Vous êtes sur la page 1sur 22

PROCESSAMENTO DE FILMES E ACESSORIOS RADIOLOGICOS

CMARA ESCURA OU DE PROCESSAMENTOS So as salas onde so processadas as radiografias atravs de um processamento manual ou automtico. A cmara escura o ultimo lugar por onde os filmes passam; devemos manter um rgido controle de qualidade, isto , desde o controle de preparo dos qumicos, limpeza das colgaduras no processo manual ou de todo o mecanismo. A cmara escura, como o prprio nome diz, o lugar onde no pode haver luz intensa na parte interna, e nem se deve deixar que a luz externa entre. Tem como finalidade processar os filmes expostos.

Diviso da cmara Escura A cmara escura divide-se em duas partes: 1. Parte Seca: o local onde se armazenam alguns acessrios como: bancada com gaveta para filmes no expostos, caixa de filmes para reposio rpida, Box de passagem, etc... 2. Parte mida: o local onde so armazenados os tanques reservatrios de qumicos (revelador e fixador), processadoras, etc...

Utenslios ou acessrios encontrados dentro da parte seca da cmara escura: Bancada: acessrio de suma importncia para o trabalho dirio dentro da cmara escura, este pode ser em forma de armrio baixo ou como cmoda, geralmente feito de madeira, devido ao custo menor, mas tambm pode ser de outros matrias como: ferro, alumnio, etc.. revestido em seu tampo superior com uma capa de borracha, 1 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

para evitar a eletricidade esttica, e facilitar o desempenho do profissional das tcnicas radiolgicas no manuseio dos acessrios que ali se destinam a trabalhar (chassis e filmes). Em sua parte anterior, so encontradas gavetas que devero acomodar os filmes no expostos, onde estar em sentido vertical e em ordem decrescente, direcionado o tcnico pelcula adequada na hora da reposio do filme exposto.

Caixa de filmes para reposio rpida: no como uma estocagem, e sim, caixa de filmes adicionais, no mximo 02 (duas) de cada tamanho, para uma possvel reposio rpida, no caso de acabarem os filmes que esto guardados nas gavetas da bancada, evitando assim que o profissional interrompa o processo de trabalho para fazer essa reposio, solicitando essa nova caixa de filmes ao almoxarifado, onde muitas vezes o processo acaba sendo um pouco burocrtico, e essa reposio no ser feita de imediato. Tamanho dos filmes: 13x18, 15x13 (radiologia odontolgica), 18x24, 24x30, 30x40, 35x35, 35x43, entre outros que muitas vezes no so utilizados nos servios de diagnostico por imagem no Brasil. Esses filmes podem variar de acordo com cada pas.

TERMMETRO: Dentro da cmara escura tem por finalidade controlar a temperatura do ambiente, pois as pelculas radiogrficas no podem ficar em temperatura inferior a 10C e superior a 24C. Caso estas recomendaes do fabricante no sejam respeitadas, a emulso do filme poder ser comprometida, alterando a qualidade do mesmo.

2 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

HIDROSCPIO: tem por finalidade medir a umidade relativa do ar da cmara escura, o ideal da sala uma umidade relativa de 60% a 70%. EXAUSTOR e/ou VENTILADOR: de acordo com as normas de segurana, toda cmara escura deve ter exaustores ou ventiladores para dissipar os gases que so liberados pelos produtos qumicos, com isto evitando acumulo de gases dentro da cmara escura. Em hospitais que possuem pessoas portadoras de necessidades especiais deficiente visual, como profissional atuante na cmara escura (auxiliar de radiologia), esses profissionais acabam passando grande parte de seu perodo de trabalho dentro das salas, e se for grande o fluxo de clientes, a porta permanece fechada por muito tempo, sendo necessrio reciclar o ar.

BOX DE PASSAGEM: para transio do filme entre a cmara escura e a sala de exames, Box em ingls quer dizer caixa, e estas na maioria das vezes so compostas de alumnio, com duas portas de cada lado, as quais so divididas por uma parede que separa o Box de passagem em dois corredores, onde receberam as seguintes especificaes: uma etiqueta para filmes expostos, e outra para filme no expostos. Esse acessrio tem por finalidade servi como uma ponte entre o tcnico radiolgico e a cmara escura, sem que haja a necessidade de abrir sempre a porta para o tcnico. Com duas travas de segurana, a porta do Box somente abrir quando um dos lados estiver travado, evitando acidentalmente que a luz entre dentro da cmara escura atravs do Box de passagem e causando velamento dos filmes no expostos. Ou seja, os dois lados do Box nunca abriram simultaneamente.

3 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

UTENSILIOS OU ACESSORIOS ENCONTRADOS DENTRO DA PARTE MIDA DA CMARA ESCURA:

Tanque do revelador: compe o primeiro passo no processamento das imagens radiogrficas. Tanque do fixador: compe o segundo passo no processamento das imagens radiogrficas, tornando possvel a fixao das imagens na pelcula de filmes. Tanque de gua: compe o terceiro passo no processamento das imagens radiogrficas, tornando possvel a lavagem e retirada por completo dos resduos liberados no primeiro e segundo passo. Torneira de gua corrente com filtro: essa tem por finalidade abastecer o tanque de gua e tambm ajuda no processo de limpeza da cmara escura.

TAMANHO DA CMARA ESCURA De acordo com a portaria da vigilncia sanitria 453 de 1 de junho de 1998, dever ser obedecida a metragem das cmaras escuras que no dever ser inferior a 6 m2 (seis metros quadrados). ILUMINAO DA CMARA ESCURA No alto das paredes laterais e posteriores da cmara escura ser colocada uma lmpada branca de 15 watts, com um filtro de luz da cor mbar. O nmero de lmpadas varia de acordo com o tamanho da cmara escura, a distancia da lmpada no deve ser inferior a 1,5m da bancada, pois os filmes no podem ficar expostos aos raios dessas lmpadas por mais de 60 segundos, porque passando esse tempo os filmes sofrem velamento progressivo, prejudicando a qualidade da imagem radiogrfica.

4 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

COR E LIMPEZA DA CMARA ESCURA Todas as paredes da cmara escura devero ser de cores claras que facilitem a sua limpeza periodicamente, como: bege, creme, verde hospitalar, cinza claro, o at mesmo azulejada, o importante que ela no seja de cores muito escuras, pois os resduos qumicos impregnados nas paredes e cho devero ser retirados com uma boa limpeza do setor. Hoje j encontramos at cmara escura com paredes arredondadas para facilitar a limpeza. Essa limpeza dever ser feita diariamente, no deixando acumular p e sujidades dentro das salas, ou mesmo transform-la em local de refeies. A falta de higiene pode danificar os crans e comprometer os exames radiolgicos. VERIFICAR VAZAMENTO DE LUZ EXTERNA NA CMARA ESCURA A cmara escura dever ser bem vedada (frestas de portas e fechaduras), para poder impedir entrada de luz externa e por ventura velar os filmes ainda no expostos radiao. A melhor forma de saber se essa luz est entrando na cmara escura fazendo o teste especfico para essa finalidade. TESTE: Consiste em deixar um filme no exposto sobre a bancada, com algum objeto sobre o mesmo, por volta de 5 minutos. Decorrido esse tempo o filme dever ser processado quimicamente e examinado de acordo com os conhecimentos tcnicos adquiridos. Ou seja, a sombra do objeto no dever aparecer sobre a imagem formada ; isso significa que a pelcula deve apresentar apenas a veladura de base, que de especificao do fabricante. IDENTIFICAO DOS FILMES RADIOLOGICOS. Essa identificao poder ser feita de duas formas: a) IDENTIFICAO MANUAL: No existe uma identificadora manual, e sim, uma identificao manual que se da atravs de um processo realizado, juntamente com o exame radiogrfico. Pois bem, essa identificao tem em sua composio um pequeno retngulo composto de um material radiotransparente, ou seja, no exposto ao filme, com um nmero no seu centro feito com chumbo em p compactado. Para esse processo dever ser montado uma placa com os seguintes dados: numero de identificao do cliente, data da realizao do exame, e identificao do profissional das tcnicas radiolgicas de forma abreviada. No campo de identificao do cliente, o numero colocado na placa de identificao devera ser uma cpia fiel da requisio do mdica, atravs do qual ser possvel acessar todos os dados do paciente(cliente). Essa identificao ser colocada sempre no chassis na hora em que o exame estiver sendo realizado, sempre ao lado direito do cliente, seguindo a ordem geral do raios central do feixe de radiao, ex.: se em ntero posterior ou pstero-anterior. Essa placa ser

5 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

fixada junto ao chassis com uma fita adesiva, geralmente esparadrapo.

b) IDENTIFICAO AUTOMATICA: Hoje a maioria das identificaes est sendo feita de forma automtica, que consiste em um retngulo de alumnio, com dimenses de 15(quinze) cm de largura, 5(cinco) cm de altura e 22(vinte e dois)cm de comprimento, e possui ainda no seu canto superior esquerdo uma abertura retangular, coberto por acrlico, onde a etiqueta, com os dados do cliente ser colocado, e em seguida, ao baixar a tampa da identificadora, acionada uma luz que transpassa o papel e atinge o filme com os dados os cliente, lembrando que todos os exames devero ser identificados corretamente com todos os dados do cliente: nome, nmero do registro, data e muitas vezes o horrio, alm do nome do profissional que realizou o exame. O tempo em que essa luz ira ficar acesa algo em torno de milsimos de segundos. Se essa luz ficasse por um tempo maior ou desnecessrio, o filme sofreria um velamento no espao reservado identificao. Vale lembrar que o aparelho automtico, mas o manuseio desse aparelho feito de forma manual.

CMARA CLARA Como o prprio nome diz o lugar que exposto a todo tipo de luz, est ao lado da cmara escura, ser o lugar onde os profissionais de tcnicas radiolgicas ficam espera das radiografias processadas para estudo das imagens, ou seja, um controle de qualidade, bem como se esto identificadas corretamente, como: nome, data, 6 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

exame realizado, nmero de identificao, alm de reconhecerem os processos de analise de imagens para um timo padro de qualidade, bem como, se o filme est velado, se todas as estruturas anatmicas esto presentes na imagem, se o posicionamento e o emprego correto de KV e mAs esto corretos, enfim ter certeza que essa imagem esteja em perfeitas condies para um bom diagnostico. Utenslios ou acessrios radiolgicos encontrados na Cmara Clara: NEGATOSCOPICO: Existem em vrios tamanhos e tipos, podem ser de 1 (um) a 6 (seis) corpos, sendo constitudos em chapa de ao pintada nas cores bege ou cinza (universal), com um visor em acrlico branco de aspecto leitoso em sua face anterior, onde so colocadas as radiografias para estudo, seus tamanhos de 4(quatro) a 12(doze) filmes, os mesmos possuem lmpadas fluorescentes, dentro dessa estrutura retangular de ao, so reatores convencionais ou de partida rpidas, ou seja, acedem mais rpidos, e so encontrados na cmara clara e em salas para laudos de exames. Os negatoscpios para mamografia so especiais, foram desenhados para visualizar imagens de tamanho 18x24, que o tamanho do filme para mamografia, as lmpadas e os acrlicos so mais claros do que os dos raios-x convencionais, devido dificuldade de diferenciao dos diversos tipos de tecidos mamrios.

LUZ DE PONTO FOCAL: esse acessrio torna-se indispensvel, quando no h um certo padro de qualidade de imagem radiolgica, ou seja, quando as imagens so super expostas (escuras), em razo de as imagens radiogrficas no terem sido realizadas de forma adequada. Para esses casos, quando as condies fsicas do cliente no so propicias para a realizao de novas radiografias, elas no so repetidas. Utiliza-se a luz de ponto focal para ver melhor a anatomia da regio, direcionando um foco de luz incidente diretamente nas reas das imagens onde no possvel a visualizao em negatoscpios.

7 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

AVENTAL DE CHUMBO OU AVENTAL PLUMBIFERO: Seu modelo universal, cujo tamanho nico, tem em sua estrutura interna uma espessura de 0,5mm de chumbo, para possvel proteo radiolgica, sua dimenso varia de acordo com a rea medica; avental de chumbo ou plumbifero para radiologia convencional; 1100mmx600mm (1.10m x 60 cm), avental de chumbo ou plumbifero para radiologia odontolgica; 700mm x 600mm (70cm x 60cm) Obs.: O Maximo de cuidado para esse material pouco, pois se for dobrado pode se abrir fissuras no chumbo e ele deixa de ter sua funcionalidade a aplicabilidade, passando por essas fissuras radiao ionizante.

Teste: Coloca-se um chassis com filme virgem sobre a mesa de exames e acima do chassis um material com alto numero atmico, dai ento o avental de chumbo ou plumbifero dever ser colocado acima desse chassis, e uma dose de radiao dever ser exposta sobre o avental, a estrutura a ser radiografada e ao chassis. Se o filme for sensibilizado por algum motivo, indica a passagem de radiao atravs das fissuras no chumbo. PROTETOR DE GNADAS: Com as mesma recomendaes para os aventais de chumbo, e utilizado sobre a cintura para proteo das gnadas tanto masculina (testculos) quanto femininas(ovrios).

8 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

LUVAS PLUMBFERAS: Para proteo radiolgica, tem sua constituio de 0,25 mm de chumbo, revestida de borracha, o ideal que essa luva chegue at 1/3 (um tero) proximal do antebrao.

PROTETOR PARA TIREOIDE: Sua funo de proteger a glndula tireide e paratireide direita e esquerda, devero ser feitos teste anuais para saber se h fissuras nos protetores.

OCULOS DE ACOMODAO ou CULOS DE PROTEO: So usados na sua maioria para se fazer exames em fluoroscopia, tendo como objetivo a proteo radiolgica dos cristalinos (lentes dos olhos) cuja funo receber luz e transform-la em imagem.

EXISTEM DOIS TIPOS DE OCULOS: NORMAL: (lentes frontais); tem 4 (quatro) mm de espessura e uma proteo efetiva de 0.6 mm de chumbo.

9 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

COM PROTEO LATERAL: (lentes laterais); tem 2 (dois)mm de espessura e uma proteo efetiva frontal e lateral de 0.6 mm de chumbo. BIOMBO DE CHUMBO: so biombos para proteo radiolgica, geralmente utilizados para separar a sala de exames da sala de painel de comandos. Suas dimenses so variadas e podem ser de acordo com as necessidades do departamento de imaginologia, na maioria so compostas por 20 mm de espessura feitas atravs de duas chapas de duralac (material plstico mais resistente e impermevel), e o seu interior composto por uma placa de chumbo de 1 ou 2 mm de espessura, com um visor de vidro plumbifero 100x150 mm. Sua sobrevida ideal fazer testes anuais.

Teste: coloca-se um chassis com filme no sensibilizado atrs do biombo, se ele for sensibilizado com raios-x incidentes, significa que recebeu radiao, com isso dever ser trocado

Lembrando que a tcnica disparada sobre o biombo deve ser a mais baixa do equipamento, pois o biombo feito para proteger da radiao secundaria e no do feixe primrio. CILINDRO DE MASTIDE: com o formato de uma luneta, sua extenso de 38 cm de comprimento, com no Maximo 4 cm de dimetro, sua funo fazer exames de mastide chamados Spot film (radiografia localizada).

CILINDRO DE EXTENSO: Tambm para radiologia spot film a geometria do cilindro de 38 cm de extenso 10cm de diamtro , sua composio na parte interna de alumnio e a de fora de chumbo. Algumas radiografias que usam o cilindro: seios da face;transio L5 /S1; cavum; escafides;rbitas, etc.

10 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

Divisores de Chumbo: So usados para dividir o chassis na posio longitudinal e transversal para radiografias que necessitam de duas incidncias no prprio filme.So encontrados nos tamanhos: 18 x 24(transversal de longitudinal);24 x 30(transversal e longitudinal) e 30 x 40 em sentido longitudinal.

ESPESSMETRO: Consiste em rgua escalonada com graduao que vai do n 1 ao 40, medida em cm , em forma de L (letra L) , onde a base inferior dever permanecer encostada sobre a regio em estudo, logo em seguida uma outra haste ir deslizar at a extremidade superior da rea estudada, ou seja, pode se medir estruturas em AP e PERFIL, dando a espessura da regio em cm. Munido desses dados, o tcnicos poder calcular a KVp e mAs para realizar os exames radiolgicos.

MESA DE RAIOS-X: uma mesa horizontal com 180cm de comprimento e 60 cm de largura , feita de frmica, pode ser lavada, algumas tem um sistema de comando que pode deix-la em sentido vertical, servindo de estativa.

11 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

ESTATIVA: Bucky mural ou Bucky vertical (grande Potter Buck) .Para realizao de radiografias em posio ortosttica (em p).

FAIXA DE COMPRESSO: faixa de compresso uretrica, para diminuir a espessura do abdome, usada para estudo radiolgico contrastado como a urografia excretora.

COMPRESSORES UROLOGICOS: trabalham em conjunto com as faixas de compresso seletiva pielo-calicial (regio dos ureteres proximal), proporcionando mxima opacificao (contraste) do sistema coletor. Esses compressores so bales inflveis de 10, 15 e 20 cm de dimetro, que usado de acordo com o tamanho do abdome do cliente.

12 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

GONIOMETRO: rgua semicircular com uma escala de 180(cento e oitenta graus), com um marcador deslizante em seu centro, e uma base para apoiar na mesa ou estativa. Sua funo medir estruturas anatmicas em ngulos, como crnio.

REGUA ESCANOMETRICA: usadas para fazer mensuraes das articulaes. uma rgua confeccionada em barra de acrlico, gravada com 4 (quatro) mm de chumbo na sua numerao com graduao retrograda ou seja de baixo para cima, que pode ser em cm ou em mm.

CHASSIS: geometricamente so retangulares, nos tamanhos 13x18; 18x24; 24x30; 30x40; 35x43, exceto o de tamanho de 35x35, que quadrado. Sua composio na parte posterior de uma tampa de ferro preparada com uma camada de chumbo flexvel e espuma no interior, e na parte superior composta por alumnio e almofada. Hoje os chassis mais novos so classificados de cassetes.

DIVISO: A) Parte superior ou anterior (alumnio) ser a parte destinada a receber os ftons de raios-x, ou seja, a parte mais prxima das estruturas anatmicas. 13 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

B) Parte inferior ou posterior (chumbo) a parte composta por chumbo que servira como absorvedor dos ftons de raios-x. No interior dos chassis ficaro os crans(de passagem e o de retrocesso),no total dois crans. Entre os crans ficaro os filmes no sensibilizados,que com a interao dos ftons x, iro iluminar-se sensibilizado o filme. Observao: Para produo de uma radiografia sero necessrios trs utenslios em perfeita harmonia: Chassis + cran + filme = imagem produzida. CRAN Em Frances significa luz , uma folha flexvel de plstico ou papelo do tamanho correspondente ao tamanho do chassis e filmes, forrando os chassis , ficando em ntimo contato com o filme. revestido por material filme, o que possibilita menor dose de radiao para formar a imagem. Desde a descoberta dos Raios X, sabe-se que os mesmos so dotados de propriedade que provoca fluorescncia, em certos cristais, tais como o platino cianeto de brio, tungstato de clcio e etc. Somente uma pequena parte da energia dos raios x so aproveitados em radiografias. A maior parte da energia atravessa a pelcula, deixado de ser utilizada. Essa energia pode ser aproveitada, colocando-se um filme entre dois crans, com as faces emulsionadas em intimo contato com crans. A luz produzida pelo crans, quando excitados pelos raios x, irradiar na direo do filme, auxiliando com a sua luz a ao dos raios x sobre a emulso sensvel da pelcula. Logicamente a luz emitida pelos crans ser de variadas intensidade, dadas as diversas resistncias oferecidas pelo objeto. Os crans fluorescem em quantidade proporcional aos raios x que neles incidem. Se assim no fosse ,isto , se a luz dos crans fosse de igual intensidade, certamente atingiria o filme por igual, sem , contudo gravar a imagem. Se os crans fluorescem proporcionalmente aos raios x que neles incide, deduzimos tambm que, se forem aumentando os fatores eltricos, aumentar a luminosidade. ESTRUTURA DO ECRAN: O cran constitudo de uma camada de suporte que pode ser: plstica ou papelo e uma camada de materiais de fluorescentes, que contm cristais de fsforos aglutinados, separando essas duas camadas. A maior parte dos crans possuem uma fina camada de material absorvedor ou refletor de luz recobrindo-os. O cran tem uma camada protetora, que evita desgaste, umidade ou manchas.

14 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

FUNO DO ECRAN: O filme tem capacidade de absorver apenas de 1 a 2% do feixe de raios-x que o atinge. 98% so dispersos. O uso do cran fluorescente reduz essa perda, j que o filme muito mais sensvel luz do que aos raios-x. Por isso, os crans tem a funo de emitir luz quando expostos aos raios-x. DIFUSO DA LUZ DO ECRAN: o cran intensifica o efeito dos raios-x, pois a absoro de um nico fton de raios-x resulta na emisso de centenas de ftons de luz. Os ftons de luz produzidos nos cristais de fsforo do cran se difundem ou espalham no percurso entre o ponto em que so produzidos e o filme, ampliando ou borrando a imagem no objeto. Esse efeito chamado de difuso da luz e a causa do aumento de borrosidade na imagem devido ao uso do cran. ESPESSURA DO ECRAN: aumentando-se a espessura da camada de fsforo dos crans, aumenta-se a capacidade de absorver ftons de raios-x, ento necessrio uma quantia menor de ftons de raios-x para se produzir a mesma quantidade de luz. USO DE DOIS ECRANS ASSOCIADOS A UM FILME DE DUPLA EMULSO: esse conjunto aumenta a sensibilidade do receptor radiogrfico. Nesse sistema muitas vezes o par de crans assimtrico, ou seja, o cran anterior mais fino do que o posterior. Isso feito para igualar a absoro de raios-x e sada de luz dos dois crans e produzir efeitos iguais nas duas emulses do filme. O cran de passagem anterior mais fino, absorve uma porcentagem menor dos ftons de raios-x do que o de retrocesso posterior, o que compensa a reduo na intensidade dos raios-x que atinge o cran posterior. ECRAN INTENSIFICADOR: crans com capacidade de fluorescer certas substancias (fsforo), com uma eficincia de 3 a 5% de converso de raios-x em luz. Pesquisas desenvolveram novos materiais fosforados, que esto sendo aceitos rapidamente. Cristais: (composio qumicas dos crans). Tungstato de clcio: emite luz azul, tem boa absoro dos raios-x, mas no tem boa converso dos raios-x em luz. um material comum, barato, degradase facilmente com umidade, fisicamente fica com sua colorao amarelada. Fluocloreto de brio: esse material apresenta as mesmas caractersticas do tungstato de clcio, so enfim muitos parecidos, porm com poucas indicaes em radiologia. Terras raras: so minerais raros na natureza. A vantagem de se trabalhar com esses crans que eles possuem alto poder de emitir luz (velocidade) e so mais usados com objetivo principal de reduzir a dose no cliente, tambm so chamados de speed e ultra speed. So elementos qumicos, que conforme sua pureza tem aplicao em diversas purezas tecnolgicas. Oxisulfeto de Gadolinum Oxisulfeto de Yttrium Oxisulfeto de lanthanum Oxibrometo de lanthanum 15 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

Tem boa absoro dos raios-x e boa converso de raios-x em luz. Contato cran-filme: o contato com o cran e o filme dentro do chassis deve ser o mais prximo possvel, pois qualquer bolha de ar ou imperfeio aumentar a difuso da luz e produzira borrosidade localizada em uma ou mais rea da imagem. Limpeza do cran: utilizar algodo umedecido com espuma de sabo neutro, limpar toda a rea e deixar secar por 30 minutos. cran com esttica, utilizar antiesttico, lcool lisopropilico em toda a rea, deixando secar tambm por 30 minutos. Fluorescncia: a luz irradiada que ao parar a causa, termina o efeito. Propriedade que possuem certos materiais capazes de absorver a luz e reemiti-l sob a forma de radiao de maior comprimento de onda. Fosforescncia: a luz irradiada que ao terminar a causa, continua o efeito por alguns segundos. FILMES RADIOGRAFICOS Os filmes radiogrficos so constitudos por 4 (quatro) camadas: Camada de revestimento; Base ou suporte; Camada Adesiva (Proteo Plstica); Emulso (Camada Fotosensvel).

Camada de revestimento. Camada Adesiva. Base. Emulso.

CAMADA DE REVESTIMENTO: constitudo de um material que oferece proteo fsica contra rachaduras durante o manuseio e o processamento. BASE OU SUPORTE: A base ou suporte do filme feito de um material polister transparente, que tem entre 150 a 200 m (micras) de espessura e fornece o grau adequado de fora, rigidez, boa estabilidade dimensional e absorve pouca gua. CAMADA ADESIVA OU INTERFACE: uma substancia de pouca espessura aplicada a base do filme, possibilitando uma perfeita unio entre a mesma e a emulso. 16 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

EMULSO: uma gelatina composta de inmeros micro-cristais de brometo de prata ou gros fotogrficos diminutos de haleto de prata (composto de prata e bromo, cloro ou iodo) suspensos na mesma. Os micros cristais possuem um formato quase plano e triangular e se mantm unidos em uma estrutura cbica, por um efeito de atrao eltrica. H nos filmes radiogrficos cerca de 90 a 99% de AgBr (brometo de prata) e de 1 a 10% de AgI (Iodeto de prata que tornam a emulso muito mais sensivel). Essa camada possui substancias sensvel a luz com comprimento de ondas grandes, em gelatina dispersa, o principal componente qumico que compe essa camada o sal de brometo de prata (atomo). Nessa camada que se origina a imagem radiogrfica, conhecida como ponto sensvel ou agrupamento de tomos de prata sensibilizados pela luz emitida do cran. IMPORTANTE: (BROMO E PRATA = IMAGEM LATENTE) GELATINA Recobre em geral os dois lados da base dos filmes de uso na radiologia e apresentase em camadas de aproximadamente de 5 a 10 m (micras) de espessuras. Esse duplo revestimento diminui a exposio radiolgica, reduzindo a radiao recebida pelo paciente. A gelatina desempenha muitas funes importantes, alm de manter o composto de prata na forma de micros-cristais de haleto de prata uniformemente distribudos. Existe muitos tipos de filmes radiogrficos, pois cada vez mas novos produtos esto no mercado em funes das recomendaes da ICRP (comisso internacional de proteo contra a radiao)a tendncia e de se buscar tcnicas modernas visando diminuir ao Maximo a carga sobre o paciente, com isto, a industria radiolgica tende a produzir filmes mais rpidos, de melhor resoluo e de adaptao a diversas condies (qumicos, processadoras, etc...) So assim classificados: ORIGEM Radiao (cran) Imagem gerada por vdeo (monitor)

RADIAO Quando a imagem formada atravs dos raios-x, tambm classificada por originar-se da radiologia convencional. Nesse caso esto todos os filmes radiolgicos comuns, os quais dependem da luz intensificada vindas do ar de crans. IMAGEM GERADA POR VIDEOS E POR LASER Quando a imagem do filme gerada por um monitor (caso da ultrassonografia) ou gerado por canho laser (casos como tomografia e ressonncia magntica), no 17 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

necessita de cran, pois recebe luz diretamente do monitor ou de canho laser (responsvel pela construo da imagem). QUANTO A EMULSO SO CLASSIFICADOS EM: Filmes Monoblocados So filmes tambm conhecidos por mono-emulsionados ou monocapas. Possuem emulso apenas de um lado, enquanto o outro lado formado pela base. Muito utilizado em tomografia computadorizada, ultra-som e ressonncia magntica. Filmes biblocados Possuem emulso dos dois lados e tambm so chamados de bi-emulsionados ou bicapas. So utilizados para raios-x convencionais. Filmes especiais de mamografia Os filme de mamografia so realmente a maior preocupao para os fabricantes de filmes. Isto ocorre porque as mamografias exigem um alto contraste e tambm uma boa resoluo, devido representao de pequenas calcificaes espalhadas na mama. Por esse motivo, as industrias de filmes procuram compensar a sensibilidade com a resoluo, j que ambas so opostas entre si. A emulso de um filme mamogrfico a mais densa, e combinado com cran de media velocidade permite uma imagem de melhor qualidade para diagnostico. Entretanto, por ter necessidade de uma dose elevada, foram procuradas anteriormente outras formas de processamento de imagem, visando diminuir os riscos de radiao ao cliente. Um deles era a xeromamografia, sem o uso da prata para formao da imagem, pois essas radiografias so produzidas em papel. Hoje j existe outros processos como impressoras a laser, aumentando a resoluo da imagem at sistemas mais avanados de digitalizao do filme de haleto de prata, podendo ter uma definio de 4000 pontos no filme de carter especial, desenvolvida para esse sistema e tambm ser armazenados em discos pticos. Sensibilidade e bases Azul Verde Lils Vermelho (laser) color (mltiplas cores)

Quanto sensibilidade Filmes sensveis ao azul. So filmes como o prprio nome diz, sensvel a luz emitida pelo cran, possui sensibilidade e velocidade memor que os filmes de luz verde ou lils, possuindo uma quantidade e tamanho dos haletos maiores de que eles. Por exigir um tempo maior de 18 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

exposio, resulta em maiores doses para o cliente, sendo por isso preferidos por filmes sensveis luz verde. Filme sensveis ao verde. A fabricao desses filmes iniciada em 1973, nos Estados Unidos e na Europa, seguem as mesmas regras do filme azul, diferindo, porem nos tamanhos e quantidades de haletos, que so menores e em quantidades nas pores de 6 a 8 triangulos pequenos em referencia ao filme azul. Sua malha cristalina possui em media 4 gramas de prata por metro quadrado. Isso faz com que o filme seja de alto contraste e de alta sensibilidade, pois ao receber a ionizao e luz atravs dos crans fosforados, os haletos se aglomeram energeticamente e rapidamente, dando um alto contraste na formao das imagens. Esses filmes necessitam de chassis adeente, com menor absoro, feltro bem acoplado e feixe firme de que os mesmos fiquem bem fixos. Filmes sensveis ao violeta So filmes intermedirios de cor lils. Sua caractersticas esto entre a dos filmes luz azul e luz verde. Filmes sensveis a laser Os filmes sensveis ao laser possuem granulaes mais finas e conseqentemente alta resoluo. So utilizados em cmaras lasers, onde a imagem impressionada no filme por um sistema de varreduras vindas por um intensificador de imagens. Sensibilidade dos fimes

O filme sensvel a vrios fatores: Luz Raios-x Raios gama Gases Vapores Umidade Calor Temperatura

Os filmes devem ser armazenados sob uma temperatura de 10 a 24 e a umidade relativa do ar, por volta de 40 a 70%. O ideal que seja 60%. As caixas no devem ser armazenadas umas sobre as outras, mas sim de forma vertical. Quanto a granulao dos filmes podem ser gros: Pequenos 19 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

So filmes mas sensveis, pois quanto menor forem seus gros, menor quantidade de luz eles necessitaro para converter-se em imagem visual. Grandes

So filmes menos sensveis, pois, por possurem gros maiores, necessitaro de maior quantidade de luz para sensibilizao dos micro-cristais de haletos de prata contidos no filme. Geometria dos cristais Tabulares Tridimensionais

Aplicao Radiologia geral Contrastado Mamografia Angiografia Tomografia computadorizada Ultra som Medicina nuclear Ressonncia magntica Angiografia digital Imagem digital

Manejo dos filmes Deve-se manejar cuidadosamente os filmes radiogrficos, ser retirado delicadamente da caixa. A colocao do filme no chassis deve ser feita sem deslizar sobre o papel protetor ou saco aluminizado e no tocar bruscamente as extremidades do chassis. A retirada do filme do chassis deve ser feita aps a abertura das presilhas, vira-se o chassi de maneira que a armao metlica que recebe inicialmente radiao, fique voltada para cima; eleva-se essa armao e pega-se o filme por um dos vrtices com a ponta dos dedos. Ao retirar-se o filme, ter o cuidado de no esbarrar nas bordas da armao metlica anterior. Para o processamento manual a colocao da pelcula radiogrfica na colgaduras (acessrio que prende a radiografia para banhos qumicos, composto por material inoxidvel, por conta da acidez dos qumicos), deve ser fixada nas presilhas que apresentam mobilidade para que o filme seja bastante ajustado nas quatro presilhas. Ao ser colocado um filme na colgaduras, deve-se afastar da luz de segurana por causa do velamento progressivo. Cuidado ao abrir o papel protetor ou saco aluminizado. 20 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

Esse material utilizado para proteo das pelculas de imagem, ou seja, encontradas dentro da caixa de filmes radiogrficos, esses tem toda uma tcnica para ser abertos sem expor os filmes a uma forma de energia que possa sensibiliz-los. A caixa de filme estar em sentido vertical, sobre a bancada na cmara escura, e ser rompido o lacre de fixao da caixa. Aps esse passo, o papel protetor ou saco aluminizado dever ser rasgado na margem superior, deixando sempre um pedao de sobra que ento dever ser dobrado para fora da caixa de filme, ficando assim fcil reduzir alguma forma de luz, que possa ultrapassar a tampa da caixa de filme, servindo como uma vedao para a caixa, protegendo assim as pelculas. ELETRICIDADE ESTATICA. a corrente eltrica que se forma quando o filme sofre algum impacto, mesmo esse estando parado. mais comum nos ambientes secos, ou seja, quando a umidade relativa do ar no esta de acordo com as especificaes. Aproximadamente 60%, caso contrario as pelculas radiogrficas podem se aderir umas nas outras causando degradao das mesmas impossibilitando assim, a formao de uma boa imagem. Ao se instalar crans novos no chassi e tambm durante o seu uso, deve-se verificar, periodicamente, a possvel ocorrncia de danos como: falhas na camada de proteo dos crans. A camada de proteo aplicada com o objetivo de evitar o acmulo de descargas eletrostticas sobre as superfcies, proteger a camada emissora propriamente dita, e tambm promover uma superfcie resistente que permita a limpeza peridica, desde que cuidadosa e se danos. A camada protetora pode se degradar ou gastar com tempo, tanto por frico com os filmes quanto por repetido processo de limpeza. A limpeza acontece com o uso de spray antiestatico, usando pincel de fio de cabelo, para evitar atrito por arranhaduras. Preveno da eletricidade esttica Manuseio delicado do filme; Aps a exposio aos raios-x, o chassi deve ser aberto levemente e o filme cuidadosamente; Devem-se utilizar coberturas de borracha sobre a bancada, pois dessa maneira evita-se que a eletricidade esttica atinja o filme.

Marcas de eletricidade esttica no filme Trs tipos: Arvore / impresses digitais Coroa / meia lua Poeira / granulaes 21 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

Efeito fog nos filmes de raios-x Velamento progressivo dos filmes de raios-x, tambm chamado de vu ou veladura bruta, correspondendo ao escurecimento, por deposio de prata em reas das pelculas onde no houve incidncia de luz exposio, aumentando a densidade em regies que deveriam ficar transparentes (revelao de cristais de prata que no foram expostos a radiao). Causas do efeito Fog no filme de raios X. Condies ambientais de armazenamento inadequadas; Altas temperaturas; Altos ndices de umidade relativa do ar fora dos valores previstos; Contaminao com gases e vapores de substancias qumica ; Efeito mecnicos (dobramento brusco e acentuado ou uma presso localizada como, por exemplo, com as unhas), Atritar com rapidez a superfcie das pelculas quanto se retira uma delas da embalagem; Radioatividade: associada proximidade da sala de exposies com raios x; Empilhamento das caixas dos filmes em posio horizontal provoca danos; Distancia incorreta da luz de segurana da camara escura Concentrao de agente redutor que transforma a prata do brometo em pontos escuros de prata metlica ; Um filme, com efeito fog elevado apresenta imagens escuras e com pouco contraste. Formao da Imagem A formao da imagem se d por duas etapas. A primeira ocorre quando o processo fotogrfico iniciado pela exposio do filme luz , formando uma imagem latente presente na emulso , porm no visvel. A segunda acontece quando o processo qumico converge a imagem visvel apresenta atravs da variaes de densidade ptica a medida que ons de prata so convertidos em prata metlica . A forma e a estrutura de rede cristalina possuem impresses ou contaminao qumica que introduzida na rede e conhecida como ponto de sensibilidade responsvel pela formao da imagem . A exposio ao fton de luz provoca uma reao que quebra a molcula de brometo de prata em um on de prata , um tomo de brometo e um eltron.

22 Professor: TR. Deosdete Favacho CRTR 04106R

Vous aimerez peut-être aussi