Vous êtes sur la page 1sur 2

Para Weber, a grande especificidade do mundo ocidental a racionalizao do mundo entendida aqui como o processo de desencantamento do real.

l. O desenvolvimento dessa racionalidade ocidental, junto ao advento das religies protestantes, foram, para Weber, os principais fatores que permitiram a consolidao do mundo capitalista moderno. Essa racionalizao est relacionada com uma interpretao cada vez menos mstica das coisas. Ao passo que em outras culturas a magia ainda regia a vida cotidiana, no ocidente o mundo era visto como algo separado do paraso da a diferena fundamental entre a mentalidade ascetista Catlica, predominante na Europa, e a mentalidade mstica das religies orientais. A superao deste tipo de olhar permitiu aos homens do ocidente encarar o mundo de forma objetiva, como uma matria moldvel aos desejos humanos e est intimamente relacionada com a evoluo religiosa do ocidente. Em Weber, o estudo das religies possui importncia crucial no entendimento da mentalidade ocidental, e na consequente consolidao do mundo moderno. Ao analisar as grandes religies antigas, o socilogo mostra como e porque tal processo tomou lugar no ocidente e no no oriente. O Judasmo antigo a religio precursora dessa mentalidade, pois a primeira grande religio que segrega magia e religio. Atravs da estruturao de um conjunto de regras, prticas e dogmas, no deixa espao para o misticismo dando assim lugar para uma interpretao objetiva do real. A religio Catlica cujas razes se encontram no Judasmo se espalha pelo ocidente e durante sculos detm a hegemonia religiosa na Europa. Possua uma viso asctica, que deixava de lado os assuntos mundanos. O trabalho e os bens materiais no possuam relao alguma com a salvao. O Protestantismo surge, ento, como o conciliador dos ideais capitalistas e da necessidade de uma mudana na estrutura econmico-religiosa da poca. No Calvinismo prega-se que as pessoas esto predestinadas a serem ou no serem aceitas no paraso. No entanto, existem sinais terrenos que seriam uma indicao de graa divina um sinal de que essa pessoa obteria a salvao. Esses sinais se manifestam no sucesso econmico, por exemplo. Com isso, ocorre uma ressacralizao do mundano. O trabalho passa a ser visto como uma obrigao divina, como um sinal de f. A busca pela riqueza material passa a ser encarada com rigor religioso, e consequentemente leva a um estilo de vida mais rgido, regido por uma gesto racional dos recursos. A lgica protestante instiga, portanto, uma busca constante pela acumulao econmica j que esssa passa a ser vista como sinal direto de salvao. Instiga, portanto, a

instaurao de um meio de vida que se encaixa perfeitamente nos preceitos capitalistas. Isso explica o porque do desenvolvimento do capitalismo ter se dado, na maioria dos casos, em pases protestantes. Concluindo, esses so, ainda que muito resumidamente, os pontos centrais de Weber a respeito da especificidade do ocidente e tambm a importncia crucial que as religies empenham em seus estudos sociais. Se para Marx a economia a espinha dorsal da sociedade, para Weber a religio a alma da economia.

Vous aimerez peut-être aussi