Vous êtes sur la page 1sur 4

Citaes sobre Extenso Rural

A extenso rural no Brasil nasceu sob o comando do capital, com forte influncia norteamericana e visava superar o atraso na agricultura. (Rodrigues,Cyro Mascarenhas CONCEITO DE SELETIVIDADE DE POLTICAS PBLICAS E SUA APLICAO NO CONTEXTO DA POLTICA DE EXTENSO RURAL NO BRASIL) Constatou-se que na primeira dcada da extenso rural no Brasil prevaleceu a orientao humanista, de cunho assistencialista, muito identificada com as aes de legitimao do Estado, porquanto priorizava a promoo integral do homem. Para tanto, havia a necessidade de educar o povo rural, para que ele passasse a adquirir equipamentos e insumos industrializados necessrios modernizao de sua atividade agropecuria, com isso ele passaria do atraso para a modernidade. O modelo serviria para que o homem rural entrasse na dinmica da sociedade de mercado, produzindo mais, com melhor qualidade e maior rendimento. (Oliveira, Mauro Marcio.AS CIRCUNSTANCIAS DA CRIAAO DA EXTENSAO RURAL NO BRASIL) O enfoque adotado leva a articular a criao desse servio ao nascente agronegcio por meio de uma ao de cooperao internacional no-governamental, inserindo-a no contexto dos reflexos da guerra fria na America latina. Por fim, reinterpretada a extenso rural como um projeto educativo para o capital. A histria da extenso rural no Brasil passou por vrias crises desde o seu surgimento at os dias atuais. Neste aspecto o papel do extensionista sempre esteve atrelado aos modelos de desenvolvimento e interesses vigentes em cada uma dessas etapas. Com a crise econmica, poltica e ambiental do modelo da revoluo verde, o insucesso do estado desenvolvimentista na dcada de 80 e o avano do neoliberalismo nos anos 90, o modelo institucional e tcnico da extenso entrou em crise, conseqentemente o papel e interveno dos tcnicos da Ater tambm sofreram os ventos desta mudana. Extenso Rural um processo educacional que objetiva ajudar o povo (considerando povo indivduos e instituies) interpretar e responder, de maneira apropriada, as mensagens de mudanas que interessam promoo do desenvolvimento scio-econmico do meio rural, atravs das foras vivas da comunidade. (Caporal,Francisco Roberto. Agroecologia e sustentabilidade base conceptual para uma nova extenso.) ao mesmo tempo, exploramos a noo de desenvolvimento sustentvel e sua relao no apenas com sustentabilidade econmica, mas tambm com a sustentabilidade socioambiental e cultural de sociedades concretas. (Carvalho,Isabel Cristina de Moura. Qual educao ambiental? Elementos para um debate sobre educao ambiental e extenso rural) Questiona a idia de uma nica educao ambiental, chamando a ateno para diferentes matrizes terico-pedaggicas que informam duas orientaes em educao ambiental, quais sejam: a educao ambiental popular e a educao ambiental comportamental. De acordo com os objetivos de um trabalho de extenso, podemos deduzir algumas das caractersticas da Extenso Rural e resum-las da seguinte forma: o um sistema educacional.

O questiona mento deste trabalho tarefa da educao ambiental enquanto educao integral e integradora do ser humano em todo o seu meio ambiente . (Carvalho, Isabel Cristina de Moura. QUAL EDUCAO AMBIENTAL? ELEMENTOS PARA UM DEBATE SOBRE EDUCAO AMBIENTAL POPULAR E EXTENSO RURAL.) idia da educao ambiental como mediao educativa que forma parte do contexto de transio ambiental no mundo rural. Questiona a idia de uma nica educao ambiental, chamando a ateno para diferentes matrizes terico pedaggicas que informam duas vertentes de educao ambiental. -se na realidade rural H discusso dos principais problemas relacionados ao desenvolvimento rural e Contribuies relevantes nos campos terico, metodolgico, de avaliao de polticas pblicas ou de anlise da realidade rural. (Marcelo Min Dias EXTENSO RURAL PARA AGRICULTORES ASSENTADOS: UMA ANLISE DAS BOAS INTENES PROPOSTAS PELO SERVIO DE ATES) A proposta de implantao do servio de Assessoria Tcnica, Social e Ambiental Reforma Agrria (ATES), criado pelo Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (Incra) em 2004. Esse servio surge como alternativa de apoio tcnico aos agricultores assentados, para a conduo e desenvolvimento de seus projetos produtivos.

Pela aproximao com a famlia rural, que esta sendo diretamente afetada no processo de modernizao, esta atividade profissional apresenta se como um caminho de religao do homem da terra ao seu habitat. (Abramovay, Ricardo.AGRICULTURA FAMILIAR E SERVIO PBLICO: NOVOS DESAFIOS PARA A EXTENSO RURAL). Muito mais que um segmento econmico e social claramente delimitado, a agricultura familiar e definida como um valor. O apoio que recebe vem das conseqncias que seu desenvolvimento pode propiciar: melhores condies de vida, desenvolvimento sustentvel, luta contra a pobreza.

A Extenso Rural compreendida como sistemas de procedimento tcnicos e organizativos, realizado pelos extensionistas dos servios oficiais e apresentam como funo a educao do produtor rural e da populao rural do campo, no qual compreende o agricultor ou criador, a dona de casa e o jovem do campo. (Caporal,Francisco Roberto. DA EXTENSO RURAL CONVENCIONAL EXTENSO RURAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL: ENFRENTAR DESAFIOS PARA ROMPER A INRCIA.) Adotar os princpios da Agroecologia significa buscar orientar uma maior sustentabilidade ambiental na agricultura e um desenvolvimento com mais eqidade social, com gerao de mais renda e de mais ocupaes no meio rural, respeitando as diferenas culturais das pessoas implicadas. A extenso rural na teoria um processo onde os setores cientficos / tcnicos ( Universidades, Institutos de pesquisa, rgos governamentais entre outros ) vo transmitir aos produtores rurais

novas tcnicas e tecnologias com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida do produtor rural ( sade, saneamento, higiene ..... ). (Sousa,Ivan Sergio freire. A IMPORTANCIA DO RELACIONAMENTO PESQUISA/EXTENSO PARA A AGROPECUARIA)O desenvolvimento rural envolve tanto as atividades econmicas de produo agropecuria, quanto atividades diversas relativas a promoo da sade, nutrio, associativismo e participao scio-poltica dos agentes sociais. No entanto no isto que se v na maioria dos casos onde o processo de extenso rural utilizado acima de tudo de forma poltica, com o objetivo de transmitir conceitos poltico / sindicais aos trabalhadores e produtores rurais, desta forma a transmisso de conhecimento que seria o principal foco da extenso , fica muitas vezes em segundo plano. (Deponti, Cidonea Machado. O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO RURAL LUZ DA PERSPECTIVA ORIENTADA AO ATOR: O CASO DA EXTENSO RURAL BRASILEIRA) Uma abordagem terica e metodolgica para anlise da ao social e da interveno para o desenvolvimento sob um ngulo construtivista, opondo-se s tradicionais anlises estruturalistas e institucionalistas.

Resultados beneficiam toda a sociedade


A Extenso Rural de um novo tempo est fundamentada, com uma viso voltada para resultados que atingem diretamente a sociedade, utilizando na gesto destas instituies metodologias e ferramentas modernas, at ento mais comuns na iniciativa privada, tais como o planejamento estratgico e o gerenciamento de projetos, fortalecendo a cultura do planejamento. (CALLOU;ANGELO BRS FERNANDES. EXTENSO RURAL: POLISSEMIA E RESISTNCIA) Extenso acrescente-se hoje o desenvolvimento rural sustentvel, a gesto da comunicao, as novas ruralidades, a educomunicao, a agroecologia, a economia solidria e, mais recentemente, a incubadora de cooperativas populares.

Formando extensionistas
As Universidades em nosso pas formam profissionais com limitado conhecimento sobre a agroecologia e conscincia dos impactos causados pelo modelo convencional de agricultura.

(Silveira,P.R.C. FORMAO PROFISSIONAL E EXTENSO RURAL: A INCAPACIDADE DA SUPERAO DO MODELO AGRCOLA) A formao de um profissional para a extenso baseada na Agroecologia pode ter uma dimenso extra-acadmica, j que na ao cotidiana de diversas organizaes governamentais, no-governamentais e sindicais, percebe-se que profissionais constroem e re-constroem um conhecimento sobre as especificidades dos agrecossistemas e praticam um outro modelo de extenso rural. De maneira geral, as aulas, o ensino e a extenso se do em reas da agricultura e pecuria convencionais, muitas vezes pouco aplicveis realidade da agricultura familiar.

(CALLOU;ANGELO BRS FERNANDES. O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA EXTENSO RURAL NO BRASIL) insuficincia da carga horria necessria formao do extensionista / gestor de processos de desenvolvimento local, mesmo considerando a contribuio dos contedos programticos de outras disciplinas correlatas Extenso Rural. Questo que tende a se agravar quando se constata que a disciplina Extenso Rural , quase sempre, oferecida nos ltimos semestres dos Cursos de Cincias Agrrias.

Princpios agroecolgicos
O discurso e a prtica de uma nova extenso rural, ancorada nos princpios agroecolgicos e visando a um desenvolvimento rural sustentvel, apresentam, portanto, um cenrio que envolve pressupostos sobre as relaes entre sociedade e natureza, entre cincias sociais e cincias naturais e entre leigos e peritos, que merece ser estudado por estas abordagens da sociologia ambiental. (Siliprandi, Emma. Desafios para a extenso rural: o "social" na transio agroecolgica.)Promover a construo do desenvolvimento rural sustentvel, com base nos princpios da Agroecologia, atravs de aes de assistncia tcnica e extenso rural e mediante processos educativos e participativos, objetivando o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizaes, de modo a incentivar o pleno exerccio da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. A Extenso Rural Agroecolgica constitui-se num esforo de interveno planejada para o estabelecimento de estratgias de desenvolvimento rural sustentvel, com nfase na participao popular, na agricultura familiar e nos princpios da Agroecologia como orientao para a promoo de estilos de agricultura socioambiental e economicamente sustentveis. Na realidade, se trata de um enfoque de interveno rural oposto ao difusionismo reducionista homogeneizador que, desde meados do sculo XX, auxiliou a implantao do modelo de agricultura de tipo Revoluo Verde. (Balem,T.A. agroecolgia e extenso rural: reconstruindo as bases da ao extensionista) Uma nova formatao de extensaorural necessria para uma agricultura que ruma para a sustentabilidade, pautada nos princpios da agroecolgia, em que h necessidade de interao dos saberes populares e dos saberes tcnicos.

Vous aimerez peut-être aussi