Antes de iniciar um plano de treinamento consulte um mdico e procure fazer uma avaliao completa. Alm de estabelecer as bases de seu treinamento, poder descobrir eventuais necessidades ou limitaes. 2. A assessoria de um profissional de educao fsica sempre desejvel e dever ser adotada, dentro de suas possibilidades. 3. Escolha seus tnis considerando seu peso, tipo de pisada e forma do p, evitando o risco de leses. 4. Jamais treine em jejum: isso no ajuda a performance, prejudica o metabolismo de gorduras, induz a tonturas e at a desmaios. 5. Mantenha-se hidratado, com gua, isotnico ou sucos bem diludos. O ideal ingerir em mdia 200 ml de gua a cada 20. Evite ao mximo os refrigerantes. 6. Nunca use plsticos em volta do abdmen. Alm de prejudicar o controle de temperatura de seu organismo, isso aumenta a perda de lquidos, prejudicando sua performance. 7. Durante a corrida procure olhar sempre para o horizonte. Voc evitar tropeos e quedas ocasionadas por obstculos e irregularidades do piso. 8. Evite treinar em horrios em que a temperatura esteja muito alta. Caso sinta tonturas ou calafrios, pare imediatamente a corrida. 9. Na corrida a ventilao pulmonar aumentada em at 20 vezes. Evite, portanto, locais e horrios de grande trnsito de veculos.
NUTRIO
Fonte: Dra. Priscila Andrade - Nutricionista

1. Evite iniciar o treinamento em jejum. Seu rendimento pode ser reduzido pela reduo das reservas energticas. 2. Atletas chegam a perder mais de 2 litros de gua durante os treinamentos. Por isso a hidratao fundamental no desenvolvimento. 3. No passe longos perodos sem se alimentar. O ideal fazer 6 refeies dirias e evitar bebidas gaseificadas. 4. Compre carnes com pouca gordura como patinho, msculo, lombo de porco, frango e peixe. 5. Para ajudar a preservar as vitaminas cozinhe frutas e legumes com casca, se possvel, inteiros. 6. Algumas preparaes tradicionalmente fritas podem ser feitas ao forno, como nuggets, hambrguers e quibes, evitando o excesso de gordura. 7. Cozinhe os alimentos com pouco sal e no exagere no consumo de temperos industrializados e condimentos.

INSCRIES

Os atletas que podero efetuar sua inscrio atravs de nosso site ou diretamete nas lojas autorizadas, para isso basta efetuar o pagamento da taxa e preencher corretamente a ficha de inscrio.

Internet

www.circuitocaixa.com.br
R$ 40,00 - at 02/10 - R$ 50,00 - de 03/10 a 11/10
Atletas j cadastrados na WebRun podem aproveitar seu login para efetuar a inscrio em qualquer uma de nossas etapas. A inscrio pode ser feita no site do Circuito ou diretamente no portal webrun.com.br

Lojas
NOVO SHOPPING Av. Presidente Kennedy, 1500 RIBEIRO SHOPPING AV. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540
A Centauro oferece em todas as etapas descontos especiais a todos os inscritos, para ter direito a esse benefcio apresente no caixa da loja o carto de desconto que voc receber junto do seu kit de prova.

Descontos Especiais
50% - Correntistas CAIXA
Os descontos so concedidos apenas pela internet at o dia 11/10, no so acumulativos e os dados estaro sujeitos a confirmao posterior.

RETIRADA DE KIT

No dia de retirada do Kit, basta comparecer ao local indicado com seu comprovante de inscrio e um documento com foto.
Dados do Atleta

0 1 1 4 8
Em caso de retirada de Kit por terceiros: Autorizo o (a) Sr. (a)

a retirar o chip e nmero de peito em meu nome.

Assinatura do atleta ou Representante Esta assinatura obrigatria

Modelo de comrpovante da inscrio feita em loja.

Seu kit de prova composto por:

2011

2011

+
2011

Camiseta (100% poliamida)

Nmero de peito

Revista especializada e outros brindes

Onde retiro meu kit ? Loja


Novo Shopping Av. Presidente Kannedy, 1500

No sero entregues kits aps os dias ou horrios estipulados, nem no dia da prova.

RETIRADA DE CHIP

O chip de cronometragem deve ser retirado no dia da prova na arena de largada e entrege ao final da prova. Caso o atleta no devolva o chip no dia, uma multa ser cobrada, conforme citado no regulamento.

Horrio de retirada do chip: das 06h00 s 07h30

O chip dever ser fixado no tnis, na parte frontal, juntamente com o cadaro. Faa sua fixao de forma alternada (em X) conforme mostra o desenho para evitar que ele se solte durante o percurso.

Outra maneira de fix-lo utilizar um porta-chip de nylon vendido em lojas de esportes especializadas. Porm sua fixao dever ser feita no tornozelo, pouco acima do tnis e nunca no pulso, cintura ou em qualquer outro local acima da canela.

A leitura feita atravs de tapetes fixados no prtico de largada e a contagem do tempo inicia-se apenas quando o atleta passa sobre ele pela primeira vez. Quando isso ocorre, um som caracterstico (bip) ouvido. A contagem de tempo se encerra quando o atleta passa pelo prtico de chegada, onde outro tapete faz a leitura final. Veja abaixo um exemplo das reas de melhor captao do sinal emitido pelo chip.

Bip !
Muito fraca Fraca Razovel Boa Alta

PERCURSO / ARENA

A prova ser disputada nas distncias de 5Km para amadores e 10 Km para amadores e profissionais, sendo que a medio do percurso de 10Km certificado pela CBAt - Confederao Brasileira de Atletismo.
R. Raul Peixoto

LOCAL: Praa Nadyr de Freitas M. da Silva DATA / HORRIO: 16 de Outubro s 08h00

R. Cesar Tupinamba Roselino


z Ola ia Ac osta

ra Av. B

R. Jos Curvelo da Silveira Junior


co sta

R. Dr. Mrio de Assis Moura

Av .B

ra z

Ol ai

aA

R. u aq Jo im Sim

R. Altamir Rubem Penha R. Jos Roberto Vitorazzi

e sg om es

R. Lda Vassimon Av. Lygia Lafut Salomo

R. Catarina Ap. Navis da Silva

Praa Nadyr Freitas M. da Silva

R. Deolinda Olivon

Av .B

R. Manuel Clemente Gomes

ra

la

ia

Ac

os

ta

Av. Presidente Vargas

Br Av.

az

ia Ola

s Aco

ta

R. C

R. Rib Eng. eiro Gua Mo racy nte iro

Av. Um

R. Dr. Mrio de Assis Moura

atari

na A p

.Nav

R. Magda Perona Frossard

is da

Silva

R. Catar

ina Ap.N

avis da

Silva

R. Romeu Engracia de Faria

R. E R. Joo Gomes Frossard

A arena de largada, conta com diversos servios aos atletas, dentre eles: - Guarda-volume gratuito
Para utilizar este servio destaque o canhoto existente no seu nmero de peito e entregue juntamente com o volume que ser guardado no balco. Ao final da prova, utilize o segundo canhoto para retirar seus pertences. A organizao no se responsabiliza por roubo ou dano aos objetos deixados no guarda-volume.

2011

- Vestirios masculino e feminino - Banheiros qumicos, incluindo unidades para PNE (Portador de Necessidade Especial) - Palco para premiao - Tenda de patrocinadores e apoiadores do evento com diversas atividades - Estao CAIXA, voltado para o pblico infantil, com brinquedos inflveis que simulam modalidades do atletismo

DEVOLUO DE CHIP

Ao final da prova faa a devoluo do chip nas tendas identificadas ao final do funil de chegada. L voc receber seu kit ps-prova e a medalha de participao. O kit formado por:

+
Medalha de participao gua gelada

Isotnico

Ateno !
O chip de propriedade da empresa prestadora de servios e deve ser devolvido ao final da corrida. Chips no devolvidos devem ser enviados pelo correio para: HT Sports Marketing R. Nova Cidade, 128 - Vl. Olmpia So Paulo - SP - CEP 04547-070 A perda ou no devoluo do chip em at 7 dias teis aps a prova, no endereo acima, implicar na cobrana da taxa de R$ 80,00, via boleto bancrio. O no pagamento dessa taxa, referente ao custo do equipamento, impossibilitar ao atleta sua inscrio em outros eventos organizados pela HT Sports.

A Premiao
Conforme informado no regulamento, os 3 PRIMEIROS colocados de cada categoria (dividida pela Faixa Etria) sero premiados com uma medalha diferenciada do Cicuito Caixa. O critrio para definio dos vencedores ser de acordo com o TEMPO LQUIDO de chegada de cada participante e a premiao ser feita logo aps o trmino da prova no palco localizado na arena de largada.

PS - PROVA

Depois de participar de nosssas provas, voc ainda ter diversas informaes disponveis na internet. Para isso basta acessar: www.circuitocaixa.com.br L voc encontra: Notcias: Todas as informaes e releases que saram na mdia falando sobre o Circuito Caixa. Fotos: Fotos exclusivas do evento, alm de links para nossos apoiadores, onde voc poder adquirir sua foto exclusiva e ter guardado para sempre a lembraa deste evento. Resultados: Atravs de um sistema simplificado de busca (atravs do nome ou nmero de peito) voc obtm todas as informaes sobre seu desenvolvimento na prova, podendo observar a claissficao dentro da categoria, no geral e ainda verificar seu ritmo de prova. Twitter: Outro canal para divulgao de notcias e promoes que voc pode acompanhar diariamente e ficar por dentro de tudo o que acontece dentro do Circuito. Siga-nos para saber mais: @CircuitoCaixa ou www.twitter.com/circuitocaixa

www.htsports.com.br contato@htsports.com.br 55 11 3045-0018

www.circuitocaixa.com.br

Vous aimerez peut-être aussi