Vous êtes sur la page 1sur 25

Quando perdemos o folego na vida

Mateus 14: 25-33

INTRODUCAO: s vezes em nossa vida as coisas saem do controle. Nesses momentos temos a impresso que estamos perdendo o flego da vida. Parece faltar o oxignio. So muitas as situaes que nos levam a ficarmos sem flego. Mas o que ficar sem flego? O dicionrio define flego, como: nimo, coragem, respirao. Ficar sem flego na vida seria: Sem nimo; sem coragem; sem vontade. Quantas vezes na vida voc j ficou sem nimo, sem vontade de lutar, sem coragem para enfrentar uma situao? Perdemos o flego diante de: Um casamento problemtico, conflitos familiares, crises financeiras ou desemprego, por polticos que legislam em causa prpria, impedindo nossos direitos, ou pessoas nas quais colocamos expectativas; A ousadia e experincia de Pedro: Ele teve medo (v.26) Ele ousou arriscar (v.28) O que fazer quando perdemos o flego? 1 Oua a voz de Jesus em meio s tormentas (v.24 e 27). Em meio s tormentas da vida, que vem para tirar-lhe o flego, Jesus fala contigo. Por isso seja sensvel a Sua voz, esta voz lhe dar fora necessria para recuperar o flego para vencer as tormentas. Voc esta ouvindo a voz do Senhor, ou est ocupado demais remando contra as ondas? Para de remar, descanse no Senhor. 2 Responda quando Ele falar contigo (v.28) No meio da tormenta existem muitas vozes falando ao seu ouvido. Vozes de demnios, vozes de homens. Voc precisa discernir qual a voz do Senhor Jesus. Pedro ento faz uma prova Se s tu manda-me ir at ai sobre as guas! O que voc tem respondido quando Jesus fala contigo? No, Senhor muito difcil ou ah! Quem dera Senhor fosse to fcil como o Senhor est falando!. Se esta tem sido a tua resposta porque voc no tem exercido f. Est a 3 atitude que voc deve tomar quando perde o flego... 3 Olhe para Jesus e no para as circunstncias da sua vida (v. 28-30) Quando voc para e fica a observar a fora da morte, a fora do diabo, a fora da impunidade, a fora dos problemas, a fora dos seus vcios, voc deixa de olhar, de crer no Poder ilimitado de Jesus. Quando observo a fora das circunstncias o medo invade o meu corao e perco a f, perco o amor. E onde h dvida no h f. Onde h medo no h amor (I Jo. 4:18). Qual a sua dvida quando Jesus diz Vem! ? Qual o seu medo? Jesus lhe chama hoje? Mas sobre qual dificuldade ou problema o que voc precisa andar (sobrenatural) para vencer?

ASSEMBLIA DE DEUS DO DISTRITO FEDERAL E/Q: 21/24-rea especial - Setor Oeste Comercial Gama DF Fone: 3556-2463 Cada casa um templo, cada crente um Ministro. Dias de culto: Cultos Horas Congregaes /Sede Domingo EBD (manh) 09:00 Domingo Culto de Celebrao 19:30 /17:00 (Tarde)/Noite Tera/QuartaCampanha 19:30 Feira Quinta/SextaCulto 19:30 Feira Proftico/Ensinamento

Boletim n 006/2011 - Semana de 07 a 13.02.2011 Cada culto a oportunidade de viver uma virada em sua vida, venha nos visitar em uma de nossas congregaes: Gama, Sta. Maria 402 ou Sta. Maria 313.

AVISOS:
1.

REENCONTRO: SOBRENATURAL !!!


De 08 a 10 de Abril, ser realizado o Reencontro! SOBRENATURAL ...Toda liderana Celular est sendo convocada para estes dias de IMPACTO, que vo marcar poderosamente vossos ministrios e vidas ! O investimento no Reencontro ser de R$ 100,00 . Prepare-se, ouse sonhar, no olhe as circunstncias negativas, fale para Deus que voc quer ir e precisa ir, Deus pelejar por vs !!!

Creia porque o poder de um clamor Pode ressuscitar!...

PODEROSA CAMPANHA:
TEMA :

07 MERGULHOS NO JORDO DE DEUS

Quebra- Gelo
Desenvolvimento: Leve para a clula pequenas tiras de papel escrito adjetivos negativos (burro, feio, fracassado...) pea para fecharem os olhos e cole na testa de cada um uma dessas tiras. Fale para eles conversarem uns com os outros mas sem dizer o que est escrito na testa do outro. Aplicao: s vezes as pessoas nos rotulam, mas Jesus nos olha como somos esses rtulos so mentiras do diabo, mas o Senhor sabe a verdade sobre ns. No aceitaremos ser rotulados pelo diabo ou por quem quer que seja.

A IAD DF convida voc a participar das campanhas


realizadas em nossos templos ( Gama/Quarta Feira 19:30 hs , Sta. Maria 402/Quinta Feira 19:30 hs, Sta. Maria 313/ Quinta Feira 19:30 hs ). Voc que est em busca de: CURAS, MILAGRES, LIBERTAO, TRANSFORMAO DE VIDA, EMPREGO,etc

IGREJA ASSEMBLIA DE DEUS DO DISTRITO FEDERAL

ADORAO E LOUVOR: RESTITUI


Os planos que foram embora O sonho que se perdeu O que era festa e agora luto do que j morreu No podes pensar que este o teu fim No o que Deus planejou Levante-se do cho! Erga um clamor! Restitui! Eu quero de volta o que meu Sara-me! E pe teu azeite em minha dor Restitui! E leva-me s guas tranqilas Lava-me! E refrigera minha alma Restitui!... E o tempo que roubado foi No poder se comparar A tudo aquilo que o Senhor Tem preparado ao que clamar

Onde uma bno especial espera por voc!

Reflexo : SEMPRE ESTAREI AO SEU LADO


Na Romnia, um homem sempre dizia ao seu filho: - Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado. Certo dia, aps um terremoto de intensidade muito grande quase acabar com a cidade, este homem correu para a escola do seu filho e s encontrou um monto de runas. Imediatamente, ele e outros pais comearam a cavar. Depois vieram os bombeiros e mais pessoas para ajudar. As horas passavam rapidamente e com elas, a esperana de encontrar algum com vida. Um a um, cansados e desesperados, os pais foram deixando o trabalho de buscas para os bombeiros, mas, esse homem, de forma obstinada, continuava. Pediramlhe que descansasse um pouco, mas, ele no parava. A sua promessa ao seu filho lhe renovava as foras: "- Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado". Ao afastarem uma enorme pedra, com a ajuda de um guindaste, ele chamou mais uma vez pelo filho. E uma doce voz infantil lhe respondeu: - Pai... estou aqui! - Voc est bem, meu amor? - Sim, papai, mas, estamos com sede e fome. - Tem mais algum com voc? - Sim, todos os alunos da minha classe esto aqui.

Eles haviam ficado presos em um vo entre dois pilares de concreto. Quando a televiso veio entrevistar o menino e perguntou se ele havia ficado com medo, ele emocionou a todos: - No, eu falei para os meus amgos: "No precisam ter medo, meu pai ir nos achar. Ele prometeu que sempre ir estar ao meu lado. E meu pai nunca quebra uma promessa".

- Meu DEUS, me ajuda!!! De repente, uma voz grave e profunda, vinda dos cus lhe respondeu: - QUE QUERES QUE EU TE FAA? - Salva-me meu DEUS! - REALMENTE CRS QUE EU POSSO SALV-LO? - Com toda certeza SENHOR!

Eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos.


Mateus 28.20

- ENTO CORTA A CORDA NA QUAL ESTS AMARRADO... Houve um momento de silncio, ento o homem agarrou-se ainda mais forte na corda. Conta a equipe de resgate que , no outro dia encontraram um alpinista morto, congelado pelo frio, com as mos agarradas fortemente a corda... ...A APENAS DOIS METROS DO SOLO.. E voc, cortaria a corda? s vezes precisamos tomar decises que testam a nossa f e esperana em DEUS. E voc? Que est to agarrado as cordas, te soltarias?

Corte a Corda da desesperana


Contam que um alpinista, desesperado por conquistar uma altssima montanha, iniciou sua escalada depois de anos de preparao. Como queria a glria para ele, resolveu ir sem companheiros. Durante a subida foi ficando tarde e mais tarde, e ele no havia se preparado para acampar, sendo que decidiu seguir subindo... e por fim ficou escuro. A noite era muito densa naquele ponto da montanha, e no se podia ver absolutamente nada. Tudo era negro, visibilidade zero, a lua e as estrelas estavam encobertas pelas nuvens. Ao subir por um caminho estreito, a apenas poucos metros do topo, escorregou e precipitou-se pelos ares, caindo a uma velocidade vertiginosa. O alpinista via apenas velozes manchas escuras passando por ele e sentia a terrvel sensao de estar sendo sugado pela gravidade. Continuava caindo... E em seu angustiante momento, passaram por sua mente episdios felizes e outros tristes de sua vida. Pensava na proximidade da morte, sem soluo... De repente, sentiu um fortssimo solavanco, causado pelo esticar da corda na qual estava amarrado e presa nas estacas cravadas na montanha. Nesse momento de silncio e solido, suspenso no ar, no havia nada que pudesse fazer, e gritou com todas as suas foras.

Devemos diariamente exercitar nossa confiana em DEUS, lembrando-nos sempre que "O SENHOR NOSSO DEUS NOS SEGURA PELA MO E NOS DIZ: NO TEMAS, EU TE AJUDO" (Is. 41:13)
A aprovao da vossa f produz a perseverana; e a perseverana tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, no faltando em coisa alguma. Tiago 1.3-4

O "Quebra-gelo" de suma importncia, principalmente quando o grupo novo e as pessoas ainda no se conhecem bem. O seu objetivo produzir um ambiente informal e no ameaador. As perguntas de apresentao tm sido usadas como "quebra-gelo" por centenas de pessoas. Use-as quando o grupo for novo, ou sempre que houver visitantes.

1.Nomes e Virtudes
Cada membro da clula fala o seu nome um uma qualidade com a primeira letra do seu nome. Ex: o primeiro diz Pedro perseverante. O 2 diz Pedro - perseverante e Lucia-linda. O ultimo ter que dizer o nome de todos com as suas respectivas qualidades.

e a leitura da Palavra de Deus. Diariamente devemos estabelecer prioridades para toda nossa vida e segui-las. 1. Busque primeiramente o Reino de Deus e Sua justia (Mt 6.33). Devemos neste Ano Novo estabelecer isso como nossa prioridade, caso contrrio haver dificuldades em tudo. Se estabelecermos a ordem em nossa vida, diz o Senhor que nos adicionar os demais. 2. O lar e a famlia ocupam a segunda prioridade. Muitos dizem que esto to atarefados que no tm tempo de cuidar de seu lar. No sabem que a raiz de nossa existncia o lar. Se h amor mtuo e paz no lar, ento todos estaro felizes (Pv 17.1). 3. Fazer com que a promessa da presena de Jesus seja real quando estivermos reunidos (Mt 18.20; Lc 24.32). Sabemos que somente quando Jesus Se faz presente em nossas reunies que sentimos a diferena e vemos resultados.

Reflexes
O Lder Chamado Por Deus Certa vez um homem muito rico encontrou um lder de clula que depois de um dia de trabalho saa de casa debaixo de chuva para subir um morro onde liderava uma clula e lhe disse: - Eu no faria isto por dinheiro nenhum no mundo. - E ele respondeu: Nem eu O que fazemos por causa do nosso chamado no tem preo. Mas tem muito valor! Acorde Para a Vida Toda manh na frica, uma gazela acorda. Ela sabe que precisa correr mais rpido que o mais rpido dos lees ou ser morta...Toda manh um leo acorda. Ele sabe que precisa ultrapassar a velocidade da gazela mais lenta ou morrer de fome. No importa se voc um leo ou uma gazela... quando o sol nascer, melhor voc estar correndo! Compartilhando a Palavra: Prioridades para o novo ano
Texto Chave: Mt 6.33 - Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justia, e todas essas coisas lhes sero acrescentadas Introduo: H pessoas que alcanam xito porque sabem qual a prioridade na vida. Quando nos levantamos, a primeira coisa que deveramos fazer a orao

4. A sade, o trabalho e os negcios. Viva neste ano com muito interesse quanto sade. Porque se perder dinheiro, perde pouco; se perder a honra, perde a metade; mas se perder a sade, perde tudo. Somos administradores de Deus e, neste Ano Novo, por meio do trabalho e dos negcios que venhamos a empreender, Deus derramar Suas bnos sobre ns. 5. Fazer parte dos alvos e conquistas de nossa igreja. Se seguirmos em unidade com nossos pastores teremos a cobertura espiritual naquilo que foi definido para fazermos - e o Senhor disse: eis que o povo um, e todos tem uma mesma linguagem. Isto apenas o comeo; agora no haver restrio para tudo o que intentam fazer (Gn 11.6). 6. O lazer e passatempo. Na verdade, estes ocupam o ltimo lugar, mas necessrio para nossa vida. No devemos ter a TV e a Internet como passatempo predileto, pois pode ser perigoso. O lazer e o passatempo devem ser uma maneira de desfrutarmos juntos, de acordo com Eclesiastes 2.23,24 Tudo o que fazemos na vida no nos traz nada, a no ser preocupaes e desgostos. No podemos descansar, nem de noite. tudo iluso. A melhor coisa que algum pode fazer comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vm de Deus. Concluso: Sabemos, que este ano que se inicia ser um ano em que um novo ciclo de crescimento e prosperidade se inicia na vida de cada um de ns, e principalmente na vida na igreja. Mas, para desfrutarmos do projeto de Deus para ns, e no perdermos o compasso, necessrio vivermos com sabedoria. Busque-a incansavelmente, conforme Provrbios 2.1-6. Aplicao: Ore com todos da clula pedindo a Deus que nos ajude a colocar essas prioridades em nossas vidas.

ASSEMBLIA DE DEUS DO DISTRITO FEDERAL E/Q: 21/24-rea especial - Setor Oeste Comercial Gama DF Fone: 3556-2463 Cada casa uma igreja, cada crente um Ministro. Seja bem vindo em nome de Jesus, volte sempre e receba a sua beno !!! Dias de culto: Congregaes./ Sede Domingo - Tera/QuartaFeira Quinta /SextaFeira Cultos EBD (manh) Culto de Celebrao (Tarde) Campanha Culto Proftico/Ensinamento Horas 09:00 17:00/19:30 19:30 19:30

Cada culto a oportunidade de viver uma virada em sua vida.

AVISOS:

DIGA: ABEL UMA FIGURA PERFEITA DE AMIGOS E IRMOS QUE SO MORTOS , ASSASINADOS E SEPULTADOS A CADA SEMANA. Se alguns fosses sinceros, responderiam: Senhor, eu matei a todos com a minha preguia e falta de compromisso e os sepultei nos tmulos da minha negligncia e desprezo. Somos Chamados a dar Frutos (Jo.15.16) DIGA: SE NO DERMOS FRUTOS SEREMOS CORTADOS DA VIDEIRA VERDADEIRA CHAMADA JESUS.

1.2 SOU EU GUARDADOR DO MEU IRMO ?


Esta resposta de Caim revela toda sua indiferena. Caim, como irmo, deveria ser guardador de Abel? Sim, somos guardadores uns dos outros.

REFLEXO: ONDE EST O TEU IRMO Leitura Bblica: Gn.04.09ntroduo: Esta a oitava pergunta que
Deus fez ao homem. 1. Onde est o teu irmo ? Quando Deus pergunta Onde est o teu irmo,ele nos faz lembrar que devemos: - Amar uns aos outros I Jo. 03.11,16 - Perdoar uns aos outros Ef.04.32; Cl.03.13 - Suportar uns aos outros Cl.03.13 Esta pergunta serve para ns que queremos conquistar uma gerao de almas para nossas igrejas e para o Senhor Jesus. Onde est o teu irmo ? Onde esto os novos convertidos? Onde esto os teus frutos/ discpulos? 2 Duas respostas IRRESPONSVEIS de um falso Cristo. 2.1 NO SEI - Esta tem sido a resposta de muitos dentro das igrejas.Caim sabia onde Abel estava. Ele estava sepultado na terra.Terra que era smbolo de dio e da inveja de Caim.

Qual seria seu pedido para seus filhos antes de deix-los para sair da presena deles, viajem ou morte? Cuida bem da casa? Cuida bem dos teus irmos? Em um dos ltimos encontros de Jesus com seus discpulos ele lhes deu um grande mandamento: Ide e fazei discpulos, Jesus nunca quis que a igreja esquecesse disso! Quando Jesus assim fala, ele est dizendo que devemos ser os guardadores, discipuladores e consolidadores de nossos irmos. -Os negligentes se abstem da conquista de almas com desculpas esfarrapadas, dizem: no tenho tempo, muito trabalho, ocupado e l diante de JESUS, qual vai ser a desculpa?

Concluso: Quantos anos de f voc tem? Onde esto teus discpulos? Onde esto os frutos? Onde est o teu irmo?

REFLEXO: ONDE EST O TEU IRMO Leitura Bblica: Gn.04.09

Introduo: Esta a oitava pergunta que Deus fez ao homem. 2. Onde est o teu irmo ? Quando Deus pergunta Onde est o teu irmo,ele nos faz lembrar que devemos: - Amar uns aos outros I Jo. 03.11,16 - Perdoar uns aos outros Ef.04.32; Cl.03.13 - Suportar uns aos outros Cl.03.13 Esta pergunta serve para ns que queremos conquistar uma gerao de almas para nossas igrejas e para o Senhor Jesus. Onde est o teu irmo ? Onde esto os novos convertidos? Onde esto os teus frutos/ discpulos? 2 Duas respostas IRRESPONSVEIS de um falso Cristo. 2.1 NO SEI - Esta tem sido a resposta de muitos dentro das igrejas.Caim sabia onde Abel estava. Ele estava sepultado na terra.Terra que era smbolo de dio e da inveja de Caim. DIGA: ABEL UMA FIGURA PERFEITA DE AMIGOS E IRMOS QUE SO MORTOS , ASSASINADOS E SEPULTADOS A CADA SEMANA. Se alguns fosses sinceros, responderiam: Senhor, eu matei a todos com a minha preguia e falta de compromisso e os sepultei nos tmulos da minha negligncia e desprezo. Somos Chamados a dar Frutos (Jo.15.16) DIGA: SE NO DERMOS FRUTOS SEREMOS CORTADOS DA VIDEIRA VERDADEIRA CHAMADA JESUS.

Em um dos ltimos encontros de Jesus com seus discpulos ele lhes deu um grande mandamento: Ide e fazei discpulos, Jesus nunca quis que a igreja esquecesse disso! Quando Jesus assim fala, ele est dizendo que devemos ser os guardadores, discipuladores e consolidadores de nossos irmos. -Os negligentes se abstem da conquista de almas com desculpas esfarrapadas, dizem: no tenho tempo, muito trabalho, ocupado e l diante de JESUS, qual vai ser a desculpa?

Concluso: Quantos anos de f voc tem? Onde esto teus discpulos? Onde esto os frutos? Onde est o teu irmo? CULTIVANDO A VISO DE DEUS (At 5.42)

Introduo: Por muito tempo a igreja em geral recebeu uma influncia do clericalismo, que impedia o pleno funcionamento e o crescimento do Corpo de Cristo. Mas ns entendemos que estamos lanando fora todo rano de clericalismo, porque aqui todos funcionam; todos tm oportunidade de crescer na f, se desenvolver e ser produtivo. Nossos dons devem ser usados para a edificao dos outros membros, ou seja, devemos produzir ministros e edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro um ministro e cada casa uma igreja, conquistando, assim, a nossa gerao para Cristo, atravs das clulas. I. As clulas. No so um programa a mais da igreja, ou um departamento especial. Elas so o modelo da igreja do Novo Testamento, que reflete membros alianados e frutferos. Cristos genunos se renem e dispem seus dons na escola, no trabalho, em casa e na famlia. Dessa forma, cada crente um ministro e cada casa, um templo. 2. Nossa viso e misso. A Assemblia de Deus do Distrito Federal possui uma viso norteada pelo modelo eclesistico e bblico de ser uma comunidade que funciona para edificar uma igreja de vencedores, conquistando assim a nossa gerao pelas clulas, comeando pela nossa cidade e a nossa nao, atravs da pregao e da vivncia integral do evangelho de Cristo, por meio da multiplicao. 3. Princpios que direcionam a viso: a)Todo crente chamado para ser um vencedor, e isto implica que cada membro se torne um ministro, a fim de que todos se disponham a liderar uma clula, multiplicando-a sempre que possvel. b) A igreja uma comunidade que serve a Deus com os seus dons na famlia, na escola, no trabalho e na comunidade dos santos; ou seja, cada crente chamado para servir. c) A igreja composta de discpulos e edificada atravs deles. No recrutamos membros, mas fazemos discpulos, que sero agentes de transformao e de conquista da nossa gerao para Deus. Onde eles estiverem, ali estar uma igreja atuando e cumprindo o propsito de expanso de reino de Deus. d) Atravs das clulas, os crentes funcionam como um grande exrcito, que, usando dons, conquistar esta gerao para o

1.3 SOU EU GUARDADOR DO MEU IRMO ?


Esta resposta de Caim revela toda sua indiferena. Caim, como irmo, deveria ser guardador de Abel? Sim, somos guardadores uns dos outros. Qual seria seu pedido para seus filhos antes de deix-los para sair da presena deles, viajem ou morte? Cuida bem da casa? Cuida bem dos teus irmos?

Senhor. Concluso: Quando crentes frutferos vivem uma vida de testemunho alm das quatro paredes do prdio de reunies e assumem a postura de ministro em todo lugar e a todo o momento, acontece uma revoluo, e as vidas comeam a ser conquistadas. assim que estamos conquistando a nossa gerao para Cristo. Mais do que uma mera estrutura ou um modelo, as clulas em nossa igreja so vividas no dia-a-dia. As pessoas no precisam ser convencidas, mas elas so atradas pela liberdade, sem temores de desenvolver seu pleno potencial como membros ativos no corpo.

funcionam como um grande exrcito, que, usando dons, conquistar esta gerao para o Senhor. Concluso: Quando crentes frutferos vivem uma vida de testemunho alm das quatro paredes do prdio de reunies e assumem a postura de ministro em todo lugar e a todo o momento, acontece uma revoluo, e as vidas comeam a ser conquistadas. assim que estamos conquistando a nossa gerao para Cristo. Mais do que uma mera estrutura ou um modelo, as clulas em nossa igreja so vividas no dia-a-dia. As pessoas no precisam ser convencidas, mas elas so atradas pela liberdade, sem temores de desenvolver seu pleno potencial como membros ativos no corpo.

CULTIVANDO A VISO DE DEUS (At 5.42) O PREO PARA SER DISCPULO DE JESUS Introduo: Por muito tempo a igreja em geral recebeu uma influncia do clericalismo, que impedia o pleno funcionamento e o crescimento do Corpo de Cristo. Mas ns entendemos que estamos lanando fora todo rano de clericalismo, porque aqui todos funcionam; todos tm oportunidade de crescer na f, se desenvolver e ser produtivo. Nossos dons devem ser usados para a edificao dos outros membros, ou seja, devemos produzir ministros e edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro um ministro e cada casa uma igreja, conquistando, assim, a nossa gerao para Cristo, atravs das clulas. I. As clulas. No so um programa a mais da igreja, ou um departamento especial. Elas so o modelo da igreja do Novo Testamento, que reflete membros alianados e frutferos. Cristos genunos se renem e dispem seus dons na escola, no trabalho, em casa e na famlia. Dessa forma, cada crente um ministro e cada casa, um templo. 2. Nossa viso e misso. A Assemblia de Deus no Amazonas possui uma viso norteada pelo modelo eclesistico e bblico de ser uma comunidade que funciona para edificar uma igreja de vencedores, conquistando assim a nossa gerao pelas clulas, comeando pela nossa cidade e a nossa nao, atravs da pregao e da vivncia integral do evangelho de Cristo, por meio da multiplicao. 3. Princpios que direcionam a viso: a)Todo crente chamado para ser um vencedor, e isto implica que cada membro se torne um ministro, a fim de que todos se disponham a liderar uma clula, multiplicando-a sempre que possvel. b) A igreja uma comunidade que serve a Deus com os seus dons na famlia, na escola, no trabalho e na comunidade dos santos; ou seja, cada crente chamado para servir. c) A igreja composta de discpulos e edificada atravs deles. No recrutamos membros, mas fazemos discpulos, que sero agentes de transformao e de conquista da nossa gerao para Deus. Onde eles estiverem, ali estar uma igreja atuando e cumprindo o propsito de expanso de reino de Deus. d) Atravs das clulas, os crentes
Uma coisa ser salvo por Jesus - isso depende s de aceitar o presente da salvao resultado da graa de Deus no merecemos e nem podemos fazer nada para merecer, mas apenas recebemos o presente. Salvao garante a eternidade com Deus. Outra coisa ser discpulo de Jesus Existem condies para isso e hoje veremos algumas delas: Texto Bsico: Mat. 16: 24-26 Discpulo de Jesus aquele que esta disposto a pagar o preo de carregar a prpria cruz. Quem no carrega sua cruz no pode dizer que discpulo de Jesus, porque ele carregou a sua cruz. Discpulos so carregadores de cruz. CARACTERSTICAS DE UM DISCPULO DE JESUS:

1. DESENVOLVE UM CORAO SUBMISSO. Ser submisso o primeiro grande teste na vida do discpulo. Ningum submisso naturalmente Rebeldia semente que nasce com a gente. Aprendemos a ser submissos - Jesus tambm aprendeu Heb. 5:8 diz: Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. Sofrimentos nos ensinam a ser submissos quanto mais rebelde mais sofre. Jesus era submisso aos pais humanos de corao Luc. 2:41-51. fcil ser submisso a algum que sabe mais. Maria e Jos eram pessoas simples Mesmo assim Jesus era submisso a eles. Uma igreja em clulas precisa ter gente com corao submisso. Muitas vezes o lder vai ser algum com menos conhecimento humano do que algum dos membros. A uno est na submisso. A rebeldia anula a uno. 2. DESENVOLVE UM CORAO ENSINVEL - ser ensinvel estar aberto para aprender sempre, com qualquer um. Antes de ser batizado Jesus aprendeu com Joo Batista um princpio Leia Mat. 3:10 - Jesus repassa esse ensino em Mat. 7:18-19. Jesus tinha um corao ensinvel seus discpulos tambm precisam ter. 3. DISCPULO APRENDE A VONTADE DE DEUS. No nossa funo criar mtodos. Jesus fazia somente o que Deus mandava. Leia Joo 5:19 e 30. Jesus no fez o que quis. Quem faz o que bem entende demonstra que no est no princpio da cruz e no um discpulo de Jesus.

4. DISCPULO VENCE A AUTOPRESERVAO. Pedro, achando que estava fazendo algo bom, ingenuamente diz para Jesus se poupar do sofrimento - Mat. 16:21-23. O ser humano sempre pensa em preservar seu amor prprio. Mas Jesus continua seu ensino sobre isso nos versos 24 a 26. Quem preserva sua imagem ou integridade moral, social em prejuzo da obra de Deus no discpulo de Jesus. O discpulo se expe, passa vergonha, sofre, mas o Reino de Deus no prejudicado por sua causa. Discpulo de Jesus no busca em primeiro lugar seus prprios interesses. O bem estar do Reino de Deus prioridade em sua vida. 5. DISCPULO REJEITA A GLRIA HUMANA. Jesus poderia ter sido coroado Rei de Israel por ocasio de sua entrada triunfal em Jerusalm. Todos estavam convictos que Ele era mesmo o Messias prometido por Deus. Joo 12:12-19- Mas preferiu a vergonha da cruz para cumprir a vontade de Deus. 6. DISCPULO SEMPRE SERVE - Em Mat. 20:28 o Senhor Jesus diz: Porque at o Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente. Nossa vontade natural ser servido, mas quem discpulo de Jesus deve servir as pessoas e revelar com isso a mesma natureza divina do mestre. CONCLUSO: DEUS NOS CHAMOU PARA SER UMA IGREJA DE DISCPULOS DE JESUS. Voc que est conosco nesta obra foi escolhido por Deus para ser um discpulo valoroso. O QUE PRETENDE FAZER PARA CUMPRIR O PROPSITO QUE DEUS TEM PARA SUA VIDA? Ser um vencedor ser algum que apesar das dificuldades naturais e comuns a todos, consegue ser discpulo verdadeiro do Senhor Jesus. Voc est disposto a fazer sua parte para enchermos esta cidade e regio de verdadeiros discpulos de Jesus? Que a sua resposta seja sim. Amem.

fazia somente o que Deus mandava. Leia Joo 5:19 e 30. Jesus no fez o que quis. Quem faz o que bem entende demonstra que no est no princpio da cruz e no um discpulo de Jesus. 4. DISCPULO VENCE A AUTOPRESERVAO. Pedro, achando que estava fazendo algo bom, ingenuamente diz para Jesus se poupar do sofrimento - Mat. 16:21-23. O ser humano sempre pensa em preservar seu amor prprio. Mas Jesus continua seu ensino sobre isso nos versos 24 a 26. Quem preserva sua imagem ou integridade moral, social em prejuzo da obra de Deus no discpulo de Jesus. O discpulo se expe, passa vergonha, sofre, mas o Reino de Deus no prejudicado por sua causa. Discpulo de Jesus no busca em primeiro lugar seus prprios interesses. O bem estar do Reino de Deus prioridade em sua vida. 5. DISCPULO REJEITA A GLRIA HUMANA. Jesus poderia ter sido coroado Rei de Israel por ocasio de sua entrada triunfal em Jerusalm. Todos estavam convictos que Ele era mesmo o Messias prometido por Deus. Joo 12:12-19- Mas preferiu a vergonha da cruz para cumprir a vontade de Deus. 6. DISCPULO SEMPRE SERVE - Em Mat. 20:28 o Senhor Jesus diz: Porque at o Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente. Nossa vontade natural ser servido, mas quem discpulo de Jesus deve servir as pessoas e revelar com isso a mesma natureza divina do mestre. CONCLUSO: DEUS NOS CHAMOU PARA SER UMA IGREJA DE DISCPULOS DE JESUS. Voc que est conosco nesta obra foi escolhido por Deus para ser um discpulo valoroso. O QUE PRETENDE FAZER PARA CUMPRIR O PROPSITO QUE DEUS TEM PARA SUA VIDA? Ser um vencedor ser algum que apesar das dificuldades naturais e comuns a todos, consegue ser discpulo verdadeiro do Senhor Jesus. Voc est disposto a fazer sua parte para enchermos esta cidade e regio de verdadeiros discpulos de Jesus? Que a sua resposta seja sim. Amem.

O PREO PARA SER DISCPULO DE JESUS


Uma coisa ser salvo por Jesus - isso depende s de aceitar o presente da salvao resultado da graa de Deus no merecemos e nem podemos fazer nada para merecer, mas apenas recebemos o presente. Salvao garante a eternidade com Deus. Outra coisa ser discpulo de Jesus Existem condies para isso e hoje veremos algumas delas: Texto Bsico: Mat. 16: 24-26 Discpulo de Jesus aquele que esta disposto a pagar o preo de carregar a prpria cruz. Quem no carrega sua cruz no pode dizer que discpulo de Jesus, porque ele carregou a sua cruz. Discpulos so carregadores de cruz. CARACTERSTICAS DE UM DISCPULO DE JESUS:

Sua vida vai ser uma Festa !


TEXTO: Joo 2:1-11 (Bodas de Can da Galilia) OBJETIVO: Crer que quando Jesus est presente ele opera o milagre no momento da necessidade. CONTEXTO: Era uma festa de casamento de judeus com durao de 7 dias. Houve falha no volume de vinho comprado ou o nmero maior de convidados Em toda festa era de costume servir primeiro o vinho de 1 e depois que os convidados j estavam anestesiados, ento servia-se o vinho de 2 categoria.

1. DESENVOLVE UM CORAO SUBMISSO. Ser submisso o primeiro grande teste na vida do discpulo. Ningum submisso naturalmente Rebeldia semente que nasce com a gente. Aprendemos a ser submissos - Jesus tambm aprendeu Heb. 5:8 diz: Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. Sofrimentos nos ensinam a ser submissos quanto mais rebelde mais sofre. Jesus era submisso aos pais humanos de corao Luc. 2:41-51. fcil ser submisso a algum que sabe mais. Maria e Jos eram pessoas simples Mesmo assim Jesus era submisso a eles. Uma igreja em clulas precisa ter gente com corao submisso. Muitas vezes o lder vai ser algum com menos conhecimento humano do que algum dos membros. A uno est na submisso. A rebeldia anula a uno. 2. DESENVOLVE UM CORAO ENSINVEL - ser ensinvel estar aberto para aprender sempre, com qualquer um. Antes de ser batizado Jesus aprendeu com Joo Batista um princpio Leia Mat. 3:10 - Jesus repassa esse ensino em Mat. 7:18-19. Jesus tinha um corao ensinvel seus discpulos tambm precisam ter. 3. DISCPULO APRENDE A VONTADE DE DEUS. No nossa funo criar mtodos. Jesus

Neste texto Jesus quer nos fazer duas denncias Primeira: O fracasso da festa humana. Os recursos humanos no podem promover felicidade porque a alegria humana termina no meio da festa. Por mais recursos humanos que a gente tenha eles no so suficientes. Ex.: Casamentos frustados, divrcios, brigas, etc; curso ou faculdade que se comea e depois desiste, emprego que a gente queria tanto, depois se desilude. Segunda: O fracasso da religio. As talhas naquela casa eram usadas apenas na festa de purificao (tradio religiosa). Eram vasos bonitos de pedra, mas eram ocos, vazios e frios. Eram vasos religiosos, sem contedo. Tinham fachada, mas no tinham contedo (apenas religiosidade). No tinham vida, porque a purificao diria, e a angustia ainda continua na alma.

APLICAO: So dois os fracassos da vida. 1 O fracasso dos recursos humanos 2 O fracasso da religio Mas h duas propostas que Jesus est fazendo: Primeira: Jesus coloca na religio (vaso) vinho novo, mais festa, mais alegria. Segunda: Jesus coloca um milagre na festa humana. A religio precisa de vinho, o casamento, a profisso e a famlia precisa do milagre para que a festa continue. A alegria, o vinho novo, a presena do Esprito Santo em nossas vidas. Maria disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. E quando os serventes obedeceram a palavra de Jesus, no meio do caminho, o milagre aconteceu. Jesus entrou naquela casa porque sabia que a festa iria acabar no meio, porque toda festa humana passa. Mas Jesus se faz presente para dar continuidade a ela, e trazer milagre, uma nova esperana, um sabor novo nossa casa e a nossa vida crist. Ore e diga ao Senhor em que rea da sua vida est faltando vinho novo para que Ele opere o milagre.

APLICAO: So dois os fracassos da vida. 1 O fracasso dos recursos humanos 2 O fracasso da religio Mas h duas propostas que Jesus est fazendo: Primeira: Jesus coloca na religio (vaso) vinho novo, mais festa, mais alegria. Segunda: Jesus coloca um milagre na festa humana. A religio precisa de vinho, o casamento, a profisso e a famlia precisa do milagre para que a festa continue. A alegria, o vinho novo, a presena do Esprito Santo em nossas vidas. Maria disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. E quando os serventes obedeceram a palavra de Jesus, no meio do caminho, o milagre aconteceu. Jesus entrou naquela casa porque sabia que a festa iria acabar no meio, porque toda festa humana passa. Mas Jesus se faz presente para dar continuidade a ela, e trazer milagre, uma nova esperana, um sabor novo nossa casa e a nossa vida crist. Ore e diga ao Senhor em que rea da sua vida est faltando vinho novo para que Ele opere o milagre.

Sua vida vai ser uma Festa !


TEXTO: Joo 2:1-11 (Bodas de Can da Galilia) OBJETIVO: Crer que quando Jesus est presente ele opera o milagre no momento da necessidade. CONTEXTO: Era uma festa de casamento de judeus com durao de 7 dias. Houve falha no volume de vinho comprado ou o nmero maior de convidados Em toda festa era de costume servir primeiro o vinho de 1 e depois que os convidados j estavam anestesiados, ento servia-se o vinho de 2 categoria.

LIBERTOS DO NATURAL CL 1.13 Introduo Se estivermos consciente da perfeita redeno do domnio de Satans, caminharemos com a mesma segurana que Jesus Cristo caminhou durante sua vida aqui na terra. Essa segurana existe por sabermos que tudo o que tnhamos feito e o que ramos, deixou de existir quando nascemos em Jesus (Jo 3.3-6). No novo nascimento, fomos feitos participes da natureza Divina e verdadeiros filhos de Deus. I. Do que fomos libertos?

Neste texto Jesus quer nos fazer duas denncias Primeira: O fracasso da festa humana. Os recursos humanos no podem promover felicidade porque a alegria humana termina no meio da festa. Por mais recursos humanos que a gente tenha eles no so suficientes. Ex.: Casamentos frustados, divrcios, brigas, etc; curso ou faculdade que se comea e depois desiste, emprego que a gente queria tanto, depois se desilude. Segunda: O fracasso da religio. As talhas naquela casa eram usadas apenas na festa de purificao (tradio religiosa). Eram vasos bonitos de pedra, mas eram ocos, vazios e frios. Eram vasos religiosos, sem contedo. Tinham fachada, mas no tinham contedo (apenas religiosidade). No tinham vida, porque a purificao diria, e a angustia ainda continua na alma.

Da ira de Deus (Rm 8.1; 5.1). Do sistema do mundo (Ef 2.1-4). Do poder do pecado (Rm 6.18-22).

Do domnio de Satans (Cl 1.13).

Podemos ter recebido traumas, complexos, ideias contrrias a Palavra de Deus, opresso na alma, porm em Cristo somos completamente livres. Devemos lembrar que fomos tirados do poder das trevas para sua maravilhosa luz e pertencemos a Cristo (1 Pe 2.9). II. Por qu fomos feitos livres? Jesus nos salvou e nos libertou para cumprir um PROPSITO e Misso. Temos um destino a cumprir na vida e este propsito sempre nos leva a cumprir nossa misso viso de estabelecer o Reino de Deus na Terra.

Da ira de Deus (Rm 8.1; 5.1). Do sistema do mundo (Ef 2.1-4). Do poder do pecado (Rm 6.18-22). Do domnio de Satans (Cl 1.13).

Podemos ter recebido traumas, complexos, ideias contrrias a Palavra de Deus, opresso na alma, porm em Cristo somos completamente livres. Devemos lembrar que fomos tirados do poder das trevas para sua maravilhosa luz e pertencemos a Cristo (1 Pe 2.9). II. Por qu fomos feitos livres? Jesus nos salvou e nos libertou para cumprir um PROPSITO e Misso. Temos um destino a cumprir na vida e este propsito sempre nos leva a cumprir nossa misso viso de estabelecer o Reino de Deus na Terra.NISTRIOS QUE COMPEM A REDE
1. Intercesso - Este ministrio responsvel por preparar
antecipadamente em orao o ambiente espiritual para conquista de almas. Ele trabalha durante 30 dias, e no dia da REDE, direcionado para fazer a cobertura espiritual daquele evento.

2. Acolhimento - Responsvel por transmitir ao visitante a primeira


impresso da igreja. Este ministrio exige pessoas agradveis, educadas, alegres, tratveis, boa personalidade, boa aparncia, comunicativa, e por final, sentir-se chamada por Deus, para tal obra.

LIBERTOS DO NATURAL CL 1.13 Introduo Se estivermos consciente da perfeita redeno do domnio de Satans, caminharemos com a mesma segurana que Jesus Cristo caminhou durante sua vida aqui na terra. Essa segurana existe por sabermos que tudo o que tnhamos feito e o que ramos, deixou de existir quando nascemos em Jesus (Jo 3.3-6). No novo nascimento, fomos feitos participes da natureza Divina e verdadeiros filhos de Deus. I. Do que fomos libertos?

3. Consolidao - Lc. 22.32 ...e tu quando te converteres,


confirma teus irmo. Consolidar significa tornar firme, seguro. Aqui est o grande diferencial de uma igreja em clulas: ela no se limita s a GANHAR, mas tambm a CONSOLIDAR. Este ministrio fecha a porta de sada para os recm-decididos. Este ministrio executa sua funo logo aps a orao de entrega, onde vai acompanhar ao lado do novo decidido sua afirmao de

aceitao a Cristo e logo aps em uma sala reservada, com material especfico, anotar seus dados pessoais e endereo e explicar-lhe o poder daquela deciso.

7. Teatro -I CO.09.22 ...Fiz-me tudo para com todos, para por


todos os meios chegar a salvar alguns. PESQUISA: Se a mensagem apresentada for apenas verbalmente, depois de trs dias os ouvintes iro se lembrar de 10% do que foi falado.Se entretanto, expor-se o assunto verbalmente mas com auxlio de qualquer recurso visual, depois do mesmo perodo as pessoas se lembraro 65% do que foi transmitido. O Ministrio teatral nas Redes ser responsvel por dinamizar, o sentido literal da palavra ministrada. 8. Apoio: Subdivido em Pr Apoio e Ps- Apoio sabendo que, no senhor, o vosso trabalho no vo. I cor. 15.58 O ministrio de APOIO responsvel nas REDES pela ordem e ornamentao do ambiente no dia do evento. o ministrio que trabalha nos bastidores das REDES, mas de fundamental importncia, pois ele quem cria um ambiente de festa na mesma.

4. Marketing e Mdia - Mt.04.25 Seguiam-no grandes


multides da Galilia, de Decpoles, de Jerusalm, da Judia e dalm do Jordo. O Marketing para as REDES constituido pela forma do que se expe, ou seja, uma roupagem atraente. Utilizam de criatividade e inteligncia para exercer com eficincia a funo.

5. Louvor e adorao - Sl. 144.09 A ti, Deus cantarei um


cntico novo; com saltrio e com instrumento de dez cordas te cantarei louvores. Aristteles: A msica tem o poder de formar carter O ministrio de Louvor tem um dos mais relevantes e importantes tarefas a ser executada nas REDES. A alegria, o entusiasmo, a ousadia, a uno, o poder, tudo isto e muito mais ir representar este ministrio. Toda Rede composta quase que 50% de Louvor (Celebrao e Adorao) O louvor estar diretamente ligado a ministrao final da palavra. O que um sermo levaria em 45 minutos ou 01 hora para conseguir fazer, quando consegue, uma cano muitas vezes transmite em um nico compasso ou acorde, eliminando em pouco espao de tempo as barreiras psico/intelectuais e levar a mensagem direta para o corao.

6. Dana- 1 Co.10.31 portanto, quer comais, quer bebais ou


faais qualquer outra coisa, faais tudo para a Glria de Deus. Este ministrio ter como objetivo principal exaltar ao Senhor criador dos cus e da terra. Ex. 15. 20 (miri), 2 Sm.06.12 (Davi) , nos fala de duas pessoas que em adorao e agradecimento utilizaram seus corpos a fim de adorar ao Senhor.

O ex-presidente americano Richard Nixon afirmou: os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam e os vencedores nunca desistem. Um sonhador nunca se acovarda, est sempre tentando mais uma vez. Mesmo que surja uma aparente derrota, os sonhadores vem naquele fracasso uma experincia vitoriosa a ser usada mais frente com todo ardor. Sonhe, mas sonhe muito e sempre! Pois enquanto sonhamos, estamos lanando nesta bela terra as sementes mais lindas da vida. Deus sonhou, um dia, comigo e com voc. Acredite, ainda vale a pena sonhar!

Ainda vale a pena sonhar, Salmo 126.1


Algum j disse que o homem no morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar.

Ainda vale a pena sonhar, Salmo 126.1


Algum j disse que o homem no morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar.
Introduo: Algum j disse que o homem no morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar. Se a vida no tivesse sonhadores tudo seria sem graa, no haveria motivos para se viver, pois a beleza da vida est no colorido dos sonhos, que nos falam de esperana, de perspectivas, de novos horizontes a serem visualizados, de uma estrada a ser percorrida. 1. H dois tipos de sonhos. O primeiro aquele que sonhamos dormindo e, o segundo, trata-se do que sonhamos acordados. Sonhar faz bem para o corpo, para a alma e para o nosso corao! Para quem tem problemas com dinheiro, temos uma maravilhosa notcia para dar: sonhar no custa nada. Voc no ter que pagar absolutamente nenhum centavo, e sim, acreditar em voc mesmo, crer nos seus sonhos e, acima de qualquer questo, confiar os seus sonhos a Deus. 2. Vale a pena sonhar. Os sonhos regam uma mente infrutfera; os sonhos fazem florescer o jardim do nosso corao com as mais lindas flores da primavera; os sonhos nos fazem vislumbrar um mundo melhor. Todos quantos esto parando de sonhar esto abandonando simplesmente o prazer de viver. Os sonhos so como um novo amanhecer. Vm nos trazer boas novas de um dia melhor, de um mundo melhor, pois sonhar faz parte da vida de gente capaz, de gente que pensa, de gente visionria. 3. Sonhe e veja alm do bvio. Acreditar que ainda vale a pena sonhar para os que conseguem enxergar alm do bvio; eles vem onde ningum viu nem consegue ver; os que ousam sonhar no tm limites. Seus limites vo alm dos demais. Os sonhadores so ilimitados, pois nos seus coraes pulsam conquistas, vitria. No seu sangue nutrem uma nica palavra: vencer ou vencer. Eles sabem que a vida s tem sentido quando se sonha pra valer.

Introduo: Algum j disse que o homem no morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar. Se a vida no tivesse sonhadores tudo seria sem graa, no haveria motivos para se viver, pois a beleza da vida est no colorido dos sonhos, que nos falam de esperana, de perspectivas, de novos horizontes a serem visualizados, de uma estrada a ser percorrida. 1. H dois tipos de sonhos. O primeiro aquele que sonhamos dormindo e, o segundo, trata-se do que sonhamos acordados. Sonhar faz bem para o corpo, para a alma e para o nosso corao! Para quem tem problemas com dinheiro, temos uma maravilhosa notcia para dar: sonhar no custa nada. Voc no ter que pagar absolutamente nenhum centavo, e sim, acreditar em voc mesmo, crer nos seus sonhos e, acima de qualquer questo, confiar os seus sonhos a Deus. 2. Vale a pena sonhar. Os sonhos regam uma mente infrutfera; os sonhos fazem florescer o jardim do nosso corao com as mais lindas flores da primavera; os sonhos nos fazem vislumbrar um mundo melhor. Todos quantos esto parando de sonhar esto abandonando simplesmente o prazer de viver. Os sonhos so como um novo amanhecer. Vm nos trazer boas novas de um dia melhor, de um mundo melhor, pois sonhar faz parte da vida de gente capaz, de gente que pensa, de gente visionria. 3. Sonhe e veja alm do bvio. Acreditar que ainda vale a pena sonhar para os que conseguem enxergar alm do bvio; eles vem onde ningum viu nem consegue ver; os que ousam sonhar no tm limites. Seus limites vo alm dos demais. Os sonhadores so ilimitados, pois nos seus coraes pulsam conquistas, vitria. No seu sangue nutrem uma nica palavra: vencer ou vencer. Eles sabem que a vida s tem sentido quando se sonha pra valer.

Concluso: O ex-presidente americano Richard Nixon afirmou: os covardes nunca tentam, os fracassados

Concluso:

nunca terminam e os vencedores nunca desistem. Um sonhador nunca se acovarda, est sempre

tentando mais uma vez. Mesmo que surja uma aparente derrota, os sonhadores vem naquele fracasso uma experincia vitoriosa a ser usada mais frente com todo ardor. Sonhe, mas sonhe muito e sempre! Pois enquanto sonhamos, estamos lanando nesta bela terra as sementes mais lindas da vida. Deus sonhou, um dia, comigo e com voc. Acredite, ainda vale a pena sonhar!

Smbolos de natal "No fechemos nossa porta ao Senhor que vai nascer" Certamente, de todas as festas crists, o Natal uma das mais bonitas, pois carregada de cores, de luz e de smbolos muito ricos em significados. Ao mesmo tempo em que a cidade soma-se, com seu comrcio febril, aos festejos do Natal, esvazia sua riqueza simblica. Os smbolos no querem dizer diretamente, mas querem apontar para algo que vai alm do nosso horizonte de compreenso. No fechemos, ento, as portas para compreender esse ALGO MAIS que Deus diz atravs dos smbolos do Natal. PINHEIRO - Deus afirma que Ele como o "cipreste" que mantm suas folhas sempre verdes (Os 14.8). Mesmo diante da falta de esperana, da seca ou do inverno, Deus faz nascer o verde de uma nova esperana (Is 11.1, 53.2; Jr 33.15). Nos pases onde h neve, o pinheiro conserva suas folhas verdes, mesmo no rigor do inverno. Como rvore de Natal citado na Europa, pela primeira vez, em 1539 e difundiu-se a partir do sc. XIX. O costume europeu tornou-se uma referncia, no obstante as diferenas culturais e climticas. No nordeste do Brasil, a planta que se conserva verde mesmo durante a seca o Xiquexique, uma cactcea. ESTRELA(S) - Enfeita-se o pinheirinho com estrelas ou ento se fazem estrelas de papel de cores variadas ou papel transparente. A estrela de Natal tem um papel determinante na histria, pois indica o caminho para os magos (Mt 2.2). A estrela tornou-se o smbolo do extraordinrio que aconteceu naquela noite. A estrela aponta para o local do nascimento do menino Jesus e aponta para a plenitude de vida que representa esta vinda de Deus ao mundo em Cristo. VELA(S) - A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaas 9.1: "O povo que andava na escurido, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas". Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doao em favor da vida. Mesmo com toda a iluminao artificial, a vela conserva seu valor. PRESENTE(S) - A idia de trocar presentes no Natal est relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para o menino Jesus (Mt 2.11). O grande e imerecido presente mesmo Deus que nos

oferece em Cristo: uma vida abundante e repleta de alegria. A troca de presentes entre as pessoas uma forma de lembrar que a oferta generosa de Deus em Cristo para todos. O simbolismo do presente no que, egoisticamente, acumulemos um monte de presentes ou presenteemos com segundas intenes. O simbolismo do presente a partilha que permite que pessoas excludas tenham acesso vida boa e abundante que Cristo trouxe para todos. Presentear o necessitado abrir as portas para o Senhor nascer! COROA DE ADVENTO** - ADVENTO quer dizer tempo da chegada. O que era esperado se aproxima, est para acontecer, chegou a hora de se concretizar. A COROA simboliza o fato de Jesus ser Rei. Os RAMOS VERDES lembram a eternidade de Deus.

Smbolos de natal "No fechemos nossa porta ao Senhor que vai nascer" Certamente, de todas as festas crists, o Natal uma das mais bonitas, pois carregada de cores, de luz e de smbolos muito ricos em significados. Ao mesmo tempo em que a cidade soma-se, com seu comrcio febril, aos festejos do Natal, esvazia sua riqueza simblica. Os smbolos no querem dizer diretamente, mas querem apontar para algo que vai alm do nosso horizonte de compreenso. No fechemos, ento, as portas para compreender esse ALGO MAIS que Deus diz atravs dos smbolos do Natal. PINHEIRO - Deus afirma que Ele como o "cipreste" que mantm suas folhas sempre verdes (Os 14.8). Mesmo diante da falta de esperana, da seca ou do inverno, Deus faz nascer o verde de uma nova esperana (Is 11.1, 53.2; Jr 33.15). Nos pases onde h neve, o pinheiro conserva suas folhas verdes, mesmo no rigor do inverno. Como rvore de Natal citado na Europa, pela primeira vez, em 1539 e difundiu-se a partir do sc. XIX. O costume europeu tornou-se uma referncia, no obstante as diferenas culturais e climticas. No nordeste do Brasil, a planta que se conserva verde mesmo durante a seca o Xiquexique, uma cactcea. ESTRELA(S) - Enfeita-se o pinheirinho com estrelas ou ento se fazem estrelas de papel de cores variadas ou papel transparente. A estrela de Natal tem um papel determinante na histria, pois indica o caminho para os magos (Mt 2.2). A estrela tornou-se o smbolo do extraordinrio que aconteceu naquela noite. A estrela aponta para o local do nascimento do menino Jesus e aponta para a plenitude de vida que representa esta vinda de Deus ao mundo em Cristo.

VELA(S) - A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaas 9.1: "O povo que andava na escurido, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas". Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doao em favor da vida. Mesmo com toda a iluminao artificial, a vela conserva seu valor. PRESENTE(S) - A idia de trocar presentes no Natal est relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para o menino Jesus (Mt 2.11). O grande e imerecido presente mesmo Deus que nos oferece em Cristo: uma vida abundante e repleta de alegria. A troca de presentes entre as pessoas uma forma de lembrar que a oferta generosa de Deus em Cristo para todos. O simbolismo do presente no que, egoisticamente, acumulemos um monte de presentes ou presenteemos com segundas intenes. O simbolismo do presente a partilha que permite que pessoas excludas tenham acesso vida boa e abundante que Cristo trouxe para todos. Presentear o necessitado abrir as portas para o Senhor nascer! COROA DE ADVENTO** - ADVENTO quer dizer tempo da chegada. O que era esperado se aproxima, est para acontecer, chegou a hora de se concretizar. A COROA simboliza o fato de Jesus ser Rei. Os RAMOS VERDES lembram a eternidade de Deus.

5. A uno est na obedincia. Seja fiel e coerente com a viso da


igreja e voc ser participante da uno que est na viso celular!

6. A uno est no propsito.. Se voc se mantm fiel ao propsito 7. Tenha uma atitude positiva e confiante em Deus!As pessoas
desejam andar com vencedores, os quais pisam na cabea do diabo. de multiplicao, o Senhor vai honrar voc!

8. Lderes que oram e visitam, incomodam o inferno. Aprenda a 9. Fracassos fazem parte da vida; aprenda com eles! Para um homem
de Deus, o fracasso momentneo e a vitria definitiva! suportar as presses que vm! No se deixe intimidar pelo inimigo!

10. Cada crente recebeu uma uno para a multiplicao e a


fecundidade. Creia nisto e creia na multiplicao da sua clula! (Csar Castallanos). 11. Ame os membros da clula!Jamais fale de seu grupo de forma negativa ou desdenhosa; trate-os como vencedores, e eles respondero como tais. 12. O seu sucesso como lder de clula mo depende do que voc , mas do que voc. Quem visita e consolida, se multiplica. 13. Um lder que demonstra continuamente que Deus fala com ele, adquire reconhecimento e autoridade espiritual. No despreze seu tempo devocional. 14. Os membros da clula sabem quando ser a prxima multiplicao do grupo?Trabalhe em funo de um alvo!Lderes orientados por alvos so lderes bem sucedidos. 15. Se voc estiver entusiasmado, o seu grupo avanara. Motivao contagiante! Lderes entusiasmados com o Senhor levantam grupos fortes. 16. Valorize a reunio da clula! Ore para que seja forte e inspiradora. Reunies vivas so explosivas e tocam no corao dos visitantes. 17. No busque a multiplicao apenas por realizao pessoal ou por vaidade. Deus nos abenoa quando nossos motivos so puros. 18. Delegue funes e responsabilidades para cada membro da clula, mesmo que seja algo bem simples. Isto produz compromisso e seriedade entre todos. 19. Deus especialista naquilo que humanamente impossvel!No olhe para os seus prprios recursos, mas dependa do poder de Deus e voc multiplicar a sua clula. 20. Ter um lder auxiliar vital para a multiplicao da clula. Defina rapidamente quem so os auxiliares e treine-os para fazer o que voc faz. 21. A maneira de treinar um auxiliar simples. Voc faz e ele v. Em seguida, voc o ensina a fazer. Depois, ele faz e voc observa. Por ltimo, voc o envia para fazer sozinho. 22. Treine o seu auxiliar. Antes de cada reunio, diga-lhe tudo mo que voc pretende fazer e explique o porqu do plano. 23. Treine o seu auxiliar. Troque idias com ele sobre o que aprenderam a respeito do que aconteceu na reunio.

41 DICAS PARA O LIDER DE CLULA DESENVOLVER SEU MINISTRIO. Dicas de liderana: 1. Voc trabalhar melhor, se planejar. Planeje as atividades de sua
clula no comeo de cada ms. Planeje atividades para os quatro alvos da clula: comunho, edificao, multiplicao e servio. 2. A liderana de uma clula muito mais uma aventura liderada pelo Esprito Santo do que uma tcnica de estudos bblicos (Raph Neighbour). 3. Voc j marcou a data da multiplicao da sua clula? Lderes que trabalham em funo de alvos so mais bem sucedidos. Divulgue a data para a sua clula e profetize a vitria! 4. Lderes que fizeram um bom curso de treinamento so mais seguros e ousados para avanar com a sua clula. Estimule a todos, para participarem do curso de treinamento de lderes.

24. Treine o seu auxiliar. Avalie a forma como ele dirigiu a reunio.
Elogie-o e realce os seus pontos fortes. 25. Treine o seu auxiliar. Durante o ultimo ms, antes da multiplicao da clula, deixe que ele coordene todas as atividades da clula. Deixe que os membros o reconheam. 26. O poder dos lderes est no poder de seus sonhos e na capacidade de comunic-los. Grandes lderes esto sempre prontos para avanar. Mire sempre a multiplicao. 27. O lder de clula que no visita, dificilmente se multiplicar. Faa uma agenda de visitao e siga-a, criteriosa e diligentemente. 28. O bom lder de clula visita, aconselha e ora pelo rebanho doente. O lder que se v como um pastor ter muitas ovelhas que se multiplicaro. 29. Lderes de clula eficazes procuram conhecer cada pessoa que entra na clula. Ele d ateno a todos, indistintamente, e no se limita a um pequeno grupo. 30. Um verdadeiro lder de clula tem um corao de pastor. Ele no desiste das ovelhas que abandonaram o grupo. O segredo da multiplicao fechar a porta de trs. 31. Se voc for fiel em cuidar bem das ovelhas que Deus lhe deu, Ele, com certeza, confiar muitas outras aos seus cuidados. 32. No se preocupe com a reunio de clula; antes, priorize as ovelhas. Alimente-as e proteja-as, que a sua clula crescer saudvel e fecunda. 33. O bom lder de clula no um mestre, um profeta ou um grande pregador. O bom lder aquele que expert na arte de relacionarse com as pessoas (Ralph Neighbour). 34. Se voc, como lder de clula, faz do desenvolvimento da liderana o seu alvo supremo, voc esta a caminho de uma multiplicao bem sucedida da clula. 35. No exite em copiar, de outros, uma estratgia que funciona. Os melhores lderes so os melhores tomadores de nota, os melhores perguntadores, os mais curiosos e os que tm mais fome. 36. As pessoas aprendem fazendo; por isso, envolva todos os membros da clula nas atividades do grupo. 37. D vrias oportunidades s pessoas do seu grupo. No rotule ou desista de algum s porque falhou em trazer o lanche na ultima reunio. 38. No tema o fracasso! Lderes bem sucedidos aprendem com suas prprias falas, tornando-se, em conseqncia, muito mais fortes. Desafie seu grupo a crescer. 39. Para o lder bem sucedido, o fracasso o comeo o trampolim da esperana. Aprenda com seus prprios erros! Nunca desista! Se voc no atingiu o alvo, tente novamente, e novamente, e novamente... 40. O sucesso somente pode ser obtido por meio de fracassos repetidos e avaliados. O sucesso resultado de muitas tentativas fracassadas.

41. A liberdade para cometer erros resulta em inovao e progresso.


Tente coisas novas, idias novas, e maneiras novas de fazer as mesmas coisas. A multiplicao pode estar depois da esquina.

DEZ ATITUDES PRTICAS PARA LDERES DE CLULAS QUE SONHAM COM CONQUISTAS 1.BONS LDERES TM BOAS ESTRATGIAS: Muitos se sentem mais motivados a orar em viglias. Programe viglias eventuais para a sua clula. Use o batismo de cada novo membro como pretexto para uma festa de testemunho para a famlia dele. Procure criar um ambiente descontrado e alegre na sua clula. Grupos onde h descontrao e alegria multiplicam mais facilmente do que grupos formais. Faa um carto personalizado de sua clula. D uma quantidade para cada membro e pea-lhes que os distribua entre seus prprios amigos. D um nome para sua clula. Programe para que todo o seu grupo v com uma mesma camiseta na celebrao do domingo. Isto cria uma identidade na prpria clula e um senso de grupo unido. 2.ORAO E LIDERANA EFICAZES Orar diariamente pelos membros da sua clula transforma o seu relacionamento com eles. Eles o reconhecero e seguiro sua liderana espontaneamente. Se voc orar diariamente pelos membros da sua clula, voc sentir o seu prprio corao cheio de amor e pacincia por eles. Ore por todos os eventos da clula - seja a macroclula, uma festa de aniversrio, um evento de colheita, um jantar, um churrasco. Esteja pronto para testemunhar em qualquer circunstncia! Tempo gasto "afinando o machado" para decepar as rvores no tempo perdido. Uma hora gasta em orao far com que uma hora de trabalho renda mais que uma centena delas sem orao. Desenvolva uma disciplina de orao! Todo lder de clula precisa ser cheio do Esprito Santo! Busque poder e ousadia! Todos querem estar perto de quem est perto de Deus!

Clulas eficazes fazem mais que orar. Elas suprem, de maneira prtica, as necessidades dos irmos. Faa um livro de orao na sua clula! Registre nele os pedidos e as respostas de orao. Ore com ele em toda reunio do grupo. Experimente fazer uma lista de alvos de orao da sua clula. Entregue uma cpia para cada membro, e ore em toda reunio por cada pedido da lista . Crie um relgio de orao na sua clula. Distribua os discpulos da clula de forma que haja orao pelos alvos da clula diariamente.(pode ter mais de um intercessor por dia, ou um intercessor ter mais de um dia de orao) 3.NADA DE CENTRALIZAO Delegue funes e responsabilidades para cada membro de sua clula, mesmo que seja algo bem simples. Isto produz compromisso e seriedade entre todos. D varias oportunidades s pessoas do seu grupo. No rotule ou desista de algum, s porque falhou em trazer lanche na ltima reunio. Acredite nas pessoas! Delegue responsabilidades para cada membro de sua clula! Quando nos sentimos teis, nos comprometemos mais. As pessoas aprendem fazendo por isso, envolva todos os membros da clula nas atividades do grupo. O lder deve ser um facilitador; ou seja, algum que faz a clula acontecer; e no um chefe controlador que sufoca a clula. 4. O CUIDADO COM AS REUNIES Prepare com cuidado e antecedncia a reunio da clula. Lembre-se que pessoas vm de longe para ouvir a palavra e precisam ser alimentadas. Usar somente o CD no louvor da clula. Cantem junto com o CD. Isto pode melhorar significativamente o seu momento de louvor e adorao. Isto evita o surgimento de estrelas. Voc nunca poder levar os outros a nveis que voc mesmo no atingiu! Antes de ministrar ao grupo, ministre a Deus! Tudo o que Deus faz, Ele o faz pela palavra e pelo Esprito. Isto tudo o que voc precisa na clula: uma palavra viva e apaixonada e a uno fresca do Esprito. Ao compartilhar na clula, sempre fale de coisas prticas que podem ser teis no dia-a-dia. Fuja das doutrinas estreis e de teologias mortas! Permita que o fogo de Deus incendeie voc! Deixe o seu corao queimar e as pessoas viro para ver voc pegando fogo! Seja um incendirio na sua clula!

Quando as pessoas ouvem, elas podem estar ou no interessadas, mas quando elas falam, elas se interessam. Use e abuse do quebra-gelo! No aceite ningum calado na clula! No perodo do louvor escolha cnticos conhecidos e fceis. mais fcil focalizar a ateno em Deus, quando no temos que lutar com letras e ritmos. Providencie folhas com a letra dos cnticos para ajudar aqueles que no sabem as letras de cor. No caso de haver visitante, isto se torna fundamental para que no se sintam excludos. 5.O LDER - UM PASTOR Lderes de clula eficazes procuram conhecer cada pessoa que entra na clula. Ele d ateno a todos, indistintamente, e no se limita s aos de seu relacionamento. O bom lder de clula visita, aconselha e ora pelo rebanho doente. O lder que se v como um pastor ter muitas ovelhas que se multiplicam. Se voc for fiel em cuidar bem das ovelhas que Deus lhe deu, Ele, com certeza, confiar muitas outras nas suas mos. Priorize as ovelhas. Alimente-as e proteja-as, e a sua clula crescer saudvel e fecunda. A sua funo principal como lder de clula no s dirigir uma reunio, mas motivar pessoas, edificar vidas e aperfeioar os santos. Relacionamento tudo! Reconhea os membros da sua clula, elogie-os e mostre-lhes o quanto so importantes para a igreja como um todo! Fazendo isso, voc os estar motivando para o avano da clula. Voc o pastor do seu grupo. 6.ATITUDES DIANTE DO FRACASSO No tema o fracasso! Lderes bem sucedidos aprendem com as suas prprias falhas tornando-se, em conseqncia muito mais fortes. Desafie o seu grupo a crescer. Para um homem de Deus o fracasso momentneo e a vitria definitiva! Para o lder bem sucedido, o fracasso o comeo - o trampolim da esperana. Aprenda com seus prprios erros, e nunca desista. Se voc no atingiu o alvo tente novamente - e novamente, e novamente. O sucesso somente pode ser obtido por meio de fracassos repetidos e avaliados. Ele resultado de muitas tentativas fracassadas. Admita fracassos diante do grupo. No oculte os seus erros e desculpe-se sinceramente. As pessoas iro am-lo por isso, e se sentiro livres para ser gente.

Um dos maiores temas da Bblia que o fracasso nunca final. Em Deus, podemos nos levantar e tentar de novo. Se a sua clula no se multiplicou nesse ano, tente no prximo ano novamente. 7.NADA DE INDEPENDNCIA. PRESTE CONTAS Voc tem preenchido regularmente o relatrio da sua clula? E quanto s reunies de discipulado: voc assduo? Um lder independente est fora da viso. 8.NUNCA DESISTA DE NINGUM A maioria das pessoas se converte aos poucos gradualmente. No desista se algum parece retroceder. Crie um ambiente de liberdade e aceitao e a pessoa acabar se firmando. No permita membros ociosos na sua clula. Se h algum assim, desafie-o a mudar. Se resistir, exorte-o. Seja firme e no desista de fazer de cada discpulo um ministro. Sempre teremos irmos desanimados entre ns. Conforte-os e seja sensvel s suas dificuldades. D a eles uma palavra de nimo; no permita que eles percam a esperana. Os irmos mais fracos devem ser carregados pelos fortes. Os membros devem dar-lhes a mo, passo a passo, am-los e conduzi-los at que se fortaleam no Senhor. Jesus disse que o bom pastor d a vida pelas ovelhas. Caro lder, voc um pastor na sua clula. Ame os seus discpulos a ponto de se dar por eles. 9.INVISTA EM RELACIONAMENTOS Enfatize um compartilhamento transparente na clula. O visitante pode ser tocado, se ele puder perceber que no somos perfeitos, mas apenas perdoados. Uma pesquisa feita com crentes que esto fora da igreja mostrou que 70% deles saram da igreja porque sentiam que ningum se importava com eles. O amor a chave para ganhar e consolidar! Conhecer-se mutuamente e compartilhar as necessidades tm que ser alvos primordiais das clulas. Nessa atmosfera de aconchego e amor, os visitantes so impactados. Estimule os membros a se convidarem mutuamente para almoos, jantares e lanches nas casas uns dos outros, sem excluir ningum. Isto aumenta os vnculos do grupo.

Estabelea um "anjo da guarda" - CONSOLIDADOR para cada novo convertido no seu grupo, ou seja, um irmo mais velho para cuidar dele e consolid-lo. Os "anjos" devem se falar freqentemente pelo telefone e se encontrar durante a semana, ao menos uma vez. Valorize o momento do lanche na sua clula. Ele pode ser a chave para consolidar o visitante. Estimule a clula a ficar em funo do visitante nesse momento. Oficialmente a clula se rene uma vez por semana. Mas a clula, em si, um estilo de vida. Os vnculos acontecem a semana toda. No queremos grupos grandes sem vidas transformadas! A Qualidade precede a quantidade. 10.ESTABELEA ALVOS Se voc est mirando em nada, certamente acertar em cheio! Lderes que conhecem o seu alvo, multiplicam de uma forma regular e com maior freqncia do que os que no conhecem. Espere grandes coisas de Deus e empenhe-se em fazer grandes coisas para Deus. Quatro princpios para estabelecer alvos:

1.

Estabelea alvos especficos 2. Sonhe com esses alvos 3. Anuncie esses alvos sua clula 4. Faa os preparativos para alcanar os alvos

Uma lder de clula com excelncia


Minhas filhinhas, temos uma profecia sobre nossas vidas. Somos frteis! E estamos gerando uma multido dentro de ns. Vamos agora ler algumas importncias atribuidas para uma liderana de sucesso. Mas, antes de qualquer coisa preciso dizer que ser lder um presente dado por Deus e presente presente, no pode ser vendido, negociado, rejeitado...enfim presente presente! Inicie lendo o texto no livro de Atos 20:17... Caractersticas que um lder de clula precisa em sua vida: 1) v.17 Uma vida de testemunho; 2) v.19 Humildade; Dar a glria ao Senhor (Mt. 11:28-30). 3) v.19 Lgrimas e provaes; No podemos parar por causa das dificuldades. 4) v.20 Pregao e ensinamento; Precisa ter preparao para ministrar; Orar para que ocorram milagres na clula (filhos, casamentos, finanas). 5) v.21 Mensagem Cristocntrica; Para que as pessoas se arrependam e recebam o Senhor Jesus Cristo e o perdo dos seus pecados. 6) v.24 Entrega total; A viso celular exige muito trabalho. 7) v.26b-27 Ser um conselheiro; 8) v.28 Pastoreio eficaz; Aprenda o nome de todos os membros da clula e tambm da famlia dos mesmos;

Fazer um cadastro com nome, endereo, telefone, data de nascimento e outros; Elaborar relatrio de visitas; Consolidar a todos inclusive os mais antigos na f. 9) v.29-30 Discernimento; Cuidados com os lobos que querem devorar o rebanho voc tem autoridade; No permita que a mensagem desvie, sempre tenha o controle; Perguntas somente sobre o tema ou assunto. 10) v.31 Orao; A clula precisa estar constantemente coberta por orao; O que quiser que acontea na sua clula, fale primeiramente com Deus em orao (amar orao, intercesso e vigilncia). 11) v.32 Encomend-los a Deus e Sua Palavra; Ensinar aos membros a dependerem de Deus e da Sua Palavra; Ensin-los a terem f em Deus. 12) v.33 No se aproveitem de suas ovelhas; Deus entra em juzo com aqueles que se aproveitam da l das ovelhas (Ez. 34:1-16; Is. 56.10-12); Nunca pea nada, dependa de Deus; Nunca faa negcios com seus discpulos; No permita negcios entre os membros da clula. 13) v.34-35 Trabalhar, suprir e dar; No aceitar a preguia em sua vida; Jesus usou homens que trabalhavam; Melhor coisa dar do que receber. 14) v.36-37 Ser formador de uma equipe de lderes; Pedir a Deus uma uno para formao de lderes.

Qualidades dos lderes e anfitries


Um especialista mundial no movimento celular realizou uma pesquisa entre 700 lderes celulares nas 8 maiores igrejas do mundo, com o propsito de determinar quais eram os fatores que fizeram os lderes terem xito em seus ministrios. A pesquisa se realizou em 1996 em igrejas que se encontram em pases diferentes, com idiomas, culturas e costumes distintos: O xito dos lderes de clulas independe dos seguintes elementos: Idade. Estado Civil. Sexo. Educao. Personalidade. Dons Espirituais. A pesquisa mostrou que tanto as pessoas introvertidas como as extrovertidas, tiveram xito em multiplicar suas clulas. Deus usa a personalidade que deu a cada um de ns. H mulheres que pensam que liderana um assunto de homem, porm a pesquisa demonstrou que tanto homens como mulheres podem ter xito como lderes. Um dado interessante: mais de 80% dos lderes na igreja do Pastor David Yonggi Cho so mulheres. Tambm existem as pessoas que pensam que para ser um lder eficaz preciso ter um dom de Deus. A pesquisa no mostra nenhuma conexo entre dons particulares e o xito como lder celular. As necessidades das clulas so supridas pela soma dos dons de cada um de seus membros. No necessrio que o lder possua todos os dons. Outra idia comum a de pensar que o nvel de escolaridade um elemento essencial para funcionar como lder. A pesquisa mostrou que as pessoas que no tm educao formal so to efetivas como as que a tm. As pessoas que fizeram diferena na histria, foram aquelas que se recusaram a amparar-se em pretextos para justificar seu fracasso. Superaram seus defeitos e ideais e converteram suas debilidades em degraus de melhoramento. As qualidades de um lder de clula so: Ser nascido de novo Atos 26.16-18. Ser batizado em gua Mateus 28.19. Ser cheio do Esprito Santo Atos 1.8. Bom testemunho Atos 6.3. Idade responsvel 1 Corntios 13.11. Membro da igreja h pelo menos seis meses 1 Tm 4.12. Comprometido com a igreja Romanos 12.11; Hebreus 10.25. Aprovar o curso de capacitao de lderes Efsios 4.11.

Qualidades dos anfitries:

Os anfitries so as pessoas que abrem seus lares para que ali se realizem as reunies de clula. Suas qualidades devem ser: Nascido de novo. Bom testemunho. Membro da igreja. Hospitaleiro. Comprometido com a igreja e suas atividades. Essas qualidades se aplicam aos anfitries de clulas permanentes. No caso de uma clula rotativa, no h necessidade de requisitos, podendo inclusive serem pessoas no crentes; porm, importante ter certeza que tal clula seja realmente rotativa e que no esteja mais de duas ou trs semanas no mesmo lugar. O trabalho principal de um lder buscar novos lderes em potencial. O lder pode ocupar-se em levar convidados para a clula, porm, no deve ignorar que seu objetivo primordial buscar novos candidatos a lderes. A meta converter cada membro da igreja em um lder celular.

Qualidades dos anfitries: Os anfitries so as pessoas que abrem seus lares para que ali se realizem as reunies de clula. Suas qualidades devem ser: Nascido de novo. Bom testemunho. Membro da igreja. Hospitaleiro. Comprometido com a igreja e suas atividades. Essas qualidades se aplicam aos anfitries de clulas permanentes. No caso de uma clula rotativa, no h necessidade de requisitos, podendo inclusive serem pessoas no crentes; porm, importante ter certeza que tal clula seja realmente rotativa e que no esteja mais de duas ou trs semanas no mesmo lugar. O trabalho principal de um lder buscar novos lderes em potencial. O lder pode ocupar-se em levar convidados para a clula, porm, no deve ignorar que seu objetivo primordial buscar novos candidatos a lderes. A meta converter cada membro da igreja em um lder celular.

Qualidades dos lderes e anfitries


Um especialista mundial no movimento celular realizou uma pesquisa entre 700 lderes celulares nas 8 maiores igrejas do mundo, com o propsito de determinar quais eram os fatores que fizeram os lderes terem xito em seus ministrios. A pesquisa se realizou em 1996 em igrejas que se encontram em pases diferentes, com idiomas, culturas e costumes distintos: O xito dos lderes de clulas independe dos seguintes elementos: Idade. Estado Civil. Sexo. Educao. Personalidade. Dons Espirituais. A pesquisa mostrou que tanto as pessoas introvertidas como as extrovertidas, tiveram xito em multiplicar suas clulas. Deus usa a personalidade que deu a cada um de ns. H mulheres que pensam que liderana um assunto de homem, porm a pesquisa demonstrou que tanto homens como mulheres podem ter xito como lderes. Um dado interessante: mais de 80% dos lderes na igreja do Pastor David Yonggi Cho so mulheres. Tambm existem as pessoas que pensam que para ser um lder eficaz preciso ter um dom de Deus. A pesquisa no mostra nenhuma conexo entre dons particulares e o xito como lder celular. As necessidades das clulas so supridas pela soma dos dons de cada um de seus membros. No necessrio que o lder possua todos os dons. Outra idia comum a de pensar que o nvel de escolaridade um elemento essencial para funcionar como lder. A pesquisa mostrou que as pessoas que no tm educao formal so to efetivas como as que a tm. As pessoas que fizeram diferena na histria, foram aquelas que se recusaram a amparar-se em pretextos para justificar seu fracasso. Superaram seus defeitos e ideais e converteram suas debilidades em degraus de melhoramento. As qualidades de um lder de clula so: Ser nascido de novo Atos 26.16-18. Ser batizado em gua Mateus 28.19. Ser cheio do Esprito Santo Atos 1.8. Bom testemunho Atos 6.3. Idade responsvel 1 Corntios 13.11. Membro da igreja h pelo menos seis meses 1 Tm 4.12. Comprometido com a igreja Romanos 12.11; Hebreus 10.25. Aprovar o curso de capacitao de lderes Efsios 4.11.

Compartilhando a Palavra: LIVRES DO MEDO

Texto: "Porque para Deus nada impossvel" (Lc 1.37). Texto Complementar: "Porque Deus no nos tem dado esprito de covardia, mas de poder, de amor e de moderao" (2 Timteo 1.7). Introduo: Vivemos em um mundo dominado pela incredulidade nos princpios divinos que regem o universo, e no crem que Jesus o caminho, a verdade, e a vida (Joo 14.6), que dissipa a insegurana, a ansiedade, o medo e o desespero, e traz a estabilidade emocional que necessitamos ao nos aproximar do Pai, de onde vem todo suprimento que necessitamos. O ser humano sem Jesus acredita naquilo que quer acreditar e no na verdade, que Jesus, que dissipa as trevas. O medo um instrumento utilizado por demnios para trazer derrotas, falta de paz e paralisao na vida do ser humano.

Porm, o verdadeiro amor, que o prprio Deus, lana fora todo medo ("No amor no h medo; o amor que totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo no tem no seu corao o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo" - 1 Joo 4.18). As conseqncias do medo: 1 - Perda das bnos - por no crer no que Deus diz em sua Palavra, e por olhar somente as circunstncias, as ms notcias, e no as promessas de Deus. LER (Nmeros 13.30-33) 2 - Perda da estabilidade - Quando o nosso caminhar pode ser interrompido pela dvida. Veja Pedro caminhando sobre as guas: LER (Mateus 14.28-33). 3 - Acostumar-se ao deserto - Quando tempo de caminhar e cumprir a misso. Moiss sentia medo de frustrar-se no seu intento de libertar o povo. Pois, da primeira vez no dera certo. LER (xodo 3.11,12). 4 - Medo de frustrar-se - Levou Marta a dizer: Senhor j cheira mal, pois j de quatro dias, quando Jesus disse tirai a pedra. O medo da frustrao era maior que a possibilidade da alegria do retorno ou ressurreio do seu irmo. LER (Joo 11.39-45) 5 - O medo pode levar a perda da salvao - Pelo no cumprimento da misso recebida do Pai.LER (Apocalipse 21.8). Concluso: A Bblia, a Palavra de Deus, afirma 365 vezes: "No temas". Compartilhando a Palavra:
Texto: Abrao, esperando contra a esperana, creu, para vir a ser pai de
muitas naes, segundo lhe fora dito: Assim ser a tua descendncia. E, sem enfraquecer na f, embora levasse em conta o seu prprio corpo amortecido, sendo j de cem anos, e a idade avanada de Sara, no duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela f, se fortaleceu, dando glria a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera (Romanos 4.18-21).

A Esperana

Introduo: A esperana o que move o homem em busca de seus ideais, isto , a concretizao dos seus sonhos. Mas quantos, em conseqncia de suas muitas perdas, deixaram que o desnimo, sentimentos de derrota e a desesperana, tomassem conta de suas vidas e deixaram de sonhar. tempo de ressuscitarmos os nossos Sonhos. 1 - O que precisamos ressuscitar? - Esperana da cura - Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si... (Isaas 53.4-5) - Esperana da prosperidade - Cantem e alegrem-se os que amam a minha justia, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo (Salmos 35.27). Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua poro, e gozar do seu trabalho, isto dom de Deus (Eclesiastes 5.19) - Esperana da vida abundante - ...; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundncia (Joo 10.10) - Esperana de um casamento - Deus faz que o solitrio more em famlia, ...(Sl 68.6) - Esperana do nascimento de um filho - vejas os filhos de teus filhos (Sl 128)

- Esperana da justia - Tu s um juz justo e, sentado no teu trono, fizeste justia, julgando a meu favor (Salmos 9.4) - Esperana da liberdade - O Esprito do Senhor Deus est sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de corao, a proclamar libertao aos cativos e a pr em liberdade os algemados (Isaas 61.1) - Esperana da restaurao da famlia - Porque para Deus no haver impossveis em todas as suas promessas (Lucas 1.37) - Esperana da vida eterna em Cristo - E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vs tambm (Joo 14.3) 2 - Necessrio esperar mesmo que no haja esperana. Deus fiel Porque eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantar sobre a terra (J 19.25) Concluso: Jesus (nossa esperana), nosso exemplo, ali no Getsmani. Teve pacincia e suportou todo sofrimento com a esperana da redeno da raa humana.

urso o faria diante do gigante Golias, e Davi estava certo. Deus assim! Est sempre disposto a te dar vitria em uma causa que lhe agrade o corao. Deus deseja te abenoar. Voc est travando uma grande luta? Ela parece sem soluo? Est difcil? Lembre-se! Voc j um vencedor e tudo foi conquistado na cruz. A vitria certa, a tribulao vai passar, o deserto acabar e, mais uma vez, voc sair vencedor, basta crer no Deus que pode todas as coisas. 2. Lembre-se que a guerra do Senhor. Aquele gigante filisteu afrontou o exrcito do Deus vivo. Ele achava que aquele povo era um povo qualquer. Estavam errados. Somos um povo que temos a marca de Cristo, no somos qualquer um! Somos parte de um exrcito cujo Deus nunca perdeu uma s batalha. No h derrota em Deus! Voc muito importante para Deus. Voc o melhor de Deus nesta terra. Nosso inimigo tenta desviar sua ateno do sucesso eminente. Ele (o inimigo) sabe que j perdeu, mas tenta provar o contrrio, nos fazendo passar por momentos difceis e nos levando a enfrentar gigantes. A quantos, Satans puder enganar, ele o far. Mas nunca esquea, o Senhor que peleja por aqueles que entregam suas vidas a Ele. Deus quer lutar suas guerras, s precisa que voc queira. 3. Veja o gigante como um derrotado. Davi em nenhum momento chamou Golias de gigante. Davi sempre se refere a ele como um filisteu, um homem comum, prestes a ser morto, colocando-o no mesmo nvel do leo e do urso que havia vencido antes. Era s mais um obstculo que ser vencido. Nunca d importncia, alm da merecida, a um problema. No o transforme em um gigante. Se voc est sendo provado para ser aprovado. O Senhor j concedeu muitas vitrias antes e Ele o far novamente. Pea a Deus para abrir seus olhos, e passe a contemplar a vitria e no o sofrimento. "A leve e momentnea tribulao no se pode comparar com o peso eterno de glria do por vir" (2 Co 4.17). A tribulao vem para produzir algo em voc: Perseverana, experincia e esperana. "A Perseverana te conduz ao sucesso e ao xito" Concluso: A maneira como encaramos os gigantes faz toda a diferena. O exercito de Israel, estava olhando para ele mesmo: O que eles podiam fazer? Golias muito forte., Onde encontrariam um soldado to treinado para enfrentar aquele gigante?. E se ns formos derrotados, o que nos acontecer?. Talvez at agora voc tenha confiado s em voc e esteja olhando, sem sada, para as dificuldades. Hoje Deus te chama a olhar para Ele e confiar somente n'Ele, para que a vitria finalmente chegue s suas mos. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo far. (Sl 37.5)

Aprendendo a Vencer os Gigantes da Vida


Texto Base: O teu servo matava, assim o leo como o urso, e este incircunciso filisteu ser como um deles, porque afrontou os exrcitos do Deus vivo. O Senhor livrou-me das garras do leo e do urso, ele tambm me livrar das mos deste filisteu (1 Sm 17.36-37). Introduo: O captulo 17 de 1 Samuel relata como Davi derrotou o gigante Golias, acertando uma pedra em sua cabea e depois, lhe degolar. Porm antes que isso se tornasse realidade Davi tomou posies e atitudes que fizeram a diferena e possibilitaram que ele derrotasse aquele gigante. Talvez voc tambm esteja lutando com gigantes, que esto te desafiando nas questes: familiares, financeiras, de trabalho, de sade, etc.; aprenda com Davi trs passos para derrubarmos qualquer gigante. Vejamos: 1. Creia no livramento de Deus. Sempre! Davi acreditou que o mesmo Deus que o respaldou para matar o leo e o

Compartilhando a Palavra Tema: Dois ou Mais Melhor

deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros... (Hebreus 10.2425). 4. Avanamos na mesma direo. O ideal que trabalhssemos com pessoas que compartilhassem o mesmo senso de misso, viso e valores. No vos prendais a um jugo desigual com os infiis; porque que sociedade tem a justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas? (II Corntios 6.14).

Que Um

Em administrao isto se chama de sinergia - foras correspondentes que se complementam. A combinao de foras, talentos, habilidades e experincias visando o bem comum ou um objetivo compartilhado. Com freqncia o mundo profissional e empresarial concentra seu foco em estrelas - indivduos que ascendem a nveis de realizao acima de seus pares. Mas mesmo a pessoa mais talentosa necessita de suporte administrativo, contbil e logstico de variadas formas. Temos responsabilidades especficas, mas muitos outros contribuem para que o resultado final seja alcanado. A Bblia descreve isto em termos simples: Melhor serem dois do que um, porque tm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver s; pois, caindo, no haver outro que o levante... E, se algum quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistiro; e o cordo de trs dobras no se quebra to depressa (Eclesiastes 4.912) .Eis os benefcios do trabalho em equipe na viso da Bblia: 1. Um mantm o outro afiado. Como faca sendo afiada por pedra de amolar, ficamos afiados interagindo com outros, mesmo quando isso envolve certa dose de atrito e conflito. Como o ferro com o ferro se agua, assim o homem afia o rosto do seu amigo (Provrbios 27.17). 2. Dividimos os fardos uns dos outros. Quando trabalhamos isoladamente, a tarefa e a responsabilidade parecem insuportveis. Junto com outros, o fardo se torna mais leve e parece mais manejvel. Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo (Glatas 6.2). 3. Levantamos o nimo uns dos outros. O trabalho em equipe tem grande valor emocional e psicolgico camaradagem, esprito de solidariedade bem como benefcios fsicos. E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e s boas obras. No

Vous aimerez peut-être aussi