Vous êtes sur la page 1sur 6

CURSO: CINCIAS BIOLGICAS DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CRIST PROFESSOR: MARCOS EDUARDO ALUNO: MILSON JOS DA SILVA

RESUMO DO LIVRO DE ELLEN G.WHITE HISTRIA DA REDENO- CAPTULOS DE 01 A 09

01-A QUEDA DE LUCIFER Antes de lcifer se rebelar, ele era um anjo muito elevado e exaltado no cu, ele tinha grande influencia junto aos anjos e era honrado por eles, s no era mais que o prprio filho de Deus, Jesus cristo. Deus pai convocou todos os anjos para anunciar e conferir honra a Jesus, anunciou as hostes celestiais que o filho teria o mesmo poder que o pai, portanto seriam iguais em tudo e que a palavra dele deveria ser obedecida por todos no cu. Com isso lcifer tomado de inveja e cime de Jesus cristo comeou a questionar, por que Jesus e no ele em receber aquelas honras. A partir desse dia ele comea idealizar um plano em sua mente diablica, comeando com a mentira de que toda a liberdade que os anjos tinham e que agora acabou. Os anjos fiis e leais ainda tentaram dialogar com lcifer, justificando a posio de Deus, em dar todo o poder ao seu filho, todos esses fatos desagradveis, fez Deus, o pai tomar uma atitude, acredito at que esta deve ter sido a primeira vez que foi usado o livre arbtrio, pois o criador deixou que cada anjo escolhesse o seu lado, e agora, comea existir dois lados, um bom e outro ruim.

Ento aconteceu uma guerra no cu e felizmente o lado bom venceu e lcifer agora j chamado de satans o adversrio juntamente com seus anjos rebeldes so expulsos do cu e o destino a terra.

02- A CRIAO Deus pai e Deus filho trabalham em sua poderosa obra que tinham planejado,que era a criao do mundo. Tudo era perfeito aos olhos do criador, o ar era puro e saudvel e a terra parecia um nobre palcio. Depois que a terra foi criada com toda a sua vida animal e toda a sua beleza, ento realizaram seu propsito, planejado antes da queda de satans de fazer o homem a sua prpria imagem. Deus criou o homem primeiro, e logo a seguir criou a mulher e foi o primeiro casal da humanidade. Deus os colocou em um jardim com rvores frutferas de toda espcie e qualidade. O santo par era muito feliz no jardim do dem, que Deus criou exclusivamente para eles.

CONSEQUENCIAS DA REBELIO Satans assumiu a forma de serpente e entra no jardim do dem, e acha a mulher sozinha longe do seu marido, a oportunidade que ele queria, ento se dirige a mulher assim que Deus disse: No comereis de toda a arvore do jardim? Respondeu a mulher: Do fruto das arvores do jardim comeremos, mas do fruto da rvore que est no meio do jardim,desta no podemos comer, por que no dia que comermos certamente morreremos, ento responde a serpente, Certamente no morrereis por que Deus sabe que no dia que comerdes seus olhos sero abertos e conhecereis o bem e o mal. Aps a queda de ado e Eva o

cu se enche de tristeza em saber que o homem e o mundo que Deus criou estaria condenado a todo tipo de misria, enfermidade e morte.

05- O PLANO DA SALVAO Nesta hora Jesus aproxima do pai por trs vezes e na terceira vez, ele volta j com uma soluo, e ento d as boas novas a todos os anjos, que existe um meio de livramento que fora estabelecido para a humanidade cada. Aps conversar com seu pai Deus todo poderoso, Jesus ofereceu para dar sua vida como resgate e aceitar ser morto, para que todo aquele que cresse nele e seguissem seus caminhos pudesse encontrar perdo, pelos mritos de seu sangue e obedincia a lei divina. Jesus apareceria na terra como homem, ficaria exposto a todas as tentaes, perigos e castigos e humilhaes que um ser humano pode agentar.

06- CAIM & ABEL, E SUAS OFERTAS Quando Caim desobedecendo ao mandamento de Deus, ofereceu os frutos da terra no lugar do cordeiro, foi repreendido e seu sacrifcio no foi aceitado. Caim e Abel, representam duas classes que existiro no mundo.A classe dos que se prevaleceu dos mritos do cordeiro e a outra que se arisca nos seus prprio mritos. Enquanto Abel fazia conforme Deus pedia, Caim fazia ao contrrio , e isto fez Caim invejar seu irmo e odi-lo ate chegar ao ponto de mat-lo.Quando Deus perguntou sobre seu irmo , ele respondeu com falsidade .

07- SETE E ENOQUE Sete tinha um carter digno, porm era filho de ado como Caim, nasceu em pecado, mas pela graa de Deus e recebendo os ensinamentos de seu pai, ento honrou a Deus e fez sua vontade. Enoque j era o contrario, era um santo homem, servia a Deus de todo corao, era justo, honesto e por isso afastou da famlia humana e dos descendentes de Caim, por que eles tinham muita maldade. Enoque andava com Deus em seus pensamentos e o pai comunicava com ele mediante seus anjos, dando lhe instruo divina. Falou do plano da salvao, do dilvio e dos grandes eventos relacionados com o segundo advento de cristo e o fim do mundo. Enoque transmitiu ao povo tudo o que Deus lhe revelou atravs do esprito de profecia, alguns creram outros no. Deus no permitiu que Enoque visse a morte, por isso foi trasladado por uma carruagem de fogo, na presena de justos e mpios. O senhor ensina aqui uma lio da maior importncia, um descendente do decado Ado, seria recompensado pela fidelidade pela f, e por obedecer aos seus mandamentos.

08- O DILVIO Os descendentes de sete foram chamados filhos de Deus, os de Caim, filhos de homens. Os filhos de Deus se misturaram com as filhas dos homens e se tornaram corruptos, mediante a influncia de suas esposas. Muita idolatria e colocaram de lado o amor de Deus e o temor, pisaram seus mandamentos.

Mas havia uns poucos que praticavam a justia, que temia e honrava ao seu criador. No e sua famlia estavam entre estes poucos justos. A maldade da humanidade era to grande e aumentou a tal ponto que Deus se arrependeu de ter criado o homen sobre a terra. Deus resolve acabar com o mundo, mas antes d mais uma chance a aqueles que se arrependerem dos seus maus caminhos, por meio de No. Por determina que ele faa uma arca com todas as dimenses e instrues com relao a sua construo. Anjos foram mandados a recolher das florestas e campos os animais que Deus havia criado. Os anjos foram servindo de guia, e os animais os seguiam, desde os animais mais ferozes at os mais mansos seguiam pacificamente e inofensivos at a arca. Choveu 120 dias com 120 noites sem parar, com todo tipo de tempestade, raios e troves. As guas cobriram montes e montanhas e toda a terra e no sobrou nada, tudo pereceu.

09- A TORRE DE BABEL Alguns dos descendentes de No, logo comea apostatar, uma parte segue o exemplo de No e obedecem aos mandamentos do senhor, outros foram descrentes e rebeldes e nem acreditavam em Deus. Os descrentes separaram-se dos fiis, e escolheram uma plancie para habitarem. Ento construram uma cidade e planejaram a edificao de uma grande torre que alcanasse as nuvens,e se tivesse outro dilvio eles estariam seguros e todo o mundo os honrariam e eles seriam quase deuses e governariam o povo.

Aqueles que no criam em Deus imaginavam que se sua torre chegasse as nuvens, eles seriam capazes de descobrir as causas do dilvio. Exaltaram se contra Deus, porm ele no permitiu que completassem seu trabalho. J tinham construdo a torre at grande altura, quando o senhor mandou dois anjos para confundi-los. Depois disso, no houve mais harmonia no trabalho deles, ento separaram-se uns dos outros espalhando pela terra.

Vous aimerez peut-être aussi