Vous êtes sur la page 1sur 5

Uma formao psicanaltica bastaria para termos uma boa compreenso da dimenso psquica do ser humano?

Antonio Felipe Henrique da Gama Acadmico de Bacharelado em Psicologia

Tendo como ponto de partida o livro Cartas a um jovem terapeuta, escrito por Contardo Caligaris (1948), um questionamento que nos levanta dvidas a questo da psicanlise ser to destacada neste panorama, onde se observa a busca pelo entendimento e o saber psquico a qual todos ns seres humanos estamos impressos. O que deixa mais intrigante a situao realmente essa procura insacivel para se abarcar a dimenso psquica dos humanos e ento levanta-se um questionamento acerca disso sobre o espectro psicanaltico. A procura pela compreenso do ser ou no ser um dos quesitos mais destacados na atual sociedade. A Psicanlise, estudada em seus primrdios por Sigmund Freud, destaca-se como uma rea de concepo mental e ainda sim levanta vrios enigmas a se decifrar. Nas palavras de Freud (1926/1976), a psicanlise como uma psicologia profunda, uma teoria do inconsciente mental, pode tornar-se indispensvel a todas as cincias que se interessam pela evoluo da civilizao humana e suas principais instituies, como a arte, a religio e a ordem social.
[...]Reconhecem que a psicanlise a matriz mais importante de qualquer terapia que opere com as motivaes conscientes e inconscientes de quem sofre. Mas no aceitam de jeito nenhum que a psicanlise seja uma psicoterapia; recusam a idia de que o psicanalista se proponha a curar, de uma maneira ou de outra, o sofrimento de seus pacientes.(CALIGARIS,2004; p.32)

Em minha opinio, ela j proporcionou a essas cincias considervel ajuda na soluo de seus problemas. Mas essas so apenas pequenas contribuies em confronto com o que poderia ser alcanado se historiadores da civilizao, psiclogos da religio, fillogos, e assim por diante, concordassem em manejar

o novo instrumento de pesquisa que est a seu servio. O emprego da anlise para o tratamento das neuroses somente uma das suas aplicaes; o futuro talvez demonstre que no o mais importante. Seja como for, seria errneo sacrificar todas as outras aplicaes a essa nica, s porque diz respeito ao crculo de interesses mdicos. (p. 280) Freud foi claro ao assegurar que na universidade s possvel um ensino "dogmtico crtico" a respeito da psicanlise. Mas tambm alertou para a possibilidade de haver um ambulatrio ou enfermaria que pudesse oferecer um campo de influncia propcio ao exerccio da psicanlise. A se poderia pensar num saber "a partir" e no apenas "sobre. Na experincia universitria com a psicanlise, temos distintas inseres no ensino, Nos cursos de graduao s possvel um saber sobre a psicanlise, no mentais. Afirma existem Freud: possibilidades de a instruo alterar isso. A abrangeria formao ramos de psicanaltica para o ser essencial no descobri de novos compreenderes analtica conhecimentos distantes da Medicina e que o mdico no encontra em sua clnica:a histria da civilizao, a mitologia, a psicologia da religio e a cincia da literatura. A menos que esteja bem familiarizado com essas matrias, um analista pode fazer com uma grande massa de seu material.(p.238).Ou seja aqui Freud ressalta que no basta apenas uma formao psicanaltica.O mesmo ressalva que tm-se que saber o contedo que est sendo estudado e analisado no somente a compreenso psquica do ser. No podemos apenas firmar-se em uma linha terica de pensamento para o entendimento das dimenses da mente humana. Lacan (1957/1998, p. 438) abre seu texto com o item: "A Psicanlise, o que ela nos ensina...", j numa inverso da proposta anterior. E destaca primeiramente que no inconsciente, que nada tem de profundo e nem por isso menos acessvel ao aprofundamento consciente, isso fala. E ainda, que a verdade do inconsciente est nas entrelinhas, que sintoma no simbolismo, e que no se deve confundir a contingncia do objeto, indicada por Freud, com o "ambientalismo". Dito isto, ele provoca: como ensinar o que a psicanlise nos ensina? Alm da psicanlise, uma outra linha terica que vem a se destacar no plano da psich, a Psicologia Analtica de Carl Jung. Convm comear por fazer algumas apreciaes. Ao conjunto de propostas tericas, analticos e

metodolgicos formulados por Jung se lhe denomina Psicologia analtica, para diferenci-la dos postulados de Adler aos que se denomina Psicologia individual, e dos de Freud, que constituem o usualmente a chamada Psicanlise. De outra parte, atividade dos analistas de uma e outra escola se lhe costuma chamar psicologia profunda, que faz referncia a que uns e outros abordam o estudo do inconsciente (Stevens, 1994). Com o conceito dos tipos patolgicos, Jung desenvolveu precisamente esta teoria para tratar de explicar como era possvel que Freud, Adler e ele mesmo, pudessem ter explicaes to diferentes a respeito das neuroses. Essa questo o levou a pensar que a percepo da realidade e seu conseqente conceitualizao, est sempre mediada pela equao pessoal do autor, na que o tipo psicolgico cumpre uma tarefa fundamental (Jung, 1943). No marco desta teoria, Freud e Jung possuam uma tipologia bastante diferente, o qual incidiu em grande parte de sua produo terica. Jung tinha desenvolvida, como funo dominante, a intuio, enquanto em Freud primava a sensao. Estas diferenas na equao pessoal no parecem ter-se valorizado o suficiente hora de estudar as divergncias entre Freud e Jung. Os seguidores de um e outro tenderam nas dcadas passadas, a ressaltar as diferenas entre ambos. No entanto, com o passo do tempo, os seguidores de uma e outra corrente encontraram que no necessariamente se trata de teorias contraditrias (Thompson, 1979; Samuels, 1999). O pensador assegurava que no existia nenhuma teraputica que fosse vlida para todos os indivduos, pelo qual tentava prescindir de toda teoria aprendida sobre as neuroses ao entrar em contato com um paciente, para deixar que fosse a experincia que determinasse o caminho teraputico a ser seguido. Isto prevenia contra os procedimentos estereotipados (Jung, 1935). Ademais, que o formidvel tentar abranger em cada caso individual, atravs dos sonhos, as disposies curativas do ser a fim de ativ-las mediante uma participao consciente e ajudar a que orientem a autocuracin (Jung, 1968).
A psicanlise deixou de ser a inovadora presuno que foi uma vez e no pode manter as promessas de transformao do indivduo e da sociedade que a prestigiava. Ainda que teoria freudiana lhe corresponde a parte mais forte da desiluso, Jung e Adler tambm carregam com uma parte da crtica (Kirsch,2000;p.43).

Neste ensaio foram apresentados algumas idias principais das teorias freudianas e jungianas.Podemos notar a existncia de uma contra-posio de idias entre a psicanlise e a psicologia analtica de Carl Jung e a partir de estudos chego a concluso de que no somente preciso a formao psicanaltica para um amplo compreender do Psich Humano.As outras linhas tericas e prticas da Psicologia podem tambm chegar a concluses satisfatrias em relao aos novos saberes da Mente Humana. O que no se pode negar a grande importncia de Sigmund Freud com os ensinamentos da psicanlise e a busca pelo desvendar do inconsciente, e o seu seguidor de idias Carl Gustav Jung com a teoria da psicologia analtica.

Referncias Bibliogrficas CALLIGARIS,Contardo. Cartas um jovem terapeuta. Elsevier Editora: So Paulo, 2004. Freud, S. (1990). El mtodo psicoanaltico de Freud. Obras Completas. (Vol. 7, pp. 232-242). Buenos Aires: Amorrortu editores. (Original publicado em 1903). http://www.galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/handle/1904/12312 Acesso em 29/09/2011 s 00:24 http://www.adepac.org/Portugues/PP01-1.htm- acesso em 18/10/2011 s 12:09 http://www.nucleosephora.com/biblioteca/corpo1/publicacoes/Psicanalistas %20e%20pesquisadores.pdf- Acesso em 29/09/2011 s 23:54 http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php? pid=MSC0000000032001000300036&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em 28/09/2011 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198402922008000100022&lang=pt- Acesso em 29/09/2011 http://www.zahar.com.br/doc/t1199.pdf- Acesso em 29/09/2011 Jung,C. G. (1968). Consideraciones sobre la Historia Actual. Madrid: Ediciones Guadarrama. Jung, C. G. (1943). Tipos psicolgicos. Buenos Aires: Editorial Sudamericana. Kirsch, T. (2000). The Jungians: a Comparative and Historical Perspective. p. 37-58 Disponible en:http://www.cgjungpage.org/ LACAN, J. (1969-1970) O Seminrio, livro 17 "O avesso da psicanlise" (A Roitman, trad.).Rio de Janeiro, RJ: JZE Samuels, A. (1999) "Introduccin: Jung y los postjunguianos". En YoungEisendrath y Dawson (Eds) Introduccin a Jung. Madrid: Cambridge University Press, pp. 39-54. Stevens, A. (1994). Jung o la bsqueda de la identidad. Madrid: Editorial Debate. Thompson, C. (1979). El Psicoanlisis. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1979.

Vous aimerez peut-être aussi